Ver Versão Completa : Óleo transmissão/caixa de transferência/diferenciais/dh e manutenção periódica
Olá a todos,
Estava vendo as recomendações do manual da Xterra que diz o seguinte (para uso normal, pois não me enquadro em nenhuma situação de uso severo):
1. Óleo dos diferenciais (API GL5 SAE 85W140) - troca a cada 40.000 km;
2. Óleo da transmissão (Dexron III / Mercon)- troca a cada 100.000 km (Por que o manual faz referência à troca para veículos comerciais?). Dexron III é equivalente ao Mercon ou trata-se de uma mistura de óleos? Irei adotar troca a cada 100.000 km;
3. Óleo da caixa de transferência - Ele não menciona qualquer manutenção dentro dos primeiros 160.000 km. Não precisa trocar?
4. Fluido da DH - Ele não menciona qualquer manutenção dentro dos primeiros 160.000 km. Não precisa trocar?
5. Fluido de freio / embreagem - troca a cada 40.000 km;
6. Sistema de arrefecimento - primeira troca com 80.000 km e depois a cada 40.000 km;
7. Filtro combustível - troca a cada 40.000 km;
8. Filtro ar e pré-filtro - troca a cada 40.000 km;
9. Óleo e filtro de óleo motor - troca a cada 10.000 km.
Irei seguir as recomendações do manual, só estranhei não estar mencionada a troca do óleo da caixa de transferência e da DH...
Outra coisa que estranhei é que no manual diz que deverá ser usado no óleo do diferencial traseiro 0,12 litros de modificador de atrito aprovado pela nissan...
Alguém pode me ajudar? Qualquer opnião será bem vinda
samukanvas
03/07/2007, 13:24
Vixe cara :putz:Pra pegar a aprovação da nissan vc vai ter que viajar pro japão. Só lá que eles aprovam esse tipo de coisa...
Vou te dizer que já fiz essa viagem 3 vezes:
1. Quando comprei uma scooter suzuki. Tinha um problema no aceite do tipo de pneu dianteiro que só seria aprovado pela suzuki.
2. Quando comprei um gerador da honda. Esse problema foi parecido com o seu. Na troca de óleo tem escrito que precisa da aprovação "do honda". Entendí que seria o dono da honda. Mas só que o parente mais próximo é o Tsurui Honda que agora virou surfista ho hawaii. Então voei pra lá e peguei a autorização com ele.
3. Quando comprei uma caneta. No manual dizia made in japan e a carga só poderia ser trocada por uma aprovada pelo fabricante. Não me lembro a marca da caneta, mas fica perto da honda. Foi mole achar.
Eu teria tido menos problema se tivesse pegado um telefone e ligado pra um revendedor próximo que já trocou as peças que tive problemas umas 1986928163491264154891548354 de vezes. Mas como eu gosto de tudo certinho, eu postei exatamente como vc no fórum e me falaram pra viajar e fazer tudo por lá que é melhor. DEU CERTO!!! :grin:
Abs
Obrigado pela resposta Samukanvas. Pensei que o tópico ia restar ausente...
Fui hoje até a Nissan. Os itens da revisão são completamente diferentes das orientações do manual! Que rolo, agora não sei mais o que trocar. Acho que vou mandar um e-mail para a Nissan e saber o que realmente trocar e com qual km...
Uma coisa eu achei absurda: Em todas as revisões (a cada 10.000 km) a concessionária daqui de Florianópolis troca o terminal de direção!
Outra coisa: enquanto o manual recomenda óleo 85W140 para os diferenciais dianteiro e traseiro (diferencial traseiro com aditivo modificador de atrito) a concessionária aqui de Florianópolis recomenda a utilização de óleo 75W90 para o diferencial dianteiro.... E agora?
leopoldo
03/07/2007, 23:21
modificador de atrito é um aditivo para bloqueios com discos de fricção. tipo LSD.
a ranger também usa.
Obrigado pela dica. A nissan cobrou em torno de R$70 reais por esse modificador de atrito. Será que a Ford cobra mais ou menos isso também? Aqui em Florianópolis eu ainda não achei uma revenda que trabalhasse com todos os tipos de óleo de caixa / diferencial.
Estava vendo as recomendações do manual da Xterra que diz o seguinte (para uso normal, pois não me enquadro em nenhuma situação de uso severo):
O uso urbano também é considerado como uso severo, pois ocasiona muito a quilometragem "escondida", nos períodos que você fica parado em sinais, engarrafamentos ou em baixas velocidades.
7. Filtro combustível - troca a cada 40.000 km;
Com o combustível ruim que temos, eu troco a cada 10.000 no máximo e verifico seguidamente se não tem água depositada no filtro.
8. Filtro ar e pré-filtro - troca a cada 40.000 km;
O filtro de ar também troco a cada 10.000 km, pois pego estradas com bastante poeira. Se rodas em calçamentos, que geralmente tem bastante areia, vejo prudente reduzir esse intervalo de troca.
Vî que você também é de SC. Qual cidade e qual a sua viatura?
Quanto ao uso severo, enquadria realmente a cidade, considerando que a pessoa irá rodar trechos curtos e/ou engarrafados.
10.000 km a troca do filtro de combustível? Acho válido, só existe benefício. Mas como o manual indica 40.000 km, acho que vou adotar 15 ou 20.000 km. Para o filtro de ar, considerando que eu só ando praticamente em cidade (não lembro a última vez que andei numa estrada de barro), tb irei adotar 15.000 km.
O uso urbano também é considerado como uso severo, pois ocasiona muito a quilometragem "escondida", nos períodos que você fica parado em sinais, engarrafamentos ou em baixas velocidades.
Com o combustível ruim que temos, eu troco a cada 10.000 no máximo e verifico seguidamente se não tem água depositada no filtro.
O filtro de ar também troco a cada 10.000 km, pois pego estradas com bastante poeira. Se rodas em calçamentos, que geralmente tem bastante areia, vejo prudente reduzir esse intervalo de troca.
Marcelo R. A. da Cunha
04/07/2007, 12:36
Obrigado pela dica. A nissan cobrou em torno de R$70 reais por esse modificador de atrito. Será que a Ford cobra mais ou menos isso também? Aqui em Florianópolis eu ainda não achei uma revenda que trabalhasse com todos os tipos de óleo de caixa / diferencial.
Ve se ajuda :roll:.
http://www.texaco.com.br/produtos_servicos/lubrificantes_graxas_fluidos/catalogo_on_line/catalogo_on_line.shtml?i=&j=11&movie=/menu_xml/my_mc1.swf
Texaco 3450 Óleo de Engrenagem
Óleo lubrificante grau SAE 90, classificação API GL-4, especialmente desenvolvido para diferenciais autoblocantes, também denominados tração positiva. Recomendado para automóveis, utilitários e caminhões leves fabricados até 1997 e/ou que requeiram um óleo do tipo TL 3450 e SAE 90. Apresenta características de extrema pressão (EP), anti-ruído e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.
Rev.: 04/03/2004
Embalagens:
caixa c/ 24 unidades 1 lt
bombona plástica 20 lts
tambor 200 lts.
Deve estar custando uns 10 a 15 Reais o Litro, não sei agora, mas até um tempo atrás a Chevrolet utilizava o da AC DELCO que era produzido pela Texaco que é esse mesmo óleo aí que coloquei.
Procure saber se as especificações desse óleo vão atender as da Nissan.
[]’s
Marcelo
Marcelo R. A. da Cunha
04/07/2007, 12:41
Esqueci de mencionar que utilizei esse óleo no JPX quando ainda tinha os eixos originais (o traseiro tinha LSD) sem problemas.
Obrigado pela dica Marcelo.
Até que enfim acredito que achei o óleo que é especificado para o diferencial traseiro da nissan 85W140 + modificador de atrito. A diferença é que já vem aditivado com o modificador de atrito:
Multigear LS SAE 85W140
Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.
Rev.: 15/04/2005
Embalagens:
caixa c/ 24 unidades 1 lt.
Marcelo R. A. da Cunha
05/07/2007, 09:44
Obrigado pela dica Marcelo.
Até que enfim acredito que achei o óleo que é especificado para o diferencial traseiro da nissan 85W140 + modificador de atrito. A diferença é que já vem aditivado com o modificador de atrito:
Multigear LS SAE 85W140
Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.
Rev.: 15/04/2005
Embalagens:
caixa c/ 24 unidades 1 lt.
Veja bem se as especificações do óleo vão atender as da Nissan (acredito que sim).
Que blz que te ajudou :concordo:.
[]'s
Marcelo
Resido na cidade de Irani, no oeste, próximo a cidade de Concórdia.
Possuo uma S10 2001 CD 4X4.
Não tem referência ao ano de sua viatura, mas provável que usem o mesmo motor MWM sprint 2.8l.
Eu sempre compro os filtros do motor nas autorizadas MWM, que saem bem mais em conta que nas concessionárias.
Rede autorizada > Distribuidores de Peças
RedeEmpresa:Retífica Scarduelli Ltda.
Estado:SC
Cidade:Florianópolis
Bairro:Capoeiras
Endereço:Av. Ivo Silveira, 2267
Telefone:(48) 3244-1100
Opções:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM
Sprint Service - Motores MWM
Serviço Autorizado - Linha MWM
Centro de Reparação de Motores (Retífica)
Antigamente eu drenava a água do filtro a cada morte de papa e uma vez acabei esquecendo da troca do filtro e passei uns 4.000 km da troca normal. O resultado da brincadeira é que o dito cujo quase apodreceu devido a água e trancou o sistema. A minha sorte é que trancou a mangueira logo na saída do filtro e não foram resíduos para a bomba injetora, senão o prejuízo teria sido grande.
Depois disso passei a cuidar muito desse detalhe, drenando regularmente e sempre comprando filtros originais da MWM.
Uns trocados gastos agora, podem representar a economia de uma pequena fortuna no futuro.
Não me recordo agora, mas acho que no manual da S10 indica a troca a cada
10.000km no máximo.
valeu pelas dicas denovo. Minha nissan tem o MWM 2.8 sim, é uma Xterra 2004. Essa segunda eu já troquei o filtro de combustível nessa autorizada da MWM. A nissan, no manual, recomenda troca a cada 40.000 km, mas trocarei bem antes disso.
Não sei como é a S10, mas junto ao filtro de combustível da xterra existe um sensor, que indica quando é necessário fazer a drenagem. Bom, até hoje nunca acendeu a luz no painel. Acho que se não acender, não precisa fazer a drenagem...
valeu pelas dicas denovo. Minha nissan tem o MWM 2.8 sim, é uma Xterra 2004. Essa segunda eu já troquei o filtro de combustível nessa autorizada da MWM. A nissan, no manual, recomenda troca a cada 40.000 km, mas trocarei bem antes disso.
Quanto ao óleo, a nissan recomenda 85W140 + modificador de atrito. Se usasse o Castrol, acho que seria esse mesmo.
Não sei como é a S10, mas junto ao filtro de combustível da xterra existe um sensor, que indica quando é necessário fazer a drenagem. Bom, até hoje nunca acendeu a luz no painel. Acho que se não acender, não precisa fazer a drenagem...
Aih quando a luz acender sua bomba ta indo pro brejo.
Significa que está sendo lubrificada com água.
Legal não!
Faça um favor ao seu bolso drene o filtro de vez em quando não custa nada.
Este intervalo de 40000km para troca é ridículo, o filtro custa barato a bomba não.
Sugiro trocar com uns 10000km.
Eu pessoalmente desconecto as mangueiras, retiro o filtro dreno tudo encho com óleo diesel novo e coloco tudo no lugar de novo.
Qaunto ao óleo para o diferencial é o Texaco multigear mesmo.
Sds
Tem como ficar ar dentro do filtro de combustível ou não ser bem colocado? Meu carro sempre pegou de primeira e notei que após a troca, às vezes ele não pega mais na primeira tentativa...
A drenagem vocês fazem a cada quantos mil km? Seus carros também têm estes sensores?
leopoldo
06/07/2007, 19:32
Isso ajuda ...
Eu estou montando uma tabela do que tem no mercado, para não ficar perguntando na hora de buscar.
Tem como ficar ar dentro do filtro de combustível ou não ser bem colocado? Meu carro sempre pegou de primeira e notei que após a troca, às vezes ele não pega mais na primeira tentativa...
A drenagem vocês fazem a cada quantos mil km? Seus carros também têm estes sensores?
Problema resolvido! O carro estava ruim para pegar porque o a presilha que segura a mangueira no filtro de combustível estava frouxa. Segundo ele, estava entrando ar pela mangueira. Foi só apertar que ficou perfeito!
Isso ajuda ...
Eu estou montando uma tabela do que tem no mercado, para não ficar perguntando na hora de buscar.
Muito interessante. Obrigado leopoldo!
Caso tenha mais tabelas ou venha a atualizar essa, favor enviar aos companheiros do fórum.
leopoldo
06/07/2007, 23:56
essa eu começei e vou atualizar sim.
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