Ver Versão Completa : Suspensão ômega
Giovani Avila
02/07/2007, 18:47
Caros colegas, Há muito tempo atrás vi em Brusque/SC um Niva na Fenajeep. Ele tinha uma suspensão de ômega. Andava muito.
Eu nem sabia direito o que é um Niva (ainda não sei) mas achei que um dia ia comprar um e fazer o mesmo.
Pois bem , como não faço trilha coloquei uma suspensão desta - veja fotos.
E de quebra quero vender meu antigo eixo de rural
(impecável em termos de mecânica, viajo mensalmente de Erechim à Pelotas +- 700km) com todos os tirantes e barras superdimensionados feitos por mim mesmo.
Para um níva é quase indestrutível) Ainda não tenho noção de preço por isso aceito dicas e sugestão de preço.
Aqui vão as fotos da modificação e do eixo à venda(completo). Depois ponho preço. Interessados mandar mensagem. O eixo está em Erechim/RS. posso embalar, pechinchar transportadora por conta do comprador e remeter.
m.vinicius
02/07/2007, 20:21
caraca meu tem maluco prá tudo! oh giovani explica o que vc fez ai?
Rones Jr
02/07/2007, 23:00
Espetáculo!!! Mas, vc manteve a tração? Se sim que Diferencial usou na Dianteira? Agora imagina o Nivaopala com esta susp traseira e os dois difs de Omega...Muito bom!
REnato Martins
03/07/2007, 08:00
Com seu eixo de rural na traseira qual diferencial vc usa na dianteira??????
instalando a suspensão de omega na traseira, vc tb vai colocar o diferencial do omega na dianteira????
ou seu niva é 4x2????
Giovani Avila
03/07/2007, 08:07
Ele é 4x2, motor diesel vw e uso só pra cidade e viagens. O eixo da rural está bala, quem se interessar faça propostas por MP ou mede algumadica sobre preço deumeixo destes.
alexandre roveri
03/07/2007, 08:10
Os Dana 44 tem relação disponivel de 4,27 e 4,09 , portanto poderia usar qualquer uma delas sem muito problema com o diferencial original ! Considero uma diferença dessas praticamente despresivel !:dance:
Agora esse diferencialde omega atras vai ter que colocar um desses na frente tb ! :twisted:
REnato Martins
03/07/2007, 10:26
mais é 4x2 roveri
:(
alexandre roveri
03/07/2007, 10:31
mais é 4x2 roveri
:(
Sim, eu tinha visto, mas ele poderia ter deixado 4x4 se assim quisesse ! Niva 4x2 é uma bosta dirigir em estrada de terra:putz:
robertofs
03/07/2007, 14:40
Espetáculo!!! Mas, vc manteve a tração? Se sim que Diferencial usou na Dianteira? Agora imagina o Nivaopala com esta susp traseira e os dois difs de Omega...Muito bom!
Nós chegamos a considerar essa hipótese, mas desistimos porque traria poucos benefícios reais. Isso porque uma suspensão independente é, sem dúvida, melhor que uma de eixo rígido, porém, para que seja tão eficiente no off-road, molas e amortecedores devem ser especiais para garantir o curso que é possível com um eixo rígido, afinal, se uma roda de um eixo rígido passa por um obstáculo, subindo, a tendência é que a outra roda desça, mantendo estável a carroceria do carro e o constante contato das rodas do eixo com o solo. Já na suspensão independente se uma roda sobe, a suspensão tem que ser muito bem calibrada para que seja exercida força necessária na outra roda para ela descer e manter contato com o solo, mantendo também estável a carroceria. Como a suspensão do Omega não foi concebida para uso off-road, teríamos que melhorar a questão do curso da suspensão para trazer benefícios na substituição do eixo rígido, que, no Niva, exerce muito bem seu papel.
Outro ponto que nos fez desistir foi o custo. Uma suspensão traseira de Omega, com diferencial, não é nada barato, ao passo que compramos dois diferenciais de Opala, completos, por R$ 400,00, que somados ao serviço de torno para adequá-lo à tração dianteiro, mostrou-se mais atraente que partir para a adaptação de suspensão traseira do Omega. Além do mais, embora pareça, o diferencial do Omega não é tão pequeno, e adaptá-lo na dianteira iria requerer baixá-lo um pouco. Pensamos então em fazer a tração dianteira com um diferencial 3,90:1 do Chevette, usando na tração traseira o diferencial do Omega 4 cilindros, que também tem relação 3,90:1. Mas como foi usado o motor do Opala, o melhor mesmo foi usar os diferenciais originais do Opala, mantendo eixo rígido na traseira e independente na dianteira, como é originalmente.
Agora, se fosse pra fazer algo mais radical, o ideal seria refazer a suspensão dianteira do Niva para permitir maior curso. E aí, dois diferenciais de Omega, com uma calibragem adequada para uso off-road, deixaria o Niva com aspecto de Mitsubish L200 Evo ;-)
Seguem dados dos diferenciais comentados.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto,
Essa calibracao que vc se refere do sobe e desce das rodas é feita pela barra de torção, ou barra estabilizadora que existe na suspemssao dianteira do Niva ou de qualquer outro carro com suspenssao independente na dianteira e trazeira.
Comnheco um visionario que colocou na trazeira do Niva uma suspenssao dianteira do proprio Niva. Foi o trabalho mais bem feito e coerente em materia de suspenssao que eu vi.
O "loco" tinha um motor de Blaser 2,2 no Niva COM CAMBIO ORIGINAL, e para tal façanha ele teve que aumentar a frente do Niva em uns 20 cm.
O trabalho ficou digno de reportagem e o Niva tinha uma estabelidade incrivel.... realmente eu bato palmas.
Ele competia em eventos indoor e outros rallys, e ganhava todas.... éra impressionante o desempenho do brinquedo
Infelizmente, um dia ele teve que desviar de uma capotagem e voou com o niva dentro de um lago.... na hora de tirar o niva tinha ficado atolado no fundo, e ao puxar com o guincho retorceu todo o carro.......
Virou lenda
A lenda do niva voados...coisa de circo isso heim...
robertofs
04/07/2007, 22:00
Roberto,
Essa calibracao que vc se refere do sobe e desce das rodas é feita pela barra de torção, ou barra estabilizadora que existe na suspemssao dianteira do Niva ou de qualquer outro carro com suspenssao independente na dianteira e trazeira.
Comnheco um visionario que colocou na trazeira do Niva uma suspenssao dianteira do proprio Niva. Foi o trabalho mais bem feito e coerente em materia de suspenssao que eu vi.
Jossano, posso até estar enganadp, mas o papel da barra estabilizadora é exatamente o contrário do que você descreveu. Recomendo ler o artigo "Como funcionam as barras estabilizadoras? (http://carros.hsw.uol.com.br/questao432.htm)".
No off-road é algo bastante indesejado. Prova disse que, no Niva, só há barra estabilizadora na dianteira, e não é porque é eixo rígido na traseira que não há uma barra estabilizadora, pois muitos carros de passeio que possuem eixo rígido na traseira possuem barra estabilizadora no eixo traseiro. A ausência de barra estabilizadora no eixo traseiro do Niva é um dos fatores que favorecem o grande curso que ele possui.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Giovani Avila
04/07/2007, 22:34
Pois é pessoal, vamos aproveitar o eixo que é bala. Pronto, adaptado, e robusto pra qualquer terreno e inclusive para viajar como eu faço. Ele é um pouquinho mais pesado que o original, por isso confere uma estabilidade muito boa, essa suspensão de ômega que eu coloquei foi em função de uma verdadeira "barbada" que eu achei em Pelotas/RS no desmanchão Schimidt por míseras R$400,00 latinhas, caso contrário era pra vida toda. Estou dando um desconto, faço por R$500,00 e o frete por conta do comprador. Ajudo a achar um tranporte mais em conta.
O conserto de um eixo custa muito mais que isso.
robertofs
05/07/2007, 08:28
Pois é pessoal, vamos aproveitar o eixo que é bala. Pronto, adaptado, e robusto pra qualquer terreno e inclusive para viajar como eu faço. Ele é um pouquinho mais pesado que o original, por isso confere uma estabilidade muito boa. Estou dando um desconto, faço por R$500,00 e o frete por conta do comprador. Ajudo a achar um tranporte mais em conta.
O conserto de um eixo custa muito mais que isso.
Camarada, como você já usava tração 4x2, o eixo da Rural ia bem, mas não é o caso da maioria dos Nivas, que mantém tração 4x4. Assim, trocar o eixo traseiro original por outro que talvez não tenha a mesma relação do eixo dianteiro não é algo viável.
Recomendo a você anunciar seu diferencial no forum dos CJ's, Rurais e F-75.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto,
O que a no site da uol nao esta completamente certo e nem errado... digamos que a uol nao é uma fonte confiavel.... a internet tem muita informacao, e muita dela é ruim ou incompleta.
Realmente a funcao da barra estabilizadora é manter o pneu esquerdo no chao enquanto o pneu direito esta la encima (e vice versa), nun sistema de alavancas e alem disso manter a cabine estavel....
Pois bem... as land rover, mitshobish, e outas marcas consagradas tem barra estabilizadora na dianteira e trazeira !!!???
Numa reportagem, pode-se ver claramente a preparação de um Niva que competiu no paris dakar (1981, 1982, 1983)... e essa preparacao inclui uma barra estabilizadora na trazeira.
http://www.parque4x4.com.ar/lada/dakar/DAKAR-5.jpg
http://www.parque4x4.com.ar/lada/dakar/
Interessante tb notar que o motor é original e o cambio , bem como todo sistema de tracao tb.
Pq nao vem barra estabilizadora no Niva na trazeira??? Simple: CUSTO....
Teve uma serie de Gol (do mais baratinho) que tb nao vinha na dianteira... era opcional
abracos
Jossano
Vamos ver se consigu ajudar um pouco ou confundir mais ainda.
A barra esrabilizadora é muito util quando se tem um centro de gravidade do veiculo alto.Por exemplo um caminhao bau invariavelmente precisa de uma barra estabilizadora na traseira pra evitar que o bau balance muito,pois do contrario em qualquer curva ele tombaria.
Entao a barra tenta controlar o balanço lateral de um veiculo.
Se a roda cai num buraco,a carroceria ou cabine tende a acompanhar na mesma direção ,podendo até tombar,a barra tenta minimizar este acompanhamento.
Numa curva a roda que esta na parte interna da curva tende a levantar,a barra tenta evitar este levantamento e cosequente tombamento.
Todos os caminhoes com carga alta tem barra estabilizadora.(pelo menos deveriam ter).
Ajudei ou não?Confundi mais ainda??
robertofs
05/07/2007, 12:01
Roberto,
O que a no site da uol nao esta completamente certo e nem errado... digamos que a uol nao é uma fonte confiavel.... a internet tem muita informacao, e muita dela é ruim ou incompleta.
Jossano, para seu conhecimento, o UOL é apenas o provedor para a versão em português do consagrada site HowStuffWorks (como as coisas funcionam). Portanto, não é uma publicação do UOL. Segue fonte original, em inglês: "How do stabilizer bars work? (http://auto.howstuffworks.com/question432.htm)".
Recomendo assistir ao video ( http://www.youtube.com/watch?v=GayAxCzCtTw ).
Observe que em curvas a roda dianteira que está interna à curva sai do chão. Porque? Simples: a suspensão externa a curva é comprimida pelo movimento da carroceria. Isso faz com que a barra estabilizadora do lado externo a curva também seja comprimida. Como, no Niva, a barra estabilizadora conecta as duas balanças inferiores da suspensão dianteira do Niva. Então, como exemplo, se balança direita sobe, a barra estabilizadora acaba exercendo força no mesmo sentido na balança da esquerda. Então, trocando em miúdos, o que a barra estabilizadora faz é manter as duas balanças em níveis semelhantes, o que faz a carroceria se estabilizar. Posto isso, fica óbvio que, havendo uma barra estabilizadora como a da suspensão dianteira do Niva, se uma roda sobe, a do lado oposto também irá subir, e não o contrário, ou seja, se uma sobe a outra desce.
Voltando ao vídeo, a roda traseira interna a curva não sai do chão. Isso porque tendo curso maior que na dianteira, a carroceria acaba inclinando tanto que faz com que a barra estabilizadora da suspensão dianteira retire a roda dianteira interna a curva do chão. Se existisse uma barra estabilizadora na suspensão traseira provavelmente a inclinação da carroceria seria menor, e assim uma das rodas dianteiras não sairia do chão.
Curioso, não?
Realmente a funcao da barra estabilizadora é manter o pneu esquerdo no chao enquanto o pneu direito esta la encima (e vice versa), nun sistema de alavancas e alem disso manter a cabine estavel....
Pois bem... as land rover, mitshobish, e outas marcas consagradas tem barra estabilizadora na dianteira e trazeira !!!???
Numa reportagem, pode-se ver claramente a preparação de um Niva que competiu no paris dakar (1981, 1982, 1983)... e essa preparacao inclui uma barra estabilizadora na trazeira.
http://www.parque4x4.com.ar/lada/dakar/DAKAR-5.jpg
http://www.parque4x4.com.ar/lada/dakar/
Interessante tb notar que o motor é original e o cambio , bem como todo sistema de tracao tb.
Pq nao vem barra estabilizadora no Niva na trazeira??? Simple: CUSTO....
Temos que pontuar alguns aspectos quanto a aplicação do véiculo. Land Rover e Mitsubish não são carros geralmente utilizados para trilhas como são usados Nivas e CJ's. Esses carros geralmente são de alto desempenho, e é claro que deve ter uma suspensão dianteira e traseira mais segura. Porém, se forem submetidos a transposição de grandes obstáculos em X, como se comportariam?
O mesmo vale para esse Niva preparado para Rallye. Ora, num rallye velocidade é fundamental. Já pensou você a mais de 100 km/h, fazendo uma curva na terra, e a carroceria adorna muito? É claro que capotaria com facilidade. No meu ver, a única diferença de um carro de rua e outro de rallye é que no rallye a suspensão tem que absorvor mais impactos, mas não ser menos segura, pois se anda em velocidade semelhante ao que se anda no asfalto.
Agora, falando em trilhas, eu nunca vi um carro preparado para Rock-crawling, que é maior exemplo de como uma suspensão deve trabalhar para transpor os mais variados tipos de obstáculos, usando barras estabilizadoras. Você já?
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Agora, falando em trilhas, eu nunca vi um carro preparado para Rock-crawling, que é maior exemplo de como uma suspensão deve trabalhar para transpor os mais variados tipos de obstáculos, usando barras estabilizadoras. Você já?
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Acho ,principalmente, porque o centro de gravidade é muito baixo.
robertofs
05/07/2007, 14:49
Acho ,principalmente, porque o centro de gravidade é muito baixo.
Se observamos a ilustração descrita no artigo "Centro de Rolagem ( http://www.rcmasters.com.br/index.php?name=News&file=print&sid=179 )", poderemos ver que quanto mais o chassi do modelo se distancia do solo, mais alto se torna o centro de gravidade. Considerando que veículos off-road possuem o chassis mais distante do solo que carros convencionais, então acho que podemos concluir que quanto mais alto do solo, maior o centro de gravidade. Obviamente, essa é uma visão simplista da coisa, mas creio servir como referência para definir que um veículo com alta preparação para uso off-road, como aqueles usados na prática do rock-crawling, tem centro de gravidade alto. Posto isso, fica fácil também perceber que quanto mais alto o veículo preparado, mais largo se torna a bitola dos eixos, a exemplo dos big foots, e não é por causa dos gigantes pneus não caberem nas minúsculas caixas de rodas, pois na altura em que é posto o chassis poderia ser mantida a bitola original, mas com bitola estreita e muito altura os capotamos em curvas seriam comuns, o que é resolvido usando uma bitola larga.
No artigo "Comparando tamanho, peso e segurança ( http://viagem.hsw.uol.com.br/como-comprar-um-carro-economico2.htm )" há informações relevantes sobre características de vários tipos de véiculos.
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Roberto
Não entendi?
Voce disse que RC não usa barra estabilizadora.Certo?
Eu comentei, que RC tem centro de gravidade baixo,acho que mais baixo que veiculos Off-Road,por isto tambem e desnecessaria a barra.Concorda?
Logicamente quanto mais distante(alto) o peso se concentra do chao ,mais alto o C.G. (por exemplo um bau carregado com ferro ate o talo tem um C.G. mais alto do que o mesmo bau carregado com penas ate o talo).
Não entendi o porque das tuas citações.
alexandre roveri
05/07/2007, 16:25
O centro de gravidade não pode ser visto apenas pela altura do solo ! Mas sim uma resultante da equação onde entra a bitola do eixo, a distância entre eixos, a massa suspença e a massa não suspença !
Está correto em comentar que um RC tem centro de gravidade baixo, normalemte mais baixo que um Jeep original, caso contrario capota muito facil:twisted:
A barra estabilizadora tem como um dos seus efeitos diminuir o curso total da suspenção, já que ela "obriga" um lado do carro a acompanhar o outro ! Por isso que quando fazia trilha com meu Niva eu tirava a barra fora.
Empiricamente se considera o CG de um carro como sendo o parafuso mais alto que fixa o motor na caixa seca !
robertofs
05/07/2007, 16:31
Roberto
Não entendi?
Voce disse que RC não usa barra estabilizadora.Certo?
Eu comentei, que RC tem centro de gravidade baixo,acho que mais baixo que veiculos Off-Road,por isto tambem e desnecessaria a barra.Concorda?
Então, você viu o artigo "Centro de Rolagem ( http://www.rcmasters.com.br/index.ph...=print&sid=179 )"?
Lá é possível ver quando a suspensão foi ajustada para aumentar a altura do chassis do solo deslocou o centro de gravidade para cima, ou seja, o peso ficou mais alto, certo? Baseando nisso, então um RC teria centro de gravidade mais alto, já que é mais alto que os 4x4 convencionais, não?
Logicamente quanto mais distante(alto) o peso se concentra do chao ,mais alto o C.G. (por exemplo um bau carregado com ferro ate o talo tem um C.G. mais alto do que o mesmo bau carregado com penas ate o talo).
Não entendi o porque das tuas citações.
Exatamente. Então, se comparar um Suzuki Samurai original com outro preparado para RC, creio que o preparado para RC terá centro de gravidade mais alto. É essa a comparação que quis ilustrar.
Porém, ter centro de gravidade baixo não dispensa o uso de uma barra estabilizadora se o propósito da suspensão do veículo for melhorar a segurança em curvas.
O que quis dizer é que a barra estabilizadora, como a que existe na suspensão dianteira do Niva, não é algo desejável para uso no off-road. O lendário niveiro Porcão desconectava a barra estabilizadora da suspensão dianteira de seu Niva em trilhas, o que a deixava mais eficiente no uso off-road, uma vez que não havendo mais conexão entre as balanças, a suspensão dianteira se tornava independente de fato. Por isso que acho que na suspensão de um RC não é previsto o uso de barras estabilizadoras, a fim de não limitar o trabalho da suspensão, mas o detalhe é que esses veículos não foram feitos para rodarem em alta velocidade. Então, barra estabilizadora pra que no RC ou em trilhas? ;-)
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
O centro de gravidade não pode ser visto apenas pela altura do solo ! Mas sim uma resultante da equação onde entra a bitola do eixo, a distância entre eixos, a massa suspença e a massa não suspença !
Está correto em comentar que um RC tem centro de gravidade baixo, normalemte mais baixo que um Jeep original, caso contrario capota muito facil:twisted:
A barra estabilizadora tem como um dos seus efeitos diminuir o curso total da suspenção, já que ela "obriga" um lado do carro a acompanhar o outro ! Por isso que quando fazia trilha com meu Niva eu tirava a barra fora.
Empiricamente se considera o CG de um carro como sendo o parafuso mais alto que fixa o motor na caixa seca !
Concordo em genero,numero e grau,a menos da ultima frase(so se for para carro de passeio,mesmo assim tenho minhas duvidas).
Roberto,
Realmente eu estava enganado quanto a aplicação da barra estabilizadora no off road, especialmente quando falamos em valas, erosoes etc.
vendo as coisas por outro angulo, realmente a barra estabilizadora tem uma aplicação para alta performance.
quanto ao site "como as coisas funcionam" isso nao é referencia nem aqui nem em lugar nenhum, nao é pq ele é ingles que tenha alta confiabilidade. Entetretanto é um bom comeco para termos uma ideia gela das coisas.... Ja vi muita coisa errada nele.
quanto aos rock-crawling nao manjo nada e nao posso opnar
abracos a todos
Jossano
robertofs
05/07/2007, 17:45
Roveri, talvez eu não me fiz entender, mas baseando nesse empirismo, se você tem um dado carro, e apenas levanta a suspensão dele, então creio que o cg foi alterado para mais alto, certo?
Agora, eu esqueci de considerar uma variável importante em relação ao RC, e que já tinha observado sobre os big foots, que é a bitola dos eixos. Os RC são mais altos, mas também tem bitola mais larga. Então, essa seria uma das variáveis que tornariam o cg dos RC baixo, correto?
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
robertofs
05/07/2007, 17:50
Roberto,
Realmente eu estava enganado quanto a aplicação da barra estabilizadora no off road, especialmente quando falamos em valas, erosoes etc.
vendo as coisas por outro angulo, realmente a barra estabilizadora tem uma aplicação para alta performance.
quanto ao site "como as coisas funcionam" isso nao é referencia nem aqui nem em lugar nenhum, nao é pq ele é ingles que tenha alta confiabilidade. Entetretanto é um bom comeco para termos uma ideia gela das coisas.... Ja vi muita coisa errada nele.
quanto aos rock-crawling nao manjo nada e nao posso opnar
abracos a todos
Jossano
Jossano, não tem nada a ver em ser inglês, alemão ou qualquer outro idioma. Só citei o original em inglês porque você acreditou se tratar de artigo do UOL (???). Agora, se os caras estão sempre certos eu não sei, mas, convenhamos, pelo menos nessa estavam ;-)
Fica aí dica! Na dúvida, o HowStuffWorks é uma ótima referência, e foi ótimo terem portado boa parte dos registros em inglês para português.
Na oportunidade, seguem alguns artigos sobre carros:
Como funcionam a força, a potência, o torque e a energia
http://www.hsw.com.br/forca-potencia-torque-energia.htm
Como funcionam os motores de carros
http://www.hsw.com.br/motores-de-carros.htm
Como funcionam os sistemas de injeção de combustível
http://www.hsw.com.br/injecao-de-combustivel.htm
Como funciona o sistema de ignição de um automóvel
http://www.hsw.com.br/sistema-de-ignicao-de-um-automovel.htm
Como funcionam os sistemas de arrefecimento dos carros
http://www.hsw.com.br/sistemas-de-arrefecimento-dos-carros.htm
Como funcionam os turbocompressores
http://www.hsw.com.br/turbocompressores.htm
Como funcionam os motores a diesel
http://carros.hsw.com.br/diesel.htm
Como funcionam as embreagens
http://carros.hsw.com.br/embreagem.htm
Como funcionam as transmissões manuais
http://www.hsw.com.br/transmissoes-manuais.htm
Como funcionam as transmissões automáticas
http://www.hsw.com.br/transmissoes-automaticas.htm
Como funciona a tração nas quatro rodas
http://www.hsw.com.br/tracao-nas-quatro-rodas.htm
Como funcionam os diferenciais
http://carros.hsw.com.br/diferencial.htm
Como funciona a direção dos carros
http://www.hsw.com.br/direcao-dos-carros1.htm
Como funcionam os freios
http://www.hsw.com.br/freios.htm
Como funcionam as suspensões dos carros
http://carros.hsw.com.br/suspensoes-dos-carros.htm
Como funcionam os pneus
http://www.hsw.com.br/pneus.htm
[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.
Giovani Avila
06/07/2007, 09:13
Pois é a conversa tá boa, mas ninguém vai elogiar o BELÍSSIMO TRABALHO E FAZER UMA PROPOSTINHA NO EIXO?
Luciano SHAKALL
06/07/2007, 19:52
" ... A barra estabilizadora tem como um dos seus efeitos diminuir o curso total da suspenção ... quando fazia trilha com meu Niva eu tirava a barra fora ... "
" ... a barra estabilizadora, como a que existe na suspensão dianteira do Niva, não é algo desejável para uso no off-road ...
O lendário niveiro Porcão desconectava a barra estabilizadora da suspensão dianteira de seu Niva em trilhas, o que a deixava mais eficiente no uso off-road ...
Aproveitando os comentários no tópico... ;)
Galo (Maritaca? :mrgreen: ),
:arrow: Vc RETIRAVA a barra mesmo, ou a "desconectava" :?:
Roberto,
:arrow: Como era essa "desconexão" feita pelo Artur "Porcão" :?:
:arrow: Pode-se usar um esquema semelhante a esse http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm ? :pensativo:
[]'s
Flugêncio
06/07/2007, 20:57
Ela era "retirada".
Cavalcante
06/07/2007, 21:32
Pois é a conversa tá boa, mas ninguém vai elogiar o BELÍSSIMO TRABALHO E FAZER UMA PROPOSTINHA NO EIXO?
Qual o trabalho?
E qual o eixo?
alexandre roveri
06/07/2007, 21:42
Luciano, esse esquema proposto pelo Markito não funciona, pelo menos para o Niva, pois o meio da barra que foi desconectado ficaria "dançando" em baixo do carro, batendo no assoalho e no chão dependendo do movimento da bandeja!
O que eu fazia era literalmente "rancar" a barra fora,é rápido pois são só 8 porcas !!! AHHH, aprendi isso através das dicas do Porcão , diga-se de passagem :twisted: Tem que acostumar com as respostas do carro pois tombar fica mais facil, mas o curso melhora consideravelmente, faça um teste numa rampinha pra vc ver :mrgreen:
E antes que alguem pense alguma besteira, quando eu capotei o Niva eu estava com a barra estabilizadora no lugar :twisted:
Luciano SHAKALL
06/07/2007, 22:18
"... esse esquema ... não funciona... para o Niva ... o meio da barra que foi desconectado ficaria "dançando" em baixo do carro, batendo no assoalho e no chão dependendo do movimento da bandeja! ... mas o curso melhora consideravelmente, faça um teste numa rampinha pra vc ver ... "Valeu, galo... :concordo:
Só que agora acho que vou ficar com minha barra mesmo - pelo menos por enquanto... :-(
Eu tava pensando em algo mais prático, tipo: Antes de entrar na trilha, baixar a calibragem (coisa que já faço) e desconectar a barra... :pensativo:
Mas pelo menos um teste eu hei de fazer :twisted:
"E antes que alguem pense alguma besteira, quando eu capotei o Niva eu estava com a barra estabilizadora no lugar..."Eu nem me lembrava disso... :mrgreen:
Giovani Avila
16/07/2007, 20:58
Pessoal, só pra registrar, foi vendido o eixo com acessórios anunciado (por abuso aqui) ao colega Ricardo Guite de ITÚ.
Assim que finalizar a adaptação da suspensão posto as fotos para registro.
Abraços!
Luciano SHAKALL
17/07/2007, 00:39
"... foi vendido o eixo com acessórios anunciado ... Assim que finalizar a adaptação da suspensão posto as fotos para registro ..."Beleza, Giovani. Estamos aguardando essas fotos! :concordo:
[]'s
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 15:01
e "castrar" niva a diesel não dá problema com o detran???
tiaomsiq
03/01/2011, 18:31
Caros colegas, Há muito tempo atrás vi em Brusque/SC um Niva na Fenajeep. Ele tinha uma suspensão de ômega. Andava muito.
Eu nem sabia direito o que é um Niva (ainda não sei) mas achei que um dia ia comprar um e fazer o mesmo.
Pois bem , como não faço trilha coloquei uma suspensão desta - veja fotos.
E de quebra quero vender meu antigo eixo de rural
(impecável em termos de mecânica, viajo mensalmente de Erechim à Pelotas +- 700km) com todos os tirantes e barras superdimensionados feitos por mim mesmo.
Para um níva é quase indestrutível) Ainda não tenho noção de preço por isso aceito dicas e sugestão de preço.
Aqui vão as fotos da modificação e do eixo à venda(completo). Depois ponho preço. Interessados mandar mensagem. O eixo está em Erechim/RS. posso embalar, pechinchar transportadora por conta do comprador e remeter.
Giovani Avila, por favor me mande detalhes dos pontos de fixações e do cardan Grato, tiaomsiq@hotmail.com
Tramontini
03/01/2011, 21:40
Amigo, vamos ao que interessa. Primeiramente Niva Diesel 4x2 é ilegal (na vistoria do detran vai dar zebra), depois adaptar uma suspenção de Omega não é lá uma vantagem, pois o eixo original é perfeito para ele, como é curto no entre eixos ele tem a carcaça trazeira convergente (mais fechada na frente), o que lhe confere um bom traçado de curvas e ótima estabilidade para um carro de sua categoria.
Marcelo J Manente
03/01/2011, 22:40
Feliz 2011 gente. 2011 viu!!! :-)
Não estamos na semana de finados mas tem gente ressucitando tópicos de 2007.
Tomara que o Giovani ainda tenha o Niva e que ele ainda acesse o forum pois desde 16/07/2007 ele não escreve mais.
Sei que a dúvida é interessante, mas pensem em mandar primeiro uma msg privada pra ver se a pessoa acessa o forum ainda.
Abraços.