PDA

Ver Versão Completa : Altimetro... é importante?



Andre 4x4
29/04/2004, 18:34
Amigos

Tirando o fato do Altimetro lhe mostrar a Altitude do local, pergunto
Um GPS COM Altimetro e outro SEM o Altimetro, a precisão das
coordendas é mais precisa, ou não muda em nada

Ou seja, quando viajamos subindo ou descendo uma serra, a variação
de altitude é "usada" para o GPS calcular a localização?

Por Exemplo entre o Garmin 60C que tem Bussola e Altimetro e o 176C
que não tem...Existe diferença de precisão entre eles?

Abraço

Andre

Wallace
30/04/2004, 01:54
O 60 C tem bússola e altímetro como o 176C, ou seja via satélite.
Quem tem bússola eletrônica e altímetro barométrico é o 60 CS onde não muda nada a precisão... para o uso normal só gasta mais bateria.
Se interessar vendo o 60C por US$ 450,00.

Andre 4x4
30/04/2004, 12:13
Caro Wallace

Eu me confundi, realmente é o 60 CS.
Então.... qual a diferença em ter a busola e o altimetro interno no GPS e ter via Satelite?

A proposito eu tenho um Vista e gostaria de TRoCAR por um 60CS ou 176 ou 176C.

Voce troca? e qual o preço deles?

Abraço

Andre

Wallace
30/04/2004, 14:35
Oi André,

A bússola e o altímetro funcionam onde não se pega satélites e a bússola ainda funciona com o GPS parado.
Estranho você ter um Vista que tem isso e não saber... será que é porque não usa?
60CS US$ 490,00
176 US$ 574,00
176C US$ 660,00
Datacard 32 Mb US$ 90,00 (comprado junto com o 176), vai precisar para poder ter mapas nos 176.
Não fico com o seu não.

Andre 4x4
30/04/2004, 17:21
Oi André,

A bússola e o altímetro funcionam onde não se pega satélites e a bússola ainda funciona com o GPS parado.
Estranho você ter um Vista que tem isso e não saber... será que é porque não usa?
60CS US$ 490,00
176 US$ 574,00
176C US$ 660,00
Datacard 32 Mb US$ 90,00 (comprado junto com o 176), vai precisar para poder ter mapas nos 176.
Não fico com o seu não.

Caro Wallace

Eu comprei o Vista, justamente por ter bussola interna e sei que a bussola nãp depende dos satelites.

Como estou querendo trocar pelo 176C.... Queria saber se a falta da bussola e altimetro interno, irão alterar a precisão, pois li em algum lugar que os GPS's com Altimetro interno, fazem uma especie de compenção em caso de subida e descidas, não precisão das coordenadas, ok
É isso mesmo?

Abraço

Andre

Wallace
30/04/2004, 23:59
Oi André,

Não sei o que seria essa tal de "compenção".
Mas como já falei:

onde não muda nada a precisão

Andre 4x4
01/05/2004, 00:17
ops.. errei, é compensação, ok

De qulaquer forma se voce diz que não existe diferença na precisão no GPS com Altimetro e sem... Tudo bem ,ok

Obrigado

Andre

Hudson Buck
12/12/2004, 11:19
André,

Não existe diferença na precisão das coordenadas, mas pode existir diferença na distância percorrida. Por exemplo: se você percorrrer 1000 m na mesma altitude, o aparelho irá marcar 1000 m, mas se você percorrer os mesmos 1000 m mudando de altitude, e subir 500 m em uma montanha, a distância percorrida marcada pelo aparelho será menor, pois ele não terá o terceiro ponto de referência (altitude) para fazer esta compensação. Acho que deu para entender. Para que só usa o GPS no carro, em estradas, este detalhe não faz diferença, mas para que faz caminhada em montanha (eu faço), saber a altitude é muito importante, por vários motivos, entre eles, poder localizar um abrigo ou passagem escondida que esta numa determinada altitude.

Abraços.

Wallace
13/12/2004, 09:19
Hudson,

Só que os GPS sem altimetro barometrico também registram a altitude, só que pelo sinal dos satelites.
Para o altimetro barometrico funcionar corretamente também tem que calibrar ele em um ponto com altitude conhecida. Normalmente em pistas de aeroportos ou marcos de altitude.
Entre um Vista e um 60C ou 176 C a precisão deve ser maior no 60C ou 176C já que suas antenas são melhores.
Se usar antena externa fica ainda melhor, o que o Vista não permite.

Hudson Buck
13/12/2004, 13:52
Wallace,

Você esta certo, eu e que não me expressei direito. Eu estava falando do altímetro interno (via satélite) e não o barométrico.

[]s

_portela
01/01/2005, 21:01
Galera,

Tanto GPS quanto barômetros bem como bússolas têm que ser calibrados :wink:

A questão do barômetro é que este calculará a altitude digamos, real, da superfície terrestre...Desde que calibrado para tal, em um marco geodésico, por exemplo.

Grosso modo o GPS calcula a altitude do mesmo modo que calcula as coordenadas. A única coisa que sempre tem que ser lembrada é que para GPS de navegação (do tipo usado por todos aqui) a altitude é calculada sobre uma superfície matemática de referência (elipsóide) e não sobre a superfície terrestre. Por isto muitos dizem ERRONEAMENTE que cartas topográficas (do IBGE por exemplo) estão com altitudes erradas, quando percebem que estas diferem daquelas mostradas pelas telas de seus Garmin.
A diferença, na verdade se dá porque as altitudes levantadas pelos órgãos de levantamento é realizada sobre o Geóide, que é uma superfície equipotencial (de gravidade constante) e de melhor ajuste ao Nível Médio dos Mares, a altitude de referência ZERO.
Ainda temos a altitude ortométrica, que é a altitude da superfície terrestre, utilizada apenas para levantamentos que exigem muita precisão, como algumas obras de engenharia.

A relação entre elas é Altitude elipsoidal=Altitude ortométrica+Altitude geoidal.

A coisa é um tanto complexa, tanto que existe uma ciência que cuida somente da forma da Terra e de sua mensuração, a Geodésia, que aqui no Brasil é ligada à Engenharia Cartográfica.