PDA

Ver Versão Completa : Uso de PARAFLU no motor MB?



André-4WD
30/06/2007, 11:47
Pessoal:
Sempre escutei que exisitia um aditivo para radiador especifico para motor diesel e como estou necessitando completar a agua do radiador pois coloquei a termostatica na band fui atras disso.
Para minha surpresa, o produto da tutela, PARAFLU, que uso nos carros a gasolina (e tenho alguns litros em casa) também tem recomendação de uso para motor diesel, como poderao ver abaixo as caracteristicas retiradas do site da tutela. O PARAFLU é de uso na linha IVECO e ainda atende norma MBB 325.2.
vejam:

PARAFLU 11
Aditivo concentrado especial para sistemas de arrefecimento de
motores diesel, gasolina, álcool e GNV. Sua especial formulação
permite elevar o ponto de ebulição e abaixar a temperatura de
congelamento da mistura refrigerante. Possui propriedades
anticorrosiva e antiespumante, o que evita a corrosão das partes
metálicas e a formação de espuma. Contém agente amargo que
impede que o produto seja ingerido acidentalmente. Paraflu11 é
produto genuino de fábrica das linhas Fiat e Iveco.
es producto genuino de

PARAFLU UP
ASTM D 3306
Fluido protetivo e concentrado para uso em sistemas de
arrefecimento. Paraflu Up possui em sua formulação inibidor de
corrosão de origem orgânica - OAT (Organic Acid Technology),
que permite proteção eficiente e duradoura contra corrosão nas
partes metálicas do sistema de arrefecimento, prolongando sua
vida útil.

Fluido para radiador Fluido para radiador
SAE J 1034 • NBR 13705 • MBB 325.2 • Fiat 9.55523


A PERGUNTA É:

- Posso usar o PARAFLU no motor OM-364?

obrigado
andre

Carlos ZN
02/07/2007, 11:10
Olá André,

O uso do atitivo é sempre bom, caso contrario todos os veiculos não saia de fabrica com eles.
Já andei pesquisando sobre o aditivo para radiador diesel com auto peças e pessoas que trabalha com radiador.
Conclusão:
Não tem muita diferança entre os aditivos, as diferaças é que uns são + consentrados outros não.
O unico medo de todos é se ele não era aditivado é romper o selo do motor pois o aditivo faz uma limpeza no sistema removendo toda a ferrugem e lubrificando.
Agora sobre o selo se a ferrugem está segurando ele para não romper ela uma hora não vai aguentar!!!

André-4WD
02/07/2007, 12:02
Conclusão:
Não tem muita diferança entre os aditivos, as diferaças é que uns são + consentrados outros não.


Carlos:
Ontem fiquei vasculhando a internet atras de informações e encontrei algumas textos que falam que no motor mercedes (OM-314 & OM-364) é para usar o aditivo para radiador à base de óleos minerais, não com etilenoglicol, como é o paraflu.
Então não botei não o paraflu...
abraços
andré

AlexandreJB
02/07/2007, 14:03
Caro amigo,
Quando fui em uma loja especializada em radiadores aqui no Rio de Janeiro, fui informado para colocar apenas oléo mineral pois o radiador da Band é de cobre.

Ney _Niterói
02/07/2007, 14:30
Prezados,

Então qual aditivo devemos usar? Comprei o paraflu, mas por falta de tempo, não coloquei no radiador...

Abraço

vmax
05/07/2007, 15:34
Assim que adquiri meu band 88, taquei paraflu no radiador achando que era um carro normal, quebrei a cara, começou a vazar água no radaiador
e segundo quem consertou, paraflu e outros, é para radiador de alumínio e não de cobre, como os nossos. O indicado é ÓLEO SOLÚVEL EM ÁGUA, desses usados em retícas.

André-4WD
06/07/2007, 15:46
Salve..
Eu NAO coloquei PARAFLU... resolvi perguntar e pesquisar antes de fazer alguma caca (e das grandes..)
Fui atras do ADITIVO PARA RADIADOR MWM, e numa das lojas MWM daqui me ofereceram um ANTI-FERVURA, a base de etileno glicol (= paraflu) e um outro produto chamado ANTI-CORROSIVO para sistema de arrefecimento, produto MWM 9.0193.05.6.0011:
diz.. protege os componentes do motor contra corrosão, reduz erosão por cavitação e evita incrustações. composição: anticorrosivo a base de sais de metais alcalinos, polimeros, dispersantes,corante e agua.
Acho que existe um outro produto da MWM que seja o famoso aditivo a base de oleos minerais.
abracos
andre

joão k. chikui
09/07/2007, 22:17
André , tenho usado há muitos anos sem problemas um Radiex vermelho que acho que basicamente é um anticorrosivo para linha pesada. A agua de arrefecimento fica limpinha , mas, não sei se é o correto.

André-4WD
09/07/2007, 22:51
Pessoal,
Andei ligando para outras revendas MWM e tem apenas 2 produtos para sistema de arrefecimento: O anti-fervura a base de etilenoglicol e o anticorrosivo a base de sais metalicos. Pelo que pude entender o que o pessoal usa e recomenda é esse anticorrosivo.
A STP tem na sua linha de arrefecimento alguns aditivos, entre eles, um especifico para motores diesel. Nao consegui saber a composicao, mas vou atras e posto aqui,ok?
abraços
andre

joão k. chikui
10/07/2007, 12:49
André, não tenho aqui em São paulo o problema de congelamento. Vc aí já tem que ficar atento. Acho que a maioria dos anti-congelantes são à base de monoetilenoglicol.

Fernando Figueiredo
11/07/2007, 10:16
Os Aditivos recomendados para veículos à diesel são os orgânicos. Coloquei na miha Hilux o ELF de coloração vermelha/vinho.
Até mais

Fernando Figueiredo
Hilux SW4 TD 93 à venda

André-4WD
11/07/2007, 14:50
Pessoal:
Hoje de manhã fui na loja que me recomendaram e eles tinham o produto PETROPLUS - aditivo de radiador para motores diesel, da STP.
A composição é OLEO MINERAL e tensoativos aniônicos e mais uma outra coisa que nao lembro agora.
Enfim, comprei ( 1litro = R$ 18,00 e dá para usar 1 L para cada 19 L de água) e já coloquei na bandeirante.
Ele é de cor vermelha/vinho.
Fica a dica do produto. Se alguém descobrir outras marcas, com a mesma composição, favor indicar marca, nome, referencia, volume da embalagem, valor pago e qtos litros de agua dá para usar..
abraços
andre

Carlos ZN
11/07/2007, 16:28
Olá Amigos,

Este que o André usa é legal pois na band. o radiador tem 13 litros de agua, agora relatos que colocou o aditivo e o radiador vazou ou o selo estourou é normal já estava ruim e ia para o saco mesmo, o aditivo limpou a sujeira que segurava, mas segurava por pouco tempo é como usar ovo de galinha para chegar em casa.

José Ordele
22/07/2007, 22:11
Boa noite André

No site abaixo vc vai encontrar uma tabela de aplicação de produtos para a Toy band, no caso, produtos para arrefecimento.
http://www.radiex.com.br/modulos/tabela_aplicacao/index.php?codigo_area=46&codigo_sub_area=152&busca=S&codigo_acessorio=3&image.x=39&image.y=12

o site é da Radiex. o produto é bom

abraços

Marcio Lutterbach
30/07/2007, 10:27
Alexandre
?Onde fica esta loja.Eles tem o óleo solúvel?
Marcio

Marcio Lutterbach
02/08/2007, 12:30
Qual a proporção? È colocado puro?Já encontrei um revendedor por aqui,caso alguém se interesse.
Marcio.

Allan Nielsen
10/08/2007, 00:32
Qual a proporção? È colocado puro?Já encontrei um revendedor por aqui,caso alguém se interesse.
Marcio.

Em anexo copia da pagina do manual de manutenção da International com os aditivos recomendados para motores diesel (alem do International / MWM).

Na Nota faz referencia a NÃO :discordo: usar oleo soluvel em agua como aditivo por danificar as borrachas.

Aqueles que mesmo assim quizerem usar oleo soluvel em agua como aditivo no radiador a proporção recomendada por alguns mexxchanicos é de 10%.:shock:

ronaldo gabina
19/08/2007, 07:51
All,

Eu uso óleo soluvel em agua na Band ( a agua fica com aspecto leitoso), porém NÃO pode ser usado na Hilux. Fiz a besteira de usar sem consultar nada nem ninguém e o resultado: válvula termostática foi pro saco, radiador começou a vazar pelo excesso de pressao, motor andou um tempão aquecendo sem que me desse conta (o ponteiro muito pouco do centrodo marcador) e ele que era sequinho, sem nenhuma gota de óleo aparente começou a melejar, principalmente na frente, atrás da capa da correia dentada (snif...)

Gabina
SW4 93/Band 89
Araruama RJ

marmita22@uol.com.br
22/06/2009, 08:07
Ola pessoal no caso da toyota bandeirantes com motor mercedez benz é necessário só usar um anticorrosivo para não deixar enferrujar a agua

A minha duvida é a seguinte temos que completar com aditivo e o restante com agua desmineralizada aonde acho essa tal de agua???

Bira IJC
03/07/2009, 12:05
Salve!

Alguém sabe a recomendação de aditivo para o motor 14b?
Na última vez que mexi com sistema de arrefecimento (7.000km atrás) coloquei PARAFLU no radiador. Achei que estava blz, mas acompanhando esta discussão restou a dúvida: será que fiz caca?:mrgreen:

Abraços!

Torezan
04/07/2009, 23:01
Olá pessoal, comprei um aditivo de limpeza chamado Radiator Flush da Motormax para o radiador da Bandeirante.

Comprei também o aditivo Radnaq Ecologic concentrado para adicionar à água após a troca.

Antes de usar queria saber se alguém conhece ou já usou estes produtos no MB OM-364 e se existe o risco de danificar os componentes internos e qual a proporção que devo usar o aditivo, já que o manual não traz essa informação.
Agradeço as colaborações,

Allan Nielsen
05/07/2009, 10:14
Eu não sou favoravel ao uso de Flush ou qualquer outro tipo de produto de limpeza de radiador/motor tipo RadClean. Se o conjunto está limpo, não há necessidade de limpar; se esta sujo, corre o risco de arrancar corrosão e furar algum selo (é muito comum isto acontecer). Sugiro a limpeza apenas com circulação de agua e troca mais frequente até ficar limpo.

Com relação ao aditivo, a Toyota recomenda a base de etilenoglicol, como a maioria dos fabricantes. Eu uso a muito tempo os aditivos para motores diesel da MWM/International (q não tem etilenoglicol), que são bons e baratos e troco com maior frequencia. Custa na base de R$10 e uso a 4%.

abs

Paulo Sérgio Teixeira
05/07/2009, 11:15
Pessoal, lendo este tópico, resolve dar minha contribuição. Uso na minha SW4/98 o PARAFLU a quase 2 anos, esta com 18 mil rodados, sem a necessidade até o momento de completar com água e sem problema de aquecimento. Estou usando este produto por ser recomendado para motores de aluminio.

Torezan
05/07/2009, 16:50
Valeu pela dica pessoal, mas vou arriscar usar e lavar bem com água limpa todo o sistema após a limpeza com o aditivo detergente, assim que fizer o serviço, postarei os resultados.
Abraços,

Leonardo Dic
05/07/2009, 17:33
Torezan, cuidado com esse flushing, um amigo exagerou e andou uma semana com ele no radiador e o resultado é q comeu ate a junta do cabeçote do Astra 2.0 dele.
Fiquei com medo de usar isso.

Abraço

Torezan
05/07/2009, 20:59
Torezan, cuidado com esse flushing, um amigo exagerou e andou uma semana com ele no radiador e o resultado é q comeu ate a junta do cabeçote do Astra 2.0 dele.
Fiquei com medo de usar isso.

Abraço

O vendedor também me alertou sobre isso, mas seu amigo exagerou mesmo, pois estes aditivos devem ser usados por períodos extremamentes curtos (15 minutos em média) e com o motor virando na lenta. Rodar com o carro ou acelerar demasiadamente faz aumentar o choque do produto contra os componentes do motor. Da mesma forma, agem os aditivos de limpeza do óleo do cárter que também já usei sem problemas.
Se bem usado, não vejo perigos, afinal esses produtos são testados antes de caírem no mercado.
Obrigado pela dica.
Abraços,

Torezan
05/07/2009, 21:21
Fico agora no aguardo de alguma informação relevante ou importante para o procedimento de troca do fluido.:pensativo:
O manual traz algo muito vago, mas que pode ajudar (pág. 38 em anexo).

Abraços a todos,