Ver Versão Completa : Duvida Sobre O Ohc
Amigos,
Alguem Sabe Para Que Serve Aquela Mangueira Que Sai Da Tampa Em Cima Do Cabeçote, Onde Se Coloca Oleo Lubrificante, Desce Entre O Carburador E Distribuidor E Entra No Bloco, Logo Abaixo Do Coletor De Admissão.
Meu Receio é Que Em Alguma Trilha Entre Agua Ou Barro Por Esse Buraco Do Bloco, Ela Serve Apenas Para Reter Oleo Que Possa Estar Com Os Vaporesx Do Motor E Não Joga-lo Na Atmosfera?
Será Que Pode Ser Fechado?
Obrigado A Todos.
tiagoandres
29/06/2007, 16:05
coloca uma foto pra ilustrar melhor sua pergunta
É essa? Não sei pra que serve, mas tenho a foto. Serve?
:concordo:
turboroe
29/06/2007, 18:42
Essa mangueira serve para a ventilação do carter.
Mas a sua configuração está errada.
O certo seria uma mangueira entre a tampa do cabeçote e um filtro (que fica dentro da panela do filtro de ar), por onde entra o ar
e uma mangueira entre o bloco (tem um negócio que parece uma lata de sardinha, é ali que ele vai conectado) e a base do carburador. é por aqui que o ar é puxado para dentro do coletor de admissão. No meio dessa mangueira tem uma válvula reguladora que só deixa o ar passar numa direção.
O lance é que, quando o motor comprime a mistura ou quando ocorre a explosão, um pouco passa pelos anéis do pistão e vai para o cárter.
Esse ar contém um pouco de gasolina, então ainda serve para ser queimado, além de diminuir a emissão de gases poluentes.
Uma dica: o filtro que vai dentro da panela é difícil de achar e não dura nada. Eu coloquei um daqueles filtros laváveis pequenos que vai direto no lugar da mangueira, fica até mais bonito :mrgreen:
Lucas Nassif
29/06/2007, 18:50
É essa? Não sei pra que serve, mas tenho a foto. Serve?
.........e o Cacá só tirando onda com o OHC zerado!!! :mrgreen:
ABrass e bom findi!!:concordo:
Turboroe.
Ficou show seu purificador de ar!!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
Essa mangueira serve para a ventilação do carter.
Mas a sua configuração está errada.
O certo seria uma mangueira entre a tampa do cabeçote e um filtro (que fica dentro da panela do filtro de ar), por onde entra o ar
e uma mangueira entre o bloco (tem um negócio que parece uma lata de sardinha, é ali que ele vai conectado) e a base do carburador. é por aqui que o ar é puxado para dentro do coletor de admissão. No meio dessa mangueira tem uma válvula reguladora que só deixa o ar passar numa direção.
O lance é que, quando o motor comprime a mistura ou quando ocorre a explosão, um pouco passa pelos anéis do pistão e vai para o cárter.
Esse ar contém um pouco de gasolina, então ainda serve para ser queimado, além de diminuir a emissão de gases poluentes.
Uma dica: o filtro que vai dentro da panela é difícil de achar e não dura nada. Eu coloquei um daqueles filtros laváveis pequenos que vai direto no lugar da mangueira, fica até mais bonito :mrgreen:
Turbo, a MINHA configuração está errada????
:pensativo:
[s],
turboroe
29/06/2007, 21:05
Turboroe.
Ficou show seu purificador de ar!!!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
é... agora só falta o resto do motor hehueheuhe
é q pintá motor da um trabaaaaaaalho...:pensativo:
Ali na foto do meu motor da pra ver um biquinho saindo do lado esquerdo da panela do filtro... é ali que deveria ser conectada a mangueira, nesse tipo de panela. E dentro da panela deveria ter um filtro pequeninho, que acho q nem vendem mais...
turboroe
29/06/2007, 21:10
[s],
Não não, pela foto, a tua ta certa... mangueirinha ligada no filtro de ar! :concordo:
a q ta errada é a do ZYKAO.
Um OHC que comprei estava do mesmo jeito.
Não sei por que, mas os caras desativam o sistema de ventilação do carter tapando o furo da base do carburador e ligando a mangueira da tampa de valvulas direto na saida do bloco...
Além de desregular o carburador, isso disperdiça gasolina e cria borras dentro do carter
leopoldo
29/06/2007, 22:07
Não sei por que, mas os caras desativam o sistema de ventilação do carter ...
É por causa da sindrome da bestialidade quadrupídea .
É por causa da sindrome da bestialidade quadrupídea .
O primeiro meca que eu consultei quando fui fazer o motor disse que aquela válvula entope e queria tirar "que não dá pobrema". Poutz, se tem a válvula, é pra deixar ela lá, né? Afinal quem projetou o motor não foi um confeiteiro, e sim um engenheiro.
turboroe
30/06/2007, 18:01
hahahah
nao dá problema pro mecanico...
a válvula serve pro ar passar em uma só direção (do carter pro coletor)
se vc tira a válvula, o motor vai passar metade do tempo jogando ar com gasolina purinha dentro do seu carter!!! uh-beleza!
hahahah
nao dá problema pro mecanico...
a válvula serve pro ar passar em uma só direção (do carter pro coletor)
se vc tira a válvula, o motor vai passar metade do tempo jogando ar com gasolina purinha dentro do seu carter!!! uh-beleza!
NÂO......
se vc tirar a valvula e deixar direto ou com a mangueira aberta o motor não vai ter marcha lenta, vai puxar muito ar falso na admissão....ou se tiver com a mistura muito rica vai ficar acelerado.....
essa valvula funciona na marcha lenta aberta chupando os gases do carter e levando na admissão pra serem qeimados,enauqnato entra ar pelo respiro de cima no carter.....
em alta rotação não tem vacuo no coletor a mola fexa a esfera e a pressão criada no carter dai pelo respiro de cima entrando no filtro de ar e sendo queimado.....
assim que funciona o sistema de ventilação positiva do carter......
mas cuidado pq se essa valvula não estiver vedando 100% o motor falha em alta rotação quando exigido demais......
só pra lembrar, os motores de opala tmb usam esse sistema, a valvula fica na admissão e vai ligada na mangueira de tras da tampa de valvulas....
ja no opala quando essa valvula não veda, fica sempre um buraco na aceleração, da baixa pra media rotação.....uma cortada parecendo falta de rapida no carburador......
essa valvula PCV usada no OHC tmb é usada nos vectra 2.2 8V, nos motores Zetec, e nas F1000 3.6 e 4.9i......
Obrigado Pessoal, Nada Como Falar Com Quem Entende, Vou Procurar Na Base Do Carburador Essa Entrada Para Ligar A Mangueira Que Sai Daquela Lata De Sardinha Que O Turbo Falou.
Em Cima Da Tampa De Valvulas, Vou Copiar A Ideia Do Turbo E Colocar Um Filtro Pequeno.
Obrigado A Todos.
Obrigado Pessoal, Nada Como Falar Com Quem Entende, Vou Procurar Na Base Do Carburador Essa Entrada Para Ligar A Mangueira Que Sai Daquela Lata De Sardinha Que O Turbo Falou.
Em Cima Da Tampa De Valvulas, Vou Copiar A Ideia Do Turbo E Colocar Um Filtro Pequeno.
Obrigado A Todos.
Vai nessa ZYKAO. E não se esqueça de contar pra gente que bicho deu a empreitada, blz?
:palmas:
[s],
acho q o meu ta sem essa merda tb .... vou tirar uma foto e postar aki pro pessoal ver ...
turboroe
02/07/2007, 21:52
NÂO......
se vc tirar a valvula e deixar direto ou com a mangueira aberta o motor não vai ter marcha lenta, vai puxar muito ar falso na admissão....ou se tiver com a mistura muito rica vai ficar acelerado.....
essa valvula funciona na marcha lenta aberta chupando os gases do carter e levando na admissão pra serem qeimados,enauqnato entra ar pelo respiro de cima no carter.....
em alta rotação não tem vacuo no coletor a mola fexa a esfera e a pressão criada no carter dai pelo respiro de cima entrando no filtro de ar e sendo queimado.....
mas cuidado pq se essa valvula não estiver vedando 100% o motor falha em alta rotação quando exigido demais......
só pra lembrar, os motores de opala tmb usam esse sistema, a valvula fica na admissão e vai ligada na mangueira de tras da tampa de valvulas....
ja no opala quando essa valvula não veda, fica sempre um buraco na aceleração, da baixa pra media rotação.....uma cortada parecendo falta de rapida no carburador......
essa valvula PCV usada no OHC tmb é usada nos vectra 2.2 8V, nos motores Zetec, e nas F1000 3.6 e 4.9i......
pô, esse cara sabe mto :concordo:
pô, esse cara sabe mto :concordo:
Ele que é feliz. Sabe muito, vive disso e faz o que gosta :palmas:
[s],
Engels Kbça
02/07/2007, 22:47
[s],
:discordo:Não ! :discordo:sua configuração não está errada. Veja na 3ª foto da resposta 4, colocada pelo turbo. Vai ver que está correta.:pensativo: Aquela mangueira que sai da tampa de valvulas e vai para admissão é para alívio da pressão do carter. Os gases são reaproveitados para não poluir a atmosfera.:idea:
Os gases são reaproveitados para não poluir a atmosfera.:idea:
Eba, além de ter um motor certinho eu ainda sou um cara ecologicamente correto e nem sabia :mrgreen:
Valeu, Engels.
[s],
Ele que é feliz. Sabe muito, vive disso e faz o que gosta :palmas:
[s],
nossa.....agora me enxi de moral.....to nas nuvens......uhauhauhauhauhuaa....
estudei no SENAI e praticava no Maverick, motor OHC.....dai vc imagina só....
hj tenho oficina propria e to reformando um CJ 82 com motor OHC pra um cliente....
hj terminei de depena o chasis, ta pronto pra ir pro jato.....
depois de pronto o chassis vo parti pro cambio e motor......
esse vai rodar no alcool com alguns pocotos a mais......
aguardem......
Lucas Nassif
03/07/2007, 21:12
AA, depois dessa fiquei inspirado!!!!!!!!!!!!!! Só pq em agosto eu vou começar meu 'curso técnico em automobilismo'??? hahahah....la no senai tbm, em Belo Horizonte!!
To garrado nessa!!!
Abrasssssssssss
hj tenho oficina propria e to reformando um CJ 82 com motor OHC pra um cliente....
hj terminei de depena o chasis, ta pronto pra ir pro jato.....
depois de pronto o chassis vo parti pro cambio e motor......
esse vai rodar no alcool com alguns pocotos a mais......
aguardem......
Pra quê curso quando se tem um maveco de cobaia???
Pra quê curso quando se tem um maveco de cobaia???
pois é.....foram só 2600 horas de curso no SENAI......
Estou pensando em fazer um curso em sampa para CA.
Ví em uma página na net.
Agora que terei um, será útil.
Abraços.
Kim.
rodrigo.hoffman
31/03/2009, 21:56
NÂO......
Ae pessoal..
Desenterrando o topico porque to com um probleminha em achar a tal "valvula de pvc".. descobri por um acaso qd tava instalando o servo-freio no fibroso e acabei tirando o coletor de admissão.. ai percebi aquela entrada ali de bobera que por sinal tava muito mal vedada, dando entrada de ar.. a duvida e a seguinte.. posso usar uma valvula do servo-freio, ja que o funcionamento dela e identico??
[ ]´s agora freiando bem melhor
olá amigo, nào nào, usa ua pcv de vectra emsmo é baratinho procura em auto peça e só ligar ali na parte de baixo do coletor
rodrigo.hoffman
01/04/2009, 00:26
olá amigo, nào nào, usa ua pcv de vectra emsmo é baratinho procura em auto peça e só ligar ali na parte de baixo do coletor
Maravilha.. amanha vou procurar a do vectra entao, pq alem de nao ta achando, eu liguei pra agromotor hj e me disseram que o valor era de R$ 98,00.. cheguei a cair duro.. vou explorar mais um pouco.. qualquer vectra usa essa pvc??
Abraço
tava com o msm problema, comprei a valvula na jipebras, custou 29 reais .. n achei a valvula do astra em lugar nenhum.. onde achei achi por 120 reais rs, sei la pq desse valor .. rs, mas tb estou usando uma valvula de hidrovacuo no local por enquanto.
Christian L A Marchi
26/05/2009, 22:24
NÂO......
Pessoal
Acho que está aí o meu problema. Tenho a conecção do cárter com o motor, e a válvula direcional, mas não tenho filtro e nem tampa com espaço para adaptá-lo onde coloco o lubrificante.
Acontece que de vez em quando, o motor passa a ficar muito acelerado. Quando isso acontece, já vou encostando porque sei que ele vai falhar, não respondendo mais em acelerações fortes e morrendo ou dando buraco na rápida quando piso fundo. Tento ligar novamente o motor mais umas 2 a 5 tentativas e ele volta a funcionar, às vezes mais acelerado, às vezes não.
Pergunto se isso pode ser por causa da válvula? Ela veio para mim só encaixada nos tubos e posteriormente, quando percebi que as vezes ela desencaixava, coloquei duas braçadeiras.
Como posso fazer a manutenção da válvula?
Preciso colocar um filtro na tampa para circular este ar?
Pode ser outra coisa? (detalhe> já limpei carburador, regulei ponto, troquei as velas).
Tenho carburador h40 solex
Motor do Maverick (perguntei aqui pois vi que o fontana trabalhou bastante em cima deste motor).
Obrigado pela atenção
Christian
Christian L A Marchi
27/05/2009, 10:21
Para ilustrar a situação estou postando uma foto.
Christian mal consegui entender o que aconteceu, acho melhor vc levar direto numa oficina isso nem aprece ter nada a ver com a pcv e pela foto tá uma bagunça dos diabos...
manda mail pro fontana ou leva direto numa oficina e faz uma revisão que tá uma salada isso
rodrigo.hoffman
27/05/2009, 12:14
Pessoal
Acho que está aí o meu problema. Tenho a conecção do cárter com o motor, e a válvula direcional, mas não tenho filtro e nem tampa com espaço para adaptá-lo onde coloco o lubrificante.
Acontece que de vez em quando, o motor passa a ficar muito acelerado. Quando isso acontece, já vou encostando porque sei que ele vai falhar, não respondendo mais em acelerações fortes e morrendo ou dando buraco na rápida quando piso fundo. Tento ligar novamente o motor mais umas 2 a 5 tentativas e ele volta a funcionar, às vezes mais acelerado, às vezes não.
Pergunto se isso pode ser por causa da válvula? Ela veio para mim só encaixada nos tubos e posteriormente, quando percebi que as vezes ela desencaixava, coloquei duas braçadeiras.
Como posso fazer a manutenção da válvula?
Preciso colocar um filtro na tampa para circular este ar?
Pode ser outra coisa? (detalhe> já limpei carburador, regulei ponto, troquei as velas).
Tenho carburador h40 solex
Motor do Maverick (perguntei aqui pois vi que o fontana trabalhou bastante em cima deste motor).
Obrigado pela atenção
Christian
Amigão..
Pra descobrir se é por causa da valvula e facil. Isola ela.. Faz o seguinte, desconecta a mangueira da base do coletor e deixa ela virada pra baixo, por causa da fumaça que vai sair dela. Ai vc tampa a boca la do coletor, da onde vc tirou a mangueira, pra nao dar entrada de ar falsa.. Se tudo funcionar bem, é a mardita.. Mas eu acho que num é dela não, pq se fosse o sintoma de falha ei dar direto, e nao de vez em quando.. Ta parecendo falha de carburação.. Será que a boia num ta trancando e secando a cuba???
[ ]´s
Christian L A Marchi
27/05/2009, 17:19
Christian mal consegui entender o que aconteceu, acho melhor vc levar direto numa oficina isso nem aprece ter nada a ver com a pcv e pela foto tá uma bagunça dos diabos...
manda mail pro fontana ou leva direto numa oficina e faz uma revisão que tá uma salada isso
Que não tá lindo, pode ser! Mas dos diabos?:oops:
Estou perguntando se preciso fazer uma entrada de ar na tampa de entrada do lubrificante, pois não tem! Como falaram que caso a válvula não vede bem poderia ficar acelerado... Eu até já andei com essa tubulação desconectada e ele ficava bem acelerado.
Alguma outra opinião?
Ah, também aceito opiniões de como concertar esta bagunça dos diabos hehehe!
Obrigado
Christian
Christian L A Marchi
27/05/2009, 17:31
Amigão..
Pra descobrir se é por causa da valvula e facil. Isola ela.. Faz o seguinte, desconecta a mangueira da base do coletor e deixa ela virada pra baixo, por causa da fumaça que vai sair dela. Ai vc tampa a boca la do coletor, da onde vc tirou a mangueira, pra nao dar entrada de ar falsa.. Se tudo funcionar bem, é a mardita.. Mas eu acho que num é dela não, pq se fosse o sintoma de falha ei dar direto, e nao de vez em quando.. Ta parecendo falha de carburação.. Será que a boia num ta trancando e secando a cuba???
[ ]´s
Rodrigo
Se fosse secar a cuba ele não morreria na hora? porque o meu fica acelerado por um tempo (dá pra andar uns 300 ou 400 mts ainda até ele morrer)! Onde a boia poderia trancar? Porque limpei (inclusive a bóia estava bem livre, só achei um pouco mole aquele pino da porca que fica em cima da cuba por onde entra a gasolina)tudo no domingo e na segunda aconteceu novamente.
Agradeço a atenção e se tiver alguma opinião para melhorar a bagunça... hehehe
Christian
rodrigo.hoffman
27/05/2009, 17:55
Rodrigo
Se fosse secar a cuba ele não morreria na hora? porque o meu fica acelerado por um tempo (dá pra andar uns 300 ou 400 mts ainda até ele morrer)! Onde a boia poderia trancar? Porque limpei (inclusive a bóia estava bem livre, só achei um pouco mole aquele pino da porca que fica em cima da cuba por onde entra a gasolina)tudo no domingo e na segunda aconteceu novamente.
Agradeço a atenção e se tiver alguma opinião para melhorar a bagunça... hehehe
Christian
Christian
Entenda bóia como agulha do carburador (me expressei mal):putz:... Exatamente esse pino ai que tu diz estar frouxo, por onde a gasolina desce pra cuba.. A gasolina entra por ai certo.. a cuba enche e vc sai andando ela vai ali repondo gasolina.. Se tiver o nivel da cuba baixo demais ela seca; se a bomba de gasolina tiver fraca, seca tb? por isso esse sintoma de andar um pouco, seca a cuba.. ai tu da na partida, a cuba vai enchendo.. o moor pega e depois o processo se repete.. enche a cuba, seca morre.. da na paritda ate encher, anda e seca denovo e por ai vai.. mas é so uma hipotese, derepente eu ate to falando besteira.. nao custa olhar.. quanto ao sistema de lubrificação positiva do carter, o esquema e do motor, passando pela valvula e entrando no pe do carburador, no coletor de admissão.. nao vai nenhuma mangueira ate o filtro.. Me responde um negocio que nao entendi?? que diabos e esse de filtro de lubrificação que vc diz??? :pipoca:
[ ]´s
Christian L A Marchi
27/05/2009, 21:56
Podes ter razão Rodrigo, mas essa agulha pode deixar o motor mais acelerado?
A tampa é esta...
Gustavo de Olliveira
28/05/2009, 08:12
Ola Chrisntian, dá uma verificada na tubagem de admissão , a minha tive de mandar plainar , pois estava empenada , e dando entrada de ar falso , que é sintoma do que está acorrendo com a tua viatura. Verifica também a flange do carbura , aquela que vai na tubagem se esta vedada e apertada.
OBS. Não uso valvula nenhuma e meu OHC é um relógio.
calhiandro
02/02/2013, 19:58
Galera de plantão, estou retificando totalmente o motor do jeep ohc 2.3 álcool, percebi que o antigo dono isolou o sistema de ventilação positiva tanto a admissão(para não dar entrada de ar falso, quanto a válvula propriamente dita). Gostaria de ligar novamente, esse sistema de PCV. A minha válvula fica à direita do coletor, percebi que nos modelos a gasolina, fica a esquerda do coletor de admissão, nas fotos que eu vi, percebi que a ligação era feita por um caninho metálico que ligava a válvula ao coletor de admissão, será que é isso mesmo ou é uma mangueira normal?????? Outra dúvida que tenho é: A minha válvula de pcv esta montada em cima de uma caixa metálica, em cima dela fica a válvula, que parece um apito, no caso de eu querer substituir essa válvula eu coloco em cima dessa caixinha de lata??? Outra coisa serve a válvula pcv do fiesta zetec rocam, astra, vectra????? Abaixo a do zetec rocam, será que serve?
Valvula Pcv Antichama Rocam Ford Ka Fiesta Focus 1.0 1.6 - R$ 25,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459278492-valvula-pcv-antichama-rocam-ford-ka-fiesta-focus-10-16-_JM)
calhiandro
24/03/2013, 18:18
Up, pessoal tentei ligar novamente o sistema de ventilação positiva do carter do jeep ohc álcool, por ser álcool esses sistema é do lado direito do coletor. Pois bem Em cima daquela lata de sardinha estava a válvula, comprei uma mangueira e duas braçadeiras e liguei da válvula que fica em cima da lata de sardinha até o coletor, apertei bem as braçadeiras, quando liguei o carro pegou beleza, só que não está segurando lenta de jeito nenhum. Peguei liguei o carro e tampei com um dos dedos o buraco do coletor, o carro voltou a funcionar normalmente, o que me intrigou foi o seguinte a válvula permite o fluxo dos gases do cárter até admissão, mas o contrário não. Só que percebi que o coletor suga o ar nesse mesmo sentido carter -> coletor então a válvula vai abrir permitindo a passagem dos gases e fazendo com que der entrada de ar falso no coletor. Os gases que saem do cárter tem que romper a força com que o coletor suga o ar? Realmente percebi que o coletor esta sugando ar na mesma direção que os gases deveriam sair do cárter até o coletor.
Como é que realmente funciona isso?
Robertux
05/04/2013, 23:43
Calhiandro, quando eu estava reformando o motor do meu, procurei informações com o pessoal dos Mavericks, que são especialistas nesse motor. Navegando pelo forum deles encontrei umas mensagens antigas de diversos colegas nossos deste Forum buscando informações também, inclusive até de um moderador daqui. Hoje fui procurar informações para repassá-las a você e encontrei um post seu lá. Já tem uma resposta inclusive com fotos de como fazer corretamente a instalação. O meu está da forma como descrito lá e funciona perferitamente.
Abraço
Roberto
calhiandro
06/04/2013, 20:01
[QUOTE=Robertux;1901722]Calhiandro, quando eu estava reformando o motor do meu, procurei informações com o pessoal dos Mavericks, que são especialistas nesse motor. Navegando pelo forum deles encontrei umas mensagens antigas de diversos colegas nossos deste Forum buscando informações também, inclusive até de um moderador daqui. Hoje fui procurar informações para repassá-las a você e encontrei um post seu lá. Já tem uma resposta inclusive com fotos de como fazer corretamente a instalação. O meu está da forma como descrito lá e funciona perferitamente.
Abraço
Robertux, entendi mais ou menos como funciona. Acontece que no meu caso, eu liguei a mangueira até o coletor como explicado no cmentário acima e começou a morrer o carro, percebi que da válvula PCV instalada no bloco do motor, não sai fumaça nenhuma.
Robertux
08/04/2013, 14:55
Calhiandro, estou em São Paulo e meu Jeep em Piracicaba, então fica dificil de eu confirmar para você, mas se não me falha a memória, são duas ligações de válvulas e respiros.
A primeira é ligada uma válvula naquela tampa de borracha, em cima da tampa de válvulas, onde a gente coloca o óleo no motor, (pode ser usada a válvula do Ford Corcel) e segue uma mangueira até o filtro de ar. Essa válvula do Ford Corcel tem 3 conexões, a de baixo vai na tampa de borracha, a que sai reta para cima vai no filtro de ar e a que sai para o lado vai no hidrovácuo. Como não tenho hidrovácuo no meu Jeep eu coloquei um parafuso vedando essa conexão.
A segunda é ligada do carter através daquele filtro que vc chamou de lata de sardinha, até a vávula PCV, que é a mesma da Ford Ranger, e ligada no pé do carburador. Essa válvula é em "L", a parte mais grossa vai ligada na mangueira que leva ao carter e a mais fina na mangueira que liga no pé do carburador. Coloque presilhas nas conexões (pode ser aquelas cintas plásticas -cinta hellerman- para evitar entrada falsa de ar). Verifique se a "lata de Sardinha" não está furada ou mau encaixada no carter, senão dá entrada falsa de ar e os problemas de marcha lenta que você citou.
Abraço
Roberto
calhiandro
08/04/2013, 15:22
Calhiandro, estou em São Paulo e meu Jeep em Piracicaba, então fica dificil de eu confirmar para você, mas se não me falha a memória, são duas ligações de válvulas e respiros.
A primeira é ligada uma válvula naquela tampa de borracha, em cima da tampa de válvulas, onde a gente coloca o óleo no motor, (pode ser usada a válvula do Ford Corcel) e segue uma mangueira até o filtro de ar. Essa válvula do Ford Corcel tem 3 conexões, a de baixo vai na tampa de borracha, a que sai reta para cima vai no filtro de ar e a que sai para o lado vai no hidrovácuo. Como não tenho hidrovácuo no meu Jeep eu coloquei um parafuso vedando essa conexão.
A segunda é ligada do carter através daquele filtro que vc chamou de lata de sardinha, até a vávula PCV, que é a mesma da Ford Ranger, e ligada no pé do carburador. Essa válvula é em "L", a parte mais grossa vai ligada na mangueira que leva ao carter e a mais fina na mangueira que liga no pé do carburador. Coloque presilhas nas conexões (pode ser aquelas cintas plásticas -cinta hellerman- para evitar entrada falsa de ar). Verifique se a "lata de Sardinha" não está furada ou mau encaixada no carter, senão dá entrada falsa de ar e os problemas de marcha lenta que você citou.
Abraço
Roberto
Robertux, a parte de cima onde abastece o óleo tem a válvula montada em cima da tampa de borracha, ele se liga ao filtro de ar, a conexão mais fina dessa válvula não está ligada(parte de cima, tem algum problema? A parte de baixo liguei da seguinte forma: a lata de sardinha fica em cima do carter a válvula em cima da lata de sardinha e a mangueira ligada direto no coletor. Meu motor é álcool essa válvula fica a direita do coletor. Considere as duas fotos anexas, a minha ligação está conforme a "válvula1" considerando que a válvula já está em cima da lata de sardinha. Na valvula da primeira figura a lata de sardinha se liga com uma mangueira até a válvula e desta para o coletor. Resumindo: pus a válvula em cima da lata de sardinha, coloquei a mangueira coloquei abraçadeira e liguei no coletor com abraçadeira também.
valvula1: da forma como instalei, imagine que a válvula esta montada em cima da lata de sardinha:
http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/viewpic.php?pic_id=6207
válvula:
Fórum Manual do Maverick - Ford Maverick • Galeria de Imagens (http://www.manualdomaverick.com.br/forum/gallery/viewpic.php?pic_id=5871)
Será que tem que fazer essas duas ligações ou se ligar direto já resolve?
abraços
Robertux
09/04/2013, 00:07
Não, a válvula não pode ir direto na lata de sardinha porque ela é de plástico rígido, que, ligado diretamente na lata, pode dar entrada falsa de ar e causar o problema que você está tendo.
Faça como na foto, coloque uma mangueira de borracha da lata de sardinha até a válvula PCV e outra da válvula até o pé do carburador. Confira se está tudo bem vedado. Não deixe entrar ar falso. Deve resolver seu problema.
Se não me engano, no forum do Maverick, nesse mesmo tópico que você acessou, o pessoal fala de uma mangueira em forma de "S" do Chevette que dá certinho. Eu usei uma reta mesmo, da expessura correta e também funcionou.
Abraço
Roberto
rodrigo.hoffman
09/04/2013, 00:52
Tava tão enrolado esse negocio que eu nem tava entendendo..
O correto é como o Roberto falou (mangueira/valvula/mangueira).. Lembrar que a valvula tem sentido, portanto verificar ele qd instalar.. O sentido é carter - coletor.. Para o sentido oposto deve ser sem a passagem do ar..
A valvula que fica na tampa de valvulas, mais conhecida como anti-chama pode ser ligada como vc disse.. Um lado na tampa do oleo, outro vai para o filtro de ar..
[ ]´s
Robertux
09/04/2013, 18:09
Tava tão enrolado esse negocio que eu nem tava entendendo..
O correto é como o Roberto falou (mangueira/valvula/mangueira).. Lembrar que a valvula tem sentido, portanto verificar ele qd instalar.. O sentido é carter - coletor.. Para o sentido oposto deve ser sem a passagem do ar..
A valvula que fica na tampa de valvulas, mais conhecida como anti-chama pode ser ligada como vc disse.. Um lado na tampa do oleo, outro vai para o filtro de ar..
[ ]´s
Valeu Rodrigo! É isso aí. Com todo mundo ajudando fica mais fácil!
calhiandro
09/04/2013, 18:44
Obrigado a todos, vou fazer como vocês estão descrevendo.
Grande abraço
Sydney66
09/04/2013, 22:18
Eba, além de ter um motor certinho eu ainda sou um cara ecologicamente correto e nem sabia :mrgreen:
Valeu, Engels.
[s],
Infelizmente não foi por isso, apesar de ser uma interpretação correta, não havia essa preocupação direta na época que foram criados, esse sistema foi criado para melhor aproveitamento de gases mau queimados que passam pelos aneis (não existe vedação perfeita porque os mesmos não são contínuos), esses gases, além de aumentar a pressão interna do cárter, por possuirem combustível tenderiam a contaminar o óleo lubrificante. A "lata de sardinha" é um bloqueio para que gases com óleo não subam ao coletor, essa lata deve ser limpa a cada 40 mil km.
Problemas de entupimento na válvula pcv podem causar a expulsão da vareta do óleo de sua posição além de problemas nos retentores da árvore de manivelas.
Abs
Robertux
10/04/2013, 16:51
É isso aí, Sydney, antigamente os motores eram "abertos", o BF 161, por exemplo tem os respiros abertos, tanto o respiro do carter (aquele tubo que fica do esquerdo, como o da tampa de válvulas, cuja tampa tinha aqula palha de aço dentro e os gases saiam para a atmosfera e para dentro do Jeep, por isso aquele cheiro insuportável, além do tanque dentro do Jeep e dos gases do escapamento tinha também os gases dos respiros do motore.
Depois desse sistema, o consumo melhorou, porque o combustível que saia pelos respiros voltou a ser queimado, melhorou o cheiro dentro do Jeep e também a poluição ambiental. Parabéns para quem inventou esse sistema.
Abraço
Roberto