PDA

Ver Versão Completa : Ranger melando mangueira do Intercooler...Ajuda

IGORFROTA
02/07/2007, 11:59
Amigos, de uns tempos pra ca venho percebendo um melaço leve de óleo na conexão da mangueira que vem do intercooler para aquela parte superior do motor.

No início pensei ser óleo diesel mesmo, resto da queima, ams nesses dias percebi que o meláco está escuro. Mesmo assim penso ser diesel queimado. Como descobrir ?

Se for diesel é normal ?

Alguém ja passou por isso ?

Fiquei imaginando como o intercooler deve estar sujo internamente.....se ta melando ali que tem braçadeira e tudo...imagina dentro do ssistema.
To querendo fazer uma limpeza na parte de injeção e turbina e já pensei em fazer uma limpeza no sistema do intercooler também

O que aconselham ?

Sinto também um assobio mais forte quando dou gas na danada e a fumaceira atras ta acentuada. Meu carro ta com 1 volta na bomba e to pensando em voltar 1/2 volta.
A fumaceira é preta e mais pronunciada em baixas rotações, mesmo que eu não esteja pisando fundo. Em baixa, é muto difícil nao fumaçar.

almir alencar
02/07/2007, 20:46
Caro amigo a minha está com o mesmo problema o mecanico falou que tenho que trocar aneis dos pistão e retificar a camisa dos mesmos a dificuldade na minha região e encontrar casa de peças para ranger xlt 2001 se possivel me informe uma loja virtual.obg

Engels Kbça
02/07/2007, 22:07
Amigos, de uns tempos pra ca venho percebendo um melaço leve de óleo na conexão da mangueira que vem do intercooler para aquela parte superior do motor.

No início pensei ser óleo diesel mesmo, resto da queima, ams nesses dias percebi que o meláco está escuro. Mesmo assim penso ser diesel queimado. Como descobrir ?

Se for diesel é normal ?

Fiquei imaginando como o intercooler deve estar sujo internamente.....se ta melando ali que tem braçadeira e tudo...imagina dentro do ssistema.
To querendo fazer uma limpeza na parte de injeção e turbina e já pensei em fazer uma limpeza no sistema do intercooler também

O que aconselham ?

Sinto também um assobio mais forte quando dou gas na danada e a fumaceira atras ta acentuada. Meu carro ta com 1 volta na bomba e to pensando em voltar 1/2 volta.
A fumaceira é preta e mais pronunciada em baixas rotações, mesmo que eu não esteja pisando fundo. Em baixa, é muto difícil nao fumaçar.

Aquela mangueira que vai da tampa de valvulas para o cooler é o respiro do carter e aquele óleo é lubrificante. è normal melar um pouco, mas escorrer óleo não:discordo:. Quando a pressão do carter está elevada,:pensativo: é sinal de desgaste do motor, que pode está com os anéis dos pistões gastos.

Abraço

Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 22:31
Caro amigo a minha está com o mesmo problema o mecanico falou que tenho que trocar aneis dos pistão e retificar a camisa dos mesmos a dificuldade na minha região e encontrar casa de peças para ranger xlt 2001 se possivel me informe uma loja virtual.obg

Melhor fazer a retífica completa...

Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 22:35

Se for diesel é normal ?

O que aconselham ?

Deve ser folga nos mancais da turbina. Se a quantidade de óleo que ta saindo da turbina aumentar o motor pode disparar...

rac
02/07/2007, 22:38
cuidado, pode ser turbina com folga no eixo... é melhor retificar ela antes de carcacear, ai so outra nova.

rac
02/07/2007, 22:41
Almir tem uns manometro de medir compressao de cilindro procura no google por gurgel ferramentas. Outra coisa que da pra ter uma ideia é vc com o motor funcionando tirar a tampa do oleo e ver se ta assoprando muito, tenta comparar com outra boa.

IGORFROTA
03/07/2007, 09:19
Deve ser folga nos mancais da turbina. Se a quantidade de óleo que ta saindo da turbina aumentar o motor pode disparar...

Walter, esses mancais da turbina são dentro da turbina ?
Então teoricamente pode não ter a ver com o motor neh ???
Escuto um assovio baixo quando piso fundo, mas isso eu já percebi logo após mandar abrir a bomba.

Qual o caminho que vc me indica para iniciar a resolução do problema ?

Mandar ver a turbina ?

Vlw

cbridi
03/07/2007, 09:42

Peças para o motor? Procure em revendedores/distribuidores de peças para tratores Massey Fergunson. Fica muito mais barato que em concessionários Ford e são itens originais do motor Maxion. No site http://www.mwm.com.br/ tem os distribuidores autorizados...

[]'s

ojaneri
03/07/2007, 09:54
IGOR,

Eu já tive que retificar a turbina por folga nos mancais. Quando tem folga, vaza óleo dentro da turbina mesmo. Para checar se tem folga, é facil, tire a mangueira da parte fria da turbina (a parte virada para frente do carro), e você vera o eixo da turbina.

Cheque se ele tem folga para cima/baixo/esquerda/direita. Se tiver, então tem que retificar. Pode até rodar um tempo com ela, mas pode acabar aumentando o problema, te deixando na mão e saindo mais caro.

Se for isso, já lhe digo onde conseguir retificar, onde eu retifiquei. É ali na BR116, depois do viaduto de Messejana, do lado esquerdo, chamado Pedro Turbo. O telefone é 3474-0045 e na epoca era R$ 350,00 mas ele fez para mim por R$ 300,00 + junta do coletor do escape + uma mangueira = Total R$ 360,00. Deixei de manha e de tarde eu peguei (na verdade ele troca a turbina por outra ja retificada). Garantia e tudo.

[]s
Osvaldo

IGORFROTA
03/07/2007, 12:22
Opa Osvaldo

Vlw aí pela dica cara !!!
Já que a coisa parece ser turbina eu vou levar para o francois dar uma olhada.

IGOR,

Eu já tive que retificar a turbina por folga nos mancais. Quando tem folga, vaza óleo dentro da turbina mesmo. Para checar se tem folga, é facil, tire a mangueira da parte fria da turbina (a parte virada para frente do carro), e você vera o eixo da turbina.

Cheque se ele tem folga para cima/baixo/esquerda/direita. Se tiver, então tem que retificar. Pode até rodar um tempo com ela, mas pode acabar aumentando o problema, te deixando na mão e saindo mais caro.

Se for isso, já lhe digo onde conseguir retificar, onde eu retifiquei. É ali na BR116, depois do viaduto de Messejana, do lado esquerdo, chamado Pedro Turbo. O telefone é 3474-0045 e na epoca era R$ 350,00 mas ele fez para mim por R$ 300,00 + junta do coletor do escape + uma mangueira = Total R$ 360,00. Deixei de manha e de tarde eu peguei (na verdade ele troca a turbina por outra ja retificada). Garantia e tudo.

[]s
Osvaldo

abreu
03/07/2007, 13:27
Opa, vamo com calma pessoal!
É mais que normal ter óleo na mangueira do intercooller. Tem respiros ali, e vem um pouco de óleo sim.

Não é normal pingar óleo, mas a mangueira estar com seu interior melado, é normal sim.

Abraços.

Walter L. L. Casitta
03/07/2007, 13:37
Opa, vamo com calma pessoal!
É mais que normal ter óleo na mangueira do intercooller. Tem respiros ali, e vem um pouco de óleo sim.

Não é normal pingar óleo, mas a mangueira estar com seu interior melado, é normal sim.

Nem tanto Abreu. A minha Ranger ta com 150.000Km e não tem óleo la...

abreu
03/07/2007, 14:04
Estranho... Confere se o suspiro está no lugar certo...

A Ranger com menos de 1000Km rodados ja tinha óleo na mangueira...
O Troller com 33mil Km (a primeira vez que desmontei a mangueira) tinha óleo...

Eu sei bem sobre isso pois quando desmontei a Ranger levei um susto. Pensei que os retentores da turbina tinham ido para o saco. Fui atraz e descobri que o óleo é do suspiro. No Troller, a mesma coisa.

Abraços.

edubelem
03/07/2007, 14:08
Igor, dá uma olhada se tem óleo antes da turbina, se tiver vc tem que trocar o suspiro (peça que conectada a mangueira, que vai p/ o mangote de admição) que fica ena tampa de vávula, se não estiver, ai o problema é na turbina.

[]'s,

IGORFROTA
03/07/2007, 15:24
Pessoal, vou tirar uma foto do que está acontecendo e postar aaui para ficar mais claro.

Não está pingando óleo. O que acontece é ficar manchado de oleo naquela parte estriada do motor. Bem perto de onde a mangueira superior do intercooler conecta.

É importante afirmar categoricamente que o nível do óleo não baixa. Tava te preocupado, pois fazia mais de 1 mes que nao verificava o nivel de oleo, mas qnd fui ver, ainda está no máximo.

Edu, pode me descrver melhor onde é esss suspiro ?

Onde é "antes da turbina" ???

To gostando muito do nivel de ajuda desse topico.

Vlw

Walter L. L. Casitta
03/07/2007, 15:40
Estranho... Confere se o suspiro está no lugar certo...

A Ranger com menos de 1000Km rodados ja tinha óleo na mangueira...
O Troller com 33mil Km (a primeira vez que desmontei a mangueira) tinha óleo...

Eu sei bem sobre isso pois quando desmontei a Ranger levei um susto. Pensei que os retentores da turbina tinham ido para o saco. Fui atraz e descobri que o óleo é do suspiro. No Troller, a mesma coisa.

Desculpa aí. Na verdade onde não tem óleo na minha é antes da turbina. Depois da turbina, no intercooler na verdade eu nem sei. A última vez que desmontei a minha Ranger tava com menos de 80.000Km, e ainda não tinha óleo...

edubelem
03/07/2007, 17:37
Pessoal, vou tirar uma foto do que está acontecendo e postar aaui para ficar mais claro.

Não está pingando óleo. O que acontece é ficar manchado de oleo naquela parte estriada do motor. Bem perto de onde a mangueira superior do intercooler conecta.

É importante afirmar categoricamente que o nível do óleo não baixa. Tava te preocupado, pois fazia mais de 1 mes que nao verificava o nivel de oleo, mas qnd fui ver, ainda está no máximo.

Edu, pode me descrver melhor onde é esss suspiro ?

Onde é "antes da turbina" ???

To gostando muito do nivel de ajuda desse topico.

Vlw

É este que esta dentro do circulo verde.

O mangote que liga o filtro a turbina, desconecte da turbina e veja se esta melado.

Já esta diponivel o manual de manutenção do ngd 3.0, eu já baixei.

http://www.mwm-international.com.br/files/manual/6.pdf

[]'s

rogeriomasih
04/07/2007, 00:02
Já fiz serviço lá. o cara é bom e não cobra caro.
Valeu a pena levar lá pelo menos para saber o que é.

Vc nos informa do resultado?

Opa Osvaldo

Vlw aí pela dica cara !!!
Já que a coisa parece ser turbina eu vou levar para o francois dar uma olhada.

IGORFROTA
04/07/2007, 11:07
Posto os resultados aqui com certeza...Pode deixar
Vou tentar tirar uma foto na hora do almoço para mostrar aos colegas.

Valeu !!!

IGORFROTA
04/07/2007, 11:21
É este que esta dentro do circulo verde.

O mangote que liga o filtro a turbina, desconecte da turbina e veja se esta melado.

Já esta diponivel o manual de manutenção do ngd 3.0, eu já baixei.

http://www.mwm-international.com.br/files/manual/6.pdf

[]'s

Edu, devo acompanhar esse mangote que sai do suspiro assinalado de verde ate a turbina e desconecta-lo para ver se o oleo esta chegando ate lá. É isso neh ?

Pq vc citou "filtro", fiquei na duvida se seria o filtro de ar....

Vou olhar isso e posto junto com fotos da melado

edubelem
04/07/2007, 14:53
Edu, devo acompanhar esse mangote que sai do suspiro assinalado de verde ate a turbina e desconecta-lo para ver se o oleo esta chegando ate lá. É isso neh ?

Pq vc citou "filtro", fiquei na duvida se seria o filtro de ar....

Vou olhar isso e posto junto com fotos da melado

Este mangote pequeno do suspiro, se conecta ao mangote maior, que vai do filtro de ar p/ a turbina, as vezes essa válvula (em verde) quebra, e deicha passar muito óleo p/ dentro do mangote de admisão, melando todo o sistema e chega a diminuir eficiência do intercooler.

[]'s,

Marcelo R. A. da Cunha
04/07/2007, 16:24

Se for diesel é normal ?

O que aconselham ?

Igor

Antes de QUALQUER coisa vc deve observar o estado do Filtro de Ar, isso mesmo do FILTRO DE AR, pois se o mesmo for de baixa qualidade ou estiver muito sujo/obstruido vai realmente "melar" o sistema.
Espero ter ajudado.

[]'s

Marcelo

IGORFROTA
05/07/2007, 07:46
Edubelem, muito obrigado pela disposição nas explicações. Com certeza mandarei verificar esse suspiro e a conexão entre o mangote de ar e a turbina para ver se está melando.

Marcelo, muito obrigado pela dica. É por aí mesmo que eu vou começar. Com certeza meu filtro não está mais standart.

Alguem sabe dizer qual o fluxo de ar->turbina->intercooler->motor que o ar percorre.
Após o ar externo entrar na tubina, ele vai para o motor ou intercooler ?
Em que momento o ar entra no intercooler ?
Sei que o resto da queima do motor volta de alguma forma para a turbina. Por onde ?
E depois é enviado p/ onde ?

Pensei que seria +/- assim: Filtro ar->turbina->intercooler->motor->coletor->turbina->....

É isso ???

Seguem fotos que tirei do caro hj. Digam o que acham do melaço.
Não fica MELADO LÍQUIDO e nem escorre para baixo do motod, fica só manchado como da para ver.
Ahh, vale dizer que geralmente a mancha nõa é tao grande assim. Nessa foto, rodei uns 1000Km depois da última lavagem.
Outra coisa que lembrei é que logo após a lavagem, quando a mancha estava no início proximo da mangueira, a coloração era mais amarelada, se assemelhando a diesesl. Mas nao passei o dedo ou cheirei para saber.

Vlw

Marcelo R. A. da Cunha
05/07/2007, 09:36
Marcelo, muito obrigado pela dica. É por aí mesmo que eu vou começar. Com certeza meu filtro não está mais standart.

Alguém sabe dizer qual o fluxo de ar->turbina->intercooler->motor que o ar percorre.
Após o ar externo entrar na tubina, ele vai para o motor ou intercooler ?
Em que momento o ar entra no intercooler ?
Sei que o resto da queima do motor volta de alguma forma para a turbina. Por onde ?
E depois é enviado p/ onde ?

Pensei que seria +/- assim: Filtro ar->turbina->intercooler->motor->coletor->turbina->....

É isso ???

Seguem fotos que tirei do caro hj. Digam o que acham do melaço.
Não fica MELADO LÍQUIDO e nem escorre para baixo do motod, fica só manchado como da para ver.
Ahh, vale dizer que geralmente a mancha nõa é tao grande assim. Nessa foto, rodei uns 1000Km depois da última lavagem.
Outra coisa que lembrei é que logo após a lavagem, quando a mancha estava no início proximo da mangueira, a coloração era mais amarelada, se assemelhando a diesesl. Mas nao passei o dedo ou cheirei para saber.

Vlw

Fala Igor.

Bem eu tinha achado que vc estava se referindo ao melado dentro do intercooler / mangueiras (falta de atenção na leitura), mas de qualquer maneira o que eu disse ainda se aplica ao caso, pois a turbina quando tem dificuldade de “sugar” o ar “baba” óleo mesmo, então caso a mangueira esteja frouxa ou furada (explicaria o barulho que vc identificou nas acelerações) sujaria mesmo o coletor de admissão.

Quanto ao caminho percorrido pelo ar no seu caso é assim;

Filtro de Ar

Duto / Mangueira.

Compressor (Parte fria da Turbina) (O Ar por estar sendo comprimindo se torna mais quente)

Duto / Mangueira.

Intercooler (Bem como disse na parte do Compressor o ar esquenta então entra em cena o Intercooler para baixar essa temperatura e melhorar o desempenho do motor). O intercooler recebe SOMENTE o Ar e NÃO Ar + Combustível.

Duto / Mangueira.

Coletor de Admissão.

Queima do Ar + o Combustível dentro dos Cilindros

Coletor de escape

Turbina (Parte quente que recebe o ar do escape e que de acordo com o giro(gases) do motor gira mais e mais tocando as palhetas que estão dentro do Compressor e assim Comprimindo o Ar).

Escapamento ou Cano de Descarga.

Veja também o suspiro do motor como já foi dito pelos colegas do Fórum e se o mesmo esta conectado no local certo e de forma adequada.

Bem espero ter ajudado.

[]'s

Marcelo

IGORFROTA
05/07/2007, 10:25
Hum !!!!

Quer dizer entao que após a queima os gases não são mais reaproveitados !!!
Eles apenas giram a turbina pela parte quente, fazendo a parte fria comprimir o ar...

Ta bem entendido então !!!
Nesse caso não teria a mínima possibilidade de ser diesel naquela mancha.

No caso, me alertei para o lance do suspiro. Lembroq ue na S10 que tinha o mesmo motos, a mangueira que vem do suspiro estava cortada e virada p/ baixo. Lembro que perguntei p/ o mecanico e este me disse que era normal, pois havia uma falha no motor que melava a turbina de oleo.
Claro que nao é normal, mas é o que eles fazem p/ "resolver".

Alguém sabe qnt é esse suspiro ?

Sera que devo mandar limpar o intercooler ? Como faz?

Vlw

edubelem
05/07/2007, 12:00
Hum !!!!

Eles apenas giram a turbina pela parte quente, fazendo a parte fria comprimir o ar...

Ta bem entendido então !!!

No caso, me alertei para o lance do suspiro. Lembroq ue na S10 que tinha o mesmo motos, a mangueira que vem do suspiro estava cortada e virada p/ baixo. Lembro que perguntei p/ o mecanico e este me disse que era normal, pois havia uma falha no motor que melava a turbina de oleo.

Vlw

Se não me engano 20,00 - 30,00, talvez seja bom limpar o intercooler, pois me parece que esta bem avançado, a sua tampa de óleo ta vazando, para tirar este vazamento, basta aumentar a pressão com um alicate, entortando um pouquinho mais a trava.
[]'s,

Marcelo R. A. da Cunha
05/07/2007, 12:13
Hum !!!!

Sim.

Não sendo da mangueira que vem do Intercooler.

Bem o motor precisa do suspiro para poder liberar os gases internos (normal)e pressão excessiva no Carter (caso o motor esteja cansado), é normal um pouco de óleo, mas dependendo do estado do motor e do óleo essa quantidade se torna excessiva o normal é a mangueira do suspiro estar conectada na mangueira /duto que liga o filtro de ar a turbina (parte fria) para que esses gases sejam reaproveitados e não sejam lançados na atmosfera o outro motivo seria para que em travessias mais profundas não entre água no motor

Não posso te ajudar nessa, mas procure a MWM – Internacional mais próximo da sua região e compre o ORIGINAL caso seja necessária a substituição.

Sim seria uma boa idéia. Pode fazer em casa mesmo com algum tipo de produto que limpe o oleo, o maior problema no seu caso é a parte plástica* do intercooler que seria atacada por esses produtos. Pode ser que exista algum tipo de produto especifico, mas no geral o povo usa gasolina ou solvente e depois lava com água e seca o intercooler.

*Posso estar enganado, mas o intercooler da Ranger tem as tampas em plástico, não é?

[]'s

Marcelo

abreu
05/07/2007, 13:13
Eu andei pesquisando um pouquinho sobre isso e descobri que muita gente desvia esse suspiro do local original... Viram ele para baixo e botam um filtro daqueles pequenos na ponta dele...

Realmente esse óleo que fica dentro do intercooler pode retirar um pouco de sua eficiencia. Vou olhar isto no meu. Como vou trocar os farois do Troller (e no meu tem que tirar o radiador e intercooler fora) vou aproveitar para ver isso.

Será que posso meter desengraxante dentro do intercooler?

Abraços.

Ric Mac
05/07/2007, 14:13
Da uma olhada no link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archive/index.php/t-9024.html

Marcelo R. A. da Cunha
05/07/2007, 14:26
Será que posso meter desengraxante dentro do intercooler?

Abraços.

Acho o desengraxante se for do tipo solupan ou similares um produto muito forte, procure algo mais suave e de preferência próprio para aluminio.

Pelo que me lembro o intercooler do Troller não tem plástico, mas se tiver tem que procurar um produto que não agrida o plástico.

E lembre-se tem que lavar MUITO bem antes de recolocar no carro.

[]'s

Marcelo

IGORFROTA
05/07/2007, 14:58
Esse tópico está saindo melhor que a encomenda !!!

Agora me veio a mente se talvez o nível de óleo não esteja acima do normal.
Vou verificar.

Diante mão, já ersolvi que vou retirar o intercooler para limpar, a mangueira da turbina para ver se está chegando óleo (com certeza vai estar e ja limpo), verificar o suspiro e verificar o vazamento de ar no sistema que está assoviando.

Vou tentar descobrir com o pessoal de ar condicionado um produto para essa limpeza que não agrida as partes plasticas.

Acho que com isso a coisa vai se resolver

Agora é so arrumar um tempo pra parar o carro.

Muito obrigado a todos

Marcelo R. A. da Cunha
05/07/2007, 15:04
Esse tópico está saindo melhor que a encomenda !!!

Agora me veio a mente se talvez o nível de óleo não esteja acima do normal.
Vou verificar.

Diante mão, já ersolvi que vou retirar o intercooler para limpar, a mangueira da turbina para ver se está chegando óleo (com certeza vai estar e ja limpo), verificar o suspiro e verificar o vazamento de ar no sistema que está assoviando.

Vou tentar descobrir com o pessoal de ar condicionado um produto para essa limpeza que não agrida as partes plasticas.

Acho que com isso a coisa vai se resolver

Agora é so arrumar um tempo pra parar o carro.

Muito obrigado a todos

Falow Igor

Não se esqueça do filtro de ar.

Posta os resultados depois.

[]'s

Marcelo

abreu
05/07/2007, 16:25
Igor, como eu ando muito em dunas e o carro constamente salta, fica de lado e etc, é possivel que o meu óleo seja disso tambem. Eu sempre ando com o óleo cheio.

Eu troco óleo a cada 10mil Km e ele não tem baixado quase nada, ou seja, é pouco óleo que passa.
Mas fico imaginando que: Se de grão em grão a galinha enxe o papo, hehehe, meu intercoller deve ter bastante óleo dentro...

Vou fazer essa limpeza tambem, acho que limpa-aluminium deve servir.

Abraços.

IGORFROTA
06/07/2007, 11:24
Falow Igor

Não se esqueça do filtro de ar.

Posta os resultados depois.

[]'s

Marcelo

O Filtro vai ser a primeira coisa que vou trocar !!!
Mas independente de resolevr, vou mandar verificar o restante dos itens para garantir !!!
Posto os resultados logo que atacar !!
Abraço !!1

Bianor
06/07/2007, 18:48
Prezados para limpar o intercooler usei o produto Quimox recomendado pelo fabricante do intercooler ai vai o link. http://www.tapmatic.com.br/quimox.htm
Já usei duas vezes, coloque um litro dentro, agite bem e depois é só lavar com água limpa e tá novo.
Sds

IGORFROTA
10/07/2007, 11:23
Tive um pequeno problema com o radiador (forou) e aproveitei para fazer a verificação do problema.

Realmente o melaço está vindo da tubulação do suspiro. O óleo está entrando antes da turbina e após ser sugado pela turbina passa para o intercooler e admissão.
O mecanico lavou com querosene e depois com agua corrente. Saiu uma boa mancha de óleo e deixamos secando. Só vai montar hoje e primeiro vai ligar apenas a parte de baixo para ver se sobe algum resquicio de água.

O mecânico falou que é muito comum (nao normal) os motores maxion e power stroke terem esse melaço de oleo antes da turbina. Ele disse que os motivos podem ser vários: problema na válvula, exesso de óleo, vazamento de compressao do motor, filtro de ar sujo. Disse que geralmente apenas interrompe-se o fluxo do suspiro, virando-o para baixo.
Ele fez alguns testes simples de compressão e afirmou que aparentemente não há problemas com o motor. Os testes foram mais na base da experiência mesmo, não utilizou nenhum equipamento. Existe equipamento para isso ?

Existe uma boa chance de ser o filtro e/ou a valvula ou mesmo exesso de oleo Apesar de neste momento não estar com exesso, com certeza estava antes, pois apesar de já fazer um bom tempo que percebo o melaço, o nível do óleo ainda está no máximo..

Alguém sabe como testar a valvula ? Ou só vai na base de trocar p/ ver ??? R$ 132,00

Bem, hoje vou voltar a rodar com o carro e trocar o óleo, deixando-o no nível correto, vamos ver o que da após a troca que fiz do filtro e a limpeza do intercooler.

Acredito que a fumaceira deva diminuir, pelo menos no início.

Aguardo as dicas dos colegas !!!

edubelem
10/07/2007, 11:35
Igor, tenta ir em um representante international, que é mais barato.

[]'s,

Walter L. L. Casitta
10/07/2007, 13:41
Tive um pequeno problema com o radiador (forou) e aproveitei para fazer a verificação do problema.

Realmente o melaço está vindo da tubulação do suspiro. O óleo está entrando antes da turbina e após ser sugado pela turbina passa para o intercooler e admissão.
O mecanico lavou com querosene e depois com agua corrente. Saiu uma boa mancha de óleo e deixamos secando. Só vai montar hoje e primeiro vai ligar apenas a parte de baixo para ver se sobe algum resquicio de água.

O mecânico falou que é muito comum (nao normal) os motores maxion e power stroke terem esse melaço de oleo antes da turbina. Ele disse que os motivos podem ser vários: problema na válvula, exesso de óleo, vazamento de compressao do motor, filtro de ar sujo. Disse que geralmente apenas interrompe-se o fluxo do suspiro, virando-o para baixo.
Ele fez alguns testes simples de compressão e afirmou que aparentemente não há problemas com o motor. Os testes foram mais na base da experiência mesmo, não utilizou nenhum equipamento. Existe equipamento para isso ?

Existe uma boa chance de ser o filtro e/ou a valvula ou mesmo exesso de oleo Apesar de neste momento não estar com exesso, com certeza estava antes, pois apesar de já fazer um bom tempo que percebo o melaço, o nível do óleo ainda está no máximo..

Alguém sabe como testar a valvula ? Ou só vai na base de trocar p/ ver ??? R$ 132,00

Bem, hoje vou voltar a rodar com o carro e trocar o óleo, deixando-o no nível correto, vamos ver o que da após a troca que fiz do filtro e a limpeza do intercooler.

Esse filtro não tem mistério não. Na verdade nem é um filtro e sim uma espécie de válvula. Não precisa trocar se não estiver obstruindo. Verifique o estados dos outros tubos também...

dalmo cruz torres
10/07/2007, 14:12
A mangueira que sai da válvula anti-chama e vai para o filtro de ar pode levar óleo para dentro da turbina. Os motores Maxion "sopram " um pouco mais que o normal, não é um defeito, é uma característica do motor. Assim, o óleo pode estar passando pela válvula Anti-chama, indo pela mangueira até o filtro de ar e daí seguindo para a turbina. A turbina pode estar marejando um pouco de óleo( que começa a acontecer dependendo muito de como o motor é usado), dái por diante o volume de óleo é maior um pouco, e suja a tubulação do intercooler/motor. Quanto maior o desgaste geral do motor, maior será o vazamento tanto na turbina quanto no respiro do motor, talves se somente a turbina for trocada, sem que o restante do motor seja conferido, o problema persistirá.

IGORFROTA
10/07/2007, 15:05
dalmo cruz torres, já detectei que o óleo que chega no intercooler vem mesmo da válvula anti-chama que é interligada por um tubo no mangote do filtro de ar.

Desconectei o tubo em vários pontos e em todos o melço de óleo era visto.

Estou convencido de que a turbina não ta com problema, e que todo o óleo vem mesmo do suspiro. Resta saber o porque de isso estar acontecendo. Já ouvi de muito mecanicos que isso seria normal nos maxion, ao mesmo tempo vários amigos aqui já disseram que suas pickups nao tem esse comportamento. Resta saber se no caso dos amigos, não está acontecendo o mesmo, ou apenas não estão percebendo. Para saber, só vai abrindo o mangote do filtro de ar na conexão com a turbina.

Deixa eu ver se eu entendi....

Essa valvula deveria separar os gases para levar ate a turbina e o oleo por outra tubulação de retorno.

Se essa valvula estiver obstruindo o caminho do oleo, entao este iria juntamente com os gases p/ a turbina.

Vou verificar a valvula e as tubulações originárias dela.

Se não detectar nada obstruído, vou relaxar um pouco e acompanhar se ainda mela muito na admissão.

Abraço

FabioMoura
10/07/2007, 19:30
Galera...

Fui na Sertões semana passada e falei com o Claudio Toyota sobre esse problema da meladeira de óleo no intercule e tubina e que esse problema estava ocorrendo na minha Ranger (2.8L PowerStrok). Ele me falou que era normal essa meladeira (desde que não seja absuda) e me mostrou isso em umas pick-ups (2 Rangers, 1 L200 que tinha trocado a turbina havia 2 meses) e todas apresentando o mesmo meladeiro. O que não é correto é ficar escorrendo a ponto de ficar a poça no chão. Mas se é só a meladeira é normal, o que se tem de fazer é limpar o interculer de vez em quando pra que a borra não intupa tudo e aí o prejuízo seja maior.
Falowwww

Pequeno jr
10/07/2007, 20:38
Não me recordo se comentei isso aqui ou não, mas isso que o Fábio Moura diz no post dele que o Cláudio das sertões é correto. Por aquela mangueira passa-se sim um pouco do vapor do óleo sem prejuizo algum ao motor e em diversas pick-ups de marcas diferentes vi o mesmo melado.

Sobre o intercooler, a minha RAnger está com mais de 240.000 km e nunca fiz limpeza alguma no intercooler, sendo que o motor e turbina encontram-se em bons estados e com certeza vai passar dos 300.000 km/rodados.

Segredo de motor diesel é troca de óleo no máximo até 7.000km/rodados e troca de todos os filtros em cada troca de óleo (Diesel, oleo e ar).

IGORFROTA
11/07/2007, 07:58
Opa Pequeno e FábioMoura,

Tenho conversado com alguns mecanicos e parece que existe unanimidade nessa opinião !!

Por vias das dúvdias vou passar a limpar o intercooler de vez em quando.

Não é trabalhoso e é bom para evitar o acúmulo de óleo lá.

Para saber se o seu ta melando, basta tirar o mangote do filtro de ar no pé da turbina e ver se ta melado de óleo ali dentro. Analisa a quantidade dese óleo e qualquer coisa manda limpar o intercooler.

Alguns mecanicos me disseram que "resolvem" o problema dos mais preocupados apenas acochanco mais a braçadeira do mangote no coletor. É ali que aparecem as manchas de óleo.

Troco todos os filtros e óleo a cada 5000 km. Dessa vez esqueci e to com 7000km, vou trocar ainda hoje.

De qualquer forma, estou querendo fazer uma regulagem na Ranger, para limpeza de bicos, etc... e acho que vou levar nos Sertões. Quero regular melhor a bomba (ta com 1 volta) para tentar diminuir a fumaceira, mas sem perder muito do desempenho. Um amigo foi lá numa 2.8 PS que tb tava aberta e fumaçando e ele foi regulando ate a fumaça quase parar e o carro continuar arisco.

Abraço

Walter L. L. Casitta
11/07/2007, 08:03
Opa Pequeno e FábioMoura,

Tenho conversado com alguns mecanicos e parece que existe unanimidade nessa opinião !!

Por vias das dúvdias vou passar a limpar o intercooler de vez em quando.

Não é trabalhoso e é bom para evitar o acúmulo de óleo lá.

Para saber se o seu ta melando, basta tirar o mangote do filtro de ar no pé da turbina e ver se ta melado de óleo ali dentro. Analisa a quantidade dese óleo e qualquer coisa manda limpar o intercooler.

Alguns mecanicos me disseram que "resolvem" o problema dos mais preocupados apenas acochanco mais a braçadeira do mangote no coletor. É ali que aparecem as manchas de óleo.

Troco todos os filtros e óleo a cada 5000 km. Dessa vez esqueci e to com 7000km, vou trocar ainda hoje.

De qualquer forma, estou querendo fazer uma regulagem na Ranger, para limpeza de bicos, etc... e acho que vou levar nos Sertões. Quero regular melhor a bomba (ta com 1 volta) para tentar diminuir a fumaceira, mas sem perder muito do desempenho. Um amigo foi lá numa 2.8 PS que tb tava aberta e fumaçando e ele foi regulando ate a fumaça quase parar e o carro continuar arisco.

Vai jogar dinheiro fora com limpeza de bico. O filtro de ar você pode trocar a cada 10000Km ou mais sem medo.

IGORFROTA
11/07/2007, 09:35
Opa Walter !!!

Pq acha que vou jogar dnheiro fora ??? Esses bicos não sujam ? Não requerem limpeza ?
Como nunca fiz uma manutenção preventiva no motor (além de óleos e filtros), pensei que seria uma boa prática para aumentar a vida útil do motor...

Esses aditivos de diesel vendidos em posto....valem a pena ? outro dia quase comprei, mas resolvi primeiro pegar as opiniões dos colegas aqui.

Meu carro não fumaçva nada, quando abri a bomba, passou a fumaçar muito pouco, quase nada mesmo. Agora, em aceleradas mais fortes ele fumaça bastante. Aquela fumaça preta de diesel mesmo.

Edintruder
11/07/2007, 09:55
Opa Walter !!!

Pq acha que vou jogar dnheiro fora ??? Esses bicos não sujam ? Não requerem limpeza ?
Como nunca fiz uma manutenção preventiva no motor (além de óleos e filtros), pensei que seria uma boa prática para aumentar a vida útil do motor...

Esses aditivos de diesel vendidos em posto....valem a pena ? outro dia quase comprei, mas resolvi primeiro pegar as opiniões dos colegas aqui.

Meu carro não fumaçva nada, quando abri a bomba, passou a fumaçar muito pouco, quase nada mesmo. Agora, em aceleradas mais fortes ele fumaça bastante. Aquela fumaça preta de diesel mesmo.

Os bicos recebem uma revisão aos 150.000 km. Essa revisão inclui limpeza e recalibragem. Fora isso não tem problema de sujeiras não. O que mais estraga o bico é a cavitação causada pela ação do diesel do que depósito de sujeira. Esses aditivos de posto ajudam a manter o sistema injetor (bombas) limpas, porém se colocares querosene no diesel tem o mesmo efeito e é mais barato.

Walter L. L. Casitta
11/07/2007, 09:56
Opa Walter !!!

Não suja tanto para que se precise limpar. Os bicos não precisam de nenhum tipo de manutenção e assim como a bomba foram feitos pra durar a vida inteira do motor. O melhor seria você economizar na limpeza dos bicos e mandar regular a sua bomba numa autorizada Bosch.

dalmo cruz torres
11/07/2007, 13:12
Pessoal, motores Maxion 2.5 e o irmão mais novo 2.8 ps, sopram um pouco de óleo pelo respiro mesmo, a válvula anti chama deveria separar os vapores do óleo e jogar o óleo de volta ao carter, pode ser essa válvula entupida ou com defeito...regular bomba injetora, tem que ser feito de tempos em tempos, agora, limpar e regular bicos injetores? Será que muda alguma coisa descarbonizar a parte externa dos bicos?Regular o que? Sobre aditivos no combustível na Pagina da Raschmotores eles fizeram um teste com querosene , óleo de motor e óleo de motor dois tempos, o único que apresentou alguma vantagem foi o óleo de motor dois tempos, que ajuda na lubrificação da bomba injetora. Sobre o querosene , no manual de oficina da Maxion, o fabricante orienta que só seja acrescentado quando o motor for trabalhar em temperaturas inferiores a Zero grau , sob pena de danificar a bomba injetora. No manual é explicado que em temperaturas abaixo de zero, a parafina presente no óleo diesel tende a solidificar, e o querosene impede que isso aconteça.

Walter L. L. Casitta
11/07/2007, 13:38
Pessoal, motores Maxion 2.5 e o irmão mais novo 2.8 ps, sopram um pouco de óleo pelo respiro mesmo

Pode ser considerado normal embora na minha Ranger com 150.000Km rodados não chega óleo nenhum na entrada do compressor. está completamente seco.

Pequeno jr
11/07/2007, 21:17
Não suja tanto para que se precise limpar. Os bicos não precisam de nenhum tipo de manutenção e assim como a bomba foram feitos pra durar a vida inteira do motor. O melhor seria você economizar na limpeza dos bicos e mandar regular a sua bomba numa autorizada Bosch.

X2!!!

Bico ou da problema de vez ou não dá. Não existe limpeza. O máximo que se faz é regulagem de bomba injetora e só isso.

A minha nunca fiz nada, nem limpeza de bico e nem mesmo regulagem de bomba. Ja mexi na turbina epocas atrás, mas acho q consegui voltar ela ao original.

So acrescentando um pouco aquilo q o Walter disse, para aqueles q fazem as trocas de filtros e oleos em tempos corretos, o conjunto de bomba e bico injetores duram a vida inteira do motor.

Gente, não sejam enganados por alguns mecânicos.

dalmo cruz torres
12/07/2007, 12:08
Sobre os motores Maxion soprarem um pouco, meu pai acabou de retificar o motor da blazer dele, e o motor dele sopra como um motor meia vida. O motor da minha camionete que eu retifiquei no ano passado não sopra nada!

ojaneri
13/07/2007, 11:21
Sobre os motores Maxion soprarem um pouco, meu pai acabou de retificar o motor da blazer dele, e o motor dele sopra como um motor meia vida. O motor da minha camionete que eu retifiquei no ano passado não sopra nada!

A minha também não sopra nada. Se soprar é indicio que não esta 100%.

IGORFROTA
13/07/2007, 13:46
Oswaldo, como você sabe que está ou não soprando ?
Como posso atestar isso na minha ?

ojaneri
13/07/2007, 13:51
Oswaldo, como você sabe que está ou não soprando ?
Como posso atestar isso na minha ?

Igor, com o motor ligado, abra o capo e retire a tampa do óleo (aquela amarela). Veja se o motor sopra por ela. Um vento é normal sentir com a mão bem perto, mas se o jato de ar alcançar mais de 10cms já é indicio que estar soprando, o que quer dizer que o motor esta perdendo compressão.

IGORFROTA
13/07/2007, 15:31
Ah tah, entao esse foi um dos testes que meu mecanico fez !!!

Ele retirou a tampa e colocou a mão sobre o buraco. Depois para conferir, colocou a tampa no lugar sem girar, deixando solta. E a tampa praticamente não se movia, apenas galançava pela vibração do motor.
Ele disse que quando ta soprando, a tampa fica pulando, chegando a pular do logal em alguns casos.

Outro teste que ele fez foi retira uma mangueira fininha do lado esquerdo do radiador.

Segundo ee, quando a junta queima, a agua que passa ali fica borbulhando com o ar que vem do motor. Pelo menos foi isso que eu entendi.

Acho que ta tranquilo então.

Vou levar para ver as válvulas e regular a bomba.

Vlw

dalmolin
14/07/2007, 12:15
essa foto eh da minha camionete.... aquela união azul q vai pro intercooler tava começando a sujar de oleo.... eu fechei o buraco da mangueira com um cabo de vassoura e abraçadeira e coloquei uma mangueira pra baixo mas existe um negocinho pra encaixah na ponta soh pra ficah mais bonito....
aquilo ali cai 1 pinguinho cada 15 dias e todo motor diesel q eh utilizado ao maximo da potencia vai jogar um pouco de oleo por ali q vem junto com vapores de dentro do motor.... NÂO eh uma critica mas se o caboclo tiver gripado e pedir opiniao pra alguns vao dizer q ele tah com ebola.... muita retifica pra pouco problema....

Danilo Garcia
12/12/2017, 21:59
minha ranger ta com 217mil km, com esses sintomas de sopro, mas esta normal, consumo, desempenho e partida fria. Vale a pena eu fz uma troca de aneis (sem retificar cilindro) e retentores de valvulas, facear cabeçote e troca de junta?

Reginaldo Pavan
19/10/2020, 15:17
Boa tarde!
Tenho uma Ranger 3.2 ano 2014 que esta jogando muito óleo para a turbina, esse óleo chegou na mangueira do intercooler vindo a rasgar e sujar o motor.
A cada 1000 km tenho de repor 1,5 litros de óleo.
tirei a mangueira da turbina e tinha quase 1 litro de óleo acumulado.
Quando tiro a vareta de verificação de óleo e abro a tampa de óleo percebo que esta soprando.
se for possível alguém poderia me dar uma ajuda sobre o que esta ocorrendo?
Pick up com 98000 km rodada.