Ver Versão Completa : Ckeck-list para compra de Cherokee sport.
lmazzucatto
05/07/2007, 16:53
Caros companheiros de forum,
Recentemente vendi meu niva e juntei mais alguns denários para comprar outro 4x4.
Após muitas pesquisas neste forum, decidi pela cherokee sport, entre 97 e 99
Já ví várias. Ví cherocas de 20.000 e de 38.000. A diferença é grande.
Com base nos tópicos de que lí aqui, montei um check-list para ajudar na compra da cherokee sport.
Se alguem tiver alguma obervação ou ponto que esqueci por favor comlpletem o check-list. meu objetivo é ter um arquivo que ajudará outros compradores a minimizares os inconvenientes.
Abraços a todos
Segue Check-list
Check List Compra Cherokee Sport
As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.
1- Verificar Coxim do motor
Acima de 90.000Km:
1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
2- Verificar bateria [ ]
3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]
Motor
1- Verificar mangueiras [ ]
2- Barulhos estranhos [ ]
3- Deve “pegar” de primeira [ ]
4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]
9-
Sistema elétrico
1- Faróis e lanternas [ ]
2- Buzina [ ]
3- Luzes internas [ ]
4- Luzes de freio [ ]
5- Luzes de posição [ ]
6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
7- Vidros elétricos [ ]
Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
Amigo,
No seu check lista ta fazendo muita falta uma analise do cambio, da CT e de toda a parte de ''direção''....:concordo:
Outra coisa q parece fácil mais não é......chave cópia + controle...:putz:
NUNCA compre uma Cherokee sem andar com ela a uns 110Km/h de vidros fechados e orelhas abertas.........:twisted:
QQ coisa posta suas duvidas.........e boa compra.....:lol:
Leo - Beethoven
05/07/2007, 21:04
Faltou também verificar o ruídos dos diferenciais....
O MC chegou a postar um material muito legal sobre isso no tópico da Cherokee Sport....Seria legal incluir os posts dele lá por aqui.
Abs.
Putz véio, tava lendo seu tópico e parece que vc acabou lendo todas as 500 milhões de mensagens q estão concentradas no "cherokee sport" (eu demorei quase um mês pra ler tudo) ...
Bom eu axo q vc resumiu muito bem as m.. coisas q tem q olhar.. eu olharia também a parte de arrefecimento, as XJs esquentam pra diabo e se isso num tiver legal vai acabar piorando o resto, olha a agua (tem q tar com aditivo), olha a bomba (num pode ter vazamentos), olha geral o radiador...
no resto é soh esperar os especialistas (leo, mc, samuka ..etc..) que eles te falam + ...
[]'s
gutoxj98
05/07/2007, 21:53
Tem o teste do odometro tbem.......pra ver ser nao tem algum codigo de erro gravado no modulo !!!
- Deixar pressionado o botao do odometro com chave na posicao "Desligada" , ligar somente a bateria ( nao o carro ) e aguardar o teste do painel !....ai aparecerá 00000000 no odometro....ou o codigo do devido ERRO. erro = defeito
se eu falei bosta....me corrijam !!!
valeu
lmazzucatto
05/07/2007, 22:19
caros,
obrigado pelas dicas. Vou montar novamente o check list com as novas obervações e postar.
Quanto ao cambio automático
Existe alguma dica em especial?
Quanto a direção:
Fora ver se trepida ou puxa pra um dos lados, tem alguma obervação visual que pode ser feita para prevenir os imprevistos?
Quanto ao sistema de arrefeicimento:
Só agua, bomba e mangueiras? tem algum ponto para olhar e detectar algo estranho no sistema?
Abraços
Luis
lmazzucatto
05/07/2007, 22:32
<< ATUALIZADO EM 5 DE JULHO DE 2007 AS 22:32 >>
Segue Check-list
Check List Compra Cherokee Sport
As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.
1- Verificar Coxim do motor
Acima de 90.000Km:
1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
2- Verificar bateria [ ]
3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]
Air bag
1-Verificar data de validade dos airbags. A etiqueta esta no veículo
2- Verificar se foi realizado no modelo o recall do airbag. Fácil. basta ligar para o número 0800 17 4600 e informar o número do chassi.
Motor
1- Verificar mangueiras [ ]
2- Barulhos estranhos [ ]
3- Deve “pegar” de primeira [ ]
4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]
Cambio
1- Aguardando informações
Direção
1- Verificar trepidação
2- Verificar desalinhamento
Sistema elétrico
1- Faróis e lanternas [ ]
2- Buzina [ ]
3- Luzes internas [ ]
4- Luzes de freio [ ]
5- Luzes de posição [ ]
6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
7- Vidros elétricos [ ]
Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
<< ATUALIZADO EM 5 DE JULHO DE 2007 AS 22:32 >>
Segue Check-list
Check List Compra Cherokee Sport
As Cherokees 97 costumam dar problema de coxim do motor do lado do motorista, mesmo que bem tratada. É algo chato de trocar, mas barato.
1- Verificar Coxim do motor
Acima de 90.000Km:
1- Verificar buchas da suspensão dianteira [ ]
2- Verificar bateria [ ]
3- Verificar panelas de freio traseiras [ ]
4- Verificar última troca de óleo do motor [ ]
5- Verificar última troca de óleo do cambio automático [ ]
6- Verificar sinais de desgaste no volante [ ]
7- Verificar sinais de desgaste no pomo do cambio [ ]
8- Verificar sinais de desgaste nos pedais de acelerador e freio [ ]
9- Verificar sinais de desgaste nas laterais de bancos [ ]
Air bag
1-Verificar data de validade dos airbags. A etiqueta esta no veículo
2- Verificar se foi realizado no modelo o recall do airbag. Fácil. basta ligar para o número 0800 17 4600 e informar o número do chassi.
Motor
1- Verificar mangueiras [ ]
2- Barulhos estranhos [ ]
3- Deve “pegar” de primeira [ ]
4- Manter ligada por certo tempo em 3.500 rpm – Não pode falhar[ ]
5- Após “4”, desligar motor ( observar trepidação ) [ ]
6- Tampa do óleo ( verificar borra. Muita borra, alto km ) [ ]
7- Tampa debaixo do motor ( verificar vazamentos ) [ ]
8- A 60 km/h, sentir vibração perna direita ( rolamentos centrais )[ ]
Cambio
1- Aguardando informações
Direção
1- Verificar trepidação
2- Verificar desalinhamento
Sistema elétrico
1- Faróis e lanternas [ ]
2- Buzina [ ]
3- Luzes internas [ ]
4- Luzes de freio [ ]
5- Luzes de posição [ ]
6- Ignição em Start, verificar luzes de painel [ ]
7- Vidros elétricos [ ]
Obs: Estes ítens vieram da interpretação dos posts de vários membros deste forum, sendo assim, os créditos são deles... não sei o nick de todos, mas fica aqui registrado minha admiração por eles.
Verifique cruzetas e a Caixa de transferência ( engates de 4x2 para 4x4 HI e LO )
caros,
obrigado pelas dicas. Vou montar novamente o check list com as novas obervações e postar.
Quanto ao cambio automático
Existe alguma dica em especial?
Quanto a direção:
Fora ver se trepida ou puxa pra um dos lados, tem alguma obervação visual que pode ser feita para prevenir os imprevistos?
Quanto ao sistema de arrefeicimento:
Só agua, bomba e mangueiras? tem algum ponto para olhar e detectar algo estranho no sistema?
Abraços
Luis
Luis,
Cambio
1 - pegue uma rua livre....pise um pouco no acelerador.... não mude o pé de posição......ela tem q ir desenvolvendo velocidade e mudando as marchas SEM aliviar o pé do acelerador.....pois esse é um sinal q o cambio ja esta na descendente....indo po saco....
2 - pisando firme no freio, ponha R em seguida N e depois D, um tranquinho é normal, o tranco não deve ser nada violento e nem com ruidos.....
3 - use as outras posições do cambio 1-2 e 3 e verifique as mudanças de marcha.....
4 - qdo vc para em uma subida de +-20º e soltar o freio (isso é só pra teste, pois sempre q estiver parado em D,1-2 ou 3 tem q tá com o pesão no freio) ela não pode ir pra tras....
5 - Tem um teste q o Leo postou tambem para o cambio, q vale a pena fazer....ja ja ele pinta por aqui e da a dica...:wink:
CT
Ponha em todas as posições e teste, não esqueça q para a reduzida vc tem q estar parado e o cambio em N.
Tambem não ande muito em piso não escorregadio na posição part-time, essa posição é só pra piso escorregadio e ir em linha reta.
Qdo vc voltar pra posição 4x2 ande devagar e vire a direção para esq e dir a direção deve estar ''leve'' se estiver pesada a part-time não desengatou....cuidado ai...não ande com a viatura dessa forma....de uns tranquinho no acelerador ou pare e de uma ré pra ver se volta ao normal...
Direção
A maior merda é a folga na cx e as cruzetas.....procure uma rua larga...o ideal e vc virar a direção e conseguir fazer um circulo total....se tiver dificil vai de meio circulo mesmo....o procedimento é simples....a cada 2 centimetro (+-) para o lado q vc tiver virando a direção, brinque com o volante na direção contrária pra ver se tem folga..e óbvio em linha reta tambem......e um vira pracá e viraprlá mais rapido....pra ver se tem algum ruido vibração das cruzetas.....
não se esqueça de dar uns 110/120 na viatura....tem q tar um silencio dos Deuses....:mrgreen:
Cansei..........q alguem fale mais........:concordo:
Abraço.
Cara, sinceramente ...
n se preocupe com buchas e sistema elétrico básico ...
tenha atenção no motor, cambio e transmissão ... o resto são lances relativamentes fáceis de fazer ...
melhor 4x4 custo/beneficio hoje =cherokee
vai com tudo ...eu estou satisfeito
abraços a todos
lmazzucatto
06/07/2007, 16:21
Pessoal...
é isso aí...
acreditoque sou um feliz proprietário de uma cherokee sport 98.. completinha de udo.. prata, com 91 mil km originais..... abs, air bag.. tudo tudo....
assim que puser as mãos na joia eu posto as fotos
Abraços a todos
Luis
gutoxj98
07/07/2007, 13:32
Deve ta que nem criança !!!!! esperando o brinquedo !!!!!!!
PARABENS...BEM VINDO E BOA SORTE COM A SUA XJ !!!!!!
+ 1
VALEU.....E NAO ESQUECA DAS FOTOS.....PQ FALOU EM XJ....ESTAMOS TODOS BABANDO !!!!!!
UM ABRAÇO
Leo - Beethoven
09/07/2007, 20:19
Parabéns Luis,
Bem vindo a turma !!!
Abs.
Pessoal...
é isso aí...
acreditoque sou um feliz proprietário de uma cherokee sport 98.. completinha de udo.. prata, com 91 mil km originais..... abs, air bag.. tudo tudo....
assim que puser as mãos na joia eu posto as fotos
Abraços a todos
Luis
Grande Luis,
Bem vindo ao selecto grupo de pessoas que levam as suas amantes muuuuito a serio!!!!!!!!!!
As XJs é claro...Parabens ao amigo e pircha ai umas fotitos!!!
De qual estado vc é? Outro dia vi uma prata, estava olhando pra um amigo , voltamos lá 2 dias depois e já haviam vendido, deve ser acasso mas...
Abç.
lmazzucatto
10/07/2007, 08:10
Sou de Belo Horizonte, Minas gerais.
Dia 15 vou parar ela na oficina para troca de óleo, filtros, correia, limpesa do radiador, aditivo do radiador.
Vou aproveitar para olhar os freios, achei que ela deveria freiar mais.
Quando eu "soco" o pé no freio sinto um cheiro forte.. vou olhar as pastilhas.
Achei aqui em BH o jogo de pastilhas dianteiras por R$ 160,00 e o jogo de lonas traseiras por R$ 115,00
Abraços
Luis
Sou de Belo Horizonte, Minas gerais.
Dia 15 vou parar ela na oficina para troca de óleo, filtros, correia, limpesa do radiador, aditivo do radiador.
Vou aproveitar para olhar os freios, achei que ela deveria freiar mais.
Quando eu "soco" o pé no freio sinto um cheiro forte.. vou olhar as pastilhas.
Achei aqui em BH o jogo de pastilhas dianteiras por R$ 160,00 e o jogo de lonas traseiras por R$ 115,00
Abraços
Luis
Luis,
ja te dei boa vindas nem lembro aonde......mas boas vindas de novo...:dance:
Este tema de pastilhas seria interessante, qdo peguei a minha, não havia necessidade de fazer os freios , mas mandei fazer pq as pastilhas chiavam pra cacete....:-?... e eram da SYL (acho q é isso), comprei um jogo novo, não me lembro a marca, mas a caixa era maravilhosa, verde e amarelo metálico.....:shock:....e para minha infelicidade continua a chiadeira....:-(
Seria bom o depoimento dos demais colegas, se por acaso ja trocaram suas pastilhas, q marca colocaram e se as marditas chiam.....:concordo:
Leo - Beethoven
11/07/2007, 07:55
Quando peguei a minha, as pastilhas estavam no osso e tinha que trocar de qualquer jeito.
Comprei umas Japonesas (vermelhas) com o Renato da Renoveparts.com
cento e poucos reais....excelente, não chia NADA e freia que é uma beleza.
Abs.
Sou de Belo Horizonte, Minas gerais.
Dia 15 vou parar ela na oficina para troca de óleo, filtros, correia, limpesa do radiador, aditivo do radiador.
Vou aproveitar para olhar os freios, achei que ela deveria freiar mais.
Quando eu "soco" o pé no freio sinto um cheiro forte.. vou olhar as pastilhas.
Achei aqui em BH o jogo de pastilhas dianteiras por R$ 160,00 e o jogo de lonas traseiras por R$ 115,00
Abraços
Luis
SYL nunca mais, o primeiro jogo durou 15Mkm, mas pelo preço tudo bem , e ainda freiavam legal. Mas no segundo jogo a coisa parecia Dr Jekil e Mr hide. Começaram a feder desde o 1º dia , superaqueceram e descolaram com 500 Km. Hoje uso Ferrodo ( R$ 160,00 ), não são tão boas como as Cobreq ( R$ 280,00 ) mas compensam a diferença aqui em Curitiba.Os discos já são nacionais da Fremax ou Fermax, tem uns 60 Mkm e saõ muito bons.
Luis,
ja te dei boa vindas nem lembro aonde......mas boas vindas de novo...:dance:
Este tema de pastilhas seria interessante, qdo peguei a minha, não havia necessidade de fazer os freios , mas mandei fazer pq as pastilhas chiavam pra cacete....:-?... e eram da SYL (acho q é isso), comprei um jogo novo, não me lembro a marca, mas a caixa era maravilhosa, verde e amarelo metálico.....:shock:....e para minha infelicidade continua a chiadeira....:-(
Seria bom o depoimento dos demais colegas, se por acaso ja trocaram suas pastilhas, q marca colocaram e se as marditas chiam.....:concordo:
As ultimas que eu coloquei tb são Syl e cantam que nem umas condenadas. Não vejo a hora de trocar.
Vou tentar entrar em contato com a renoveparts, mas o site deles ta fora do ar.
Um abraço
Quando peguei a minha, as pastilhas estavam no osso e tinha que trocar de qualquer jeito.
Comprei umas Japonesas (vermelhas) com o Renato da Renoveparts.com
cento e poucos reais....excelente, não chia NADA e freia que é uma beleza.
Abs.
Bom dia Léo,
sabes a marca? Tens o mail da renoveparts?
Um abraço
Leo - Beethoven
12/07/2007, 10:40
Achei nas minhas anotações a pastilhas que estou usando.
São da Sumitomo-Asumi e são fantásticas. Na época paguei R$143,00 com o Renato da Renoveparts.
O Site deles é www.renoveparts.com o e-mail é renato.renoveparts.com e o telefone é (11) 5182-0782.
Abs.
Achei nas minhas anotações a pastilhas que estou usando.
São da Sumitomo-Asumi e são fantásticas. Na época paguei R$143,00 com o Renato da Renoveparts.
O Site deles é www.renoveparts.com o e-mail é renato.renoveparts.com e o telefone é (11) 5182-0782.
Abs.
Obrigado Leo,
O site deles está fora do ar, mas enviei um mail.
Qual a durabilidade média das pastilhas?
Além disso, quanto dura mais ou menos as lonas traseiras? (essa ainda eu nunca troquei).
Um abraço
Leo - Beethoven
12/07/2007, 11:45
Obrigado Leo,
O site deles está fora do ar, mas enviei um mail.
Qual a durabilidade média das pastilhas?
Além disso, quanto dura mais ou menos as lonas traseiras? (essa ainda eu nunca troquei).
Um abraço
Não existe uma regra pra durabilidade das pastilhas e lonas, mas uma coisa é fato, os freios devem ser inspecionados pelo menos a cada 10 mil Km. Desde que troquei as pastilhas, já rodei mais de 10 mil Km...esses dias, desmontando pra ver as marditas cruzetas, vi que elas estão muito bem....calculo que vão durar entre 20-25 mil.....As traseiras, duram bem mais....
Abs.
caique1177
12/07/2007, 21:59
tenho seguro Itau e ganho todo ano troca de fluido e pastilhas novas, como rodo +-12mil por ano, troco as pastilhas com muito mais de meia vida pela frente, acredito que chegariam aos 25mil. Meu carro tem hoje 80360km, as lonas estao em perfeito estado, faço rodizio a cada 10mil e aproveito pra verificar o estado.
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