Ver Versão Completa : Problemas nos indicadores da XJ
Jack Jipeiro
08/07/2007, 02:56
Amigos me ajudem...
Comprei minha XJ 1997 recentemente, mas agora ela começou a dar um problema no painel de controles. A pressão do óleo demora a subir quando dou partida e enquanto isso fica aceso a luz check gauses, e também o velocimetro e a Rotação param de funcionar e voltam quando querem.
Será um problema elétrico, mal contato, relê, fuzivel, o que acham?
Agradeço ajuda desde já...
caique1177
08/07/2007, 08:43
Jack
Parece mal contato, mas para se certificar teria que trocar o painel por outro (jeito mais facil) uma maneira de checar é: aperte e segure o botao de zerar o odometro e ligue a chave, fara um self test. A luz CHECK GAUGES acende qdo qquer anomalia acontece, por exemplo a baixa pressao do oleo. Muito cuidado pois se a pressao estiver variando pode prejudicar o motor. Em qquer oficina hoje vc acha um check OBDII, e pode monitorar o que esta acontecendo. Boa sorte
Jack,
Velocimetro e conta-giros...........vc sente alguma alteração na mudança de marchas....se é q a sua é automática.......se não.... pode ser mar contato no painel....ou a mardita mola...:parede::parede:
Pressão de óleo..........grande chance de vc estar com o óleo fino demais.....e a pressão de óleo é insuficiente......por isso q o check gauge fica aceso......:concordo:......se o óleo ta beleza, verifique os contatos no sensor......;)...se não resolveu.....tem q trocar...:cry:
Jack Jipeiro
09/07/2007, 18:37
Velocimetro e conta-giros...........vc sente alguma alteração na mudança de marchas....se é q a sua é automática.......se não.... pode ser mar contato no painel....ou a mardita mola...:parede::parede:
A minha é automatica sim, as mudanças de marchas estão normais, trocam nos 2000 RPM, eu estou achando que é falta de terra (aterramento, não lama...rs) pois as vezes o voltimetro tb fica baixo.
O que seria esta mardita mola?
Pressão de óleo..........grande chance de vc estar com o óleo fino demais.....e a pressão de óleo é insuficiente......por isso q o check gauge fica aceso......:concordo:......se o óleo ta beleza, verifique os contatos no sensor......;)...se não resolveu.....tem q trocar...:cry:
Vou trocar o oléo mais não acredito que seja isso pois a pressão nem mexe, não é que esteja baixa. Aonde fica os contatos do sensor? Tenho que tirar o painel?
Agradeço desde já.
A minha é automatica sim, as mudanças de marchas estão normais, trocam nos 2000 RPM, eu estou achando que é falta de terra (aterramento, não lama...rs) pois as vezes o voltimetro tb fica baixo.
O que seria esta mardita mola?
Vou trocar o oléo mais não acredito que seja isso pois a pressão nem mexe, não é que esteja baixa. Aonde fica os contatos do sensor? Tenho que tirar o painel?
Agradeço desde já.
Primeiro faça o teste das lampadas e instrumentos do painel:
segure o ''zerador'' do odometro parcial, ligue a ignição sem dar a partida, todas as lampadas, em seu momento, irão acender e todos os marcadores fazem o seu curso total.....e o odometro de 000000, 111111 a 999999...o modulo faz um teste em todos componentes....se ao final apresentar algum código ANOTE....:-?
A tar de mola é a mola relógio (clockspring), fica no volante, veja o diagrama anexo, ela é doida pra deixar os instrumentos doidos...:twisted:...mas ela é RARA....verifique os MARCONTATU e aterramentos.....:shock:
O sensor da pressão de óleo é bem proximo ao filtro de óleo, tanto é q alguns frentistas na troca do filtro adoram estraga-la....:parede:
ta certo q é azar demais.....mas o voltimetro pode ser q o seu alternador
ta cansadinho....:(
esqueci o anexo..............:oops::oops:
Jack Jipeiro
09/07/2007, 22:52
Primeiro faça o teste das lampadas e instrumentos do painel:
segure o ''zerador'' do odometro parcial, ligue a ignição sem dar a partida, todas as lampadas, em seu momento, irão acender e todos os marcadores fazem o seu curso total.....e o odometro de 000000, 111111 a 999999...o modulo faz um teste em todos componentes....se ao final apresentar algum código ANOTE....:-?
A tar de mola é a mola relógio (clockspring), fica no volante, veja o diagrama anexo, ela é doida pra deixar os instrumentos doidos...:twisted:...mas ela é RARA....verifique os MARCONTATU e aterramentos.....:shock:
O sensor da pressão de óleo é bem proximo ao filtro de óleo, tanto é q alguns frentistas na troca do filtro adoram estraga-la....:parede:
ta certo q é azar demais.....mas o voltimetro pode ser q o seu alternador
ta cansadinho....:(
A primeira coisa que vou testar é o aterramento, se não for (tomara que seja), vou testar o alternador.
Mas o que me deixa aliviado (em partes) é que o indicador da pressão do Óleo funciona e para as vezes, o que talvez indique um mal contato, ao invés de mal funcionamento da bomba de óleo, ou então do sensor. To certo? Dei uma bizoiada no sensor em cima do filtro e aparentemente está OK.
Amanha vou para os testes.
Obrigado as dicas...
Leo - Beethoven
10/07/2007, 13:19
Jack, se fizer o test que o Caique e o Nzardo disseram, mata o problema na hora....
O painel de instrumentos da XJ é até simples de desmontar (comparado a outros)...mas fica esperto com o acrílico....um de nossos colegas por aqui foi fazer isso e o quebrou....
Painel é doido pra dar "marcontatu" no terra.....
Abs,
Jack Jipeiro
10/07/2007, 20:05
Jack, se fizer o test que o Caique e o Nzardo disseram, mata o problema na hora....
O painel de instrumentos da XJ é até simples de desmontar (comparado a outros)...mas fica esperto com o acrílico....um de nossos colegas por aqui foi fazer isso e o quebrou....
Painel é doido pra dar "marcontatu" no terra.....
Abs,
Já fiz esse teste, não apareceu nada. Assim como sempre ouço falar que nunca aparece nada na de ninguem...
Já o teste de virar a chave 3 vezes, etc, etc (conhecem, né?) apareceu alguns, mas são aqueles que tem explicação e dizem ser "normal", como por exemplo o codigo 12, que diz que a bateria foi desconectada, no meu caso pode ser que acuse isso por ela não funcionar direito. Do resto é só.
Tentarei desmontar o painel, vamos ver.
Obrigado,
Abraços.
A minha (XJ97) de vez em sempre:mrgreen: acontece isso, só q quando para os marcadores(todos) acende a luz do arbag, fica assim uns dias e volta ao normal, no começo achei q era algum fusivel:pensativo:... Agora é abrir para limpar e tirar os marcontato.
Leo - Beethoven
11/07/2007, 10:03
Engraçado é que quando alguém reclama desses problemas de painel por aqui, na maioria das vezes são 97....:pensativo:
Será algo congênito nesse modelo ?
Gurak, no seu caso, se for somente a indicação do Airbag, acho que não é mal contato, pode ser falha mesmo no sistema.....já aconteceu isso comigo em outro carro....o módulo do airbag tinha ido pro saco...custaria R$3K pra arrumar......vendi o carro do jeito que estava....:dance:
Abs.
Mas a luz do airbag só liga quando os marcadores param de funcionar...
Espero q seja apenas mal contato mesmo, senão to f...
Leo - Beethoven
11/07/2007, 14:01
Mas a luz do airbag só liga quando os marcadores param de funcionar...
Espero q seja apenas mal contato mesmo, senão to f...
Se o resto dos marcadores ficam dois tbém....a chance de ser mal-contato geral é muito maior...aposto no "marco"....
Abs
Olá pessoal, boa noite.
O xj tá com alarme de reserva de quando em quando, tem jeito de testar o alarme de reserva de combustível, para saber se é um tal de MC acontecendo, já que o tanque tem qualquer coisa acima da metade? Ou é mais uma das surpresas do GNV?
Jack Jipeiro
12/07/2007, 00:25
Muitos problemas no painel estão aparecendo, e me parece que todos, ou a grande maioria é talvez pelo MARCONTATU, então peço que alguém mais experiente nos de algumas dicas de como desmontar o painel, pois tentei hj mas não vi nenhum parafuso para soltar.
Abraços.
Leo - Beethoven
12/07/2007, 11:02
Realmente, nunca precisei desmontar o painel, felizmente, mas vou ter que fazer isso em breve pra eliminar uns grilos....
O painel central (rádio) sai fácil, é encaixado e é só puxar (com carinho) por baixo (perto da alavanca do câmbio).
Abs.
Muitos problemas no painel estão aparecendo, e me parece que todos, ou a grande maioria é talvez pelo MARCONTATU, então peço que alguém mais experiente nos de algumas dicas de como desmontar o painel, pois tentei hj mas não vi nenhum parafuso para soltar.
Abraços.
Bom dia Jack, tente utilizar um dos manuais desse link http://www.4shared.com/file/16423966/bd8c3075/XJ_2000_FSM_DAYMLER_CHRYSLER_INGLES.html, pode ajudar.
[]'s
Jack Jipeiro
12/07/2007, 13:20
Pessoal,
Desmontei meu painel, e pelo que constatei, de nada adianta tira-lo.
Eles são plugados e não há nada a ser feito, no máximo passar um limpa contato e colocar novamente, esses problemas de mal contato deve vir de outros lugares porque os plugues ficam bem encaixadinhos.
No meu caso não resolveu em nada tiralo, quer dizer quase nada.
Quando tirei percebi que o ex-dono retirou a lampada que acende qdo o airbag esta com problemas, no minimo o airbag deu pau e o cara simplesmete tirou a lampadinha, é móle. Um item de segurança a menos para poder contar.
Abraços.
Leo - Beethoven
12/07/2007, 14:14
Pessoal,
Desmontei meu painel, e pelo que constatei, de nada adianta tira-lo.
Eles são plugados e não há nada a ser feito, no máximo passar um limpa contato e colocar novamente, esses problemas de mal contato deve vir de outros lugares porque os plugues ficam bem encaixadinhos.
No meu caso não resolveu em nada tiralo, quer dizer quase nada.
Quando tirei percebi que o ex-dono retirou a lampada que acende qdo o airbag esta com problemas, no minimo o airbag deu pau e o cara simplesmete tirou a lampadinha, é móle. Um item de segurança a menos para poder contar.
Abraços.
Jack, por acaso vc tirou fotos do painel desmontado ? Seria legal ver elas por aqui pra ter uma noção real da coisa....e até termos mais idéia sobre o assunto.....
Vai ver o cara tirou a lâmpada do Airbag por que o problema deve ter começado como o que o Gurak descreveu que está acontecendo com o dele. Lendo os posts dele aqui de novo, parece ter relação, não ?
Eu colocaria a lâmpada de volta....ruim ou não, creio que é melhor conviver com o erro até solucioná-lo do que viver com ele no "escuro", sacou ?
Abs.
Marcelo Carvalhal
13/07/2007, 10:25
LUZ DE AIR BAG ACESA..
Existe um sistema de segurança primario que omite a açao do AIR BAG, o CLOKSPRING, ele tem a função de coibir o acionamento desnecessário do AIR BAG, funcinona como um fusivel..fica dentro do conjunto do volante, e arriscado desmontar, para tentar soldar essa molinha..mas tem gente que consegue...
Ela funciona fechando o circuito do painel, por isso mesmo sem a lampada..o erro continua ocorrendo, por isso os APAGAOES..enquanto não substitui-la, isso vai ocorrer..
Os apagões de PAINEL acontecem tbm, quando o sensor de velocidade esta com problema, pode até mesmo apagar o carro inteiro.....
O sistema de encaixe do estilo fita de video game ( ATARI ) tbm em alguns casos fica frouxo, e com os contatos não muito apertadinhos...vale uma correção <GAMBIAL>, por ai...:mrgreen:
Esse negocio de arrancar a luz de AIR BAG na linha da CRYSLER não funciona...muito consumidor malandrão pede pra isso ser feito..e lojista picareta tbm.....
A mola relogio, não é muito barata não...:putz:
Lembrando que a inexistencia dela, vai fazer com que o AIR BAG fique mais sensível, quer dizer..ele pode acinar até mesmo se vc bater em um barranco, ou um buraco, quer dizer, cratera...:mrgreen:
Leo - Beethoven
13/07/2007, 12:00
MC, vc é meu ídolo cara !!!
Abs.
Marcelo Carvalhal
13/07/2007, 16:51
Abs.
Que ilson meu quiriudo!!..
A gente so sabemos o nississariu......:mrgreen:
Jack Jipeiro
14/07/2007, 00:04
LUZ DE AIR BAG ACESA..
Existe um sistema de segurança primario que omite a açao do AIR BAG, o CLOKSPRING, ele tem a função de coibir o acionamento desnecessário do AIR BAG, funcinona como um fusivel..fica dentro do conjunto do volante, e arriscado desmontar, para tentar soldar essa molinha..mas tem gente que consegue...
Ela funciona fechando o circuito do painel, por isso mesmo sem a lampada..o erro continua ocorrendo, por isso os APAGAOES..enquanto não substitui-la, isso vai ocorrer..
Os apagões de PAINEL acontecem tbm, quando o sensor de velocidade esta com problema, pode até mesmo apagar o carro inteiro.....
O sistema de encaixe do estilo fita de video game ( ATARI ) tbm em alguns casos fica frouxo, e com os contatos não muito apertadinhos...vale uma correção <GAMBIAL>, por ai...:mrgreen:
Esse negocio de arrancar a luz de AIR BAG na linha da CRYSLER não funciona...muito consumidor malandrão pede pra isso ser feito..e lojista picareta tbm.....
A mola relogio, não é muito barata não...:putz:
Lembrando que a inexistencia dela, vai fazer com que o AIR BAG fique mais sensível, quer dizer..ele pode acinar até mesmo se vc bater em um barranco, ou um buraco, quer dizer, cratera...:mrgreen:
Pessoal,
Ouvi dizer por ai que se o Clockspring esta quebrada a buzina não funciona, se isto for correto então meu problema não é esse, pois minha buzina funciona normalmente.
Então poderia ser o sensor de velocidade, onde fica ele, como faço para dar uma conferida nele.
Porém, a lampada do airbag foi tirada, o que indica uma falha (ou não?). Mas onde vou achar essa lampada para comprar?? E se eu tirar alguma de outro lugar e colocar no airbag só para testar será que dá certo?
Desculpa o monte de pergunta, fiquei ansioso pois achava que seria apenas um marcontatu.
Pessoal, então como vou ter que desmontar o painel denovo, tirarei fotos e posto aki.
Abraços.
samukanvas
14/07/2007, 00:52
Abs.
Leo,
Pede pra ele te contar aonde ele aprendeu isso tudo.... :twisted:
Não esquece de pedir pra ele contar a verdade :-D
Abs
Marcelo Carvalhal
14/07/2007, 09:52
Pessoal,
Ouvi dizer por ai que se o Clockspring esta quebrada a buzina não funciona, se isto for correto então meu problema não é esse, pois minha buzina funciona normalmente.
Então poderia ser o sensor de velocidade, onde fica ele, como faço para dar uma conferida nele.
Porém, a lampada do airbag foi tirada, o que indica uma falha (ou não?). Mas onde vou achar essa lampada para comprar?? E se eu tirar alguma de outro lugar e colocar no airbag só para testar será que dá certo?
Desculpa o monte de pergunta, fiquei ansioso pois achava que seria apenas um marcontatu.
Pessoal, então como vou ter que desmontar o painel denovo, tirarei fotos e posto aki.
Abraços.
Tem raz'ao, quando clospring esta rompido, a buzina, as veses para de funcionar, mas, se nao acha que o cara que tirou a luz de air bag, nao teria dado um jeito de po-la pra cantar de novo..
Marcelo Carvalhal
14/07/2007, 09:58
Droga...cortou mensg..
Existe um módulo debaixo do descança braço, que tbm controla o air bag, este e o sensor de desaceleração, se tiver com problema, tbm pode deixar a luz de AIR BAG acesa..
Problemas no sensor de rotação do ABS tbm acende a luz de air bag!!
Quando um carro sofre colisão lateral ou frontal com pelo menos 25% de deformação da estrutura mais ou menos, or AIR BAGS são acionados, assim como a desaceleração brusca tbm....a informação de detonação fica armazenada, e só será apagada pelo DRB III.
A indicação tbm é feita pela luz de AIR BAG acesa..
Torço para que seu problema seja só um márcontatu, mas e bom rever os caminhos que falei...e verificar se houve no passado...algum evento...não normal....:putz:
Leo - Beethoven
15/07/2007, 03:01
Leo,
Pede pra ele te contar aonde ele aprendeu isso tudo.... :twisted:
Não esquece de pedir pra ele contar a verdade :-D
Abs
Diz aí MC a pergunta que não quer calar ???:twisted:
Abs
Jack Jipeiro
16/07/2007, 00:59
Carvalhal,
Agora F..., dá uma dica por onde começar.
O que devo verificar primeiro, o vendedor disse que o carro não foi batido, e realmente não tem jeito de que foi, pois verifiquei bem, não há massa, a não ser que tenham trocado tudo, mas se fisessem isso com certeza teriam arrumado o air bag.
Será que tem alguma lugar especializado em airbag para verificar isso pra mim, ou apenas nas concessionarias mesmo.
Obrigado.
Leo - Beethoven
16/07/2007, 09:30
Jack essa porcaria da "mola do relógio" estraga mesmo com o tempo, necessariamente não precisaria ter batido o carro.....dá pra trocá-la, mas é chato pra caramba....se vc não conhece, vale a pena levar pra alguém que lida com Air Bag....tenho certeza de que de outro carro dá ali na boa....se pesquisar no google, é capaz que acho alguém que lide com isso aí perto de vc.
Abs.
Marcelo Carvalhal
16/07/2007, 10:19
Diz aí MC a pergunta que não quer calar ???:twisted:
Abs
Respondendo...sua pergunta..APRENDI TUDO COM JOAO BETA!!..a mais de 13 anos atras...
Olha seu JACK, volto a dizer a mola relogio nao estraga, ela se rompe por algum evento, seja uma pancada, por baixo, ou lateral, etc...
Ainda acho que deveria revisar os contatos do modulos, e dar um jeito de abrir o miolo do volante pra verificar se a molarelogio realmente ta ruim...
Verifica seu freio..se tiver ABS, PODE SER ELE TBM...
Jack Jipeiro
16/07/2007, 16:18
Minha XJ não tem ABS, portanto o problema esta no Airbag.
Como não tenho muita experiencia com essas partes eletronicas vou levar para alguem que realmente saiba oque esta acontecendo.
Muito Obrigado pelas dicas.
Abraços.
Jack Jipeiro
17/07/2007, 00:51
Pessoal,
Pesquisei sobre oficinas especializadas em airbag, mas a unica que achei foi Josmar Especiliazada, alguém conhece??
Alguém poderia me indicar alguém que mexa com Airbag para tentar solucionar o problema da minha XJ, pode ser em SP.
Abraços.
Marcelo Carvalhal
17/07/2007, 10:28
Jack, sei que todo mundo tem medo de ir aos concessionarios, mas nesse caso, da uma passada la, acho qu eno maximo vao te cobrar uma consulta pelo DRB III, deve ser algo em torno de uns 120 pilas....
A maioria das concessionarias MERCEDEZBENS tem este scanner, melhor ainda a CALMAC (caltabiano) eu acho..:pensativo:
samukanvas
17/07/2007, 11:36
Jack, sei que todo mundo tem medo de ir aos concessionarios, mas nesse caso, da uma passada la, acho qu eno maximo vao te cobrar uma consulta pelo DRB III, deve ser algo em torno de uns 120 pilas....
A maioria das concessionarias MERCEDEZBENS tem este scanner, melhor ainda a CALMAC (caltabiano) eu acho..:pensativo:
Fio, sabe o que é lesgau tb? Tem uns leitores estilo "drb" que lêem não só a xj, mas todos os veículos que usam módulo de leitura no mesmo padrão. Apaga códigos, lê tudo, faz café, desperta de manhã, coloca comida pro cachorro etc...
200 dóla o fodão.... interessa? :mrgreen: Quer abrir uma oficina? :mrgreen:
beijo
Leo - Beethoven
17/07/2007, 12:27
Fio, sabe o que é lesgau tb? Tem uns leitores estilo "drb" que lêem não só a xj, mas todos os veículos que usam módulo de leitura no mesmo padrão. Apaga códigos, lê tudo, faz café, desperta de manhã, coloca comida pro cachorro etc...
200 dóla o fodão.... interessa? :mrgreen: Quer abrir uma oficina? :mrgreen:
beijo
Eu já falei em outro tópico que quero comprar um desses....e pedi uma indicação e nem vc nem o MC responderam...:mrgreen:...facam de zoeira nos tópicos e não dão as dicas filés pra galera aqui (eu)....:mrgreen:
Definitivamente, vou comprar um destes, mas não quero um meia boca que só lê os códigos e os apaga....queria uma que desse logo pra alterar os pontos de mudança do CA, alterar os velocimetro no caso de mudança de relação, pneus, etc....e até brincar de programar transponders de chave, controles, etc.....se puder alterar as curvas do motor, será um plus...hehehe....
Alguma dica boa ?
Achei uns por aí....mas a maioria é função de monitoramente e não dá pra brincar com os parâmetros....só achei unzinho mas ainda é meia boca....
Já sei...já sei....o MC vai dizer que sou tarado....fazer o quê ?....:mrgreen:
Abs.
Marcelo Carvalhal
17/07/2007, 12:35
Eu já falei em outro tópico que quero comprar um desses....e pedi uma indicação e nem vc nem o MC responderam...:mrgreen:...facam de zoeira nos tópicos e não dão as dicas filés pra galera aqui (eu)....:mrgreen:
Definitivamente, vou comprar um destes, mas não quero um meia boca que só lê os códigos e os apaga....queria uma que desse logo pra alterar os pontos de mudança do CA, alterar os velocimetro no caso de mudança de relação, pneus, etc....e até brincar de programar transponders de chave, controles, etc.....se puder alterar as curvas do motor, será um plus...hehehe....
Alguma dica boa ?
Achei uns por aí....mas a maioria é função de monitoramente e não dá pra brincar com os parâmetros....só achei unzinho mas ainda é meia boca....
Já sei...já sei....o MC vai dizer que sou tarado....fazer o quê ?....:mrgreen:
Abs.
CARa..LEO....vou te madar im link de uma historinha que aconteceu com um cara malandrão..
Outra coisa..este DRB que o tapado do RODRIGUES, acha que é THE FUCKER!!, não existe pra venda...OK.
Leo - Beethoven
17/07/2007, 12:49
CARa..LEO....vou te madar im link de uma historinha que aconteceu com um cara malandrão..
Outra coisa..este DRB que o tapado do RODRIGUES, acha que é THE FUCKER!!, não existe pra venda...OK.
Falando sério agora, não quero ser o malandrão ou o the fucker and sucker tabajara.....vamos dizer assim, posso até não fazer tudo nos meus carros, mas gosto de ter tudo em casa como eu "pudesse" fazer, sacou ?
Se vc for em casa, vai descobrir pq a patroa me xinga tanto....tenho ferramentas e dispositivos pra tudo que vc imagina.....só não tenho um torno e uma fresa, por falta de espaço...hehehe....mas uma coisa que me falta ainda é um scanner desses....poura, como faz falta.....
Abs.
Marcelo Carvalhal
17/07/2007, 16:23
Leo...da uma lida nesta pagina..
Vc vai descobrir que quem meche muito....tbm....remeche muito..:oops:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7239&page=150
samukanvas
17/07/2007, 17:27
Tá vendo como vc é? Seu bocudo :mrgreen:
O módulo que eu ví faz:
Lê os códigos e zera.
Reprograma faixa de giro, tempo de injeção e ignição, trocas de marcha, temperatura de funcionamento do motor, etc....
Corrige a velocidade no painel se mudar os pneus
Etc... Etc... Etc....
O da jeep faz isso tudo? :pensativo:
beijito
Leo - Beethoven
17/07/2007, 23:02
Leo...da uma lida nesta pagina..
Vc vai descobrir que quem meche muito....tbm....remeche muito..:oops:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7239&page=150
MC, eu já passei dessa fase...:mrgreen:...pode ficar tranqüilo que hj eu tô vacinado....
Agora, fez aquele Kg de gambi e não queria que pipocasse ? Tem dó....:twisted:
Falando sério...não é tudo que dá pra fazer nas minhas viaturas por falta de tempo....mas gosto de ter tudo em caso como se pudesse sacou ? Não vai dizer que eu sou tarado....:roll:.....mas tenho aqui coisas que vc nem imagina, entre ferramentas e dispositivos....só me não comprei um torno e uma freza, por que se não a mulher me chuta de vez....:mrgreen:
Agora diz aí, qual é o bom !!!
Tá vendo como vc é? Seu bocudo :mrgreen:
O módulo que eu ví faz:
Lê os códigos e zera.
Reprograma faixa de giro, tempo de injeção e ignição, trocas de marcha, temperatura de funcionamento do motor, etc....
Corrige a velocidade no painel se mudar os pneus
Etc... Etc... Etc....
O da jeep faz isso tudo? :pensativo:
Samuka, liga pro MC não que ele tá com inveja....:mrgreen:...Só pq ele já teve o toque sutil de elefante pra consertar o carro dele....:mrgreen:
Mas diz aí logo, qual é esse aí !!! Conta pra nóis....quer vender ? :mrgreen:
Abs
Jack Jipeiro
17/07/2007, 23:20
Pessoal, apenas para eu entender.
Esse DRBIII le o codigo de erro, e apaga o codigo, quer dizer elimina o erro??
No meu caso, ainda não foi constatado de fato, mas é muito o que parece estar acontecendo um problema com o airbag. Se por acaso eu desativasse o airbag de alguma forma, se é que ele ainda existe, com esse DRB eu poderia apagar o erro e voltar a ter meus relogios do painel funcionando belezinha?
Abraços.
Leo - Beethoven
18/07/2007, 08:32
Jack, não é tão simples assim...esse equipamento apenas vai lhe indicar aonde o possível erro está. Ele pode ser apagado da memória, mas se o problema não for solucionado, o erro irá voltar a aparecer....
Existe sim como by-pass (jampear-gambiarrar) o erro, mas não aconselho.
Consertar deve ser sempre a primiera opção.
Abs.
samukanvas
18/07/2007, 14:50
http://www.hypertech.com/ :concordo:
Divirta-se :mrgreen: Eu estou me divertindo a alguns dias.... :rolleyes:
Leo - Beethoven
18/07/2007, 15:17
http://www.hypertech.com/ :concordo:
Divirta-se :mrgreen: Eu estou me divertindo a alguns dias.... :rolleyes:
Samuka, mas esse aí não reprograma faixa de giro trocas de marcha, corrige a velocidade no painel se mudar os pneus e relação como vc disse.....
Já tinha visto esse antes....e custa mais de 300 doletas e não 200 como vc disse....
Pô qual é o milagre ? :mrgreen:
Já viu esse www.nology.com ? Mas esse não altera parâmetros....mas é um belo brinquedo....
Abs.
Jack Jipeiro
18/07/2007, 15:32
Jack, não é tão simples assim...esse equipamento apenas vai lhe indicar aonde o possível erro está. Ele pode ser apagado da memória, mas se o problema não for solucionado, o erro irá voltar a aparecer....
Existe sim como by-pass (jampear-gambiarrar) o erro, mas não aconselho.
Consertar deve ser sempre a primiera opção.
Abs.
O meu receio é que o airbag nem se quer exista mais e por isso o lazarento do antigo dono retirou a lampada do airbag achando que tava fazendo maior negocião. Se por acaso esse já foi batido e inflado os airbag, sei que custa uma fortuna para ligalos de novo. No meu outro carro que tive antes da XJ, um Golf, eu bati e os airbags inflaram, a concessionaria pediu a bagatela de R$16000,00 para liga-los denovo, e como tinha seguro a seguradora optou por dar PT.
Então penso que talvez possa ter acontecido isso na XJ e como o ex-dono não quis pagar para ligado denovo o tirou e tirou a lampada. Se for esse o caso não vou pagar quase que o valor do carro para ligar os airbags denovo, então terei que fazer uma gambiarrinha.
Mas para saber isso vou levar na concessionaria para passar O DRBIII e depois sabendo do erro volto aqui para vcs me ajudarem a resolver.
Abraços.
Leo - Beethoven
18/07/2007, 15:39
Jack, vc tem razão no que disse...mas não vale a pena ficar se torturando por antecipação....vá conferir primeiro os códigos de erro, coisa e tal....depois pode chorar, se for o caso....hehehe....
E nem precisa ser em concessionária....tem uma oficina chama Oficina G3 que fica na Casa Verde.....não conheço os caras, mas me disseram que são bons e que tem aparelho pra isso....se não vai acabar morrendo com uma bela grana lá....
Abs.
samukanvas
18/07/2007, 15:39
http://www.hypertech.com/programmer.html
samukanvas
18/07/2007, 15:41
Anexo... :concordo:
Jack Jipeiro
18/07/2007, 15:45
Jack, vc tem razão no que disse...mas não vale a pena ficar se torturando por antecipação....vá conferir primeiro os códigos de erro, coisa e tal....depois pode chorar, se for o caso....hehehe....
E nem precisa ser em concessionária....tem uma oficina chama Oficina G3 que fica na Casa Verde.....não conheço os caras, mas me disseram que são bons e que tem aparelho pra isso....se não vai acabar morrendo com uma bela grana lá....
Abs.
Oficina G3 é nome de banda gospel. Será que são os funcionarios da oficina? Brincadeira a parte, ela fica na rua casa verde, me diz o bairro, como não sou de Sampa, vou pesquisar no guia. Mas conheço algumas coisas ai.
Leo - Beethoven
18/07/2007, 16:13
Samuka, vou analisar melhor as opções, depois comento...mas se encontrar mais algum por aí, avisa.
Jack...verdade...digitei no google e só saiu coisa de banda gospel....logo eu que já tenho passagem comprada pro inferno...hehehe...
Mas achei o site... www.oficinaag3.com.br....é AG3 e não G3...hehehe...
Abs.
O meu receio é que o airbag nem se quer exista mais e por isso o lazarento do antigo dono retirou a lampada do airbag achando que tava fazendo maior negocião. Se por acaso esse já foi batido e inflado os airbag, sei que custa uma fortuna para ligalos de novo. No meu outro carro que tive antes da XJ, um Golf, eu bati e os airbags inflaram, a concessionaria pediu a bagatela de R$16000,00 para liga-los denovo, e como tinha seguro a seguradora optou por dar PT.
Então penso que talvez possa ter acontecido isso na XJ e como o ex-dono não quis pagar para ligado denovo o tirou e tirou a lampada. Se for esse o caso não vou pagar quase que o valor do carro para ligar os airbags denovo, então terei que fazer uma gambiarrinha.
Mas para saber isso vou levar na concessionaria para passar O DRBIII e depois sabendo do erro volto aqui para vcs me ajudarem a resolver.
Abraços.
Tranquilooo........Jack.........:wink:
Não stressa com antecedencia.....no olhometro como é q tá o air bag do passageiro ??.....se foi porrada.......ele ia trocar um e o outro não...:pensativo:
Jack Jipeiro
18/07/2007, 16:21
Tranquilooo........Jack.........:wink:
Não stressa com antecedencia.....no olhometro como é q tá o air bag do passageiro ??.....se foi porrada.......ele ia trocar um e o outro não...:pensativo:
É nzardo, nada como pensar com a cabeça ao invés de pensar com o bolso, não tinha parado para reparar isso. Me diz ai, para eu ver o airbag do passageiro é só tirar aquela capa do painel??
Abraço.
É nzardo, nada como pensar com a cabeça ao invés de pensar com o bolso, não tinha parado para reparar isso. Me diz ai, para eu ver o airbag do passageiro é só tirar aquela capa do painel??
Abraço.
Jack,
nunca cutuquei a bagaça..........vou até dar um bizu......mas imagino q aquela tampa não sai e nem levanta ou abaixa........imagino q qdo o bicho é acionado o acabamento em vinil é q rasga pra bixiga inflar....:pensativo:
Jack Jipeiro
18/07/2007, 16:34
Jack,
nunca cutuquei a bagaça..........vou até dar um bizu......mas imagino q aquela tampa não sai e nem levanta ou abaixa........imagino q qdo o bicho é acionado o acabamento em vinil é q rasga pra bixiga inflar....:pensativo:
Bom, minha XJ tá no posto de molas e não da para ter uma idéia agora, mas já tive olhando lá e pareçe estar tudo normal. Agora, acredito que aquela tampa suba ou desça, pelo menos no golf foi assim, a parte de baixo fica presa e a de cima solta, deve ser por encaixe, mas claro que não vou puxar para ver, vai q não encaixa mais.
Abraços...
Leo - Beethoven
19/07/2007, 18:37
http://www.hypertech.com/programmer.html
Examinando com calma isso, o Hypertech não faz o ajuste do velocímetro em função da troca dos pneus, nem dos pontos de mudança de marchas....
Pelo menos não para a XJ....
Entre na tabela de veículos....vai ver que nestas opções está N/A....
sacanagem....logo agora que eu tinha pensado: "É esse que eu quero !!!"....
As buscas continuam....
Abs,
Bom, minha XJ tá no posto de molas e não da para ter uma idéia agora, mas já tive olhando lá e pareçe estar tudo normal. Agora, acredito que aquela tampa suba ou desça, pelo menos no golf foi assim, a parte de baixo fica presa e a de cima solta, deve ser por encaixe, mas claro que não vou puxar para ver, vai q não encaixa mais.
Abraços...
Jack,
E ai..........como andas os ABSis..??........a tampa do passageiro, não acredito q ela va para um lado ou outro qdo o air bag é acionado, por motivos de segurança....acho q ela é fixa e o vinil rasga qdo a bixiga exprodi....:twisted:
Posso ta falando coisa q vc ja viu....mas os fusiveis internos 26 e 27 são os danados responsaveis pelo sistema.....vc ja dei um bizu neles..??..quem sabe tem algum queimado ou com marcontatu....:concordo:
samukanvas
20/07/2007, 13:03
Examinando com calma isso, o Hypertech não faz o ajuste do velocímetro em função da troca dos pneus, nem dos pontos de mudança de marchas....
Pelo menos não para a XJ....
Entre na tabela de veículos....vai ver que nestas opções está N/A....
sacanagem....logo agora que eu tinha pensado: "É esse que eu quero !!!"....
As buscas continuam....
Abs,
Leo, esse é o III.... estão lançando o da xj daqueles master super turbo que faz isso tudo... mandei o texto em .doc.... Tem até previsão no site deles. :concordo:
Leo - Beethoven
20/07/2007, 13:23
Leo, esse é o III.... estão lançando o da xj daqueles master super turbo que faz isso tudo... mandei o texto em .doc.... Tem até previsão no site deles. :concordo:
Pois é...mas não está bem claro se vai fazer tudo...para as nossas XJs....
Conhece outra opção ?
Cadê o MC pra dar uns palpites nesse lance ? Acho que depois que ele bagunçou com a dele ele quer distância dessas "gadgets"....
Abs.
Jack Jipeiro
20/07/2007, 18:04
Jack,
E ai..........como andas os ABSis..??........a tampa do passageiro, não acredito q ela va para um lado ou outro qdo o air bag é acionado, por motivos de segurança....acho q ela é fixa e o vinil rasga qdo a bixiga exprodi....:twisted:
Posso ta falando coisa q vc ja viu....mas os fusiveis internos 26 e 27 são os danados responsaveis pelo sistema.....vc ja dei um bizu neles..??..quem sabe tem algum queimado ou com marcontatu....:concordo:
Nzardo, para ser sincero to meio desiludido da XJ, esses probleminhas tão tirando meu sono. Primeiro o painel, depois o desembaçador de vidros, o que me motiva é o meu motor e cambio em boas condiçoes.
Mas não desistirei facil, já verifiquei os fusiveis que fica no compartimento do motor, lá esta tudo normal. Esses que vc esta dizendo são aqueles no pé do passageiro??
Abraços...
Nzardo, para ser sincero to meio desiludido da XJ, esses probleminhas tão tirando meu sono. Primeiro o painel, depois o desembaçador de vidros, o que me motiva é o meu motor e cambio em boas condiçoes.
Mas não desistirei facil, já verifiquei os fusiveis que fica no compartimento do motor, lá esta tudo normal. Esses que vc esta dizendo são aqueles no pé do passageiro??
Abraços...
Jack,
caaaaaalmaaaaa, segura esse impeto estripador q vc tem........:twisted::twisted:
A XJ é como um casamento alem de dar despesa vc tem q se acostumar com ela..............dispois tudo se acerta.........:concordo:
Agora q eu vi q escrevi ABSiss qdo o correto seria Airis Beguiss....:parede:
Os fusiveis do lado do motor num tem nada a ver com os AirisBagoss, são os dde numero 26 e 27 da cx de fusiveis no pé do passageiro....:concordo:
Quem sabe eu ganho uma cerva...:dance:
Jack Jipeiro
20/07/2007, 19:01
Jack,
caaaaaalmaaaaa, segura esse impeto estripador q vc tem........:twisted::twisted:
A XJ é como um casamento alem de dar despesa vc tem q se acostumar com ela..............dispois tudo se acerta.........:concordo:
Os fusiveis do lado do motor num tem nada a ver com os AirisBagoss, são os dde numero 26 e 27 da cx de fusiveis no pé do passageiro....:concordo:
Vou dar um confere, se o problema solucionar eu pago até duas cervas, pra falar a verdade, pago mesmo se não solucionar, afinal para que serve os amigos...
Abraços...
Jack Jipeiro
20/07/2007, 19:10
Jack,
Conferi os fusiveis, estão OK. Realmente uma pena, mas a saga continua...
Leo - Beethoven
20/07/2007, 19:17
Pois é...mas não está bem claro se vai fazer tudo...para as nossas XJs....
Conhece outra opção ?
Confirmei com os caras da Hypertech....o Novo Max Engine deles, foi aprimorado apenas o design...´no caso das XJs ele faz apenas a correção do velocimetro em função do pneus (se comparado com o modelo anterior), também não corrige novos gears e não faz alterações nos pontos de troca de marchas do CA.
Ele diz que faz...mas não pra XJ...
Os caras ainda me disseram que esse modelo poderá ser atualizado pela internet e com freqüência colocarão up-dates e que isso pode vir a ser acrescido....vc acha ? Pra mim, papo de vendedor....
Custa U$389.00 e já está disponível para a venda....
Quer dizer, ainda não é o super-buchão.....se ele fizesse as correções das relações e alterasse o ponto de troca do CA, acho que veleria o preço.
Abs. (ainda procurando)
gutoxj98
21/07/2007, 00:12
Mister Leo C.S.I./XJ
Nao seria mais barato adquirir algum sofit-uere ??? ai vc coloca no seu lap topis......algum sofitu-ere da jeep por exemplo ?? será que existe por aqui ? mesmo que fosse em ingreis....pq isso vc manja tumem !!!!
Mister Leo C.S.I./XJ
Nao seria mais barato adquirir algum sofit-uere ??? ai vc coloca no seu lap topis......algum sofitu-ere da jeep por exemplo ?? será que existe por aqui ? mesmo que fosse em ingreis....pq isso vc manja tumem !!!!
É mesmo.... tinha num site do pessoal que tinha o vw polo (clube do polo) um software desses, vc punha no lap top e bala, temos que axar e fazer o cabo (deve ser interface serial ...), afinal o q essas caixinhas são, um micrinho com uma memoriazinha ... interface, etc. mas num deve ser facil axar isso não, mas como é o Leo né... axo q c tiver ele axa ...
Pardini
[]´s
Leo - Beethoven
21/07/2007, 14:01
Guto e Pardidi.
Caixinha, software.....tanto faz, o duro é encontrar um bom (que faça aquilo que já descrevi), a um preço legal....
Quero dizer, quando acho, custa uma boa grana ou não é compatível com a XJ, ZJ, etc.....ou então, quando o preço é bom, como a dica do Rodrigo, não faz o que deveria ser feito....
Resumindo: Ainda à procura..alguma dica ?....quando achar, eu compro essa coisa mesmo.
Abs.
Guto e Pardidi.
Caixinha, software.....tanto faz, o duro é encontrar um bom (que faça aquilo que já descrevi), a um preço legal....
Quero dizer, quando acho, custa uma boa grana ou não é compatível com a XJ, ZJ, etc.....ou então, quando o preço é bom, como a dica do Rodrigo, não faz o que deveria ser feito....
Resumindo: Ainda à procura..alguma dica ?....quando achar, eu compro essa coisa mesmo.
Abs.
Buenas,
Que tar este Leo http://www.funtronica.com/catalog/product_info.php?cPath=60&products_id=239
Meio carito no más! No entanto parece que faz tudo!!
Também tem esse simplório http://www.elektorbrasil.com.br/edicoes/index.asp?id_revista=64 que dá pra "montar em casa"!! (que tal ferra o modulo com um scanner caseiro??).
[]'s
Leo - Beethoven
21/07/2007, 20:23
Buenas,
Que tar este Leo http://www.funtronica.com/catalog/product_info.php?cPath=60&products_id=239
Meio carito no más! No entanto parece que faz tudo!!
Também tem esse simplório http://www.elektorbrasil.com.br/edicoes/index.asp?id_revista=64 que dá pra "montar em casa"!! (que tal ferra o modulo com um scanner caseiro??).
Carllo, valeu a dica. Esse primeiro parace ser do KCT...caro pra KCT também....e faz um monte de coisas, td o que eu quero !!!:concordo::mrgreen:....mas ainda não consegui ver se faz realmente o que ele diz que faz para a XJ....é como a dica do Rodrigo....no site dos caras, eles falam que o aparelho faz tudo, mas quando vc entra na lista dos carros descobre que ele não faz tudo isso pra XJ....
Vou ver conferir em detalhes no site do fabricante....
Editado: Acabei de conferir....muito lindo, muito perfeito....mas não pra linha Cherokee....acho que pra ter recursos pros nossos carros, o produto tem que ser Americano, esse é Alemão....pra Mercedez , BMW e Audio, esse brincado faz os carros até falar....hehehe
Montagem de circuito de revista ? Meu se vc soubesse, já montei muita coisa dessas revistas.....dessa Elektor portuquesa é muito boa !!!Já montei muita coisa e até hj tenho uns bagulhos que eu montei funcionando em casa.
Posso dizer que o circuitinho dessa revista deve funcionar mesmo, mas eu já fritei muita coisa montando esses trecos...realmente, não dá pra confiar montar de primeira e fritar o módulo ou algo mais....
Abs ( continuando a busca)
Leo,
Realmente nas propagandas os "sofers" eles dizem que fazem milagres, só falta o "sofer" sair do micro e realizar o conserto!!
Depois que voce adquire e começa a fuçar....as limitações aparecem a aí você fica torcendo pra que na próxima versão as coisas melhorem...e melhoram...a interface apenas....(já to divagando)
Considerando-se a dificuldade para compra do chip (+-U$9+tudo o resto) mais tempo para montagem, etc, ou ainda, comprar a interface pronta no exterior por +-U$60, tem uma interface pronta no mlivre, que voce ja deve ter visto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59158655-_JM , o qual utiliza o mesmo chip da interface da revista, mas não atende suas expectativas pois acredito que com este equipo somente pode ser feita a leitura das informações (acredito que também pode "zerar" os códigos) e não reprogramação dos módulos.
Me parece que realmente serão necessárias muitas "latinhas" pra sua empreitada!!
Estou a pouco tempo com meu ZéJota e vou ver como vai o "andar da carruagem" e provavelmente esse scanner simples deverá servir pro meu propósito, somente ver o código pra facilitar o diagnóstico (por enquanto nenhum "check engine" pra eu me incomodar)
[]'s
Leo - Beethoven
22/07/2007, 17:01
Carllo, se vc quer algo baratinho e pronto, existem uns de U$49.90 nos EUA...coisa pronta, plug n'play...
...já tinha visto este do ML, mas parece ser meio artesanal....dá até a impressão que o cara montou o da revista...hehehe...
Mas o que falou é certo, só compre um treco desses se tiver certeza que é compatível com as funções que ele diz fazer...por isso ainda tô na captura...
Abs.
gutoxj98
23/07/2007, 12:22
Leo tbem tem a opçao de levar a xj em algum DINANOMETRO, ai vc verifica tudo que vc quer, altera cuva de giro....só na sei se alteram a CA......mas o motor com certeza sim....deve custar uns R$ 150,00 a hora.........ai tbem vc ja fica sabendo qtos CV vc tem na Roda.
seria uma idéia, se vc nao achar o monstrinho que vc ta procurando !!!
um abraço ( será que esta chuva dura até quarta ?
gutoxj98
23/07/2007, 16:38
tem esse vc ja viu ???
http://store.summitracing.com/partdetail.asp?autofilter=1&part=HYP%2D52000&N=700+4294908399+0&autoview=sku
Leo - Beethoven
23/07/2007, 20:04
Fala Guto....esses caras não fazem alterações de mudanças em CA...o sistema deles é bem parecido com a dica que o Rodrigo passou....aliás, achei um modelo por U$300.00 que é uma espécie de dinamômetro também....gera os gráficos de potência e torque. Isso é possível, baseado em curvas que já lavantaram das XJs de mercado, aliás, no site da Hypertech, vc consegue baixar estas curvas...
Esse aé que vc passou e que está na Summit, é o mesmo que o Rodrigo passou a fita...
Abs.
Pessoal,
OBD (On Board Diagnostic), como o próprio nome diz, só serve para diagnóstico e não para alteração de parâmetros.
Se a idéia é brincar com eletrônica e com OBD, segue anexo material à respeito, mas se a idéia é alteração, esqueçam do OBD.
Leo,
Um ótimo dinamômetro "virtual" é o Gtech Pro.
Sds,
Sukys
Leo - Beethoven
24/07/2007, 00:17
Valeu Sukys, boa dica essa. Essa não é a materia (porém na edição francesa) que o Carllo mencionou na página anterior da Elektor ? Me diz uma coisa, dentro da sua linha já está montando desses aí ? Acho que pelo menos a turma das XJs e ZJs iriam se interessar bastante por isso, mesmo que fosse por uma caixanha que pudesse apenas ler e apagar os códigos de erro.
Abs
Valeu Sukys, boa dica essa. Essa não é a materia (porém na edição francesa) que o Carllo mencionou na página anterior da Elektor ? Me diz uma coisa, dentro da sua linha já está montando desses aí ? Acho que pelo menos a turma das XJs e ZJs iriam se interessar bastante por isso, mesmo que fosse por uma caixanha que pudesse apenas ler e apagar os códigos de erro.
Abs
É isso mesmo Leo, o texto que encontrei também é em "french", tem também em "deutch". No entanto é pro chip ELM323. Pra quem quiser tem também o folheto do fabricante do chip (datasheet) com um diagrama exemplo para o chip ELM327, um pouco mais moderno!
O chip ELM323 custa em torno de US$9 e o ELM327 custa em torno de US$32.
A pricipal diferença entre eles é que o 327 suporta mais protocolos de comunicação, salvo engano!
Quanto aos softwares há alguns disponíveis pra download, lembrando sempre que servem somente para leitura de dados e no máximo zerar os erros.
[]'s
Leo - Beethoven
24/07/2007, 13:31
Valeu Carllo.
Abs