PDA

Ver Versão Completa : Sportage fervendo



Páginas : 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11

eduardommelo
06/05/2012, 18:42
Olá comprei uma sportage tem 5 dias e ñ é que a bixa ja ferveu...
como eu disse no cite de apresentação ela é uma gran sportage 2001 diesel.
não ta falhando liga super bem e ta com tudo funcionando...
ontem peguei estrada e fui pra niteroi a 50 km da minha casa e voltei... e quando fui conferir a agua hj de manha estava com pouca.. e eu conferir antes de viajar e estava no nivel tudo certinho...sendo que ela ñ ferveu pq eu monitorei.
completei agua hj de manhã só pra quebrar um galho (mesmo sabendo que o certo é metade agua e outra adtivo) ele ta praticamente com agua pura. e comprei uma tampa nova pq aquela estava meio velhinha e mandei brasa na estrada e quando ele estava chegando a 140km/h comecou a subir, e passou do meio..(foi quase no proximo ponto que fica entre o meio e o hot) ai eu parei o carro e esperei esfriar, fui em uma quitanda da estrada e comprei 3 garrafinhas de agua(era a unica opção) e completei... sobrou uma na metade e vim pra casa... o pior é que por perto de casa eu andei mais ou menos uns 200km e não ferveu, muito menos baixou agua.... meu palpite é que seja a ventoinha viscosa pq ela mesmo com o carro quente ñ demosntrou muita resistencia, então pretendo amanhã comprar uma nova e substituir.... será se tem mais alguma coisa que eu deva conferir?
a tampa que eu comprei hj de manhã é agua a original 0.9 sendo que nem sei de qual carro é...
abraços

Na minha opinião é melhor vc deixar água pura mesmo, sem nenhum aditivo, porque mesmo sendo o aditivo anti-corrosivo ele poderá danificar todo o sistema, a não ser que seja tudo novo no seu carro, radiador, bomba d'água e aqueles canuites de ferro que passam água do radiador, aí pode colocar sem problemas!

eduardommelo
06/05/2012, 18:54
Amigos, estou com a seguinte situação:

- Tenho uma Sportage Turbo Diesel 2002/2003. Peguei a estrada no ultimo feriado e após rodar 250km, ao parar o carro saiu vapor de água pelo respiro do reservatório de expansão, saiu bastante parecia uma chaleira, no entanto o marcador de temperatura não passou do meio, na verdade ficou abaixo do meio durante todo percurso. Abri o radiador e faltava quase 3l de água, isso nunca tinha ocorrido antes.
-----> Pergunta 01: Se o ponteiro da temperatura não passou do meio, meu motor ferveu ? Será que foi pro pau o cabeçote ou juntas ?
-----> Pergunta 02: Alguem sabe informar onde fica o sensor de temperatura da água da sportage ?

- Bem, continuando; troquei a água do radiador no dia seguinte, estava PODRE, mais parecia água de barreiro e não água de radiador. Também coloquei a tampa original.
Com essas alterações, a agua do radiador esta sendo expelida para o reservatório de expansão, a água não some nada apenas vai para expansão.

----> Pergunta 03: Será que esse comportamento é efeito de radiador com problemas ou é meu cabeçote que babaou-se ?

Alguem teria fotos de viaturas com relógios adicionais instalados, quero colocar na minha mas gostaria de ver alguns que ja colocaram pois sou meio chato com estetica ... :?

Muito grato pela atenção dos amigos.

Manda fazer uma limpeza nesse seu radiador, ele pode ta obstruido, tbm vc pode retirar a vávula termostática. Verifica a tampa do radiador ou compra uma nova e faz um novo teste com o carro. Muito importante ter cuidado com o sistema de arrefecimento, pois ele pode mandar o motor pro beleleu em pouco tempo!

rpetrucci
06/05/2012, 20:59
Manda fazer uma limpeza nesse seu radiador, ele pode ta obstruido, tbm vc pode retirar a vávula termostática. Verifica a tampa do radiador ou compra uma nova e faz um novo teste com o carro. Muito importante ter cuidado com o sistema de arrefecimento, pois ele pode mandar o motor pro beleleu em pouco tempo!


Na segunda agora o mecanico vai mandar limpar o radiador e varetar (acho que é isso). A tampa eu comprei a original na Kia Sun, foi R$ 33,00 .

eduardommelo
07/05/2012, 09:38
Na segunda agora o mecanico vai mandar limpar o radiador e varetar (acho que é isso). A tampa eu comprei a original na Kia Sun, foi R$ 33,00 .

É isso mesmo, "varetar"... depois de pronto faz um teste, pra ver no que dá! Abraço.

rpetrucci
07/05/2012, 16:44
É isso mesmo, "varetar"... depois de pronto faz um teste, pra ver no que dá! Abraço.

Voltei agora pouco do meu mecânico, segundo ele a água do meu radiador mais parecia barreiro de olaria que água. Minha viatura também teve a valvula termostatica removida pelo proprietário anterior.

Qual válvula recomendam para sportage ? Coloco a Original ou uma mais fria ?

DouglasMac
08/05/2012, 17:07
Voltei agora pouco do meu mecânico, segundo ele a água do meu radiador mais parecia barreiro de olaria que água. Minha viatura também teve a valvula termostatica removida pelo proprietário anterior.

Qual válvula recomendam para sportage ? Coloco a Original ou uma mais fria ?

Prezado rpetrucci. Pesquise aqui no site e vai encontrar a receita completa e fotos a respeito de termostáticas. A de 2 estágios o código Kia 0K9FC 15171, tire o "pigulin" lateral de aço e aumente o mesmo furo para 4mm. Não fique sem ela.
O certo é começar com água destilada e aditivo, rodar uns 100km, esgotar e refazer de novo. Assim o sistema limpa o barro. Nunca mais utilize água comun.
Termostática, tampa e acoplamento novo, pronto!!!
Acoplamento "vence" e custa em torno de 400 latinhas. Mais barato que um motor!!!!
Coloquei o relógio digital no painel, (colado com fita dupla face) logo abaixo do marcador de temperatura original, tipo "por cima".
Abraços!

eduardommelo
08/05/2012, 18:51
Prezado rpetrucci. Pesquise aqui no site e vai encontrar a receita completa e fotos a respeito de termostáticas. A de 2 estágios o código Kia 0K9FC 15171, tire o "pigulin" lateral de aço e aumente o mesmo furo para 4mm. Não fique sem ela.
O certo é começar com água destilada e aditivo, rodar uns 100km, esgotar e refazer de novo. Assim o sistema limpa o barro. Nunca mais utilize água comun.
Termostática, tampa e acoplamento novo, pronto!!!
Acoplamento "vence" e custa em torno de 400 latinhas. Mais barato que um motor!!!!
Coloquei o relógio digital no painel, (colado com fita dupla face) logo abaixo do marcador de temperatura original, tipo "por cima".
Abraços!

Que acoplamento é esse que custa 400 reais?

André Fernandes
08/05/2012, 19:05
Aparentemente resolvido meu problema!
como eu tinha dito comprei um sportage diesel 2001 com 110.000km rodados
percebi que ele estava perdendo agua e esquentando, troquei a valvuva termostatica por uma original 1 estagio 88c e continuou fervendo. troquei o acoplamento viscoso e continuou fervendo... e resolvi mandando varetar o radiador. andei uns 60 kms a 140 km/h e alem de não baixar agua o ponteiro não se mexeu...

pretendo esse final de semana colocar aditivo + agua destilada ou agua mineral...

Marcus Pereira
08/05/2012, 19:19
Aparentemente resolvido meu problema!
como eu tinha dito comprei um sportage diesel 2001 com 110.000km rodados
percebi que ele estava perdendo agua e esquentando, troquei a valvuva termostatica por uma original 1 estagio 88c e continuou fervendo. troquei o acoplamento viscoso e continuou fervendo... e resolvi mandando varetar o radiador. andei uns 60 kms a 140 km/h e alem de não baixar agua o ponteiro não se mexeu...

pretendo esse final de semana colocar aditivo + agua destilada ou agua mineral...

Coloca água mineral não André, tem que ser água destilada mesmo ou desmineralizada, água pra bateria (não confundir com solução pra bateria) água mineral ou qualquer outra água não destilada contém sais minerais que formarão depósitos nos dutos de refrigeração.
Parabéns pela solução do problema, mas se vc gosta de andar a 140, desculpe, mas acho que tá com o carro errado.
Abç.

rpetrucci
08/05/2012, 23:05
Marcus por falar em velocidade, qual a velocidade de cruzeiro que recomenda para uma sportagea diesel, normalmente quando viajo tento evitar ao máximo de andar com o giro do motor maior ou igual a 3mil giros o que no meu velocimetro da uns 110km/h. Tenho essa duvida pois varias pessoas ja vieram me falar que se forçar muito o motor da viatura vai "explodir", so fico na duvida do que é forçar.

rpetrucci
08/05/2012, 23:07
Prezado rpetrucci. Pesquise aqui no site e vai encontrar a receita completa e fotos a respeito de termostáticas. A de 2 estágios o código Kia 0K9FC 15171, tire o "pigulin" lateral de aço e aumente o mesmo furo para 4mm. Não fique sem ela.
O certo é começar com água destilada e aditivo, rodar uns 100km, esgotar e refazer de novo. Assim o sistema limpa o barro. Nunca mais utilize água comun.
Termostática, tampa e acoplamento novo, pronto!!!
Acoplamento "vence" e custa em torno de 400 latinhas. Mais barato que um motor!!!!
Coloquei o relógio digital no painel, (colado com fita dupla face) logo abaixo do marcador de temperatura original, tipo "por cima".
Abraços!


Valeu douglas, meu radiador ainda esta no estaleiro, tava podre ! vou providenciar a valvula. Além disso tem meu carter que o antigo dono colocou uns 5kg de cola ao invés de fazer uma junta, e a desgraça da mangueira que liga a cano da carroceria com o tanque, encomendei a original e até agora nada de chegar, com isso não consigo completar o tanque que vaza.

Assim que tiver uma nova atualização sobre o radiador da viatura aviso os amigos.

muito obrigado pelos retornos dados.

Rodolfo.

Marcus Pereira
08/05/2012, 23:32
Marcus por falar em velocidade, qual a velocidade de cruzeiro que recomenda para uma sportagea diesel, normalmente quando viajo tento evitar ao máximo de andar com o giro do motor maior ou igual a 3mil giros o que no meu velocimetro da uns 110km/h. Tenho essa duvida pois varias pessoas ja vieram me falar que se forçar muito o motor da viatura vai "explodir", so fico na duvida do que é forçar.
Amigo, essa também é a velocidade de cruzeiro que adotei, chego a 120 só nas ultrapassagens, dessa forma normalmente mantenho a temperatura do motor em torno dos 87 graus, (tenho um termômetro digital ) acho que assim estou protegendo o motor. Mesmo com outros carros que já tive, nunca fui mesmo de correr demais, acho que não vale a pena, ainda mais com um carro tão confortável como a Sport, dá pena quando a viagem acaba.
Abç.

Djalma colombo
09/05/2012, 21:44
Sportage é como fusca: demora pra desenvolver velocidade e não dá pra abusar, e se perder o pique numa subida, coloca uma musica e curte! kkkkkkk, to feliz com a minha 97 (jabiraca)!

rpetrucci
10/05/2012, 23:07
Salve ...

Finalmente meu radiador ficou pronto e o mecanico montou a viatura. Ele deixou ligado por mais de 2hs e nada de guspir agua. Hj ele foi pra casa pra testar a viatura, amanhã é o dia que vou saber se a historio começa ou termina assim.

Ja estou providenciando 3 relogios para colocar no carro, temperatura da água, temperatura do óleo e pressão do óleo; só não sei onde colocar ainda. Aceito sujestões pois tenho pavor dos reloginhos encima do painel como se fosse uma jubiraca tuning ...

rpetrucci
11/05/2012, 23:36
Amigos peguei a viatura agora na primeira hora da tarde e até agora tudo ok, nada de sumir agua.
Tenho uma dúvida quanto ao acoplamento viscoso da ventuinha, quando o motor esta quente e tem que ser bem firme (tipo quase preso) ou mais solto de que quando esta frio ?
Com o motor quente a ventuinha da minha sportage esta bem solta....

Valeu.

EDuarte
12/05/2012, 08:46
Normalmente é mais solto que qdo frio.
Qdo chega a uma temperatura de +/- 90° 95° ela endurece, mas não ao ponto de ficar travada.

[]s
(DU)

rpetrucci
13/05/2012, 20:53
amigos, peguei a viatura e hoje fui até uma cidade vizinha, no total rodei uns 45km.
Minha tristeza quanto abri o reservatório de expansão e estava cheio de água. Soprei o canudo dele e a água voltou para o radiador deixando o mesmo no nível.
então fiz o seguinte teste, peguei um copo cheio de água e coloquei na mangueira que sai do radiador para o reservatório de expansão;acelerei a viatura e nenhuma bolha, absolutamente nada saiu no copo, nem ar nem água, será que fiz o teste correto ?

Meu radiador foi varetado, mas o mecanico colocou apenas agua para testar, não tem aditivo, será que foi por isso que foi água para o reservatório.

Minha ventuinha, tanto fria na quanto quente tem a mesma resistência, será que é ai o problema.

Ou vou ter que abrir tudo e fazer o motor. ?!?!??

E agora pessoais ?

rpetrucci
13/05/2012, 22:36
Amigos, achei um lonk de como fazer a troca do silicone do acoplamento viscoso da Toyota e como ver se a ventoinha da sportage esta ok, são eles:

1 - TOYOTA LAND CRUISER 90 coupling fan repair(refill oil silicone) - YouTube (http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=3ACx7GTCn7Y)
2- Ventilador Viscoso Sportage - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UNxVF-l78hU)

rpetrucci
14/05/2012, 09:51
Pessoal realizei o teste como do video e a minha ventuinha gira mais que catavento em dia de temporal mesmo quando desligo o motor quente. Ja vou buscar o acoplamento viscoso consegui por R$ 250,00 em Porto Alegre, na autorizada esta R$ 420,00 (vendem somente com a ventuinha).

Pescador4x4
14/05/2012, 10:22
A função do reservatório é essa mesma, acumular o excedente quando o carro aquece. Quando ele esfria a água volta para o radiador.
Apenas soprando vc conseguiu fazer a água voltar? a tampa do radiador deve estar com problemas. O teste deve ser feito com o carro já quente, se não apareceu bolhas é um bom sinal...kkk. Varetar é paliativo, eu trocaria o radiador ou reformava geral, com troca das colmeias...

Abs,

Eric.

amigos, peguei a viatura e hoje fui até uma cidade vizinha, no total rodei uns 45km.
Minha tristeza quanto abri o reservatório de expansão e estava cheio de água. Soprei o canudo dele e a água voltou para o radiador deixando o mesmo no nível.
então fiz o seguinte teste, peguei um copo cheio de água e coloquei na mangueira que sai do radiador para o reservatório de expansão;acelerei a viatura e nenhuma bolha, absolutamente nada saiu no copo, nem ar nem água, será que fiz o teste correto ?

Meu radiador foi varetado, mas o mecanico colocou apenas agua para testar, não tem aditivo, será que foi por isso que foi água para o reservatório.

Minha ventuinha, tanto fria na quanto quente tem a mesma resistência, será que é ai o problema.

Ou vou ter que abrir tudo e fazer o motor. ?!?!??

E agora pessoais ?[/QUOTE]

rpetrucci
14/05/2012, 16:22
Mesmo fria a agua não volta. Comprei a tampa Zero na autorizada e o radiador foi todo reformado.
Fiz o teste do video e minha ventoinha gira como uma louca mesmo quente ao desligar o motor. Amanhã vou colocar o acoplamento viscoso novo....

Rodolfo .... fazendo de tudo pra acreditar que o problema não é o cabeçote ....

eduardommelo
14/05/2012, 20:56
Final de semana rodei muito, acho que uns 200Km ou mais, hj fui dah uma olhada na água, tinha sumido um pouco, coisa pouca, mas dava pra ver aqueles furos do radiador quando abre a tampa do mesmo, completei, pegou muito pouco. Isso é normal ou já algum problema a vista?

rpetrucci
15/05/2012, 00:31
Final de semana rodei muito, acho que uns 200Km ou mais, hj fui dah uma olhada na água, tinha sumido um pouco, coisa pouca, mas dava pra ver aqueles furos do radiador quando abre a tampa do mesmo, completei, pegou muito pouco. Isso é normal ou já algum problema a vista?


Aminha começou assim ....
Ja testou a tua ventoinha ... como ta o teu radiador, ta com valvula termostatica ?

Glaicon
15/05/2012, 07:08
Mesmo fria a agua não volta. Comprei a tampa Zero na autorizada e o radiador foi todo reformado.
Fiz o teste do video e minha ventoinha gira como uma louca mesmo quente ao desligar o motor. Amanhã vou colocar o acoplamento viscoso novo....

Rodolfo .... fazendo de tudo pra acreditar que o problema não é o cabeçote ....
Com o carro aquecido, a mangueira superior do radiador fica endurecida?
Com o carro frio de manhã, ao abrir a tampa do radiador dá algum barulho de vácuo ou pressão escapando?
Se a resposta for "sim" para alguma das perguntas, deve haver pressão indo do motor para o sistema de resfriamento do carro.
Precisa verificar junta de cabeçote ou o próprio dito cujo.:concordo:

rpetrucci
15/05/2012, 11:04
A ventuinha de alguem se comporta como a do video que postei ?
Coloquei a nova agora a pouco e não faz ... mas agora escuto o barulho quando acelero, a que tava não fazia isso....

eduardommelo
15/05/2012, 20:23
Aminha começou assim ....
Ja testou a tua ventoinha ... como ta o teu radiador, ta com valvula termostatica ?

Ventoinha parece ta normal, radiador ta limpo e ta sem a vávula termoestática

rpetrucci
15/05/2012, 20:46
Ventoinha parece ta normal, radiador ta limpo e ta sem a vávula termoestática
Boas noticias ...
Coloquei o acoplamento viscoso novo, nova agua com aditivo como manda no manual e a valvula termostática original. VUALÁ !!!!! Agora esta tudo OK na viatura.

Lista do que foi feito no veiculo para solucionar meu problema, um resumão que pode ajudar muitos que passam pelo mesmo que passei.

PROBLEMA:
- Agua do radiador vai toda para o reservatório de expansão do carro. Marcador de temperatura não sai do meio e carro anda com a mesma força nem solta fumaça branca.

Testes:
1 - Quando frio, complete o radiador e esvazie o reservatório de expansão. Ande o suficiente para encher o reservatorio de expanão. Espere o carro ficar 100% frio, abra o radiador e sopre a mangueira do reservatório de expansão até que toda água dele retorne para o radiador. (é isso que ocorria no meu carro, evidenciando que a água não vazava nem era consumida pelo motor).

2 - Quando quente, retire a mangueira que vai para tampa do reservatório de expansão e coloque-a em um copo ou recipiente transparente cheio de água, acelere o carro e observe se saem bolhas de ar na água do copo (no meu carro não saia nadinha de ar, absolutamente nada).

3 - Veja o video postado nesse topico na pagina 127 que mostra o comportamento da ventuinha e verifique se a sua esta igual. ( a minha gira rapido depois de desligado o motor tanto fria como quente, no entanto não fazia a quantidade de vento que a boa do video faz e nem o barulho da ventuinha ficava mais alto conforme acelerava o carro).

4 - Abra a tampa do radiador com o carro frio, e peça para outra pessoa "bater" o arranque, não pode jogar agua para fora, se jogar a junta do cabeçote foi pro pau (a minha não jogava nada).

O que foi feito para solucionar o meu problema, digo do carro:

1 - Limpera completa do radiador e varetamento;
2 - Troca do acoplamento viscoso;
3 - Troca do liquido de arrefecimento na proporção de 40% de aditivo e 60% de água; Lembre-se de deixar o sistema de ar quente ligado para realizar esse troca.
4 - Colocação da Valvula termostática original;
5 - Completar o reservatório de expansão com aditivo 100%, até o nivel.

PRONTO, até o momento ( 60km ) nem uma gota pra fora, a temperatura OK.
Meu carro fazia muita fumaça, com a colocação da valvula FICO 1.000x melhor nem parece a sportage do Dick Vigarista que era. Além disso o ar quente do carro (muito usado aqui no sul no inverno, onde por exemplo hj pela manhã estava 10ºC) ficom muito melhor, mas bota melhor nisso.

Espero poder colocar na segunda que fiz 1.000km sem problemas, pois essa historia da água acabou com meu feriado de 1º de maio e demais finais de semana.... tinha até pesadelo com isso.

rpetrucci
28/05/2012, 11:21
Pessoal estou preocupado ... de novo ...
Depois de realizar todas as alterações acima, rodei 500km na cidade e tudo 100%. No entanto fui viajar no final de semana e após rodar 80km o reservatório de expansão ficou cheio. Abri o radiador e estava no nivel (estranho né...).
Coloquei uma garrafa na mangueira que sai do reservatório de expansão para ver se iria sair mais água, mas não saiu nada.
No outro dia pela manhã fui conferir o nível do radiador e estava baixo e o reservatório de expansão cheio...

Pergunto, é normal isso? A água não teria que ter voltado para o radiador ? Melhor; ela deveria ter saído ?

DouglasMac
28/05/2012, 12:03
rpetrucci, pitacos.

Trocou a tampa do radiador?
Água destilada, certo?
Ao ligar o motor, o radiador "puxa" de volta a água que foi para o reservatório, veja isso.
Colocou a termostática de dois estágios ou a de um?
Faça o famoso furo de 3 a 4mm.

ATÉ.

"O que foi feito para solucionar o meu problema, digo do carro:

1 - Limpera completa do radiador e varetamento;
2 - Troca do acoplamento viscoso;
3 - Troca do liquido de arrefecimento na proporção de 40% de aditivo e 60% de água; Lembre-se de deixar o sistema de ar quente ligado para realizar esse troca.
4 - Colocação da Valvula termostática original;
5 - Completar o reservatório de expansão com aditivo 100%, até o nivel."

EDuarte
28/05/2012, 12:15
se não volta agua do reservatorio pro radiador é a tampa do radiador ou mangueiras do reservatorio invertidas.

[]s
(DU)

rpetrucci
28/05/2012, 14:13
se não volta agua do reservatorio pro radiador é a tampa do radiador ou mangueiras do reservatorio invertidas.

[]s
(DU)


Como verifico a posição correta das mangueiras do reservatório ?

rpetrucci
28/05/2012, 14:15
rpetrucci, pitacos.

Trocou a tampa do radiador?
Água destilada, certo?
Ao ligar o motor, o radiador "puxa" de volta a água que foi para o reservatório, veja isso.
Colocou a termostática de dois estágios ou a de um?
Faça o famoso furo de 3 a 4mm.

ATÉ.

"O que foi feito para solucionar o meu problema, digo do carro:

1 - Limpera completa do radiador e varetamento;
2 - Troca do acoplamento viscoso;
3 - Troca do liquido de arrefecimento na proporção de 40% de aditivo e 60% de água; Lembre-se de deixar o sistema de ar quente ligado para realizar esse troca.
4 - Colocação da Valvula termostática original;
5 - Completar o reservatório de expansão com aditivo 100%, até o nivel."

Seguem minhas respostas ;)

Item 1 - Feito
Item 2 - Feito
Item 3 - Feito
Item 4 - Feito
Item 5 - Feito

Não fiz o furo de 4mm na valvula seria isso?
Quando ligo frio, a agua não ta voltando do reservatório para o radiador.

Sera que a agua pode ter ficado suja de novo, pois meu radiador tava podre, sera que a agua nova circulou e ficou suja e perdeu as propriedades do liquido (aditivo).

EDuarte
28/05/2012, 14:32
Como verifico a posição correta das mangueiras do reservatório ?

Na parte interna da tampa do reservatorio tem uma mangueira, essa mangueira vai conectada no radiador...
Se a valvula de retorno da tampa do radiador estiver emperrada ou obstruida a agua vai pro reservatorio mas não volta.

[]s
(DU)

rpetrucci
28/05/2012, 14:36
Na parte interna da tampa do reservatorio tem uma mangueira, essa mangueira vai conectada no radiador...
Se a valvula de retorno da tampa do radiador estiver emperrada ou obstruida a agua vai pro reservatorio mas não volta.

[]s
(DU)


Se eu sopro a do suspiro do reservatório, com a tampa do radiador aberta, a agua volta, isso indica alguma coisa ?

EDuarte
28/05/2012, 14:44
Se eu sopro a do suspiro do reservatório, com a tampa do radiador aberta, a agua volta, isso indica alguma coisa ?

Sinal que a mangueira esta certa, resta verificar a tampa do radiador.

[]s
(DU)

rpetrucci
28/05/2012, 15:13
Sinal que a mangueira esta certa, resta verificar a tampa do radiador.

[]s
(DU)

Tampa nova comprei na autorizada KIA ....
Sera que a agua pode ter ficado suja de novo, pois meu radiador tava podre, sera que a agua nova circulou e ficou suja e perdeu as propriedades do liquido (aditivo).

EDuarte
28/05/2012, 20:00
O aditivo não influencia na circulação da agua nem se ela estiver suja...

[]s
(DU)

rpetrucci
29/05/2012, 09:45
O aditivo não influencia na circulação da agua nem se ela estiver suja...

[]s
(DU)

Eduarte, você sabe como posso drenar a água do bloco do motor para colocar nova ?

EDuarte
29/05/2012, 10:11
Não tem como drenar a agua do bloco, a não ser que vc tire os selos, mas isso é inviavel...
Tire a valvula termostatica e tire a mangueira inferior do radiador e jogue bastante agua onde fica a valvula e no radiador pra tirar toda a agua suja.
Vai ficar com +/- 1 lt de agua no sistema, mas como vc vai colocar uma quantidade maior de agua desmineralizada e aditivo, essa agua que fica não tem problema.

[]s
(DU)

rpetrucci
31/05/2012, 09:32
Não tem como drenar a agua do bloco, a não ser que vc tire os selos, mas isso é inviavel...
Tire a valvula termostatica e tire a mangueira inferior do radiador e jogue bastante agua onde fica a valvula e no radiador pra tirar toda a agua suja.
Vai ficar com +/- 1 lt de agua no sistema, mas como vc vai colocar uma quantidade maior de agua desmineralizada e aditivo, essa agua que fica não tem problema.

[]s
(DU)


Qual é o melhor aditivo de se usar, o concentrado ou o que ja vem pronto ?

EDuarte
31/05/2012, 09:54
Qual é o melhor aditivo de se usar, o concentrado ou o que ja vem pronto ?

Recomendo o PARAFLU...

[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
31/05/2012, 10:09
Recomendo o PARAFLU...

[]s
(DU)

X2 - Paraflu 11 - concentrado

rpetrucci
03/06/2012, 23:04
Amigos,

Hoje passei pela seguinte situação; para testar meu drama andei 24km, sendo desses uns 13km com motor em giro entre 2.500 e 3.000 em 4 marcha numa velocidade entre 90km/h 100 hm/h, eis que a agua foi expulsa mais uma vez para o reservatório de expansão aos montes !!!!

Bom antes de qualquer resposta segue a novela completa, digo, o que estado e atual ponto onde me encontro:

TAMAPA DO RADIADOR ORIGINAL COMPRADA EM REVENDA KIA A 2 SEMANAS APENAS
RADIADOR PASSOU POR UMA REFORMA E ESTA 100% LIMPO
TROCADO O ACOPLAMENTO VISCOSO, AGORA MAIS PARECE UM FURACÃO QUANDO ACELERO A VIATURA
LIQUIDO DE ARREFECIMENTO NA PROPORÇÃO DE 40% DE LIQUIDO CONCENTRADO E 60% AGUA
VALVULA TERMOSTÁTICA ORIGINAL COMPRADA EM REVENDA KIA A 2 SEMANAS
TESTE DO COPO 100%, DEPOIS DO MOTOR QUENTE COLOCO A MAGUEIRA QUE VAI PARA EXPANSÃO EM UM COPO ACELERO A UNS 4MIL GIROS E NADA NO COPO, NADINHA MESMO.

DADOS DO PROBLEMA QUE VINHA OCORRENDO:
- A AGUA NA CIDADE RODANDO MAIS DE 500KM ESTAVA PERFEITA
- A AGUA NA ESTRADA APOS RODAR 80KM ENCHEU O RESERVATORIO DE EXPANSÃO, MAS RODANDO NA SEQUENCIA MAIS 200KM NÃO SUBIU OU TRANSBORDOU O RESERVATORIO
- MESMO DEPOIS DO MOTOR ESFRIAR A AGUA NÃO VOLTAVA DO RESERVATORIO DE EXPANSÃO PARA O RADIADOR

Eis que então hoje apos aplicar um regime de stress (mesmo que moderado) por poucos 13km a agua foi explusa com vontade para o reservatório de expansão. Como o reservatório de expansão transbordou, após frio tive que completar o nível do radiador, coloquei 2litros de água.

Refiz o teste do copo e tudo 100%

Voltei em ritimo normal esses 24km, peguei um engarrafamento (para e arranca) de uns 6km (cerca de meia hora no para e arranca), cheguei em casa e nada... tudo certinho com a água.,...

Isso não é pra enlouquecer o indio ? O que devo fazer !!!! to ficando traumatizado com essa historia de água ! Preciso de uma luz !!!

Glaicon
04/06/2012, 07:03
Com o carro aquecido, a mangueira superior do radiador fica endurecida?
Com o carro frio de manhã, ao abrir a tampa do radiador dá algum barulho de vácuo ou pressão escapando?
Se a resposta for "sim" para alguma das perguntas, deve haver pressão indo do motor para o sistema de resfriamento do carro.
Precisa verificar junta de cabeçote ou o próprio dito cujo.:concordo:
Rpetrucci, responda às perguntas acima, por favor.
Facilitará - e muito - o diagnóstico.:concordo:

rpetrucci
05/06/2012, 00:04
Rpetrucci, responda às perguntas acima, por favor.
Facilitará - e muito - o diagnóstico.:concordo:

Com o carro aquecido a mangueira não fica dura, fica com mais pressão (acredito que normal pois verifiquei em outros carro e é parecida) com um pequena força consigo aperta-la.

Faz um certo barulho, mas muito pouco quase um psiu, não consegui identificar se é ar saindo ou entrando.

Hoje depois de rodar uns 10km na cidade, parei o carro em casa desci correndo e abri o capô... deu para verificar umas bolhas de agua quente saindo para o reservatório de expansão que durou menos de 1 minuto. Vi também que a vedação da tampa não esta 100%, pois fazia barulho, bem baixinho, de pressão vazando.

A tampa é nova, será que ja veio com defeito ou é o bocal do radiador ? O bocal do radiador leva tinta ou fica no cobre ?

Glaicon
05/06/2012, 07:22
Com o carro aquecido a mangueira não fica dura, fica com mais pressão (acredito que normal pois verifiquei em outros carro e é parecida) com um pequena força consigo aperta-la.

Faz um certo barulho, mas muito pouco quase um psiu, não consegui identificar se é ar saindo ou entrando.

Hoje depois de rodar uns 10km na cidade, parei o carro em casa desci correndo e abri o capô... deu para verificar umas bolhas de agua quente saindo para o reservatório de expansão que durou menos de 1 minuto. Vi também que a vedação da tampa não esta 100%, pois fazia barulho, bem baixinho, de pressão vazando.

A tampa é nova, será que ja veio com defeito ou é o bocal do radiador ? O bocal do radiador leva tinta ou fica no cobre ?
Bom, se a tampa está vazando pressão é possível que esteja mal posicionada. Dê um pequeno ajuste, mas sem afrouxá-la muito, sob pena de te jogar água quente no corpo.
Veja se pára o barulho.
O pequeno "psiu" foi com o motor frio?

DouglasMac
05/06/2012, 10:07
Achou o problema!! Vazando pressão o sistema não funciona, na revisão do radiador pode ter ocorrido empeno no bocal.

Abraço!

rpetrucci
05/06/2012, 12:09
Bom, se a tampa está vazando pressão é possível que esteja mal posicionada. Dê um pequeno ajuste, mas sem afrouxá-la muito, sob pena de te jogar água quente no corpo.
Veja se pára o barulho.
O pequeno "psiu" foi com o motor frio?

Sim p psiu foi com o motor frio, parei de noite as 22hs e verifiquei no outro dia as 7hs. Mas quando abro a agua não ta gelada ta numa temperatura ambiente de verão.

a situação de desligar o carro e ver as borbulhas na expansão, mesmo que por pouco tempo é normal ?

rpetrucci
08/06/2012, 12:13
Segunda-feira vou deixar a viatura pra abrir o cabeçote, não tem solução !

Jeepeiro doidao
10/06/2012, 21:39
Olá pessoal... estou tendo o mesmo problema q nosso colega rpetrucci (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62521-rpetrucci.html) . Sendo q qd estou dirigindo na cidade... o carro sempre mantem o nivel da agua, tudo certinho... hj mesmo fiz uma viajem de 130km. e tive q parar uma vez, pra completar a agua... isso quando eu estava indo, estava com o ar ligado. quando estava voltandovinha dirigindo a 3.000rpm numa velocidade de 100 a 120km\h. e o carro aqueceu valendo mesmo... mais o ponteiro da temperatura n chegou no topo. parei, coloquei agua e continhuei a viajem... a no maximo 2.500rpm numa velocidade de 80 a 100km\h. e assim... fiz o restante da viajem tranquilo. eu ja fiz tudo q nosso colega fez na viatura dele... só n fiz ainda foi regulagem de tuche. pq se olhar direitinho se tiver pelo menos 1 tuche preso, ele pode dar aquecimento....
Abraços...

DouglasMac
10/06/2012, 21:48
Doidão, parece tampa do radiador, termostática ou acoplamento. Bom verificar se fez com peças certas e colocação correta, atenção rpetrucci: hélice pode estar invertida...

EROSÃO!!!

Jeepeiro doidao
11/06/2012, 10:54
Olá amigo DouglasMac (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/24502-douglasmac.html). Hj eu descobri q estar tendo um vazamento de agua por cima da tampa do radiador! e olhe q eu comprei essa tampa nova e original em abril desse ano! irei colocar outra tampa e irei ver como o carro vai se comportar! me disseram pra colocar a helice do ventilador da L200. o acoplamento viscoso estar preso!

Abraços...

DouglasMac
11/06/2012, 12:08
Olá amigo DouglasMac (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/24502-douglasmac.html). Hj eu descobri q estar tendo um vazamento de agua por cima da tampa do radiador! e olhe q eu comprei essa tampa nova e original em abril desse ano! irei colocar outra tampa e irei ver como o carro vai se comportar! me disseram pra colocar a helice do ventilador da L200. o acoplamento viscoso estar preso!

Abraços...

Viu, o sistema trabalha pressurizado se vazar dá problema. Verifique a borda do radiador se não tem empenos, amassados.
Quem te indicou hélice de L-200 não sabe nada, pois a L-200 ferver que é uma beleza...coloca acoplamento novo original e pronto!

ABRAS.

André Fernandes
11/06/2012, 15:24
a minha depois de tanto ferver ferrou a junta e provavelmente o dito curjo(cabeçote) o mecanico ficou com o meu carro hj a tarde e conto a vocÊs sobre o preju/solução

boa lama pra vocês e boa retifica pra mim!

rpetrucci
13/06/2012, 16:31
Olá pessoal... estou tendo o mesmo problema q nosso colega rpetrucci (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/62521-rpetrucci.html) . Sendo q qd estou dirigindo na cidade... o carro sempre mantem o nivel da agua, tudo certinho... hj mesmo fiz uma viajem de 130km. e tive q parar uma vez, pra completar a agua... isso quando eu estava indo, estava com o ar ligado. quando estava voltandovinha dirigindo a 3.000rpm numa velocidade de 100 a 120km\h. e o carro aqueceu valendo mesmo... mais o ponteiro da temperatura n chegou no topo. parei, coloquei agua e continhuei a viajem... a no maximo 2.500rpm numa velocidade de 80 a 100km\h. e assim... fiz o restante da viajem tranquilo. eu ja fiz tudo q nosso colega fez na viatura dele... só n fiz ainda foi regulagem de tuche. pq se olhar direitinho se tiver pelo menos 1 tuche preso, ele pode dar aquecimento....
Abraços...


Amigo, no meu caso a junta ta zoada mesmo, dei um pausão (140km em torno de 10 minutos) dai a danada abriu o bico. Fiz o teste do copo e apareceu um monte de bolhas.

O Mecanico abriu e adivinhem, o picareta que me vendeu o carro (O qual aconselho a todos que nem passem perto da loja dele pois ele é muito picarete e sem vergonha), colocou um junta de papel e pintou de prata para dizer que era aluminio.

Agora to atraz dos selos de agua do motor e dos canos de água(do ar quente e da turbina), vo aproveitar que ta tudo aberto e vou colocar novo.

Anexo as fotos do bixinho aberto...

353193353194353195353196353197353198353199

rpetrucci
13/06/2012, 23:18
alguem sabe onde posso conseguir os selos d'água do motor originais e os canos que vão para a turbina e pro ar quente ? Na droga da autorizada não tem essas peças pra venda uma vergonha !

rpetrucci
13/06/2012, 23:19
Olá amigo DouglasMac (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/24502-douglasmac.html). Hj eu descobri q estar tendo um vazamento de agua por cima da tampa do radiador! e olhe q eu comprei essa tampa nova e original em abril desse ano! irei colocar outra tampa e irei ver como o carro vai se comportar! me disseram pra colocar a helice do ventilador da L200. o acoplamento viscoso estar preso!

Abraços...

meu bruxo, comprei o acoplamento na PICKUP CAR em Porto Alegre por R$ 250,00, na autorizada era 350,00 com a hélice ....

rpetrucci
13/06/2012, 23:21
Doidão, parece tampa do radiador, termostática ou acoplamento. Bom verificar se fez com peças certas e colocação correta, atenção rpetrucci: hélice pode estar invertida...

EROSÃO!!!

Ta zoada a junta ... olha as fotos que postei. O picareta que me vendeu o carro colocou uma junta de papelão pintada de tinta prata pra dizer que era original pode isso ? Tem que matar um desgraçado desses !

Glaicon
14/06/2012, 07:13
Amigo, no meu caso a junta ta zoada mesmo, dei um pausão (140km em torno de 10 minutos) dai a danada abriu o bico. Fiz o teste do copo e apareceu um monte de bolhas.

O Mecanico abriu e adivinhem, o picareta que me vendeu o carro (O qual aconselho a todos que nem passem perto da loja dele pois ele é muito picarete e sem vergonha), colocou um junta de papel e pintou de prata para dizer que era aluminio.

Agora to atraz dos selos de agua do motor e dos canos de água(do ar quente e da turbina), vo aproveitar que ta tudo aberto e vou colocar novo.

Anexo as fotos do bixinho aberto...

353193353194353195353196353197353198353199


Não vais mandar testar o cabeçote na retífica?:pipoca:

EDuarte
14/06/2012, 08:49
Ta zoada a junta ... olha as fotos que postei. O picareta que me vendeu o carro colocou uma junta de papelão pintada de tinta prata pra dizer que era original pode isso ? Tem que matar um desgraçado desses !

A junta não é papelão é amianto, se fosse papelão não aguentaria andar 100 mts.
E a proxima que vc colocar tbm será de amianto.
[]s
(DU)

rpetrucci
14/06/2012, 10:23
Não vais mandar testar o cabeçote na retífica?:pipoca:

Sim ele foi pra retifica pra medir e fazer raio x pra ver se não tem trinca ....

rpetrucci
14/06/2012, 10:26
A junta não é papelão é amianto, se fosse papelão não aguentaria andar 100 mts.
E a proxima que vc colocar tbm será de amianto.
[]s
(DU)

A junta original é de aluminio, foto abaixo.
As juntas marrons é um tipo de papelão com tela metálica, as de amianto são cinzas flexiveis.

353285

EDuarte
14/06/2012, 12:14
A junta original é de aluminio, foto abaixo.
As juntas marrons é um tipo de papelão com tela metálica, as de amianto são cinzas flexiveis.

353285


Posso estar errado, mas até onde sei as junta de metal não deve ser utilizada em cabeçote retificado, tem que ser de amianto, mas como não manjo de motor diesel...
O Sr. Miguel (MAAT) poderia confirmar isso.

[]s
(DU)

rpetrucci
14/06/2012, 12:58
Posso estar errado, mas até onde sei as junta de metal não deve ser utilizada em cabeçote retificado, tem que ser de amianto, mas como não manjo de motor diesel...
O Sr. Miguel (MAAT) poderia confirmar isso.

[]s
(DU)

EDuarte, o torque de aperto é de 20Kg/F isso somente uma junta de aluminio suporta. As de amianto no máximo 5kg/f.

EDuarte
14/06/2012, 14:07
20 Kg? Caramba...

[]s
(DU)

DouglasMac
14/06/2012, 14:50
Compra a original Kia e também troque os parafusos, #pelamordeDeus#

Jeepeiro doidao
16/06/2012, 15:04
Bom... Na minha negona, depois q mudei a tampa do radiador, (coloquei uma original comprada na autorizada... Pois a carniça q me vendeu a tampa anterior me disse q era original. E paguei por essa porcaria 25reais... Já a original comprada na autorizada paguei 16reais...). Assim, depois q mudei a tampa, já vi uma diferença grande na temperatura, pois antes o carro demorava pra poder pode chegar na temperatura ideal de trabalho. Agora ele chega mais ligeiro Mais mantém o nível e n estar jogando mais a água pra fora... Agora só falta eu testar o carro na estrada. Tenho certeza q o problema foi solucionado!!! E assim só tenho a agradecer a vcs ali do fórum pelas dicas...

Abraço...

RegisBarcel
17/06/2012, 19:03
Qual o nome do acoplamento viscoso em ingles para busca no ebay ou para encontra-lo no Rockauto?

Seria este(no caso o conjunto completo):

http://www.autopartswarehouse.com/sku/Kia/Sportage/Replacement/Fan_Clutch/1998/REPK313701.html?tlc=Engine+%26+Drivetrain

Costa Junior
28/06/2012, 22:46
Boa noite, amigos.
Alguem sabe onde posso encontrar uma boa junta de cabeçote AMIANTO, pra sportage tdi turbo diesel, 2001?Fiz o motor recentemente e esta baixando agua. De outra vez, qdo troqquei o cabeçote, so parou de baixar agua, qdo colocquei uma junta de amianto. Só que coloquei uma de pessima qualidade e não durou muito, se desmanchou.
Agradeço quem puder me ajudar.
costa junior

EDuarte
28/06/2012, 23:04
Comprei a minha aki perto de casa, mas na powerparts ou na cf imports tem...

[]s
(DU)

mbmacedo
29/06/2012, 20:47
EDuarte, o torque de aperto é de 20Kg/F isso somente uma junta de aluminio suporta. As de amianto no máximo 5kg/f.

Rpetrucci, tudo jóia? Vi que levou a tua na T&B. O que achou do preço de mão-de-obra e peças? Estou com o mesmo problema que tu: a junta já era!! Já me falaram da 4WD e da Clinicar em Canoas, mas o ideal não sei como fica a questão de valores.

Abração!

mbmacedo
29/06/2012, 20:50
RegisBarcel, tu costuma comprar deste site?

André Fernandes
29/06/2012, 23:47
Eduarte tem certeza que o torque é 20kg... retifiquei meu cabeçote e coloquei junta de aluminio... só que eles colocaram 12 kg...

André Fernandes
29/06/2012, 23:51
obs a minha é 2.0 td ic 2001

EDuarte
30/06/2012, 09:41
Essa é a maneira e o torque correto...

356344

[]s
(DU)

RegisBarcel
01/07/2012, 03:03
RegisBarcel, tu costuma comprar deste site?

Não, nunca comprei não. Tenho costume de comprar no ebay, mas mesmo assim nunca comprei peças. Compro somente relógios e eletrônicos.

André Fernandes
01/07/2012, 23:55
eu salvei oq vc falou só que n entendi... toda via amanhã levo pro mecanico pra confirmar se ele fez assim....só uma pergunta.... traduzindo esse papel que vc postou o torque é de 12 kg

denishark
02/07/2012, 15:17
Uauu !!! Pelo visto esse negócio da Sportage ferver é digno de livro mesmo hein...

To vendo de comprar uma de um amigo, sou piloto de parapente e um carro desses é a minha cara.

Recentemente ela ferveu feio, teve q trocar o cabeçote e td, porém continua com problemas de fervura.

Li varias páginas desse tópico e vou dar "um pega" nela essa semana e fazer todos os testes, achar (se conseguir) o problema e postar os resultados aqui.

Agora vem uma duvida q foge um pouco do assunto, é um carro "viável" ??? Vou usa-lo pra subir rampas, montanhas, e em viagens, e pelo q eu li aqui, ela gosta de ferver na estrada. Achando esse problema, dá pra confiar no carro ???

Hj tenho um Gol G3 1.6 flex, q apesar de não ser 4x4, NUNCA me deixou na mão e ja me levou em praticamente TODOS os lugares onde eu queria chegar. To com receio de pegar essa Sportage e ela virar um problema entendem ???

Agradeço qualquer dica.

rpetrucci
09/07/2012, 23:06
Boa noite, amigos.
Alguem sabe onde posso encontrar uma boa junta de cabeçote AMIANTO, pra sportage tdi turbo diesel, 2001?Fiz o motor recentemente e esta baixando agua. De outra vez, qdo troqquei o cabeçote, so parou de baixar agua, qdo colocquei uma junta de amianto. Só que coloquei uma de pessima qualidade e não durou muito, se desmanchou.
Agradeço quem puder me ajudar.
costa junior


Esquece de amianto que não presta, fizeram isso na minha e ficou uma m***** tive que fazer tudo de novo. Agora com a original de aluminio ficou 100%

rpetrucci
09/07/2012, 23:08
Rpetrucci, tudo jóia? Vi que levou a tua na T&B. O que achou do preço de mão-de-obra e peças? Estou com o mesmo problema que tu: a junta já era!! Já me falaram da 4WD e da Clinicar em Canoas, mas o ideal não sei como fica a questão de valores.

Abração!

Leva na T&B em Porto Alegre que não tem erro .. 100% de confiança ... fala com o João f: 3343.2401
foi a unica oficina que fez o trabalho correto, rodei por todas de porto alegre, canoas, s.leopoldo e ate novo hamburgo.

rpetrucci
09/07/2012, 23:11
Essa é a maneira e o torque correto...

356344

[]s
(DU)


Consegue uma cópia desse manual ? Eu tenho mas é da a gasolina....

EDuarte
09/07/2012, 23:49
Consegue uma cópia desse manual ? Eu tenho mas é da a gasolina....

Podemos fazer uma troca, o seu é manual de oficina mesmo ou é o mesmo da kiatechinfo?

[]s
(DU)

cegandrade
10/07/2012, 07:32
Achei ontem no mercado livre um jogo de junta da marca OEM, alguem sabe me dizer se presta????

DouglasMac
10/07/2012, 07:41
Ô Cega, rapaz vc acompanha já faz tempo os posts aqui, esquece peça de mercadolivre e "PEBA"!!! Depois dá pau e voce vai ficar maus com dona Maria. Gasta um "cadin" a mais e vai de junta de cabeçote original. Falou??? Abraço!

cegandrade
10/07/2012, 10:59
Ok, vou ver se acho original por aqui.

DouglasMac
10/07/2012, 11:58
Ok, vou ver se acho original por aqui.

Se precisar, buzina aí que vejo em BH. Aconselho a ver nas antigas concessionárias, as novas nem sabem códigos etc.
Abraço!

Jeepeiro doidao
10/07/2012, 19:25
olá pessoal... bom estou eu aki novamente pra informar a vc´s q fucionei minha negona hj! Eu tinha arrancado o cabeçote dela, pois existia uma grande duvida... o problema é cabeçote ou n???? "Ser ou não ser... Eis a questão!!!" quando arranquei estava ali o problema... junta queimada! mandei o cabeçote pra retifica e me aconselharam a colocar um novo. coloquei um cabeçote novo da marca Mando, pois me disseram q esse cabeçote é muito bom, comprei a junta do cabeçote de ferro da marca Mando tb! montei o carro e fucionei hj! sendo q com pouco tempo do carro ligado ele esquenta ligeiro e o mangote de agua fica duro, mais n fica rigido! isso é normal? ainda n andei com o carro, só fucionei o carro aki na oficina!!!

Abraços...

rpetrucci
10/07/2012, 21:36
Podemos fazer uma troca, o seu é manual de oficina mesmo ou é o mesmo da kiatechinfo?

[]s
(DU)


O Meu comprei no ebay ... claro que trocamos....

EDuarte
10/07/2012, 23:19
O Meu comprei no ebay ... claro que trocamos....

O que tenho foi escaneado e esta em pdf, se o seu tbm for digital podemos enviar por email, se estiver impresso vc me manda por correio ou se vc estiver em SP podemos nos encontrar.

[]s
(DU)

rpetrucci
19/07/2012, 15:20
O que tenho foi escaneado e esta em pdf, se o seu tbm for digital podemos enviar por email, se estiver impresso vc me manda por correio ou se vc estiver em SP podemos nos encontrar.

[]s
(DU)

Qual o seu e-mail para eu te mandar ?

EDuarte
19/07/2012, 16:25
Qual o seu e-mail para eu te mandar ?

Te passei por MP

[]s
(DU)

rpetrucci
25/07/2012, 12:28
Boas novas meus amigos ...
Depois de levar em uma oficina realmente séria, onde trocaram a junta vagabunda de amianto por uma novinha de aluminio como deve ser; andei 500km a 120km/h e nada se sumir água ... graças a DEUS e ao santo João da T&B de Porto Alegre (51 - 3343.2401)

Agora estou com 2 probleminhas ... um é meu radiador do arquente que furou ... como tiro essa encrenca ?
Outro é meu tanque que ta podre de ferrugem ... não acho novo ? Alguma vez vi um post sobre um pessoal de caxias do sul - rs que plastificava o tanque, alguem tem esse contato ?

Olha só as fotos do pescador ... o estado da criatura ...


360749360750360752

DouglasMac
25/07/2012, 13:13
[QUOTE=rpetrucci;1744074]Boas novas meus amigos ...
Depois de levar em uma oficina realmente séria, onde trocaram a junta vagabunda de amianto por uma novinha de aluminio como deve ser; andei 500km a 120km/h e nada se sumir água ... graças a DEUS e ao santo João da T&B de Porto Alegre (51 - 3343.2401)
Maior prova do que falo, cuidado com as peças que coloca...principalmente junta de cabeçote!!!
Agora estou com 2 probleminhas ... um é meu radiador do arquente que furou ... como tiro essa encrenca ?
Tenho postado aqui (num sei onde) todo o processo para isolar o radiador...liga as duas mangueiras por meio de uma curva galvanizada, dentro do cofre do motor.
Outro é meu tanque que ta podre de ferrugem ... não acho novo ? Alguma vez vi um post sobre um pessoal de caxias do sul - rs que plastificava o tanque, alguem tem esse contato ?
Compra em desmanche, tenho um aqui.

Abraço.

rafaelbedendo
27/07/2012, 04:56
Amigos do forum, por favor me ajudem.
Preciso do conjunto da ventuinha da Sportage 2.2 Diesel 97, sou de São Paulo Capital - Interlagos.
Solto um parafuso q fixa a ventuinha, e conforme a correia pesa ela ela ficou batendo e comeu uns pedaços da Helice.
Fico no aguardo,

Abraços

rpetrucci
31/07/2012, 10:00
[QUOTE=rpetrucci;1744074]Boas novas meus amigos ...
Depois de levar em uma oficina realmente séria, onde trocaram a junta vagabunda de amianto por uma novinha de aluminio como deve ser; andei 500km a 120km/h e nada se sumir água ... graças a DEUS e ao santo João da T&B de Porto Alegre (51 - 3343.2401)
Maior prova do que falo, cuidado com as peças que coloca...principalmente junta de cabeçote!!!
Agora estou com 2 probleminhas ... um é meu radiador do arquente que furou ... como tiro essa encrenca ?
Tenho postado aqui (num sei onde) todo o processo para isolar o radiador...liga as duas mangueiras por meio de uma curva galvanizada, dentro do cofre do motor.
Outro é meu tanque que ta podre de ferrugem ... não acho novo ? Alguma vez vi um post sobre um pessoal de caxias do sul - rs que plastificava o tanque, alguem tem esse contato ?
Compra em desmanche, tenho um aqui.

Abraço.


Ja isolei o radiador do ar quente, brabo é esse frio que faz aqui no sul, quando pego a estrada parece que coloquei meus pés na geladeira, hahahah

Quanto você quer no tanque ? Meu CEP é 90690-360 ... valeu !

André Fernandes
13/08/2012, 20:59
é isso mesmo que todo mundo fala....(é preciso colocar peça de qualidade se não fufu) o meu agora depois de cabeçote retificado andei uns mil km ja e nada de sumi agua.... a
apenas ficou a duvida de saber se a hélice ta funcionando porque só escuto o barulho dela pela manhã... só que não tenho usado o carro na estrado uso mais dentro da cidade pra ir pro trabalho e pra faculdade.

tpidealli
17/08/2012, 14:10
Eduarte,

Mandei fazer uma alteração no sistema de arrefecimento, vamos ver se dará resultado, tenho os mesmo problemas que todo mundo de jogar agua pra fora na caixa de expansão...estou colocando o radiador fechado sem tampa, ligado a um reservatorio de agua, assim fico livre desse problema de tampa de radiador com pressoes diferentes...já tinha trocado de 0.9 para 1.0 e nada de resolver! aditivos....radiador novo com mais colmeias que o normal...até que melhorou um pouco mas nao resolveu....
Vamos ver se assim resolve, e nao preciso mais ficar repondo agua todo dia rsss




Abracos!




Na parte interna da tampa do reservatorio tem uma mangueira, essa mangueira vai conectada no radiador...
Se a valvula de retorno da tampa do radiador estiver emperrada ou obstruida a agua vai pro reservatorio mas não volta.

[]s
(DU)

denishark
18/08/2012, 18:08
Boa noite pessoal

Fiz uma geral na Sportage, é uma 2.0 TB-IC, desmontei td, troquei a bomba d'agua e travei a ventoinha pra ver como ficava.

Fiz o teste da garrafa, colocando a mangueira que vai para o reservatório de expansão dentro de uma pet com agua, e deu o seguinte resultado:


Motor desligado e frio: Aperto a mangueira de cima do radiador com força e nenhuma bolha sai na garrafa;
Motor ligado e frio: Começa a sair bolhas imediatamente após ligar o motor;

Isso é sinal que a junta do cabeçote ja era ?

Agradeço qualquer dica.

DouglasMac
18/08/2012, 19:26
Prezado, comece pelo mais barato...troque a tampa do radiador primeiro, original custa R$28 e na medida de pressão certa (0,9).
Abraço.

tpidealli
21/08/2012, 14:07
Perfeito, mandei fazer a alteração, ficou muito bom, fim do problema de aquecimento.
Agora preciso testar na trilha, no transito já era um problema, e foi resolvido!
Agora não existe mais caixa de expansão...que segundo quem fez a adapatação pra mim, disse que nem sempre funciona o esquema de retornar a água para o radiodar, esse esquema realmente não presta e essas tampas de radiador sempre dao problema...a melhor coisa é trabalhar com reservatorio de agua...me pareceu uma boa solução, por enquanto esta atendendo.

Abs.



Eduarte,

Mandei fazer uma alteração no sistema de arrefecimento, vamos ver se dará resultado, tenho os mesmo problemas que todo mundo de jogar agua pra fora na caixa de expansão...estou colocando o radiador fechado sem tampa, ligado a um reservatorio de agua, assim fico livre desse problema de tampa de radiador com pressoes diferentes...já tinha trocado de 0.9 para 1.0 e nada de resolver! aditivos....radiador novo com mais colmeias que o normal...até que melhorou um pouco mas nao resolveu....
Vamos ver se assim resolve, e nao preciso mais ficar repondo agua todo dia rsss




Abracos!

denishark
23/08/2012, 15:08
Onde encontro a junta de aluminio para o cabeçote da Sportage Turbo Diesel ?

Fravio_GO
25/08/2012, 08:51
Ola.. sou novo aqui no forum, comprei uma sportage semana passada e não quero arriscar com o problema que todos falam de aquecimento. Alguem sabe me falar qual radiador maior serve e ventoinha eletrica. Qual carro serve para adaptar ou onde encontro um que resolva o problema.

Obrigado!

DouglasMac
25/08/2012, 13:07
Onde encontro a junta de aluminio para o cabeçote da Sportage Turbo Diesel ?

Dênis, somente recomendo original Kia, vá em uma concessionária (antiga de preferencia).
Abraço.

DouglasMac
25/08/2012, 13:09
Ola.. sou novo aqui no forum, comprei uma sportage semana passada e não quero arriscar com o problema que todos falam de aquecimento. Alguem sabe me falar qual radiador maior serve e ventoinha eletrica. Qual carro serve para adaptar ou onde encontro um que resolva o problema.

Obrigado!
Flávio, seja bem vindo.

Como nunca tive problemas, os dois aqui são originais. Não posso te ajudar, mas vai aparecer alguém da family SPT para te ajudar. Aguarde, abraços.

alexandrodorner
26/08/2012, 11:13
Ola.. sou novo aqui no forum, comprei uma sportage semana passada e não quero arriscar com o problema que todos falam de aquecimento. Alguem sabe me falar qual radiador maior serve e ventoinha eletrica. Qual carro serve para adaptar ou onde encontro um que resolva o problema.

Obrigado!

Fala Flavio-gente-boa seja bem vindo ao fan-clube da spt .
Flavio tenho spt a diesel e reconstrui todo o sistema de arrefecimento e melhorei vou paçar a voce todas as melhorias que eu fis , sao elas:
M1) Radidor 50% maior , o radiador pode ser o mesmo basta usar as mesmas tampas (superior e inferior) e trocar o conjunto de coumeia que e´ de 2 fileiras p/ um de 3 coumeias com isto aumenta em 50% o volume de agua/fluido.
M2)Conjunto ventoinha eletrica , voce pode usar do meriva ou do gol (g5) no caso do gol voce pode usar tambem o conjunto suporte-defletor que vai encaixar sertinho (o interrupitor-termo-estatico ou sebolao deve ser alojado na tampa inferior do radiador p/ que assin tenha um funcionamento correto)
M3)Rcipiente de espançao , estale do gof 1.8 97 e´ pequeno e bem resistente (conectar mangueira inferior do recipiente na tampa inferior do radiador e conectar mangueira superior do recipiente na tampa superior do radiador e remover e lacrar tampa-vauvola de escape do radiador)
M4)Vauvola-termo-estatica coloque do opala que opera 75graus e faça um furinho 4mm de diametro.
Flavio procure levar seu carro em um especialista em sistema de arrefecimento aqui em Jaraguab do Sul SC tem a Casa dos Radiadores Guits , faça estas melhorias todas de uma ves so´ pois tera um custo menor .
Flavio , estudo este carro 3anos eu sei o que estou disendo vale apena faser estas melhorias pois fis na branquinha e comprovei a efissiencia do sistema.
Se ajudei um abraço.
Alexandro Dorner

JoaoParreiras
26/08/2012, 17:32
Essa é a maneira e o torque correto...

356344

[]s
(DU)

EDuarte, procurei o manual de oficina para a Sportage 2.0 Tdi mas não o encontrei na internet. Você poderia me enviar uma copia deste manual por email?
Abraço!

vande49
26/08/2012, 23:57
EDuarte, procurei o manual de oficina para a Sportage 2.0 Tdi mas não o encontrei na internet. Você poderia me enviar uma copia deste manual por email?
Abraço!


Amigo é só clicar neste link que ja baixa automatico o manual: http://itajaioffroad.com.br/manuais/Manual%20SPORTAGE.zip

Abraços

JoaoParreiras
27/08/2012, 00:14
Amigo é só clicar neste link que ja baixa automatico o manual: http://itajaioffroad.com.br/manuais/Manual%20SPORTAGE.zip

Abraços

Obrigado pela ajuda, mas esse link que enviou é o do kiatechinfo, ele tem apenas o manual para o motor a gasolina. O EDuarte postou uma imagem de uma pagina do manual de oficina do motor a diesel. O que estou procurando é o manual de oficina da Sportage 2.0 a diesel.

Abraço!

vande49
27/08/2012, 17:21
Obrigado pela ajuda, mas esse link que enviou é o do kiatechinfo, ele tem apenas o manual para o motor a gasolina. O EDuarte postou uma imagem de uma pagina do manual de oficina do motor a diesel. O que estou procurando é o manual de oficina da Sportage 2.0 a diesel.

Abraço!

Blz amigo, tbm tenho o diesel/gasol 1994 atè 2000 porem é mto ruim pois é em russo só da pra ver mesmo os desenhos.

Abeaços

Jeepeiro doidao
28/08/2012, 19:58
Olá pessoal... Bom vim aki deixar uma dica pra vc´s... Sexta feira eu fiz uma limpeza no sistema de arreficiamento da minha negona, coloquei agua e 2 litros de aditivos... mais quando peguei a estrada no domingo... o ponteiro de temperatura começou a subir e ficou jogando agua pra fora... quer dizer... agua n. ESPUMA!!!! Achei muito estranho... ficar saindo espuma de dentro do radiado... só pode o carro estar com raiva!!! Dai descobri q o problema foi o aditivo... teve uma reação quimica e ficou espumando! hj eu fiz outra limpeza e só coloquei agua pra ver o comportamento do carro... Mais irei manter vc´s informados!!!

Abraços...

tpidealli
29/08/2012, 01:46
Cara eu ainda tenho minhas duvidas desse esquema do radiador usar esse vaso de expansão...eu acho que isso tem uma falha grande de nao voltar a agua para o sistema....fiz a mudanca com reservatorio de agua, eliminei o radiador com tampa, e tirei a valvula termostatica...o motor anda agora gelado gelado,por enquanto nao tive problema nenhum!Sobre consumo....pra mim ta tudo igual! ate porque com pneus 32 ja fazia 6 por litro nao mudou nada continua nos 6.




Olá pessoal... Bom vim aki deixar uma dica pra vc´s... Sexta feira eu fiz uma limpeza no sistema de arreficiamento da minha negona, coloquei agua e 2 litros de aditivos... mais quando peguei a estrada no domingo... o ponteiro de temperatura começou a subir e ficou jogando agua pra fora... quer dizer... agua n. ESPUMA!!!! Achei muito estranho... ficar saindo espuma de dentro do radiado... só pode o carro estar com raiva!!! Dai descobri q o problema foi o aditivo... teve uma reação quimica e ficou espumando! hj eu fiz outra limpeza e só coloquei agua pra ver o comportamento do carro... Mais irei manter vc´s informados!!!

Abraços...

gil9001
13/09/2012, 20:22
Pessoal a minha sportage gas/98 começou a esquentar ontem do nada, a temperatura ficou muito alta, e hoje peguei um pouco de transito durante o dia, e o dia estava bem quente, a temperatura subiu novamente, ficando um ponto acima do meio. O que será que está acontecendo!?

rpetrucci
18/09/2012, 18:33
Amigo verifica se:

Radiador esta OK
Liquido radiador (aditivo) esta OK
Valvula termostática esta OK
Acoplamento viscoso esta OK

Isso é o básico pra você ver ....

DouglasMac
18/09/2012, 18:44
Amigo verifica se:

Radiador esta OK
Liquido radiador (aditivo) esta OK
Valvula termostática esta OK
Acoplamento viscoso esta OK

Isso é o básico pra você ver ....

Não se esqueça da tampa do radiador com 0,9bar.
Abraço.

gil9001
18/09/2012, 22:37
Blz. vou verificar estes itens. Falei com o mecanico ele já falou de cara.....o pessoal costuma travar a ventuinha, mas não sei não, acho melhor ver estes itens primeiro. deve ser este acoplamento viscoso.

Valeu pessoal.








Sportage/98 Gas/GNV

DouglasMac
18/09/2012, 23:39
Cara eu ainda tenho minhas duvidas desse esquema do radiador usar esse vaso de expansão...eu acho que isso tem uma falha grande de nao voltar a agua para o sistema....fiz a mudanca com reservatorio de agua, eliminei o radiador com tampa, e tirei a valvula termostatica...o motor anda agora gelado gelado,por enquanto nao tive problema nenhum!Sobre consumo....pra mim ta tudo igual! ate porque com pneus 32 ja fazia 6 por litro nao mudou nada continua nos 6.

Cuidado, todo motor tem uma temperatura para trabalhar, acima ou abaixo afeta sua durabilidade.
Abraço.

CarlAlberto
20/09/2012, 16:43
Boa tarde pessoal!

Li alguns ítens sobre o funcionamento da hélice para fins de refrigeraçao do motor e fiquei com dúvidas: Entendi que ao ligar o motor estando frio, a hélice gira conforme o giro do motor e que após o aquecimento conforme a necessidade de refrigeração há um gel que não sei bem se é este termo, "dilata" fazendo com que a hélice gire com maior velocidade, gerando assim mais vento para refrigerar o motor. É este o entendimento?

Com o motor frio e desligado há dificuldade em girar a hélice com a mão, e com o motor quente consegue-se girar esta hélice com mais facilidade, é isso mesmo?


Hélice travada não se consegue girar nem com o motor frio nem quente e o funcionamento do motor fica super barulhento. Está correto?


Tenho estas dúvidas, pois no meu jipe Sportage TDI 2001 não consigo girar a hélice nem com ele frio e nem quente, porém o motor funciona normalmente sem fazer nehum barulho excessivo, a temperatura sempre normal, inclusive instalei um marcador de temperatura auxiliar, pois não se pode confiar no marcador original. A água passo meses sem ter que completar, fiz todo o motor, inclusive cabeçote a 06 meses. Enfim, entendo que a hélice esteja travada e o acoplamento viscoso esteja inoperante. Más não seria então para ela ter problema de refrigeração?
Fiz um teste com um lenço colocando próximo da hélice com o motor frio e quente, e o vento liberado é o mesmo. Na cidade ando a 80KM/H, na BR 100 KM/H, aqui em Brasília a temperatura é amena.


Algum colega do fórum poderia me tirar esta dúvida?

Agradeço


Carlos

cegandrade
21/09/2012, 07:47
O acoplamento viscoso estando mais frio ele nao gera aderencia na helice e por isso ira rodar suave, a medida que o motor vai esquentando o gel vai ficando denso e a aderencia da helice é maior. Isso vai ocorrendo naturalmente. O que acontece é que o gel tem vida util e quando para de funcionar, alguns furam e colocam um parafuso travando tudo. Com ela travada, a temperatura vai ficar muito abaixo e gerar um aumento de consumo.
O teste é simples, com o motor frio e desligado a helice tem de girar com facilidade. Se ela estiver travada, nao sera possivel girar a helice sem que gire o motor junto.
E com ela travada, quanto maior o giro do motor maior a velocidade da helice, e com isso gera um barulho parecido com um turbo, que nom eu caso, me matava de raiva.

CarlAlberto
21/09/2012, 10:49
O acoplamento viscoso estando mais frio ele nao gera aderencia na helice e por isso ira rodar suave, a medida que o motor vai esquentando o gel vai ficando denso e a aderencia da helice é maior. Isso vai ocorrendo naturalmente. O que acontece é que o gel tem vida util e quando para de funcionar, alguns furam e colocam um parafuso travando tudo. Com ela travada, a temperatura vai ficar muito abaixo e gerar um aumento de consumo.
O teste é simples, com o motor frio e desligado a helice tem de girar com facilidade. Se ela estiver travada, nao sera possivel girar a helice sem que gire o motor junto.
E com ela travada, quanto maior o giro do motor maior a velocidade da helice, e com isso gera um barulho parecido com um turbo, que nom eu caso, me matava de raiva.

Obrigado xará pelo esclarecimento.

Então a hélice do meu jipe está travada, pois tanto com o motor frio, bem como quente ela não gira utilizando a mão. O curioso é que não afeta o consumo, pois faço a média sempre que abasteço e a mesma fica sempre em torno de 13 a 13,5 Km/L diesel, outro fato curioso é que não há barulho insuportável vindo do motor, só ouço o barulho normal da turbina quando das mudanças de marcha, a temperatura fica constantemente entre 70 e 80 gráus, apenas uma vez em uma subida íngreme e com um calor em torno de 35 gráus que o ponteiro chegou próximo dos 90.
Lendo um post de um colega aqui do fórum neste mesmo tópico, no post 73, fala que os spt a gasolina não é aconselhável travar a hélice devido às rotações do motor e que diesel não há problemas , devido a estas rotações serem mais baixas. Falou também que não se trava a hélice com parafuso, e que a dica seria utilizar uma lixa, se não me engano 80 no interior do sistema da hélice. Outra questão é que com a hélice travada ao passar em lugares alagados há o risco da hélice quebrar. Talvez a hélice do meu carro esteja travada desta forma, por isso não faz barulho e nem afeta no consumo. Vou verificar esta situação e o resultado posto depois.

Um abraço!


Carlos

cegandrade
21/09/2012, 14:57
A sua deve estar com valvula termostatica e por isso esta mantendo a temperatura, no meu caso esta sem. E preferi mudar o sistema de mecanico para eletrica usando a ventoinha do monza, ficou muito bom.

CarlAlberto
21/09/2012, 16:05
A sua deve estar com valvula termostatica e por isso esta mantendo a temperatura, no meu caso esta sem. E preferi mudar o sistema de mecanico para eletrica usando a ventoinha do monza, ficou muito bom.

Cara, com certeza há a válvula termostática, pois quando fiz o motor perguntei ao mecânico sobre ela e faço questão da utilização. A válvula termostática é imprescindível, não se deve deixar sem, ela é a responsável pelo controle de temperatura do motor, conforme a especificação de fábrica, o motor tem que funcionar na temperatura ideal e ela é a responsável por isso. A inconstância na temperatura causa o desgaste precoce do motor, o que na verdade tem que se fazer é deixar o sistema em perfeito fucionamento, principalmente na questão desta ventilação. É claro que se você puder otimizar este funcionamento ( no seu caso colocou a ventuinha elétrica) é válido, más sem a válvula termostática jamais, te aconselho a utilizá-la, por isso fiquei preocupado com a hélice do meu carro estar travada, vou providenciar o reparo no aclopamento viscoso, outra, aconselho colocar um marcador de tempratura extra, afinal você perdeu o motor por isso.... Gato escaldado tem medo de água fria, rsrs.....


Bom final de semana!


Carlos

Costa Junior
21/09/2012, 19:41
Cara eu ainda tenho minhas duvidas desse esquema do radiador usar esse vaso de expansão...eu acho que isso tem uma falha grande de nao voltar a agua para o sistema....fiz a mudanca com reservatorio de agua, eliminei o radiador com tampa, e tirei a valvula termostatica...o motor anda agora gelado gelado,por enquanto nao tive problema nenhum!Sobre consumo....pra mim ta tudo igual! ate porque com pneus 32 ja fazia 6 por litro nao mudou nada continua nos 6.

Boa noite, amigos.
ontem , lacrei o radiador e coloquei o vaso expansor.
Fiquei incucado, por que notei que não há retorno da agua para o vaso expansor. Isso é norma?
A temperatura não subiu. tenho o marcador de temperatura da guster e a temperatura manteve-se sempre nos 75 graus.
Alguem pode opinar?
Agradeço
Costa Junior

DouglasMac
21/09/2012, 22:19
CarlAlberto, Acoplamento não dá reparo que presta, só novo.
Costa, não opino por não usar o sistema, mas a princípio parece normal.
Abraços.

CarlAlberto
24/09/2012, 14:23
CarlAlberto, Acoplamento não dá reparo que presta, só novo.
Costa, não opino por não usar o sistema, mas a princípio parece normal.
Abraços.

Obrigado Douglas, me expressei mal, o reparo no caso que mecionei será mesmo colocando um novo.

CarlAlberto
24/09/2012, 14:41
Boa noite, amigos.
ontem , lacrei o radiador e coloquei o vaso expansor.
Fiquei incucado, por que notei que não há retorno da agua para o vaso expansor. Isso é norma?
A temperatura não subiu. tenho o marcador de temperatura da guster e a temperatura manteve-se sempre nos 75 graus.
Alguem pode opinar?
Agradeço
Costa Junior

Costa Júnior, no caso do meu carro (TDI 2001) o sistema de arrefecimento é original. A função do vaso expansor é para receber a água por ocasião do aumento de pressão no motor, fazendo-a retornar tão logo esta pressão normalize. Não necessariamente significa que há problema de superaquecimento. Imagine esta pressão toda se não houvesse pra onde ela sair, haveria uma explosão. No vaso expansor há uma medida certa para deixar o nível de água.

Espero ter ajudado.


Carlos Alberto

rpetrucci
24/09/2012, 19:27
Pessoal, se o sistema de arrefecimento da sua sportage esta com problemas, tenha certeza que tem algo errado e não o sistema que foi projetado de forma incorreta.
Não façam gambiarras com ventoinhas elétricas e coisa e tal, não pense que seu mecânico vai saber mais que os engenheiros da kia, muito pelo contrário.

Prestem ATENÇÃO, se esta fervendo é porque tem algo errado, o primeiro passo é fazer a revisão completa do sistema, pois ninguém faz, aposto 1.000 contra 1pila que se ta dando zica é que tem tatu ai !

Todos os itens do sistemas são necessários, se o engenheiro colocou uma valvula termostática, é PORQUE TEM QUE TER A VALVULA; se colocou acoplamento viscoso, é PORQUE TEM QUE TER ACOPLAMENTO VISCOSO.

Não tentem inventar e mudar o que não temos capacidade, apenas revise, coloque tudo ORIGINAL no sistema e pronto, vai parecer mágica mas nosso carinho VELHO vai voltar a funcionar, sim CARRO VELHO pois nossos carros tem no mínimo 10 anos. Se colocar tudo original vai durar mais 10 com certeza.

Tive o mesmo problema que vocês, comprei um carro no maior dos picaretas de Porto Alegre, tudo era zuado e feito a moda facão ( por sinal quem for comprar um carro que passe bem longe da autorecife AUTO RECIFE (http://www.autorecife.com.br) , pois alem de vender porcaria não arruma e fica de historinha, o legitimo picareta). Pois bem, peguei e coloquei tudo como deveria ser, como foi projetado pelos engenheiros da kia e vualá, ja rodei 10mil km e não tive mais problema ....

Reloginho de temperatura, travar ventoinha, trocar expansor, trocar ventuinha ... tudo balela e perda de tempo. Coloca como sempre foi, limpa o sistema e pronto tenha certeza que não vai ficar na mão.

Sigam minhas dicas, pois sei bem como é, no desespero até titica de galinha da esperança, mas não adianta fugir, tudo novo e como deveria ser.

Outra coisa, fique bem longe das peças usadas, pois como as suas já estão velhas, a melhor marca é a peça ZERADINHA.

Fiquem com Deus e bem longe da Autorecife picaretation de Porto Alegre RS

tannuri neto
25/09/2012, 12:35
[QUOTE=rpetrucci;1744074]Boas novas meus amigos ...
Depois de levar em uma oficina realmente séria, onde trocaram a junta vagabunda de amianto por uma novinha de aluminio como deve ser; andei 500km a 120km/h e nada se sumir água ... graças a DEUS e ao santo João da T&B de Porto Alegre (51 - 3343.2401)


Olá Rpetrucci!

Minha TDI está tbem "escondendo água". Já revisei arrefecimento todo, mangueiras, valvulas, troquei bomba dágua, tampa, mangotes, etc. etc... Ficou uns tempos (60 dias) sem baixar nivel de água. Nesta semana foi necessário encher reservatorio e radiador várias vezes. Deu também uma vez, sinal de aquecimento (ponteiro chegando a metade do marcador). Pergunto:
Onde fica esse T&B em POA? Sou de Viamão. Abraço. Meu email diebtannuri@yahoo.com.br.

carlos costa
26/09/2012, 17:28
Ola rpetruci amigo, permita me descordar,engenheiro tambem erra.colocar sistema de arrefecimento de carro a gasolina igual de carro a diesel e erro grave,por isso que muitas spt a diesel fervem e algumas a gasolina tambem,e no minimo mal dimenssionado..quando o sistema e bem projetado não da defeito nem em mau funcionamento,so se faltar agua.uma dica da para recondicionar acomplamento viscoso,desmonte e troque o gel,em casa de aero modelismo peça gel de cilicone viscosidade 500 e o mesmo so trocar ta novo.

EDuarte
26/09/2012, 17:49
Ola rpetruci amigo, permita me descordar,engenheiro tambem erra.colocar sistema de arrefecimento de carro a gasolina igual de carro a diesel e erro grave,por isso que muitas spt a diesel fervem e algumas a gasolina tambem,e no minimo mal dimenssionado..quando o sistema e bem projetado não da defeito nem em mau funcionamento,so se faltar agua.uma dica da para recondicionar acomplamento viscoso,desmonte e troque o gel,em casa de aero modelismo peça gel de cilicone viscosidade 500 e o mesmo so trocar ta novo.

Concordo, alem de engenheiro errar feio, as montadoras não adequam os veiculos para o clima dos paisses que estão exportando.

[]s
(DU)

tannuri neto
27/09/2012, 17:49
Concordo, alem de engenheiro errar feio, as montadoras não adequam os veiculos para o clima dos paisses que estão exportando.

[]s
(DU)

Aí pessoal, valeu a dica. Amanhã tenho marcado com mecanico. Vou ficar atento. Minha TDi 2000 está com quase 300 mil, motor ronronando como gatinho, não baixa óleo, continua econômica, firme, confiável, toda revisada desde suspensão, bomba, pintura, tudo no lugar. Esse tipo de viatura não pode ser descuidada, senão já sabemos... Em julho fizemos 4.000 km e não decepcionou. Estou a quase seis anos, não tenho intenção de vender. Espero continuar assim. Até... darei noticias...

André Fernandes
28/09/2012, 00:02
Aí pessoal, valeu a dica. Amanhã tenho marcado com mecanico. Vou ficar atento. Minha TDi 2000 está com quase 300 mil, motor ronronando como gatinho, não baixa óleo, continua econômica, firme, confiável, toda revisada desde suspensão, bomba, pintura, tudo no lugar. Esse tipo de viatura não pode ser descuidada, senão já sabemos... Em julho fizemos 4.000 km e não decepcionou. Estou a quase seis anos, não tenho intenção de vender. Espero continuar assim. Até... darei noticias...


poxa vida, meu carro ta com 117.000 quilômetros rodados, eu tenho 20 anos de idade,. pelo andar da carruagem então, o carro derrepentemente dura mais que eu.

gil9001
28/09/2012, 10:13
Ola rpetruci amigo, permita me descordar,engenheiro tambem erra.colocar sistema de arrefecimento de carro a gasolina igual de carro a diesel e erro grave,por isso que muitas spt a diesel fervem e algumas a gasolina tambem,e no minimo mal dimenssionado..quando o sistema e bem projetado não da defeito nem em mau funcionamento,so se faltar agua.uma dica da para recondicionar acomplamento viscoso,desmonte e troque o gel,em casa de aero modelismo peça gel de cilicone viscosidade 500 e o mesmo so trocar ta novo.

Voce já fez o recondicionamento? ou alguem já fez? da certo mesmo? a minha é a gasolina e tbm tive problemas com aquecimento e o mecanico travou ela. É complicado para tirar ela e desmontar?

gil9001
28/09/2012, 10:29
Outra coisa amigos, me parece que vi alguem cortou 4 pás da helice, estou pensando em fazer isso também.
alguma recomendação?

tannuri neto
28/09/2012, 18:42
AI fernando!

Se vc tem uma sportage Turbo Intercooler Diesel, digo que para mim é um carro seguro,
economico e até o momento não tive grandes manutenções. Conheço alguns proprietários
que a viatura está com mais km e ainda estão satisfeitos.
O segredo: manutenção. Troca óleo, filtros, revisar sistemas, etc....
Boa sorte.
Tannuri

Luiz Roberto Coura Paiva
30/09/2012, 16:10
A questão de superaquecimento da Sportage, em meu modesto entendimento, é em função de um projeto mal feito. Não tem jeito, se não quizer mais aborrecimento, deve, sim, modificar o sistema de arrefecimento. O original não é suficiente para refrigerar o motor da Sportage. Troquei o sistema aberto (original) pelo sistema selado há mais de três anos e não tive mais aborrecimento (perdi dois cabeçotes e quatro juntas) e instalei a ventuinha elétrica com marcador de temperatura mecânico auxiliar a base de mercúrio. É obvio que a manutenção é importante (água destilada, 40% de aditivo, revisão do sistema - mangueiras, varetar radiador, retirar e LAVAR a colméia, etc.), mas pela quantidade de viaturas que apresentam problema de aquecimento, fica bem claro que o sistema original é que é falho.

Acho a Sportage um excelente jeep, resistente, econômico, etc, nunca me deixou na "mão" (e olha que faço trilhas pesadas), mas o sistema de arrefecimento deve ser mudado.

Abraços a todos.

DouglasMac
30/09/2012, 19:39
Luiz, tá bom??

Pois é, esse assunto da muito pano pra manga. Voce sabe que tenho uma TDI 2001 com 190.000km e minha a 7 anos e, também uma 97 Gas. para as trilhas (bem pesadas). NUNCA nenhuma ferveu ou bateu motor, etc.
A TDI/2001 não conhece ferramentas e substituição de peças por defeito, só preventivos e basicamente óleo/filtros/tampa radiador/acoplamento/termostática. Rolamentos de roda ainda são originais e sem qq sinal de cansaço, motor e bomba injetora perfeitos e sem sequer um vazamento ou merejado.
A 97/Gas - Curcunda - manutenção comun de viatura de trilha, porém nada de motor/aquecimento. Viajo longe, faço trilhas e volto no maior sossego.
Então, acho que vai de cada cuidado dispensado antes de apresentar problemas, o passado de cada viatura, etc. Ventuinha elétrica falha também, queima fusível, quebra ao entra acelerado em travessias de rios e etc.
Abraço.

carlos costa
01/10/2012, 15:23
Ola,sim ja fiz funcionou ja vendi a spt ja fazem dois anos conheço o novo dono ele continua rodando era uma a gasolina.

rpetrucci
01/10/2012, 20:47
Voce já fez o recondicionamento? ou alguem já fez? da certo mesmo? a minha é a gasolina e tbm tive problemas com aquecimento e o mecanico travou ela. É complicado para tirar ela e desmontar?

Amigo comprei uma nova, na caixa por R$ 250,00 em Porto Alegre ... não vale o serviço... compra nova e troca ...

rpetrucci
01/10/2012, 20:49
A questão de superaquecimento da Sportage, em meu modesto entendimento, é em função de um projeto mal feito. Não tem jeito, se não quizer mais aborrecimento, deve, sim, modificar o sistema de arrefecimento. O original não é suficiente para refrigerar o motor da Sportage. Troquei o sistema aberto (original) pelo sistema selado há mais de três anos e não tive mais aborrecimento (perdi dois cabeçotes e quatro juntas) e instalei a ventuinha elétrica com marcador de temperatura mecânico auxiliar a base de mercúrio. É obvio que a manutenção é importante (água destilada, 40% de aditivo, revisão do sistema - mangueiras, varetar radiador, retirar e LAVAR a colméia, etc.), mas pela quantidade de viaturas que apresentam problema de aquecimento, fica bem claro que o sistema original é que é falho.

Acho a Sportage um excelente jeep, resistente, econômico, etc, nunca me deixou na "mão" (e olha que faço trilhas pesadas), mas o sistema de arrefecimento deve ser mudado.

Abraços a todos.


Amigo desculpa, mas a sportege só ferve por relaxamento, se não do atual dono, do anterior.
Infelizmente é a mais crua e nua verdade.

rpetrucci
01/10/2012, 20:51
Luiz, tá bom??

Pois é, esse assunto da muito pano pra manga. Voce sabe que tenho uma TDI 2001 com 190.000km e minha a 7 anos e, também uma 97 Gas. para as trilhas (bem pesadas). NUNCA nenhuma ferveu ou bateu motor, etc.
A TDI/2001 não conhece ferramentas e substituição de peças por defeito, só preventivos e basicamente óleo/filtros/tampa radiador/acoplamento/termostática. Rolamentos de roda ainda são originais e sem qq sinal de cansaço, motor e bomba injetora perfeitos e sem sequer um vazamento ou merejado.
A 97/Gas - Curcunda - manutenção comun de viatura de trilha, porém nada de motor/aquecimento. Viajo longe, faço trilhas e volto no maior sossego.
Então, acho que vai de cada cuidado dispensado antes de apresentar problemas, o passado de cada viatura, etc. Ventuinha elétrica falha também, queima fusível, quebra ao entra acelerado em travessias de rios e etc.
Abraço.

Com certeza bravo amigo Douglas ... engenheiro não erra, não no projeto final....
É muito facil apontar o dedo para as montadores ao invés de assumir os nossos ...
Não adianta, SPORTAGE ferve por culpa do dono que é relaxado na manutenção.

Depois que o João da T&B de Porto Alegre arrumou todas as gambiarras que o PICARETA DA AUTORECIFE fez, levo justo e certo as manutenções que é somente alegria !

rpetrucci
01/10/2012, 21:00
Ola rpetruci amigo, permita me descordar,engenheiro tambem erra.colocar sistema de arrefecimento de carro a gasolina igual de carro a diesel e erro grave,por isso que muitas spt a diesel fervem e algumas a gasolina tambem,e no minimo mal dimenssionado..quando o sistema e bem projetado não da defeito nem em mau funcionamento,so se faltar agua.uma dica da para recondicionar acomplamento viscoso,desmonte e troque o gel,em casa de aero modelismo peça gel de cilicone viscosidade 500 e o mesmo so trocar ta novo.


Carlos, num projeto de carro temos vários engenheiros envolvidos, são muitos ...
Erros podem ocorrer na parte de produção das peças, e logo são corrigidos. Nenhuma montadora é leviana para deixar uma coisa errada seguir por 5 anos consecutivos, por mais muquirana que seja a amontadora.

É mais facil dizer que é um erro de projeto do que dizer, "eu tinha que trocar o acoplamento viscoso por um novo, no entanto como sou muquirana, mandei colocar um parafuso e trava-lo".

Devemos assumir nossos erros.

Carro usado tem um passado que nem sempre é bom, muito pelo contrario, normalmente é muito ruim.
Carro usado a diesel então ... os picaretas (como foi meu caso, a loja que me vendeu é o maior dos falcatruas que ja negociei, a AUTORECIFE AUTO RECIFE (http://www.autorecife.com.br)) pois fizeram um monte de gambiarra, da menor a maior. Dai quando o coitado compra o carro e começa a realmente utilizar, ele começa a explodir, literalmente.

Engenheiros, não erram.Os donos é que não querem gastar e arrumar como os engenheiros sugerem no manual do veiculo.
Tenha em mente isso que tudo vai bem, pode ter certeza.

Sei que o assunto é polemico, mas se parar e pensar com todo o carinho do mundo, vai ver que o proprietário é o culpado em 99% dos casos.

Desviando o assunto um pouco, isso parece um amigo que comprou uma S10 nova e estava dizendo que o carro tinha defeito na embregem e que o cardã fazia barulho ... conversando com ele, ele rebaixou o carro e colocou rodas aro 20 perfil baixo (como dizemos aqui em Porto Alegre, magal).
Agora me dia, os engenheiros perderam quantos anos calculando, projetando, fazendo protótipo, etc etc , para chegar um mané, rebaixar o carro e colocar rodão ?!?! Dai a culpa de f* a embreagem e fazer barulho é do cardã e não do animal que fez o seriviço ?

O assunto da pra montar um tópico novo, e debatermos e discutirmos mais de 1 ano sobre isso.

Abraço a todos e que tenham a mesma inspiração que eu tive ... TUDO NOVO E ORIGINAL que vai bem no seu SPORTAGE, somente alegria.

Abraços

DouglasMac
02/10/2012, 13:58
Comentário: o sistema de arrefeciamnto das SPT não são de um sistema específico (diesel ou gasolina), ele é antigo, como Opalas, Maverikes, Dodge Dart, D-10, e etc porém, com acoplamento viscoso...sistemas lacrados é para motores que necessitam de alta temperatura para seu melhor desempenho.
Olhem as L-200 e cia, são muito mais problemáticas. Lá o problema foi resolvido em parte com um tal de "kit gelo".
SPT, tudo de bom, basta um bom meca, preventivas e peças de qualidade!!!
Abraços

gil9001
04/10/2012, 09:12
Amigo comprei uma nova, na caixa por R$ 250,00 em Porto Alegre ... não vale o serviço... compra nova e troca ...

Voce tem como passar o nome da loja, ou end eletronico? Grato.

tannuri neto
05/10/2012, 19:07
Concordo, alem de engenheiro errar feio, as montadoras não adequam os veiculos para o clima dos paisses que estão exportando.

[]s
(DU)

Aí pessoal, apesar de todo estresse, com idas e vindas em oficinas, ouvindo diversos diagnósticos... a substituição da tampa do radiador por uma original R$ 36,00 na KIA, minha sportage há 3 dias não baixa água do radiador. Mesmo assim, vou realizar mais uma limpeza e varetear o radiador.
Valeu as dicas.
Tannuri Neto

Luiz Roberto Coura Paiva
14/10/2012, 06:08
Engenheiros, não erram.Os donos é que não querem gastar e arrumar como os engenheiros sugerem no manual do veiculo.
Tenha em mente isso que tudo vai bem, pode ter certeza.



Perfeito, no universo, somente a lei da gravidade. É claro que existem projetos mal feitos, não só automobilísticos. Claro está que o projeto do sistema de refrigeração da Sportage NÃO FUNCIONA ante a quantidade de reclamações a respeito. É obvio, conforme disse, que a manutenção é muito impostante, mas não tem como negar, o projeto de refrigeração da Sportage é falho, sim. Como disse, perdi 2 cabeçotes e 4 juntas, apesar de só usar peças originais e seguir, detalhadamente, o manual. Entretanto, depois que fiz a mudança de sistema nunca mais tive aborrecimento (e olha que já tem mais de 3 anos).

Já tive vários jipes, conheço razoavelmente de mecânica para externar minha opinião. Então, se você mora no emisfério norte, ou na Patagônia, talvez não venha a ter este tipo de problema (superaquecimento). Mas se mora em país tropical, com certeza, um dia você terá, mesmo fazendo uma manutenção extremamente cautelosa.

Luiz Roberto Coura Paiva
14/10/2012, 06:11
Há, só mais uma coizinha: chuveu "praca" anteonte e continua até agora (mais fraquinha, tipo garoa). E TÔ SAINDO PRA TILHA ... kkkkkkk.

Abraços a todos.

robertofs
14/10/2012, 13:45
Perfeito, no universo, somente a lei da gravidade. É claro que existem projetos mal feitos, não só automobilísticos. Claro está que o projeto do sistema de refrigeração da Sportage NÃO FUNCIONA ante a quantidade de reclamações a respeito. É obvio, conforme disse, que a manutenção é muito impostante, mas não tem como negar, o projeto de refrigeração da Sportage é falho, sim. Como disse, perdi 2 cabeçotes e 4 juntas, apesar de só usar peças originais e seguir, detalhadamente, o manual. Entretanto, depois que fiz a mudança de sistema nunca mais tive aborrecimento (e olha que já tem mais de 3 anos).

Já tive vários jipes, conheço razoavelmente de mecânica para externar minha opinião. Então, se você mora no emisfério norte, ou na Patagônia, talvez não venha a ter este tipo de problema (superaquecimento). Mas se mora em país tropical, com certeza, um dia você terá, mesmo fazendo uma manutenção extremamente cautelosa.

Endosso essa opinião. Sou novo no universo SPTG TDI, sendo uma Grand 2001, e o dono anterior, depois de ter feito o motor, o Meca travou a ventoinha e tirou a válvula termostática. Aqui em Goiânia é quente, mas nem por isso o motor esquentava o bastante pra funcionar com eficiência. A primeira cosa que fiz foi comprar um termômetro digital Fullgauge 17RGTiL, programar ele pra armar o relé a 92 graus (já que válvula termostática se abre completamente a 88), e desarmar a 90, fazendo acender ou apagar um luz de advertência vermelha. Depois de aferir de forma tabajara o sensor, comparando-o com um termômetro de mercúrio caseiro, e também mergulhando-o em água fervente, concluí que havia uma diferença de 1,5 graus para menos em relação ao de mercúrio, e submerso na água indicava 2,5 graus a mais que quando estava só com a parte que realmente estaria realmente em contato com a água no motor. Acrescentei então mais 4 graus pra compensar as diferenças e montei no carro. Durante o dia, com ar ligado, sem válvula, não passava de 75 graus, e a noite, depois de um chuvisco, não passou de 60. No outro dia instalei a válvula original que havia comprado na concessionária, e constatei que o desempenho do motor melhorou muito, marcando 85 graus. Depois disso, me senti seguro em pegar a estrada e rodar 720km rumo à Rondonópolis-MT. Depois de rodados 80km, a temperatura (no sensor, claro) subiu a 91 graus no topo de uma subida, mas na descida baixou. Nova subida e passou de 92 no finalzinho da rampa, que pra minha sorte, tinha um posto, onde parou já com indicação de 94 graus. Desliguei o motor e fui ver como estava lá na frente. A mangueira na saída da tampa da válvula termostática havia rachado. Esperei esfriar, cortei um pedaço e montei novamente. Completei e água e segui em frente. Depois de mais 200km, a temperatura voltou a subir, mas com indicação de 89 graus já parei num outro posto. Sumiu água. Já fiquei preocupado, mas completei e segui em frente. Mais 200km e a coisa se repetiu. Parei em um posto, e resolvi não correr mais riscos. Retirei a válvula termostática, completei a água e segui em frente, onde a temperatura não passou de 81 graus.

Resultado: acredito que posso estar com uma junta queimada ou cabeçote trincado. Já em Rondonópolis, no outro dia, com motor frio, coube pouco mais de 1 litro de água. Dei partida no motor, e com sem a tampa do radiador observei micro bolhas de ar, embora o motor esteja funcionando aparentemente normal.

Minha conclusão: é um sentimento muito ruim pensar que posso ter danificado um cabeçote por conta de uma peca que me custou R$ 25,00. O problema também pode ser outro, mas uma coisa é fato: ainda bem que dei uma pesquisada nesse fórum antes e coloquei um sensor de temperatura digital, pois o problema poderia ser muito pior, já que entre 75 e 94 graus que o termômetro digital me mostrou, o termômetro do painel não mudou praticamente nada. A Kia que me desculpe, e os puristas também, mas no sistema de arrefecimento original em não confio mais, fora o receio que estou em voltar rodando pra Goiânia.

Franca.

DouglasMac
14/10/2012, 16:57
Prezado Robertofs, temperaturas de 90/91/94 graus não queimam a junta (se for de boa qualidade/original). O problema já deveria existir ou próximo de dar fadiga na junta por outros aquecimentos anteriores.
A válvula termostática que usou (original) é a de dois estágios? Tropicalizou a mesma?
Abraço.

robertofs
14/10/2012, 18:02
Prezado Robertofs, temperaturas de 90/91/94 graus não queimam a junta (se for de boa qualidade/original). O problema já deveria existir ou próximo de dar fadiga na junta por outros aquecimentos anteriores.
A válvula termostática que usou (original) é a de dois estágios? Tropicalizou a mesma?
Abraço.

Comprei a válvula na Akar Kia em Goiânia, e não era de dois estágios, o que também me deixou na dúvida, mas como li aqui mesmo que há outro modelo, achei que estava certo, e encaixou perfeitamente. Há. Inscrição. De 88 graus nela, e no teste da panela abriu antes mesmo da água ferver, achei que estava normal. Rodei dois dias antes de pegar estrada, e nem sinal de problemas. Um detalhe relevante é que a tampa do radiador é de 1.1 bar, mas na concessionária garantiram que estava certa, embora já tinha lido aqui que a original é 0.9. Enfim, tentei me informar ao máximo, e comprei até filtro de óleo na concessionária. Também concordo que a temperatura que observei não deveria queimar junta ou trincar cabeçote, mas as micro bolhas sugerem isso.

Na viajem, raramente passei de 3000 rpm. Enfim, é realmente frustrante.

Robertofs (ou Roberto, ou França, ou ainda, Niveiro :-) )

DouglasMac
14/10/2012, 19:14
Comprei a válvula na Akar Kia em Goiânia, e não era de dois estágios, o que também me deixou na dúvida, mas como li aqui mesmo que há outro modelo, achei que estava certo, e encaixou perfeitamente. Há. Inscrição. De 88 graus nela, e no teste da panela abriu antes mesmo da água ferver, achei que estava normal. Rodei dois dias antes de pegar estrada, e nem sinal de problemas. Um detalhe relevante é que a tampa do radiador é de 1.1 bar, mas na concessionária garantiram que estava certa, embora já tinha lido aqui que a original é 0.9. Enfim, tentei me informar ao máximo, e comprei até filtro de óleo na concessionária. Também concordo que a temperatura que observei não deveria queimar junta ou trincar cabeçote, mas as micro bolhas sugerem isso.

Na viajem, raramente passei de 3000 rpm. Enfim, é realmente frustrante.

Robertofs (ou Roberto, ou França, ou ainda, Niveiro :-) )

Termostatica do SPT - TDI é de dois estágios, tira-se o "pingulin" e faz-se um furo de 4mm (tropicalização indicada pela KIA e dá certo). De um estágio é da gasolina.
A tampa é de 0,9 bar, 1.1 "atrasa" a refrigeração.
Então voce tem duas coisas a fazer, trocar a termostática e a tampa. Quanto as bolhas, complete a água e veja de novo.
Mas nada para desespero, difícil ser cabeçote...pense otimista, junta do cabeçote. Caso precise desmontar, observe na mesma se foi ela que deu passagem para pressão e, se é de boa qualidade etc.
Não compre gato por lebre e tb não escute esses caras de concessionárias, não sabem nada de SPT TDI. Compre pelo código da peça, caixa KIA e . final.
Boa sorte e abraço.

PS:tamos aqui pra ajudar.

robertofs
15/10/2012, 08:07
Termostatica do SPT - TDI é de dois estágios, tira-se o "pingulin" e faz-se um furo de 4mm (tropicalização indicada pela KIA e dá certo). De um estágio é da gasolina.
A tampa é de 0,9 bar, 1.1 "atrasa" a refrigeração.
Então voce tem duas coisas a fazer, trocar a termostática e a tampa. Quanto as bolhas, complete a água e veja de novo.
Mas nada para desespero, difícil ser cabeçote...pense otimista, junta do cabeçote. Caso precise desmontar, observe na mesma se foi ela que deu passagem para pressão e, se é de boa qualidade etc.
Não compre gato por lebre e tb não escute esses caras de concessionárias, não sabem nada de SPT TDI. Compre pelo código da peça, caixa KIA e . final.
Boa sorte e abraço.

PS:tamos aqui pra ajudar.

Douglasmac, agradeço os esclarecimentos. Vou tentar encontrar essas peças.O desafio agora é chegar bem casa.

[]'s
Robertofs

Leandro-MacaúbaPaisagismo
15/10/2012, 17:25
Eu ja perdi um cabeçote por problemas de aquecimento e alem disso o dono antigo da viatura não tinha dó do carro e por isso quando eu peguei o carro acabei perdendo o cabeçote, ate mesmo por nao conhecer muito dele. Depois disso o mecanico trocou o cabeçote, colocou a helice de ventilação ligada direto e desligou o marcador original e colocou um sensor de temperatura da marca cronomac, ai nunca mais tive problemas, ja fiz varias viajens do Rio a BH ida e volta sem problemas (uns 600km) e agora acabei de chegar de uma viajem ao sul onde andei mais de 2800km a temperatura na viajem nao passava de 70°. To satisfeito.

robertofs
16/10/2012, 15:01
Graças a Deus, consegui chegar bem em casa ontem a noite. Para rodar 720km, tive que completar um total de 4 litros de água. Já fiz uns contatos hoje, e um cara que trabalha em uma recuperadora de cabeçotes, e que tem também uma SPTG Diesel, me disse acreditar que pode ser junta queimada. De forma preventiva, vou aplicar o "solda bloco" pra reduzir a possibilidade de perda do cabeçote por trinca.

[]'s
Robertofs

André Fernandes
17/10/2012, 16:57
Endosso essa opinião. Sou novo no universo SPTG TDI, sendo uma Grand 2001, e o dono anterior, depois de ter feito o motor, o Meca travou a ventoinha e tirou a válvula termostática. Aqui em Goiânia é quente, mas nem por isso o motor esquentava o bastante pra funcionar com eficiência. A primeira cosa que fiz foi comprar um termômetro digital Fullgauge 17RGTiL, programar ele pra armar o relé a 92 graus (já que válvula termostática se abre completamente a 88), e desarmar a 90, fazendo acender ou apagar um luz de advertência vermelha. Depois de aferir de forma tabajara o sensor, comparando-o com um termômetro de mercúrio caseiro, e também mergulhando-o em água fervente, concluí que havia uma diferença de 1,5 graus para menos em relação ao de mercúrio, e submerso na água indicava 2,5 graus a mais que quando estava só com a parte que realmente estaria realmente em contato com a água no motor. Acrescentei então mais 4 graus pra compensar as diferenças e montei no carro. Durante o dia, com ar ligado, sem válvula, não passava de 75 graus, e a noite, depois de um chuvisco, não passou de 60. No outro dia instalei a válvula original que havia comprado na concessionária, e constatei que o desempenho do motor melhorou muito, marcando 85 graus. Depois disso, me senti seguro em pegar a estrada e rodar 720km rumo à Rondonópolis-MT. Depois de rodados 80km, a temperatura (no sensor, claro) subiu a 91 graus no topo de uma subida, mas na descida baixou. Nova subida e passou de 92 no finalzinho da rampa, que pra minha sorte, tinha um posto, onde parou já com indicação de 94 graus. Desliguei o motor e fui ver como estava lá na frente. A mangueira na saída da tampa da válvula termostática havia rachado. Esperei esfriar, cortei um pedaço e montei novamente. Completei e água e segui em frente. Depois de mais 200km, a temperatura voltou a subir, mas com indicação de 89 graus já parei num outro posto. Sumiu água. Já fiquei preocupado, mas completei e segui em frente. Mais 200km e a coisa se repetiu. Parei em um posto, e resolvi não correr mais riscos. Retirei a válvula termostática, completei a água e segui em frente, onde a temperatura não passou de 81 graus.

Resultado: acredito que posso estar com uma junta queimada ou cabeçote trincado. Já em Rondonópolis, no outro dia, com motor frio, coube pouco mais de 1 litro de água. Dei partida no motor, e com sem a tampa do radiador observei micro bolhas de ar, embora o motor esteja funcionando aparentemente normal.

Minha conclusão: é um sentimento muito ruim pensar que posso ter danificado um cabeçote por conta de uma peca que me custou R$ 25,00. O problema também pode ser outro, mas uma coisa é fato: ainda bem que dei uma pesquisada nesse fórum antes e coloquei um sensor de temperatura digital, pois o problema poderia ser muito pior, já que entre 75 e 94 graus que o termômetro digital me mostrou, o termômetro do painel não mudou praticamente nada. A Kia que me desculpe, e os puristas também, mas no sistema de arrefecimento original em não confio mais, fora o receio que estou em voltar rodando pra Goiânia.

Franca.


como assim.... a minha so trabalha com a valvula termo estatica 1 estagio ( o certo é 2) e depois que cologuei junta de qualidade nunca deu nada... provavelmente colocaram junta de amianto ou então erraram o torque porque o sportage não é de perder agua não...

robertofs
18/10/2012, 00:29
375923375924375925375926
como assim.... a minha so trabalha com a valvula termo estatica 1 estagio ( o certo é 2) e depois que cologuei junta de qualidade nunca deu nada... provavelmente colocaram junta de amianto ou então erraram o torque porque o sportage não é de perder agua não...

Então, ainda não sei qual é a causa, mas a situação é essa:

Bolhas no radiador da Sportage 2.0 TDI - YouTube (http://youtu.be/cFJ8w_cHCVA)

Robertofs.

André Fernandes
18/10/2012, 03:02
poxa cara acho que o meu faz um pouquinho de bolha tambem....
deve ser normal.
o carro ta perdendo agua?
obs adorei o jeito que foi instalado o medidor de temperatura

robertofs
18/10/2012, 12:46
poxa cara acho que o meu faz um pouquinho de bolha tambem....
deve ser normal.
o carro ta perdendo agua?
obs adorei o jeito que foi instalado o medidor de temperatura

Então, na verdade, só copiei o que outros camaradas já haviam feito. O termômetro que usei foi esse:

http://www.fullgauge.com.br/PDF/TIC-17RGTi.pdf

Ele já vem com o sensor, mas não era muito adequado para adaptação no carro. O sensor é o "roller bag":

Full Gauge Controls - Acessórios (http://www.fullgauge.com.br/pt/acessorios.asp)

Acredito que o sensor SB28 seria melhor para adaptação, mas não encontrei aqui em Goiânia-GO.

As fotos em anexo demonstram como instalei, de forma improvisada, o termômetro digital.

[]'s
Robertofs.

375980375981375982375983375984375985

André Fernandes
18/10/2012, 23:42
não esquece de colocar aditivo de qualidade paraflu ou um ai da bardal de preferencia...
provavelmente seu carro ta bom cara....
a menos se ele estiver perdendo agua.(sportage não baixa agua nunca) fui em minas e voltei mais ou menos 1100mil km ida e volta e nada de completar agua...

tannuri neto
19/10/2012, 19:30
ATENÇÃO PESSOAL:

Após semanas tentando resolver o problema da minha viatura SPT TDI, e ouvindo "diagnósticos"
de diversos especialistas (inclusive ex da KIA), F I N A L M E N T E a solução:
1) fui até uma oficina (pequena, de bairro e de aparencia simples), de radiadores;
2) expliquei que minha SPT estava "baixando" muita água e que buscava uma solução;
3) o atendente tirou a tampa do radiador(original), instalou uma tampa com válvula para
injeção de água, antes da vávula um manometro para ver se havia "fuga de água";
4) não deu outra COISA. havia fuga de água (VAZAMENTO). Onde? NA MANGUEIRA DO
AR QUENTE. Localizada atras do motor (são duas), ao lado do turbo;
5) preço das mangueiras??? R$ 7,00

Isso mesmo. Ao injetar água no radiador pelo equipamento acoplado na entrada de água do
radiador, o vazamento apareceu. Mangueira do ar quente, rachada pelo ressecamento.
É isso aí. Nada de radiador furado, junta de cabeçote queimada, etc., etc..
Espero ter ajudado.

André Fernandes
19/10/2012, 20:30
ATENÇÃO PESSOAL:

Após semanas tentando resolver o problema da minha viatura SPT TDI, e ouvindo "diagnósticos"
de diversos especialistas (inclusive ex da KIA), F I N A L M E N T E a solução:
1) fui até uma oficina (pequena, de bairro e de aparencia simples), de radiadores;
2) expliquei que minha SPT estava "baixando" muita água e que buscava uma solução;
3) o atendente tirou a tampa do radiador(original), instalou uma tampa com válvula para
injeção de água, antes da vávula um manometro para ver se havia "fuga de água";
4) não deu outra COISA. havia fuga de água (VAZAMENTO). Onde? NA MANGUEIRA DO
AR QUENTE. Localizada atras do motor (são duas), ao lado do turbo;
5) preço das mangueiras??? R$ 7,00

Isso mesmo. Ao injetar água no radiador pelo equipamento acoplado na entrada de água do
radiador, o vazamento apareceu. Mangueira do ar quente, rachada pelo ressecamento.
É isso aí. Nada de radiador furado, junta de cabeçote queimada, etc., etc..
Espero ter ajudado.




que sorte vc n ter tomado nenhuma atitude precipitada.....
graças a deus

o sportage é tipo aquele mulher que é tão complicada mais tão complicada que deixa o cara doido
ai é so consegui oq ela precisa que é so alegria

robertofs
19/10/2012, 23:58
Ainda não estou certo se há um problema ou não. Ontem, retirei o reservatório de compensação, o lavei bem, e aí entendi onde é o nível correto. Montei, coloquei a quantidade certa de água, e depois de dar uma volta com ar ligado, em que a temperatura chegou próximo dos 80 graus, vi que o volume de água no reservatório aumentou, mas depois de esfriar baixou, voltando pro radiador. Fiz isso com uma outra tampa de radiador que consegui. Amanhã farei o mesmo teste com a tampa de 1.1 bar que veio no meu carro.

Coincidentemente, vi uma dica de uso de manômetro no post abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/96235-sportage-com-fumaca-e-vazamento-de-agua.html#post1577789

As mangueiras que vão pro aquecedor da cabine já estavam isoladas. Vou fazer o teste do manômetro.

[]'s
Robertofs

clairton castro
25/10/2012, 11:15
Alguém sabe me dizer se é muito complicado limpar o sistema de arrefecimento, como devo fazer a limpeza e os cuidados com o motor? Quantos litros de agua (vou comprar agua de bateria) e quantos litros de aditivo coloco? Meu mecânico de carro a gasolina não quer fazer, por estar em dúvida do funcionamento do motor a diesel. Devo comprar alguma produto para limpeza e colocar no no radiador e fazer circular antes de colocar a agua e o aditivo, ou simplesmente esgoto o que tem e coloco direto agua e aditivo? Alguem sabe onde posso fazer isso aqui em Curitiba? Obrigado.

tannuri neto
25/10/2012, 15:28
Alguém sabe me dizer se é muito complicado limpar o sistema de arrefecimento, como devo fazer a limpeza e os cuidados com o motor? Quantos litros de agua (vou comprar agua de bateria) e quantos litros de aditivo coloco? Meu mecânico de carro a gasolina não quer fazer, por estar em dúvida do funcionamento do motor a diesel. Devo comprar alguma produto para limpeza e colocar no no radiador e fazer circular antes de colocar a agua e o aditivo, ou simplesmente esgoto o que tem e coloco direto agua e aditivo? Alguem sabe onde posso fazer isso aqui em Curitiba? Obrigado.

Clairton,
Minha sugestão é de que procure uma loja de consertos de radiadores.
Lá eles vão retirar o radiador, desmontar a parte de cima, "varetear" (passar varetas na colmeia), fazer a limpeza geral.
Na operação eles esgotam a água do sistema todo, radiador e motor, recolocam as mangueiras, braçadeiras, o radiador e
repõe água e o produto adequado. É comum ainda, testarem todo o sistema de mangueiras, braçadeiras, tampa do radiador, etc..
Na minha região, o custo dessa operação gira em torno de R$130 a R$ 250 e o tempo de serviço é de mais ou menos 3 a 4 horas.
Valeu???
Abraço. Tannuri Neto

Rafa-CWB
08/11/2012, 14:26
Qual o nome do acoplamento viscoso em ingles para busca no ebay ou para encontra-lo no Rockauto?

Seria este(no caso o conjunto completo):

Replacement REPK313701 Fan Clutch | Auto Parts Warehouse (http://www.autopartswarehouse.com/sku/Kia/Sportage/Replacement/Fan_Clutch/1998/REPK313701.html?tlc=Engine+%26+Drivetrain)



Ola Regis, não seria este, pois este não é termico, pode ver no anuncio Non-thermal.

Rafa-CWB
08/11/2012, 14:33
O que tenho foi escaneado e esta em pdf, se o seu tbm for digital podemos enviar por email, se estiver impresso vc me manda por correio ou se vc estiver em SP podemos nos encontrar.

[]s
(DU)

Ola EDuarte, teria como me enviar este manual da disel que você tem, pois não consegui baixar da kiatech.
E também como tenho menos de 50 mensagens postadas, até o momento, o forum não me permite enviar nem receber MP, por esse motivo que postei aqui.

Obrigado.

Rafa-CWB
08/11/2012, 14:46
Estava vendo no site da Flório e eles informam que para a Sportage tem a tampa 83 - que é de 0,9 BAR e a tampa 84 que é de 1,1 BAR.

Será que seria uma para a Gasolina outra para a diesel?
Pois como li todas as 139 paginas deste tópico, e se não me engano alguém citou que comprou na kia e era de 1,1 bar.

Gostaria de saber qual seria a certa para a Sportagem 2000/2001 TDI?

Djalma colombo
08/11/2012, 15:55
Rafa pode usar a de 0,9 que é a correta, a de 1,1 abre um pouco mais tarde e pode ocorrer problemas de aquecimento, outra coisa trabalha com o google tradutor para verificar as informações do site da www.kiatechinfo.com, me passe o seu e-mail que tenho o manual, mas ta em ruso!

judemar swarowsky
03/12/2012, 21:38
boa noite amigos!
seguinte,hoje por fazer muito calor em minha região,e, andando um tempinho em marcha lenta com ar ligado,observei que a agua do radiador ferveu. como sou leigo no assunto tenho dúvidas: 1°- será que causou algum dano? obs: deixei esfriar e reparei que estava faltando agua no reservatório,então completei. A principio parece estar tudo normal. 2°- lendo alguns post dos amigos,reparei que existe uma maneira de alterar o sistema de arrefecimento.Como seria exatamente isso?. Caso alguém possa me ajudar,agradeço muito.
abraços.

André Fernandes
05/12/2012, 18:57
boa noite amigos!
seguinte,hoje por fazer muito calor em minha região,e, andando um tempinho em marcha lenta com ar ligado,observei que a agua do radiador ferveu. como sou leigo no assunto tenho dúvidas: 1°- será que causou algum dano? obs: deixei esfriar e reparei que estava faltando agua no reservatório,então completei. A principio parece estar tudo normal. 2°- lendo alguns post dos amigos,reparei que existe uma maneira de alterar o sistema de arrefecimento.Como seria exatamente isso?. Caso alguém possa me ajudar,agradeço muito.
abraços.

amigão vai por mim, confere se a sua ventoinha esta boa, provavelmente ela n esta legal...
verifica se o radiador n esta sujo..
verifica a tampinha do radiador, e colocar aditivo de qualidade...
e nunca mais acontecera isso.

Djalma colombo
05/12/2012, 19:02
Judemar, se vc não vai pegar trilha pesada o sitema original funciona muito bem e é vantagem mante-lo assim, mas se vc pretende viajar trechos longos ou pegar trilhas pesadas, a opção do pessoal é substituir a ventionha original por uma elétrica, no forum tem todo o passo a passo, dá uma boa pesquisada que vc não vai ter dúvidas!

judemar swarowsky
06/12/2012, 14:22
Obrigado André e Djalma,pelas dicas.

clairton castro
09/12/2012, 12:50
Pessoal, bom dia, gostaria de fazer uma pergunta. Hoje pela manhã, como acostumei fazer todos as semanas, depois que comprei uma sportage, fui verificar a água do radiador e olhei embaixo dela, havia um gotejo de água, verifique o que era, então embaixo da turbina existe um pequeno cano virado para baixo, será que pode ser um respiro do ar-condicionado? Outra coisa, verificando a tampa do radiador, constatei que a borracha que fica na ponta está rasgada, será que seria bom comprar outra tampa? Obrigado pela atenção.

Djalma colombo
09/12/2012, 21:10
Sem dúvidas clairton, tampa do radiador danificada é dor de cabeça e bolso na certa, gaste 25 numa tampa do que 2500 no motor! Com relação a agua pode ser causado pela borracha danificada, troque a tampa e observe pra ver se ocorre vazamento!

clairton castro
09/12/2012, 21:45
Sem dúvidas clairton, tampa do radiador danificada é dor de cabeça e bolso na certa, gaste 25 numa tampa do que 2500 no motor! Com relação a agua pode ser causado pela borracha danificada, troque a tampa e observe pra ver se ocorre vazamento!

Djalma, será que encontro a tampa na Pajomar ou na Auto Peças Alvorada,ou em alguma loja especifica, sabe me dizer em qual? Sei que é a 0,9, será que precisa fazer algum teste, ou não precisa, é só chegar e tirar uma e colocar outra? Mais uma vez obrigado.

André Fernandes
10/12/2012, 12:40
Djalma, será que encontro a tampa na Pajomar ou na Auto Peças Alvorada,ou em alguma loja especifica, sabe me dizer em qual? Sei que é a 0,9, será que precisa fazer algum teste, ou não precisa, é só chegar e tirar uma e colocar outra? Mais uma vez obrigado.

de preferencia compre original.... tem algumas paralelas que não vedam direito... a minha eu comprei na hyundai que é a mesma coisa que a da kia...

é so trocar e pronto!

Djalma colombo
10/12/2012, 14:49
Vai na alvorada, comprei a minha lá e já esta com 2 anos sem problemas, paguei 19 pila na época, mesmo fabricante das usadas pala wolks, e como disse o André é só trocar e pronto!

clairton castro
10/12/2012, 17:14
Vai na alvorada, comprei a minha lá e já esta com 2 anos sem problemas, paguei 19 pila na época, mesmo fabricante das usadas pala wolks, e como disse o André é só trocar e pronto!

André e Djalma, obrigado pela atenção, vou comprar e trocar.

clairton castro
13/12/2012, 23:02
Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de saber como funciona o reservatório de expansão. Quando o motor está quante a agua do radiador vai para o reservatorio e depois ela volta para o radiador. É assim que funciona? Quando que ela volta, somente quando o motor estiver bem frio? Pois quando eu paro ela, depois de umas 3 horas parada, com o motor morno, abro a tampa do radiador, já não existe mais pressão, a agua não está até em cima antes da saída do cano do reservatorio, está faltando um dedo para chegar até a saida do cano, e o reservatorio tem agua até o limite maximo. Se for assim a agua só volta para o radiador quando o motor estiver completamente frio? Ou quando o motor está frio que ela volta para o reservatório? Pergunto pelo seguinte, troquei a tampa do radiador por uma nova, a velha estava com a borracha rasgada. Não há vazamento pela tampa. Antes disso, sempre que iria verificar a agua do radiador, sempre pela manhã, abria a tampa do radiador e a agua está até em cima. Alguém pode me explicar como funciona, ou serpa que está com algum problema, já verifiquei e aparentemente não há vazementos, e a temperatura sempre normal, fica +/- 1 ou 2 mm nunca chega até o meio.Obrigado!!!!

André Fernandes
13/12/2012, 23:49
se a tampa que você comprou é original pode ficar tranquilo que é assim mesmo,,, so quando você vc liga o carro que ele puxa a aguá do reservatório... o radiador (pelo menos) o meu sempre fica um um dedinho apaixo do bucal e é assim a anos...
sendo que nunca é necessário completar a aguá... se começar a precisar (meu amigo) tu corre ate um mecanico de confiança e especializado pra não da merda....

o seu carro quando vc liga pela manhã e vc acelera um pouquinho você escuta o barulho da ventoinha?

tamo junto!

ViniFreitas
14/12/2012, 08:42
Sua Sportage é igual a minha, mesmo ano/modelo, mesma coisa do radiador, nunca vi aquele ponteiro subir acima do meio também... Que continue assim, por enquanto só estou tendo problemas com minhas rodas traseiras. Meu jipinho me deixou na mão essa semana. :(

clairton castro
14/12/2012, 09:00
se a tampa que você comprou é original pode ficar tranquilo que é assim mesmo,,, so quando você vc liga o carro que ele puxa a aguá do reservatório... o radiador (pelo menos) o meu sempre fica um um dedinho apaixo do bucal e é assim a anos...
sendo que nunca é necessário completar a aguá... se começar a precisar (meu amigo) tu corre ate um mecanico de confiança e especializado pra não da merda....

o seu carro quando vc liga pela manhã e vc acelera um pouquinho você escuta o barulho da ventoinha?

tamo junto!

É o seguinte, desde quando eu comprei ela, sempre verifiquei a agua do radiador e sempre estava em cima do bocal, onde a borracha da ponta da tampa fica, depois de domingo passado, quando notei que tinha um gotejamento de agua de um cano que fica logo abaixo da turbina, mas meu mecanico disse que é do ar-condicionado, é que vi a borracha da tampa estava rasgada, troquei a tampa e coloquei mais agua no radiador, mas essa agua abaixa quando o motor está frio. Apertando a mangueira do radiador que vai par o motor ele enche até a boca novamente, mas depois volta a baixar. Notei que quando o motor está quente a agua do radiador sobe. O estranho é que não fazia isso antes, verifiquei embaixo do carro e não há indicios de vazamento, pois o chão tá seco, verificando o óleo do motor, também não subiu, no decorrer dos 5mil km, que eu troco o óleo, até abaixa um pouco. Será que pode ter algum vazamento que está impercepetivel? Com relação a ventuinha, eu acho que está funcionando, pois quando andando com ela na cidade o ponteiro da temperatura até abaixa um pouco e depois volta a subir e depois abaixa, eu acredito que esteja funcionando.

clairton castro
14/12/2012, 09:02
Oi Vini, que pena o seu estar assim, espero que não seja nada de muito grave e que resolva logo esse problema, pois é dificil ter um carro e não puder usar.

Djalma colombo
14/12/2012, 13:02
Clairton, funcione o motor frio e retire a tampa do radiador para ver o nivel de água, se estiver baixando é só completar, pode ser que esteja com ar no sistema, por isso a água deve estar baixando e subindo, quando a água circula ela baixa, quando para ela sobe, se não estiver com ar fica no mesmo nivel!

judemar swarowsky
17/12/2012, 09:15
bom dia amigos!
então,estou aqui abusando dos amigos novamente pra tentar descobrir o que acontece com minha tdi 2001 diesel. O marcador de temperatura ia sempre até o meio,mas agora ,vez em quando está passando até o próximo risco acima do meio. Mandei verificar no mecanico,constatou que a válvula termostática estava ruim,assim trocamos por outra original.Achei que havia solucionado,mas infelizmente ontem,rodando com o ar ligado,aconteceu a mesma coisa. O que pode estar acontecendo?Se alguém puder ajudar,agradeço.

DouglasMac
17/12/2012, 09:55
Olá Judemar!
Aqui nesta sala tem um monte de dicas, dá uma pesquisada nas folhas...não é só tampa e termostática.
Acoplamento...(sempre ele)!
Água destilada e aditivo.
Relógio de temperatura digital auxiliar.
Abraço.

Djalma colombo
17/12/2012, 14:06
Judemar, como o Douglas citou verifique o acoplamento viscoso e veja se não há sinal de algum vazamento, isto tambem faz a temperatura subir!

clairton castro
17/12/2012, 22:43
E aí pessoal, tudo blz? Bom, descobri o que era que estava baixando a agua do radiado, foi como o Djalma falou, ar no sistema, fiz funcionar e fui colocando agua, ficou como estava antes, Já marquei com meu mecanico, amanhã pela manhã vou deixar ela para fazer uma limpeza no sistema. trocar agua e colocar aditivo, daí é só alegria, faltando apenas uma coisa para completar...... trocar os amortecedores, por falta de $$$$, eheheheheheh, não pude trocar ainda. Pessoal, obrigado pela dica e experiencia de voces que relatam os acontecimentos de suas sportages no dia-a-dia, esse forum é de grande valia. Obrigado!!!!!

Djalma colombo
18/12/2012, 22:15
Clairton que bom que o pitaco deu certo, ainda bem que foi só isso, forte abraço e estamos aí no que for possivel ajudar!

André Fernandes
19/12/2012, 15:06
Não sei o carro de vocês mais com o calor que ta fazendo durante o dia o meu carro fica com a ventoinha travada o dia todo so distrava a noite, Coisa de doido... mais graças a deus nada de perder agua, o problema é que o carro fica mais fraco com ela armada:S

Djalma colombo
19/12/2012, 15:15
Normal não é, mas em transito urbano dependendo do calor é mais comum, mas antes presa do que solta de vez, que ai não iria refrescar nada!

André Fernandes
19/12/2012, 20:02
Normal não é, mas em transito urbano dependendo do calor é mais comum, mas antes presa do que solta de vez, que ai não iria refrescar nada!


eu uso o carro em transito urbano na maioria das vezes, e sempre com o ar ligado.... a noite nem sinal dela armar mesmo em transito pesado,,, é apenas durante o dia com o calor que ta fazendo,,, se bem que ela foi trocada tem 3 meses...

mais como você disse melhor travada do que solta, kkkkkkkkkkkk

graças a deus, o carro alem de não ferver nunca... tambem não baixa agua...

quando passar as férias pretendo trocar as mangueiras do arrefecimento apenas como prevenção...alguem tem idéia de quanto custa?

judemar swarowsky
12/01/2013, 19:02
ola amigos!
então,to com um problema de aquecimento.
a água não está circulando pelas mangueiras,pois uma fica fria. já troquei a válvula termostática,mas persiste o problema,o que pode ser?
fica andando normal,mas quando preciso acelerar em subidas a temperatura começa subir.
pensei em bomba d'água talves. Enfim,to preocupado em achar o problema.
Se alguém puder ajudar agradeço.

André Fernandes
12/01/2013, 21:50
ola amigos!
então,to com um problema de aquecimento.
a água não está circulando pelas mangueiras,pois uma fica fria. já troquei a válvula termostática,mas persiste o problema,o que pode ser?
fica andando normal,mas quando preciso acelerar em subidas a temperatura começa subir.
pensei em bomba d'água talves. Enfim,to preocupado em achar o problema.
Se alguém puder ajudar agradeço.


verica tudo rapaz... se não o prejuiso vai la no teto...

valvula termoestatica. enquanto ela nao abre é normal uma das mangueiras ficar mais quente que a outro...

acoplamento viscoso... como o Douglasmac disse é sempre ele... acredito que valha a pena trocar

e por ultimo e nao menos importante... tampa do radiador...

pelo amor de deus compre peças originais...

faça tambem uma otima limpeza no radiador.. e coloque aditivo.

judemar swarowsky
13/01/2013, 11:34
obrigado pelas dicas André,a tampa também já troquei. Fiquei com uma dúvida referente a válvula termostática. Quando fui trocar,ela parecia mesmo estar com problema,fui na concessionária kia ,levei a válvula junto,mas ela não era igual a original. Comprei a original e depois vi algum relato aqui no fórum,dizendo que haviam colocado válvula de opala,pois abriria mais cedo. Estranhei já não ser a original que estava na viatura, será que poderia ser isso? Mas enfim,obrigado mesmo e vou procurar resolver esse problema.

Djalma colombo
14/01/2013, 14:45
Judemar a do opala da certo e realmente abre mais cedo, a minha esta troquei pela origina e funciona muinto bem, voltei ontem do litoral, peguei um congestionamento de 5 horas e não deu problema nenhum, fiquei com medo de aquecimento, pois dentro da viatura dava pra sentir o calor do silenciosos!

Lautrix
14/01/2013, 22:35
Pessoal, boa noite.
Primeiro, parabéns pelos tópicos sobre a KIA Sportage.
Sou cadastrado no fórum há vários anos mas ainda não postei quase nada. Já tive CJ com motor de opala 4cc e Blaser 2.8 4x4.
Estou tentando convencer a patroa a comprar uma Sportage TDI e já li todo o tópico "motor fervendo" e o "motor e transmissão". De tudo que aprendi e juntando com algumas informações sobre o motor XUD do JPX, gostaria de pedir a opinião de vocês sobre o seguinte:
o motor Mazda não foi tropicalizado, assim como o XUD. No XUD a água que passa no trocador de calor do filtro de óleo vai para dentro do motor, quente, para depois de circular lá dentro e ajudar a aquecer ir para o radiador (para manter a temperatura de funcionamento nos climas frios).
A pergunta é: o Mazda tem essa característica? Para onde vai a água após passar no trocador de calor?

Outra coisa, na década de 80 o pessoal começou a colocar o motor VW 1.6 diesel da kombi nas saveiros. Para não ferver, além de reforçar o radiador e colocar uma chave para acionamento direto da ventoinha no painel, era colocado um radiador de óleo externo e aumentado o tamanho do cárter para caber mais óleo e melhorar mais ainda a refrigeração do óleo e do motor.
A outra pergunta: um radiador de óleo não vai melhorar a temperatura e a viscosidade do mesmo em rotações mais altas e durante tempo prolongado, como nas viagens?
Se alguém que já desmontou o motor souber a resposta da água fala para nós.
Sobre o radiador de óleo qual a opinião de vocês?

O que está escrito acima eu postei há alguns dias no tópico "motor e transmissão", mas ninguém deu pitaco "técnico", por isso posto de novo aqui. O André Fernandes tem sorte de não ter tido problemas e parece que confia no projeto da KIA. E os demais, alguém a favor do radiador de óleo? Alguém sabe se a água do trocador de calor do filtro de óleo vai para o motor antes de ir para o radiador?
Lautrix

EDuarte
15/01/2013, 01:41
Lautrix, a agua que passa pelo radiador do óleo vai pro cabeçote.
Evidente que qquer coisa que vc fizer pra diminuir a temperatura do motor será benefico.
Se vc aumentar a capacidade do radiador e manter o viscoso da helice em ordem, valvula termostatica em ordem, tampa do radiador em ordem, agua desmineralizada e aditivo e o sistema limpo não terá problema.

[]s
(DU)

Claudio_Mag
15/01/2013, 10:32
Prezados Amigos,

Interessante esta questão, principalmente no Rio de Janeiro, com temperatura na sombra de 43°₢ neste verão. . . quando se liga o ar condicionado, e com o radiador do motor já recebendo o ar quente do radiador do ar condicionado. . . fica difícil não ficar preocupado. De forma diversa ao marcador de temperatura do painel da Sportage, cujo ponteiro sempre fica fixo ligeiramente abaixo da marcação central depois do aquecimento do motor . . . . . a indicação do medidor auxiliar de temperatura que instalei no bloco do motor varia bastante com a marcha do veículo, utilização ou não do ar condicionado, etc. . . ao contrário do mestre EDuarte, Doutor "honoris-causa", pouquissimo entendo de mecânica e ainda não achei uma oficina/profissional em terras cariocas ou fluminenses que entenda das "manhas" da Sportage Diesel. . . . de modo que fico curioso/interessado neste assunto. .

Um abraço,

Claudio

EDuarte
15/01/2013, 10:51
Claudio, ajudo no que posso, mas vamos cortar puxação de saco...rss

[]s
(DU)

André Fernandes
15/01/2013, 15:05
Prezados Amigos,

Interessante esta questão, principalmente no Rio de Janeiro, com temperatura na sombra de 43°₢ neste verão. . . quando se liga o ar condicionado, e com o radiador do motor já recebendo o ar quente do radiador do ar condicionado. . . fica difícil não ficar preocupado. De forma diversa ao marcador de temperatura do painel da Sportage, cujo ponteiro sempre fica fixo ligeiramente abaixo da marcação central depois do aquecimento do motor . . . . . a indicação do medidor auxiliar de temperatura que instalei no bloco do motor varia bastante com a marcha do veículo, utilização ou não do ar condicionado, etc. . . ao contrário do mestre EDuarte, Doutor "honoris-causa", pouquissimo entendo de mecânica e ainda não achei uma oficina/profissional em terras cariocas ou fluminenses que entenda das "manhas" da Sportage Diesel. . . . de modo que fico curioso/interessado neste assunto. .

Um abraço,

Claudio


tmb enfrendo engarrafamentos todos os dias indo e voltando do centro-rj... mais graças a deus até agora nunca deu defeito nenhum....

Claudio_Mag
15/01/2013, 20:32
Olá André,

Ok, vamos ver se as nossas viaturas "sobrevivem" a estre verão . . . . há algumas semanas fiquei preocupado . . .engarrafado por mais de uma hora, com sol a pino e temperatura externa na sombra acima de 43°C, o medidor auxiliar chegou ao valor inédito de 92 °C . . . desliguei o ar condicionado e ele caiu uns cinco graus, se estabilizando(o medidor original nem se movimentou). . .fica a dúvida se seria possível mais uma hora de engarrafamento com o ar condicionado ligado. . .preferi não arriscar. . . .

Lautrix
15/01/2013, 22:21
Obrigado EDuarte, pela informação. Acho que se puder fazer o desvio que o pessoal do JPX faz e mandar a água de volta para o radiador e não para o cabeçote terei algum ganho.
Pardal01, eu acho, na minha ignorância de quem só leu a respeito, que 92 graus ainda é temperatura de funcionamento normal do motor.
Lautrix

Glaicon
16/01/2013, 07:24
Olá André,

Ok, vamos ver se as nossas viaturas "sobrevivem" a estre verão . . . . há algumas semanas fiquei preocupado . . .engarrafado por mais de uma hora, com sol a pino e temperatura externa na sombra acima de 43°C, o medidor auxiliar chegou ao valor inédito de 92 °C . . . desliguei o ar condicionado e ele caiu uns cinco graus, se estabilizando(o medidor original nem se movimentou). . .fica a dúvida se seria possível mais uma hora de engarrafamento com o ar condicionado ligado. . .preferi não arriscar. . . .
Se está parado em engarrafamento, deixe o carro em ponto morto e acelere até uns 1.500 RPM's, fazendo bomba d'água e ventoinha girarem mais rápido.
Obrigatoriamente deverá baixar a temperatura.:concordo:

Claudio_Mag
16/01/2013, 09:06
Prezados Glaicon, Lautrix, André, EDuarte, . . .

OK, gratíssimo pelas dicas. . . . nada como um contínuo aprendizado com os mais experientes,

Um abraço,

Claudio

André Fernandes
16/01/2013, 13:12
Prezados Glaicon, Lautrix, André, EDuarte, . . .

OK, gratíssimo pelas dicas. . . . nada como um contínuo aprendizado com os mais experientes,

Um abraço,

Claudio

92 graus nao é nada demais...

quando vc acelerava vc escutava a ventoinha viscosa? por incrivel que pareça nesses momentos o ponteiro de temperatura que costuma ficar 1 mm do meio almenta essa ditancia para uns 2 mm pq a ventoinha se trava e ele fica mais frio..

e nao baixa nem uma gota de aguá.;

e o seu ta com aditivo apropriado... as mangueiras entao com uma pressãozinha oq indica boa vedação da tampa do radiador?

Djalma colombo
16/01/2013, 15:29
Glaicon essa dica é valiosa, antes consumo com o carro parado, do que motor fervendo! rsrsrs..

Claudio_Mag
16/01/2013, 18:48
Positivo André, a última vez que coloquei um dedinho de água foi ha uns 20.000 km. . . não baixou nada desde então . . . E com relação a ventoinha, confesso que o motor diesel é tão barulhento que não consigo distinguir nitidamente quando a mesma aciona . . . mas o medidor original da minha viatura não desce nada . . . nem sobe nada . . . de 75 a 92 graus (esqueci de informar que antes de instalar, testei o sensor auxiliar no fogão com água fervendo e ele indicou 95 a 96 graus. . . deve estar medindo uns cinco graus a menos do que a temperatura real) . . . outro ponto, seguindo as indicações postadas no forum, efetuei 3 furinhos de 1/8 de polegada (recomendado 5 mm, mas por falta de broca neste diâmetro. . .) na válvula termostática, o que fez a temperatura média cair de 4 a 5 graus. . .

Glaicon
17/01/2013, 07:21
Glaicon essa dica é valiosa, antes consumo com o carro parado, do que motor fervendo! rsrsrs..
Com certeza, Djalma. mesmo porque o incremento do consumo será mínimo.
Para os amigos fazerem um pequeno teste, com o motor quente e ligado, abram o capô, acelerem a viatura através do cabo junto ao motor e coloquem a outra mão próximo da hélice, sentindo o aumento do calor.
Essa saída de ar quente é o reflexo da temperatura atual do radiador, mas que internamente diminuirá com o maior ingresso de ar ambiente.:concordo:

MarcSport
17/01/2013, 15:50
Saudações a todos.
A muito tempo não apareço por aqui, vi alguns questionamentos sobre a temperatura de trabalho do motor das SPT turbo diesel, segue abaixo resposta que recebi do SAC da Kia a 6 anos atrás:

"
Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC a 89,5ºC.
Ambas estão totalmente abertas a 100ºC.
A temperatura normal de trabalho do motor situa-se entre a temperatura de abertura da válvula termostática principal e a temperatura de início de acoplamento da hélice do radiador, em torno de 95ºC.
Com a aditivação correta (40% de aditivo para 60% de água desmineralizada), a temperatura do líquido de arrefecimento atinge 105ºC, quando inicia-se o processo de superaquecimento do líquido.
"

[]s

Djalma colombo
17/01/2013, 21:20
Caraca Marc, levando-se em consideração essas informações explicasse porque temos tantos problemas com aquecimento!

André Fernandes
18/01/2013, 22:58
Caraca Marc, levando-se em consideração essas informações explicasse porque temos tantos problemas com aquecimento!


o meu carro atualmente usa a valvula de um estagio da kia. e até agora nunca tive problema não...

Djalma colombo
19/01/2013, 18:02
A minha quando pegue troquei tudo por original, valvula, acoplamento, bobinas entre outras coisas, só me incomodei enquanto estava com gnv, depois que tirei acabou os incomodos!

André Fernandes
20/01/2013, 13:41
mesmo com tudo em dia com o gnv o carro fervia?

Djalma colombo
20/01/2013, 14:47
O antigo dono queimou a junta do cabeçote, na minha mão depois que tirei o gnv e troquei o que estava errado, nem mexe o ponteiro, semana passada peguei 6 horas de congestionamento na saida do litoral do parana ate curitiba e não teve alteração nenhuma!

rpetrucci
21/01/2013, 14:00
Voce tem como passar o nome da loja, ou end eletronico? Grato.

Oi amigo foi na PICKAP CAR 051-3373.2600 av. sertorio 3711 em Porto Alegre ...
Desculpa a demora no retorno, estava meio afastado do forum....

rpetrucci
21/01/2013, 14:24
Amigos vamos lá ...
A bomba de óleo do motor parou na estrada e BUMMM ! Pifou tudo ... bateu o motor pifou VB quebrou valvula, quebrou bronzina e etc ... uma meleca ...
Resumo, coloquei um motor completo zero km ... gastei uma baba ... mas pra não passar por tudo que ja havia passado botei tudo novo, tudo mesmo.

Agora, pra variar, novos problemas ... e adivinhem com o que ?????? Água do radiador.

Bom, aditivo tudo certinho, acoplamento viscoso ZERO, radiador todo revisado, valvula termostatica original ZERO, etc
Quando ando na cidade, mesmo com o calor do inferno, nada acontece, tudo normal perfeito 100%
Quando pego a estrada, ando 100km a 2.500 giros (mais ou menos 100km/h) o revervatório de expansão enche ... até a boca. Se continuar coloca áqua para fora.
Deixo esfriar, ligo o carro e a agua volta para o radiador ...

O que pode estar errado ??? SOCORRO, acho que vou tocar fogo no meu carro e pegar o seguro, ja to de saco cheio. !!!

Djalma colombo
21/01/2013, 21:16
Cara tá parecendo que é tampa do radiador, a minha tá com uma 1.1 e tudo bem, peguei 6 horas de transito direto e não baixou nada, a tampa certa é de 0.9, talvez a sua esteja errada!

alexandrodorner
21/01/2013, 21:57
Rpetrucci vai com cauma gaucho streçado , bota fogo nao resouve so´ aumenta o problema .
1 Olhe a nota fiscal do seu motor , voce disse que fes tudo novo , nao basta ser novo mas tambem tem que ser original kia (pistoes , camisas , anel , vauvolas , junta de cabeçote etc...)

2 Leve seu carro em uma oficina especialisada em sistema de arrefecimento e mande revisar tudo item por item (radiador , vauvoala-termo-estatica , bomba-da-agua etc...) .
3 O motor em si (o bloco ) tem que ser componentes novos e orijinais , porem o sistema de arrefecimento nao e bem assim , este sistema e´ falio e o que voce esta paçando em parte e´ culpa dele , nesta mesma oficina peça para faser melhorias no sistema , estale ventoinha eletrica , estale recipiente de espançao(vai evitar que a agua vase para fora e estabilisa a preçao do sistema) , estale um novo radiador com uma capacidade volumetrica maior pelomenos 50% maior , troque a vauvola termo-estatica 75graus (a mesma do opala ) .
Rpetrucci se fiser esatamente o que passei vai resouver garanto porque ja fis na branquinha e fucina de forma perfeita .
Valeu um abraço .
AlexandroDorner

André Fernandes
21/01/2013, 22:09
Amigos vamos lá ...
A bomba de óleo do motor parou na estrada e BUMMM ! Pifou tudo ... bateu o motor pifou VB quebrou valvula, quebrou bronzina e etc ... uma meleca ...
Resumo, coloquei um motor completo zero km ... gastei uma baba ... mas pra não passar por tudo que ja havia passado botei tudo novo, tudo mesmo.

Agora, pra variar, novos problemas ... e adivinhem com o que ?????? Água do radiador.

Bom, aditivo tudo certinho, acoplamento viscoso ZERO, radiador todo revisado, valvula termostatica original ZERO, etc
Quando ando na cidade, mesmo com o calor do inferno, nada acontece, tudo normal perfeito 100%
Quando pego a estrada, ando 100km a 2.500 giros (mais ou menos 100km/h) o revervatório de expansão enche ... até a boca. Se continuar coloca áqua para fora.
Deixo esfriar, ligo o carro e a agua volta para o radiador ...

O que pode estar errado ??? SOCORRO, acho que vou tocar fogo no meu carro e pegar o seguro, ja to de saco cheio. !!!


Conferiu a tampinha do radiador? se não estiver fazendo o seu papel da merda... confere tambem o aperto do cabeçote... verifica tambem se as mangueiras estão durinhas( o que indica boa vedação.. se estiver estufada indica mal vedação da junto)

qual quilometragem que seu motor tinha quando morreu de vez? vc trocava oleo e filtro com 5 mil km ?

e quanto saiu essa brincadeira?

o carro tava otimo.. não baixava agua e nada de anormal e foi pro beleleu assim?????

coisa de louco...

cegandrade
22/01/2013, 07:42
Rpetrucci vai com cauma gaucho streçado , bota fogo nao resouve so´ aumenta o problema .
1 Olhe a nota fiscal do seu motor , voce disse que fes tudo novo , nao basta ser novo mas tambem tem que ser original kia (pistoes , camisas , anel , vauvolas , junta de cabeçote etc...)

2 Leve seu carro em uma oficina especialisada em sistema de arrefecimento e mande revisar tudo item por item (radiador , vauvoala-termo-estatica , bomba-da-agua etc...) .
3 O motor em si (o bloco ) tem que ser componentes novos e orijinais , porem o sistema de arrefecimento nao e bem assim , este sistema e´ falio e o que voce esta paçando em parte e´ culpa dele , nesta mesma oficina peça para faser melhorias no sistema , estale ventoinha eletrica , estale recipiente de espançao(vai evitar que a agua vase para fora e estabilisa a preçao do sistema) , estale um novo radiador com uma capacidade volumetrica maior pelomenos 50% maior , troque a vauvola termo-estatica 75graus (a mesma do opala ) .
Rpetrucci se fiser esatamente o que passei vai resouver garanto porque ja fis na branquinha e fucina de forma perfeita .
Valeu um abraço .
AlexandroDorner

Alexandro, vendo esse post me veio uma duvida, minha viatura ja tem vaso de expansao original dela. Tem como colocar um reservatorio de agua, desses mais comuns em carro de passeio???
Tem alguma foto de uma instalação dessas?

rpetrucci
22/01/2013, 09:42
Conferiu a tampinha do radiador? se não estiver fazendo o seu papel da merda... confere tambem o aperto do cabeçote... verifica tambem se as mangueiras estão durinhas( o que indica boa vedação.. se estiver estufada indica mal vedação da junto)

qual quilometragem que seu motor tinha quando morreu de vez? vc trocava oleo e filtro com 5 mil km ?

e quanto saiu essa brincadeira?

o carro tava otimo.. não baixava agua e nada de anormal e foi pro beleleu assim?????

coisa de louco...

Amigo como falei é tudo novo e original, somente as mangueiras que tive que comprar de outros carros pois não tem mais originais.
Valvula termo, polia de gel, tampa 0.9, radiador, etc ... tudo novinho, a brincadeira esta até agora em 15mil. Como tinha financiado em 48x e so pago 12x tive que abraçar e fazer o casamento de papel passado no civil e na igreja ... comprei um carro e arrumei uma amante hahahahhahaha

Comprei do maior dos picaretas sem vergonha de porto alegre, a autorecife (AUTO RECIFE (http://www.autorecife.com.br)) fiquem bem longe dessa loja, não passa nem na porta .... o motor devia estar bem rodado apesar de marcar 130mil km. Não baixava agua nem óleo. Trocava o óleo e todos os filtros a cada 5mil ...

Uma desgraça, mas estou em busca da felicidade....

rpetrucci
22/01/2013, 09:44
Rpetrucci vai com cauma gaucho streçado , bota fogo nao resouve so´ aumenta o problema .
1 Olhe a nota fiscal do seu motor , voce disse que fes tudo novo , nao basta ser novo mas tambem tem que ser original kia (pistoes , camisas , anel , vauvolas , junta de cabeçote etc...)

2 Leve seu carro em uma oficina especialisada em sistema de arrefecimento e mande revisar tudo item por item (radiador , vauvoala-termo-estatica , bomba-da-agua etc...) .
3 O motor em si (o bloco ) tem que ser componentes novos e orijinais , porem o sistema de arrefecimento nao e bem assim , este sistema e´ falio e o que voce esta paçando em parte e´ culpa dele , nesta mesma oficina peça para faser melhorias no sistema , estale ventoinha eletrica , estale recipiente de espançao(vai evitar que a agua vase para fora e estabilisa a preçao do sistema) , estale um novo radiador com uma capacidade volumetrica maior pelomenos 50% maior , troque a vauvola termo-estatica 75graus (a mesma do opala ) .
Rpetrucci se fiser esatamente o que passei vai resouver garanto porque ja fis na branquinha e fucina de forma perfeita .
Valeu um abraço .
AlexandroDorner


Amigo você tem fotos e a lista das peças que colocou ? Seria legar se passar de qual carro colocou para facilitar a vida dos muitos apavorados do POST que mais cresce na internet ...

CarlAlberto
22/01/2013, 15:04
Amigos vamos lá ...
A bomba de óleo do motor parou na estrada e BUMMM ! Pifou tudo ... bateu o motor pifou VB quebrou valvula, quebrou bronzina e etc ... uma meleca ...
Resumo, coloquei um motor completo zero km ... gastei uma baba ... mas pra não passar por tudo que ja havia passado botei tudo novo, tudo mesmo.

Agora, pra variar, novos problemas ... e adivinhem com o que ?????? Água do radiador.

Bom, aditivo tudo certinho, acoplamento viscoso ZERO, radiador todo revisado, valvula termostatica original ZERO, etc
Quando ando na cidade, mesmo com o calor do inferno, nada acontece, tudo normal perfeito 100%
Quando pego a estrada, ando 100km a 2.500 giros (mais ou menos 100km/h) o revervatório de expansão enche ... até a boca. Se continuar coloca áqua para fora.
Deixo esfriar, ligo o carro e a agua volta para o radiador ...

O que pode estar errado ??? SOCORRO, acho que vou tocar fogo no meu carro e pegar o seguro, ja to de saco cheio. !!!

Boa tarde amigo,


Já passei por isso e posso imaginar o que está sentindo, no seu caso foram R$ 15.000,00, no meu foram R$ 25.000,00. Aconteceu comigo fatos de incompetência de mecânico e também de puro azar, fiz o motor duas vezes, más isso é passado, e hoje também estou casado com minha viatura e estamos tendo um relacionamento de lua de mel, rsrsss... Ás vezes há problemas que parecem de difícil solução e no final é pode ser uma coisa simples.
Não custa tentar, más dê uma olhada na tampa plástica do vaso expansor, dê uma conferida se as magueiras anexadas a esta tampa não estão invertidas, s esta tampa é uma espécie de válvula, pois em um sentido recebe a água e em outro libera. Quem sabe possa estar invertido e na hora da pressão ela cede e não retorna a água para o readiador? Boa sorte.

Carlos Alberto

rpetrucci
23/01/2013, 08:20
Boa tarde amigo,


Já passei por isso e posso imaginar o que está sentindo, no seu caso foram R$ 15.000,00, no meu foram R$ 25.000,00. Aconteceu comigo fatos de incompetência de mecânico e também de puro azar, fiz o motor duas vezes, más isso é passado, e hoje também estou casado com minha viatura e estamos tendo um relacionamento de lua de mel, rsrsss... Ás vezes há problemas que parecem de difícil solução e no final é pode ser uma coisa simples.
Não custa tentar, más dê uma olhada na tampa plástica do vaso expansor, dê uma conferida se as magueiras anexadas a esta tampa não estão invertidas, s esta tampa é uma espécie de válvula, pois em um sentido recebe a água e em outro libera. Quem sabe possa estar invertido e na hora da pressão ela cede e não retorna a água para o readiador? Boa sorte.

Carlos Alberto

Carlos você esta em lua de mel e eu numa DR danada com minha amante .... hahaha
Removi o radiador e levei para verificar , o mesmo esta condenado . Agora estou atraz de um novo.
Achei uma empresa em CANOAS-RS que fazem a troca dos "favos" aguardo o orçamento, assim que me passarem dou noticias.

O pior de tudo é que por mais que me encomode, ainda gosto dela hhahahahaha
To igual a corno manso ......

Glaicon
23/01/2013, 09:19
Carlos você esta em lua de mel e eu numa DR danada com minha amante .... hahaha
Removi o radiador e levei para verificar , o mesmo esta condenado . Agora estou atraz de um novo.
Achei uma empresa em CANOAS-RS que fazem a troca dos "favos" aguardo o orçamento, assim que me passarem dou noticias.

O pior de tudo é que por mais que me encomode, ainda gosto dela hhahahahaha
To igual a corno manso ......
Antes de tentar consertar, liga nessa loja.
Eles vendem radiadores com ótimo preço.
Apesar do link "Kia" estar sem produtos anunciados, vale o telefonema, pois nem sempre eles atualizam o site.
E boa sorte.:concordo:
!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! (http://www.casadaventoinha.com.br/index.php)

Djalma colombo
23/01/2013, 10:20
rpetruci, a minha comprei de um uruguaio que veio morar em curitiba, ele me falou que no Uruguai, tem tudo e mais um pouco para nossas sptg, tudo peça original, não sei se seria longe pra vc, mas não custa pesquisar, as vezes vale a pena!

rpetrucci
23/01/2013, 10:32
rpetruci, a minha comprei de um uruguaio que veio morar em curitiba, ele me falou que no Uruguai, tem tudo e mais um pouco para nossas sptg, tudo peça original, não sei se seria longe pra vc, mas não custa pesquisar, as vezes vale a pena!

Se tivesse alguma indicação de loja la facilita... ;)

rpetrucci
23/01/2013, 15:47
Antes de tentar consertar, liga nessa loja.
Eles vendem radiadores com ótimo preço.
Apesar do link "Kia" estar sem produtos anunciados, vale o telefonema, pois nem sempre eles atualizam o site.
E boa sorte.:concordo:
!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! (http://www.casadaventoinha.com.br/index.php)

Valeu eles tem e o preço é o melhor do mercado mesmo .... ja comprou deles ?

rpetrucci
23/01/2013, 16:15
Mandei trocar o miolo do radiador, o pessoal me fez R$660,00 na Cia do RAdiador em canos (51)3472.2379 segunda ta pronto dai vamos aos testes ....

Valeu a dica de SC mas o pessoal so tinha da sportage nova.

Glaicon
24/01/2013, 07:27
Valeu eles tem e o preço é o melhor do mercado mesmo .... ja comprou deles ?
Não comprei. Apenas cotei preço para a SW4.

rpetrucci
24/01/2013, 16:39
Não comprei. Apenas cotei preço para a SW4.

Pedi a foto do deles mas não era o meu, o que eles tinham era da sportage nova a gasolina, sorte que pedi a foto antes de comprar ....
Valeu, segunda o meu fica pronto e vamos ver qual vai ser a próxima bronca ....

haroldo carlos
24/01/2013, 21:49
Alguem poderia me ajudar,coloquei a valvula termostatica do opala gasolina na minha sportage 99 que abre 75 graus mas so q minha ventuinha esta ligada direto por acaso o radiador possui uma cebola ?como e feito o ativamento da ventuinha?
Tambem estou achando ela meia lenta apesar de ter o motor 2.0 na subida ela nao manter a velocidade sera q deve ser por causa de fazer uma limpesa nos bicos engetores obrigado pela atençao se poderem me ajudar pois estamos curtindo bem a sportag

Djalma colombo
24/01/2013, 22:41
Haroldo, sportage como as nossas são como fusca na subida, se perder o embalo... põe uma musica e vai tranquilo, não adianta forçar, se sua ventoinha for elétrica ela aciona através de um cebolão, mas se for original com acoplamento viscoso, ela sempre vai estar girand, porem quando o motor chega a uma determinada temperatura em torno dos 90 a 95 graus ela trava e gira mais rápido fazendo com que a temperatura do motor volte ao normal depois ela fica mais solta de novo. Me corrijam os colegas se eu estiver errado!

rpetrucci
25/01/2013, 10:16
Haroldo, sportage como as nossas são como fusca na subida, se perder o embalo... põe uma musica e vai tranquilo, não adianta forçar, se sua ventoinha for elétrica ela aciona através de um cebolão, mas se for original com acoplamento viscoso, ela sempre vai estar girand, porem quando o motor chega a uma determinada temperatura em torno dos 90 a 95 graus ela trava e gira mais rápido fazendo com que a temperatura do motor volte ao normal depois ela fica mais solta de novo. Me corrijam os colegas se eu estiver errado!

Com o motor novo mandei revisar minha bomba de diesel. Na revisão o bombeiro deixou original a regulagem ... ECA ! que nojo, fui obrigado a abrir mais um pouco, quando pedi pro bombeiro ele deu só uma rizadinha e disse " eu sabia que vc ia preferir um pouco de fumaça ao original, é pior que carro mil..." ou seja Djalma, fusca é ferrari ! hhahahahaha

rpetrucci
31/01/2013, 08:21
E ai colegas de sofrimento... ahhahaha
Coloquei o radiador novo e até agora ta tudo 100% ...

MAS como não poderia deixar de ser, estou com um novo .... :)

Não consigo fazer parar de vazar óleo das mangueiras que chegam no carter .... alguem ja passou por isso ?

André Fernandes
02/02/2013, 20:35
e ai colegas de sofrimento... Ahhahaha
coloquei o radiador novo e até agora ta tudo 100% ...

Mas como não poderia deixar de ser, estou com um novo .... :)

não consigo fazer parar de vazar óleo das mangueiras que chegam no carter .... Alguem ja passou por isso ?


alguem???????

André Fernandes
02/02/2013, 20:36
To com uma duvida aqui, rs


alguem ja trocou todas as mangueiras do arrefecimento do kia sportage diesel????
é cara e quantas são?

qual marca eu compro???

abração

rpetrucci
04/02/2013, 10:49
Amigo original vc não vai achar ...
O que fiz fou tirar todas elas, umas 5 se não me engano, e levar em uma casa especializada em borrachas, aqui na Farrapos em Porto Alegre. O balconista com muita boa vontade foi no estoque e saiu catanto o que tinha de mais parecido por la. De mangueiras gastei uns 50,00 e abraçadeiras novas mais uns 40,00.




To com uma duvida aqui, rs


alguem ja trocou todas as mangueiras do arrefecimento do kia sportage diesel????
é cara e quantas são?

qual marca eu compro???

abração

rpetrucci
04/02/2013, 14:09
Coloquei os relogios na viatura .... O da água fica marcando 90ºC aproximadamente ... é isso mesmo. O meu é analogico da cronomac ...

ANDRE PELUSO
04/02/2013, 15:31
OLá.
Adquiri recentemente uma SPORTAGE/00-01 - DIESEL completa. Já me falaram que o motor é bom, pouca mecânica, mas o problema é o aquecimento, que temos que ficar de olho. Tenho completado o reservatório de água com água normal de posto de gasolina, mas pelo visto, é necessário o ANTICONGELAMENTO. Este aquecimento é mesmo normal ? E em caso trilha, como devo proceder ? em viagens, devo completar sempre o reservatório qdo o ponteiro estiver chegado ao meio do marcador de temperatura ? Isto é mesmo normal também ?

alexandrodorner
04/02/2013, 19:50
Coloquei os relogios na viatura .... O da água fica marcando 90ºC aproximadamente ... é isso mesmo. O meu é analogico da cronomac ...

Ai rpetruci tudo bem ? como que vai indo spt , resouveu o problema de fervura ?
Amigo peço desculpas por nao divulgar minhas fotos , eu poderia ajudalo mas infelismente minhas fotos estao em um padrao de definiçao muito auta o que impocibilita o envio , vou reouver isto nos procimos dias peço um pouquinho de paciencia .
Amigo voce pode fornecer o endereço aonde voce comprou o manometro de temperatura (email cep etc...)vou colocar um na branquinha pois nao confio no original .
Sim amigo 90graus esta´correto na verdade essa e´a temperatura mediana ele deve chegar 95graus de pico se o sistema for original (qui se dica si di passagen nao e´correto para o clima brasileiro tropical este sistema e´muito sugeito a falha ).
Valeu um abraço .
Alexandro Dorner

Marcus Pereira
04/02/2013, 22:18
Tenho um termômetro digital no circuito de arrefecimento, normalmente a temperatura permanece em torno de 87 graus a uma velocidade de 90/100 k/h. podendo chegar aos 92 graus se o motor for mais exigido em uma subida longa de serra. Programei o alarme para dar alerta a 92 graus, raramente ele é acionado.

rpetrucci
05/02/2013, 11:12
Ai rpetruci tudo bem ? como que vai indo spt , resouveu o problema de fervura ?
Amigo peço desculpas por nao divulgar minhas fotos , eu poderia ajudalo mas infelismente minhas fotos estao em um padrao de definiçao muito auta o que impocibilita o envio , vou reouver isto nos procimos dias peço um pouquinho de paciencia .
Amigo voce pode fornecer o endereço aonde voce comprou o manometro de temperatura (email cep etc...)vou colocar um na branquinha pois nao confio no original .
Sim amigo 90graus esta´correto na verdade essa e´a temperatura mediana ele deve chegar 95graus de pico se o sistema for original (qui se dica si di passagen nao e´correto para o clima brasileiro tropical este sistema e´muito sugeito a falha ).
Valeu um abraço .
Alexandro Dorner

Cara comprei os relogios na Black Flag de Porto Alegre, o suporte comprei no mercado livre.

Claudio_Mag
06/02/2013, 11:41
Bom dia !

Como contribuição, instalei na Sportage Diesel 2001 um indicador digital da Brasitronix com bons resultados. Manual em http://www.brasiltronix.com.br/Manual_MD.pdf.
As temperaturas indicadas são similares as informadas pelo Marcus Pereira, sendo que ajustei para disparar o alarme com 96ºC.
Comprei na www.deltapecas.com.br (http://www.deltapecas.com.br) em julho por R$ 80,00.
Optei por medir a temperatura do bloco, fazendo um furinho de 3/8 " no suporte do alternador e deixando o sensor encostado no bloco do motor. A inércia térmica é maior, mas não corro o risco de perder a medição se ficar sem água . . . O ideal seria abrir uma rosca no cabeçote, mas me faltou coragem para tanto . . . . .
E para fixar, o "copinho" ficou meio alto . . .optei por fixar com durepoxi sobre uma tampa de acabamento no centro do painel, passando a fiação pelo furo existente. Com um certo cuidado em moldar o durepoxi e o pintando de preto, até que fica aceitável. .

Um abraço,

Claudio Magnanini

393834393835

saad2001
06/02/2013, 16:06
OLaeu passei,na epoca troquei a junta de cabeçote e outras coisas meu mecanico fez um teste tirou a valvula doradiador,e a mais de um ano a agua não abaixa eu completo agua um pouco no expansor,uma vez por semna mais ou menos um copo,fiquei satifeito não tive mais problema

alexandrodorner
06/02/2013, 16:37
Cara comprei os relogios na Black Flag de Porto Alegre, o suporte comprei no mercado livre.
Ai rpetrucci obrigado pela dica .
AlexandroDorner

rpetrucci
07/02/2013, 09:38
Tirei algumas fotos dos relogios que instalei. Coloquei 3, pressão da turbina, temperatura da água e pressão do óleo. Lembro a todos que o que pifou meu motor foi o fato da bomba de óleo ter parado de funcionar e o marcador do painel não acusar nada....

Seguem algumas imagens para vocês....

393925393926393927393928393929393930

Luiz Gaucho
07/02/2013, 17:26
Tirei algumas fotos dos relogios que instalei. Coloquei 3, pressão da turbina, temperatura da água e pressão do óleo. Lembro a todos que o que pifou meu motor foi o fato da bomba de óleo ter parado de funcionar e o marcador do painel não acusar nada....

Seguem algumas imagens para vocês....

393925393926393927393928393929393930

rpetrucci, os relógios ficaram bem legais e são muito importantes. Confesso que nunca imaginei instalar nada neste local, por medo de esbarrar entrando e saindo do carro. Mas o mais legal foi o som do carro. Pode dizer qual o modelo deste rádio ?

Obrigado,

Luiz

Djalma colombo
07/02/2013, 21:03
Concordo com o Luiz muito legal seu radio, mas não esbarra nos relógio quando entra ou sai da vtr?

rpetrucci
08/02/2013, 14:12
rpetrucci, os relógios ficaram bem legais e são muito importantes. Confesso que nunca imaginei instalar nada neste local, por medo de esbarrar entrando e saindo do carro. Mas o mais legal foi o som do carro. Pode dizer qual o modelo deste rádio ?

Obrigado,

Luiz

Grande Luiz ... não atrapalhou em nada não. O Radio é um Pioneer ....