marco cruz
28/04/2004, 10:18
Para os engenheiros de plantão, uma dúvida de quem não entende nada de física, mecânica, dinâmica e outras maluquices:
Para deslocarmos um corpo sobre uma superfície aplicamos uma força sobre ele. Agora, se quisermos girar um corpo ao redor de um ponto ou de um eixo devemos aplicar-lhe um torque. O torque tende a girar ou mudar o estado de rotação dos corpos, representando o efeito girante de uma força.
para produzirmos rotação, a força deve ser exercida em um ponto que não coincida com o eixo ou ponto de rotação e numa direção que não coincida com o raio de giro. O raio de giro é a distância medida entre o eixo de rotação ou ponto de apoio e o ponto de aplicação da força.
O efeito girante de uma força ou torque depende de duas coisas:
- da intensidade da força aplicada;
- do comprimento do braço da força.
Definimos então o torque como sendo o produto da força pelo comprimento de seu braço.
Torque = F x b.
O braço da força b é a menor distância entre a direção da força aplicada e o eixo de rotação.
Diante disso, é errado dizer que ao instalar um motor por ex. o falcon 3,6l, no Brasil lançado na F-1000, em um CJ, (cujo cardã é menor), o torque seria diferente? Seria menor? O informado no manual é Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
By the way, antes que assustem, eu peguei as definições acima de um site de física... :wink:
Para deslocarmos um corpo sobre uma superfície aplicamos uma força sobre ele. Agora, se quisermos girar um corpo ao redor de um ponto ou de um eixo devemos aplicar-lhe um torque. O torque tende a girar ou mudar o estado de rotação dos corpos, representando o efeito girante de uma força.
para produzirmos rotação, a força deve ser exercida em um ponto que não coincida com o eixo ou ponto de rotação e numa direção que não coincida com o raio de giro. O raio de giro é a distância medida entre o eixo de rotação ou ponto de apoio e o ponto de aplicação da força.
O efeito girante de uma força ou torque depende de duas coisas:
- da intensidade da força aplicada;
- do comprimento do braço da força.
Definimos então o torque como sendo o produto da força pelo comprimento de seu braço.
Torque = F x b.
O braço da força b é a menor distância entre a direção da força aplicada e o eixo de rotação.
Diante disso, é errado dizer que ao instalar um motor por ex. o falcon 3,6l, no Brasil lançado na F-1000, em um CJ, (cujo cardã é menor), o torque seria diferente? Seria menor? O informado no manual é Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
By the way, antes que assustem, eu peguei as definições acima de um site de física... :wink: