PDA

Ver Versão Completa : Câmbio e Redução Hilux + 6cc C20. Qual Relação Usar ?

gogbq
08/07/2007, 23:00
Pessoal,
Tenho lido muito sobre a relação ideal de câmbio e Redução. Troquei todo o conjunto da minha rural para Câmbio e Redução Hilux com Motor 6cc da C20.

Alguém sabe qual a relação devo usar para não ter problemas. Estou com pneus 33. Como não entendo como funciona, como faço para saber qual a relação que tenho hoje no meu jeep ?

abç..

Kim
08/07/2007, 23:36
Caro amigo!!

Colocou um ótimo conjunto de câmbio e t-case.:concordo:

Sobre a relação ideal, primeiro nos conte como usará sua viatura, pois se for trilha, uma curta com certeza, se for on-road, uma longa para prezar a ecônomia e conforto de não andar com o motor urrando.

Para saber quaol a relação que está no diferencial, existe uma tática ninja do Dragão Voador Soltador de Fogo do extrmo Ocidente. :mrgreen:kkkkkkkkkkkk:mrgreen:

O negócio é simples:
Levante uma roda trazeira;
Com uma fita crepe, cole um pedaço no pneu e outro no chão (marco 0);
Com outro pedaço de fita, faça uma marca no cardâm e outra no diferencial (onde possa ver com facilidade)

Então rode o pneu uma volta (lembra da fita crepe) e, conte quantas voltas o cardâm dará.
O resultado, multíplique por dois.

Se o resultado for 4,88:1, será 9x44; 5,88:1 será 9x53; 5,37:1 será 8x43...

Como não é uma contagem precisa, pois não terá escalonado o cardâm, então use a aproximação.

agora se quiser algo preciso...

Pegue a chave 1/2" e retire a tampa, contando os dentes da coroa e pinhão.

Abraços.

Kim.

gogbq
09/07/2007, 00:06
Kim,
Gostaria de colocar uma relação que ficasse bom para as 2 opções, mas como sei que não conseguirei, pois ou é off ou é on. Prefiro deixar ela mais OFF. Desde que consiga fazer algumas viagens no máximo a 100 Km/H. Eu troquei todo o conjunto pois ela não passava antes dos 70 KM/H e tinha muito vazamento de oleo, roncava e todos os problemas conhecidos.. rs.

Kim
09/07/2007, 12:40
1/2 1/2???:pensativo::pensativo:

Bem o Engesa sai de fábrica com 9x44, motor 4cc opala e 5ª marcha com relação 1:1, anda no máximo a 110km/h. (sem esgoelar o motor)

Com o 6cc, estou com a 11x45 (irei vender, pois colocarei automático) e, também uso pneus 33".

Na minha opinião (IMNHO) colocaria ou a 11x47 ou 11x45, pois teria a vantagem da reduzida quando necessário.

Ficará ótimo na estrada, pois andará na faixa ideal de giro, como também ficará ecônomico.

A Rural 4x2 saiu de fábrica com a 11x47.

Bem, se é para uso misto, são as relações que recomendo.

Abraços.

Kim.

Zepi
09/07/2007, 13:31
Olá Kim!
Qual relação usará com o câmbio auto?
Tenho uma 11x47,seria muito longa pra usar na rural com câmbio auto?

Abs

equipeminas4x4
09/07/2007, 15:17
Vc pode deixar ela ótima pra uso on road e colocar o kit de redução 4.7:1 e ficar espetacular pra uso off road. Isso se sua tcase for de engrenagens.

[]´s

Lucas Nassif
09/07/2007, 15:24
Para saber quaol a relação que está no diferencial, existe uma tática ninja do Dragão Voador Soltador de Fogo do extrmo Ocidente. :mrgreen:kkkkkkkkkkkk:mrgreen:

QuiequÉisso KIM!!!!!!!!!!!

Que que vc tem que não controla???? :mrgreen: :twisted: :dance: :palmas: :lol: :concordo:

AtÉ!!

Kim
09/07/2007, 17:48
Olá Kim!
Qual relação usará com o câmbio auto?
Tenho uma 11x47,seria muito longa pra usar na rural com câmbio auto?

Abs

Usarei a 11x41!!!

Já estão comigo, estou esperando o cabo do recall do macrotorque, pois assim faço um serviço só.

Abraços.

Kim.

Ademar Ferracioli
09/07/2007, 18:24
Caro amigo!!

Sobre a relação ideal, primeiro nos conte como usará sua viatura, pois se for trilha, uma curta com certeza, se for on-road, uma longa para prezar a ecônomia e conforto de não andar com o motor urrando.

O negócio é simples:
Com outro pedaço de fita, faça uma marca no cardâm e outra no diferencial (onde possa ver com facilidade)

Então rode o pneu uma volta (lembra da fita crepe) e, conte quantas voltas o cardâm dará.

Como não é uma contagem precisa, pois não terá escalonado o cardâm, então use a aproximação.

Abraços.

Kim.

Não e mais facil usar a tabela que esta no forum,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=83901&d=1181410218

Ademar

Kim
09/07/2007, 19:16
Caro Ademar Ferracioli!

Gostaria de perguntar se por acaso não tem parentes no Paraná, pois em minha cidade tem Ferracioli, que por sinal são ótimos funileiros/chapeiros/lanterneiros. (depende da região).

a tabela que apresentou é ótima, já a conhecia, mais o problema é conhecer a relação que está dentro do diferecial, pois aí está a dúvida.

De posse da medida da relação, pode-se colocar os valores na tabela para saber qual a melhor a ser utilizada.

Obrigado pela ajuda.

Kim.

Ademar Ferracioli
10/07/2007, 18:09
exato Kim

primeiro tem que descobrir qual a relação do diferencial, ou usa-se o seu metodo tabajara, que aproxima bem a medida, ou se o diferencial tiver com a plaqueta de identificação na tampa, ta facil.

o restante das relaçoes de cambio, reduzidas, tamanho de pneus etc, etc, é possivel localizar em manuais e nas mensagens aqui no forum, depois e so lançar na tabela, fiz isto na minha rural, para melhor dimensionar as relações com o torque do motor.

quanto ao restante da mafia, digo familia, realmente estão todos esparramados pelo interior do Paraná e São Paulo, somente meu pai (que tem o sobrenome Ferracioli) mudo-se para Bsb, mas isto em 1957.

Ademar

equipeminas4x4
11/07/2007, 10:25
Redução Hilux em 4x2 e 4x4 = 1:1
Em reduzida = 2.28:1 - Original
Disponível kit 4.7:1 - plug-and-play

[]´s

gogbq
11/07/2007, 13:16
Caro amigo!!

O negócio é simples:

Abraços.

Kim.

Kim,

Olhei a relação do diferencial e é a 9:44. Essa relação com pneu 33" ficará ruim ?

Ou conseguirei atingir os tão sonhados 100KM/H na estrada ?? rs.

Kim
11/07/2007, 18:55
Caro amigo gogbq!

Vou te passar MEU exemplo.

Tenho um Engesa, colocado motor 6cc 4.1S e, relação 11x45, com bolachas 33".

Quando coloquei o 6cc, senti que a 9x44 não estava deixando o motor render o que poderia na estrada, então parti para uma 11x45.

Na minha região geográfica não há morros, somente areia e terra vermelha (não roxa), então quase não uso reduzida, é mais velocidade mesmo.

IMNHO, a 9x44 não deixará vc trabalhar com o motor "folgado", sempre será bem exigido na estrada

Para trilhas, não vejo opção melhor, quase não usará a caixa reduzida, pois terá bastante força.

Sobre a pergunta dos 100km/h, estou conseguindo hoje andar tranqüilo assim com a 11x45, sem esgoelar o motor.

Tudo que relatei, baseia-se em experiências vivenciadas por minha pessoa.

Abraços.

Kim.

Tarcisio Pinheiro
30/09/2007, 03:03
Kim,

Olhei a relação do diferencial e é a 9:44. Essa relação com pneu 33" ficará ruim ?

Ou conseguirei atingir os tão sonhados 100KM/H na estrada ?? rs.

Olá apesar de eu estar atrasado no topico, vou dizer o que eu acho.:concordo:

Se o teu cambio for com a 5º marcha de 1:1 você vai atingir 97,11 Km/h com 3000 rpm do motor.

Mas acho bem provavel que este cambio seja com over-drive e então a quinta marcha deve ser de 0,85 a 0,75:1 ai então com 3000 rpm você estará de 114,24 a 129,50 KM/h respc....

Espero ter ajudado!!!

Sem mais obrigado pela atenção!!!!

gogbq
30/09/2007, 21:11
Tarcisio,

Muito obrigado pela dica.. Agora vai !!! rs.

Tarcisio Pinheiro
04/10/2007, 21:06
Tarcisio,

Muito obrigado pela dica.. Agora vai !!! rs.

Não entendi???:pensativo:

Loiro
05/10/2007, 13:39
Não entendi???:pensativo:

Ele quis agradecer por aquela sua informaçao postada anteriormente e ja dizendo que agora o "upgrade" na relaçao (se necessario) ira ocorer!
Abraço:concordo:

gogbq
05/10/2007, 23:30
Ele quis agradecer por aquela sua informaçao postada anteriormente e ja dizendo que agora o "upgrade" na relaçao (se necessario) ira ocorer!
Abraço:concordo:

Isso mesmo loiro.. Peguei muita informação importante para finalizar o meu jeep.

Obrigado a todos.

Fabio Cortez
29/02/2016, 14:34
Boa Tarde,
Gostaria de saber se a reduzida utilizada nesse projeto foi a de corrente ou de engrenagem.
Tirando a desvantagem de não se poder instalar o kit 4.7, a redução por corrente atende bem? É resistente?
Obs. O carro será utilizado em trilhas leves.

vlw.