Ver Versão Completa : assovio na turbina da ranger tgv
ALEXANDREO
28/06/2007, 21:20
Peço a ajuda dos mais antigos, a minha ranger 2002 tgv, assovia direto quando ta pressurizando, instalei manometro e da 1.2 de pressao final, com pico de 1.3/1.4, a turbina ta enchendo bem rapido e aparentemente nao vaza ar da pressurizaçao, pergunto: esse barulho e normal ? alguem ja observou algo parecido ?
agradeço antecipadamente
alexandre
Walter L. L. Casitta
28/06/2007, 21:42
Peço a ajuda dos mais antigos, a minha ranger 2002 tgv, assovia direto quando ta pressurizando, instalei manometro e da 1.2 de pressao final, com pico de 1.3/1.4, a turbina ta enchendo bem rapido e aparentemente nao vaza ar da pressurizaçao, pergunto: esse barulho e normal ? alguem ja observou algo parecido ?
agradeço antecipadamente
Isso é vazamento de ar mesmo...
Luciano SHAKALL
29/06/2007, 00:16
"... minha ranger 2002 tgv, assovia direto quando ta pressurizando, instalei manometro e da 1.2 de pressao final, com pico de 1.3/1.4, a turbina ta enchendo bem rapido e aparentemente nao vaza ar da pressurizaçao ... esse barulho e normal ? alguem ja observou algo parecido ?...""...Isso é vazamento de ar mesmo..."Walter, vc quer dizer "vazamento indesejado" mesmo?
Alexandre, ela antes não assoviava e agora assovia, ou ela já assoviava, mas vc "reparou agora"? :pensativo:
Pergunto porque algum assovio é normal, pois ao atingir a pressão limitada pela "válvula de alívio" (a mais comum, podendo ser integrada à turbina ou "externa"),
a turbina continua a pressurisar, e esse excedente de pressão vai ser eliminado pela válvula, gerando um assobio (não confundir com "espirro").
Geralmente, turbinas pequenas (ou variáveis) que enchem rápido, ou motores que giram "muito" e "enchem" logo a turbina, atingindo a "pressão de trabalho" mais cedo,
tendem a "assoviar" mais...
Dê uma olhada nesses tópicos... Pode ajudar. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27191
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26990
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18684&highlight=como+fazer+ranger+espirrar
[]'s
Walter L. L. Casitta
29/06/2007, 07:53
Walter, vc quer dizer "vazamento indesejado" mesmo?
Alexandre, ela antes não assoviava e agora assovia, ou ela já assoviava, mas vc "reparou agora"? :pensativo:
Pergunto porque algum assovio é normal, pois ao atingir a pressão limitada pela "válvula de alívio" (a mais comum, podendo ser integrada à turbina ou "externa"),
a turbina continua a pressurisar, e esse excedente de pressão vai ser eliminado pela válvula, gerando um assobio (não confundir com "espirro").
Geralmente, turbinas pequenas (ou variáveis) que enchem rápido, ou motores que giram "muito" e "enchem" logo a turbina, atingindo a "pressão de trabalho" mais cedo,
tendem a "assoviar" mais...
Dê uma olhada nesses tópicos... Pode ajudar. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27191
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26990
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18684&highlight=como+fazer+ranger+espirrar
É um vazamento indesejável mesmo. As turbinas da Ranger não têm válvula de alívio e controlam a pressão através da válvula wastegate ou TGV que são muito mais eficientes...
Ainda pode ser a junta do coletor do escape. Já aconteceu na minha, a junta tava meia boca e quando dava bastante pressão, vazava ar, 'assobiando'.
Se não for barulho de ar vazando, pode ser o rotor da turbina arranhado.
Fica um barulhinho caracteristico, mas não é barulho de ar vazando.
É bem provavel que seja este o seu problema.
Abraços.
Vinicius4x4
29/06/2007, 09:09
provavelmente seja o coletor de escape....... da uma olhada bem atenta nele, e ve se não tem algum tipo de fuligem......onde vai a junta.......
Luciano SHAKALL
29/06/2007, 09:43
É um vazamento indesejável mesmo. As turbinas da Ranger não têm válvula de alívio e controlam a pressão através da válvula wastegate ou TGV
que são muito mais eficientes...Mas a "waste-Gate" é UM TIPO de "válvula de alívio... "Alívio" é a função da válvula , que pode ser do tipo "Waste-Gate" (incorporada ou não à turbina) ou do tipo Pop-Off,
ambas com a função de "aliviar" o excedente de pressão, limitando assim, a pressão do turbo, deixando-a - no máximo - com o valor que a fábrica -ou o preparador- estipulou),
sendo que essa última (Pop-Off), pode ser utilizada também em substituição à válvula de Prioridade, que também pode ser substituída por uma Blow-Off...
[]'s
Walter L. L. Casitta
29/06/2007, 10:05
A válvula de alívio simplesmente deixa escapar o excesso pressão e a Wategate assim como o TGV limitam a pressão desviando os gases do escapamento não deixando que a turbina gire mais que o necessário para conseguir a pressão desejada. Com WG e TGV a turbina dura muito mais do que com a válvula de alívio e o motor rende muito mais já que parte do fluxo de saída dos gases não passa pela turbina...
vou de vazamento mesmo, acho que nao era pra cair a pressao...
Edintruder
29/06/2007, 20:40
Em relação à válvula de prioridade fica a encargo de motores ciclo Otto, não chegando aos ciclo diesel, pois o objetivo dessa é manter a rpm elevada da turbina para obter uma resposta mais rápida ao acelerar novamente, reduzindo uma boa parte da vida útil da turbina. Já que o Walter respondeu sobre a WG, não vou comentar nada pra não chover no molhado.
ALEXANDREO
29/06/2007, 21:14
Vou Procurar Novamente Com Mais Cuidado, Este Fim De Semana, Algum Vazamento Nas Mangueiras Ou No Coletor De Escape, Ja Que O Desempenho Dela Ta Normal, E A Pressao De Pico Que Eu Me Referi, Na Verdade E Instantanea, Ou Seja, O Ponteiro Bate No 1.4 E Volta Nao Chega A Permanecer Parado Por Algum Tempo, Acho Que Possa Ser O Proprio "embalo" Em Que O Ponteiro Vem.
Comprei O Carro Recentemente E Desde Que Comprei Ouço O Barulho Da Turbina, E Ja Reparei Em Algumas Outras Camionetes Passando Na Rua Um Barulho Semelhante, Inclusive Nos Meus Carros Turbo, A Alcool, Dava Para Ouvir Um Barulho Semelhante Quando A Turbina Tava Enchendo, Porem Bem Mais Baixo.
Acho Que Possa Ser Realmente O Excesso Da Pressao Sendo Aliviada, Ja Que Quando Estabiliza A Pressao E Dou Uma Aliviada No Pe O Barulho Diminui Ou Quase Some.
Valeu Pessoal Vamos Ver Se Conseguimos Chegar A Uma Conclusao
Grande Abraço Alexandre
Edintruder
30/06/2007, 09:20
sempre que o rpm passar de 1400 ou apressão subir alím de 0,5bar a turbina assovia. O estranho é a pressão diminuir. se não tiver nenhum vazamento, podes mandar testar o diafragma de controle da TGV, é aquela válvulva com uma haste presa na turbina. Se ela estiver furada isso vai ocorrer até a pressão não chegar mais no pico, dependendo do tamanho do furo.
Diminue sim Edin...
Toda turbina de alta pressão tem uma pressão de pico e uma pressão estável.
Ex: Para uma pressão de 1bar, quando a turbina enxe ela geralmente vai a 1.1bar para ai sim voltar para 1bar e ficar estável.
O que o nosso amigo relata ai, tenho quase certeza que é o rotor da turbina arranhado. Isso acontece quando areia entra no sistema e passa para a turbina. Não quer dizer que a turbina está ruim e que vai quebrar. Eu tenho uma Sorento que tem o rotor arranhado desde poucos Km rodados (passou areia pelo filtro de ar) e ela está hoje com 30mil Km e perfeita.
Mas tem aquele barulho carcteristico na turbina, que não é como o de vazamento de ar, é um barulho caracteristico do rotor arranhado mesmo.
Tentando exemplificar:
Barulho de ar vazando é mais ou menos assim: "Tsiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii"
O barulho do rotor arranhado é mais ou menos assim: "Tuiiimmmmmmmmmm"
Hehehehehe, deu para entender!? AUhauhauhauha.
Abraços.
fernandoof
01/07/2007, 17:45
Diminue sim Edin...
Ex: Para uma pressão de 1bar, quando a turbina enxe ela geralmente vai a 1.1bar para ai sim voltar para 1bar e ficar estável.
O que o nosso amigo relata ai, tenho quase certeza que é o rotor da turbina arranhado. Isso acontece quando areia entra no sistema e passa para a turbina. Não quer dizer que a turbina está ruim e que vai quebrar. Eu tenho uma Sorento que tem o rotor arranhado desde poucos Km rodados (passou areia pelo filtro de ar) e ela está hoje com 30mil Km e perfeita.
Mas tem aquele barulho carcteristico na turbina, que não é como o de vazamento de ar, é um barulho caracteristico do rotor arranhado mesmo.
Tentando exemplificar:
Barulho de ar vazando é mais ou menos assim: "Tsiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii"
Abraços.
Minha L200 ta assim mesmo... O barulho muito fino, como se algo estivesse raspando com muita rapidez... So que na minha, quando ela esquenta (atinje temperatura normal), acende a luz da injeçao eletronica, e logo esse barulho some (o carro fica muito lento tambem, como se estivesse desativado/entrado em proteção). O que pode ser isso? :parede:
Abraços.
Diminue sim Edin...
Tentando exemplificar:
Abraços.
Oi Abreu, a minha começou a dar uma arranhada muito sutíl depois de uma estradinha danada em que fiquei 1,5 hora em primeira reduzida em alta rotação.
o curioso é que quando ela tá fria o barulho não se manifesta
outra dúvida é que notei que quando dá uma forçada perto de 3.000 rpm a bicha manda fumaça pelo escapamento...
é assim mesmo? pensei que este motor 3.0 não era para fumaçar... ela é 2005 e tá com 39 mil kms...
Oi Abreu, a minha começou a dar uma arranhada muito sutíl depois de uma estradinha danada em que fiquei 1,5 hora em primeira reduzida em alta rotação.
o curioso é que quando ela tá fria o barulho não se manifesta
outra dúvida é que notei que quando dá uma forçada perto de 3.000 rpm a bicha manda fumaça pelo escapamento...
é assim mesmo? pensei que este motor 3.0 não era para fumaçar... ela é 2005 e tá com 39 mil kms...
em tempo: tá original...
ALEXANDREO
01/07/2007, 23:23
O Abreu Ta Com Razao, O Barulho E Mais Ou Menos O Que Ele Descreveu, E Ja Percebi Em Outras Passando Por Mim O Mesmo Barulho, Deve Ser Relativamente Comum, Espero Que Nao Estrague A Turbina Precocemente.
Ah, Um Dos Mecanicos Para Quem Perguntei A Respeito Do Barulho Disse Que E Normal E Que Se Deve Ao Fato Da Turbina Ser Tgv.
Valeu Pessoal Alexandre
murilloaquino
02/07/2007, 12:16
A minha mesmo antes de colocar o unichip, perto dos 3.000 rpm solta um pouquinho de fumaça, mais nada comparado aos MWM sprint eletronico...
Eu acho q a unica q solta menos fumaça q a ranger é o motor da hilux...
Luciano SHAKALL
02/07/2007, 18:34
"...A válvula de alívio simplesmente deixa escapar o excesso pressão e a Wategate assim como o TGV limitam a pressão desviando os gases do escapamento não deixando que a turbina gire mais que o necessário para conseguir a pressão desejada. Com WG e TGV a turbina dura muito mais do que com a válvula de alívio e o motor rende muito mais já que parte do fluxo de saída dos gases não passa pela turbina...""Waste-Gate" é um tipo de "válvula de alívio".
Essa OUTRA "VÁLVULA DE ALÍVIO" a que vc se refere pode ser, por exemplo, uma Pop-Off, que realmente "deixa escapar" o excedente de ar já pressurizado pela turbina,
fazendo-a (a turbina) girar mais que o necessário para a pressão desejada, "Presurisando ar que vai ser descartado".
Realmente, como vc disse, pode reduzir a vida útil da turbina.
A "válvula de alívio" do tipo Waste-Gate, libera esse ar antes de ser pressurisado, fazendo com que a turbina só gire o necessário para a pressão desejada, aumentando a vida útil da turbina (em relação à Pop-Off), embora chegue a diminuir o "tempo de reação", quase (eu disse QUASE) imperceptível para carros que não os de competição.
Esse ar desviado pode ir para o escapamento (praticamente não tem barulho - QUASE todos os veículos "Ciclo otto" turbinados "de fábrica" adotam esse sistema),
ou pode ser liberado diretamente "na atmosfera"...
Bom, eu só quis dizer que A Pop-Off e A Waste-Gate são tipos diferentes de "válvulas de alívio" que, embora operem de formas diferentes, possuem a mesma função:
Não deixar que a turbina jogue pra dentro do motor ar pressurisado em pressão maior que a desejada.
Não falei que um ou outro tipo específico equipava a Ranger em questão :discordo: .
"...Em relação à válvula de prioridade fica a encargo de motores ciclo Otto..."Edintruder, não disse que os motores Ciclo Diesel usavam válvula de prioridade :discordo: , eu apenas citei que a válvula Pop-Off pode ser usada como "válvula de alívio" (em substituição à Waste-Gate) ou em substituição à válvula de prioridade. Nesse caso (substituindo a válvula de Prioridade), não é tão eficaz quanto a Blow-Off (uma outra válvula com a mesma função da válvula de Prioridade...)
Bom... "Deixa pra lá"...
Essa discussão sobre válvulas não está ajudando em nada o problema do CAmaRAda Alexandreo :parede:, e eu "me despeço" por aqui desse tópico :rolleyes: :oops:...
[]'s
Engels Kbça
02/07/2007, 18:38
Diminue sim Edin...
Tentando exemplificar:
Abraços.
Abreu.
A turbina da L 200 assovia assim...fiuuu fiuuuuu , mas só quando vê mulher bonita..:mrgreen::mrgreen:
Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 18:50
A "válvula de alívio" do tipo Waste-Gate, libera esse ar antes de ser pressurisado, fazendo com que a turbina só gire o necessário para a pressão desejada, aumentando a vida útil da turbina, embora chegue a diminuir o "tempo de reação", quase (eu disse QUASE) imperceptível para carros que não os de competição.
Esse ar desviado pode ir para o escapamento (praticamente não tem barulho - QUASE todos os veículos "Ciclo otto" turbinados "de fábrica" adotam esse sistema),
ou pode ser liberado diretamente "na atmosfera"...
Não é isso. A wastegate fica na parte quente da turbina e não na parte fria. Quando a turbina alcança a pressão máxima ela desvia os gases da turbina direto para o escapamento...
Luciano SHAKALL
02/07/2007, 19:36
"...eu "me despeço" por aqui desse tópico :rolleyes: :oops:... "Walter, como é que te envio uma "MP"? Tu bloqueastes essa opção?
[]'s
rogeriomasih
02/07/2007, 23:54
oi,
tenho uma ranger xl 2002 2.8
Mandei retificar a turbina e ela voltou com um assovio. Mesmo em baixas rotações, basta acelerar um pouco, ela já canta como se estivesse cheia.
Desde então, já rodei uns 30mil e o assovio continua o mesmo. Achei estranho, mas nunca me atentei que pudesse ser um problema mais sério.
O interessante é que nem parecer barulho de vazamento de ar e nem de 'raspando'.
murilloaquino
03/07/2007, 19:45
Que eu saiba, toda turbina com TGV faz um barulho mais agudoem baixa rotação.É normal...
ALEXANDREO
03/07/2007, 23:10
pois e, ja ouvi varios proprietarios de ranger tgv afirmando que tambem tem o tal barulho, so falta agora ir em uma concessionaria, nao fui ainda pois tenho medo de me cobrarem a consulta, para tirar de vez por todas essa duvida.
se alguem conseguir uma informaçao mais confiavel da autorizada ou de fonte que conheça bem o funcionamento da ranger, em especial com tgv, ja que me parece que o barulho tem relacao com esta turbina, faça a gentileza de postar pra gente.
valeu pela força alexandre
rogeriomasih
03/07/2007, 23:47
Eu vou conferiri, mas tenho certeza que vai aparecer uma das duas respostas:
( ) É assim mesmo;
( ) Tem que fazer uma retífica - ou mesmo trocar a turbina.
Alguém tem dúvida?
Leonel Lousa
05/07/2007, 19:51
Eu acho que eles vão ficar com a 2ª opção.
rogeriomasih
06/07/2007, 16:20
EHEHEHEHEH...ACERTOU!!!
"Tem que abrir para olhar, mas acho que vai ter que dar uma geral na turbina"
ALEXANDREO
06/07/2007, 22:49
Da Segunda Opçao To Fora, Vou Rodar E Ver Que Bicho Da, Ja Estou Convencido De Que E Normal, Hoje Mesmo Passou Por Mim Uma Ranger Igualzinha A Minha, Ate Na Cor E O Barulho Era O Mesmo, Ou Todas As Rangers Que Vejo Estao Bichadas Ou E Natural Do Projeto.
Grande Abraço Pro Pessoal.
FabioMoura
07/07/2007, 13:04
Da Segunda Opçao To Fora, Vou Rodar E Ver Que Bicho Da, Ja Estou Convencido De Que E Normal, Hoje Mesmo Passou Por Mim Uma Ranger Igualzinha A Minha, Ate Na Cor E O Barulho Era O Mesmo, Ou Todas As Rangers Que Vejo Estao Bichadas Ou E Natural Do Projeto.
Grande Abraço Pro Pessoal.
Concordo com vc Alexandre. Há 5 meses que estou com a minha Ranger 2.8 TGV, um mecanico louco disse que esse assobio quer dizer que a turbina tá ferrada, levei na Sertões, o Claudio Toyota olhou e afirmou q todas as tubinas com TGV tem esse assobio. Tanto as Rangers quanto outras pick-ups, mesmo zeradas, tem esse assobio, é só prestar atenção. Agora, tem-se sim que vê se é assobio ou barulho rossando ferro com ferro que aí pode ser as palhetas... O Bom mesmo, é levar num cara q trabalhe (honestamente) com turbina e não adianta levar em concessionária, pois é muito dificil vc pegar um cara que queira procurar o problema, eles querem logo é trocar peças.
Abraço a todos
ALEXANDREO
08/07/2007, 11:47
E Isso Mesmo Fabio, Vou Rodar E Continuar Observando, Mas Sem Paranoia, Se Tiver Alguma Novidade Posto No Forum, E Quanto A Ir Em Concessionaria So De Falar Tenho Alergia, Se Tivesse Ido Ja Estaria De Turbina Nova E Provavelmente Assobiando, Teria Limpado Os Bicos, "descarbonizado" O Motor, Trocado Os Calços Do Motor E Cambio, Discos E Pastilhas, Amortecedores, E Mais Algumas Coisanhas E Provavelmente Nao Me Sobraria Dinheiro Para Dar Uma Chegada Ai Pelo Nordeste Semana Que Vem. To Chegando Na Paraiba Dia 18 Antes Passando Por Aracaju E Maceio, E Por Onde Mais Tiver Uma Praia E Um Visual Maravilhoso, Nao Vejo A Hora De Zarpar.
Grande Abraço Pra Galera Do Forum
Alexandre
Henrique B
28/04/2012, 21:04
Galera, troquei há alguns dias a TGV da minha ranger, mas ela não faz nem um pouco de barulho, e tá fazendo muita fumaça, quando pisa mais forte, pro motor subir giro.
Eu estou achando que ela está trabalhando muito pouco, e consequentemente, gerando pouca pressão, pois não faz nem um barulhinho, não faz nada, o que é muito estranho, já que uso escape direto.
Não tenho manômetro, mas queria saber se tem como ver se ela tá gerando pressão adequada para o funcionamento normal do motor, tem algum jeito pra isso, sem ser com o manômetro?
Estou pensando em regular o calço das aletas, pra deixá-las mais fechadas, pra ver se melhora o desempenho, alguém poderia me instruir onde fica a regulagem dessas aletas?
Obrigado!
BRAVOECONOVEMBER
29/04/2012, 12:46
Galera, troquei há alguns dias a TGV da minha ranger, mas ela não faz nem um pouco de barulho, e tá fazendo muita fumaça, quando pisa mais forte, pro motor subir giro.
Eu estou achando que ela está trabalhando muito pouco, e consequentemente, gerando pouca pressão, pois não faz nem um barulhinho, não faz nada, o que é muito estranho, já que uso escape direto.
Não tenho manômetro, mas queria saber se tem como ver se ela tá gerando pressão adequada para o funcionamento normal do motor, tem algum jeito pra isso, sem ser com o manômetro?
Estou pensando em regular o calço das aletas, pra deixá-las mais fechadas, pra ver se melhora o desempenho, alguém poderia me instruir onde fica a regulagem dessas aletas?
Obrigado!
Olha só, o melhor mesmo é ter um manômetro pra tirar a dúvida. Podes conseguir em alguma oficina de turbo que meçam pra ti, ou parte logo pra instalar um no painel, é prático como indicação do funcionamento e muito divertido.
Quanto à regulagem, como é uma TGV, não é assim tão trivial não, ainda mais que estás sem manômetro. Isso porque a TGV tem uma regulagem que vai te dar um compromisso entre alta rotação e baixa. Ao alterar a regulagem da abertura dos estatores da turbina, se fechar mais vai dar mais pressão em baixa, mas vai estrangular mais o motor em alta. Se abrir, vai liberar mais o motor em alta, e dar pouca pressão em baixa.
Moral da estória: antes de mais nada, meça e verifique o comportamento. Podes chegar à conclusão que precisas é regular bomba e bico, ao invés de mexer na turbina.
Henrique B
01/05/2012, 18:59
Na verdade, eu não quero regular o momento em que ela muda de posição, mas sim, deixar as aletas mais fechadas, quando elas está na posição inicial.
BRAVOECONOVEMBER
02/05/2012, 22:07
Pois a isso que me refiro... se buscares trazer mais pra fechada em baixa, significa que elas vão também ficar mais fechadas em alta, amarrando o motor quando o fluxo de escape é maior. É sempre um compromisso entre alta e baixa. Instale um manômetro... se não pela parte técnica, pela estética de poder dirigir vendo o ponteirinho trabalhar... tá, tá, confesso: foi só pra isso que eu coloquei na minha... duendes...
Henrique B
03/05/2012, 11:22
To gostando dessa ideia kkkkkkkkk
Você poderia me indicar alguma marca de confiança, e preços?
Dá trabalho instalar?
Quem sabe não coloco um desses né :twisted: :twisted:
Wagnerreis
03/05/2012, 14:21
e galera esquenta nao a minha tambem assobia igual a canario belga ja troquei junta do coletor e continua a mesma coisa tirei a turbina fora pra dar uma olhada e ela ta normal acho q esse assobio e normal da turbina mesmo!!! é so chega a bota!!!!
Henrique B
03/05/2012, 19:27
e galera esquenta nao a minha tambem assobia igual a canario belga ja troquei junta do coletor e continua a mesma coisa tirei a turbina fora pra dar uma olhada e ela ta normal acho q esse assobio e normal da turbina mesmo!!! é so chega a bota!!!!
O problema é justamente esse, antes de eu trocar a turbina, ela cantava bonito, e agora não canta mais :-(
O problema é justamente esse, antes de eu trocar a turbina, ela cantava bonito, e agora não canta mais :-(
Cara, porque você não tenta mexer no pente de novo, quem sabe num volta a cantá....
Abraço
Fubá
Henrique B
05/05/2012, 13:56
Cara, porque você não tenta mexer no pente de novo, quem sabe num volta a cantá....
Abraço
Fubá
Meu Caro
O "cantar" que eu me refiro, é porque ela não da aquele assovio mais, quando tá enchendo, é porque acho que ela tá trabalhando muito devagar, e gerando pouca pressão, mas infelizmente ela também não tá piando como antes, nas trocas de marcha :-(
Pretendo instalar um manômetro, e verificar a pressão gerada, pra ver se ela realmente tá trabalhando pouco.
PS: Depois que troquei a turbina, ta fazendo uma fumaça escandalosa também.
Abs
Henrique
BRAVOECONOVEMBER
05/05/2012, 15:28
Sim, sim, turbina trabalhando assovia. É o que os turbos fazem.
Manômetro os orlan rober argentinos vão bem e são em conta (tendo a oportunidade de adquiri-los, lógico). de 0 a 2 Kgf/cm2 são os ideais ( o meu é de 0 a 3, porque é o que tinha à disposição, mas funciona bem mesmo assim, dá pra ler legal - ainda quero ver se consigo um fundo preto pra combinar com os instrumentos do painel). Nada de misterioso, qualquer um serve.
Segue minha sugestão de instalação. A mangueira de tomada de pressão vem de um T colocado antes da tomada da LDA, pra ter uma leitura mais estabilizada (tem relatos de que leitura direto no coletor dá muita oscilação no instrumento), e passa na parede de fogo junto de um daqueles "cudeburro" que passam fiação debaixo do painel. Suporte do manômetro colado com dupla face 3M pra uso exterior (forte mesmo, só cortando pra soltar).
Desculpa as fotos, saíram na corrida aqui e com um só braço (tô embalando o piá pra dormir com o outro...)
345215 345216