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Ver Versão Completa : E se o respiro fosse pra la?



Marcos ET
29/06/2007, 19:24
Pessoal, foi mal a "gonorância", eu procurei algo sobre canisters e encontrei um monte... só que minha dúvida é como provocar efeito semelhante sem o canister...

Um amigo comprou aquele tanque que vai sob os dois bancos do jeep (CJ3A) e ta reclamando que qdo tá mto cheio, o respiro que fica do lado do passageiro solta mto cheiro de gasolina.... entao eu estive pensando em ligar este respiro do tanque na tomada de vácuo do carburador (carburador de um estágio), para que, mesmo sem canister, o motor puxe os vapores do tanque para queima tbem.... alguém aih pode me ajudar com esta questao? se nao houver problema nesta ligação, ela deve ser feita acima ou abaixo da borboleta????

Valew!

DJunior
29/06/2007, 20:24
Marcos,

Também coloquei este tanque no meu CJ3. No meu caso, peguei uma mangueira de Tecalon, liguei neste respiro e elevei até a altura da borda mais alta da carroceria (é importante elevar o mais alto possível). Depois fiz um furo na carroceria e joguei a saída desta mangueira para baixo do jeep.

Desta forma, qualquer vapor de combustível fica do lado de fora do jeep. Para que não ocorra a obstrução da mangueira por barro em futuras trilhas, coloquei um silenciador destes utilizados em válvulas pneumáticas.

Ainda não testei o sistema, pois o jeep está em fase final da reforma. Mas pelo que andei pesquisando, esta é a melhor forma de utilizar este respiro.

Na foto dá para ver a ponta da mangueira embaixo do jeep ainda sem o silenciador. A linha em vermelho é o caminho que a mangueira faz por dentro do jeep.

Abraços,

Dirceu

Sukys
29/06/2007, 20:40
.. entao eu estive pensando em ligar este respiro do tanque na tomada de vácuo do carburador...

E se houver back fire no carburador corre grande risco de transformar seu jipe em bomba.

Sds,
Sukys

Kim
29/06/2007, 21:01
Olha o que eu fiz no Engesa...

No tamque de combustível, há uma mangueira que liga ao bocal, para enchimento completo do tamque, então coloquei um "T" duplo, onde o principal é 1/2" (medida da mangueira) e, as duas saídas são finas, igual a mangueira de combustível.

Em uma fina, liguei o retorno do desborbulhador (não tem retorno no tamque) e, na outra fina, liguei uma mangueira que vai até a mufla do carburador.

Então, o respiro do tamque fica na mufla do carburador, assim, qualquer vapor produzido pelo balanço do combustpivel dentro do tanque o motor queimará.

Com o gasto do combustível, o nível baixará e necessitará de "ar", onde o respiro colherá o mesmo na mufla do carburador.

Para o problema de back fire, coloquei um filtro de gasolina (novo, sem residuo de com.) na linha, bem próximo a mufla, que é a parte mais alta da mesma.

Acabaram-se os cheiros de comb. na viatura!!!:concordo:

Abraços.

Kim.

leopoldo
30/06/2007, 10:20
SE vc colocar o respiro conectado à base do carburador(depois da borboleta) vc transforma seu tanque em acumulador de vácuo e ele colapsa.

SE vc coloca o respiro no corpo do filtro (antes do elemento filtrante), vai ventilar mas ainda não tem muita depressão.

SE vc coloca o respiro no corpo do filtro, porém, entre o elemento filtrante e a borboleta, há depressão suficiente para sempre ser sugados os gases.

PORéM:

VC precisa colocar esta linha de respiro (entre o carbura e o tanque) de uma forma que não acumule líquido dentro e (já colocaram a ideia do filtro seco) um flame arrestor .... assim, seu tanque não vira um lampião.

Marcos ET
30/06/2007, 16:39
E se houver back fire no carburador corre grande risco de transformar seu jipe em bomba.

Sds,
Sukys

SANTA IGNORANCIA A MINHA BATMAN! putz, nao lembrei deste "pequeno" detalhe......



SE vc coloca o respiro no corpo do filtro, porém, entre o elemento filtrante e a borboleta, há depressão suficiente para sempre ser sugados os gases.
PORéM:
VC precisa colocar esta linha de respiro (entre o carbura e o tanque) de uma forma que não acumule líquido dentro e (já colocaram a ideia do filtro seco) um flame arrestor .... assim, seu tanque não vira um lampião.

Putz, a preocupação de ir combustível líquido para o motor existiu, mas o retorno de chama pelo carbura para incendiar o tanque nao!!!!

Eu pensei mesmo em plugar o respiro na própria mufla do carbura... na tampa, naquele exato lugar onde (nos motores de opala com a "panela" sobre o carbura) existe um rebaixo para a tomada de vácuo (?!?!) daquele "aspirador de ar-quente" do entorno do escapamento..... sabe? ele fica bem na tampa, dentro do espaço do filtro de ar... sob a "boca" do carbura....

Leopoldo e Sukys, será que eu posso usar um (ou mesmo dois) filtro de combustível no circuito para ele funcionar como "corta-chamas"? ou este problema exige soluçoes mais complexas????

Kim, nao entendi o esquema da sua montagem... rola postar umas fotos?? vc pode explicar mais?

Valew!!!!

leopoldo
30/06/2007, 20:53
Um filtro seria o suficiente.

Kim
01/07/2007, 00:05
Vamos lá!!

Faça um respiro no tamque do Jeep (o mesmo original não tem) na parte mais alta que conseguir (próximo à borracha de acabamento do bocal com a lataria, mais pelo lado de dentro)

Coloque uma mangueira (de combustível ou mais fina, aquela do injetador de partida a frio em carro a álcool)

Leve a linha até a mufla (tampa metálica emcima do carburador)

Se não possuir mufla, ligue na borracha/mangueira que fica emtre o filtro e o carburador.

O detalhe que tem que se atentar, é colocar um filtro de gasolina NOVO próximo à mangueira/borracha, pois se acontecer um back fire, não retornará chama para o tanque.

A vantagem que EU vejo, é que o tanque sempre fica com uma leve depressão (pressão negativa), pois o bura estará "sugando" o vapor, que em vez de sair para a atmosfera, será queimado pela viatura e conseqüentemente aproveitado pelo motor. (uma pequena parela de econômia)

Quanto a foto, ficarei devendo, pois a minha máquina se nega a funcionar, já prometí até aumento para ela!!!:mrgreen:

Abraços.

Kim.

Sukys
01/07/2007, 05:38
NUNCA, JAMAIS faça conexão de respiro do tanque de combustivel para o carburador, seja na base, seja no filtro de ar, porque VAI TRANSFORMAR SEU CARRO EM BOMBA RELÓGIO

Filtro de gasolina foi feito para filtrar gasolina E NÃO PARA EVITAR QUE A CHAMA ATINJA O TANQUE

Se ainda não entendeu, te explico em braille ou até em código morse, mas não faça tamanha besteira.

Sds,
Sukys

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
01/07/2007, 13:11
Desculpem todos vocês... Mas acho que é contraproducente criar uma depressão no tanque. Se fosse benéfica, não haveria necessidade de 'suspiro' porque a demanda de combustível faria isso por si só. O que se espera é exatamente o contrário: compensar (ou evitar) essa depressão. Aí, em vez de suspiro o tanque precisa de um "inspiro".
O tanque original do Jeep não tinha suspiro porque a tampa (original) permitia o "influxo" de ar (e ficava fora do Jeep). Se o cheiro incomoda (e percebam que só ocorre isto enquanto o motor não está funcionando), pode ser adaptada uma válvula do tipo daquelas da bomba de combustível. Pode ser colocada uma mangueira plástica no cano de entrada do tanque que viria até à lataria (acima do bocal), onde, dentro de um pequeno tubo metálico ficaria a válvula. A válvula vedaria a saída de vapores e permitiria a entrada de ar necessária.
Ligar no filtro de ar, no bura, etc... definitivamente, não creio que seja uma boa.

leopoldo
01/07/2007, 15:39
Sukys, vc tem razão ao temer e dizer que poderá em um dado momento haver um belo BUUUUM.

Quando falei do filtro, não levei em consideração que o mesmo, por não ser metalico poderá não servir. Tomei como base minha bomba de combustível que tem incorporado um flame arrestor para o caso de trabalhar à seco em algum momento. Só que é uma tela metalica e não um elemento poroso. :parede:

Neste caso, eu só posso realmente dizer que serve se for feito um teste de bancada ...... :( ...... Mesmo assim, fico pensando que pode funcionar uma vez mas, pode não funcionar se o motor fica seguidamente dando back flame e superaquecendo o corpo do filtro até derreter.

Uma opção seria colocar uma válvula pop na linha. O carburador suga o gas e se há uma explosão, a onda de choque fecha a pop e evita a progressão de chama para o tanque.

Voltando ao caso,

1- é algo a ser testado antes de arriscar.
2- é muito trabalho por pouco retorno.

Sukys
02/07/2007, 20:36
Quando falei do filtro, não levei em consideração que o mesmo, por não ser metalico poderá não servir. Tomei como base minha bomba de combustível que tem incorporado um flame arrestor para o caso de trabalhar à seco em algum momento. Só que é uma tela metalica e não um elemento poroso

Duas situações com particularidades muito diferentes:

-Tubulação unindo carburador ao tanque terá atmosfera propensa à propagação de chama, uma vez que o consumo de combustível no tanque bombeará ar fresco pela tubulação. Neste caso, uso de flame arrestor pode até apagar a chama, mas dependendo da pressão e do volume de gás ionizado nem um flame arrestor de metal sinterizado pode impedir seu prosseguimento, quem dirá de tela metálica, e se do outro lado houver atmosfera que realimente o gás ionizado que passou... bummm.
E mesmo que a atmosfera não seja propícia à realimentação, a pressão pode empurrar o gás ionizado direto pro tanque, e num piscar de olhos... bummm.
Se vai acontecer ou não depende de "n" características do flame arrestor, é óbvio, mas também depende de "n" variáveis difíceis de serem qualificadas e quantificadas, logo, por uma questão de segurança, melhor esquecer do flame arrestor em tubulação que une a fome à vontade de comer.

-Em linha de combustível liquido, quando "à seco", tanto a atmosfera não será muito propícia para a realimentação da chama como também a válvula de retorno da bomba impedirá a passagem tanto da pressão quanto da chama, isolando os dois lados da tubulação, e estes dois fatores já são o suficiente para que não haja necessidade de uso de flame arrestor nos automóveis, caso contrário todo carro teria dispositivo do tipo. Podemos até analisar sua real vantagem de uso em algum caso muito específico, mas em 99,999% dos automóveis que rodam por aí, seu uso é dispensável.

No mais, filtro de combustível com malha metálica não pode ser utilizado com função de flame arrestor. Funções distintas para empregos ab-so-lu-ta-men-te distintos.

Pro pessoal que não conhece flame arrestor, o link abaixo tem alguma informação:
http://www.banksengineering.com/about_flame_arrestors_and_detona.htm


Neste caso, eu só posso realmente dizer que serve se for feito um teste de bancada ...... :( ...... Mesmo assim, fico pensando que pode funcionar uma vez mas, pode não funcionar se o motor fica seguidamente dando back flame e superaquecendo o corpo do filtro até derreter.

Continuo afirmando que não servirá em hipótese alguma, porque uma coisa é pensar em chama sob pressão atmosférica ou próximo disso (fogo), e outra muito diferente é pensar em chama sob pressão (explosão), e filtro de combustível pode até reter partículas sólidas, mas será que impede a passagem de gás ionizado e sob pressão?


Uma opção seria colocar uma válvula pop na linha. O carburador suga o gas e se há uma explosão, a onda de choque fecha a pop e evita a progressão de chama para o tanque.

Também não, e por dois motivos muito simples:

-Será apenas uma questão de tempo pra que toda aquela sujeira que normalmente se vê no circuito de admissão atinja a válvula, daí baubau garantia de funcionamento, porque válvula do tipo geralmente é feita pra funcionar em ambiente gasoso, livre de impurezas e até da presença de líquidos, e no caso em questão existe até a possibilidade de condensação de água e combustível junto à válvula.

-E nem precisaria ter escrito o texto acima, a válvula permitirá o fluxo no sentido tanque/carburador, mas impedirá o sentido inverso, criando o mesmo efeito de um respiro entupido: colapso no abastecimento do motor e até tanque amassado, "implodido", por assim dizer, que é a razão de ser do respiro no tanque.


1- é algo a ser testado antes de arriscar.

Sem dúvida, pode ser testado sim, mas:
Com que diâmetro e comprimento de mangueira?
Com que tipo de filtro?
Disposto em que ponto da mangueira?
Tanque cheio, vazio ou mais ou menos?
Com que relação ar/combustível na tubulação e na atmosfera do tanque?
Sob que temperatura?
Sob que pressão de back fire? (ou back flame, como queira)
O teste não envolveria risco de explosão?

Talvez exista mais alguma variável a ser considerada, mas o que está aí já é de bom tamanho, e o teste poderá até ser feito com ausência de liquido inflamável, mas neste caso, que instrumentação seria necessária para identificar que o gás ionizado percorreu a tubulação e atingiu o tanque? Será que quem está querendo economizar com a simples compra de tampa de combustível adequada para o tanque de Jeep teria como gastar dinheiro com instrumentação necessária pra isso, ou sequer gastar dinheiro com a criação do ambiente de teste?
Testar no carro é que não, certo?

A questão toda, Leopoldo, é que algumas vezes os termos utilizados não refletem o efeito com clareza, como é o caso do termo "back fire", que pode muito bem ser convertido para o português como "explosão pra fora", porque é justamente este o efeito ocasionado no circuito de admissão quando da ocorrência (propícia) de falha na ignição, falha de carburação ou mesmo pré-ignição, e se falar sobre fogo já é coisa pra ficar atento, falar sobre explosão é coisa pra ficar atento e distante.
Explosão por back fire pode ser tão fraca a ponto de mal ser ouvida, mas pode ser tão forte a ponto de deslocar ou até danificar componentes do sistema de admissão (vide tópicos sobre GNV, onde o efeito é mais presente) e a intensidade da explosão é só uma questão de mais ou menos ar, mais ou menos combustível, e dependendo da relação entre as variáveis (elencadas para o teste) pode ou não haver explosão do tanque, ou seja, tal gambiarra pode funcionar por anos seguidos, mas pode gerar explosão na primeira acelerada do motor, com consequências imprevisíveis, e me estendi no texto de propósito, para que os interessados na gambiarra pesem os riscos com um pouco mais de propriedade.

Em questões que envolvem segurança, a pior coisa que pode existir é a margem de dúvida.


2- é muito trabalho por pouco retorno.

Ai depende. E sem querer fazer trocadilho, vai que o retorno seja pra lua? :-)

Sds,
Sukys

DJunior
02/07/2007, 21:02
All,

Depois de toda esta discussão sobre o assunto, filtros, testes, back fire, etc...

Não é mais fácil deixar os vapores de combustível sairem para atmosfera? A perda é tão grande assim, que justifique a utilização dos vapores de combustível na queima do motor?

Abraços totalmente perdidos,

Dirceu

valdir rainer
02/07/2007, 21:37
Duas situações com particularidades muito diferentes:

-Tubulação unindo carburador ao tanque terá atmosfera propensa à propagação de chama, uma vez que o consumo de combustível no tanque bombeará ar fresco pela tubulação. Neste caso, uso de flame arrestor pode até apagar a chama, mas dependendo da pressão e do volume de gás ionizado nem um flame arrestor de metal sinterizado pode impedir seu prosseguimento, quem dirá de tela metálica, e se do outro lado houver atmosfera que realimente o gás ionizado que passou... bummm.
E mesmo que a atmosfera não seja propícia à realimentação, a pressão pode empurrar o gás ionizado direto pro tanque, e num piscar de olhos... bummm.
Se vai acontecer ou não depende de "n" características do flame arrestor, é óbvio, mas também depende de "n" variáveis difíceis de serem qualificadas e quantificadas, logo, por uma questão de segurança, melhor esquecer do flame arrestor em tubulação que une a fome à vontade de comer.

-Em linha de combustível liquido, quando "à seco", tanto a atmosfera não será muito propícia para a realimentação da chama como também a válvula de retorno da bomba impedirá a passagem tanto da pressão quanto da chama, isolando os dois lados da tubulação, e estes dois fatores já são o suficiente para que não haja necessidade de uso de flame arrestor nos automóveis, caso contrário todo carro teria dispositivo do tipo. Podemos até analisar sua real vantagem de uso em algum caso muito específico, mas em 99,999% dos automóveis que rodam por aí, seu uso é dispensável.

No mais, filtro de combustível com malha metálica não pode ser utilizado com função de flame arrestor. Funções distintas para empregos ab-so-lu-ta-men-te distintos.

Pro pessoal que não conhece flame arrestor, o link abaixo tem alguma informação:
http://www.banksengineering.com/about_flame_arrestors_and_detona.htm



Continuo afirmando que não servirá em hipótese alguma, porque uma coisa é pensar em chama sob pressão atmosférica ou próximo disso (fogo), e outra muito diferente é pensar em chama sob pressão (explosão), e filtro de combustível pode até reter partículas sólidas, mas será que impede a passagem de gás ionizado e sob pressão?



Também não, e por dois motivos muito simples:

-Será apenas uma questão de tempo pra que toda aquela sujeira que normalmente se vê no circuito de admissão atinja a válvula, daí baubau garantia de funcionamento, porque válvula do tipo geralmente é feita pra funcionar em ambiente gasoso, livre de impurezas e até da presença de líquidos, e no caso em questão existe até a possibilidade de condensação de água e combustível junto à válvula.

-E nem precisaria ter escrito o texto acima, a válvula permitirá o fluxo no sentido tanque/carburador, mas impedirá o sentido inverso, criando o mesmo efeito de um respiro entupido: colapso no abastecimento do motor e até tanque amassado, "implodido", por assim dizer, que é a razão de ser do respiro no tanque.



Sem dúvida, pode ser testado sim, mas:
Com que diâmetro e comprimento de mangueira?
Com que tipo de filtro?
Disposto em que ponto da mangueira?
Tanque cheio, vazio ou mais ou menos?
Com que relação ar/combustível na tubulação e na atmosfera do tanque?
Sob que temperatura?
Sob que pressão de back fire? (ou back flame, como queira)
O teste não envolveria risco de explosão?

Talvez exista mais alguma variável a ser considerada, mas o que está aí já é de bom tamanho, e o teste poderá até ser feito com ausência de liquido inflamável, mas neste caso, que instrumentação seria necessária para identificar que o gás ionizado percorreu a tubulação e atingiu o tanque? Será que quem está querendo economizar com a simples compra de tampa de combustível adequada para o tanque de Jeep teria como gastar dinheiro com instrumentação necessária pra isso, ou sequer gastar dinheiro com a criação do ambiente de teste?
Testar no carro é que não, certo?

A questão toda, Leopoldo, é que algumas vezes os termos utilizados não refletem o efeito com clareza, como é o caso do termo "back fire", que pode muito bem ser convertido para o português como "explosão pra fora", porque é justamente este o efeito ocasionado no circuito de admissão quando da ocorrência (propícia) de falha na ignição, falha de carburação ou mesmo pré-ignição, e se falar sobre fogo já é coisa pra ficar atento, falar sobre explosão é coisa pra ficar atento e distante.
Explosão por back fire pode ser tão fraca a ponto de mal ser ouvida, mas pode ser tão forte a ponto de deslocar ou até danificar componentes do sistema de admissão (vide tópicos sobre GNV, onde o efeito é mais presente) e a intensidade da explosão é só uma questão de mais ou menos ar, mais ou menos combustível, e dependendo da relação entre as variáveis (elencadas para o teste) pode ou não haver explosão do tanque, ou seja, tal gambiarra pode funcionar por anos seguidos, mas pode gerar explosão na primeira acelerada do motor, com consequências imprevisíveis, e me estendi no texto de propósito, para que os interessados na gambiarra pesem os riscos com um pouco mais de propriedade.

Em questões que envolvem segurança, a pior coisa que pode existir é a margem de dúvida.



Ai depende. E sem querer fazer trocadilho, vai que o retorno seja pra lua? :-)

Sds,
Sukys


CARAMBA ISSO SIM QUE É UMA AULA .:concordo:

MUITO BEM EXPLICADO.:palmas::palmas::palmas:

QUEM SABE ,SABE.:concordo:

Marcos ET
03/07/2007, 10:25
tá bom... entao vamos à opção n°.2....

Quem sabe o respiro sai do tanque e vai para o compartivmento do motor encontrar um recipiente com carvão? Se no cannister tem carvão, creio que este teria a função de eliminar o cheiro da gasolina... ?

Assim, coisas inflamáveis ficam longe de coisas "pegando fogo" rs

[]'s absolutamente decididos a nao instalar retorno para o carburador... rs

leopoldo
03/07/2007, 21:58
1 -Tubulação unindo carburador ao tanque terá atmosfera propensa à propagação de chama, uma vez que o consumo de combustível no tanque bombeará ar fresco pela tubulação. Neste caso, uso de flame arrestor pode até apagar a chama, mas dependendo da pressão e do volume de gás ionizado nem um flame arrestor de metal sinterizado pode impedir seu prosseguimento, quem dirá de tela metálica, e se do outro lado houver atmosfera que realimente o gás ionizado que passou... bummm.
E mesmo que a atmosfera não seja propícia à realimentação, a pressão pode empurrar o gás ionizado direto pro tanque, e num piscar de olhos... bummm.
Se vai acontecer ou não depende de "n" características do flame arrestor, é óbvio, mas também depende de "n" variáveis difíceis de serem qualificadas e quantificadas, logo, por uma questão de segurança, melhor esquecer do flame arrestor em tubulação que une a fome à vontade de comer.

2 -Em linha de combustível liquido, quando "à seco", tanto a atmosfera não será muito propícia para a realimentação da chama como também a válvula de retorno da bomba impedirá a passagem tanto da pressão quanto da chama, isolando os dois lados da tubulação, e estes dois fatores já são o suficiente para que não haja necessidade de uso de flame arrestor nos automóveis, caso contrário todo carro teria dispositivo do tipo. Podemos até analisar sua real vantagem de uso em algum caso muito específico, mas em 99,999% dos automóveis que rodam por aí, seu uso é dispensável.

3- No mais, filtro de combustível com malha metálica não pode ser utilizado com função de flame arrestor. Funções distintas para empregos ab-so-lu-ta-men-te distintos.

4- Continuo afirmando que não servirá em hipótese alguma, porque uma coisa é pensar em chama sob pressão atmosférica ou próximo disso (fogo), e outra muito diferente é pensar em chama sob pressão (explosão), e filtro de combustível pode até reter partículas sólidas, mas será que impede a passagem de gás ionizado e sob pressão?

5- Será apenas uma questão de tempo pra que toda aquela sujeira que normalmente se vê no circuito de admissão atinja a válvula, daí baubau garantia de funcionamento, porque válvula do tipo geralmente é feita pra funcionar em ambiente gasoso, livre de impurezas e até da presença de líquidos, e no caso em questão existe até a possibilidade de condensação de água e combustível junto à válvula.

6- E nem precisaria ter escrito o texto acima, a válvula permitirá o fluxo no sentido tanque/carburador, mas impedirá o sentido inverso, criando o mesmo efeito de um respiro entupido: colapso no abastecimento do motor e até tanque amassado, "implodido", por assim dizer, que é a razão de ser do respiro no tanque.

7-Com que diâmetro e comprimento de mangueira?

8- Com que tipo de filtro?

9- Disposto em que ponto da mangueira?

10- Tanque cheio, vazio ou mais ou menos?

11- Com que relação ar/combustível na tubulação e na atmosfera do tanque?

12- Sob que temperatura?

13- Sob que pressão de back fire? (ou back flame, como queira)

14- O teste não envolveria risco de explosão?

15- Talvez exista mais alguma variável a ser considerada, mas o que está aí já é de bom tamanho, e o teste poderá até ser feito com ausência de liquido inflamável, mas neste caso, que instrumentação seria necessária para identificar que o gás ionizado percorreu a tubulação e atingiu o tanque?

16- Será que quem está querendo economizar com a simples compra de tampa de combustível adequada para o tanque de Jeep teria como gastar dinheiro com instrumentação necessária pra isso, ou sequer gastar dinheiro com a criação do ambiente de teste?

17- Testar no carro é que não, certo?

18- A questão toda, ....... para que os interessados na gambiarra pesem os riscos com um pouco mais de propriedade.

19- Em questões que envolvem segurança, a pior coisa que pode existir é a margem de dúvida.


Boa noite Sukys,

1- Essa questão da propagação de chama é algo muito interessante. Fiquei muito curioso sobre este caso depois de ter presenciado alguns ensaios de inflamabilidade em componentes de avião. Fiquei tentado em fazer uns testes com algumas peças do sistema de combustível aqui discutido (não a título de bater cabeça) mas espantar alguns próprios demonios. Sobre este ponto específico, à primeira vista só propagaria chama se esta fosse naquelas condições estequiométricas.
Se a instalação de combustível tiver mangueira, pode se comportar de uma forma imprevisível mas, se houver tubulação de aço, pode ser que a tubulação resfrie da tal forma que o fogo de um lado não chegue no outro, pois L >>>>> d. MAS, é algo que só um teste revelaria a sua real faceta.

2- Sim, teóricamente, a mistura estaria rica demais para inflamar, mas mesmo assim, pelo menos a minha bomba de combustível tem um flame arrestor. Isso pelo fato de ter rotor sinterizado e aletas metálicas. Mas minha instalação pretence ao 0,001%. :shock:

3- :concordo: . Fui burro de mencionar a possibilidade sem ao menos testar esta possibilidade. Mas vou testar de curiosidade.

4- Só testando para saber. Ói o burro aqui de novo :parede:

5- :concordo:. As modificações .... alías, como já manifestei a ideia em outras ocasiões leva ao dono ou motorista a ter de levar a sério um programa de manutenção completamente diferente.

TODO componente modificado, alterado, adaptado merece uma atenção redobrada pois não há garantia de fabricação como se fosse um veículo original.

Isso resulta em um veículo DESCONHECIDO no comportamento, na vida útil, na durabilidade das peças, na confiabilidade, etc...

Alguns podem pagar muito caro se isso não é levado a sério, não interessando se é sua hora ou não.

Alguns fatores podem ser muito bem conhecidos, alguns até podem ser riscos assumidos gradativamente até abrir o envelope operacional do novo veículo, mas com algo muito modificado, as n variantes conjugadas ou isoladas podem ser um problemão.

6- :concordo:. Eu estava supondo um vent no bocal do tanque e um vent para o a sucção, assim a ventilação sempre se faz presente. Isso traz também uma outra consequência. Em algum momento, o tanque terá uma atmosfera mais propensa a explosão pois o vent deixa entrar ar enquanto que sem o vent sempre haveria mistura muito rica. Como a gasolina é muito reativa, seria melhor pensar neste caso em um flame arrestor também na boca do tanque.

e a coisa vai complicando ....:evil:

7- Como comentado, eu diria que usando mangueira é muito pior que usando tubo por causa da troca de calor.

8- :pensativo: Isso é um problema ..... deve existir uma dezena.

Por via de regra, sempre o que oferece a pior condição:

Menor área, menor troca de calor, maior porosidade ou maior malha .... algo a ser analisado casoa caso.

9- Eu diria que quanto mais próximo possível da fonte de ignição com mangueira e ao contrário com tubulação. Parece ser a pior condição.

10- tanque de teste não ... haja explosão ... um recipiente é o suficiente para um teste.

11- Ambos +/- na estequiométrica.

12- quanto mais quente --- pior. Por volta de 80º C deve ser bem desagradável.

13- ambiente ... parece ser aceitável, pois dentro da area que iniciaria a chama, é ligeiramente mais baixa.

14- Sim. Este seria o objetivo: uma pequena explosão. Num lado de uma tubulação típica, aquecida e cheia de gas ou umidecida com gasolina, promover ignição. Do outro lado, um pequeno recipiente com uma mistura de ar+gas ou ar+gasolina. Mas eu disse que é curiosidade minha. Não encorajo a ninguém testar. É minha a curiosidade.

15- A explosão do pequeno recipiente fala por si só se ocorrer :dance:

16- Não.... isso é coisa de fuceiro como eu.

17- Só se fosse no desmanche.

18- Isso parece que nunca está claro.

Tem gente que troca o freio e testa descendo a primeira ladeira ..... sem comentários.

19- :roll:

Sukys
04/07/2007, 00:21
Leopoldo,

Em resumo, se você tem como criar um ambiente de teste, ótimo.
No mais, eu continuo com o mesmo posicionamento, que de forma clara e objetiva é:

-Filtro de combustível não tem garantia de uso como flame arrestor. Dispositivos diferentes para uso distintos.

-Conectar respiro de tanque de combustível ao carburador, com ou sem filtro de combustível nesta linha, fere as mais elementares regras de segurança.

Sds,
Sukys

Sukys
04/07/2007, 00:56
Quem sabe o respiro sai do tanque e vai para o compartivmento do motor encontrar um recipiente com carvão? Se no cannister tem carvão, creio que este teria a função de eliminar o cheiro da gasolina... ?

Marcos,

O carvão serve para reter e ARMAZENAR vapores de combustível, e sem pensar em forma para retirar o combustível armazenado chegará um momento que o carvão satura, e aí voltamos ao início: cheiro (vapor) de combustível saindo pelo canister.

Sds,
Sukys

Kim
04/07/2007, 07:50
Marcos,

O carvão serve para reter e ARMAZENAR vapores de combustível, e sem pensar em forma para retirar o combustível armazenado chegará um momento que o carvão satura, e aí voltamos ao início: cheiro (vapor) de combustível saindo pelo canister.

Sds,
Sukys

Ai troca o carvão, usando o mesmo para acender a churrasqueira para nós!!!!

Abraços.

Kim

Marcos ET
04/07/2007, 18:32
Ai troca o carvão, usando o mesmo para acender a churrasqueira para nós!!!!

Abraços.

Kim


Aih.. nunca, em toda a história da humanidade... eixstiu um carvao tao bom pra acender quanto este... o problema é esperar as sombrancelhas crescerem novamente... rs

Sukys e Leopoldo...

Quando pensei na questao de ligar tanque e filtro.... nao havia pensado em tantas consequencias... e a "pior" delas é ter ar-fresco dentro do tanque.... acho que o simples fato disso ocorrer acaba com qualquer outra possibilidade de ligação do respiro onde quer que seja.....

Se fosse pra falar de brincadeira, eu já pensaria em colocar um super balão inflável na ponta do respiro, para que o vapor nao se perca no ar... mas falando sério, acho que a melhor opção de todas é, ou usar um simples respiro que vá para um local bem seguro... ou a instalação de um Canister completo, com direito a todas as mangueiras e ligações.... dispostas em condição originao àquele motor utilizado.

Fora isso, é correr risco sem necessidade.....

No meu caso, a melhor forma de acabar com o cheiro de gasolina no jeep, foi instalando um motor a álcool! rsrs