PDA

Ver Versão Completa : SPOA, KIT FESS OU JUMELÃO. QUAL FICA MAIS ALTO???????

David Augusto
29/04/2004, 19:54
Galera, tô c/ uma pulga atrás da orelha. Quero aumentar meu jeep e não sei mais o que fazer. Tudo, menos claço de carroceria, fexies novos, kit Jr 4x4 etc...
Kero colocar as molas do opala entre o feixe e o chassi, (tipo um kit fess...). O tamanho da mola do opala, é o dobro do tamanho do espaço entre o feixe e o chassi. por isso, se bobear, fica até mais alto que o SPOA. Só não sei qual jumelo usar, pois, as molas são muito grandes. Dizem que com o jumelo revólver fica ótimo, pois, ele é grande em seu curso aberto a não deixa com que as molas do feixe fiquem muito envergadas, assim não ficando muito duro. Quero meu jeep bem alto, mas, para uso misto, expedições, cidade, trilhas etc... Por isso, p/mim o SPOA é meio perigoso. (mas não vem ao caso!)
Então, kero saber se o "kit eu fizz" fica alto mesmo e bom.
Enfim, não sei o que fazer e, conto muito com a ajuda de todos.
Um grande abraço a todos,
David Augusto...

David Augusto
29/04/2004, 23:07
Pessoal, qualquer ajuda é sempre bem vinda, valew????????

Beto Lacerda
30/04/2004, 01:40
na boa , vai fazer cagada , não precisa acreditar em mim , mas vai na pesquisa e põe os mesmos termos que vc utilizou no titulo do seu topico (SPOA , KIT FESS , jumelão ) , le tudo que aparecer e me diz se continua com essa ideia :wink:

David Augusto
30/04/2004, 13:28
Leopoldo, qubra meu galho, me ajuda nessa, HELP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :cry:

billj
30/04/2004, 13:52
Não sou Leopoldo, mas vou te ajudar do meu jeito. Se gostar do que vai "ouvir", já é outra história.......

Está de fazer merda. É dolorosamente óbvio que você não tem o mínimo de conhecimento do assunto, então faz um favor para a tua mãe e para todos que te ama e deixe a altura do Jeep quieto..... :roll:

Altura por altura é o ápice de burrice, não traz absolutamente nada, a não ser prejuízo. O objetivo deveria ser sempre de manter o jipe o MAIS BAIXO possível, dentre os limites impostos pelo curso de suspensão e tamanho de pneu..........

FWIW, SPOA vai deixar o jipe mais alto de qualquer outro dessas gambis que está falando..........

Abraços,

TRARBACH
30/04/2004, 14:07
Já que o assunto é esse,alguem já usou ou usa exatamente aquele kit que é vendido na Grande Rio Off road?
http://www.grandrio.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=25&nome_categoria=SUSPENSÃO
Se valer experiementar,sem precisar comprar,quais são exatamente as molas usadas?os suportes sei que são faceis de confeccionar.
Parece barato ,mesmo que tivesse que comprar,acredito que talvez tente usar com molas compradas em um "shopping"de peças usadas,vulgo ferro-velho :lol:
Gostaria das opniões
Obrigado
Janilson Trarbach

billj
30/04/2004, 14:10
Já que o assunto é esse,alguem já usou ou usa exatamente aquele kit que é vendido na Grande Rio Off road?
http://www.grandrio.com.br/produtos.asp?codigo_categoria=25&nome_categoria=SUSPENSÃO
Se valer experiementar,sem precisar comprar,quais são exatamente as molas usadas?os suportes sei que são faceis de confeccionar.
Parece barato ,mesmo que tivesse que comprar,acredito que talvez tente usar com molas compradas em um "shopping"de peças usadas,vulgo ferro-velho :lol:
Gostaria das opniões
Obrigado
Janilson Trarbach

É justamente o kit Fess..............

Nando
30/04/2004, 14:18
No Brasil ninguem faz mola decente então fica essa de colocar mola de monza e opala entre os feixes.... Faz quenem os gringos, arrume molas maiores e melhores, troque os amortecedores e pronto:

http://www.superlift.com/products/jeep/cj_1946.asp

( )s

David Augusto
30/04/2004, 14:26
Gente tá bom, quero o ra... :evil: do kit fess, PRONTO!!!!!!!! Agora eu quero saber se fica BOM sendo usado com os jumelos revólver, pro feixe não ficar muito envergado. É isso que eu quero saber :evil:

billj
30/04/2004, 14:31
No Brasil ninguem faz mola decente então fica essa de colocar mola de monza e opala entre os feixes.... Faz quenem os gringos, arrume molas maiores e melhores, troque os amortecedores e pronto:

http://www.superlift.com/products/jeep/cj_1946.asp

( )s

Não é que ninguém no Brasil consegue fazer um feixe decente, é que ninguém quer comprar.......... :roll:

O feixe de Rubicom Express para o CJ custa U$ 140 cada e vendem que nem água lá nos States. Mas quantos brasileiros estariam dispostos de gastar R$ 500 num só feixe?!?

Pois é, se tivesse compradores nacionais, com certeza teria fornecedires nacionais também. Pode se lamentar da "realidade brasileira" a vontade, mas isso não vai mudar nada. Para as coisas mudaram, vai ter que ter gente que exigem qualidade e que estejam dispostos a pagar por isso. Assim, o mercado cresce e os preço cai.......

Até então, vamos continuar a pagar caro para produtos de bosta....... :?

billj
30/04/2004, 14:35
Gente tá bom, quero o ra... :evil: do kit fess, PRONTO!!!!!!!! Agora eu quero saber se fica BOM sendo usado com os jumelos revólver, pro feixe não ficar muito envergado. É isso que eu quero saber :evil:

O uso ou não de um jumelo revolver não mude em nada o arco do feixe. Do que está falando mesmo?!?! :roll:

David Augusto
30/04/2004, 14:56
Billi, já que não tem nada a ver o uso dos jumelos revólver, eu QUERO POR AS MOLAS DO OPALA :twisted: :twisted: :twisted: , que são bem maiores que o espaço entre o feixe e o chassi. Aí vai ficar muuuuuuuuuito alto, tenho certeza pois o jumelo revólver irá ficar em curso aberto, 30cm, como se estivesse um jumelo de 30cm em meu jeep. Entào, vai ficar mais alto que o SPOA...
Enfim, isso vai me fud...?????
David Augusto...

billj
30/04/2004, 14:59
Billi, já que não tem nada a ver o uso dos jumelos revólver, eu QUERO POR AS MOLAS DO OPALA :twisted: :twisted: :twisted: , que são bem maiores que o espaço entre o feixe e o chassi. Aí vai ficar muuuuuuuuuito alto, tenho certeza pois o jumelo revólver irá ficar em curso aberto, 30cm, como se estivesse um jumelo de 30cm em meu jeep. Entào, vai ficar mais alto que o SPOA...
David Augusto...

.........de verde e amarelo...........

David Augusto
30/04/2004, 15:07
Porque eu irei fazer isso em um jeep somente para uso misto, cidade, expedições e muito poucas trilhas...
Mesmo assim fica ruim, mas, o que eu falei faz sentido né?????? Ele aumenta muuuuuito né?!?!?!?!?!? Prq esse que pode ser o perigo.

billj
30/04/2004, 15:17
Porque eu irei fazer isso em um jeep somente para uso misto, cidade, expedições e muito poucas trilhas...
Mesmo assim fica ruim, mas, o que eu falei faz sentido né?????? Ele aumenta muuuuuito né?!?!?!?!?!? Prq esse que pode ser o perigo.

Juro que estou tentando ser cordial nessa conversa, mas está difícil......... :P

O jipe vai ficar alto sim. É isso que você quer?!? Só um detalhe.....vai ficar totalmente indirijível também............

Não vou perder o meu tempo e o seu tentando te explicar o porque disso porque vou ter que escrever um livro usando termos e conceitos que você não conhece. Repito que escrevi antes: Você não tem a MÍNIMA noção do que está falando, vai ter que estudar muito, mas muito para apenas começar a entender os conceitos de modificação de um sistema de suspensão.........

Faz o favor de aceitar que estou te falando como um conselho positivo, para o seu próprio bem........ Caso contrário vai se ferrar feio.......

Abraços,

David Augusto
30/04/2004, 15:29
Ô BONITO, LINDO, MARAVILHOSO!!!!!!! MUITO OBRIGADO ERA SÓ UMA CONCLUSÃO, EU JÁ DECIDI O JEEP É MEU PO..., SÓ TAVA VENDO SE ERA ISSO MESMO PRA EU COMEÇAR A ((((((APRENDER))))))) JÁ QUE VC INSITE. QUERIA ME APROFUNDAR MAIS NO ASSUNTO!!!!!!!!!!!!!
JÁ QUE VC CONSEGUIU TIRAR TODAS AS MINHAS DÚVIDAS COM MUITA EDUCAÇÕ E CAUTELA, MUITO OBRIGADO OK...
David :twisted: Augusto... :twisted:

billj
30/04/2004, 15:36
Belê............ :roll:

hugo.morais
30/04/2004, 15:43
Cara,

Acho que vc tá precisando tomar umas cervas! Se o jipe é seu, o "pobrema" é seu, a vida é sua (ops, acho que isso foi em outro programa :D:D) Pq tá pedindo opinião? :?

Escute o Bill, pois ele é a pessoa que eu conheço (virtualmente) que mais entende de suspensão. Sei por experiência própria o quão dificil é mexer em suspensão, parece simples mas não é, vc tem de verificar, angulos dos cardans, geometria da direção, redimensionar os amortecedores, etc.

Se vc quer fazer do seu jeito vá em frente faça! Mas depois que vc descobrir que ficou ruim, não vem dizer que ninguém te avisou, ok? O que você tá querendo fazer vai dexiar o jipe bonito esteticamente, mas funcionalmente vai ficar ruim, pq será que ninguém utiliza o kit fess com as molas que vc tá falando?

Espero que vc reflita melhor sobre assunto e reconsidere as informações postas, seu bolso irá te agradecer :)

[ ]s,

David Augusto
30/04/2004, 16:04
Billi, vamos parar com esse bate boca :lol: . O que eu quero na VERDADE, MAS NA VERDADE MESMO, é deixar meu jeep mais alto :D . Mas já que vc saca mesmo então eu vou largar esse negócio de kit fess de lado :evil: . Vou fazer é o SPOA mesmo já que eu tenho aqui em casa aquele negócio que vc criou de um spoa bem feito". Eu imprimi aquela matéria!!!!!! :D
Bom, MIL DESCULPAS PELO BATE-BOCA :oops: (quer dizer, bate dedo...) e DESCULPA PELA INSISTÊNCIA, puxei miha mãe nisso, como diz meu pai. Sou novato aqui e as vezes sou meio teimoso, dou o passo maior que a perna entende?!?!?!?!?! :roll:
Enfim muito obrigado por tudo que me informou e, se tiver outra sugestào, pode falar, vai ajudar muito, mas muuuuuuuuito mesmo. Obrigado e um GRANDE ABRAÇO, :D :D :D
David Augusto...

ronairy
30/04/2004, 16:07
Não sou Leopoldo, mas vou te ajudar do meu jeito. Se gostar do que vai "ouvir", já é outra história.......

Está de fazer merda. É dolorosamente óbvio que você não tem o mínimo de conhecimento do assunto, então faz um favor para a tua mãe e para todos que te ama e deixe a altura do Jeep quieto..... :roll:

Altura por altura é o ápice de burrice, não traz absolutamente nada, a não ser prejuízo. O objetivo deveria ser sempre de manter o jipe o MAIS BAIXO possível, dentre os limites impostos pelo curso de suspensão e tamanho de pneu..........

FWIW, SPOA vai deixar o jipe mais alto de qualquer outro dessas gambis que está falando..........

Abraços,

Bill,

Estou com pneus Candango 7,50x16 e os danados ficam pegando mesmo com aqueles famoso jumelos que tem por ai. Vale lembrar que também estou tentado :twisted: a fazer SPOA , primeiro pela raspação e segundo pelo presença. Dúvida: vale fazer SPOA inclinando a bolota traseira e cortando dianteira para inclinar e colocar os famosos espassadores de roda ?
Observações: faço trilhas leves e pretendo colocar direção VW e futuros pneus frontieira 265/80/15 (talvez faça diferença essas informações). :D

billj
30/04/2004, 16:14
Billi, vamos parar com esse bate boca :lol: . O que eu quero na VERDADE, MAS NA VERDADE MESMO, é deixar meu jeep mais alto :D . Mas já que vc saca mesmo então eu vou largar esse negócio de kit fess de lado :evil: . Vou fazer é o SPOA mesmo já que eu tenho aqui em casa aquele negócio que vc criou de um spoa bem feito". Eu imprimi aquela matéria!!!!!! :D
Bom, MIL DESCULPAS PELO BATE-BOCA :oops: (quer dizer, bate dedo...) e DESCULPA PELA INSISTÊNCIA, puxei miha mãe nisso, como diz meu pai. Sou novato aqui e as vezes sou meio teimoso, dou o passo maior que a perna entende?!?!?!?!?! :roll:
Enfim muito obrigado por tudo que me informou e, se tiver outra sugestào, pode falar, vai ajudar muito, mas muuuuuuuuito mesmo. Obrigado e um GRANDE ABRAÇO, :D :D :D
David Augusto...

Agora sim, melhorou............ :wink:

SPOA seria a melhor solução. Porém, decide primeiro em qual pneu que vai usar e o que vai fazer com o Jeep. Você mesmo falou em não fazer trilha, então já estou meio com um pé atrás com essa história toda...... De ter jipe alto só para impressionar as mina não está comigo, não, já não tenho mais idade para isso........ :roll: :P

Abraços,

hugo.morais
30/04/2004, 16:17

É isso ai garoto!!!

Dá uma pesquisada no site, não sei qual é seu o estágio offroad, mas se tiver começando agora, dá uma geral no jipinho, coloca uns bons pneus e tenta encarar umas trilhas, com ele original mesmo, vc vai se surpreender com o que o um CJ original é capaz!

Os mais experientes dizem que esses primeiros passos fazem parte do aprendizado, vc vai ganhando experiência vai vendo o que está precisando para melhorar a viatura, etc. Depois vc decidi o que tem de melhorar e o que quer modificar no jipe...

Mas, se já tem algo detonado, é melhor partir logo para upgrade, pois na maioria das vezes não compensa você tentar manter a originalidade :)

[ ]s,

billj
30/04/2004, 16:23
Bill,

Estou com pneus Candango 7,50x16 e os danados ficam pegando mesmo com aqueles famoso jumelos que tem por ai. Vale lembrar que também estou tentado :twisted: a fazer SPOA , primeiro pela raspação e segundo pelo presença. Dúvida: vale fazer SPOA inclinando a bolota traseira e cortando dianteira para inclinar e colocar os famosos espassadores de roda ?
Observações: faço trilhas leves e pretendo colocar direção VW e futuros pneus frontieira 265/80/15 (talvez faça diferença essas informações). :D

O que tem que fazer nos cardans após SPOA depende principalmente na curvatura das molas utilizadas, ou seja, na altura do jipe. Se for muito alto, então o melhor é partir para cardans CV e mirar os pinhões diretamente para a t-case. O eixo traseiro é bico, é só girá-lo e soldar os novos berços na posição certa. Na frente fica mais complicado porque quando girar a bolota, o caster também gira. Daí, o certo é de cortar os munhoés fora e acertar o ângulo........

Já vi Jeep SPOAdo sem cardans CV e com molas quase retas, alias a maioria. Alguns donos reclemam de vibração, outros não. Parece que a altura do SPOA está bem no limite.......

Abraços,

David Augusto
30/04/2004, 16:26
Ah, era só pra ver se tinha uma pequena hipose :oops: :oops: :oops:
MAS EU FAÇO MUITA TRILHA E, JÁ QUE VC ME ACONSELHA O SPOA É ELE QUE EU VOU COLOCAR PODEXÁ!!!!!!! Eu só tinha medo do SPOA ser meio perigoso sabe?!?!?!?! Abraços,
David Augusto... :D :D :D

ronairy
30/04/2004, 16:26
Mas, se já tem algo detonado, é melhor partir logo para upgrade, pois na maioria das vezes não compensa você tentar manter a originalidade :)

[ ]s,[/quote]

Isso é uma grande verdade. Gastei uma grana que dava pra melhorar o Jeep todo e ele continua o mesmo com os mesmos problemas.

ronairy
30/04/2004, 16:56
O que tem que fazer nos cardans após SPOA depende principalmente na curvatura das molas utilizadas, ou seja, na altura do jipe. Se for muito alto, então o melhor é partir para cardans CV e mirar os pinhões diretamente para a t-case. O eixo traseiro é bico, é só girá-lo e soldar os novos berços na posição certa. Na frente fica mais complicado porque quando girar a bolota, o caster também gira. Daí, o certo é de cortar os munhoés fora e acertar o ângulo........

Já vi Jeep SPOAdo sem cardans CV e com molas quase retas, alias a maioria. Alguns donos reclemam de vibração, outros não. Parece que a altura do SPOA está bem no limite.......

Abraços,

CV quer dizer o que mesmo ? :oops:
Minha idéia é reunir o máximo de informações para tentar orientar o mecanico na hora da adaptação. Sabe como é né ... Ah se todos os mecanicos usassem a NET...
O cara até que já colocou uma direção VW só que ele colocou o bracinho na roda mais próxima e não na mais distante como é o melhor (eu acho :oops: ) O resto ficou bacana.
Olha, acho que dá uns 5 quilos de papel só de manual e mensagens do forum pra levar pro cara.

[]´s tentando formar mais um excelente mecanico para Jeeps

billj
30/04/2004, 17:01
CV quer dizer o que mesmo ?

:roll:

http://www.google.com.br/search?as_q=cardan+cv&num=10&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&btnG=Pesquisa+Google&as_epq=&as_oq=&as_eq=&lr=&as_ft=i&as_filetype=&as_qdr=all&as_occt=any&as_dt=i&as_sitesearch=

Quer que eu faça a receita toda procê ou vai arrumar um pouco de iniciativa própria para tal?!?

andretomasi
30/04/2004, 17:12
Fala David,

Primeiro você disse que não usa o jipe em trilhas, mais na cidade e expedições.. depois disse que usa bastante em trilhas :? ... Quer um conselho? Se for pra levantar o CJ só pra ficar bonito, não faça, vai dar merda.. provavelmente se você quer levantar, ele não tem pneus muito grandes.. com ele muito alto vai parecer que tá com uns pneuzinhos..
Se for pra colocar pneus maiores, até 33" dá pra por sem fazer SPOA, só com calços de carroceria maiores.. E se for pra levantar o cj pra impressionar as minas como o Bill disse, vai se dar mal.. Elas não vao gostar de, usando aquela linda sainha, ter que abrir as pernas pra subir no cj.. e também quando se sujarem no estribo lateral, vão ficar putas da cara.. sem contar da reclamação do vento que vai escabelar, blá, blá, blá.. falo isso por experiência própria :roll: Vi que você tem 16 anos, então imagino que provavelmente seus pais pagam os gastos.. então faça um favor ao bolso deles e não jogue dinheiro fora.. Veja bem se você PRECISA levantar o CJ.. levantar por levantar, como dizem aqui, vai dar Charque!

[ ]´s

David Augusto
30/04/2004, 17:12
Bill. acredita que até agora tava escrevendo seu nome errado!!!!!!! :lol:
Me fala só mais uma coisa, jumelos reóver fica bm com SPOA???? Ou é perigoso????? Porque eu VOOOOU fazer o spoa pode acreditar...
Enfim, bom final de semana, boa sexta-feira, bons goles e, boas trilhas.(tomara que chova né :wink: ?!?!?!?!?!?!?!) Talvez nos encontremos aqui no fórum... :D :D :D
ABRAÇOS E, OBRIGADO!!!!!!!!!!!!
David Augusto...

ronairy
30/04/2004, 17:25
CV quer dizer o que mesmo ?

http://www.google.com.br/search?as_q=cardan+cv&num=10&hl=pt-BR&ie=UTF-8&oe=UTF-8&btnG=Pesquisa+Google&as_epq=&as_oq=&as_eq=&lr=&as_ft=i&as_filetype=&as_qdr=all&as_occt=any&as_dt=i&as_sitesearch=

Quer que eu faça a receita toda procê ou vai arrumar um pouco de iniciativa própria para tal?!?

O troço parece ser complicado, caro e exaustivo, porém, não vou desistir de traduzir isso pra realidade brasileira. Imagina a cara do mecanico quando eu disser T-case, CV, etc... :lol: O cara vai dizer: - Ai sai mais caro !
Agora, se vc fizer uma receita BBB (basica, boa e barata) para SPOA e direção VW (em pvt senão eu morro de vergonha :oops: :oops: ) eu agradeceria muito e divulgaria sem dó nem piedade.
Obs.: Eu tenho curiosidade de saber, se vc quiser falar (é claro) :D , como vc faria essas duas coisas se tivesse um Willys 61 6cc, aos seus 28 anos de idade (lembra da dureza da faculdade) e não sabendo bulufas de mecanica ?
Se vc não responder eu vendo meu Willys e compro um UNO :evil: :evil: :evil: , pego minha moto e vou aprender a fazer trilha com ela. 8)
OLHA A RESPONSA HEIN !!!
:wink: :wink:

David Augusto
30/04/2004, 17:37
Keko, quem dera se eu andasse pra cima e p/baixo de grátis!!!!!!!!! O jipão é meu e do meu pai e rachamos ás vezes. Ele paga a manutenção e eu invento moda!!!!!!!!!!!! :D
Agora que eu vi, lá tá 87, eu sou 85. Mas já corrigi...
Abraços,
David Augusto...

andretomasi
30/04/2004, 18:09
Ronairy,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg aí que tem um tópico muuuuuito completo sobre instalação de direção Volkswagen no cj :wink:

[ ]´s

Sergio Rocha
01/05/2004, 12:07
David Augusto

Vc teve a sorte do Billj te orientar.Acredite ele provavelmente é o kra que mais entende de suspensão aki no forum.Não perca a chance, e aproveite os conselhos dele. 8)

P.S. Procure em pesquisa pra saber o que faz um Jumelo Revolver.

Dennis Figueiredo
03/05/2004, 15:45
David Augusto....

Tais aqui também é...... :D

Ja tirou da cabeça aquela gambiarra que tu queria fazer???

hehehehe :D

Só te reforçaram oque eu havia te dito lá no outro fórum :wink:

[]´s

monge
07/05/2004, 18:35
Fala Gente... :D :D

To meio sumido, meu HD tinha queimado mas vamos lá. :D

Eu li, re-li e não acredito até agora. :shock: :shock: :shock:

O Bill respondendo de boa sobre SPOA? E ainda com o cara teimando? :shock: :shock: :shock:

Parem o mundo quero descer.... :shock: :D :D :D

O rapaizinho é de Viçosa gente, lá só tem nego doido, cara expirocado mesmo. Quem vai pra lá sabe o que to falando. :shock: :D :D

Eu tenho SPOA no meu jeep há 3 anos e sou um cara feliz. Não tenho problemas de caster, instabilidade, nada... :D

Mas após o meu SPOA eu tive que reaprender a dirigir o jeep. Só isso :D

Eu ainda cumprimento cara de F-250 olhando pra baixo. :shock: :D

Agora se ele quer enfiar as molas do opala, com jumelo revolver.. deixa... no seu caso o viçosence... faz 4 jumelos de 1 metro, fica mais barato e fácil falou? :D :D

[]'s SPOAdos

Eugênio

David Augusto
07/05/2004, 23:41
Ô bacana, vamos com mais calma, cuidado como vc fala dos outros p... Eu nem te conheço e porque essa intimidade toda????

David Augusto
07/05/2004, 23:49
Eu só respeito para ser respeitado, se vc não costuma fazer isso, não precisa falar nada fique na sua e deixe eu me ferrar pra lá com minhas gambiarras.
Obrigado,
David Augusto...

monge
08/05/2004, 00:23
Bom, não te conheço, e não faço a menor questão de conhecer.

só que vem um louco com um pedaço de carro todo gambiarrado e acaba batendo em alguém e fazendo merda...

Se vc não ta nem æ pra sua vida, o problema é seu.

Mas vir tirar a vida de um coitado que não tem nada a ver com as suas gambiarras que é sacanagem

Então antes de montar uma máquina suicida, pense na vida dos outros que estarão na frente da gambiarra ambulante

Sergio Rocha
08/05/2004, 12:46
Adoro essas confusões. :lol: :lol: :lol:

Da-lhe Monge :twisted:

Thiago Rodeghel
08/05/2004, 13:36
É isso aí Sérgio :D

Antes foi o Bill, agora é o Monge tacando as pedras :twisted: :lol: :lol: !!!!

Tbm acho loko essas tretas, mas vamos amenizar galera... :wink: Tá ficando cada vez mais frequentes e extensas :roll: :P :P

Segue o conselho da galera e faz SPOA 8) e Be HAPPY :lol:

[s]

Mauro B.
08/05/2004, 20:41
Então antes de montar uma máquina suicida, pense na vida dos outros que estarão na frente da gambiarra ambulante

Máquina Suicida Monge ???? :shock: Isso me soa familiar !!!!!! :lol: :lol: :lol: hahahahaha!!!

[]'s

monge
08/05/2004, 20:51
Aprendi bom o BILL... hehehee :D :D :D :D :D :D

Vc lembra da briga minha com ele né? heheheheehe :D :D :D :D

Agora eu já conversei com o david em PVT, estamos de boa... entramos num acordo.... heheheeje :D :D :D

[]'s

Eugênio

Marcos ET
09/05/2004, 01:22
Salve Billj, beleza?

aproveitando que vc apareceu com o estatus de melhor conhecedor do assunto "suspensão" (e eu acredito nisso, por isso tow t perguntando! rs) tira aki uma dúvida...

Uso pneus 750x16" (naquelas rodas originais dos CJs) com molas originais pra lá de cansadas... como o relevo do Tocantins é "meio" diferente do que encontrava em SP, queria manter a altura original do jeep, mas melhorar a estabilidade (ainda que perdendo curso de suspensão) para isso tava querendo alterar as molas da seguinte forma:

1) Devido ao tamanho idêntico, substituir as molas traseiras do CJ3A pelas molas dianteiras da Band curta (usando três ou duas lâminas)

2) Seguindo a idéia do Sérgio Rocha, retirar duas lâminas das molas dianteiras (agora uso motor GM 151, mais leve que os Continental 442) e colocar uma chapa dupla para "isolar" as três primeiras lâminas do resto, criando um "duplo estágio" no feixe (inicialmente, tava querendo trocar as molas dianteiras do CJ pelas molas dianteiras do Suzuki Samurai, ou as traseiras da Towner, que sao quase do mesmo tamanho)

3) Instalar uma barra estabilizadora (do Ford Corcel) para evitar muita inclinação lateral nas curvas (mesmo que perca um pouco do curso em obstáculos transversais) no eixo traseiro (ou no dianteiro?)

Ainda nao cheguei a conclusão sobre a melhor forma de melhorar o conforto do jeep (se é possivel isso...) mas queria um Jeep mais macio, sem aumentar o vão livre e gastando pouco... para usar o jeep em passeios e trilhas leves e usar na cidade diariamente...

Tow aceitando opiniões da galera!

[]'s

David Augusto
09/05/2004, 10:28
Sei não kara, mas ouvi falar que se colocar molas traseiras da pick-up fiat, fica muito macio e estável tb. O que vc irá gastar com feixes da toyota, gaste com essas e vai te satisfazer mais.
Abraços,
David Augusto...

billj
10/05/2004, 11:31
Sei não kara, mas ouvi falar que se colocar molas traseiras da pick-up fiat, fica muito macio e estável tb. O que vc irá gastar com feixes da toyota, gaste com essas e vai te satisfazer mais.
Abraços,
David Augusto...

Sorry, mas em sistemas de feixe de molas as palavras "macio" e "estável" são mutuamente esclusivos, não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo.........

Estáo correndo atrás de coisa que não existe.........

Abraços,

David Augusto
10/05/2004, 12:10
Pois é bill, eu não as conheço, nunca vi instaladas em minha frente. Mas ouvi falar que fica bom. Inclusuve aí no fórum tem um cara que adaptou essas molas.
Abraços,
David Augusto...

Sergio Rocha
10/05/2004, 22:29
Abraços,
David Augusto...

Sorry, mas em sistemas de feixe de molas as palavras "macio" e "estável" são mutuamente esclusivos, não dá para ter as duas coisas ao mesmo tempo.........

Estáo correndo atrás de coisa que não existe.........

Abraços,

Nunca vi Impala estável ou ferrai macia. :roll:

Beto Lacerda
10/05/2004, 22:47
Pois é bill, eu não as conheço, nunca vi instaladas em minha frente. Mas ouvi falar que fica bom. Inclusuve aí no fórum tem um cara que adaptou essas molas.
Abraços,
David Augusto...
Se for o "cara" que eu tô pensando ,(molas de opala em jeep, o primeiro que me vem a cabeça é o T-Rex ) da uma boa olhada nesse jeep , é bem diferente do que vc idealizou , repare bem que não sobrou nada de feixe la em baixo , o chassis foi cortado para a mola passar pelo meio , tem tanta coisa lá ... , não foi simplesmente enfiar as molas entre o feixe :wink: , se vc fizer igual ao jeep citado (dificil pois o "cara" e principalmente o torneiro do "cara" são extremamente caprichosos e detalhistas ), deve ficar bom , :lol:
[]'s

andretomasi
11/05/2004, 02:28
Fala Beto,

Acho que o David estava se referindo às molas de Fiat que o Gustavo usou no cj5/7 dele :wink:

[ ]´s

Beto Lacerda
11/05/2004, 02:53
Vc ta certo Keko é que fiquei com isso na cabeça depois que li esse topico

Billi, já que não tem nada a ver o uso dos jumelos revólver, eu QUERO POR AS MOLAS DO OPALA , que são bem maiores que o espaço entre o feixe e o chassi. Aí vai ficar muuuuuuuuuito alto, tenho certeza pois o jumelo revólver irá ficar em curso aberto, 30cm, como se estivesse um jumelo de 30cm em meu jeep. Entào, vai ficar mais alto que o SPOA...
David Augusto...

mas relendo com calma vi que se tratava das molas da strada,
Então se o "cara" é esse piorou ,pois esse é mais detalhista ainda :lol:
[]'s

David Augusto
11/05/2004, 18:26
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh que saco!!!!!!!!!!!
Gente tá bom, sei que é burrice. Não vou fazer mais aquilo que falei. Não faz sentido, não tem como fazer isso, não tem lógica. Por isso que perguntei a vocês, pra TIRAR DÚVIDAS, e não pra ser escurraçado, xingado!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado, me tiraram de uma fria, podia ter me ferrado. Mas agora parem de me encher o saco. É sério, as mensagens particulares estão chegando pra mim que nem dívida em casa de pobre!!! Vamos esquecer esse tópico, bola pra frente, tá decidido, não será mais feito isso.

Obs: Podem me chamar de teimoso mas o kit fess eu vou fazer. Porque meu jeep tá duro = cavalo de rodeio, parece que a praga nem tem molas de tão duro o fi duma égua. Ô Deus, é só o meu que tinha que ser assim????
Pensei no kit fess, prq vai ficar mais barato que feixes novos. Dizem que fica macio, mais eu não se po##a nenhuma, por isso quero AJUDA!!! Futuramente trocarei os feixes, mas agora não tô com bunda pra isso...
Então se alguém quiser me AJUDAR, mandar fotos da adaptação, que molas usar, se falar que não ficar bom eu não ponho tb!!! O que eu não quero é fudê o meu jeep mais do que ele já tá!!! Ou se tiver alguma idéia melhor podem mandar...
Um Obrigadão a todos que abriram o meu Zóio,"ajudaram" (Bill, Leopoldo, Fulano Ciclano, etc)!!!!!!!!!!!
Abraços,
David Augusto...

Beto
11/05/2004, 19:22
Fala galera, estava estudando SPOA e me surgiu uma duvida, espero que alguem possa me dar uma dica.
Qdo. inverter os U que prende os diferenciais, a parte que vai ficar p/ baixo não é muito fraca, qdo. passar em pedras e ir raspando?
Ela não pode quebrar no meio de alguma trilha pesada?
Ou se desgastar aos poucos?
Espero não estar falando besteira. De resto achei 10. bem melhor do que jumelos, arcear molas, kits, etc.....
Bom quem achar que o Bill não sabe oq. fala, dá uma olhada na suspensão que estão colocando no spider, o cara é fera mesmo. Pode ser dizer que é o nosso guru.

Mauro B.
11/05/2004, 20:26

Nunca vi Impala estável ou ferrai macia. :roll:

Tudo bem, mas vc's estão falando de estabilidade da carroceria (body-roll) certo? :wink:

Pensei no kit fess, prq vai ficar mais barato que feixes novos. Dizem que fica macio, mais eu não se po##a nenhuma, por isso quero AJUDA!!! Futuramente trocarei os feixes, mas agora não tô com bunda pra isso...
Então se alguém quiser me AJUDAR, mandar fotos da adaptação, que molas usar, se falar que não ficar bom eu não ponho tb!!! O que eu não quero é fudê o meu jeep mais do que ele já tá!!! Ou se tiver alguma idéia melhor podem mandar...

David, tu queres AJUDA ??? Porque tu mesmo não AJUDAS ???? Vá no menu http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg e procure por "kit fess" ....assim TU TBM AJUDAS OS OUTROS !!! :D Já rolou bastante coisa aqui no Forum sobre esse kit fess. E se vc depois de ver os tópicos ainda quiser mais fotos do kit instalado eu posso te mandar qdo estava instalado no meu cj5, ok? :wink:

Fala galera, estava estudando SPOA e me surgiu uma duvida, espero que alguem possa me dar uma dica.
Qdo. inverter os U que prende os diferenciais, a parte que vai ficar p/ baixo não é muito fraca, qdo. passar em pedras e ir raspando?
Ela não pode quebrar no meio de alguma trilha pesada?

Beto, não entendi... :roll: O que que fica pra baixo e fica raspando ??? Vc está falando do eixo ??? Se sim, não se preucupe...é forte ! :wink:

[]'s

Sergio Rocha
11/05/2004, 21:13
Fala Mauro

to falando de estabilidade mesmo.Qualquer carro esportivo é mais duro do q os de passeio.

David Augusto
11/05/2004, 21:41
Nossa senhora em Beto, cê é bem puxa-saco do Bill hein??? :lol: :lol: :lol: !!!!!!!!

Beto
11/05/2004, 22:36
Nossa senhora em Beto, cê é bem puxa-saco do Bill hein??? :lol: :lol: :lol: !!!!!!!!
Cara não é puxa saquismo, dá uma olhada no samuca do cara que vc. vai ver que ele é expert no assunto.

Beto
11/05/2004, 22:52
[/quote]

Beto, não entendi... :roll: O que que fica pra baixo e fica raspando ??? Vc está falando do eixo ??? Se sim, não se preucupe...é forte ! :wink:

[]'s[/quote]
Não o eixos, aqueles " U " que prendem os diferenciais. Acho eles meio fracos virados p/ baixo, com algumas raspadas não sei se aguentam. Essa é a minha duvida.

monge
12/05/2004, 01:14

[]'s[/quote]
Não o eixos, aqueles " U " que prendem os diferenciais. Acho eles meio fracos virados p/ baixo, com algumas raspadas não sei se aguentam. Essa é a minha duvida.[/quote]

Estes U que ele tá falando deve ser os grampos do feixe de mola. :D

Pode ficar tranquilo, tem muita coisa pra pegar antes deles serem atingidos.

[]'s

Eugênio

Beto
12/05/2004, 09:19
Valeu Monge, isso mesmo os " grampos", tinha dado um branco danada.....
Mas eles não estaram em segundo lugar na hora de raspar? Primeiro seria o diferencial e em segundo os grampos?
E olhando os grampos, eles tem a aparencia de meio fraco, depois de umas raspadas, acho que iria pro saco.
Sem o SPOA eles ficaram p/ cima e não teria erro, mas p/ baixo????
Sei que seria dificil de raspar, com certeza teria um pneusão tb., mas e se pegar????
Seria bom adaptar uma chapa protegendo? Ou um terceiro grampo? Grampo duplos? Sei lá, não parei p/ ver oq. daria lá.....
Valeu, até mais.....

monge
12/05/2004, 09:39
Fala Gente... :D

Beto, num precisa se preocupar com isso nào. :D

Eu já fiz trilhas horrores depois do meu SPOA, já ralei em pedra, já agarrei de ficar as 4 rodas no ar em cima de uma pedra e os grampos ficaram ilesos. :D

É muito dificil alguma coisa tocar neles, mesmo pela espessura deles. São finos demais para alguma coisa acertar logo eles e fazer quebrar. :D

Não que seja impossível, mas que é dificil... ah isso é..

[]'s

Eugênio

Beto
12/05/2004, 09:58
Valeu monge, realmente seria muita falta de sorte acertar bem ali e quebrar e se pegar ali e quebrar, com certeza pegaria as canelas dos diferenciais. Bom me convenceu acho que não vai ter erro.
Bom e oq. vc. acha de molas de opala???? ..... rsrsrsr..... brincadeira.....
Obrigado.

Dennis Figueiredo
12/05/2004, 10:15
Bom e oq. vc. acha de molas de opala???? ..... rsrsrsr..... brincadeira.....
Obrigado.

É ruim ... me falaram que bom mesmo é mola de trem :lol:

roger_caldas
12/05/2004, 11:16
No meu Jiponga, estou pensando em usar o sistema de suspensão dessa viatura aí embaixo... pelo que eu vi, é bastante robusto, dá muita estabilidade pra viatura e ainda diminui barbaramente as vibrações e impactos na cabine... :lol: :lol: :lol:

Detalhes das rodinhas (será que são 15" ou 16"? :D ):
http://www-pao.ksc.nasa.gov/kscpao/images/small/01pp0298-s.jpg

Saindo da garagem:
http://www-pao.ksc.nasa.gov/kscpao/images/small/01padig003-s.jpg

Dando um passeio pelo barro:
http://www-pao.ksc.nasa.gov/kscpao/images/small/99padig035-s.jpg

Assim que tirar mais fotos, mostro o passo-a-passo da instalação do Jiponga! :D :D :D

[]´s lunáticos,
Rogério

David Augusto
12/05/2004, 12:41
Dizem que suspensão de carreta fica muito macio. Taí, mudei de idéia, vão ser as da carret mesmo, ou então as do trator!!!!!

Mauro B.
12/05/2004, 12:56
Não o eixos, aqueles " U " que prendem os diferenciais. Acho eles meio fracos virados p/ baixo, com algumas raspadas não sei se aguentam. Essa é a minha duvida.

Como já disse o monge: não te preucupes! :wink: Esses grampos são feitos com aço de 1/2". E se vc deixar as sapatas originais alí (como eu, o monge e o Fábio), é mais provável que alguma coisa bata antes na sapata que no grampo ! :D

[]'s

billj
12/05/2004, 12:59
Valeu Monge, isso mesmo os " grampos", tinha dado um branco danada.....
Mas eles não estaram em segundo lugar na hora de raspar? Primeiro seria o diferencial e em segundo os grampos?
E olhando os grampos, eles tem a aparencia de meio fraco, depois de umas raspadas, acho que iria pro saco.
Sem o SPOA eles ficaram p/ cima e não teria erro, mas p/ baixo????
Sei que seria dificil de raspar, com certeza teria um pneusão tb., mas e se pegar????
Seria bom adaptar uma chapa protegendo? Ou um terceiro grampo? Grampo duplos? Sei lá, não parei p/ ver oq. daria lá.....
Valeu, até mais.....

Se bater numa coisa com força suficiente para quebrar um desse grampos, o grampo em si será o menor de seus problemas....... :shock:

Nem os rockcrawlers se preocupam com isso........

Abraços,

Beto
12/05/2004, 13:07
Realmente Bill, pensei melhor e se algo bater ali com força p/ quebrar, com certeza vai ir uma porrada de coisa pro vinagre.......
Valeu.....

Mauro B.
12/05/2004, 13:16
to falando de estabilidade mesmo.Qualquer carro esportivo é mais duro do q os de passeio.

Uma menor rolagem da carroceria (body-roll) ajuda no controle do veículo, mas não altera o momento da capotagem. Tanto faz ter um opala com molas duras (e desconfortável) ou um de molas macia (confortável) que eles vão capotar praticamente no mesmo instante.
Eu tbm achava que a rolagem da carroceria influenciava, mas parece que é muito pouco, quase que insignificante. No tópico "Suspensão por fora Chassi" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1391&highlight=chassi) tem a discussão que já rolou. :P

Se a palavra "estável" se referir a um melhor controle do veículo eu concordo com vc. Mas se "estável" se referir a um momento de capotagem diferente, daí parece que a relação com a maciez não tem muito a ver...

Acho que ferrari é dura, e com pouca rolagem, para facilitar a pilotagem, e não para modificar o momento da capotagem... :roll:

[]'s

[]'s

Sergio Rocha
12/05/2004, 23:06
Fala Mauro
Exatamente, estável não se refere, como muitas pessoas pensam, a sómente curvas o sentido da palavra é muito mais amplo. Já tinha lido o topico q vc falou.
Um abraço

Mauro B.
15/05/2004, 15:01
Oi Sérgio ! :D

Se vc posicionar as molas mais para fora (+ perto da roda) vc praticamente mantém o conforto mas diminui bastante a rolagem da carroceria. O problema disso é que se perde curso de suspensão....então, a pessoa tem que decidir entre uma coisa ou outra! :P

[]'s

Sergio Rocha
15/05/2004, 17:15
Oi Mauro

É eu sei, to satisfeito como está.Pra andar na cidade ficou bom, aderna um pouco mas eu até gosto porque assim me faz tirar o pé bem antes do necessário.Em trilhinhas tb tá bom.
Um abraço

Sergio Rocha
16/05/2004, 14:39
Oi Sérgio ! :D

Se vc posicionar as molas mais para fora (+ perto da roda) vc praticamente mantém o conforto mas diminui bastante a rolagem da carroceria. O problema disso é que se perde curso de suspensão....então, a pessoa tem que decidir entre uma coisa ou outra! :P

[]'s

Mauro, não teria o mesmo efeito de uma barra estabilisadora ?

Mauro B.
16/05/2004, 20:08
Mauro, não teria o mesmo efeito de uma barra estabilisadora ?

Acho que sim. E com a vantagem de poder desconectá-la na trilha, não perdendo curso de suspensão! :D

Ah, eu falei sobre essa modificação não como uma sujestão para vc, foi só uma constatação! :P

[]'s

Sergio Rocha
17/05/2004, 20:59
Falou.
Muito interessante o topico q vc indicou(http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1391&highlight=chassi) pena eu se aprendiz e não ter entendido tudo q está lá :oops:

Mauro B.
17/05/2004, 23:15
...pena eu se aprendiz e não ter entendido tudo q está lá :oops:
hehehe !!! nem eu !!! :D Me lembro que na epoca escrevi uma mensagem em PVT para o Leopoldo pedindo mais tempo para estudar e só depois voltar a discussão....! 8) Aos poucos (mas bem aos poucos) vou começando a entender um pouco mais a fundo o que lá está escrito!!! :lol: :lol:

[]'s

Sergio Rocha
18/05/2004, 00:09
Imagina eu q sou Economista se vou me meter a entender papo de Engenheiro.Tenho q ouvir e dizer "sim senhor".Jipeiro completo devia ser engenheiro,medico,fisico,quimico,atleta,advinho,pe quisador,artista,pai de santo,maluco e claro explorador.

leitao
19/05/2004, 19:07
PessoALL,

Para quem estiver começando no Off Road com Jeep e pensa em levantar a suspensão, a primeira coisa que falam é em arquear as molas...

1) Arquear as molas: logo se percebe que o efeito de arquear as molas dura pouco, a menos que se instalem molas adicionais. Deixa o jeep duro. É a solução mais barata porém mais efêmera.

2) Jumelos mais altos: depois de arquer e desarquer... o jipeiro novato ouve falar dos jumelos maiores... 9, 10, 12 até 14 cm de altura. Deixará o Jeep mais alto, mas os efeitos colaterais logo aparecerão... grande Shimmy no volante devido ao desgaste prematuro das buchas é o primeiro sintoma. Trocar as buchas resolve, mas em breve os jumelos altos as farão desgastar...

3) Kit fess: parace ser uma boa opção... barato, fácil de instalar... porém deixará o Jeep duro se vc não tirar molas e deixará o Jeep vulnerável se vc tirar muitas molas.

Acabei chegando a conclusão que os americanos, canadenses e Australianos chegaram a muitos anos atrás... SPOA é a melhor solução para quem quer levantar mais de 3 polegadas um Jeep...

Apesar de caro e complicado irá manter ou melhorar a dirigibilidade, sem shimmy. Usa-se com jumelos pequenos e feixes normais ou retos (não precisa arquear). Dá boa estabilidade lateral e melhora o conforto (com molas normais ou retas)

O único efeito colateral é realmente o aumento da altura da viatura que consequentemente aumentará o centro de gravidade... Este contratenpo pode ser minimizado ou anulado com a instalação de eixos mais largos... mas aí já estamos falando de adaptações profissionais... coisa de americano, coisa do Bill.

Mauro B.
19/05/2004, 19:35
Oi leitão !!! :D

3) Kit fess: parace ser uma boa opção... barato, fácil de instalar... porém deixará o Jeep duro se vc não tirar molas e deixará o Jeep vulnerável se vc tirar muitas molas.

Mas se vc instalar barras alti-torção (ladder-bar) resolve o problema! Dá pra ter o jipe macio, porém sem fazer o feixe virar um "S". :P

[]'s