PDA

Ver Versão Completa : Jeep com motor V8 302



Carvalho
26/04/2003, 21:12
Como usuário de motor V8 302 e cx de marcha do maverick ,comecei a pesquisar a possibilidade de adaptação em um Jeep CJ5, a princípio o consumo é o mesmo de um fusca - depende do pé , estou fazendo as medições e peso - peço ajuda do Bill ,Giovani e outros colegas .Afinal se o temos,39kgf/2400rpm posso subir as dunas de Jenipabu/Natal. Os Buggy ,inda , desprezam o Willys como um veiculo velho.
Tenho com este conjunto ,o encaixe do primário direto no disco de embreagem , a diferença do entalhado posso usinar(soldar- não queba)na redução o Jeep, o restante é só aumentar ou diminuir a trasnmissão.

Morro de inveja o meu é seis canecos!
Jmcc :roll:

Giovani
26/04/2003, 23:30
:D Grande João Manoel!

:D Tá querendo dar o troco aos Buggeiros??? :lol: :P
8) Essa caixa do maverick... é aquela da Ford, igual à do Jeep 4 marchas, ou é tipo a cx pequena da F-1000?? A alavanca desse câmbio sai diretamente de cima da tampa da caixa ou possui o mecanismo (varetas) na rabeta da caixa???

Giovani
27/04/2003, 01:27
:D Olá João Manoel!

:D Coloquei uma matéria lá na seção de Download. É um CJ-5 com esse motor.
8) Só não acho boa a idéia de usar a caixa de tração Willys... Com essa cavalaria toda, acho que não dura muito tempo. Um GM 4.1 já detona a cx Willys... A da Toyota Bandeirante é muito mais forte... :wink:

walter.andreis
28/04/2003, 08:58
Iiiiixii Giovanni,
Estou usando a caixa de tração/reduzida da Willys, e acabei de trocar o motor pelo 4.1MPFI...
Será que naum vai aguentar o tranco???
A cx da bandeirantes eh muito dificil de adaptar no câmbio da C10???
´
[]´s

Giovani
28/04/2003, 12:58
:D Olá Walter!

:D Agüenta até quebrar! :lol: :lol: Brincadeira... É o seguinte: todos, sem exceção, que instalaram esse motor com caixa de marchas Willys, quebraram. Dos que instalaram caixa de marchas GM e caixa de tração Willys, alguns quebraram a de tração. Um amigo meu andou um bom tempo com caixa Willys, mas numa bela trilha, onde precisou "exigir" mais, quebrou. É muito relativo, depende do uso, do estado da caixa, do tipo de encreca que vc irá enfrentar nas trilhas... É relativo, não garantido!
A turma que tem Engesa com esses motores, costuma instalar a caixa da Bandeirante, e não há reclamações... :wink:
Ah sim, quanto à adaptação, dá o mesmo serviço que deu na Willys, porém será preciso mudar uma das pontas dos cardãs, pois as cruzetas da toyota são maiores.

elvis
12/12/2012, 18:59
Amigos! estou precisando de ajuda para acertar um 302 do maverick, o motor está com comando,dimensionado , quadrijet holley 650 e bomba de combustível hi volume. está acontecendo que estava enchendo a cuba e transbordando pelo carburador, já regulamos a bóia e não adiantou,então instalei um retorno que volta para a saída da bomba, parou de transbordar mas deu falta então obstrui o retorno com um giclê. O carro só pega se desconectar a mangueira e tapar o retorno, depois de ligado se conectar o retorno ele morre. Dá a impressão que ele retorna antes de entrar no carbura.. o certo seria retornar para o tanque? será esse o problema? valeu!

M-Beltrame
12/12/2012, 19:07
Amigos! estou precisando de ajuda para acertar um 302 do maverick, o motor está com comando,dimensionado , quadrijet holley 650 e bomba de combustível hi volume. está acontecendo que estava enchendo a cuba e transbordando pelo carburador, já regulamos a bóia e não adiantou,então instalei um retorno que volta para a saída da bomba, parou de transbordar mas deu falta então obstrui o retorno com um giclê. O carro só pega se desconectar a mangueira e tapar o retorno, depois de ligado se conectar o retorno ele morre. Dá a impressão que ele retorna antes de entrar no carbura.. o certo seria retornar para o tanque? será esse o problema? valeu!

O retorno tem que ser feito para o tanque, mas não sei se o seu problema esta ai.




ABS

chinelao4x4
12/12/2012, 20:59
regulador de pressão com a regulagem correta deve resolver com a dica do amigo acima.
abrçs

Kim
12/12/2012, 22:22
Cara!

O retorno obrigatóriamente deve ser ligado ao tanque de combustível.

Algumas pessoas ligam o retorno na linha de combustível antes da bomba, sendo que isso é algo muito idiota!

Porque?

O combustível na linha, tem "peso", no retorno, existem bolhas de ar, qua não tem "peso" sendo arrastada bem mais rápido para a bomba de combustível (independente se elétrica ou mecânica) voltando para o carburador ou bicos, sendo que sistema de bicos, elimina-se mais rápido!

Sendo carburado, cria um circulo de "ar" na linha, que interrompe o fluxo de combustível.

Então, primeiro ligue o retorno ao tanque de combustível, para testes posteriores.

elvis
13/12/2012, 00:50
Cara!

O retorno obrigatóriamente deve ser ligado ao tanque de combustível.

Algumas pessoas ligam o retorno na linha de combustível antes da bomba, sendo que isso é algo muito idiota!

Porque?

O combustível na linha, tem "peso", no retorno, existem bolhas de ar, qua não tem "peso" sendo arrastada bem mais rápido para a bomba de combustível (independente se elétrica ou mecânica) voltando para o carburador ou bicos, sendo que sistema de bicos, elimina-se mais rápido!

Sendo carburado, cria um circulo de "ar" na linha, que interrompe o fluxo de combustível.

Então, primeiro ligue o retorno ao tanque de combustível, para testes posteriores.
Pois é Kim! eu é que fiz essa idiotice hehe! vou ligar no tanque para ver se resolve, foi colocado um T pouco antes do carbura, é isso mesmo né?

obrigado a todos por enquanto!

reslima
13/12/2012, 09:32
x2.... só regulador de pressão pra resolver esse problema, já que a bomba não é a original e tem mais pressão ... pode fazer retorno, pode ajustar bóia e tudo mais que quiser, que a pressão da bomba vai fazer desregular novamente e vai dar muito excesso... tive o mesmo problema com um holley e bomba elétrica no meu V8 272...
Abraço...


regulador de pressão com a regulagem correta deve resolver com a dica do amigo acima.
abrçs

elvis
13/12/2012, 11:10
x2.... só regulador de pressão pra resolver esse problema, já que a bomba não é a original e tem mais pressão ... pode fazer retorno, pode ajustar bóia e tudo mais que quiser, que a pressão da bomba vai fazer desregular novamente e vai dar muito excesso... tive o mesmo problema com um holley e bomba elétrica no meu V8 272...
Abraço...
Reslima, esse regulador seria aquele dosador usado em carros turbo ou pode ser um caseiro tipo registrinho, qual vc recomenda valeu!

reslima
13/12/2012, 13:05
Opa, isso mesmo, aqueles dosadores utilizados em carro turbo. Abraço...


Reslima, esse regulador seria aquele dosador usado em carros turbo ou pode ser um caseiro tipo registrinho, qual vc recomenda valeu!

Kim
13/12/2012, 21:19
Também pode usar um desborbulhador, da linha VW (ap) que é metálico, o da linha GM, fiat é de plástico.

Além de eliminar as bolhas de gases da linha, tem um retorno controlado.

Assista o vídeo, verá como funciona.

http://www.youtube.com/watch?v=k-7VdUWdaj4

chinelao4x4
13/12/2012, 21:45
Também pode usar um desborbulhador, da linha VW (ap) que é metálico, o da linha GM, fiat é de plástico.

Além de eliminar as bolhas de gases da linha, tem um retorno controlado.

Assista o vídeo, verá como funciona.

http://www.youtube.com/watch?v=k-7VdUWdaj4

porem , continua com a mesma pressão , REGULADOR NELE, e vc com calma e paciencia acha a pressão correta, o que não é com o carro parada, tem que andar e por pra andar, pois pode dar é falta em alta fazedo força.

Dodger
14/12/2012, 08:42
Sempre coloco esse desborbulhador, nem é pra economizar nem nada como o povo faz por ai, é só pra evitar que fique excesso de pressão na agulha, que mais cedo ou mais tarde acaba dando M.
o pessaol por aqui fala que é besteira que em motor grande como 6 cil e V8 bebe tanto que nem dária tempo da gasolina voltar pro tanque...pura idiotice, uma bomba original puxa vários litros de gasolina por minuto. num conheço nenhum v8 que consuma tudo isso.
bomba de combustivel HV é pra carro preparado, comendinho e carburador 600 a 650 é quase original, não tinha necessidade.

borbulhador, tem que ficar na altura do carburador e bom colocar um gigle na linha que valta para o tanque(em linha idenpendende)
a zebra tá ai no retorno que vc colocou na mesma linha, ai num tem santo que dê jeito.

elvis
14/12/2012, 19:51
Valeu pelas dicas até agora. O maveco é de um amigo que estou ajudando a montar, estamos providenciando o dosador e logo mais posto umas fotos da criança!

elvis
14/12/2012, 20:08
segue foto

juleymar73
14/12/2012, 23:55
Ola Dodger, ja que vc mencionol por um gigle na linha de volta, eu adaptei um desborbulhador no meu BF 161 ele ficou um pouco acima do carburador depois disso quanto maior o gigle mais o motor da falta , antes sem o retorno ele funcionava redondo mais agora ta ruin , eu mexi em tudo acho que acabei e atrapalhando o que tava certo por causa desse retorno, o que acha ?? qualquer posto umas fotos aqui pra ilustrar melhor.

abraço.

Dodger
15/12/2012, 00:42
Ola Dodger, ja que vc mencionol por um gigle na linha de volta, eu adaptei um desborbulhador no meu BF 161 ele ficou um pouco acima do carburador depois disso quanto maior o gigle mais o motor da falta , antes sem o retorno ele funcionava redondo mais agora ta ruin , eu mexi em tudo acho que acabei e atrapalhando o que tava certo por causa desse retorno, o que acha ?? qualquer posto umas fotos aqui pra ilustrar melhor.

abraço.

Agua sempre corre pro lugar mais facil, e é assim com combustivel.
se tu coloca o desborbulhador no chão, praque a gasolina vai subir pro carburador se é mais facil ela descer devolta pro tanque?
O gigle é mesma coisa se num tiver, fica mais facil voltar pro tanque que forçar a agulha pra entra na cuba.
é gigle minimo que coloca mesmo, e ter certeza que ele tá deixando passar gasolina só pelo furinho.
tem que ter pressaõ na linha, o deborbulhador é só pra num ter excessso e a gasolian num ter pra onde ir no caso de uma agulha travar, já aconteceu isso comigo 2 vezes,

M-Beltrame
15/12/2012, 09:51
O meu jeep opala 4cil tem desborbulhador e retorno pro tanque, mas eu acho que não tem o gigle e ta funfando legal...


ABS

JRenato
15/12/2012, 19:24
Já fiz bastante experiência com desborbulhador e pode ser que acrescente algo, mas o básico já foi dito. O desborbulhador deve ser posto de maneira que a saida para o carburador (saida inferior) fique um pouco abaixo da entrada no carburador, não deve ser acima, para evitar que com o motor desligado o mesmo fique alimentando a cuba que deixa evaporar desperdiçando combustivel.Mantido dessa forma ele fica sempre cheio,se colocado acima ele séca.Quanto a saida para o tanque (retorno, superior),nos de plástico ele já possue uma reducão, no caso da pressão não ser suficiente pode-se restringir ainda mais com um giclê como foi dito acima,mas se a válvula estilete do carburador estiver funcionado corretamente e com vazão certa, normalmente nem precisa restringir mais.Esses desborbulhadores foram projetados para motores de pequena cilindrada, para motores muito grande, pode ser que hajá deficiencia, mas nada que não possa ser equacionado.