Ver Versão Completa : Cálculo de pressão de pneus
Galera,
Sempre tive esta dúvida, qual a pressão ideal a usar nos pneus?
O manual especifica um determinado valor mas se eu trocar os pneus como sei a nova pressão?
Bom, montei esta planilha anexa e quem quiser mudar, alterar, sintam-se a vontade, só peço para divulgar aqui para que possamos tirar proveito.
Abraço
ramonpoa
11/07/2007, 09:49
Olá Rick!
Parabéns pelo detalhamento.
Todavia, achei a pressão indicada para o eixo dianteiro (no exemplo = 33) muito alta.
Além disso, não são levadas em consideração as dimensões do pneu e o tipo de piso pelo qual transita. Isso não teria influencia na calibragem ideal???
Abraços
Ramon,
Pelo que eu pude identificar, a pressão varia em função do índice de carga de cada pneu que está condicionada a uma pressão maxima.
No meu caso por exemplo, uso BF AT 31x10,5. No próprio pneu está escrito: Índice de carga (Max. Load) 109 ou 1030Kg at 50 psi (max. Pressure).
Se você alterar os parâmetros de divisão de pesos, exemplo 50/50 verá que o resultado é outro.....
Eu não consegui achar em nenhum lugar uma relação lógica estabelecida do tipo:
Índice de carga X a pressão Y para o terreno Z ou qualquer outro deflator ou seja, pressão maxima em asfalto, para solo arenoso reduzir a pressão em x%....
Realmente assustei também, mas por coincidencia ou não, fiz o cáculo da pressão ideal para a minha Frontier, considerando-se o pneu original, cheguei aos valores que estavam no manual (?!?!?!) que considera 50/50 a distribuição de peso em PBT indicando uma pressão de 30.5 em cada eixo. Por isto mesmo coloquei para a galera também opinar.
Agora para o pneu atual, por este ter carga máxima menos em uma pressão maior, tudo muda. Eu creio que a divisão de peso deva ficar em 55/45 o que para o meu caso resulta em 30 na frente e 26 atras.
Abraço
Rick,
Sua planilha está muito legal, parabéns :concordo:
A título de contribuição e discussão, soube por um consultor da Michellan que os pneus do eixo de tração deverá sempre receber a maior pressão.
Abs,
Aurélio
Aurelio,
Acredito que não é bem assim.
Acontece o seguinte:
Quando um pneu está com pressão menor que a ideal para uma determinada carga ele vai desgastar as laterais mais que o centro da banda de rodagem (
Quando um pneu está com pressão maior ocorre o contrário mais o meio que as laterais )
Imagine que a distribuição de peso é 60/40 (60 no eixo dianteiro) e o eixo de tração é o traseiro, se seguir a orientação do consultor de colocar mais pressão no eixo de tração a traseira vai ficar quicando muito.
O que pude identificar é que a pressão do pneu vai depender diretamente do peso atuando sobre o eixo.
Abraço
Nao consegui fazer o download da tabela. Voce poderia dizer qual a pressao calculada para um pneu 900 X16 num veiculo de 2500Kg de peso?
Abraços
UP ae
boa a tabela porém não considera pressão minima de rodagem de cada pneu.
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