PDA

Ver Versão Completa : Calor na cabine dos CJ´s - Adaptações de A/C ou ventilação



roger_caldas
29/04/2004, 17:51
Amigos,
Alguém já fez ou viu alguma adaptação de entrada de ar e ventilação forçada para a cabine dos CJ´s :?:

Quem sabe até um A/C não rola.... :)

[]´s preparando-se para o verão...
Rogério

leopoldo
29/04/2004, 18:32
SIM.

Entrada de ar e ar condicionado - quente/frio.

roger_caldas
29/04/2004, 18:48
Prezado Leopoldo,
você poderia postar maiores detalhes e, se possível, fotos?
É no seu carro?
Grato,
Rogério

leopoldo
29/04/2004, 20:14
oi roger,

É isso mesmo. Dá uma olhada nas minhas fotos e daí você pode desenvolver suas idéias.

Se o seu problema é com o calor, coloque só a refrigeração, que é um kit bem menor, fácilmente encontrada em desmanches. Aí é só instalar a bomba o condensador, mangueiras etc....

roger_caldas
29/04/2004, 20:25
Salve Leopoldo!
desculpe-me pelo amadorismo :oops: , mas não entendi bem sua colocação sobre colocar "só refrigeração". Você compara a facilidade de "só a refrigeração" versus o quê?

Refrigeração seria só a ventilação forçada, sem compressor?

Ahhh, dei uma olhada nas suas fotos. Parabéns pela viatura! É um CJ-7 ou um TJ? Ali vc tem instalado o sistema completo de refrigeração/aquecimento, né?

Abração,
Rogério

leopoldo
29/04/2004, 20:39
Nem um, nem outro; mas obrigado pela comparação.

É um CJ-5 1958 cortado no meio e transformado em CJ-6, o Bernardão 2 portas.

Existem 3 tipos de "condicionardores de ar":

1º-o que só esquenta, podendo ser elétrico (resistência) ou puxando áqua quente do bloco do motor.

2°- uma unidade de refrigeração, que usa freon que é bombeado pela bomba acionada por correia no motor. É uma mini geladeira com um ventilador embutido e funciona muito bem.

3°- o kit de ar condicionado completo ar quente/ ar frio. Normalmente um trambolão por causa da caixa de ar.

Vá a um desmanche e peça para a moçada te mostrar. Deve ter só o 2º e o 3º.

O 1º, só se você morar em lugares frios como o Canada

No meu, coloquei o kit do Del Rey, um trambolhão.

Thiago Serpa
29/04/2004, 22:40
Leopoldo, tentei procurar as fotos mas não encontrei.. :oops:
em que link do site fica?

leopoldo
29/04/2004, 23:40
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=579

roger_caldas
30/04/2004, 09:08
PQP!!! Excelente trabalho ali, hein!!?!?!?! :D :D :D
Câmbio automático, painel decente...olha, eu jamais diria que se tratava de um CJ-5/6...profissional demais!

Mas tem algumas coisas emprestadas dos gringos ali, né não!? Pára-brisa, motor?

Quando eu vi aquele interior, com aquele painelzinho diferente e câmbio automático, pensei logo num estrangeiro... Só fiquei encucado com o por que de um volante de Alfa Romeo... :lol:

Mas não é que é o controle do A/C do DelRey mermo!??!?! :lol: :lol: :lol:

A propósito, de onde vieram os alargadores de páralama?

[]´s ainda boquiabertos com o belíssimo trabalho!
Rogério

TRARBACH
30/04/2004, 09:52
Parabens
Seu veículo é realmente uma obra prima.
Não sabia de tantos aperfeiçoamentos em um único carro,realmente muito bem feito.
Com relação ao sistema de arrefecimento da cabine,não no seu caso,
Tenho visto alguns JEEPs com teto rígido,com aqueles climatizadores,dos mesmos postos em caminhões,mas não tive oportunidade de experiementar o efeito final,e tem a questão de não poder ter mais um carro conversível.
Consegui um kit que funciona de forma eletrica(12V ou 24V),só que o preço :oops: extremamente salgado, é para barcos e vc ainda tem aquela adaptaçãozinha pela frente que não sabe se tem fundo .Seria muito bom,por não retirar diretamente potência do motor, não fosse tão caro.
Cheguei a conclusão que é mais econômico instalar compressor mecânico e um sistema de AC de algum carro antigo,daqueles que tem um caixinha sob o painel,parecendo os SPLINT modernos.Acho que tem nos landau antigos ou alfa romeu antigo,não me lembro.
Na minha opnião é mais interessante um desses.
Parabens :D pelo belo exemplo de profissionalismo e ícone que torna-se o jeep,pois esse tipo de trabalho enche de ideias quem ainda esta por começar no infinito mundo do OFF road adaptativo.
Ate uma próxima.

billj
30/04/2004, 10:21
Fui ver as fotos do álbum do Leopoldo.......

Cê faz trilha com o seu Jeep?!? Deve levar uns 03 dias para lavar o bicho....... :wink:

Muito legais as soluções que achou, é óbvio que tem horas de pensamento e prancheta envolvidas alí, coisa gostosa de ver........


Isso se chama de Jeep construido para atender as necessidades do dono. Não serviria para mim, peças cromadas e delicadas demais para o meu uso, mas admiro o nível de detalhe e a qualidade do trabalho.

Muito bom, mesmo.....

Abraços,

roger_caldas
30/04/2004, 10:34
Camaradas,

excelentes inputs e comentários! :D
Agora, voltando ao tema do tópico :wink: , algum outro exemplo de instalação de sistema de refrigeração em CJ´s? :?: :?: :?:

Leopas, valeu demais por elencar os 3 tipos principais de condicionadores de ar... :)

Algum outro exemplo de adaptações?! Sobretudo dos tipos 1 e 2, da lista do Leopas?! :)

[]´s prevenidos para o verão...
Rogério

elcio
30/04/2004, 10:55
Ola Pessoal:

o inverno ta chegando e vai começar a temporada de caça aos aquecedores de ar.
certa vez vi um camarada adaptar um ar-condicionado de landau numa rural.
fiquei pensando se daria pra colocar no cj.
ou pelo menos o ar quente, pois ar frio, basta baixar a capota. :-))
tem um ferro velho por aqui que tem quilos de coisas de landau e galaxie.
vou dar uma fuçada.
afinal o inverno por aki eh frio pra car@#$%

[]´s congelados

roger_caldas
30/04/2004, 10:58
Saaaaalve Elcio! :) :)
Não deixe de dar uma luz aqui pra galera qdo vc encontrar alguma coisa interessante...
[]´s procurando,
Rogério

TRARBACH
30/04/2004, 16:16
Achei isso na NET,pode interessar.

elcio
30/04/2004, 17:55
ola:


eh +- isso mesmo, nesse caso o cara colocou a bomba de A.C. num BF!!!
eu nao faria isso, o ideal seria num motor 4.1 em diante, ou um motor eletrico para a bomba neste caso.
o problema do A.C. do landau eh que o bicho eh um trambolhao, mas eficiente e facil de adaptar, principalmente em rural/f75.
como vc viu ali basta fazer um suporte e puxar as mangueiras, pois ele nao era embutido no painel e sim um modulo separado.
nada comparado, claro, com os modernos de hoje em dia. mas va adaptar um ar de golf, astra, etc pra vc ver o que eh bom.
eu, particularmente, acho uma extravagancia.
porem, um arzinho quente, esse sim seria bem-vindo e mais facil de enjambrar.

[]´s aquecidos e preocupados com o ivernaço que ta por vir...

leopoldo
30/04/2004, 18:45
Mas tem algumas coisas emprestadas dos gringos ali, né não!? Pára-brisa, motor?
A propósito, de onde vieram os alargadores de páralama?

Boa Noite Roger,

A unidade de refrigeração (2º) é exatamente essa do landau, instalada na rural.

O que veio dos gringos:

Os guinchos, a capota, o para brisa, os alargadores, os amortecedores, as tampas dos diferenciais, o inversor 110V, as lanternas da frente e dos paralamas e alguns instrumentos.

O resto é daqui mesmo.

Paulo-AC
30/04/2004, 18:59
Pessoal

Aqui na nossa região algumas Toyotas tinha um sistema parecido com os da foto anterior, mas tinha um "ploblema", o sistema incidia diretamente sobre o carona, mas poderia ser uma solução para o carona, já que demoraria para o "ovo" do mesmo "gorar"*
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

* "Gorar" na nossa região é quando a galinha não consegue chocar o ovo

Luis Assis
30/04/2004, 22:02
Eu deixei espaço entre o radiador e a grade, exatamente para colocar o radiador do ar... Aqui em Ribeirão Preto, o calo é um inferno, e como eu pretendo fazer viagens longas com o Jipe, tipo: Lençois Maranhenses, vou precisar mais ainda do ar-condiconado... Só não sei como que vai ficar a vedação de uma capota de lona. Será que o ar aguenta???
[]'s
Gustavo

roger_caldas
30/04/2004, 22:42
Saaaaaaalve Gustavones! :D :D :D
Brodín, pra minimizar as perdas pela lona, espalhar velcro adesivo pelas frestas já deve ajudar bastante! Je pense.... :P

Será que há algum modelo de a/c mais "indicado" pros CJ´s? 8)

Grande abraço,
Rogério

Luis Assis
01/05/2004, 11:39
Saaaaaaalve Gustavones! :D :D :D
Brodín, pra minimizar as perdas pela lona, espalhar velcro adesivo pelas frestas já deve ajudar bastante! Je pense.... :P

Será que há algum modelo de a/c mais "indicado" pros CJ´s? 8)

Grande abraço,
Rogério

Com certeza, é esses que a unidade evaporadora é um conjunto só, ja com os defletores, termostado, botão liga e desliga e tudo mais...
Acho que é mais facil colocar ela debaixo do painel. Quanto ao compressor, existem hoje uns genéricos, que podem se adptados em qualquer veiculo, são pequenos, de facil manutenção e bastante potentes...
O radiador, vai depender de cada viatura, dependendo do espaço que sobrar e onde sobrar...
Na minha opinião, esse deve ser o mais simples de ser adaptado.
[]'s
Gustavo

TRARBACH
03/05/2004, 14:08
Postei as fotos dessa rural com ar ,e procuro tambem algo que fosse mais fácil de instalar no JEEP,é claro barato tambem.
Pelo visto esse sistema antigo é o melhor custo/benefício,pois é barato e facil de por no carro,não precisa ter um painel complexo,é só por debaixo do painel. Só que rouba potência do motor e é mais uma correia,daí pensei em um sistema eletrico 12V,achei um Kit para refrigeração em barcos,legal e fácil de adaptar,mas custa R$3500 :shock: não dá não.
Esse de landau no lugar fica em torno de R$1400,no orçamento mais caro que fiz,mas encontro até por preço menor,pelo visto depois da VTR sair da reforma ,devo por um desses,mesmo com capota de lona.
Se alguem quiser ficar sem o poder de ser conversível,é possivel por um climatizador(barato) ou A.C. mesmo de teto(caro),mas só em teto rígido.
Tem tambem o ventilador de 12V que é barato e sopra um calorzinho gostoso na cara da gente.

roger_caldas
03/05/2004, 20:36
Salve Trarbach! :)
Qual é a fonte dessas relíquias? As nobres Boutiques Victorianas de Raridades (vulgo FERRO VELHO :D ) ou alguma loja especializada?!

[]´s
Rogério

TRARBACH
04/05/2004, 10:04
As fotos eu retirei de um site:

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/arcondicionado.htm

Os orçamentos fiz considerando mão de obra + peças provenientes das
nobres Boutiques Victorianas de Raridades. :roll: :roll: :roll:
T+

cristiano
13/01/2005, 14:16
gente, descobri um cara aqui que só mexe com Maverick e Landau e ele tem esse caixa para vender, fiquei tentado... :twisted: :twisted: eu sou viciado em ar condicionado... :D

:arrow: Caixa - 200 lts
:arrow: Compressor - 200 lts
:arrow: Radiador - 100 lts

Vocês acham que o preço está bom ? Você acha que o motor vai aguentar ?