PDA

Ver Versão Completa : Software PathAway para Palm T/X



dkrabbe
03/07/2007, 19:42
Prezados, boa noite.
(página com problemas....tópico encontra-se em edição....)


Resolvi abrir esse tópico para trocar informações relativas a softwares de GPS que rodam em Palm's (O.S.) As opções mais encontradas para este sistema operacional são: a) Apontador Compact (descontinuado e não se tem conhecimento de quando vai ser liberado uma nova versão ao mercado); b) PathAway

dkrabbe
03/07/2007, 21:57
(não consegui acertar o texto anterior....coloquei aqui embaixo)

a) Apontador Compact (infelizmente descontinuado e não se tem conhecimento de quando vai ser liberado uma nova versão ao mercado); Tô no pé dos caras.....

b) PathAway (http://www.pathaway.com/)

Iniciei o uso deste segundo a um mês atrás e pretendo usar este tópico para aprendermos mutuamente a utilizá-lo. A maior restrição é a falta de mapas aqui do Brasil, portanto todos os mapas que utilizei foram criados "by myself". Só recomendo a compra deste software para quem já são possuidores de Palm O.S com bluetooth. A necessidade de compra de um "GPS receiver" também se faz necessária.

Modo que tenho usado para criar os mapas.

- Site da internet www.wikimapia.org (http://www.wikimapia.org) (extremamente preciso).
- Fecho no zoom mais adequado para cada nível da viagem.
- Retiro figuras de cada tela. Depois faço a união entre elas no PaintBrush (no início dá trabalho. Hoje já faço a toque de caixa...)
- Vou no google earth e identifico as coordenadas de longitude e latitude de 9 pontos principais.
- No gerenciador de mapas do PathAway (MapAway Map Manager) faço a criação do Mapa"xx".prc e transfiro para o Palm

Abçs

Daniel Krabbe

ps: já usei o suporte do site e fui atendido sempre em menos de 24 horas (média de 2 ~ 5 horas), mesmo quando estava ainda testando o software. Devido a isto, comprei...

ploesch
03/07/2007, 22:38
Daniel, sou bem leigo nesse assunto, então, se falar alguma besteira, por favor, desconsidere....hehehehe

O q é um "GPS receiver" ?? qual o custo ??
Esse programa q vc comprou, vc acha q dá pra marcar uma trilha, por exemplo ?? ou seja, se eu for numa trilha consigo ir "marcando" ela ?? ou ainda, com as coordenadas de trilhas na internet, eu consigo jogar pro palm e seguir ??

grande abraço......hehehhe

Paulo

dkrabbe
04/07/2007, 14:29
Daniel, sou bem leigo nesse assunto, então, se falar alguma besteira, por favor, desconsidere....hehehehe

O q é um "GPS receiver" ?? qual o custo ??
Esse programa q vc comprou, vc acha q dá pra marcar uma trilha, por exemplo ?? ou seja, se eu for numa trilha consigo ir "marcando" ela ?? ou ainda, com as coordenadas de trilhas na internet, eu consigo jogar pro palm e seguir ??

grande abraço......hehehhe

Paulo

Fala Paulo !!!

No começo eu era bem leigo também (melhorei um pouco, mas ainda não sou "expert" nele ainda não.....). Depois que você entra nesse mundo (rs), vc não quer sair...rs. O duro é a patroa ouvindo a gente animado com o brinquedinho, do tipo "...olha...estamos em "x" metros de altitude, sentido....bla...bla...bla..." ninguém merece...rs.

1) O nosso Palm (T/X) não recebe diretamente o sinal do satélite. Para isso, ele precisa de um receptor de satélite do sinal de GPS (eu estou usando o Holux 236 e estou muito feliz com ele !!; http://www.holux.com e clique em GPS Receiver). Depois a conexão entre ambos (T/X e receptor) é feita através do bluetooth (o Palm T/X já localiza no ato o receiver quando ligado). No Brasil, os caras estão sonhando no preço deste receptor (cerca de R$400,00 lá no Mercado Livre) e no meu caso, eu pedi para um colega trazer dos EUA por R$160,00 (USD79,00), ainda bem.....

2) O programa aparentemente é muito bom (vejo um monte de relato de uso dele, principalmente na Europa, mas de nenhum de usuários comuns, ou seja, não é configurado para uso na cidade...). Alguns itens são possíveis de se ver na mesma tela enquanto se esta navegando, tais como.
a) altura em relação ao nível do mar
b) velocidade pontual
c) Velocidade máxima
d) Posição (latitude e longitude)
e) Sentido de deslocamento e ângulo (Exemplo, norte 350 graus)
f) Tempo percorrido
g) distância percorrida

Eu usei o mínimo do mínimo e com a ajuda dos mapas que criei, fui daqui (SP) até no local de largada do MMS2007 em Brasília sem parar uma vez sequer para perguntar ou errar uma única vez.

3) Quando se esta dirigindo o carro, você pode marcar a trilha sim (vc configura por tempo, distância etc), que pode ser de maneira automática ou manual (a primeira é melhor). Depois você pode navegar ao contrário, ou seja, pedir para retornar a rota (e ela indica na tela o "virar a esquerda ou direita"). Eu não usei. Deixei a rota de ida visualmente habilitada e fui seguindo. Você pode criar uma rota tanto no próprio Palm (achei ruim pra caramba) quanto no computador e mandar seguir. Eu ainda não senti a necessidade. O visual adiantou para mim.

4) A conclusão que cheguei até o momento é que este software é bem flexível no uso, porám não é adequado para uso na cidade.

Abçs e vamos nos ajudando hehehehe.

Daniel Krabbe

eduardotrollerce
05/07/2007, 09:25
Como nunca usei nem um GPS fica difícil para mim entender tudo o que vocês estão falando, mas vou ficar por aqui e tentar entender um pouco mais deste processo. Valeu pelo Tópico.

Eduardo Henrique

ploesch
05/07/2007, 12:19
Fala Daniel, td certo ??

kra, brigadão pela explicação, show de bola !!!
Consegui dar uma olhada nos receiver de GPS com bluetooth no site da Holux e me parecem muito bons, mas realmente salgados os preços.....hehehehe

Como tenho um irmão q tá sempre viajando pro exterior, quero ver se num futuro próximo ele consegue trazer pra mim, mas por enquanto vamos ficando assim mesmo e procurando me aprimorar nos conhecimentos.....

Só uma opinião sua: pq não comprar um aparelho de GPS mesmo ?? vc sabe qual seria um legal pra aquisição, tipo modelo, etc.. ???

Brigadão mesmo e vamos nos falando....

abraços,

bcantunes
05/07/2007, 13:11
Rapaz, se o seu Palm possuir comunicação GSM dá para usar o Google Maps direto pela internet (mas só vai funcionar onde houver sinal da operadora de celular). Eu achei muito maneiro e uso direto no meu celular (que não tem GPS)... se hover a combinação dos dois em um equipamento só... deve ser show de bola!

dkrabbe
05/07/2007, 21:40
Fala Daniel, td certo ??

kra, brigadão pela explicação, show de bola !!!
Consegui dar uma olhada nos receiver de GPS com bluetooth no site da Holux e me parecem muito bons, mas realmente salgados os preços.....hehehehe

Como tenho um irmão q tá sempre viajando pro exterior, quero ver se num futuro próximo ele consegue trazer pra mim, mas por enquanto vamos ficando assim mesmo e procurando me aprimorar nos conhecimentos.....

Só uma opinião sua: pq não comprar um aparelho de GPS mesmo ?? vc sabe qual seria um legal pra aquisição, tipo modelo, etc.. ???

Brigadão mesmo e vamos nos falando....

abraços,

Fala Paulo, !!

Neste Fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18048 o pessoal já deu uma discutida sobre alguns modelos de GPS.

Para o nosso caso (possuidores do Palm com conexão bluetooth) e para uso quase que exclusivo na cidade, se a Webraska disponibilizar a nova versão do "Apontador Compact" a um preço razoável, eu acho show de bola e por redução de custos, nem pensaria em comprar um GPS "de verdade" para uso no carro. Eu tava com um colega nos EUA, ele já tava com o dinheiro do GPS (Garmin 60CSX), declinei e apostei neste neste novo release....ainda bem que estou sentado....hehehe.

No caso do PathAway, como cada trilha (de carro) deve ter uma preparação inicial, ainda estou achando possível o uso dele em conjunto com coordenadas retiradas do Google Earth. Ontem estava brincando em gerar alguns caminhos e passar para ele, mas sem sucesso ainda. Vou ter de ler mais o manual...hehehe. O custo, devido ao fato de já ter o Palm, acredito que ainda esta baixo (USD80 do receiver + USD50 do software). O problema é o tempo de criar os mapas...vamos ver.

Abçs

Daniel Krabbe

dkrabbe
05/07/2007, 21:51
Rapaz, se o seu Palm possuir comunicação GSM dá para usar o Google Maps direto pela internet (mas só vai funcionar onde houver sinal da operadora de celular). Eu achei muito maneiro e uso direto no meu celular (que não tem GPS)... se hover a combinação dos dois em um equipamento só... deve ser show de bola!

Fala BCAntunes !!

Dá para usar sim e é legal pacas. Eu não usei o palm comunicando com o celular e sim com a conexão wireless aqui em casa mesmo. O Problema que o "maledito" do Browser do Palm não armazena estes mapas "off line", se não ia ser show. Eu acho uma boa opção em caso de emergência e caso o lugar tiver a cobertura GSM, claro.

Abçs

Daniel Krabbe

bcantunes
06/07/2007, 09:38
Também gostei.
Só não usei muito e exporei os recursos porque o celular que uso é o da empresa... e aí justificar o uso do "celular" para o Google Maps é brabo...

Acho que em nenhum sistema os mapas ficam armazenados, tem que ter a conexão com a internet mesmo...

ojaneri
11/07/2007, 08:12
To aqui com Palm TX c/ Wikipedia + GPS BT e ta funcionando legal. O que to penando é conseguir bons mapas de Fortaleza. :-(

dkrabbe
11/07/2007, 20:30
Fala Ojaneri.

Como estamos no google earth para Fortaleza? Dá para levantar alguma coisa ?

Abçs

Daniel Krabbe

ojaneri
11/07/2007, 21:55
Ate dá, da para chegar ate o arruamento ficar vísivel. No Wikimapia também. O danado agora é georeferenciar esses mapas. Como vocês estão fazendo? Vi o seu método, dkrabbe, mas não consegui muito bem fazer a georeferenciação. Tentarei amanha com mais calma.

[]s!

dkrabbe
12/07/2007, 13:12
Ate dá, da para chegar ate o arruamento ficar vísivel. No Wikimapia também. O danado agora é georeferenciar esses mapas. Como vocês estão fazendo? Vi o seu método, dkrabbe, mas não consegui muito bem fazer a georeferenciação. Tentarei amanha com mais calma.

[]s!
Fala Ojaneri.

O georeferenciar é realmente o duro da questão. Como eu faço...

1) Eu pego os desenhos das ruas no Wikimapia "by print screen" e gero um mapão com a união destes

2) Abro o Google earth e localizo as mesmas ruas. Peço então para insirir um novo ponto (eu não lembro qual é o nome do recurso agora....rs) e pego a coordenada exata. A coordenada tem de ser levantada no modo "satélite" e sobre a avenida real e não a rua que se visualiza quando se habilita os streets/roads. Note que este último fica meio deslocado e não serve.

3) No criador de Mapas da PathAway, eu pego o mapa que gerei do Wikimapia (by "print screen") e insiro no modo calibração as coordenadas reais.

4) Gero o mapa para o Path Away e transfiro para o Palm.

No que fui para Brasília, nos inacreditáveis 50km que gerei, o erro foi inferior a 50 metros. Vou colocar em Downloads quando chegar em casa e te passo, okapa?

Abçs e vamos nos comunicando...

Daniel Krabbe

bcantunes
12/07/2007, 15:35
Cara, não é melhor usar o Google Map no modo Híbrido para pegar os mapas já com as ruas e estradas?

Usa o mesmo método "print-screen"... deve dar certo!

ojaneri
12/07/2007, 20:15
Esse programa do Pathaway vem com ele? Eu nao achei no meu software 'Generico' por aqui...

dkrabbe
12/07/2007, 21:45
Cara, não é melhor usar o Google Map no modo Híbrido para pegar os mapas já com as ruas e estradas?

Usa o mesmo método "print-screen"... deve dar certo!
Fala BCAntunes!!!

Essa realmente seria o ideal, entretanto no me computador, as ruas não ficam exatamente em cima das ruas reais. Chega a ser cerca de 3 ou 4 mm fora para a esquerda, o que é muito na coordenada real. Como fica este mesmo recurso no de vcs? Ele bate certinho em cima?

Abçs

Daniel Krabbe

dkrabbe
12/07/2007, 21:50
Esse programa do Pathaway vem com ele? Eu nao achei no meu software 'Generico' por aqui...
Ojaneri,

Segue a criança anexa....hehehe:concordo:

Abçs

Daniel Krabbe

bcantunes
13/07/2007, 09:02
Não bate certinho, não... tanto no GEarth quanto no GMaps tem uma diferença...

Mas já acho bom que tenha alguma coisa...

Sabe como é... somos um país de quinto mundo e olhe lá...

Os mapas oficiais do IBGE são da década de 70!!!!!!

Loucura, loucura, loucura!!!!

Grassmann
20/07/2007, 12:42
dkrabbe,

Eu uso uma solução melhorzinha...
O software que uso é free, fornecido pela própria Garmin:
Para PalmOS: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=1441&product=010-00378-00&cID=158&pID=272
Para Pocket PC: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=837&product=010-00378-00&cID=158&pID=272

Dá pra usar qualquer receptor de GPS. No meu caso, uso os mapas somente para referência, porque navego com um GPS60C. Mas testei com um receptor Bluetooth de um amigo, e funcionou bem.

Já existe mapas georreferenciados para praticamente o Brasil todo. Dê uma olhada em www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br).

Para mandar os mapas para o GPS, você pode usar o MapSource (vem junto com os Garmin) ou o sendmap (http://gps.chrisb.org/gps_mapper.htm)

Eu acho bem mais vantajoso. Além de não precisar georreferenciar as estradas por onde pretendo passar, o erro é muito pequeno.

[]´s

dkrabbe
20/07/2007, 12:56
dkrabbe,

Eu uso uma solução melhorzinha...
O software que uso é free, fornecido pela própria Garmin:
Para PalmOS: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=1441&product=010-00378-00&cID=158&pID=272
Para Pocket PC: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=837&product=010-00378-00&cID=158&pID=272

Dá pra usar qualquer receptor de GPS. No meu caso, uso os mapas somente para referência, porque navego com um GPS60C. Mas testei com um receptor Bluetooth de um amigo, e funcionou bem.

Já existe mapas georreferenciados para praticamente o Brasil todo. Dê uma olhada em www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br).

Para mandar os mapas para o GPS, você pode usar o MapSource (vem junto com os Garmin) ou o sendmap (http://gps.chrisb.org/gps_mapper.htm)

Eu acho bem mais vantajoso. Além de não precisar georreferenciar as estradas por onde pretendo passar, o erro é muito pequeno.

[]´s
Fala Grassmann.

Vou baixar em casa. Obrigado pela dica, valeu !!

Abçs

Daniel Krabbe

dkrabbe
24/07/2007, 21:39
dkrabbe,

Eu uso uma solução melhorzinha...
O software que uso é free, fornecido pela própria Garmin:
Para PalmOS: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=1441&product=010-00378-00&cID=158&pID=272
Para Pocket PC: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=837&product=010-00378-00&cID=158&pID=272

Dá pra usar qualquer receptor de GPS. No meu caso, uso os mapas somente para referência, porque navego com um GPS60C. Mas testei com um receptor Bluetooth de um amigo, e funcionou bem.

Já existe mapas georreferenciados para praticamente o Brasil todo. Dê uma olhada em www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br).

Para mandar os mapas para o GPS, você pode usar o MapSource (vem junto com os Garmin) ou o sendmap (http://gps.chrisb.org/gps_mapper.htm)

Eu acho bem mais vantajoso. Além de não precisar georreferenciar as estradas por onde pretendo passar, o erro é muito pequeno.

[]´s
Fala Grassman.

Infelizmente não deu certo no (meu) Palm T/X. Após a instalação, ele sumiu também com a bibioteca de comunicações do Bluetooth do próprio Palm. Tive de dar um Hard reset para reconfigurar. Vc tem alguma idéia? Vc sofreu com o mesmo problema? Ele não reconheceu também o meu GPS da Holux....não deu muito certo...

Valeu

Daniel Krabbe

Grassmann
25/07/2007, 07:21
Comigo funcionou sem problemas...
Sinceramente, não sei o que pode ter acontecido...
:(
Pena. A ferramenta é boa. Pode ser alguma incompatibilidade da Garmin com este seu Palm.
Para comparação, eu uso um Treo 650.

dkrabbe
25/07/2007, 21:12
Comigo funcionou sem problemas...
Sinceramente, não sei o que pode ter acontecido...
:(
Pena. A ferramenta é boa. Pode ser alguma incompatibilidade da Garmin com este seu Palm.
Para comparação, eu uso um Treo 650.
Oi Grassman,

Vou tentar entrar em contato com o pessoal da Garmin/Software para tentar resolver o problema. O pouco que funcionou (somente não consegui conectar com o GPS receiver), deu para ver que é show de bola. vamos ver os próximos capítulos...hehehe

Abçs

Daniel Krabbe

ojaneri
29/07/2007, 11:25
Eu instalei o software da Garmin mas me parece que não reconhece GPS Bluetooth, ou pelo menos não reconhece GPS que não seja Garmin. O meu no Pathaway é uma beleza, mas o software da Garmin nem reconheceu o GPS.

BTW, alguem sabe como passo um tracklog do Pathaway para o GPS Trackmaker?

Valeu!
Osvaldo

wnicolino
30/07/2007, 10:55
fala Grassman,
Estou para receber um GPS Garmin Etrex Vista, que até já usei, mas com aquela telinha pequeninha que dá dó. mas o mapa fica todo lá dentro é claro.
Pergunto se dá para usar a tela de um Palm colorido para melhorar a visão do mapa. desculpe se a pergunta é idiota, mas o mapa que ponho dentro do GPS vem a partir do tracsource,mas com apoio do trackmaker, que tem todos os mapas nacionais, mas não fala diretamente com o garmin.
O que eu quero apenas é plugar o usb do garmin no palm e fazer uma espelho da tela em uma tela maior.
Dá pra fazer???
abs

ojaneri
30/07/2007, 17:29
wnicolino, dá para fazer sim, basta arranjar um meio do GPS se comunicar com o Palm. O Etrex vista tem Bluetooth?

Ai, o processamento de imagens, etc, fica tudo a cargo do software PathAway dentro do Palm, o GPS só transmite a localização no momento. Ai voce usa seu palm com os mapas do tracksource (puxa pro trackmaker, e depois converte para pathaway pelo gps babel) e beleza!

[]s
Osvaldo

wnicolino
31/07/2007, 11:26
Obrigado Osvaldo.

Vou aguardar o recebimento do etrex e aí verifico as opçõesde comunicação. Bluetooth com certeza não tem, mas talvez haja compatibilidade via o cabo usb do GPS.
Valeu

Grassmann
31/07/2007, 14:54
wnicolino,

Até onde sei, a comunicação do GPS com Palm via USB não funciona.
Os mapas que uso no Palm são os mesmos do pessoal do TrackSource.
Mas, como falei, uso mais para me localizar quando preciso, e não para navegar, uma vez que não uso o GPS bluetooth. Quando preciso navegar, uso o GPS.



[]'s

dkrabbe
21/10/2007, 21:38
wnicolino, dá para fazer sim, basta arranjar um meio do GPS se comunicar com o Palm. O Etrex vista tem Bluetooth?

Ai, o processamento de imagens, etc, fica tudo a cargo do software PathAway dentro do Palm, o GPS só transmite a localização no momento. Ai voce usa seu palm com os mapas do tracksource (puxa pro trackmaker, e depois converte para pathaway pelo gps babel) e beleza!

[]s
Osvaldo
Fala Ojaneri !!

Instalei o Trackmaker, salvei os arquivos do tracksource neste formato e usei o "Babel" para converter para o formato do Path way (ele diz que converteu com sucesso), porém ele gera um arquivo "pdb" e não um arquivo "prc". Vc sabe o que esta errado !

Abçs

Daniel Krabbe

ojaneri
22/10/2007, 09:15
É arquivo .PDB mesmo! .PRC é programa de Palm e .PDB é base de dados para Palm. Só jogar dentro do Palm, via quickinstall ou Pathaway do PC que vai dar beleza!

dkrabbe
22/10/2007, 12:14
Fala Ojaneri !!

Infelizmente testei, testei e não consegui. O Pdb realmente existe para o Pathway, mas são "tracks" e não mapas e no meu Lap, aparece os mapas realmente como "prc" (dei um 3 check e ver o anexo). O que será que estou fazendo de errado?

Abçs

Daniel Krabbe

ojaneri
22/10/2007, 12:32
Ihh, acho que to comendo bola..

mas adiantando, da uma olhada aqui: http://www.pathaway.com/apps4tools/MTech/English/PWDBConvertManual.html

Como to de note novo, vou reinstalar o Pathaway no PC e depois posto aqui!

dkrabbe
22/10/2007, 13:22
Valeu !!!

Fico então no aguardo

Abçs

Daniel Krabbe

dkrabbe
31/10/2007, 18:58
dkrabbe,

Eu uso uma solução melhorzinha...
O software que uso é free, fornecido pela própria Garmin:
Para PalmOS: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=1441&product=010-00378-00&cID=158&pID=272
Para Pocket PC: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=837&product=010-00378-00&cID=158&pID=272

Dá pra usar qualquer receptor de GPS. No meu caso, uso os mapas somente para referência, porque navego com um GPS60C. Mas testei com um receptor Bluetooth de um amigo, e funcionou bem.

Já existe mapas georreferenciados para praticamente o Brasil todo. Dê uma olhada em www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br).

Para mandar os mapas para o GPS, você pode usar o MapSource (vem junto com os Garmin) ou o sendmap (http://gps.chrisb.org/gps_mapper.htm)

Eu acho bem mais vantajoso. Além de não precisar georreferenciar as estradas por onde pretendo passar, o erro é muito pequeno.

[]´s
Fala Grassmann!!

Comprei o GPS receiver da Garmin (GPS10) para comunicar com o Palm e realmente é show de bola. Os mapas estão totalmente disponíveis conforme comentado. Valeu !!

A maior desvantagem é a criação de tracklogs no Mobile XT (novo software, que substituiu o "IQue" para o GPS10) versus o PathWay, muito mais interativa neste segundo. Como são soluções paleativas (estamos aproveitando o fato de termos um Palm com Bluetooth), acho que o Mobile XT atende 95% dos que pretendem ter este para uso em automóveis e não trilhas.

Abçs

Daniel Krabbe

ojaneri
03/11/2007, 12:31
Daniel,

Olha o que eu achei que vai facilitar a nossa vida. Ele já pega o mapa do Google Earth e já cria o PDB que é so jogar no Palm e o Pathaway reconhece, sem precisar fazer mais nada, já calibradinho!

http://www.iippo.net/jb/mapaway/

Agora tá show de bola!

dkrabbe
04/11/2007, 19:59
Daniel,

Olha o que eu achei que vai facilitar a nossa vida. Ele já pega o mapa do Google Earth e já cria o PDB que é so jogar no Palm e o Pathaway reconhece, sem precisar fazer mais nada, já calibradinho!

http://www.iippo.net/jb/mapaway/

Agora tá show de bola!

Fala Ojaneri !

Tô feliz pacas. Consegui fazer o Patway "conversar" com o GPS 10 receiver da Garmin (senha 1234, acredita??). Vou ter então dois softwares de GPS e poder vender o meu receiver da Holux.

Vou testar o que comentou e postar aqui.

Abçs

Daniel Krabbe

dkrabbe
08/11/2007, 21:56
Fala Ojaneri !!!

Ficou muito bom o uso do MapAway para geração de mapas (coordenadas perfeitas). O tempo para geração dos mapas caiu para 5% do que era antes. Paralelamente tô usando o Google earth para geração de rotas. Para eu que sou iniciante no GPS, achei o resultado muito bom. Tô com o Mobile XT e o Pathaway no Palm. Ficou show. Vou manter o GPS receiver da Garmin e vender o da Holux.

Abçs

Daniel Krabbe

Saci
11/01/2008, 12:45
Olá pessoal! To comprando um receptor GPS para usar com meu Palm T5. Qual software eh melhor para mapear e georreferenciar trilhas - o Pathaway ou o Mobile XT da Garmin?

dkrabbe
15/01/2008, 21:04
Olá pessoal! To comprando um receptor GPS para usar com meu Palm T5. Qual software eh melhor para mapear e georreferenciar trilhas - o Pathaway ou o Mobile XT da Garmin?
Para mim é o PathAway sem dúvidas !!

Abçs

Daniel Krabbe

wnicolino
20/01/2008, 06:37
Pessoal,
estou acompanhando seus posts sob Pathaway e mapaway. Ganhei de presente uma antena Bluetooth da Globalsat e estava atrás de um programa de gps. Segui suas dicas e comprei o Pathaway. Me "internei" uns dois dias para entender o manual que apesar de grande é muito vago em alguns aspectos. Principalmente para fazer entender como funciona o conceito Track, Route e point. Mas agora já "tá dominado". O mais difícil foi importar meus tracklogs do Trackmaker/Tracksource para dentro do Palm. Nossa o manual é uma droga nisto. Só consegui mandando Pontos, Rotas e Waypoints separadamente para cada arquivo(tracklog) do tracksource.

Ainda não estou sentindo falta dos mapas pois para o uso em trilhas não faz muita diferença. mas após algum treino vou partir para o Mapaway.
Mas dá para ver que o programa é show de bola. Lógico que o garmin seria melhor pelos mapas mas como ganhei a antena de graça, nào compensaria os quase U$200,00 da Garmin.
De qq modo obrigado pelas dicas e estou por aqui na briga com o Palm. Se conseguir algumas dicas posto tb.

Walter - RJ

ojaneri
23/01/2008, 22:43
Ah, novidades do software MapAway para contribuidores. Pelo que li o change log rapidamente, vai ter suporte ao Brasil, vai ter modo hibrido/satelite/mapa (oba, eu que pedi e já fui atendido!), maior resolução, capacidade de salvar os mapas em batch (pega uma grande area e ele vai salvando varios mapinhas), show de bola! Os contribuidores vão receber o beta test e depois vai ser lançado para o público...

26-Jan-2008 Build 81 release
-----------------------------
- Support threads to download map images. 20~1200% faster than before.(depends on user's environment)
- Support dialog window to cancel the map downloading or drawing.
- Support "Terrain" mode.
- Added button to change map mode between normal-satellite-hybrid-terrain.
- Support batch saving. You can save all maps under a map of one level or through a route. (Not in beta)
- Support export to a bitmap or XML. (Not in beta)
- Improved route approximation. (Not in beta)
- Support 512x512 to 8196x8196 sized maps. (Not in beta)
- Cache improved. No more over 1 month old caches will be used not to show old maps.
- Added relative coordinate information in bottom status bar. (TT Krabbe)
- Jump function move window to nearest point with user's input. (TT Francois)
- Notification screen have a button of opening product page.
- Support 'Brazil'(TT Rafael Togami)
- Support 'Singapore','Hongkong','Egypt','Libya','Algeria' and 'South Africa' (Sorry. Africa nations are too many to be included one by one..)
- This release is named 1.5.0

dkrabbe
24/01/2008, 17:35
- Added relative coordinate information in bottom status bar. (TT Krabbe)



Fala senhores !!

Também recebi o aviso do Beta test. Fiquei feliz pacas!! Vários "improvements". Até ganhei uma função em minha homenagem...hehehe. Ojaneri, acho que a doação nossa e dos membros do fórum surtiu efeito. É isso aí pessoal!

Abçs

Daniel Krabbe

Gildo Pimentel
27/01/2008, 12:10
Valeu a dica, mas só pra não perderem tempo, instalei o QUE num Zire e num treo 650 e não reconheceu o GPS (Nokia LW 3D) via Bluetooth nem com reza. Me parece que o Garmin QUE foi feito para funcionar com GPS da garmin. Tem um tal de GPS proxy mas não existe para PALM OS.
Me corrigam se estiver errado.
Valeu...

dkrabbe,

Eu uso uma solução melhorzinha...
O software que uso é free, fornecido pela própria Garmin:
Para PalmOS: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=1441&product=010-00378-00&cID=158&pID=272
Para Pocket PC: https://buy.garmin.com/shop/store/downloadsAgree.jsp?id=837&product=010-00378-00&cID=158&pID=272

Dá pra usar qualquer receptor de GPS. No meu caso, uso os mapas somente para referência, porque navego com um GPS60C. Mas testei com um receptor Bluetooth de um amigo, e funcionou bem.

Já existe mapas georreferenciados para praticamente o Brasil todo. Dê uma olhada em www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br).

Para mandar os mapas para o GPS, você pode usar o MapSource (vem junto com os Garmin) ou o sendmap (http://gps.chrisb.org/gps_mapper.htm)

Eu acho bem mais vantajoso. Além de não precisar georreferenciar as estradas por onde pretendo passar, o erro é muito pequeno.

[]´s

dkrabbe
27/01/2008, 19:34
Valeu a dica, mas só pra não perderem tempo, instalei o QUE num Zire e num treo 650 e não reconheceu o GPS (Nokia LW 3D) via Bluetooth nem com reza. Me parece que o Garmin QUE foi feito para funcionar com GPS da garmin. Tem um tal de GPS proxy mas não existe para PALM OS.
Me corrigam se estiver errado.
Valeu...
Fala Gildo !!

Infelizmente os softwares da Garmin só funcionam com as antenas/recepetores da Garmin. Eu incialmente tinha comprado o receptor Bluetooth Holux 236 e este também não "conversava" com os softwares da Garmin. Somente quando comprei um receptor da Garmin (GPS10, https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=272) é que estes vieram a funcionar.

Já que vc já tem o receptor, vc poderia testar o Pathaway e baixar os mapas via Mapaway. A desvantagem (mediana hj em dia) é que não existe auto roteamento, mas vc pode criar uma rota via google earth e passar para o Pathaway via Mapaway.

Abçs

Daniel Krabbe

Rivaldo
08/02/2008, 17:01
Olá Pessoal. Estou usanto o PathAway no Palm e ta funcionando beleza, e to usando um programinha free chamado Autostitch para colar as imagens que pego no Google Earth e no Wikimapia. O programinha e bem simples de usar: basta selecionar duas ou mais imegens em sequencia, que tenham pelo menos 20% de sobreposição (área comum), e ele faz a colagem no ponto certo.
Ele so cola imagens na horizontal, portanto se voce tiver imagens na vertical gire-as antes de fazer a colagem no Autostich. Depois da colagem voce volta pra posicao original.
Antes de iniciar a colagem configure o programa em Edit->Options para a escala (Scale (%)) de100% e o JPeg Quality para 100, para nao perder a qualidade das imagens apos a colagem.
O programa nao requer instalacao. Basta descompactá-lo dentro de uma pasta conhecida.
O ZIP ta em anexo. Espero que possa ajudá-los na montagem dos mapas para o PathAway.

dkrabbe
10/02/2008, 23:06
Olá Pessoal. Estou usanto o PathAway no Palm e ta funcionando beleza, e to usando um programinha free chamado Autostitch para colar as imagens que pego no Google Earth e no Wikimapia. O programinha e bem simples de usar: basta selecionar duas ou mais imegens em sequencia, que tenham pelo menos 20% de sobreposição (área comum), e ele faz a colagem no ponto certo.
Ele so cola imagens na horizontal, portanto se voce tiver imagens na vertical gire-as antes de fazer a colagem no Autostich. Depois da colagem voce volta pra posicao original.
Antes de iniciar a colagem configure o programa em Edit->Options para a escala (Scale (%)) de100% e o JPeg Quality para 100, para nao perder a qualidade das imagens apos a colagem.
O programa nao requer instalacao. Basta descompactá-lo dentro de uma pasta conhecida.
O ZIP ta em anexo. Espero que possa ajudá-los na montagem dos mapas para o PathAway.
Fala Rivaldo.

Boa, vou testar.

Abçs

Daniel Krabbe

cplexblabla
29/02/2008, 12:29
Tudo bom Pessoal,

Sou novo aqui! E gostei muito das conversas.

Consegui muitas informações úteis daqui e gostaria de tirar uma dúvida:

Onde e como conseguir a versão beta do MapAWay (1.5.0) que algumas pessoas falaram neste forum? É só para as que fizeram "donation", ou tem algum link para baixar isso?

Abraços!:dance:

dkrabbe
29/02/2008, 21:09
Tudo bom Pessoal,

Sou novo aqui! E gostei muito das conversas.

Consegui muitas informações úteis daqui e gostaria de tirar uma dúvida:

Onde e como conseguir a versão beta do MapAWay (1.5.0) que algumas pessoas falaram neste forum? É só para as que fizeram "donation", ou tem algum link para baixar isso?

Abraços!:dance:
Tô no aguardo da versão beta também.

Por enquanto só aquela que tá no site.

http://www.iippo.net/jb/mapaway/

Abçs

Daniel Krabbe

cplexblabla
01/03/2008, 09:39
Tô no aguardo da versão beta também.

Por enquanto só aquela que tá no site.

http://www.iippo.net/jb/mapaway/

Abçs

Daniel Krabbe

Quer dizer que ninguem daqui conseguiu ver a cara desta versao nova?

Estou tentando localizar algum outro software parecido que faz o que o MAPAWAY faz, ou seja, "empresatar" do Google as imagens e informacoes de coordenadas e depois juntar tudo num arquivo .prc.

Mas despois de comecar a busca, vi monte termos bem tecnicos, e muitas ferramentas que nao sei para que serve. Por exemplo: existe muitos tipos de formato para mapas, que alguns deles tem info de pontos / rotas.... e outros nao....

Outro problema eh que temos poucos recursos de GPS do Brasil, a maioria dos sites indicam recurso da Europa, Canada, EUA, China, Russia..... (soh falta o Brasil)....

Abracos!

cplexblabla
07/03/2008, 23:41
Como eu faco para pegar? precisa de login e senha?

zgurgel
08/04/2008, 19:42
Gente, fiz para o PathAway, os seguintes mapas:


Região Nordeste:
http://rapidshare.com/files/103686506/PathAway_BRASIL_Reg._Nordeste_-_PALM.rar

Região Sudeste:
http://rapidshare.com/files/104186147/MAPA_REGIAO_SUDESTE_-_BRASIL_-_PathAway_-_PALM.rar

Região Sul:
http://rapidshare.com/files/104180928/MAPA_REGIAO_SUL_-_BRASIL_-_PathAway_-_PALM.rar


Todos os mapas foram extraidos do GoogleMaps.
Acho que ficou bem legal... mas esses mapas sao para estradas... rodoviais estaduais e federais...

Breve, vou estar fazendo mapas detalhados de RUAS de algumas cidades.

Abracos.

Obs: Cada mapa de região é feita por um conjunto de mapas menores, ou seja, todos os arquivos constantes no pacote acima devem ser sincronizados para o PALM.

dkrabbe
17/04/2008, 17:06
Gente, fiz para o PathAway, os seguintes mapas:


Região Nordeste:
http://rapidshare.com/files/103686506/PathAway_BRASIL_Reg._Nordeste_-_PALM.rar

Região Sudeste:
http://rapidshare.com/files/104186147/MAPA_REGIAO_SUDESTE_-_BRASIL_-_PathAway_-_PALM.rar

Região Sul:
http://rapidshare.com/files/104180928/MAPA_REGIAO_SUL_-_BRASIL_-_PathAway_-_PALM.rar


Todos os mapas foram extraidos do GoogleMaps.
Acho que ficou bem legal... mas esses mapas sao para estradas... rodoviais estaduais e federais...

Breve, vou estar fazendo mapas detalhados de RUAS de algumas cidades.

Abracos.

Obs: Cada mapa de região é feita por um conjunto de mapas menores, ou seja, todos os arquivos constantes no pacote acima devem ser sincronizados para o PALM.
Puxa, legal, mas tem de pagar para baixar (só confirmando, não reclamando...)?

Abs

DKrabbe

zgurgel
28/04/2008, 20:19
Não tenho bem certeza, mas acredito que usuários "free" podem baixar sim pelo rapidshare, com com certas restrições de "tempo" e quantidade de downloads.

Vou colocar aqui o link onde todos os mapas podem ser encontrados a medida em que eu for adicionando novos mapas, assim, não preciso ficar colocando um novo link a cada upload:

http://rapidshare.com/users/MB88BD


Você é de Fortaleza? Ainda hoje a noite eu vou postar o mapa(guia de ruas) de Fortaleza. A qualidade do mapa ficou muito boa!

marcosedson
06/09/2008, 18:54
Olá, td blz?
Tenho um HTC q funciona com Windows Mobile e instalei o Pathaway. Como eu faço para conseguir mapas, especialmente de Fortaleza e do Ceará, para rodar nele?
Valeu!

Rivaldo
15/09/2008, 21:18
Olá Pessoal. Ja saiu versão nova do MapAway para baixar mapas do Google Maps? A versão que eu tenho é a 1.6.0.142 que ainda tá dando pau pra acessar esses mapas. Fora o mapAway tem algum outro programa pra facilitar a criação de mapas?