Ver Versão Completa : 4x4 + SEGUROS PRA TRILHAS,COMO DIFERENCIAR UM SERVIÇO MAL FEITO DE UM BEM FEITO??????
:arrow:FORISTAS,COMO PROPRIETARIO DE OFICINA E MECANICO PROFISSIONAL,ABRO ESTE TOPICO PRA PASSARMOS A DISCUTIRMOS O NIVEL E A QUALIDADE TECNICA DOS SERVIÇOS EMPREGADOS ATUALMENTE A NOSSOS 4X4!!!!!!!! COMO PROFISSIONAL DA AREA ACREDITO QUE UMA CERTA PARCELA DE SERVIÇOS MAL EXECUTADOS TEM INFLUENCIA DIRETA A QUESTAO:SOLDA E MATERIAIS ,ENTAO DEIXO EM ABERTO ESTE TOPICO PRA QUE POSSAMOS APRENDER E TAMBEM ENSINAR ALGO DE UTIL, A TODOS VISANDO SEMPRE A QUESTAO SEGURANÇA,E COMO ALTERAÇOES PODEM SER FEITAS UTILIZANDO O MAXIMO DE CRITERIO PRA QUE DAQ A POUCO NAO SEJAMOS OBRIGADOS POR ALGUM (POLITICO) DESINFORMADO A VOLTAR A ANDAR COM PNEUZINHOS 6.50X16,OU MAIS GENTE VENHA A Ç ARREBENTAR POR AI ,POR CAUSA DE " MILAGREIROS"QUE ACHAM QUE TUDO FUNCIONA COM TUDO!!!!!!!:concordo:
leopoldo
30/06/2007, 21:58
COMO DIFERENCIAR UM SERVIÇO MAL FEITO DE UM BEM FEITO??????
A não ser que o serviço tenha resultado em uma aberração, é difícil alguém dispor de olho clínico para determinar se algo está conforme as boas praticas de engenharia.
Digo engenharia, pois uma série de alterações resultam em um item que assim deva ser analisado por necessidade economica ou de segurança.
COMO DIFERENCIAR UM SERVIÇO MAL FEITO DE UM BEM FEITO??????
A não ser que o serviço tenha resultado em uma aberração, é difícil alguém dispor de olho clínico para determinar se algo está conforme as boas praticas de engenharia.
Digo engenharia, pois uma série de alterações resultam em um item que assim deva ser analisado por necessidade economica ou de segurança.:pensativo:Ai é que esta o problema mestre,ç o cidadao nao tem recursos ou conhecimento ,pra fazer uma alteraçao em seu veiculo o mais prudente seria deixa-lo original,que sempre sera o mais seguro e eficiente,devido o veiculo ter sido construido por pessoas que estudaram muito ,valendo-se de equipamentos e conhecimento tecnico,+ infelizmente em todo o mundo sempre havera pessoas que acreditam que podem melhorar isto ou aquilo,e ai é que começa o problema,mudar simples parafusos por outros de caracteristicas diferentes pode estar acarretando em uma enorme dor de cabeça a curto prazo,+ como o importante no momento é testar a modificaçao mesmo que sem nenhum criterio ,só pra ver o quanto aquilo aguenta,pode ç estar brincando com a propria vida,imagine o cara que troca a direçao original de um willis por outra,pelo simples fato de achar que ela e´"pesada demais".O cidadao chega no ferro-velho,pede a cx do "santana",um punhado de articulaçoes,umas pontas de fiat ,e sai feliz da vida pro?????"sordador+ proximo ",o criatura pega um eletrodo sabeç la de que e "sorda"as peças ,+pra ficar + bunitinho as sobras da "sorda" ele passa no 'ESMERIL" ai pega um colorgin da vida e esconde tudo,o cliente chega, ve a peça com as caracteristicas "APARENTES",da original e sai montar o seu ultra super sistema de direçao,ai quando quebra a "sorda"e o cara entra dentro de uma escola ,todo mundo diz poxa que sera que aconteceu!!!!!!este é o problema tem que ter criterios!!!!!!!!pneu 35"nao da em eixo de willis,porque vai quebrar devido ao nao dimensionamento das peças pro esforço agora enfrentado,isto sao só exemplos de carros que chegam todo dia aq na oficina ,embora eu nao tenha feito faculdade de engenharia eu tenho irmaos que fizeram e por incrivel que pareça eles nao exercem a funçao e eu sim,mas como nao posso sair por ai matando gente,sim porque carros sem freio, volantes, rodas ,etc,matam pessoas!!!!!!entao o certo seria estudar muito antes de fazer uma "simples" troca de direçao. SOU 100% A FAVOR DO NAO SABE,PERGUNTA?????????
Sérgio Provisano
01/07/2007, 14:10
:pensativo:Ai é que esta o problema mestre,ç o cidadao nao tem recursos ou conhecimento ,pra fazer uma alteraçao em seu veiculo o mais prudente seria deixa-lo original,que sempre sera o mais seguro e eficiente,devido o veiculo ter sido construido por pessoas que estudaram muito ,valendo-se de equipamentos e conhecimento tecnico,+ infelizmente em todo o mundo sempre havera pessoas que acreditam que podem melhorar isto ou aquilo,e ai é que começa o problema,mudar simples parafusos por outros de caracteristicas diferentes pode estar acarretando em uma enorme dor de cabeça a curto prazo,+ como o importante no momento é testar a modificaçao mesmo que sem nenhum criterio ,só pra ver o quanto aquilo aguenta,pode ç estar brincando com a propria vida,imagine o cara que troca a direçao original de um willis por outra,pelo simples fato de achar que ela e´"pesada demais".O cidadao chega no ferro-velho,pede a cx do "santana",um punhado de articulaçoes,umas pontas de fiat ,e sai feliz da vida pro?????"sordador+ proximo ",o criatura pega um eletrodo sabeç la de que e "sorda"as peças ,+pra ficar + bunitinho as sobras da "sorda" ele passa no 'ESMERIL" ai pega um colorgin da vida e esconde tudo,o cliente chega, ve a peça com as caracteristicas "APARENTES",da original e sai montar o seu ultra super sistema de direçao,ai quando quebra a "sorda"e o cara entra dentro de uma escola ,todo mundo diz poxa que sera que aconteceu!!!!!!este é o problema tem que ter criterios!!!!!!!!pneu 35"nao da em eixo de willis,porque vai quebrar devido ao nao dimensionamento das peças pro esforço agora enfrentado,isto sao só exemplos de carros que chegam todo dia aq na oficina ,embora eu nao tenha feito faculdade de engenharia eu tenho irmaos que fizeram e por incrivel que pareça eles nao exercem a funçao e eu sim,mas como nao posso sair por ai matando gente,sim porque carros sem freio, volantes, rodas ,etc,matam pessoas!!!!!!entao o certo seria estudar muito antes de fazer uma "simples" troca de direçao. SOU 100% A FAVOR DO NAO SABE,PERGUNTA?????????
Carraro
É isso aí meu caro, eu sou formado em Desenho Industrial pela UFRJ e, desde os tempos de faculdade, aprendi o seguinte: "cada macaco no seu galho", nada como respeitar o conhecimento específico de cada um. Gambiarra é sempre arriscada, sempre que tenho uma dúvida, consulto um profissional da área, afinal de contas, sai mais barato e seguro. Forte abraço.
Leo - Beethoven
02/07/2007, 10:07
Carraro, acho a sua idéia plausível, mas não creio que exista uma fórmula pra isso. Como o Leopoldo mencionou, é complexo afirmar em primeiro instante se um serviço é ou não de primeira. Até por que, a maioria de quem solicita o serviço é de leigos em mecânica, ou no mais entusiastas......
Acho que a melhor maneira disso de afirmar isso, é realmente pela reputação criada por que presta este serviço.
Quem escolhe é quem deve pesquisar, por outros trabalhos desse mecânico/oficina e apurar a qualidade do trabalho em função de outros que já fizeram o serviço e efetivamente testaram em campo, além disso, o tempo em que foi realizado.....
O bonito nem sempre é sinônimo de performance !!!
Por isso em outro tópico, mencionei em se criar um ranking de prestadores de serviço, onde todos poderíamos dar notas em função de vários fatores.....os melhores, ficam no topo, e os piores, no limbo....
Não tem jeito, o boca-a-boca ainda é a melhor solução pra isso.....
Abs.
Pois é como adaptaçao sempre sera uma correçao de algo que nao ficou a contento,seja vindo da fabrica que criou o produto,ou do desgosto com o cliente com certo mecanismo,ficara dificil de criar realmente um padrao de qualidade,+ realmente acredito que deveriamos possuir um "RANKING"OU "CERTIFICAÇAO",pra que pelo menos o cliente (e ate mesmo empresas como a minha) pudessem perceber a quantas anda a qualidade dos nossos serviços ,visto que uma sociedade que sabe exigir por seus direitos sempre sera mais justa,e confiavel,asssim como existe a certificaçao "ASE"pra oficinas aos quais os clientes podem confiar por que ali "existe um profissional" gabaritado pra funçao que ele ç propos a executar,seja simplesmente trocar uma peça por outra identica ou executar um estenso trabalho de adaptaçao em um chassi ,ç percebermos a diferença dos gringoss em trabalhar sera impressionante o abismo que nos separa no item qualidade em prestaçao,+ existe simplesmente porq "lá" ç o cara fizer uma merda ele sera responsabilizado e até preso,por isto que a legislaçao de alguns paises ate permite modificaçoes radicais em seus veiculos,e neste caso envolvera ate mesmo a reconpensa financeira a quem ç profissionalizar pois como vçs comentaram o boca a boca ainda é a melhor propaganda ,agora a questao "valores/$$$$$$$)ainda é muito mal destribuida em relaçao aoq um profisssional poderia estar ganhando e oq um marreta dos infernos tambem ganha, a diferença esta muito proxima pois o cliente de certa forma nao presta muito atençao no requisito qualificaçao tecnica do prestador e sim no $$$$ que o camarada pode pagar ,O PROBLEMA É QUE NA MAIORIA DAS VZS A DIFERENÇA A MENOS ENTRE O SERVIÇO PROFISSIONAL E A DO "SORDADOR" É A VIDA DE ALGUEM. SOU 1000%A FAVOR DE QUALIFICAÇAO TECNICA E "CERTIFICAÇAO ASE".e vamo descutir o assunto aq e no topico do LORAS que estes topicos vao realmente nos levar a jeeps mais bem feitos.fui
Leo - Beethoven
02/07/2007, 11:43
Nos EUA já existem selos que atestam a qualidade de serviços off-road, mesmo para os casos de adaptações/projetos....aqui no Brasil, vai ser dífícil....a ASE é uma boa, mas na maioria dos casos não se aplica a nossa questão, pois a ASE está voltada apenas para a reparação de veículos de linha e não adaptações, projetos e acréscimo de performance que é o nosso caso e que em quase 100% das vezes recaem em alterações das características originais dos veículos.
Acho que a idéia do Ranking, seria algo mais informal, contando com as experiências dos próprios clientes.....em função do tempo que já possuem algo instalado no veículo, seu desempenho, durabiliade e $$$ pago. Obviamente quando falo em $$$ não quer dizer o serviço mais barato e sim relação custo-benefício que é o mais importante aqui.
Se tivéssemos um ranking desse funcionamendo, alguém buscando um serviço (e pq não até peças) entraria na lista (dividida por cidade-estado) e poderia avaliar as notas e comentários.....comparando com a média nacional e o top da lista, assim poderia facilmente optar por alguém que lhe agrada, sem ter que avaliar tecnicamente, pois como disse, são poucos que terão condições disso. Poderia até ser como no Mercado Livre, onde o Vendedor (e até o comprador) possuem um Ranking de avaliação....Quando vc quer comprar algo, dá pra saber de ante mão se quem está vendendo é sério ou não.....É óbvio que este sistema, exclui 100% as chances de dar algo errado, mas que com certeza minimiza as chances, isso com certeza poderá fazer.
Uma coisa é certa, os "tranqueiras" vão ser estirpados com isso....afinal, quem seria burro o suficiente pra levar o carro em alguém que tem uma "ficha corrida" com dois ou 3 comentários "pesados" ??? Vai obrigar os caras a entrarem na linha ou passar a vender cachorro quente.
Abs.
Cavalcante
02/07/2007, 12:24
O problema é que é muito difícil, se não for impossível, pelo menos por enquanto, isso se institucionalizar direito, com órgãos de certificação, normas, etc. O grande nó aí é o próprio Contran, que nos últimos tempos tem capado todas as alterações em quaisquer veículos.
Se a alteração per si já é ilegal, como é que se vai certificar a ilegalidade?
E os deuses do Contran vão mais pela linha do proibir do que a do regulamentar.
Quanto à ASE, concordo com o Leo, não é o foco dela, mas um órgão nos moldes da SAE, ou a própria, pode servir de certificadora.
Em muitos casos, normas partem de instituições privadas, inclusive associações de competições. E os regulamentos migram para a regulamentação, como a tecnologia de competição migra para a indústria automobilística. Esse pode ser um caminho, mas tem de passar antes pelo Contran.
Tava descutindo aq com o pessoal da oficina sobre o tema e ,sabe que de certa forma chegamos a algumas conclusoes,o primeiro passo seria a criaçao de um ranking nacional como foi colocado ,+ ai teria alguns problemas como ja vimos em outros topicos ,como por exemplo o do cliente que taca o pau em uma empresa que sabemos que é idonea e seria,sem de repente conhecermos os dois lados da moeda!!!! MAS podemos defender esta empresa justamente porq a "conhecemos"!!!!!!,sabemos quem sao, da onde vem, o que fazem,e principalmente ç o cara é envolvido com o assunto,ou seja ç o cidadao curtir oque faz ja é um otimo começo, pois o conhecimento tecnico vira a base de muita dedicaçao,e pra ç dedicar tem que gostar muito doq ç faz, outra questao é que as vzs,fugimos um pouco da regra de que preçisao é uma otima maneira de ç fazer um otimo trabalho inclusive na questao reduçao dos custos ,exemplo: cortar um tubo,na medida que precisamos,e nao alguns centimetros a mais e depois ter que acertar na lima/esmeril,ç pegarmos e somarmos,pequenos erros que cometemos nos detalhes do dia a dia da pra dizer "no meu caso",que eu estou perdendo um dia de trabalho na semana ,oque traduzindo em $$$$$,seria minha conta de agua/luz/fone.....ai é que entra a questao ç profissionalizar e estruturar ,pra nao acabar perdendo dias da semana por causa de serviço mal feito ,em contra partida o cliente tambem saira satisfeito ,visto que uma solda nao teria muita chance de quebrar,as peças adptadas,nao estariam montadas de forma "esquisita" ou mal posicionadas,os cortes seriam feitos com preçisao,motores seriam mais bem ajustados pra suas reais capacidades,cambios estariam escalonados pra novas potencias,assim como eixos ,rodas, pneus ,enfim assim como as fabricas tem que ç criar um conjunto mais "armonioso",acho que profissionais que consigam acertar estas coisas seja por terem estudados mais ou por terem apenas mais afinidade com o assunto,serao melhor renumerados,e poderao investir em suas carreiras/oficinas,e estarao sempre crescendo,em vista que os do contra,serao chutados do ramo,deixando somente gente seria,e competente atuando no crescimento offf-road nacional,a ponto de tornarçe reconhecido pelas autoridades e passando a contar ate mesmo com orgaos regulamentadores ,que no meu ver seria como no mercado americano,ou seja nao precisamos ficarmos babando nos gringos ,mas precisamos nos organizar.por que ta virando bagunça como diç um representante dos HOMI DA TRANSITO ,ps:que ta aq do meu lado agora.comandante MILLER esquenta nao que é um jeepeiro muito gente boa aq de curitiba.MAS TA PREOCUPADO COM O RUMO QUE AS COISAS TAO TOMANDO!!!!!!
o pior carro q existe eh o original....
portanto nao tem jeito, sempro mudo ou mudei algo.
sem envolver precos, para instalar algo no meu carro q frequentemente entra minha familia. Uso apenas kits e ou produtos de fabricantes conhecidos.
Empresas q n sao oficina, sao fabricantes. Oficina eh para instalar e nao fabricar.
Empresas fabricantes q antes d colocarem no mercado testam em varias versoes do modelo. Ainda se usam de competicoes para desenvolver ou testar os produtos.
No brasil, acho complicado, soh vejo no forum pessoas adaptando e ateh soldando amortecedor. q absurdo !!! Como vao t fazer um kit "lindo" se o amortecedor eh gambiarra...??? ou pior braco pitman remendado ???
ia esquecendo.... opniao positiva sobre alguma oficina eh dificil alguem dar, mas qdo alguma dah uma mancada, deslize ou f... mesmo, aparece um monte metendo o pau.... isso n eh se informar ou prevenir de alguma oficina eh acabar com o negocio de alguem enquanto se divertem vendo o circo pegar fogo...(sacanagem)
minha opiniao...
abs
EDUARDO LEITE VALEIXO
04/07/2007, 00:19
Oi Carraro
Em 1990 Eu Comprei Um Jeep Ford Ano 1982 Mod 1983 Todo Original E Resolvi Fazer O Que Muita Gente Está Fazendo Hoje. Troquei O Motor 4cc 2.3 Por Um 6cc 4.1 Ai Com Pneus Argentinos 750/16 E Ai Começou A Quebradeira Foram 3 Caixas De Cambio 4 Marchas E Ai Falaram Põe A De 3 Marchas Que é Mais Forte Foram Mais Duas Pro Saco Ai Falaram Põe Uma Caixa De Toyota Quatro Marchas Deu Certo Mais Ai Quebravam As Cruzetas Põe As Cruzetas De Toyota Resolveu Ai Resolvi Por Os Eixos Por Baixo Dos Feixes De Mola Pra Por Uns Pneus Mikey Tompson 35/13,5/15 Ai Começou Outra Novela Não Foi Mudado O Caster A Direção Que Era Hidraulica Do Galaxi Ficou Uma Merda E Com Os Pneus Maiores Começou A Quebra Uma Eixo Atras Do Outro Se Eu Não Me Engano Foram 3 Dianteiros E 6 Traseiros E Eu Sem Conhecimento Na época Isso Em 1990 Que Comprei Um Jeep Pra Me Divertir E Fazer Trilha Pois Não Tinha Uma Vez Que Eu Fosse Pra Trilha Que Eu Voltava Rebocado E Depois De Muito Dinheiro Gasto E Jogado Fora Eu Cheguei A Conclusão Que Qualquer Modificação Além De Ser Feito Por Gente Que Tem O Conhecimento E Entende Do Assunto E Com Muita Responsabilidade é Deve Fazer Este Tipo De Modificação Pra O Tipo De Uso Que O Veículo Vai Ter Pra Evitar Não Só Acidentes Como Jogar Muito Dinheiro No Lixo. Hoje Tem Bem Mais Gente Capacitada Pra Fazer Adaptações Do Que Em 1990.
A Minha Conclusão é Que Quando Resolvemos Modificar Um Jeep Velho Todo Mundo Começa Pela Troca Motor Original Por Motorzão E Esqueçe Do Resto Não Lembrando Que Estes Jeeps Que Tem Fama De Robustos No Interiorzão Mais Esquecem Que Eles Foram Projetos Para Usarem Pneuzinhos 600/16 Ai Eles Não Quebravam E As Toyotas Band Com Pneus 650/16 Ou 700/16 Tam Não Quebravam. Então Finalizando.
Primeiro Modificar Um Veiculo 4x4 Não é Pra Quem Não Quer Gastar Se Quizer Que Fique Bom Tem Ter Não Só Dinheiro Mas Tempo E Noção Do Que Vai Fazer .
Segundo Dependendo Da Modificação Começe Do Zero Digo Do Chassi.
Terceiro Tem No Forum Bons Exemplos De Modificação E Preparações.
Essa Brincadeira Não é Infelizmente Pra Todo Mundo.
Desculpe Acho Que Me Escrevi Demais Mais é Que Eu Já Sofri Na Pele O Que é Fazer Adaptações E Alterações Num Jeep Gastar Um Monte E O Jeep Ficar Uma Merda.
Um Abraço A Todos
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb
:concordo:pois é ALEIXO ,ainda bem que pelo menos vç aprendeu com os anos sem ç machucar ,pois com estas quebradeira toda podia ter uns "arranhoes" pelo corpo,mas pelo menos teu carro ta com um "cara" que entende, o "GRILO" tem fama de ser competente no que faz,e possui uma oficina bem estruturada,agora sobre os topicos de adptaçao acho que seria interessante o pessoal começar a eleborar uns com detalhamento tecnico,e ate mesmo condenando/proibindo, algumas adptacoes e outros com passo a passo,ensinando como fazer , a um no site da ENSIMEC sobre revisao num eixo feito pelo FRANCO, que depois que eu o li passei a revisar com mais precisao meus carros ,ai seria bem mais facil das coisas andarem sem ficarem dando dor de cabeça,e podiamos ter um topico ,onde consultores tecnicos dariam uma força aq no forum ,tipo o FRANCO o LEOPOLDO,SUK'S,GENTE GABARITADA ,pra ajudar ,NAO ASSINAR!!!!! ,tipo a gente pergunta e eles tentao resolver da melhor maneira nem que seja dando sujestoes de literatura,onde possamos achar as respostas,agora temos que melhorar e muito a qualidade dos nossos 4x4, adptaçoes terao que ser feitas com mais criterio,e por um grande numero de pessoas pra surtir efeito,senao somente uns poderao ser "preparadores" e os outros infelizmente "matadores."
Otávio Luiz
05/07/2007, 14:06
...e podiamos ter um topico ,onde consultores tecnicos dariam uma força aq no forum ,tipo o FRANCO o LEOPOLDO,SUK'S,GENTE GABARITADA ,pra ajudar ,NAO ASSINAR!!!!! ,tipo a gente pergunta e eles tentao resolver da melhor maneira nem que seja dando sujestoes de literatura,onde possamos achar as respostas...
Mas não é exatamente isto o que temos aqui?
É claro que num fórum aberto temos as mais variadas pessoas tentando ajudar, não apenas gente gabaritada... mesmo assim muitos que não tem um conhecimento tão grande como os citados mas NAQUELE ponto específico sabem muito (por experiência ou estudo) e podem colaborar tanto ou mais que os mestres...
Ou seja, se você quer projetar uma suspensão five link uper blaster tabajara pro CJ63LITRÃO faz um tópico no fórum jeep e com certeza a galera vai aparecer e palpitar...:concordo:
Se quiseres que alguém em especial visite seu tópico (por seu conhecimento ou só pra puxar o saco mesmo :mrgreen:) manda uma MP pro cara com o link.
leopoldo
05/07/2007, 19:36
1º- O FORUM é de esclarecimento, discussões, resoluções de problemas.
Não resta a menor dúvida. Muitos como eu postam longas mensagens de instrução, opinião ou resolução de problemas dos simples aos complicados, comentamos prós e contras, batemos boca de vez em quando e orientamos no que possível os usuários. Pelo menos é assim aqui no CJ. Não sei dos outros links.
2º- Sobre o Ranking.
Na minha opinião, é INVIÁVEL. Quem poderia qualificar este ou aquele ? um cliente? o mesmo que sempre recorre ao FORUM ?
Para poder qualificar, é necessário total imparcialidade, esmiuçar a vida alheia, seu curriculum, seus funcionários, seus manuais, suas ferramentas, suas instalações ..... aplicar uma detalhada verificação, estipular notas, estabelecer prazo para corrigir irregularidades ..... verificar in loco alguns serviços de manutenção.
Se houver adaptação(qualquer uma), avaliar os critérios de engenharia assumidos, quem assina em baixo, todo um processo de qualificação de componentes, fabricação de kit's, aplicabilidade, testes de qualificação executados, falhas encontradas, resolução dos problemas ... e assim vai.
1º- O FORUM é de esclarecimento, discussões, resoluções de problemas.
All,
Dando os meus 0,5% de contribuição. Concordo com o Leopoldo. Não existe manual mais completo que o forum para modificações em nossos off roads.
Desde que comecei a reformar o meu jeep, sou usuário aqui do forum e tudo que é modificação já foi discutido aqui. Os acertos / erros já foram por diversas vezes estudadas pelos amigos. Nunca fiz nada em meu jeep sem dispender horas de consulta / leitura para não incorrer no risco de por a minha vida e da minha família em jogo.
Mesmo quando surge alguma idéia nova, acho importante dividi-lá com os amigos para que sejam discutidas e avaliadas por todos. O grande problema são as soluções milagrosas que aparecem por aí, e sem nenhum critério de estudo / fabricação, iniciam o processo de comercialização e os menos avisados / instruídos, compram e instalam em seus veículos, puramente pelo efeito estético, sem critério de segurança.
Não existe dinheiro no mundo que paga a vida de um ser humano, mas infelizmente existem pessoas que só querem cada vez mais faturar neste mercado off road que cada dia que passa está cada vez mais aquecido.
Sou engenheiro mecânico e fui responsável pelo desenvolvimento de peças de suspensão (vale ressaltar que todas elas são consideradas peças de segurança) de uma grande montadora. Se todos tivessem a noção das horas gastas em projeto (CAD, CAE e CAM), testes de durabilidade em laboratório e posterior testes de rodagem antes do lançamento de um veículo, não estariam fazendo os absurdos que vejo por aí.
Abraços a todos,
Dirceu
Leo - Beethoven
05/07/2007, 20:53
Concordo contigo Leopoldo. Aliás, muito boas.
Mas eu acho possível, sabia.....
Tava pensando.....Poderia ser formada uma espécie de comissão por aqui, onde a galera votaria em um time de avaliadores....daí, as oficinas interessadas em serem avaliadas, poderiam enviar as informações pertinentes para analise e depois postado os resultados....
É claro que na maioria dos casos, só se interessariam as oficinas que sabem que passariam no teste....mas no final, é o seguinte, as que estariam fora da lista, é pq não merecem o menor prestígio.....
Obviamente, todas as que temos conhecimento seriam convidadas....até mesmo as que os membros nunca participaram do fórum, o que acha ?
E poderia também, ser criado uma segunda parte não-técnica, como atendimento ao cliente, pós venda, etc....que poderia ser votada por todos os que já usaram o serviço destas empresas, tendo ele conhecimento técnico ou não.
O q acha ?
Abs.
:palmas: acho que as coisas estao andando,em breve poderemos ter uma especie de "ASE" ,pra adaptaçao,em que o cara que ç dispor a adaptar algo teria que ter um minimo de conhecimento em soldagem de materiais,metrologia,tempera,afinal saber quantos "MM" tem que ç abrir determinado furo é um bom começo pras coisas nao darem erradas :mrgreen:,já dizia um senhor alemao com quem aprendi um pouco doq sei,"maquina untada é maquina que nao para",ç vç nao sabe nem mesmo engraxar um rolamento de roda como é que vç quer preparar um motor?????quando vç aprender a fazer um furo conico,afiar uma broca,cortar um cano reto, ler medidas de uma peça com paquimetro, levantar cedo,e comer na hora certa!!!!!!ai sim vç pode pensar em adaptaçoes,caso contrario sera sempre um mero trocador de oleo,por isto estude. :evil: pois é desde de antigamente já havia preocupaçoes com gambiarras e agora como os homi tao no nosso pé ,é melhor a gente ç espertar senao eles vao tomar nossos brinquedinhos:(
leopoldo
05/07/2007, 21:53
Com um time seleto de especialistas, para avaliar oficinas com os serviços basicos, corriqueiros, de manutenção na base do manual, se um grupo quer se oferecer, tudo bem.
Com adaptações não é assim.
Leia com atenção oque o DIRCEU escreveu.
Acredite mesmo que é bem mais complicado até.
O DIRCEU sabe mas não é uma coisa que se defina em algumas linhas apenas.
Quem é que vai avaliar, atestar, aprovar, testemunhar, recomendar, assinar em baixo algo assim ????
Lembre que se um engenheiro se predispuser a fazer e alguém se machucar, o dele estará na reta.
Não derrapa nesta não.
All,
Esta história de avaliar oficinas não vai dar certo. Critérios devem ser definidos e nem todos eles são fáceis / simples assim.
Pegando um processo atual de fabricação de um eixo automotivo. Desconsiderando que os processos atuais são todos robotizados, tirando assim o processo de variação da mão humana, todos os turnos produtivos, leia turnos produtivos como 8 horas de trabalho, são retirados eixos aleatórios, os quais são cortados em regiões pré definidas em computador (CAE), onde os eixos sofrem maiores esforços e tensões, e realizadas análises micrográficas em microscópios de alta resolução, para avaliar o grau de penetração da solda e sua distribuição. Como os eixos são cortados, este critério já estaria descartado da nossa avaliação. São os chamados testes destrutíveis....
Todos os meses, alguns eixos são colocados em bancadas de teste que simulam as vibrações / movimentos do eixo em situações extremamente severas. Outro critério que foi por água abaixo. Qual oficina teria um capital monstruoso para investir neste tipo de equipamento.
Fora isso, constantemente carros são colocados em durabilidade para comprovar a sua segurança. Falando por mim, não vou colocar o meu jeep para servir de balão de ensaio / testes de adaptações.
Aí eu me pergundo, virar bola de diferencial, solda, lixar as sobras, pintar e instalar no jeep. Quem é o doido em assegurar este tipo de trabalho??????????? Não vou por o meu CREA em jogo nem a pau......
Abraços,
Dirceu
franzlana
05/07/2007, 22:41
Pessoal.
Tomemos cuidado com isto. No Brasil existe o IMETRO. E qualquer um de nós hoje pode submeter um "protótipo" ou "adaptação" à aprovação deste orgão.
Penso que se deve tomar cuidado com o que se escreve aqui, pois poderá servir de base ou "argumento" de algum "perito" (destes que regulamentaram o reboques e os quebra matos) e ser usado até na mídia para proibir nossas alterações. Com o crescimento do nº de veículos rodando no Brasil não vai demorar alguém aparecer para "coibir" o uso de tederminados veículos.
Abraço.
Franz.
Pessoal.
Tomemos cuidado com isto. No Brasil existe o IMETRO. E qualquer um de nós hoje pode submeter um "protótipo" ou "adaptação" à aprovação deste orgão.
Penso que se deve tomar cuidado com o que se escreve aqui, pois poderá servir de base ou "argumento" de algum "perito" (destes que regulamentaram o reboques e os quebra matos) e ser usado até na mídia para proibir nossas alterações. Com o crescimento do nº de veículos rodando no Brasil não vai demorar alguém aparecer para "coibir" o uso de tederminados veículos.
Abraço.
Franz.
Franz,
Acho que você não entendeu o espirito deste tópico. Não precisa do INMETRO para coibir coisas mau feitas / gambiarras. Nós mesmos estamos tentando fazer isso!!!!!!!
Abraços,
Dirceu
:pensativo:sabe pensando bem to começando a achar que o ideal mesmo é deixar as coisas como elas estao ,mas que eu gostaria que,as fabricas colocassem mais opçoes pra nos BRASILEIROS,assim talves nao vissemos muita vantagem ($$$)em sair por ai recortando,e soldando tudo quanto é treco que vissemos pela frente,e ç tivessemos uma industria com coragem de investir em off-road ,todos ganhariamos com isto ,pois seria legal chegar em uma loja e pedir.Me veja um kit mega ultra blaster 5linck pro meu "3litrao"e leva-lo pra (gente especializada instala-lo),usando ferramental apropriado e tecnicas conceituadas,pra nao destruir oq acabei de comprar,(isto envolve ate mesmo riscar as peças pois ç eu comprei elas sem riscos eu nao quero elas riscadas)somente colocadas com o maior capricho possivel (isto envolve ate mesmo a graxa certa pra monta-las)E NAO TER QUE FICAR UMA HORA EM UM FERRO-VELHO TIRANDO UMA PORCARIA DE UMA PEDALEIRA TODA ENFERRUJADA DE UM OPALA 75,PRA DEPOIS TER QUE JATEA-LA,PINTA-LA,E AS VEZES ATE DESENTORTA-LA,PRA POR NO MEU JEEP.só porque nao a nada no mercado brasuca que atenda as minhas exigencias(e porq eu nao vou pagar R$500,00paus,num troço que nao e pra custar R$200,00 feito pela industria):evil:quer um exemplo de como este pais ta tosco,tenta achar uma "mola"com especificaçao pra oque vç precisa,ou uma esfera,ta fudido.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:vai ter que sair aq do sul pra só encontrar na bahia.
Leo - Beethoven
10/07/2007, 09:30
Acho que realmente avaliar adaptações é realmente complicado....mas ainda acreditando em viabilizar a idéia de separar o joio do trigo. Que tal criar uma banco de opniões então ?
Aqueles, que usaram de algum serviço, seja ele adaptação ou não, pudesse postar o resultado do serviço ao seu modo....
Acho que agora é bem mais simples.....só restaria organizar melhor um tópico pra rodar desta forma....aí que quiser mais informações sobre X ou Y...entra lá, e tira as próprias conclusões....
Abs.
franzlana
12/07/2007, 21:10
Franz,
Acho que você não entendeu o espirito deste tópico. Não precisa do INMETRO para coibir coisas mau feitas / gambiarras. Nós mesmos estamos tentando fazer isso!!!!!!!
Abraços,
Dirceu
Entendí a ideia desde o começo. Mas o problema é exatamente que para se fazer, precisa ter conhecimentos específicos (Especialista) prático e também teórico. Coisa que muitas vezes nem em determinado posto credenciado pelo Imetro você irá encontrar. Agora imagine alguem aqui no foro leigo ou prático ou formado em computação ou medicina ou seja lá o que for, até mesmo engenharia, mandando a pua em determinada empresa ou profissional baseado em achismo e ferrando a reputação de gente séria ou enchendo a bola de picareta. Isto é a mesma coisa de colocar um geólogo para receitar remédios e médicos para programar computador da Nasa. Para isto a Engenharia tem o CREA e quem é do ramo sabe do que estou falando. Agora todos somos livres e se queremos fazer algo façamos, mas depois querer achar um culpado para problemas que procuramos criar não acho legal. Quer fazer faça, fez e se fudeu assuma. Ou então procura empresa e profissional regulamentado por lei. Lei existe pra isto. Mas no Brasil todo mundo acha que pode ser médico e engenheiro.
Valeu.
Um abraço.
Sérgio Provisano
13/07/2007, 11:55
Entendí a ideia desde o começo. Mas o problema é exatamente que para se fazer, precisa ter conhecimentos específicos (Especialista) prático e também teórico. Coisa que muitas vezes nem em determinado posto credenciado pelo Imetro você irá encontrar. Agora imagine alguem aqui no foro leigo ou prático ou formado em computação ou medicina ou seja lá o que for, até mesmo engenharia, mandando a pua em determinada empresa ou profissional baseado em achismo e ferrando a reputação de gente séria ou enchendo a bola de picareta. Isto é a mesma coisa de colocar um geólogo para receitar remédios e médicos para programar computador da Nasa. Para isto a Engenharia tem o CREA e quem é do ramo sabe do que estou falando. Agora todos somos livres e se queremos fazer algo façamos, mas depois querer achar um culpado para problemas que procuramos criar não acho legal. Quer fazer faça, fez e se fudeu assuma. Ou então procura empresa e profissional regulamentado por lei. Lei existe pra isto. Mas no Brasil todo mundo acha que pode ser médico e engenheiro.
Valeu.
Um abraço.
Franzlana
Sou partidário do cada macaco no seu galho. Quando sinto algo de estranho no meu corpo, procuro um médico. Quando vou construir, procuro um engenheiro ou arquiteto e assim por diante, afinal eles têm responsabilidade técnica e se algo de errado ocorrer, tenho a quem recorrer oui responsabilizar. Mas, no caso de adaptações muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes as soluções acontecem por tentativa e erro, como aliás aconteceu na maioria das grandes invenções da humanidade. No caso específico de veículos automotores a coisa se torna mais séria uma vez que envolve a segurança física de quem conduz e de pessoas inocentes, então toda e qualquer alteração nas características originais de um veículo, deve ser bem pensada e analisada, não deixando nada ao acaso, com segurança não se brinca, sai mais barato consultar um profissional do que improvisar e depois ter que arcar com as conseqüências. O Fórum é rico em troca de informações técnicas e locais e profissionais qualificados para que possamos realizar modificações em nossas viaturas com segurança. Mas volto a repetir: "cada macaco no seu galho". Um forte abraço.
:pensativo:TAVA aq pensando,to construindo uma oficina decente a pelo menos 3 anos ,+ sera que é decente mesmo,A DO TARÇO MARQUES aq em curitiba parecia ser??????só que parei pra pensar,porque ç o cara só faz traquitana remontada,enquanto tem um cara aq na esquina de casa que é um artista com uma lixa D"agua e pistola com tinta + trabalha num barraco (que nem eu)entao fica a duvida ,eu estou vivendo disto a pelo menos 15 longos anos, portanto deveria saber a diferença entre um serviço bem feito e um mal feito certo?,afinal de contas os anos me gabaritariam a acreditar nisto,mas e ç eu estiver seguindo todos estes anos conceitos errados?e achando que apenas por conseguir arrumar um ou outro jeep sou "profissional"como é que ficaria ç por exemplo o governo decidiçe que a apartir do dia x ,ninguem altera, reforma ou constroi um veiculo ç nao tiver "diploma para tal",acredito eu que, mesmo sabendo soldar de "cabeça" pra baixo,conhecendo geometria,sabendo calcular taxas e rti's,da vida,tendo vivenciado pistas de corrida,1/4 de milha,indoor,rally's,enduros,e uma infinidade de coisas envolvendo carros adaptados o cidadao seria jogado pra fora do mercado de trabalho por nao possuir o "papel"só que como seria o serviço prestado por estes que dizem saber oque estao ensinando,sera que foi lhes ensinado o jeito certo tambem ,visto que para ç aprender tem que ç errar muito!!!!!!!portanto ç algum professor chegar e lhe dizer olha eu fiz assim por varios anos e nunca deu nada errado,nunca escapou um parafuso sequer,por isto estou lhe ensinando como fazer o (certo),nao dara pra acreditar porque como é que o "anta" do professor aprendeu a "andar" sem nunca ter levado um tombo sequer na vida!!!!!!!!,simples ELE ESTA MENTINDO PRA VÇ"e dizendo apenas uma maneira de fazer + que no meu ver é oque todos nos acabamos fazendo quando estamos trabalhando e dizemos "olha este é o jeito certo de ç fazer",entao to aq pensando nao existe jeito certo e sim (jeito testado e aprovado).portanto quando forem fazer um serviço que queiram que saia bem feito é simples basta verificar ç ja foi testado e aprovado,perguntando pra quem ja fez ç ate agora deu "CERTO",CONFUSO NÉ?????:cool::cool::cool:é por isto que eu adoro arrebentar motor.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Edintruder
19/07/2007, 21:00
Lendo esse tópico é que eu sempre digo que se é para alterar, prefiro fazer eu mesmo pois dessa forma superdimensiono tudo o que trata de segurança, faço as soldas com pelo menos dois cordões extras e uso parafusos maiores que os apontados nos Kits.
se é pra fazer faço eu, se não souber aprendo pra fazer, poismuitas vezes se paga por algo muito mal feito e que acaba pondo em risco a segurança das pessoas a bordo do veículo e pedestres.