Ver Versão Completa : maxion euro II (não deixe de comentar este tópico)
LucianoJra
30/06/2007, 09:45
Estou mais uma vez aqui neste forum para obter informações de amigos que ja passaram por esta situação ou que são proficionais da érea.
Tenho uma ranger com omotor maxion euro II, e o problema que nunguem consegue solucionar é o seguinte: O motor tem um castanhado muito alto, ou seja a rajada dele é forte de mais, fora do normal... principalmente com motor quente.
Todos os procedimentos ja foram feitos... ajuste do ponto de inicio de injeção da bomba, testes dos bicos injetores. Sedeixar o ponto atrazado, o motor fica macio sem barulho, porem solta fumaça branca e falha.
O mecanico falou que é pistão fora de padrão(paralelo) e sugeriu abrir motor e trocar os pistões.
Desde ja agradeço, se alguem puder opinar... sua opinião é muito impotrante para mim.
Walter L. L. Casitta
30/06/2007, 10:09
Estou mais uma vez aqui neste forum para obter informações de amigos que ja passaram por esta situação ou que são proficionais da érea.
Tenho uma ranger com omotor maxion euro II, e o problema que nunguem consegue solucionar é o seguinte: O motor tem um castanhado muito alto, ou seja a rajada dele é forte de mais, fora do normal... principalmente com motor quente.
Todos os procedimentos ja foram feitos... ajuste do ponto de inicio de injeção da bomba, testes dos bicos injetores. Sedeixar o ponto atrazado, o motor fica macio sem barulho, porem solta fumaça branca e falha.
O mecanico falou que é pistão fora de padrão(paralelo) e sugeriu abrir motor e trocar os pistões.
Desde ja agradeço, se alguem puder opinar... sua opinião é muito impotrante para mim.
Isso é típico de alguns desses motores e ainda ninguém conseguiu me dar uma explicação convincente e parece que não há nada que se possa fazer. Também já vi alguns 2.8 com o mesmo ruído que aumenta ou diminui dependendo do combustível. Na minha esse ruído era bem acentuado aos 80.000Km, mas agora com 150.000Km nem tanto.
Pode ser também escapamento meio oco por dentro... o escapamento de carros a diesel também tem desgaste, e se tiver meio oco ele da uma rajada mesmo... quer ver deixar sem silencioso, a minha tava com 2,5" de escape direto e quando se pisava, dava um rajasso... hehehe, quase matei uns velhinhos do coração... tive q comprar o silencioso na concessionária pois as marcas paralelas não fabricam o escape de 2,5" pra ranger cabine simples... eca... salgou meu bolso! abraços
Pequeno jr
30/06/2007, 15:18
A explicação que tenho é um pouco diferente.
O vizinho do meu pai q tem uma RAnger 2.5 Euro I e fez o motor dela com 140.000km/rodados caiu no conto do vigario do serviço bom e barato. Gastou para fazer o motor todo 3200 (muito pouco para o padrão). A pick-up dele tinha um barulho parecendo uma tobata funcionando.
Qdo ele levou a pick-up dele no meu mecânico, resultado os pistons eram de medidas diferentes da especificação correta da RAnger. Dizendo o mecânico, os pitons q estavam no carro dele eram da S-10 q tem uma diferença melimeétrica da RAnger.
Se é verdade ou não, não sei ... mas foi so ele colocar os pistons q ele indicou e acabou o problema além do consumo e força da camionete dele terem melhorado.
dalmolin
30/06/2007, 15:38
quando eu comprei a f250 ela tava com o ponto atrasado fazia isso ae fumaça branca a frio, pipocava, e bem pouco barulho.... o ponto atrasado adianta a faixa de torque , arrancava em 2ª sem acelerar muito...
Com o ajuste do ponto o motor ficou bem mais barulhento... , liga mais facilmente..., reponde mais rapidamente ao toque no acelerador pra reduzir marcha..., e começou a dar aquela chacoalhada na hora de desligar... e anda bem mais tbm...
esse castanhado forte q vc diz eh bastante pressao saindo da descarga ???
como se a explosao vazasse do cilindro ???? se for isso nao tem nada errado .... esse dias eu tava saido de casa pela galeria e tinha uns piazinho na rua , diz um deles a hora q viu a camionete -- Pensei q era um trator ....
Edintruder
30/06/2007, 17:42
A minha Ranger está agora com 89300 km e por volta dos 84000 km começou com um ruído mais forte das válvulas, parecendo folga de pistão mesmo, e aparece mais forte entre 1700 e 2500 rpm. Regulei as válvulas e o ruído continuou o mesmo. Amanhã vou aproveitar o domingo e trocar a correia dentada do motor antes de chegar aos 90k. De qualquer forma, manda regular as válvulas, se não reduzir não sai gastando não. Na minha fiz avaliação com um estetoscópio que tenho para ouvir motores e os únicos ruídos que tem é bico injetor e válvula trabalhando. Não abre o motor por isso não. Vais jogar dinheiro fora. A minha vou rodando pra ver se com o tempo diminui. Mas é considerado comum isso ocorrer em motores diesel pelo acentuado grau de vibração.
shimomoto
01/07/2007, 00:09
O vizinho do meu pai q tem uma RAnger 2.5 Euro I e fez o motor dela com 140.000km/rodados caiu no conto do vigario do serviço bom e barato. Gastou para fazer o motor todo 3200 (muito pouco para o padrão). A pick-up dele tinha um barulho parecendo uma tobata funcionando.
Qdo ele levou a pick-up dele no meu mecânico, resultado os pistons eram de medidas diferentes da especificação correta da RAnger. Dizendo o mecânico, os pitons q estavam no carro dele eram da S-10 q tem uma diferença melimeétrica da RAnger.
Se é verdade ou não, não sei ... mas foi so ele colocar os pistons q ele indicou e acabou o problema além do consumo e força da camionete dele terem melhorado.
Pequeno;
Essa diferença existe sim. Segundo o manual do HS2.5 o motor da Sprinter e do Land Rover têm esse pistão "menor".
Aqui vai mais um Manual que tenho. Não sei se ajuda nesse caso, mas para quem têm o HS 2.5 acho que ajudará bastante.
Abraços
LucianoJra
01/07/2007, 13:32
Pois, é ... estou quase convencido que é problema de pistão, pois ja descobri quena minha fora colocado pistão paralelo e não original, então tem bastante possibilidade de estr fora de especificações do motor. Mas tambem tenho um pouco de desconfoiança dos bicos injetores, pois é a única parte do motor que ainda não trocado, porque o resto é tudo novo.
Nao sei se ajuda...
A minha L200 era bem silenciosa e praticamente não vibrava.
Depois que troquei as correias dentadas, passou a vibrar mais do que antes da troca.
Lembro que antes de colocar uma das correias dentadas o mecanico me mostrou que a antiga estava "meio fora" da marca.... ele ajustou a nova bem na marca. Depois disso o motor passou a vibrar mais que antes.
Pesquizando no manual do 4D56 (que peguei aqui mesmo no forum), cheguei a conclusão que que aquele "meio fora" (quase um dente) é que equilibrava melhor o motor. Proporcionava um balanceamento melhor, e portanto uma vibração menor.
Mas... somente daqui 50.000 Km, n apróxima troca de correias é que saberei, porque nestas, só mexo se arrebentarem... :)
Walter L. L. Casitta
01/07/2007, 21:04
Nao sei se ajuda...
A minha L200 era bem silenciosa e praticamente não vibrava.
Depois que troquei as correias dentadas, passou a vibrar mais do que antes da troca.
Lembro que antes de colocar uma das correias dentadas o mecanico me mostrou que a antiga estava "meio fora" da marca.... ele ajustou a nova bem na marca. Depois disso o motor passou a vibrar mais que antes.
Pesquizando no manual do 4D56 (que peguei aqui mesmo no forum), cheguei a conclusão que que aquele "meio fora" (quase um dente) é que equilibrava melhor o motor. Proporcionava um balanceamento melhor, e portanto uma vibração menor.
Mas... somente daqui 50.000 Km, n apróxima troca de correias é que saberei, porque nestas, só mexo se arrebentarem... :)
O motor da L200 tem um eixo a mais só para atenuar a vibração do motor. Com certeza esse meca conversou fiado e ainda montou as correias com eixo fora da posição correta...
Edintruder
01/07/2007, 22:45
Falando sobre HSD, hoje troquei a correia denteda e não tinha pegado a manha de como colocar a nova no lugar, como colocava de cima para baixo, sempre ficava um dente fora ao tensionar a correia, numa dessas tentativas para ver se ficou certinho, a minha mulher estava chamando pra almoçar e na correria pra acertar antes do almoço acabei batendo arranque sem apertar o tensionador. O resultado foi que a correia pulou uns 5 dentes e o motor deu cerca duas de voltas no arranque assim.
Deu um barulho diferente e quando vi o ocorrido já era...
Bem depois descobri que se coloca a correia de baixo pra cima, tendo que remover a polia da bomba injetora, daí fica tudo certinho no ponto certo. Liguei o motor e o motor parecia quadrado, falhando tudo, mas ligava bem. Resolvi tirar a tampa de válvulas e pra minha surpresa quebrou 1 balancim do 3° cilindro e empenou 6 varetas de comando das válvulas. Amanhã vou na Orbid em Pelotas (distribuidora International - MWM) e ver o preço do prejuízo. Mas serviu pra aprender que pra mexer na caminhonete a mulher não pode almoçar em casa! Ahahaha.
Espero que não tenha empenado nenhuma válvula, pela minha avaliação inicial não ficou nada errado, pois a compressão de virar o motor na mão não mudou nada e todas as válvulas estão no mesmo nível, não ficou nenhuma mola encolhida.
Claro que se fosse MWM não teria correia dentada, mas pelo menos a quebra dessa correia não causa lá tantos danos assim ao motor.
A Correia Original International R$57,00, o aditivo MWM R$15,00 e a polia fixa e tensionador com polia dentada, parafusos e "o" ring R$ 210,00 tudo International. Espero que o balancim não custe mais do que R$50,00 e cada vareta mais do que R$15,00, senão vai sair mais caro que a MO para trocar as correias. Ehehehe! Depois eu posto as fotos das peças avariadas.
Henrique Josino
01/07/2007, 23:53
Seu carro ja esquentou alguma vez?
[]'s
Edintruder
02/07/2007, 15:02
Bem, as varetas consegui desempenar todas no torno usando um mertelinho e muita paciência, ficaram tão retas quanto novas. O balancim custa R$24,00. Barato, na concessionária custa R$140,00. O mais caro vai ser as juntas que dão R$107,00 a do cabeçote e coletores. Caso tenha que trocar alguma válvula, custará R$ 15,00 cada.
Poderia ser pior. O caro mesmo nesse motor não são as peças, mas sim a MO.
Não sei se dou risada ou choro... Mas fazer o que... quem corre por gosto não cansa!
Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 16:06
Bem, as varetas consegui desempenar todas no torno usando um mertelinho e muita paciência, ficaram tão retas quanto novas. O balancim custa R$24,00. Barato, na concessionária custa R$140,00. O mais caro vai ser as juntas que dão R$107,00 a do cabeçote e coletores. Caso tenha que trocar alguma válvula, custará R$ 15,00 cada.
Poderia ser pior. O caro mesmo nesse motor não são as peças, mas sim a MO.
Não sei se dou risada ou choro... Mas fazer o que... quem corre por gosto não cansa!
Eu ainda não ouvi nenhuma caso em que as valvulas empenaram. Todos apenas empenaram as varetas.
Edintruder
02/07/2007, 23:31
Depois de 4:30 horas para tirar o cabeçote descobri que não empena as válvulas mesmo pois elas são retas e o pistão é reto sobre elas, o que acaba com as varetas sem ter como empenar as válvulas. hoje conversando com um mecânico diesel ele disse que o HSD"costuma" empenar. Belo mecânico... Por isso é que eu não largo minha Ranger em oficina nenhuma! Então o prejuízo ficou num balancim quebrado e na junta do cabeçote que vou vuscar de manhã em Pelotas.
Então realmente a conclusão é que o HSD não tem como empenar válvulas mesmo. Quero ver quanto tem,po vou levar pra montar tudo de novo.
Para tirar o cabeçote, foi mais fácil tirar com os coletores e turbina juntos do que tirar os coletores.
Amanhã vou tirar umas fotos, mas uma coisa que achei interessante é que no cabeçote tem marcas de calor gerado pela pulverização do diesel pelo bico exatamente nas retas dos orifícios dos bicos. As marcas são apenas cores, sem nenhuma marca física.
rogeriomasih
03/07/2007, 01:00
Pequeno;
Aqui vai mais um Manual que tenho. Não sei se ajuda nesse caso, mas para quem têm o HS 2.5 acho que ajudará bastante.
Abraços
Oi, vc tem o manual do motor 2.8 da Ranger? tem como nos enviar?
rogeriomasih
03/07/2007, 01:03
Fala, Edi.
Estamos esperando pelas fotos.
Edintruder
03/07/2007, 13:29
Eu tô matando serviço para chegar mais cedo em casa para começar a montar, o problema é que a minha máquina digital não tem flash e tenho que aproveitar o que resta de luz para bater as fotos.
LucianoJra
07/07/2007, 16:54
Seu carro ja esquentou alguma vez?
[]'s
depois qie fiz o motor nunca esquentou, mas antes de faze-lo completo, ele fervia sempre que arochava...
Edintruder
07/07/2007, 22:43
Desculpem a demora os curiosos... Estava tudo de cabeça pra baixo por aqui.
Por experiência própria, o mais difícil dessa história toda é acertar o ponto exato da bomba injetora, pois para montar a correia deve-se remover a polia da bomba injetora, e ela possui uma folga para o ajuste fino do ponto. O problema é que o mínimo de alteração dá uma baita diferença no motor. Ainda não acertei o ponto exato, pois ficou um pouco atrasado, está com menos torque em baixa e fumaceando menos, embora o motor aquece um pouco mais. Esse ajuste pode ser feito facilmente com uma chave de biela 10mm e uma chave estrela 23mm. Como está chovendo direto por aqui ainda não acertei isso.
Isso também responde a diferença de desempenho que alguns já comentaram por aqui quando fizeram a troca da correia dentada. Então é tudo questão de ajuste mesmo, pois mesmo a bomba injetora ter a trava, esse ponto dela não é o exato, necessitando atrasar após a retirada do pino trava.
shimomoto
08/07/2007, 00:47
Oi, vc tem o manual do motor 2.8 da Ranger? tem como nos enviar?
Tem em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28988
Abraços