Ver Versão Completa : Sonorização Ranger CD.
TylerNTL
28/06/2007, 12:14
Caros colegas,
Estudando um upgrade no som da minha Ranger estou com as seguintes dúvidas:
1-Quais os maiores alto-falantes que cabem nas portas dianterias e traseiras?No meu catálogo de peças o alto-falante original é 5x7, porém um instalador já me sugeriu instalar 6x9 (mas não senti firmeza).
2-Neste mesmo catálogo aparece como acessório um subwoofer (vide foto). Alguém possui ou conhece este subwoofer? Ele funciona bem? Em que local ele é instalado?
Thelmo, pelo que parece esses 2 subs são bem pequenos, deve ter algo como 6 polegadas
não vale a pena, pois é muito fraco (100 watts rms, com 2 falantes) eeca... se tu procurares, ja teve tópicos de como sonorizar melhor a ranger cabine dupla... dei a idéia pro meu vizinho q comprou uma, retirei aqui do fórum, que foi a instalação de um sub no meio dos pés do banco traseiro, virado para baixo numa caixa selada, só que você perde o espaço para o terceiro passageiro do banco traseiro, mas da um belo pancadão, podes pedir pra quem fazer a caixa, fazer 2 porta copos e mais algum outra utilidade
mas... ta ai, se você ir no mecanismo de busca achara sugestões!
abraços
ramonpoa
28/06/2007, 13:20
Me parece que o acessório Ford não é o mais indicado para um som de qualidade....
No próprio mercado livre você vê sub ou módulos que se encaixam em baixo do banco (slim) e você pode tirar algo que preste, se colocar uns twiters na porta ou outro local do painel....
Recomendo, para "economizares" recursos, procurares uma "boa" oficina de som veícular (em Natal deve ter) e pedir idéias para eles (que tem experiência).
Um sub de 10' ou 12" + módulo + twiters e troca dos alto-falantes originais, se necessário.....
Nas portas, cabem falantes 6x9 mas precisa cortar um pouco a lata com uma serra tico-tico.
coloca kit 2 vias 5" na frente, os bravox CS50D sao um otimo custo beneficio.
nas portas traseira pode colocar uma par de coxial 5x7 bravox tbm..liga direto nas saidas de trás do player..
o problema da ranger fica com o sub.. ja vi gente que colocou no lugar de colocar os pés mesmo... ou, vc pode colocar um ARLEN COMPACT; Bomber SLIM ou qualqer umd esses de baixo do banco..
amplificador, um AudioBank 4100 ja da conta do recado..vai ficar com um som bonzinho interno!
rogeriomasih
03/07/2007, 00:07
Botei umas caixinhas básicas da selenium na porta. Estava querendo instalar ao sub, mas não estava encontrando lugar. Embaixo do banco do passageiro fica legal?
Fabao-BHZ
03/07/2007, 13:23
Botei umas caixinhas básicas da selenium na porta. Estava querendo instalar ao sub, mas não estava encontrando lugar. Embaixo do banco do passageiro fica legal?
A minha Ranger é CS e coloquei um Bomber Slim 10'' atraz do banco trazeiro, ficou muito bom e perdi no máximo uns 2 cm.
Minha sugestão seria 2 kits 2 vias da BRAVOX:
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=8&products_id=391
Um SUB BOMBER Slim de 10'':
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=91&products_id=853
E um módulo igual da minha, HA 4.120 da HURRICANE), fica muito bom internamente com o melhor custo benefício:
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=2_19&products_id=1090
Essa loja tem preços muito bons, mais sugiro que vc cote tbém na somcuritiba.com.br
Pense tbém em bons cabos para ligação entre o player o módulo e os falantes, não economize em proteção (contra curtos) tbém....
Vlwwwww
rogeriomasih
04/07/2007, 00:17
Boas dicas...o preço dos caras tb está bom.
Valeu.
TylerNTL
06/07/2007, 12:50
Tô praticamente decidido por um bomber slim 8" numa caixa sob o banco do passageiro e gostaria de 04 6x9 nas portas.
Gouveia sabe se os 6x9 cabem dentro (com a forração original) das portas?
Na Cab. Dupla não cabe nem Bomber Slim detrás do banco de trás não. Na Cabine simples o espaço é maior do que na Cab. Dupla. Na minha só tenho dois amplificadores bem apertados atrás do banco traseiro.
O 6x9 não sabe, só se voce cortar a lata com tico tico. O maior tamanho nas portas dianteiras para o espaço original é o 5x7, e atrás é 6".
rogeriomasih
06/07/2007, 15:59
Confere essa:
http://www.arlen.com.br/falantes/index_2_item.asp?linhaid=a_sc
http://www.arlen.com.br/falantes/index_2_itemx.asp?ProdutoID=153
o preço dela na Leosound:
http://www.leosound.com.br/loja/advanced_search_result.php?keywords=arlen+compact&osCsid=2c458a541a78160306ccc640c1a7bdc1
A caixa tem que ser entre 13l e 15l. Acho que cabe embaixo do banco do passageiro (dianteiro). Para este caso é melhor uma retangular:
http://www.arlen.com.br/falantes/index_frame.asp?linhaid=auto
Se não for para um som muito pesado, dá para colocar com o módulo abaixo (AB 3000):
http://www.leosound.com.br/loja/advanced_search_result.php?keywords=ab+3000
EduardoToyota
06/07/2007, 18:28
Cara,
Se eu fosse você já partiria pra um trio elétrico na caçamba mesmo!
Além de animar os churrascos e festas com amigos, vc sente o som inteiro principalmente os graves dentro da cabine. Eu fiz na minha Hilux CD 95.
Também coloquei alo-faltantes 6x9 nas portas traseiras e ficou ótimo!
Pra quem gosta de um barulhinho a mais na pickup ta aí a foto! Eu mesmo quem fiz o som, se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar.
Um grande abraço
rogeriomasih
07/07/2007, 21:05
vc pode nos descrever os equipamentos?
tem alguma estivamativa de gasto?
vc pode nos descrever os equipamentos?
tem alguma estivamativa de gasto?
E ai Rogério blz...
Eu ainda não havia me manifestado porque estava vendo seu interesse em melhorar o som interno, mas se resolver montar alguma coisa na caçamba acho que posso te ajudar, pois estou fazendo exatamente isto na minha, pois participo de campeonatos de som, e posso passar um pouco do que aprendi, pois fui campeão gaucho em 2005 e 2006 na categoria trio elétrico, isso em uma blazer, agora o desafio e repetir o feito na Ranger...
Walter L. L. Casitta
08/07/2007, 20:10
Não poderia perder a oportunidade de comentar.
Numa boa, eu acho essa mania de colocar caixas de som na caçamba de um picape uma praga, principalmente quando andam com isso ligado na madrugada pelos bairros residenciais. Se não é pra perturbar pra que serve? O que os faz pensar que as outra pessoas querem ouvir a mesma música que você?
fuoristrada
08/07/2007, 22:16
Numa boa, eu acho essa mania de colocar caixas de som na caçamba de um picape uma praga, principalmente quando andam com isso ligado na madrugada pelos bairros residenciais. Se não é pra perturbar pra que serve? O que os faz pensar que as outra pessoas querem ouvir a mesma música que você?
x2
é isso ai
X 1/2
Em partes até concordo com vc, mas isso é o grande problemas de todos, a mania de generalizar as coisas ...
Eu por exemplo uso o meu em competições, e no dia a dia fica 100% desligado, pois também não concordo em fazer os outros ouvirem o que eu quero, sem contar que qdo faço um churrasquinho no sítio tem q ter um sonzinho, e lá o vizinho mais próximo fica a uns 2Km...
Tanto que qdo não tenho etapas próximas retiro o som da caçamba para evitar que me ''levem'' ...
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 10:50
X 1/2
Em partes até concordo com vc, mas isso é o grande problemas de todos, a mania de generalizar as coisas ...
Eu por exemplo uso o meu em competições, e no dia a dia fica 100% desligado, pois também não concordo em fazer os outros ouvirem o que eu quero, sem contar que qdo faço um churrasquinho no sítio tem q ter um sonzinho, e lá o vizinho mais próximo fica a uns 2Km...
Tanto que qdo não tenho etapas próximas retiro o som da caçamba para evitar que me ''levem'' ...
Fica difícil acreditar que alguém gaste tanto num equipamento desses pra usar tão pouco.
Na verdade o grande problema de todos não é generalizar e sim não saber que os direitos de um não pode sobrepor os diretor dos outros.
IGORFROTA
09/07/2007, 11:04
Tb concordo em parte !!!
Existe lei para isso !!!
Dentro dos limites legais não estamos invadindo o direito de ninguém !!!
Claro que também vale o bom senso !!!
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 11:16
Tb concordo em parte !!!
Existe lei para isso !!!
Dentro dos limites legais não estamos invadindo o direito de ninguém !!!
Claro que também vale o bom senso !!!
Nos estamos cansado de saber que nesse país não se cumpre as leis e ironicamente talvez até por falta de bom senso mesmo.
Nos estamos cansado de saber que nesse país não se cumpre as leis e ironicamente talvez até por falta de bom senso mesmo.
bom, nesse forum exemplos é o que nao falta ne Walter? Afinal de contas, colocar pneus maiores(muda o diametro total) e mexer nas caracteristicas originais do veiculo, como colocar um bodylift.. é contra lei!
Ola pessoal, sem querer ofender, nao sou partidario de ninguem, mas...
...estava lendo sobre colocaçao de som na ranger; assunto do meu interesse; e de repente uma discussao?
Por favor moderadores, moderem, controlem ou sei la oque, mas por favor nao deixem sair do topico.
Abraços a todos.
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 14:18
bom, nesse forum exemplos é o que nao falta ne Walter? Afinal de contas, colocar pneus maiores(muda o diametro total) e mexer nas caracteristicas originais do veiculo, como colocar um bodylift.. é contra lei!
Por que estariam fora da lei? Meu body lift e o pneus geram 0db SPL de ruido...:concordo:
samukanvas
09/07/2007, 16:35
Por que estariam fora da lei? Meu body lift e o pneus geram 0db SPL de ruido...:concordo:
Spl? Vixe.... :putz: Tio, vou pedir um favor pra vc.... num fala do que não sabe não tá.... atrapalha. :concordo:
Som pro carro é legal kit 2 vias.... os bravox cs50d são os mais alta fidelidade da linha "d". Os cs60d são mais "altos". Os tweeters são bem direcionais, portanto tire eles da frente do seu rosto ou ficará surdo :mrgreen:.
Sub, podem fazer caixa de fibra debaixo do banco de trás (tem espaço num tem?) Ou debaixo dos bancos da frente. Usem + de 1 se for de 8" e usem sempre dutadas. Na minha página tem um mini tutorial de como fazer pezinhos e caixas em fibra... é moleza. Usem megacharge 400 4 canais pra eles (barato e bão) (ou banda 5.0 5 canais pra ter surround
samukanvas
09/07/2007, 16:44
No mega usem 2 canais pros médios e tw e 2 pros 2 subs.
No banda siga o manual.
Usem bravox no sub ou outro importado como um swissaudio (barato e com alto spl). Bomber e outros piores tem picos de db que incomodam na musicalidade.
Eu recomendo UXP pra sub com 10". Tenho 2... são ótimos pra sub nacional.
samukanvas
09/07/2007, 16:53
Outra opção pra quem acha tudo muito complicado, compre 4 tweeters hi end de algum HT sony bão :mrgreen: e 4 mid range da bravox linha endurance, e2k de 6".... Funcionam bem e descem "quase" como um sub
Simples.. se sua pickup tem caracteristica original de 2 metros de altura, agora ela tem 2,05m.. vc alterou as caracteristicas originais.. e isso está fora da lei!
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 19:39
Simples.. se sua pickup tem caracteristica original de 2 metros de altura, agora ela tem 2,05m.. vc alterou as caracteristicas originais.. e isso está fora da lei!
:putz:Miranda entenda o que esta sendo dito antes de postar alguma coisa. Até parece o Samukanvas...
:putz:Miranda entenda o que esta sendo dito antes de postar alguma coisa. Até parece o Samukanvas...
Eu entendo que o som na pickup pode atrapalhar e os seus pneuzoes com bl nao.
Estou falando da forma que vc se referiu ao descumprimento das leis... parecendo que vc mesmo, nao o faz.
Caros colegas,
Estudando um upgrade no som da minha Ranger estou com as seguintes dúvidas:
1-Quais os maiores alto-falantes que cabem nas portas dianterias e traseiras?No meu catálogo de peças o alto-falante original é 5x7, porém um instalador já me sugeriu instalar 6x9 (mas não senti firmeza).
2-Neste mesmo catálogo aparece como acessório um subwoofer (vide foto). Alguém possui ou conhece este subwoofer? Ele funciona bem? Em que local ele é instalado?
Olá Thelmo, voltando as dúvidas, já que o tópico é som, uma idéia que me deram, seria colocar um sub no lugar do console central, perderia o console, mas tem espaço suficiente pra montar uma caixa e provavelmente com baixo custo, pois poderia usar um sub woofer simples, nada de importados ou coisas muito sofisticadas...
E espero que os ''outros'' colegas respeitem o tópico, afinal recem comprei uma ranger e no primeiro tópico que entro já começa assim, neste ponto sinto saudades da sportage, pelo menos no forum de SUV's era tudo mais tranquilo...
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 21:28
Eu entendo que o som na pickup pode atrapalhar e os seus pneuzoes com bl nao.
Estou falando da forma que vc se referiu ao descumprimento das leis... parecendo que vc mesmo, nao o faz.
:putz:Você venceu Miranda. Então pode mandar me prender...
samukanvas
09/07/2007, 22:55
EGil,
É bom vc mudar seus conceitos quanto a subs importados. Eles são mais baratos e melhores que um nacional. Enquanto vc compra selenium a 200, vc pode ter um swissaudio por 160. Mais barato e muito melhor pro que vcs querem.
O conceito pra se escolher um sub é tamanho da litragem. Já que vcs têm problema de espaço, quando mais tocar um sub na menor litragem, melhor. É melhor um sub de 8" na litragem certa que um de 12 na errada. O de 8" acabará tocando mais. Tocar mais quer dizer ser ouvido dentro do carro...
Abs
samukanvas
09/07/2007, 22:58
:putz:Você venceu Miranda. Então pode mandar me prender...
Miranda, é foda falar alguma coisa quando se está errado tb.... :mrgreen: O walter tá falando sozinho... coitado.... :mrgreen:
Maldade....
:mrgreen:
Walter L. L. Casitta
09/07/2007, 23:21
EGil,
É bom vc mudar seus conceitos quanto a subs importados. Eles são mais baratos e melhores que um nacional. Enquanto vc compra selenium a 200, vc pode ter um swissaudio por 160. Mais barato e muito melhor pro que vcs querem.
O conceito pra se escolher um sub é tamanho da litragem. Já que vcs têm problema de espaço, quando mais tocar um sub na menor litragem, melhor. É melhor um sub de 8" na litragem certa que um de 12 na errada. O de 8" acabará tocando mais. Tocar mais quer dizer ser ouvido dentro do carro...
Samukanvas,
Você é o meu engenheiro acústico preferido. Quando eu fizer 94 anos eu quero ser igual a você.:mrgreen:
rogeriomasih
09/07/2007, 23:37
acho que o objetivo do tópico é discutir aspectos técnicos sobre como colocar som em uma pickup. Todos estavam apresentando suas contibuições.
Se alguém não se interessa ou não concorda com o tema, não precisa postar nada.
Quanto ao que é caro ou útil, acho que isso é determinado pelos valores e prioridades de cada um...é uma decisão muito particular.
me despeço aqui do tópico.
Abraços para todos.
EGil,
Abs
Nao acho os swiss audio tao superiores assim...
um swiss audio 300-400rms comparado a um UXP por exemplo, ficaria com o UXP..
porem, subs importados, como os kickers, mtx... sao otimos e usam litragens bem pequenas.
No lugar do console central, imagino que de pra colocar um Solobaric S10 ou 12 numa selada, litragem indicada pelo manual.
Se quer algo ignorante auehaueh parta para um 9510 MTX ou vá logo atras de um JL w7 8" ou 10"
samukanvas
10/07/2007, 00:36
Boa Miranda :concordo: Já vi que vc saca do assunto tb 8)
Quando eu falei do swiss é porque vc pode encontrar ele a preço de arlen. E por ter alto spl, ele vai se destacar melhor dentro da cabine da ranger. Ou seja: menos potência, mais grave... menos $$$, mais qualidade.
Eu tb prefiro o uxp que o swiss... são bem melhores.
Pra quem gosta de qualidade, um focal de 11" ou JL w3 de 10" são os melhores.... são mais caros, mas são mais high end. Pra qualidade as caixas devem ser band-pass.
<FONT style="BACKGROUND-COLOR: #f5f5ff">Os kicker (tenho um par de L7 de 12") pedem litragem muito pequena pra selada mesmo. São show. E com a vantagem de serem baixos em "altura" e terem excursão de 15mm... muito bom. No console central acho que vai ter que soldar as porcas pra não soltar tudo. Aí já deixa de ser qualidade e vai precisar de módulo com uns 800rms. Fica mais caro no final.
samukanvas
10/07/2007, 00:38
Aí já deixa de ser qualidade e vai precisar de módulo com uns 800rms. Fica mais caro no final.
Eu voto por caixa de fibra por trás do banco do traseiro com 2 subs de 10" (uxp. Dê preferência aos antigos... sem ser os novos power. Ainda dá pra encontrar nas lojas. Eles são mais "planos" que os Power. Os power tem mais spl) e um banda 5.0 com 2 kits 2 vias cs50d. Fica um show de som com média qualidade (ou muito boa para os ouvidos comuns).
samukanvas
10/07/2007, 00:43
Site bom pra conhecerem mais é o www.autosom.net (http://www.autosom.net/) tem vários testox legais sobre musicalidade.
Sobre os MTX, sou fã tb.... a série 9500 dá show! Entre eles e os solox eu fico com os splinters, re's, erathquake's ou cerwin vega linha stroker pro :mrgreen:. Alí o bixo pega :palmas: Mais precisa muito fio grosso, muitos rms, muita bateria e muita litragem :rolleyes:.
Pra quem mora no sul, seria bom atravessar a fronteira e comprar kicker, pioneer ou mtx a preço de banana. Se comprar, pode comprar um par de 9515 bobina dupla de 2 pra mim que eu compro :mrgreen:.
samukanvas
10/07/2007, 00:50
Ultima parte da minha mensagem picada por causa do fórum.
O país que vende barato é o paraguai... lógico :D
E miranda, os L7 de 12 pedem 92lts cada, fora o duto, já contando com o espaço do sub.... Foda... essa é a caixa pra max spl. Acima disso passa do limite de xmáx. e tu queima o brinquedo.... :roll: Mesma coisa pros MTX viu.... esses subs pra tocar tudo precisam de dutos gigantes e litragens animais.... Mas tocam forte numa seladinha pequena tb.
abs
EGil,
Abs
Concordo com vc Samukanvas, a litragem certa é tudo para um alto-falante, principalmente sub, e sinceramente, qto a falantes pqnos não conheço muito os importados, até pq aqui no Sul infelizmente temos poucas opções ...
samukanvas
10/07/2007, 12:46
Concordo com vc Samukanvas, a litragem certa é tudo para um alto-falante, principalmente sub, e sinceramente, qto a falantes pqnos não conheço muito os importados, até pq aqui no Sul infelizmente temos poucas opções ...
Cara, os sites que citaram nesse tópico te entregam em casa. Fora que estando no sul o paraguay é logo alí.... :concordo: Arruma uma viagem pra lá e compre a preço de banana :D
Abs
Ultima parte da minha mensagem picada por causa do fórum.
O país que vende barato é o paraguai... lógico :D
E miranda, os L7 de 12 pedem 92lts cada, fora o duto, já contando com o espaço do sub.... Foda... essa é a caixa pra max spl. Acima disso passa do limite de xmáx. e tu queima o brinquedo.... :roll: Mesma coisa pros MTX viu.... esses subs pra tocar tudo precisam de dutos gigantes e litragens animais.... Mas tocam forte numa seladinha pequena tb.
abs
Sim, pra max spl o bixo pega nas caixas
O noisesteel la do forum da autosom tinha 2 mtx 9515 se nao me engano! Pensa no grave auehuaheuaheuae
o Papillon me contou uma vez, um fazendeiro de SP montou acho qe 3 W7 10" dentro de uma pajero 2 portas... diz que era ANIMAL o grave.
TylerNTL
11/07/2007, 14:25
Samukanvas,
Meu orçamento é de R$ 600,00:
400 - para dois pares de 6x9
200 - para um sub de 8"
já tenho uma AB3000 e o cd player
Existe espaço para caixas para sub 10" atrás do bando traseiro?
Meu plano inicial era uma caixa com um de 8" em baixo do banco da frente. Se for o caso eu instalo uns calços na base do banco para ganhar uns 4cm (Walter já postou algo sobre uma experiência com uns calços destes)
O que você acha dos 04 6x9 nas portas são uma boa opção?
Eu acho q atras dos bancos traseiros não cabe, pois na minha coloquei uma chapa de mdf para fixar dois amplificadores e acabou com todo o espaço ...
TylerNTL
21/07/2007, 20:23
Em um comentário anterior disseram que daria para instalar um 6x9 nas portas, porém precisava cortar um pouco da lata.
Estou até disposto a cortar a lata, mas fico com medo de não dar certo na profundidade (ficar batendo no vidro).
Alguém tem alto-falantes 6x9 nas portas da Ranger?
De que tipo?
Quais adaptações foram feitas para instalação?
felippetti
24/07/2007, 22:13
Thelmo,
eu tenho um par de Pioneer 6x9 nas portas dianteiras (triaxiais)... Nas traseiras (SuperCab) tenho um par de 5x8 coaxial.
O que posso dizer é 'nao subestimem a parte traseira da cabine'... Bem calculado, dá pra tirar a litragem pra um (talvez dois) sub(s) pequeno(s)...
Se quiserem dar uma espiadinha no meu som, visitem http://www.cardomain.com/ride/2631468/5
Abraço!!
samukanvas
25/07/2007, 01:26
Thelmo,
Eu tive um sonzinho parecido com o seu numa ranger stx 4x2 (a mary cana) em 97. Ô tempo bão de gasolina a ,60 cents... :mrgreen:
Eu nunca fui fã da distribuição correta das frequências... tweeter eu nem faço muita questão (prefiro um mid range de 4 ou 3 pol :mrgreen:). Mas na minha ranger tinham 4 bravox triaxiais 6x9 só na potência de um alpine (cd player) e parecia um carnaval em salvador do lado de um trio elétrico. Pqp... eu nem ligava aquilo direito.... puta negócio escandaloso :putz:. O macete foi fechar todo o interior da porta fazendo com que ela ficasse "selada" pra reforçar os graves e eles aparecerem mais. Dá uma diferença pequena, mas faz bem pros ouvidos já que o grave dos 6x9 geralmente são das faixas mais altas, 100hz ex.. Pra quem gosta de batidas secas é ótimo só 4 6x9.... mas se gosta de extentido (buuuuuummmmmm) é legal por sub. A fórmula é bem simples pra o sub aparecer no som do carro. Área do cone x xmáx. Quanto mais dos dois, mais grave e mais frequência baixa ele tocará.
Começe com os 4 6x9... sentiu que falta algo mais? coloque 2x8" ou 1 de 10" (tente fazer caixa dutada). É que os subs de 8 tão mais pra midbass que pra sub.... tenho preconceito deles. Já os de 10 são mais subs mesmo. São rápidos, não embolam frequência nem precisam muita potência pra tremer o interior do carro.
Uma dica de amp são os nacionais digitais. Tenho como gosto pessoal os taramps. Tenho 2 e eles são fáceis de regular, pequenos, consomem pouco e tocam muito. Um exemplo é o tara de 400rms da minha muié. Toca 1 UXP power de 10 numa caixinha de 24lts (feita por mim) seladinha. Tá certo que o controle do sub melhora muito com selada e dá até pra abusar na potência (Usar uns 500rms nele. Nominal o sub é 400), mas o amp é show. Custo de 300 e poucos reais e entrega realmente os 400rms (Num é igual os banda que dizem 1000rms e tocam 700 na verdade porque a medição é feita com 15v de corrente. Porra, se um raio atingir seu carro, quem sabe, vai fazer o banda tocar... :mrgreen:). O subzinho tb é muito bom (baixo, bom pra lugares apertados e com excelente custo benefício). O amp tem mais ou menos 22x17x5cm e pico de 33 amperes! (que eu me lembre). Com 400 rms vc faz um estrago com um trio elétrico sem precisar de bateria de trator, por ex. O bom desses amps digitais é que eles têm várias proteções, inclusive de "clip", que seria o amp identificando a distorção do sub (numa maneira bem resumida de explicar). Distorção queima sub. Então, se for gastar no sub, compre um bom amp.
O segredo do som é ir comprando devagar e ir se acostumando a regular. Tive muitos amigos apanhando com sub fodão porque o "estaladô" fazia cagada. Geralmente uma bateria boa e uma regulada resolvia. Então o melhor é vc aprender a usar o que tem e depois ir comprando. Compre coisas boas. O preço das ruins são bem parecidos com os equipamentos bons. Teste, pesquise, veja tocando... se precisar de conselhos pergunte pro miranda....:mrgreen: Ele conhece uns caras feras no autosom.
Abs
cara, depois que vi o video de um JL w7 8" numa ranger no youtube..perdi o preconceito! uhauehaueha
meu tio tem 2 Pioneer IMPP(pra mim, acho qe um dos subs mais locos qe tem auehaue) 8" no tampao de um tempra alimentados por um boosterzin.. cara, toca até bem, DENTRO DO CARRO, para o q tem ali.
samukanvas
25/07/2007, 13:29
Putz, tinha esquecido :putz:... Que bom que vc falou no impp... tem sub free air tb heim cara.... uma solução boa pra quem não quer caixa. Eu não gosto... :rolleyes: Mas tem gente que adora :concordo:
Meus primeiros subs foram esses pioneer de 12 :mrgreen: Depois dois "roxinhos" de 15" (endurance bravox). Depois fiquei fresco e fui pros imports...
Aproveitando o tópico, eu estou procurando um porta-trecos de 1 Din para colocar na minha Ranger... estou precisando de um fechamento depois que troquei o meu Kenwood 2 din por um DVD de 1 din. Alguém sabe onde posso achar esse tipo de coisa?
Felipetti, onde você comprou essa câmera? Também estava querendo colocar uma (na verdade, duas, se eu achasse uma boa câmera IR para olhar pra frente... mas não encontrei nenhuma interessante).
felippetti
26/07/2007, 00:14
A minha cam é bem simplezinha, LLeeoo... daquelas do paraguas... Mas resolve: engato a ré e tá lá a imagem. É o ouro!!
Eu acho que o portatrecos do Fiesta resolve o caso. Pretendo experimentar na minha, pois meu Pioneer tb é 1-din...
Putz, tinha esquecido :putz:... Que bom que vc falou no impp... tem sub free air tb heim cara.... uma solução boa pra quem não quer caixa. Eu não gosto... :rolleyes: Mas tem gente que adora :concordo:
Meus primeiros subs foram esses pioneer de 12 :mrgreen: Depois dois "roxinhos" de 15" (endurance bravox). Depois fiquei fresco e fui pros imports...
cara...esses endurance roxinhos tem fama...
dizem ser um dos melhores bravox ja feitos!!
TylerNTL
26/07/2007, 13:56
Thelmo,
eu tenho um par de Pioneer 6x9 nas portas dianteiras (triaxiais)... Nas traseiras (SuperCab) tenho um par de 5x8 coaxial.
O que posso dizer é 'nao subestimem a parte traseira da cabine'... Bem calculado, dá pra tirar a litragem pra um (talvez dois) sub(s) pequeno(s)...
Se quiserem dar uma espiadinha no meu som, visitem http://www.cardomain.com/ride/2631468/5
Abraço!!
Felippetti,
Para instalar os 6x9 nas portas dianteiras teve alguma adaptação?
Você sabe qual a profundidade máxima que caberia?
Tô com receio de conseguir um preço legal, comprar e na hora de instalar não ficar legal. Bater no vidro, etc...
Boa, vou experimentar... vou ver se acho no ML ou em alguma loja de acessórios em SP
felippetti
27/07/2007, 00:03
Felippetti,
Para instalar os 6x9 nas portas dianteiras teve alguma adaptação?
Você sabe qual a profundidade máxima que caberia?
Tô com receio de conseguir um preço legal, comprar e na hora de instalar não ficar legal. Bater no vidro, etc...
Na real eu teria que desmontar a porta pra te responder. Minha Ranger já veio com os 6x9 instalados... Talvez fosse o caso de vc ir numa instaladora e experimentar. Não deve ser novidade pra quem instala som...
boa sorte!
rogeriomasih
30/07/2007, 20:21
Senhores,
na opinião de vc´s, qual a melhor combinação para ´despiorar´ o som da minha ranger? (todas as opções tem preço +/- equivalente). As opções estão separadas pq está dando pau aqui...
1) Arlen compact 10" + caixa + AB 3000
rogeriomasih
30/07/2007, 20:32
1) Arlen compact 10" + caixa + AB 3000 *** 2) Bomber slim 10" + AB 3000 *** 3) Caixa amplificada sub boog 8" (
rogeriomasih
30/07/2007, 20:35
(http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=91&products_id=2279&osCsid=3749634d947a7b25d44fb87a82b78e52)*** 4) caixa amplificada 2 x sub boog 6" (
rogeriomasih
30/07/2007, 20:36
(http://www.sidartec.com.br/web/novo/PRODUTO_DETALHES.ASP?CODIGO=94) *** Tem muita diferença entre uma bomber slim de 8" para a de 10"?
Na real eu teria que desmontar a porta pra te responder. Minha Ranger já veio com os 6x9 instalados... Talvez fosse o caso de vc ir numa instaladora e experimentar. Não deve ser novidade pra quem instala som...
boa sorte!
Opa, quando eu tinha 6x9 na frente teve que cortar um pouquinho sim. A medida original seria 6x8 que na verdade nem existe... um 5x7 cabe fácil, que são os que eu tenho atrás.
Hoje eu uso par woofer 6" / tweeter da JL e estou bem mais feliz, recomendo!
Dieselboy
31/07/2007, 21:32
"... mas o amp é show ..... Num é igual os banda que dizem 1000rms e tocam 700 na verdade porque a medição é feita com 15v de corrente. Porra, se um raio atingir seu carro, quem sabe, vai fazer o banda tocar... :mrgreen: ..."
:lol: :lol: :lol: :lol:
Nessa mesma época 94/95 a Rockford Fosgate era tida como uma das bam-bam-bans do som automotivo aqui no Brasil :parede: lembro que entrava em discussões Homéricas por "remar contra a maré" sempre que dizia aos fanáticos pela marca que stavam sendo "tapeados" ao comprar essa marca, pois a potencia que a RF anunciava em seus amps era irreal, por um motivo bem simples, era medida em 14,4V!!! :mad: ou seja, para conseguir extrair a potencia prometida dos amps o veículo teria que estar funcionando com o alternador a plena carga, resumindo ..... PICARETAGEM!!! :evil: pois na época nos campeonatos de som os veículos eram aferidos com motor desligado!!!
Na época contrariando o "bom senso local" dos auto-denominados experts em som :rolleyes: fui dos primeiros a desembarcar (via Ciudad del Este :mrgreen:) as primeiras "levas" de amps MTX Série Thunder :palmas::dance: estes sim entregavam o que prometiam e inclusive vinham com "laudos" de QC (controle de qualidade) atestando entregar potencia maior que a especificada :shock:
Tive um MTX 2300 (600 W RMS em bridge) que segundo medições entregava 654 W RMS!!! em 12V!!! :shock: :palmas:
hoje em dia o papo eh outro com um RF.. nao eh dificil ver testes dando acima da potencia declarada..
acho qe eles aprenderam com a mtx uaheuae
Opa!
Então, coloquei o porta-trecos no painel, encima do DVD. Comprei um original do Hoda Fit, fixei sobre o DVD com velcro. Falta ainda mais alguns ajustes e um acabamentozinho que ainda não sei como vou fazer. Talvez uma borracha também para as coisas não ficarem batendo (chave etc.).
Ficou muito legal, e para quem tem Ranger vale a pena - mais bonito e mais útil que aqueles frames ridículos.
Infelizmente não tenho uma câmera digital para mostrar aqui como ficou (mão de vaquismo tá f*).
Pessoal, eu tenho 4 6x9 na Ranger, teve que cortar pouca coisa. Fiz isso porque não achei local pra colocar sub na Ranger, atrás do banco traseiro não cabe nada e embaixo eu uso muito o espaço para cintas, anilhas, chupeta de bateria, cx de ferramentas, etc.
Aonde vcs colocaram?
[]s
Arthur,
A minha é estendida. Coloquei no lugar do "jump seat" atrás do banco do motorista. O Felipetti colocou no lugar das ferramentas, fica mais legal. O meu eu fiz desse jeito pra ficar "stealth" e ele fica apontado pra baixo para refletir o som.
edubelem
08/08/2007, 14:55
Pocha, se eu fala que até uns 6 meses atrás, eu usava ainda, um TOJO GR-300, a maioria não vai saber nem do que se trata he he he...
[]'s
felippetti
08/08/2007, 23:12
Arthur,
A minha é estendida. Coloquei no lugar do "jump seat" atrás do banco do motorista. O Felipetti colocou no lugar das ferramentas, fica mais legal. O meu eu fiz desse jeito pra ficar "stealth" e ele fica apontado pra baixo para refletir o som.
Tens fotos da tua instalação, Leo?
samukanvas
09/08/2007, 14:21
Forum zoado. Resposta em .doc :concordo:
edubelem
09/08/2007, 14:43
Nossa samuka, tu é a cara do Fred he he he he...
Esses tojos eram tão bons que o meu durou até o fim do ano passado, e estou pensando em conserta-lo.
Abs,
Tens fotos da tua instalação, Leo?
poxa, eu sou pé rapado e não tenho câmera digital :(
mas se conseguir uma emprestada eu posto aqui
TylerNTL
11/08/2007, 13:51
Finalmente comecei a compra do som...
Primeiro foi um kit duas vias bravox CS57D
Depois vem o amplificador e sub...
O problema é o sub:
Onde instalar
Alguém já instalou um desses slim tipo o da foto atrás do banco traseiro?
Funciona bem?
rogeriomasih
14/08/2007, 14:11
Comprei um AB 3000 e sub compact de 10" da arlen, fiz uma caixa e coloquei atrás do banco. Deu muita dor de cabeça para ficar legal. http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=1962
rogeriomasih
14/08/2007, 14:12
Em primeiro lugar pq atrás do banco traseiro tem um suporte de plástico - é como se fosse a estrutura interna do banco - que vibra muito e enche o saco. O jeito foi forrar com uma camada de esponja e abrir uma saida lateral na caixa de sub.
o som ficou bom, mas agora o encosto não trava mais...ele ficou somente um pouco afastado, mas como ando sozinho na maior parte do tempo, vai ficar assim mesmo. Mesmo sem encostar na cabine, não chegou a ficar incomodando os passageiros traseiros.
Vou bater umas fotos e mostrar como ficou. Saliento que o som ficou legal.
E ai Rogerio blz,
Tenho uma sugestão simples e barata para seu encosto, retire a argola que fica pressa na parede traseira, abaixo da janela, onde o banco trava, e coloca uma porca em cada uma, funciona como um prolongador, o meu banco não travava quando instalei os amplificadores atras, e com isso resolveu, esta travando perfeitamente. Os parafusos originais já são bem longos, mas se precisar mais curso é só comprar uns maiores ...
TylerNTL
14/08/2007, 20:09
Rogério,
Este também é o meu plano, estava precisando apenas escutar alguém dizendo que fez e funcionou.
Fez a caixa de que?mdf?
Qual as dimensões? (Estou pensando em fazer um paralelepípado tipo na figura anexo)
Será que não melhora se fizer uma caixa com uns 80cm descontado um resaltozinho que tem entre os dois encostos e colocar 02 sub's?
rogeriomasih
15/08/2007, 19:28
Fala, Gil.
Obrigado pela dica.
Segui o teu conselho e deu certo, mas tive que usar duas porcas. Vou ver se vai ser necessário utilizar um esbarro para apoiar a outra extremidade do banco.
E ai Rogerio blz,
Tenho uma sugestão simples e barata para seu encosto, retire a argola que fica pressa na parede traseira, abaixo da janela, onde o banco trava, e coloca uma porca em cada uma, funciona como um prolongador, o meu banco não travava quando instalei os amplificadores atras, e com isso resolveu, esta travando perfeitamente. Os parafusos originais já são bem longos, mas se precisar mais curso é só comprar uns maiores ...
rogeriomasih
15/08/2007, 19:37
Oi, Thelmo.
o formato da caixa é esse mesmo, não tem muito como fugir As dimensões depende das limitações do espaço e da cubagem necessária ao tipo de sub que vai ser selecionado.
No meu caso foi um sub compact de 10" (arlen), o qual necessita de (salvo engano) de 15m³ para caixas seladas e 12m³ para caixas dutadas.
rogeriomasih
15/08/2007, 19:40
Utilizando apenas o banco maior, acabou ficando apenas com uns 8m³ e acabei tendo que fazê-la com duto.
Recomendo que vc utilize ambos os bancos, mas não sei se vai dar para utilizar dos subs (em função da limitação de cubagem interna da caixa). Me diz o seguinte, será que realmente são necessários dois?
Outra coisa: se vc utilizar os dois bancos com a caixa, onde vc vai colocar o módulo? embaixo do banco?
Mais uma: te prepara para a vibração da estrutura interna do banco. Acabei isolando com uma manta de esponja que tinha uns 2 com de espessura - acho que uma um pouco mais fina teria resolvido, mas estava estressado no dia e acabei colocando logo essa.
Alguém já teve este problema? como resolveu?
rogeriomasih
15/08/2007, 19:41
Especificação do SUC COMPACT 10":http://www.arlen.com.br/falantes/index_frame.asp?linhaid=auto
TylerNTL
15/08/2007, 20:27
O plano é colocar o amplificador embaixo do banco do passageiro, porque ele vai ter que tocar um kit duas vias de 70WRS (cada) instalados nas portas.
Onde/como você fez o duto? De que tamanho ele ficou?
rogeriomasih
15/08/2007, 20:31
Thelmo,
calculei o volume das tuas caixas, olha aí o resultado. Lembro que utilizei as dimensões externas e que o volume interno depende da espessura do material utilizado.
V = ((b+B)xHxL)/2
1cm3 = 1000l
somente banco pequeno (35cm): 11,8l
somente banco grande (45cm): 9,2l
dois bancos (80cm): 21l
O duto nada mais é do que um buraco em uma das paredes da caixa. No meu caso fiz em uma das laterais; ele tem aproximadamente 8cm de diâmetro.
Rogério,
Este também é o meu plano, estava precisando apenas escutar alguém dizendo que fez e funcionou.
Fez a caixa de que?mdf?
Qual as dimensões? (Estou pensando em fazer um paralelepípado tipo na figura anexo)
Será que não melhora se fizer uma caixa com uns 80cm descontado um resaltozinho que tem entre os dois encostos e colocar 02 sub's?
rogeriomasih
15/08/2007, 20:43
Se vc comprar o sub da foto não vai precisar de caixa. É bom passar em uma loja e ver se cabe direito atrás do banco.
Finalmente comecei a compra do som...
Primeiro foi um kit duas vias bravox CS57D
Depois vem o amplificador e sub...
O problema é o sub:
Onde instalar
Alguém já instalou um desses slim tipo o da foto atrás do banco traseiro?
Funciona bem?
rogeriomasih
15/08/2007, 20:48
uando vc compra um sub ....ele vem as medidas para caixa selada e dutada .......................tanto faz uma ou outra ............soh que geralmente a caixa dutada precisa de maior litragem doq a selada ................
a diferença é que em uma caixa dutada o fluxo de ar é maior ............deixando o falante mais solto, o que deixa o grave um pouco mais macio .........na selada o som fica um pouco mais duro ................
existem fabricantes que recomendam uma ou outra .....mais na minha opinião eh uma questaum de gosto ......................vai do tipo de som que vc prefere ...........
e como disse o PHO .........depende do carro q vc ta usando tb.....
EXTRAÍDO DE: http://www.geracaoturbo.com.br/forum/index.php?showtopic=1075
samukanvas
18/08/2007, 01:49
Rogério,
Vc leu no manual do teu sub se a caixa já tem o desconto do sub (seria o cone mais o imã dentro da caixa)? Senão essa tua litragem vai ficar tão pequena que o sub não vai tocar quase nada, vai só vibrar.... Tem que ficar ligado nisso porque é muito importante.
Na questão de selada ou dutada, não é gosto e sim o potencial do sub. Existem fórmulas que calculam pra qual caixa o sub é mais indicado através dos parâmetros dele, mesmo que de fábrica seja preferido algum tipo. Geralmente os fabricantes fazem isso pra reduzir oa picos entre as frequências quando um sub é deficiente, então eles nivelam por baixo....
Abs
felippetti
30/08/2007, 22:58
poxa, eu sou pé rapado e não tenho câmera digital :(
mas se conseguir uma emprestada eu posto aqui
Eaí, Lleeoo?
Conseguiu a camera?
Eu tô tentando encaixar um porta objetos do Astra aqui, mas tá faltando espaço... O porta objetos do Civic é mais baixo?
Abraço!
rogeriomasih
31/08/2007, 16:32
Já conseguiram a câmera para mostrar com fica?
TylerNTL
31/08/2007, 21:19
O kit 2 vias CS57D bravox já está instalado alimentado pelo cd player. O som já melhorou 200% comparado ao original.
Acabei de comprar o amplificador Blaupunkt GTA 4 MKII
O próximo passo é arrumar alguma coisa que toque os graves...
TylerNTL
26/07/2008, 20:05
Finalmente fiz o upgrade no som, instalei um sub!!!
Depois de várias tentativas frustadas, fiz uma caixa de mdf para o lugar do console central e instalei um sub de 8" 200WRMS.
O acabamento ainda está deplorável, mas primeiramente eu queria testar a sonoridade e dependendo do resultado avaliar quanto gastar com acabamentos ou desistir de vez.
As próximas etapas são:
1- a fixação do apoio de braço
2- lixa, para quebrar os cantos vivos
3- revestimento com courvin
Num momento futuro vou tentar fazer uma caixa sob o painel do lado do motorista, com o sub ficando no canto superior direito, sem prejudicar muito o espaço do passageiro.
TylerNTL
26/07/2008, 20:06
Só agora me dei conta que tem quase um ano que estou gungunhando com este som!!!
soneca_zzz
29/07/2008, 20:00
Thelmo, as fotos anteriores referem-se a uma caixa de som no local do apoio de braço (entre os bancos do motorista e passageiro)?
Tenho um kit 2 vias no meu carro tb, ligados diretamente no CD Player, realmente melhorou muuuito, mas só ficaria bom mesmo se ligasse a um amplificador.
Não sei qual seu esquema de som, mas eu faria assim, se pudesse:
1) colocaria (se jã não estão) os twiters nas colunas do pára-brisa, na altura dos olhos;
2) colocaria um amplificador mosfet com 4 saídas estéreo e 1 mono para o sub (economizaria no espaço e teria uma ótima qualidade e potência);
3) ligaria o kit 2 vias, os falantes das portas traseiras e o sub nesse amplificador.
A primeira caixa que tive no meu carro (Escort), eu mesmo que fiz, ficou grotesca, mas batia bem 2 subs de 8". Parecia blindada, pois usei MDF de 18mm e um monte de massa plástica! hehehe Mas é muito bom fazer essas coisas, tipo um hobby.
Na minha futura Ranger, não investirei muuuito no som, mas com certeza faria algo do tipo que te falei! ;)
TylerNTL
05/08/2008, 23:16
Abaixo fotos da caixa com a parte "acústica" acabada. Instalei esses dutos no domingo. São 02 de 40x265mm.
O som ficou exatamente como eu queria.
Vou partir para os acabamentos (lixadeira de cinta, courvin, etc)
proelton
06/08/2008, 00:23
se você quiser economizar espaço, a tomahawk de maringá fabrica subwoofers de pequeno diâmetro e super potencias, o negócio é bom!
Tem sub de 8" com centanas de Watts Rms. e é super compacto, já vi tocando e chega a tremer os vidros, monstruoso o negócio.
http://www.tomahawkaltofalantes.com.br/
Edintruder
06/08/2008, 14:18
Só para aproveitar o conhecimento aplicado de quem gosta do assunto, quais os melhores modelos de alto falantes para colocar nas portas da Ranger CD mantendo apenas o tamanho original de 6x9"?
DieselPower
06/08/2008, 15:11
Só para aproveitar o conhecimento aplicado de quem gosta do assunto, quais os melhores modelos de alto falantes para colocar nas portas da Ranger CD mantendo apenas o tamanho original de 6x9"?
Os 6x9 da Bravox possuem uma boa relação custo x benefício.
Agora, se vai mandar trazer dos "nossos hermanos" pode trazer pioneer ou swiss audio, que também são bons e baratos.
Agora, se você quer qualidade estrema (Hi End), terá que procurar por Diamond Audio, Alpine, Clarion...
Mas na minha opinião não vale a pena, já que poucas pessoas tem a sensibilidade nescessária para diferenciar uns do outros... Estes são apenas para campeonatos mesmo, ou para pessoas muito exigentes (audiófilos)...
O bom mesmo seria utilizar um Kit duas vias, e instalar (como o amigo já falou) os twiters na coluna "A", elevando assim o palco sonoro.
Abraço.
Edintruder
06/08/2008, 15:36
Diesel, o temos alto falantes até hexa-axiais, valem a pena ou os coaxiais perdem muito frente a esses tantos axiais?
Na minha Ranger tem os originais axiais na dianteira e um par de 6" comum na traseira. Não são o bixo não, mas pode melhorar, então sé é para gastar pretendo gastar de uma vez só de maneira que melhore bastante.
DieselPower
06/08/2008, 15:44
Triaxiais já estão de bom tamanho...
Na minha opinião, mais que isso já é converça para vender mais caro...
Compre de marcas boas (já muda muito, pois os falantes que os fabricantes usam são muito ruins) e coloque um modulo mosfet para tocar. Já fica bem melhor.
Um módulo que tem uma boa relação custo x benefício para seu futuro som é o Roadstar 4410 AMP, custa 90 doletas lá fora...
Preste atenção no tamanho da bobina dos novos 6x9, que com certeza serão muito maiores que os originais.
MAs eu colocaria um kit duas vias ao invéz dos 6x9...
Abraço.
TylerNTL
06/08/2008, 23:10
Os alto-falantes da Ranger são 5x7 e não 6x9! É possível instalar 6x9 mas tem que cortar um pouco a lata das portas e medir o imã para ter certeza que não atrapalhará a descida dos vidros.
Eu recomendo:
Na frente instalar um kit duas vias (alto-falante separado de tweeter) bravox na dimensão 5x7 as opções são os modelos CS57S, CS57D ou CS57F (em ordem crescente de R$ e qualidade/potência). Na traseira um coaxial também 5x7 da bravox as opções são CX57S, CX57D e CX57F (na mesma ordenação anterior).
Se não gostar do tweeter separado pode partir para 04 coaxiais 5x7 dos recomendados acima
Eu fugiria de qualquer com muitos axiais (coaxial já é suficiente). Tri, quadri, penta, n!axial só aumenta a gritara com um exagero de tweeters.
Se encarar cortar a lata para instalar 6x9 recomendo os da pioneer (no máximo triaxiais) com 80WRMS. Os meus amigos que são aficcionados por som automotivo excomungam os 6x9. Eu particularmente gosto deles analisei até em colocar 04 desses na Ranger e esquecer de subwoofer, caixa com volume x e dutos de x por y e o escambáu. O único problema foi que nunca vi nenhuma Ranger com 6x9 de boa qualidade nas portas para avaliar o desempenho nas freqüências mais baixas e o investimento para fazer esse teste, com recursos próprios, seria considerável.
Preferi o caminho estreito seguindo as recomendações de instalar um kit duas vias e um subwoofer.
Em todas estas configurações o desempenho melhora muito com um amplificador de 4 canais, como o sugerido pelo colega acima. Tenho um blaupunkt GT4 MkII que acho muito bom. Os que eu recomendaria são Audiobank KA-4100, Blaupunkt GT4 MkII, Blaupunkt GTA 480 (também na mesma ordem)
Estes equipamentos que citei não estão na faixa R$ 250 pelo par de alto-falantes 5x7, R$ 400 pelo par de 6x9 e R$ 450 pelo amplificador. Não chegam a ser a última palavra em som automotivo mas são um bom começo para um upgrade no som original.
Sugiro uma pesquisada nas lojas www.leosound.com.br e www.somcuritiba.com.br dá uma lida as especificações dos alto falantes (potência RMS e Gama de resposta são os parâmetros que acho mais relevantes para comparar as opções)
Edintruder..
cara, quanto mais "axiais" pior é a coisa uaheuha uma gritaria sem fim!
se tu quer curtir um som legal, dentro da caminhonete e tal...
Kit 2 Vias, o CS57D é um otimo custo beneficio.
Mid bass tu coloca nas portas, se conseguir tratar elas com manta (tem uma adesiva da vedacit, MUITO boa..)fica melhor ainda. Os tweeter tu coloca na coluna A.
Nas portas traseiras tu pode colocar um coaxial mesmo.
Um amplificador que eu indicaria pra tocar tudo isso, pode ser o Blaupunkt GT4 MKII.
Vai ficar um som legal. Só vai faltar os graves, mas esses mids do CS57D, ainda mais na porta tratada, vao descer bem.
Então cara, possuo uma Frontier SE e não sei como é a diferença de espaço atrás do banco.
Na minha picape, tenho 2 kits 2 vias nas portas, e um sub Bravox Slim de 10" 200rms em uma caixa selada de 12 litros. o sub tá ótimo.
O módulo que empurra tudo isso é um stetsom 4100 com 400w rms
DieselPower
09/08/2008, 23:20
Sakai, meu tio encomendou um Bravox Flat Box (sub slim que já vem na caixa), mas estamos em dúvida se ele conseguirá acompanhar um kit 2 vias também Bravox, ambos tocados por um Fosgate 4.6x.
Agora pergunto:
Este sub, toca tanto quanto um 10" normal?
Abraço.
TylerNTL
18/08/2008, 21:06
Diesel,
Já testaram o bravox box?
Eu cheguei a testar um Bravos FLT 10" numa caixa selada.
Ele acompanhou bem um kit bravox CS57D.
No início o estaladô deixou o sub com um ganho alto e ele ficou uma boa porcaria. Depois de falar para ele ir baixando o ganho umas 3x percebi que eu estava falando em Grego e regulei o amplificador com o ganho do sub quase no mínimo.
DieselPower
18/08/2008, 23:57
POis é Thelmo, campramos o sub de uma loja chamada Audio Line de SP, mas eles mandaram o de 2 Ohms, logo não casou com o amp que será ligado em Bridge.
Mandamos de volta e estamos esperando o 4 Ohms, deve chegar lá por sexta-feira da semana que vem.
Assim que estalarmos lhe digo como ficou...
VAle lembrar que o módulo a ser utilizado é pouco potente, porém muito bom, e sabe como é Fosgate para graves, né?
Com isso, se não tocar bem é culpa do sub. Antes este módulo empurrava um MTX 10" em um Golf, e vou te dizer, era muito bom, muita qualidade. Vamos ver como fica com o FLT.
Abraço.
Ricardo Franklin
19/08/2008, 04:24
Na minha eu estou com 4 6X9 (porem nao cortei a porta so coloquei com rebite pop longos e ficou legal) e estou a procura de uma caixa para colocar atras do banco de tras. Parece que a Pioneer lancou uma nova linha slim que e final mesmo, topo de de 10" tem 6cm de espessura ou algo do tipo.
abraco
Ricardo Franklin
19/08/2008, 04:29
Abaixo fotos da caixa com a parte "acústica" acabada. Instalei esses dutos no domingo. São 02 de 40x265mm.
O som ficou exatamente como eu queria.
Vou partir para os acabamentos (lixadeira de cinta, courvin, etc)
Telmo depois envia fotos da caixa instalada e com acabamentos.
abraco
TylerNTL
19/08/2008, 07:25
Hoje ela está em um capoteiro. Deve sair lá pela quinta-feira.
Com respeito ao sub pioneer flat. Ouvi comentários de que ele é fodástico coisa&tal. O problema é que ele é bem carinho (mais de R$ 500) e nunca vi ninguém corajoso o suficiente para fazer o investimento e me mostrar ele funcionando.
O engraçado que a única loja de Natal que trouxe esses subs pioneer flat, vende o de 8" mais caro que o de 10".
TylerNTL
24/08/2008, 08:41
Abaixo as fotos da caixa "quase" acabada (falta colocar a tela do sub).
Dá para fixar o apoio de braço na parte traseira da cx, mas achei ela tão bonitinha coberta que vou andar uns dias sem o apoio e decidir depois se instalo ele ou não.
DieselPower
27/08/2008, 18:47
Thelmo, realizamos hoje a instalação do som na Frontier.
Atendeu ao esperado.
Não há comparação com o anterior (original).
O Kit 2 vias é impressionante, muita clareza e qualidade.
O sub cumpre o papel dele, mas evido ao tamanho reduzido da caixa (selada) ele bate um pouco seco, e pouco profundo (já esperávamos isso).
Final das contas, atendeu as espectativas.
Abraço.
Ricardo Franklin
27/08/2008, 19:57
Dá para fixar o apoio de braço na parte traseira da cx, mas achei ela tão bonitinha coberta que vou andar uns dias sem o apoio e decidir depois se instalo ele ou não.
Olha Thelmo ficou show!!
Parabens!!
Thelmo, realizamos hoje a instalação do som na Frontier.
Atendeu ao esperado.
Não há comparação com o anterior (original).
O Kit 2 vias é impressionante, muita clareza e qualidade.
O sub cumpre o papel dele, mas evido ao tamanho reduzido da caixa (selada) ele bate um pouco seco, e pouco profundo (já esperávamos isso).
Final das contas, atendeu as espectativas.
Abraço.
Cara, tu fez revestimento interno da caixa selada? Isso ajuda vc a "ganhar" uns litrinhos.. o grave fica um pouco mais profundo...
use algum material fono-absorvente, com certeza vai melhorar a resposta.
DieselPower
27/08/2008, 21:13
Cara, tu fez revestimento interno da caixa selada? Isso ajuda vc a "ganhar" uns litrinhos.. o grave fica um pouco mais profundo...
use algum material fono-absorvente, com certeza vai melhorar a resposta.
Miranda,
O sub utilizado é o Bravox FLT 10", ele já vem com caixa selada. Já vem montado.
A Frontier é a picape com menor espaço atraz do banco traseiro. Tentamos outras formas, mas o único que serve ali é este bravox, e ainda fica prensado contra o banco.
Abraço.
Ricardo Franklin
28/08/2008, 14:45
Em um comentário anterior disseram que daria para instalar um 6x9 nas portas, porém precisava cortar um pouco da lata.
Estou até disposto a cortar a lata, mas fico com medo de não dar certo na profundidade (ficar batendo no vidro).
Alguém tem alto-falantes 6x9 nas portas da Ranger?
De que tipo?
Quais adaptações foram feitas para instalação?
Precisa cortar nada nao !! e so amassar um pouco a as astes do alto falando 6X9 para que ele encaixe mais ou nenos no furo anterior e que fique um pouco mais para dentro depois e so fazer uma nova furacao e prender com rebite pop!! fica show!! toca legal e depois de colocar a protecao da porta ele vai ficar so forcando um pouco na tela mas nem da para perceber !!! Pena que nao tirei fotos na montagem dos da frente!!
Quanto eu for botar na porta de tras eu tiro fotos !!
abraco
Marcio_Ranger
28/08/2008, 15:12
Na minha eu estou com 4 6X9 (porem nao cortei a porta so coloquei com rebite pop longos e ficou legal) e estou a procura de uma caixa para colocar atras do banco de tras. Parece que a Pioneer lancou uma nova linha slim que e final mesmo, topo de de 10" tem 6cm de espessura ou algo do tipo.
abraco
Fala Ricardo blz?
entao eu tenho na minha ranger 4 6x9 (1 em cada porta) da selenium que nao sao profissionais mas dao uma qualidade muito boa, e nas portas eu comprei os 6x9 rebaixados, vc encontra isso fácil é só perguntar para o pessoal que instala som. ele é um pouco menor e nao pega nos vidros, o vidro corre solto sem nenhum problema. :dance::dance::dance:
e coloquei tambem 2 alto-falantes de 10" da bomber-slim no banco de tras da ranger, a caixa fica um pouco pequena tem q chegar o banco traseiro um pouco para frente mas nao tem que fazer nenhuma adaptação, apenas que o banco fica um pouco para frente, mas coisa pouca.
é isso ae.. qualquer duvida tamos ae..
Abraços
Ricardo Franklin
28/08/2008, 19:15
Beleza Marcio,
Hum interessante esta de 6X9 rebaixados!! O meu nao teve problema de pegar no vidro nao so ficou apoiado no revestimento da porta mas nao tem problema nenhum quanto a isto. Vuo ver se acho estes rebaixados da Bravox (tenho preferencia por esta marca).
Sera que pode enviar umas fotos de como ficou a adaptacao dos bomber-slim?
abraco
Pessoal,
Entrei em contato com o pessoal da Bravox e me confirmaram que o FLT Box 10" cabe tanto debaixo do banco dianteiro da Ranger 2006 quanto atrás do banco traseiro. Segue e-mail para referência. Eu queria mesmo era um console estilo do Thelmo para aproveitar meu JL Audio de 8" que toca muitoooo. Mas como to sem tempo para fazer uma caixa dessa que fique com um bom acabamento (to vendo se o diniz faz de fibra, se fizer, vai ficar show de bola), talvez caia num FLT Box 10".
Bravox <tecbr@bravox.com.br> to me
show details
Aug 28 (2 days ago)
Boa Tarde.
Obrigado por escolher a Bravox.
Sr.Osvaldo,
O FLT BOX da montagem sim em baixo do banco ou atrás do banco traseira da ranger.
Agradecemos a preferência e estamos a disposição para ajuda-lo.
Osiel Nunes.
Depto.Técnico.
www.bravox.com.br (http://www.bravox.com.br/)
----- Original Message -----
From: janeri@gmail.com
To: tecbr@bravox.com.br
Sent: Wednesday, August 27, 2008 10:05 AM
Subject: Contato Bravox
txtNome: Osvaldo Janeri Filho
email: janeri@gmail.com
txtMensagem: Gostaria de saber de o Box FLT 10 cabe numa Ranger. Cab. Dupla 2006 debaixo do banco dianteiro ou atrás do banco traseiro. Obrigado.
Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra (http://mail.terra.com.br/).
Atualizado em 27/08/2008
TylerNTL
31/08/2008, 08:17
Ojaneri,
Vc está em Fortaleza certo?
Sugiro ir a uma equipadora e tentar coloar a Bravox BOX nestes locais. Pelo mercado daí ser bem maior que o de Natal algumas equipadoras já devem ter o produto.
Sei que os bancos da Ragner 2001 são diferentes das da 2006. Mas antes de fazer a caixa eu testei uma Bravox BOX e não coube nem em baixo do banco dianteiro nem atrás do traseiro.
A Bravox BOX tem 30x40x10cm.
Em baixo do banco dianteiro da minha Ranger tem em alguns lugares 13cm mas em outros 6cm e um cabo de aço do trilho do banco passando pelo meio. Só daria certo com uns calços elevando o banco uns 5cm.
Atrás do banco traseiro tem 12cm em baixo e 5cm em cima. Cheguei a desaparafusar o banco para tentar encaixá-la mas depois de montar o banco ele não "fechava".
Na minha opinião uma Bravox BOX atrás do banco traseiro é a melhor alternativa fico torcendo para que dê certo.
Ojaneri,
Vc está em Fortaleza certo?
Sugiro ir a uma equipadora e tentar coloar a Bravox BOX nestes locais. Pelo mercado daí ser bem maior que o de Natal algumas equipadoras já devem ter o produto.
Sei que os bancos da Ragner 2001 são diferentes das da 2006. Mas antes de fazer a caixa eu testei uma Bravox BOX e não coube nem em baixo do banco dianteiro nem atrás do traseiro.
A Bravox BOX tem 30x40x10cm.
Em baixo do banco dianteiro da minha Ranger tem em alguns lugares 13cm mas em outros 6cm e um cabo de aço do trilho do banco passando pelo meio. Só daria certo com uns calços elevando o banco uns 5cm.
Atrás do banco traseiro tem 12cm em baixo e 5cm em cima. Cheguei a desaparafusar o banco para tentar encaixá-la mas depois de montar o banco ele não "fechava".
Na minha opinião uma Bravox BOX atrás do banco traseiro é a melhor alternativa fico torcendo para que dê certo.
Vou ver se faço isso, mas duvido. Na minha Ranger 99 parecia que o espaço era maior atrás do banco traseiro e não consegui botar nenhuma caixa, imagina na 2006. Imaginei que na nova talvez desse debaixo do banco, pois ele é mais alto. Irei testar e posto aqui!
SergioPB
03/09/2008, 22:16
Fala pessoal!!!
A minha experiência com o som na minha Ranger CD foi a seguinte:
Aqui no RJ, em Bangu, tinha um cara chamado IGOR que tinha uma loja de instalação de som. Sempre coloquei som em meus carros com ele. Ficavam simplesmente espetaculares, dando show com poucos equipamentos e uma instalação caprichada.
Na Ranger ele colocou quadraxiais Bomber 6x9" nas portas dianteiras e Bomber 6" midbass nas traseiras. Fez uma caixa selada e colocou um Bomber Bicho-Papão de 10". Essa caixa ele montou dentro do encosto do banco traseiro pequeno, aquele que fica na direita, o menor. Ele retirou a estrutura desse banco, colocou a caixa no lugar da estrutura e montou a forração de couro, utilizando as espumas originais.
Montou atrás do outro escosto um amplificador Banda 9.8 para empurrar tudo isso.
Trocou o aparelho original(FIC) por um Pioneer.
O som dentro da Ranger ficou muito bom, com graves abundantes.
Do amplificador Banda, ainda sobrou potência para uma caixa na caçamba.
Como a minha Ranger está passando por uma geral no motor, não tive oportunidade de tirar umas fotos. Assim que puder coloco aqui no fórum.
Abraços!
Ricardo Franklin
04/09/2008, 16:14
Fala pessoal!!!
A minha experiência com o som na minha Ranger CD foi a seguinte:
Aqui no RJ, em Bangu, tinha um cara chamado IGOR que tinha uma loja de instalação de som. Sempre coloquei som em meus carros com ele. Ficavam simplesmente espetaculares, dando show com poucos equipamentos e uma instalação caprichada.
Na Ranger ele colocou quadraxiais Bomber 6x9" nas portas dianteiras e Bomber 6" midbass nas traseiras. Fez uma caixa selada e colocou um Bomber Bicho-Papão de 10". Essa caixa ele montou dentro do encosto do banco traseiro pequeno, aquele que fica na direita, o menor. Ele retirou a estrutura desse banco, colocou a caixa no lugar da estrutura e montou a forração de couro, utilizando as espumas originais.
Montou atrás do outro escosto um amplificador Banda 9.8 para empurrar tudo isso.
Trocou o aparelho original(FIC) por um Pioneer.
O som dentro da Ranger ficou muito bom, com graves abundantes.
Do amplificador Banda, ainda sobrou potência para uma caixa na caçamba.
Como a minha Ranger está passando por uma geral no motor, não tive oportunidade de tirar umas fotos. Assim que puder coloco aqui no fórum.
Abraços!
Hum vc tem fotos de como ficou este assento turbinado?
SergioPB
04/09/2008, 17:09
A caixa foi montada dentro do encosto do banco traseiro e não no assento.
Ficou um bom massageador de costas.
Coloco as fotos assim que puder.
Abraços!
TylerNTL
04/09/2008, 21:35
O meu "consultor para som automotivo" me sugeriu fazer uma caixa tipo essa do SérgioPB.
Preferi eu mesmo fazer o minha no console pq achei que não conseguiria uma acabamento satisfatório para o novo banco.
PS: Tô no aguardo das fotos do Sérgio.
Conseguiu quantos litros na cx banco? Qual a profundidade máxima para um sub?
Ficou selada ou dutada?
Esse bomber bicho papão tem quantos WRMS?
SergioPB
05/09/2008, 11:42
A caixa feita só dava para ser selada, por causa da litragem baixa exigida para o local disponível.
O Bomber Bicho-Papão de 10" fornece 550 Wats RMS e trabalha bem em caixas seladas pequenas, com bom controle da excursão do cone, permitindo abusar na potência.
Quanto ao acabamento, não vejo dificuldades. Usando a espuma original no revestimento e fazendo uma pequena abertura nessa espuma na frente, colocando o revestimento de couro ou outro bem justinho, fica muito bom.
As pessoas não conseguem achar de onde vem tanto grave.
O Encosto só fica mais "gordinho" na parte de trás.
Não sei exatamente a litragem do meu projeto. Como a minha Ranger estará liberada neste fim de semana, na próxima me esforçarei para postar as informações.
Abraços!
DieselPower
05/09/2008, 11:55
Sergio,
O banco não ficou duro?
Pois deve ter menos espuma, em relação ao original.
Abraço.
SergioPB
05/09/2008, 14:38
Ficou mais firme, mas nada que alguém percebesse.
Inclusive no visual, pouco ou quase nada se percebe que ali está montada uma caixa.
O segredo foi fazer uma caixa com a frente reta, a parte de cima estreita e conseguir litragem na parte de baixo.
Outra particularidade dessa caixa é que o encosto não pode ser mais rebatido, por causa do prolongamento da parte de trás dela. Mas nada que incomode.
Abraços!
TylerNTL
06/09/2008, 17:44
Abaixo uma foto do console instalado. Decidi ficar sem o apoio de braço mesmo.
Na segunda foto um detalhe do console de teto que tenho instalado. A bússola funciona perfeitamente, já o termômetro... marca sempre -40ºC.
Solicito ajuda aos amigos que trabalham com eletrônica e/ou com instrumentação:
Esse console tem 02 fios que são do sensor de temperatura. O sensor dá a resposta em tensão (cheguei a ligar uma pilha 1,5V entre os fios e o termômetro marcou +-25ºC). Gostaria de instalar um sensor para medir a temperatura interna.
1-Seria possível adapatar um sensores(transdutor) de temperatura com resposta em em tensão, com um custo de menos de R$ 100?
2-Existe alguma padronização para estes sensores? (A resposta em tensão é padrão?) Ou vou ter que montar algum ckt para ajustar a faixa de tensão do sensor a do console?
rogeriomasih
17/09/2008, 16:30
Meu orçamento é de R$ 600,00:
400 - para dois pares de 6x9
200 - para um sub de 8"
já tenho uma AB3000 e o cd player
Atualmente utilizo dois triaxiais de 5" da selenium na frente, um sub slim de 10" atrás do banco e um ab3000 somente para o sub.
Estou pensando em colocar mais dois triaxiais na traseria e pensei e ligar o módulo nos quatro auto-falantes e comprar um módulo específico para sub.
pergunta-se:
1. Compensa?
2. vai queimar as triaxiais?
rogeriomasih
17/09/2008, 16:45
Rogério,
Vc leu no manual do teu sub se a caixa já tem o desconto do sub (seria o cone mais o imã dentro da caixa)? Senão essa tua litragem vai ficar tão pequena que o sub não vai tocar quase nada, vai só vibrar.... Tem que ficar ligado nisso porque é muito importante.
Oi,
troquei de ranger e voltei a me interessar pelo tema. Vou te pertubar um pouco com isso.
Abraços,
Rogério
DieselPower
17/09/2008, 17:26
Atualmente utilizo dois triaxiais de 5" da selenium na frente, um sub slim de 10" atrás do banco e um ab3000 somente para o sub.
Estou pensando em colocar mais dois triaxiais na traseria e pensei e ligar o módulo nos quatro auto-falantes e comprar um módulo específico para sub.
pergunta-se:
1. Compensa?
2. vai queimar as triaxiais?
Pelo que eu vi, este Boog AB3000 é um amplificador 3 canais, porque você não esta utilizando os canais estéreo dele?
Quantos Ohms é seu sub? Quais são os triaxiais?
Com isso poderemos lhe indicar um módulo com um bom custo X benefício que case com seus equipamentos.
Quanto as perguntas:
1- Não, este amplificador é muito fraco e possui pouca qualidade. Compra um novo para tocar todo o som.
2-Não vai queimar, pois as duas saídas estéreo dele são de apenas 50 rms.
Abraço.
TylerNTL
17/09/2008, 21:20
É como o diesel falou seu amp é projetado apra ligar dois falantes nas saídas de 50WRMS e um sub na de 140WRMS.
Se não quiser investir liga os falantes da frente e o sub nele e os falantes de trás no player.
Se for investir eu sugiro um bom amp de 4 canais (blaupunkt 480, audiobank KA4100, fosgate 4.6) liga 02 canais para os falantes de frente, 02 canais (em bridge) para o sub e os falantes de trás no player.
DieselPower
17/09/2008, 21:33
Se for investir eu sugiro um bom amp de 4 canais (blaupunkt 480, audiobank KA4100, fosgate 4.6) liga 02 canais para os falantes de frente, 02 canais (em bridge) para o sub e os falantes de trás no player.
Temos também que saber se o sub dele é 4 Ohms, caso não seja não poderá utilizar a Bridge.
Vamos ver a lista dos equipamentos dele.
Quanto aos módulos, também concordo que os que você citou são os melhores, e deles ainda fico com o Fosgate 4.6x.
Mas se o amigo estiver querendo gastar ainda menos, uma boa relação custo x benefício é o Roadstar RS-4410AMP (US$ 90,00) ou o Roadstar RS-V12 (US$ 88,00), lá nos "hermanos" é claro.
Abraço.
rogeriomasih
19/09/2008, 13:56
Os equipamentos que utilizo atualmente:
CD PLAYER
PIONEER DEH 3UB
Potência máxima de saída MOSFET 50W x 4
Potência de saída contínua 22W x 4 (50 Hz a 15.000 Hz, 5% de THD a 4 ohms, ambos os canais acionados)
http://www.pioneer.com.br/v0207/deh3ub.asp
ALTO-FALANTE DIANTEIRO:
Selenium Triaxial 6TR4A Multisystem 120WRMS: ligado direto no CD player
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=573
SUB:
Arlen Subwoofer Compact 10" 150WRMS 4+4 ohms - ligado no AB3000
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=137_125&products_id=1962
DÚVIDAS:
vou aproveitar os auto-falantes indicados acima nas portas traseiras e instalar mais dois nas portas dianteira.
1. Este (abaixo) é muito melhor ou vou perceber pouca diferença?
Selenium Pentaxial 6 6PE1TA 160WRMS
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=619
2. São um pouco mais altos que os anteriores; será que cabem na porta da ranger mantendo o revestimento original das portas? (com o anterior já fica ´esmagando´ o alto-falante)
3. qual a vantagem dos amplificadores digitais para o sub?
4. vale a pena utilizar o ab300 para os alto-falantes das portas?
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=797
rogeriomasih
19/09/2008, 14:00
Se não quiser investir liga os falantes da frente e o sub nele e os falantes de trás no player.
Atualmente estou utilizando somente para ligar o sub. O problema é que a saída do Player para sub é do tipo RCA e a entrada do módulo não é. Assim, acabo sem conseguir utilizar as função do player voltados para o controle do SUB.
mesmo utilizando linguagem de leigo, consegui ser claro?
soneca_zzz
19/09/2008, 17:08
Thelmo, curti e acho que nem precisaria do apoio de braço, dependendo da altura que ele ficar, pois já será quase um! hehehe
Me diz uma coisa, ele ficará de frente para o banco traseiro, mas com o espaço normal para as pernas dos passageiros de trás, correto? E se alguém chutá-lo sem querer, será que não vai danificá-lo mesmo com grade (estou pensando naquelas telas fininhas de metal)?
O som não vai incomodar um pouco quem tiver no banco traseiro?
Quando tive a minha caixa no porta-malas do carro, sempre enroscava algo, principalmente saquinho de compras, naquela borda dele... coloquei na cabeça que a próxima caixa que eu tiver terá o sub um pouco recuado apenas para não ficar com aquela borda para fora. Além de melhorar o acabamento, evita de enroscar alguma coisa na borda ou na tela... como o seu ficará a vista, achei que seria uma idéia isso, não sei se pensou nisso ou se curtiu a idéia... hehehe
Que droga, eu estava desencanando de pegar uma Ranger até entrar de novo aqui no fórum! Já tô até pensando no esquema de som dela... pelo menos divagando... hahahaha
TylerNTL
19/09/2008, 20:34
DÚVIDAS:
vou aproveitar os auto-falantes indicados acima nas portas traseiras e instalar mais dois nas portas dianteira.
1. Este (abaixo) é muito melhor ou vou perceber pouca diferença?
Selenium Pentaxial 6 6PE1TA 160WRMS
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=619
Eu sugiro um 5x7 no máximo coaxial (tipo estes bravox CX57D http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=122_35&products_id=392 )
2. São um pouco mais altos que os anteriores; será que cabem na porta da ranger mantendo o revestimento original das portas? (com o anterior já fica ´esmagando´ o alto-falante)
3. qual a vantagem dos amplificadores digitais para o sub?
Quanto ao amp digital eu não sei muita coisa.
Mas entre um booster e um amp mosfet a principal diferença é que o booster amplifica um sinal que possui além da "música" a distorção do amplificadorzinho interno do player.
O mosfet (por trabalhar com o sinal RCA) tem mais qualidade pq amplifica um sinal sem distorção.
4. vale a pena utilizar o ab300 para os alto-falantes das portas?
http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?products_id=797[/QUOTE]
TylerNTL
19/09/2008, 20:42
Thelmo, curti e acho que nem precisaria do apoio de braço, dependendo da altura que ele ficar, pois já será quase um! hehehe
Me diz uma coisa, ele ficará de frente para o banco traseiro, mas com o espaço normal para as pernas dos passageiros de trás, correto? E se alguém chutá-lo sem querer, será que não vai danificá-lo mesmo com grade (estou pensando naquelas telas fininhas de metal)?
O som não vai incomodar um pouco quem tiver no banco traseiro?
Quando tive a minha caixa no porta-malas do carro, sempre enroscava algo, principalmente saquinho de compras, naquela borda dele... coloquei na cabeça que a próxima caixa que eu tiver terá o sub um pouco recuado apenas para não ficar com aquela borda para fora. Além de melhorar o acabamento, evita de enroscar alguma coisa na borda ou na tela... como o seu ficará a vista, achei que seria uma idéia isso, não sei se pensou nisso ou se curtiu a idéia... hehehe
Que droga, eu estava desencanando de pegar uma Ranger até entrar de novo aqui no fórum! Já tô até pensando no esquema de som dela... pelo menos divagando... hahahaha
O espaço no banco traseiro e praticamente o mesmo de quando usava o console original.
A tela que coloquei é beeem forte, um chutezinho acidental passa longe de danificá-la.
Já andei no banco traseiro e achei a qualidade aceitável.
Eu vi esta opção de instalar o sub "embutido" mas isso implicaria em aumentar a cx mais
1,5 cm na traseira (diminuindo um pouco o espaço para as pernas do passageiro do meio) preferi deixar ele simples mesmo.
DieselPower
19/09/2008, 22:10
Thelmo, você viu que o sub do amigo é 4+4?
Ele não poderá utilizar ligação em Bridge...
Agora sim, ele terá que pensar em um módulo especialmente para o sub, algo tipo um T400.
Ou, na minha opinião, o melhor cuxto X benefício do mercado de módulos seria o Roadstar RS-5.1, que possui uma saída mono digital de 1000 W RMS a 1 Ohm, e mais 5 saídas de 100 W RMS a 2 Ohms. Com este módulo ele tocaria tudo com muita folga, e com um custo relativamente pequeno (US$ 240,00). Além disto, este módulo aceitaria futuros up-grades.
Abraço.
DieselPower, responderam teu topico la no autosom?
pedi pra uns 2 amigos darem uma ajuda lá.. se nao, fala ai.. q eu reforço o pedido a eles.
abraço
Esses dias instalei o som na Ranger nova.
Um kit Bravox CS57D nas portas com tweeters no painel e um subwoofer JL Audio de 8" numa caixinha no chão do banco traseiro (bem no meio com o sub voltado para baixo) alimentados por um Amplificador B52 Mosfet de 4 canais (4x200) e alto falantes originais nas portas traseiras, só para o ´surround´. Ficou bom, grave ficou bem firme e rápido e o kit Bravox também dá um grave surpreendente. Gostei do resultado, no futuro vou comprar outro kit Bravox (só que 6") para botar no Troller.
DieselPower
20/09/2008, 09:43
DieselPower, responderam teu topico la no autosom?
pedi pra uns 2 amigos darem uma ajuda lá.. se nao, fala ai.. q eu reforço o pedido a eles.
abraço
Valeu Miranda, responderam sim!
Acredito que terei de trocar o sub, pois em viajem levei à um amigo meu que tem muita experiencia no ramo e é bem considerado a nível de Brasil.
Ele regulou tudo de novo, disse que as regulagens estavam bem inadequadas, deixou o Bass EQ do módulo no zero e acertou apenas pelo ganho e nos cortes de frequencia. Resultado, parecia outro sub, tava batendo muito mais, porém ao chegar em casa abri o porta malas e senti um cheiro estranho, de alguma coisa deretida...
O sub não deve estar aguentando, vou mandar vir um W 307 mesmo.
Mas valeu pela ajuda, obrigado!
Abraço.
Ricardo Franklin
22/09/2008, 21:26
Abaixo uma foto do console instalado. Decidi ficar sem o apoio de braço mesmo.
Na segunda foto um detalhe do console de teto que tenho instalado. A bússola funciona perfeitamente, já o termômetro... marca sempre -40ºC.
Solicito ajuda aos amigos que trabalham com eletrônica e/ou com instrumentação:
Esse console tem 02 fios que são do sensor de temperatura. O sensor dá a resposta em tensão (cheguei a ligar uma pilha 1,5V entre os fios e o termômetro marcou +-25ºC). Gostaria de instalar um sensor para medir a temperatura interna.
1-Seria possível adapatar um sensores(transdutor) de temperatura com resposta em em tensão, com um custo de menos de R$ 100?
2-Existe alguma padronização para estes sensores? (A resposta em tensão é padrão?) Ou vou ter que montar algum ckt para ajustar a faixa de tensão do sensor a do console?
Thelmo, eu estou com este mesmo problema, mas acho que na verdade o sensor de temperatura e apenas um resitor com variacao linear de resistividade de acordo com a temperatura e nao um fonte de tensao!!! Eu nao tenho o sensor na minha mas se fosse possivel encontrar um instalado funcionado é só medir a resistividade da mesmo!!! Dai com um simples resistor vc podera ter resultados satisfatório!!
Estou esperando tempo para mexer na minha assim que eu futucar lhe informo melhor.
Abraco
soneca_zzz
23/09/2008, 18:27
Só estou de bizú nesse tópico para equipar a minha (se Deus quiser e o diabo ajudar) futura Ranger.
Tenho um kit 2 vias da Hurricane no meu carro, são antigos, não lembro o modelo, mesmo sem amplificador, a diferença na qualidade do som é nítida! A separação de frequência no crossover é bem calibrada... Com certeza irei de kits na próxima compra!
TylerNTL
23/09/2008, 22:41
Thelmo, eu estou com este mesmo problema, mas acho que na verdade o sensor de temperatura e apenas um resitor com variacao linear de resistividade de acordo com a temperatura e nao um fonte de tensao!!! Eu nao tenho o sensor na minha mas se fosse possivel encontrar um instalado funcionado é só medir a resistividade da mesmo!!! Dai com um simples resistor vc podera ter resultados satisfatório!!
Estou esperando tempo para mexer na minha assim que eu futucar lhe informo melhor.
Abraco
Ricardo,
Dá uma olhada neste tópico em outro fórum:
http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=116961
(Nele o pessoal passou algumas dicas de como fazer um ckt para monitorar a tensão)
Fiz até o gráfico de tensão x temperatura.
Testei se termômetro funciona com tensão ou resistência.
Até agora acredito que funcione com tensão pq conectei ele a um potenciômetro de 1k e variando de cc a 1k a leitura é sempre a mesma.
O engraçado é que com cc a leitura é 60ºC e com ckt aberto -40ºC! Vou fazer uma nova tentativa com uma resistência mais baixa.
Fico no aguardo de dicas de alguém que entenda de eletrônica e/ou instrumentação.
Nem sei em que pe anda o topico, pois confesso que nao li todo...
Mas falando do som na Ranger, eu como um amante de som e ex propietario de uma Ranger CD, posso contribuir um pouquinho...
Na porta sempre mantive meu Kit 2 vias JL-Audio de 6,5". Usei adaptadores feitos em madeira, para mudar a furacao de 5x7 para 6,5".
Nas portas trazeiras, umas coaxiais Bravox de 5x7", apenas de enfeite, pois nunca as liguei.
Essa parte foi bem simples.
O dificil foi quanto ao sub-woofer. Tentativa e erro, consegui algo muito bom.
O primeiro foi 1 Bomber Slim de 10" em uma caixa de madeira atraz do banco trazeiro.
A caixa era dutada, tinha uns 30L totais. O som ficou horrivel.
Insistindo no erro, resolvi fazer uma nova caixa, dessa vez para 2 Bomber Slim de 10" em uma caixa de madeira ainda atras do banco trazeiro.
A caixa era dutada, com duto saindo na lateral e tinha uns 20L para cada sub. Um jeitinho aqui, outro ali, conseguimos fechar o banco com ela ali.
Ficou muito ruim.
Esses sub-woofers nao sao bons, tem um som estranho, nao desciam nada (baixas frequencias) etc etc etc.
Abandonei tudo e fiz uma caixa selada entre o banco trazeiro e o descanca braco, ali no chao, onde seria o lugar dos pes do passageiro que vai no meio do banco de tras.
Primeiramente usei um Bravox Premium de 8", com um resultado excelente.
Mas insatisfeito com a pressao sonora, logo refiz a mesma caixa mas dessa vez com um Kicker Solobaric de 10". A caixa tambem selada, com algo por volta de 18 litros.
Ficou muito, muito bom! Resposta muita boa, otima pressao sonora, etc etc etc.
Mandei cobrir com o mesmo couro dos bancos, parecia algo original!
Gerava apenas um pouco de desconforto para quem ia no meio, pois tinha que ir com as pernas abertas! Mas isso tem seu lado bom! Sempre iam umas amiguinhas de shortinho, sainha ali... =D
Nao tenho como postar fotos agora pois estao no Brasil, no meu pc...
Mas prometo postar! Tenho muitas fotos...
Terminei usando a parte de tras do banco traseiro para os amplificadores.
Como eu tambem tinha som externo, era uma parafernalha so ali atras.
Depois posto fotos.
Abracos.
para esse tipo de som , que exige bem pouca litragem, uma boa opção sao os falantes eclipse, alguns modelos de 10" pedem entre cerca de 13 a 18L..
TylerNTL
24/09/2008, 19:31
Abreu,
Eu desisti das caixas atrás do banco traseiro depois de ler sobre suas experiências em algum tópico por aqui.
Um ponto que merece destaque é o desempenho do Bravox FLT que é muito superior aos Bomber slim.
Raphael Stephano
24/09/2008, 20:14
Pessoal,
Apesar do forum ser de som em Range CD, acho que o problema de todos nós é o pouco espaço atraz do banco, então vou falar o que fiz em minha hilux CD 2004:
Cd Alpine CDE 9853 com kit do Ipod
Frente: Kit 2 Vias Focal Acess 165 A1- Mid Bass nas Portas e Twiteer com pezinho do lado do vidro nas portas
Subwoofer JL Audio 6w0 - Um sub de 6 Polegadas Atraz do banco em uma bazuca
Modulo - JBL - 4 canais de 100w (confirmo o modelo depois)
Confesso que fiquei surpreendido com a qualidade do som, e todos que entram em meu carro não acreditam que o sub é de 6". O instalador foi um genio.
A melhor parte é que ninguem percebe nada em meu carro.
posto fotos até o fim de semana.
Abraços a todos
Raphael
TylerNTL
25/09/2008, 22:19
Quando comecei a mexer no som da Ranger fiquei maluco para testar alguma coisa com 6W0.
Por pouco não encomendei um para só para instalar nas portas traseiras e ver com ia funcionar. O par saía por uns R$1,2k e o resultado era incerto, não encarei o investimento.
Quando comecei a mexer no som da Ranger fiquei maluco para testar alguma coisa com 6W0.
Por pouco não encomendei um para só para instalar nas portas traseiras e ver com ia funcionar. O par saía por uns R$1,2k e o resultado era incerto, não encarei o investimento.
No que depender do sub-woofer, o resultado vai ser maravilhoso.
Os sub-woofers da JL-Audio sao excelentes. Ja tive alguns modelos, inclusive o 6W0...
Mas no que depender da acustica da cabine da Ranger, voce vai ter muiiiiiito trabalho!
Um conselho que eu dou eh: Pelo menos na Ranger, desistam do sub-woofer atraz do banco.
Concordo com todos que parece a melhor opcao, mas acusticamente falando, eh a pior.
Esse esquema no meio do banco eh excelente (salvo para quem anda sempre com 5 pessoas).
Mas em se tratando de acustica sonora, eh o melhor locar para se instalar um sub-woofer.
Quanto as portas, as da Ranger sao muito boas.
Vale a pena investir em um bom kit 2 vias (procure modelos para trabalhar em free-air).
Atras do banco eh um lugar excelente para os amplificadores. Eu usei muita coisa na minha.
Usei um Clarion de 400w RMS para o kit 2 Vias e um Kicker 350.2 para o sub-woofer.
Usei tambem um Kicker 850.2 para o som externo e uma Eclipse pequena...
Abracos.
Bom na minha ranger fiz uma escolha simples e barata, mas com resultado muito satisfatório, não alterei os alto-falantes originais, deixei eles ligados direto no rádio, um pioneer 7980UB, e coloquei uma caixa selada com um spyder nitro 750w 2x2, no centro entre o banco dianteiro e traseiro, com um ampli soundigital 2300D atrás do banco traseiro, a caixa ficou com 25L, e o sub virado para cima, o visual ficou legal e o rendimento muito bom
DieselPower
26/09/2008, 13:43
Bom na minha ranger fiz uma escolha simples e barata, mas com resultado muito satisfatório, não alterei os alto-falantes originais, deixei eles ligados direto no rádio, um pioneer 7980UB, e coloquei uma caixa selada com um spyder nitro 750w 2x2, no centro entre o banco dianteiro e traseiro, com um ampli soundigital 2300D atrás do banco traseiro, a caixa ficou com 25L, e o sub virado para cima, o visual ficou legal e o rendimento muito bom
Posta uma foto!
Nossa EGil! Que judiacao com o pobre do Nitro!
Para quem nao conhece a SD2300 tem 2300w RMS a 12,5v!!!
Eu conheco muito bem esses amplificadores, microcontrolados, muito bem construidos pelo Juliano Flor. Excelente escolha, mas bem exagerada para um som interno!
Esse amplificador, pela sua potencia, eh mais adequado para som externo...
Abracos!
E ai Abreu tudo beleza,
Hoje ele esta ainda mais exagerado, esta com um SD5000 ligado nitro, é que eu usava um som mais forte na caçamba, mas como resolvi fazer uma faxina na caçamba tirei todo o som e montei algo diferente pra curtir mais o som durante as viagens, e claro reaproveitando algumas coisas que eu já tinha, mas com ceteza pra quem deseja um custo mais baixo deve usar um SD1000, que possui 1000w rms, e usa toda a potencia do sub...
Esse final de semana tiro umas fotos e coloco aqui pro pessoal ver como ficou.
Nossa EGil! Que judiacao com o pobre do Nitro!
Para quem nao conhece a SD2300 tem 2300w RMS a 12,5v!!!
Eu conheco muito bem esses amplificadores, microcontrolados, muito bem construidos pelo Juliano Flor. Excelente escolha, mas bem exagerada para um som interno!
Esse amplificador, pela sua potencia, eh mais adequado para som externo...
Abracos!
Raphael Stephano
27/09/2008, 15:21
Galera,
Apenas para completar o meu comentario anterior segue as fotos do meu som, apenas para completar tanto o sub como o modulo estão somente encaixados atras do banco sem fazer nenhum furo na carroceria, Quando as portas tive que adaptar um porta treco com suporte de autodafantes do Palio.
Quanto ao Sub posso garantir que o resultado é impressionante.
Espero ter contribuido.
Abraço a Todos
Raphael
Raphael Stephano
27/09/2008, 15:23
Mais uma foto do Painel.
abs
Raphael
TylerNTL
27/09/2008, 16:57
A bazuca ficou com apenas 01 6W0?
Nas fotos nota-se que a bazuca tem um diâmetro um pouco mennor que o sub. Vc podia informar qual o diâmetro externo dela?
Raphael Stephano
27/09/2008, 18:55
Thelmo,
É um tubo de PVC de 150mm.
Raphael
Legal a ideia da bazuca, mas na ranger não tem esse espaço, na minha o ampli já fica colado ao banco, seguem as fotos conforme prometi, a caixa só esta sem o acabamento ainda, pois queria ver o resultado antes de terminar ...
DieselPower
28/09/2008, 17:23
Legal a ideia da bazuca, mas na ranger não tem esse espaço, na minha o ampli já fica colado ao banco, seguem as fotos conforme prometi, a caixa só esta sem o acabamento ainda, pois queria ver o resultado antes de terminar ...
Antes de ver as fotos achava que nunca faria uma coisa dessas, mas sabe que até ficaria legal?
Fazendo um caixa boa e bem acabada, utilizando carpete igaul a forração original, tecido igual aos bancos ou ainda "corvin" ficaria muito bom.
Outra coisa que poderia ser feito é colocar outro MDF sobre o sub (com uma distancia de uns 3 cm) e neste moldar porta copos ou prota trecos. Seria bem interessante.
Parabéns EGil, se encontrar um bom tapeceiro para fazer o acabamento vai ficar show.
Abraço.
TylerNTL
28/09/2008, 17:30
Só para confirmar.
Este sub é de 10"?
Sim, é 10'' bobina 2x2
Só para confirmar.
Este sub é de 10"?
soneca_zzz
29/09/2008, 09:55
Antes de ver as fotos achava que nunca faria uma coisa dessas, mas sabe que até ficaria legal?
Fazendo um caixa boa e bem acabada, utilizando carpete igaul a forração original, tecido igual aos bancos ou ainda "corvin" ficaria muito bom.
Outra coisa que poderia ser feito é colocar outro MDF sobre o sub (com uma distancia de uns 3 cm) e neste moldar porta copos ou prota trecos. Seria bem interessante.
Parabéns EGil, se encontrar um bom tapeceiro para fazer o acabamento vai ficar show.
Abraço.
Egil, ficou legal, depois poste fotos quando fizer o acabamento!
DieselPower, eu tb achava estranho, mas hoje acho que pensaria em algo assim para não quebrar muito a cabeça arrumando lugar para colocar o sub. Aliás, vc falou em fazer um porta copos ou porta trecos... imaginou um copo ou uns trecos encaixados ali com aquele sub batendo na potência máxia??? :mrgreen: A cerveja viraria guaraná sem gás de tanto pular hehehe
DieselPower
29/09/2008, 19:01
vc falou em fazer um porta copos ou porta trecos... imaginou um copo ou uns trecos encaixados ali com aquele sub batendo na potência máxia??? :mrgreen: A cerveja viraria guaraná sem gás de tanto pular hehehe
Quanto a isso você tem razão.
Eu pensei neste porta copos (ou trecos) apenas para dar um acabamento melhor na parte superior.
Abraço.
soneca_zzz
29/09/2008, 19:55
Com certeza, Diesel, quanto mais aproveitar os "espaços", melhor. Eu arriscaria a fazer um porta copos ou trecos, é melhor ter algo que quase não use do que não ter e fazer falta quando precisar, né!? hehehe
e ae galera to com uma frontier 04 e tava afim de bastante bass (som interno)
tava pensando em bota 2 subs de 10 atras do banco traseiro..vi esse bravox slim de 10 eh bom ? o q recomendam?
abc:concordo::concordo:
TylerNTL
03/01/2009, 19:46
Faça uma avaliação bem precisa do espaço disponível. Uma opção é instalar uma bravoxbox (uma cx da própria bravox com um sub slim), eu fiquei satisfeito com o desempenho, mas ela não coube atrás do banco da Ranger.
Eu recomendo vc levar a viatura em uma equipadora que tenha as bravoxbox e avaliar se cabem atrás do banco. Se elas couberem, instala uma amplificador e availa o desempenho.
Faça uma avaliação bem precisa do espaço disponível. Uma opção é instalar uma bravoxbox (uma cx da própria bravox com um sub slim), eu fiquei satisfeito com o desempenho, mas ela não coube atrás do banco da Ranger.
Eu recomendo vc levar a viatura em uma equipadora que tenha as bravoxbox e avaliar se cabem atrás do banco. Se elas couberem, instala uma amplificador e availa o desempenho.
obrigado pela resposta
intao eu jah vi esse bavox slim as dimensoes sao (Dimensões Altura 400 mm Largura 330 mm Profundidade 98 mm )
em profudidade acho q dah quase ctz porem acho q em altura n vai caber..
e o seu qual foi a soluçao??
abc:concordo:
TylerNTL
04/01/2009, 09:12
Eu fiz uma caixa dutada em MDF com um sub convencional de 8". Ela foi instalada substituindo o console que ficava entre os bancos dianteiros. Tem fotos nas mensagens 93 (sem acabamento) e 108 (finalizada)
Eu fiz uma caixa dutada em MDF com um sub convencional de 8". Ela foi instalada substituindo o console que ficava entre os bancos dianteiros. Tem fotos nas mensagens 93 (sem acabamento) e 108 (finalizada)
putz excelente soluçao ...parabens :palmas::palmas::palmas:
e quando aqueles subs bazooka jah ouviu falar?? eh bom ?
grato pela atençao
TylerNTL
04/01/2009, 19:34
Numa ouvi nenhum funcionando. Mas pelo que pesquisei teriam um desempenho muito bom.
Até analisei fazer com um sub de 6".
O "problema" é que o único sub de 6" que encontrei foi JL audio 6W0 com um preço de +- R$550 cada +frete, para comprar em uma loja da net que não teria em estoque. E além disso não seria garantido que caberia atrás do banco da Ranger. Desisti pq no final da análise ficou um preço muito alto (dois subs por mais de R$ 1k+frete+riscos+...) por uma experiência sem garantia de retorno.
Uma bazuca para sub de 8" seria uma boa opção, mas aí o espaço já seria beeem maior.
Esqueci de comentar anteriormente fuja das caixinhas com sub da bomber. Mesmo não cabendo em lugar nenhum na Ranger testei ela tocando no assoalho traseiro e me decepcionei.
Ricardo Franklin
05/01/2009, 16:59
Nao sabia que ja existia um topico como este!! Procurei e nao achei!! Bom o negocio e que criei outro com a adaptacao que fiz em minha ranger cd:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=778127&posted=1#post778127
Caso queriam dar um olhada no projeto acho que ficou com uma qualidade sonora bem legal para um cd.
Bom ou melhor vou posta-lo aqui de novo :)
Abraco
Numa ouvi nenhum funcionando. Mas pelo que pesquisei teriam um desempenho muito bom.
Até analisei fazer com um sub de 6".
O "problema" é que o único sub de 6" que encontrei foi JL audio 6W0 com um preço de +- R$550 cada +frete, para comprar em uma loja da net que não teria em estoque. E além disso não seria garantido que caberia atrás do banco da Ranger. Desisti pq no final da análise ficou um preço muito alto (dois subs por mais de R$ 1k+frete+riscos+...) por uma experiência sem garantia de retorno.
Uma bazuca para sub de 8" seria uma boa opção, mas aí o espaço já seria beeem maior.
Esqueci de comentar anteriormente fuja das caixinhas com sub da bomber. Mesmo não cabendo em lugar nenhum na Ranger testei ela tocando no assoalho traseiro e me decepcionei.
bom obrigado pela nao indicaçao do bomber ahuahuhaaha ja q ele tbm era uma opçao por ser "caxinha com sub" ...
andei vendo tbm um piooner slim (bem bonito,por ser piooner deve toca bem ) e parece ser bem fino so n achei as dimensoes
Ricardo Franklin
05/01/2009, 17:55
bom obrigado pela nao indicaçao do bomber ahuahuhaaha ja q ele tbm era uma opçao por ser "caxinha com sub" ...
andei vendo tbm um piooner slim (bem bonito,por ser piooner deve toca bem ) e parece ser bem fino so n achei as dimensoes
Dudu,
Se tiver um pouco a mais de grana peque ou Bravox ou pioneer são os melhores altofalantes e woofers do mercado alem de terem as potencias reais pois os bombers dizem ser 100W rms por exemplo e nao sao nem a pau !!
abraco
Ricardo Franklin
05/01/2009, 18:22
Srs,
A tempos venho procurando no forum ideias para poder ter um som mais potente e de mais qualidade em minha ranger. O grande problema e que dentro de um ranger CD quase nao existe espaco atras dos bancos traseiros e fica muito dificil colocar um sub-woofer la.
Bom o foi dai que com algumas dicas do forum e procurando oq tem disponivel e acessivel no mercado surgiu este projeto que adaptei na Ranger.
Ideia inicial:
Colocar dentro da cabine dupla de ranger os seguintes componentes com o minimo de adaptacao e mudancas na aparencia da mesma:
. um amplificador piramide de 4 canais e 1200W de potencia
. um sub-wofer
. 4 altofalantes 6x9 quadrixial
. 2 cornetas (nao estavam no projeto inicial mas como eu as tinha em casa sobrando foi tudo junto rs)
Sub-wooofer:
Atras do banco traseiro do lado do carona temos o semi banco onde fechado deixa um espaco de +/- 10cm na parte de baixo e 7cm na parte de cima entre ele e a parte traseira da cabine. Não encontrei nada no mercado de caixa selada nesta medida e se vc for fazer de medeira pirou mais ainda.
A opcao que encontrei foi a caixa selada da Bravox modelo FTL-10 porem a mesma tinha 9cm de espessura logo tinha que conseguir 2 cm na parte de cima do espaco atras do banco. A solução para isto foi cortar o encosto do banco e ganhar estes 2 cm para dentro do banco.
Para executar o trabalho retirei o banco, tirei a capa que e apenas de encaixe e com um estilete recortei a traseira do banco e tambem a frente para tirar os ondulados da armação para conseguir o espsco necessario. Vejam fotos
Dudu,
Se tiver um pouco a mais de grana peque ou Bravox ou pioneer são os melhores altofalantes e woofers do mercado alem de terem as potencias reais pois os bombers dizem ser 100W rms por exemplo e nao sao nem a pau !!
abraco
Bom aauhahuuha +1 ponto pro bravox ahuhuahua..
intao ricardo acho q vou acabar "morrendo" no bravox msm pela acessibilidade e por ja vir no simples "plug and play"..
agora eu gostaria de fazer isso em casa msm n queria morrer em mao de obra e tbm pelo prazer...porem n tenho o know how de como puxar os fios e das ligaçoes na bateria...se pudesse sl fala um pouco sobre ou ate msm fazer um how to cairia bem ahauhahuhaua :smile::smile::dance::dance:
vlw pela atençao ricardo
abc
TylerNTL
05/01/2009, 21:11
Ricardo,
Parabéns pela iniciativa!!!!
Se tivesse visto seu projeto não teria feito meu console/caixa de MDF. Meu objetivo inicial era deixar o som "escondido" de modo que quem andasse no carro não percebesse nada de diferente visualmente.
Cheguei a analisar, inclusive pesquisando um bocado em diversos foruns específicos de som automotivo, esta sua opção. Desmontei os bancos tirei as capas estudei um bocado quando e onde cortar.
Como o problema era espaço eu sempre questionava sobre o desempenho do sistema com o SUB praticamente encostado no encosto do banco. No final das contas não fui por esse caminho pq alugns "experts" afirmavam que um sub precisava de no mínimo uns 4cm livres para funcionar bem. (4 cm livres entre o sub e o banco eu não ia conseguir de forma nenhuma).
Como ficou o desempenho do sub? O banco não fica "vibrando" demais com o volume alto?
TylerNTL
05/01/2009, 21:17
Dudu,
Além da pioneer e da bravox conheço subs slim sony e Clarion (SFW1051). Aparentemente (analisando as especificações) o da bravox seria o melhor custo benefício.
Eu só me arriscaria a pagar por um sub desses mais caros depois de um teste onde eu ficasse convencido que os R$ a mais são bem gastos.
Walter L. L. Casitta
05/01/2009, 21:44
Por falar em sonorização de Ranger, trouxe do paraguante um player Pioneer pra colocar na Ranger e nada se encaixa. Espaço até tem.
Aguem sabe se existe alguma adaptador 2DIM pra Ranger? Ou se os instaladores vão na gambi mesmo?
Ricardo Franklin
05/01/2009, 21:52
Após o corte da armacao do banco traseiro foi so montar e colocar no lugar agora com o sub atras dele sem problemas.
Alto falantes 6x9 na porta traseira:
Como nao foi possivel colocalos dentro do forro da porta como horiginalmente eles ficam tive que cortar o forro com uns estilete e adaptar os novos alto falantes tambem da marca bravox modelo QRX69 que são os 6x9 mais potentes no mercado hoje (160W RMS). Vale resaltar que para uma boa acústica vc deve certificar que o plastico que fica entre o forro e a porta esteja bem colado e no espaco que ficaram entre o alto falante e a porta eu coloquei uma borracha vedando o mesmo para que o ar movimentado pelo alto falante va todo para dentro da porta dando uma melhor acústica.
Ricardo Franklin
05/01/2009, 21:55
Vejam em anexo as fotos do sub e ele ja posicionado atras do banco.
Abraco
Ricardo Franklin
05/01/2009, 21:58
Bom so ficou faltando o amplificador que coloquei atras do bando traseiro que fica atras do motorista e as cornetas que tirei os cones e posicionei uma de cada lado ainda atras dos bancos traseiros para dar uma amplificada nos medios.
Vale ressaltar que os fios de alimentacao para o amplicador e os fios com som (vindo do aparelho de cd e os que saem do amplificador para os alto falantes) não devem ficar pertos um do outro ou passar pelo mesmo lado. No meu caso passei os cabos de alimentacao pelo lado do motorista e os cabos de som pelo lado do carona. Isto e para evitar interferencia no som, pois se nao vc pode ter um ruido no som que varia com o rpm do veiculo, muito chato por sinal!!
Bom ficou faltando fotos das cornetas que nao tive tempo de tirar pois ja era tarde quando terminei. Depois eu tiro e espero que este topico ajude a galera com ranger a ter um som legal no carro pois pelo menos ao meu ver o som ficou digno de um carro sedan so que dentro de uma cd!! :smile:
Abraco
Ricardo Franklin
05/01/2009, 22:10
Ricardo,
Parabéns pela iniciativa!!!!
Se tivesse visto seu projeto não teria feito meu console/caixa de MDF. Meu objetivo inicial era deixar o som "escondido" de modo que quem andasse no carro não percebesse nada de diferente visualmente.
Cheguei a analisar, inclusive pesquisando um bocado em diversos foruns específicos de som automotivo, esta sua opção. Desmontei os bancos tirei as capas estudei um bocado quando e onde cortar.
Como o problema era espaço eu sempre questionava sobre o desempenho do sistema com o SUB praticamente encostado no encosto do banco. No final das contas não fui por esse caminho pq alugns "experts" afirmavam que um sub precisava de no mínimo uns 4cm livres para funcionar bem. (4 cm livres entre o sub e o banco eu não ia conseguir de forma nenhuma).
Como ficou o desempenho do sub? O banco não fica "vibrando" demais com o volume alto?
Thelmo,
Confesso ter ficado bem tentado por seu projeto!! cheguei ate a tirar meu console e pensar na possibilidade mas como ouvi alguem dizer que um outro qualquer tinha cortado o banco eu pensei que ficaria mais escondido e por isto o fiz!! Mas depois de ver o resultado final de seu projeto, o mesmo ficou muito bem acabado e so falta ouvir o so agora para ver como ficou hehe!! abrax
ricardo franklin
TylerNTL
06/01/2009, 00:11
Por falar em sonorização de Ranger, trouxe do paraguante um player Pioneer pra colocar na Ranger e nada se encaixa. Espaço até tem.
Aguem sabe se existe alguma adaptador 2DIM pra Ranger? Ou se os instaladores vão na gambi mesmo?
Walter,
Vc comprou um player 1DIM, certo?
Este tipo de adaptador é vendido por uns R$ 5 mas, como dá para notar pelo preço, é meio vagabundo: apenas uma moldura de plástico que tampa todo o espaço (2DIM), com um buraco para colocar um player (1DIM)
A melhor adaptação que conheço é do usuário Fellipppetti: ele usou um porta trecos do Astra olha aí a foto http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=126838&d=1214445856
Walter L. L. Casitta
06/01/2009, 00:30
Walter,
Este tipo de adaptador é vendido por uns R$ 5 mas, como dá para notar pelo preço, é meio vagabundo: apenas uma moldura de plástico que tampa todo o espaço (2DIM), com um buraco para colocar um player (1DIM)
A melhor adaptação que conheço é do usuário Fellipppetti: ele usou um porta trecos do Astra olha aí a foto [/URL][url]http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=126838&d=1214445856 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=126838&d=1214445856)
Não, o que comprei e 2 DIM também. Acontece que o original 2 DIM Ford era fixado com travas de pressão e esse novo foi feito pra ser aparafusado pelas laterais como nos Toyota e Honda.
e ae galera
bom vcs q jah tem experiencia com a instalaçao do som poderiam me dar umas dicas?talvez um how to de como puxar os fios...como fazer a ligaçao na bateria ...essas coisas
no caso eh uma frontier 04 ATTACK 4X4
abc a todos:concordo:
Walter L. L. Casitta
06/01/2009, 15:56
e ae galera
bom vcs q jah tem experiencia com a instalaçao do som poderiam me dar umas dicas?talvez um how to de como puxar os fios...como fazer a ligaçao na bateria ...essas coisas
no caso eh uma frontier 04 ATTACK 4X4
abc a todos:concordo:
Toda picape já tem disposição pra som. É só identificar os fios e ligar nos seus correspondentes do CD ou DVD player, mas se não tem nenhuma experiência com isso é melhor pagar pra alguém esperiente.
Toda picape já tem disposição pra som. É só identificar os fios e ligar nos seus correspondentes do CD ou DVD player, mas se não tem nenhuma experiência com isso é melhor pagar pra alguém esperiente.
eu me referia aos subs atras do banco....mas realmente experiencia pra mim ..sl se fosse facil tava disposto a tentar
vlwww
Walter L. L. Casitta
06/01/2009, 18:30
eu me referia aos subs atras do banco....mas realmente experiencia pra mim ..sl se fosse facil tava disposto a tentar
vlwww
Então nesse caso é um pouco mais difícil. Nenhum picape vem preparação pro sub.
Ricardo Franklin
06/01/2009, 20:35
Entao dudu Vc vai ter que ter 2 fios com uma bitola boa para levar o positivo e o negativo da bateria, que vai ligar na bateria entrar para dentro do carro por algum furo ja existendte em sua camionete e que ja passam fios (pois assim nao precisa fazer outro furo) e do radio teram que partir um fio que e para ligar a potencia so quando o som estiver ligado e os fios de saida do som que pode ser saida normal (a mesma que vc usa para ligar os altofalantes) ou tipo RCA que e de melhor qualidade porem tem que ver se seu som e sua potencia possuem este tipo de conexao!!
E ai clariou um pouco?
Abraco
Ricardo Franklin
06/01/2009, 20:36
Walter,
A melhor adaptação que conheço é do usuário Fellipppetti: ele usou um porta trecos do Astra olha aí a foto http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=126838&d=1214445856 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=126838&d=1214445856)
Puts esta do porta trequo do astra ficou show mesmo!! Sabe dizer se e do astra modelo novo ou velho? Onde sera que encontro isto para comprar?
abraco
TylerNTL
06/01/2009, 21:29
Dudu,
Não é necessário levar um cabo com o negativo.
O que é impressindível é fazer um bom ponto de aterramento. Eu utilizei o parafuso que prende o suporte do banco. Tirei o parafuso, lixei a pintura ao redor dele, coloquei um cabo com conector (com a mesma bitola do cabo +) e depois pintei tudo com Hamerite (para evitar a ferrugem). Não levar o negativo inclusive é de praxe em praticamente toda a parte elétrica do carro.
Outra coisa normalmente recomendada é superdimensionar o cabo utilizado para a alimentação principal. Alguns falam em no mínimo 21mm² (o que realmente é um exagero). A justificativa é que já estaria pronto para os próximos up-grades e minimizaria as quedas de tensão.
Como eu não tenho a intenção de ligar nada muito potente fiz o meu ckt principal com cabo 16mm² (o que já é beeem superdimensionado). Na minha opinião se vc for utilizar apenas uma amplificador qualquer coisa a partir de 10mm² já está de bom tamanho. Em ckts com cabos mais finos a queda de tensão, nos momentos que o amp exige mais corrente, poderia influenciar na qualidade do som.
""Nunca"" esqueça de instalar um fusível imediatamente após a conexão do seu novo ckt com a bateria. Sem proteção um curto pode incendiar sua viatura.
Deixe o amp isolado da carcaça do carro (lembre que qualquer parte metálica do carro é o negativo do seu ckt).
Alfranger
17/01/2009, 21:11
Achei um espaço p/ um amplificador pequeno q coloquei na CS - é no lugar vazio no painel onde deveria ter um air bag. Nas portas entrou um 9x6 oval "malabarizado" (não precisou usar tico-tico) e atrás foram de 6" triaxiais. A cs tem mais espaço atrás dos bancos q a CD...
Hugo Boaretto
29/03/2009, 12:21
Pessoal. Tenho uma ranger 2.8 CD e estou pensando em substituir os falantes originais.
Como sou novato no forum 4x4 Brasil, demorei umas 2h pra ler esse topico todo kkkkk
To querendo um negocio plug and play.
Estive pensando na opção de um midbass.
PORTAS TRASEIRAS - http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=122_27&products_id=1322 (http://www.leosound.com.br/loja/product_info.php?cPath=122_27&products_id=1322)
Ou algo desse tipo http://www.leosound.com.br/loja/index.php?cPath=122_27 (http://www.leosound.com.br/loja/index.php?cPath=122_27)
Na frente o bem falado kit 2 vias da bravox.
Será que cabe na porta traseira da ranger sem problema? Será que vai dar um grave razoavel?
Logo colocarei fotos da viatura no avatar e assinatura.
Abraço
TylerNTL
29/03/2009, 13:56
Hugo,
Até onde sei esses midbass tem a mesma resposta que o altofalante do kit duas vias (não devem melhorar muito os graves).
Normalmente se recomenda utilizar altofalantes coaxiais nas portas traseiras.
Para melhorar os graves a solução definitiva é um subwoofer, mas uma alternativa seria a instalação de um 6x9 (com uma resposta a frequencias mais baixas melhor que o kit duas vias) de preferência com o mínimo de "axiais".
Na Ranger para ser plug-and-play o alto falante tem que ser 5x7" que tem basicamente o mesmo desempenho dos 6".
Para instalar 6" tem que instalar um bafle e provavelmente precisará cortar um pouco a lata.
Para instalar 6x9 tem que cortar a lata e ter uma atenção especial a profundidade do altofalante para não ficar impedindo o vidro de descer.
Alexandre Magno
18/12/2010, 16:21
Está no mercado uma caixa com subwoofer de 8", HURRICANE, já com amplificador. Vi uma na loja é cabe perfeitamente atrás do banco traseiro. Se alguém conhece, ou puder pesquisar na internet (leosound, por exemplo), por favor poste sua opinião.
Um abraço a todos.
Alexandre
Walter L. L. Casitta
18/12/2010, 18:46
Está no mercado uma caixa com subwoofer de 8", HURRICANE, já com amplificador. Vi uma na loja é cabe perfeitamente atrás do banco traseiro. Se alguém conhece, ou puder pesquisar na internet (leosound, por exemplo), por favor poste sua opinião.
Um abraço a todos.
Alexandre
Depende... Se for pra reforçar o som original, vai fundo. Tô pensando comprar um desse também. Mas se a intenção for para chacoalhar a Ranger, então com certeza não vai servir...
Ae galerinha, comprei uma Ranger XLT 2009 2.3 a mais ou menos 3 meses e depois de ler muito esse tipico resolvi botar a mão na massa e fazer meu som!! A principio parti da base que sub atraz do banco da ranger nao iria ficar bom e também nao queria mecher na lata das portas pra recortar e por falantes maiores, comprei entao uma SUB MTX 8" T5508-44 e fiz uma caixa selada de 14 litros entre o console e o banco traseiro, ja que praticamente nunca levo ninguem no banco de traz, os auto falantes das portas a principio deixei os originais p/ ver como ficariam pensando em trocar logo pra frente, mas depois de ligar eles no modulo eu me surpreendi pq achei otimo o som q saiu deles, entao resolvi nao os trocar!! Usei pra tocar o som um modulo da Kicker modelo DX200.4, usando 1 canal em bridge 100rms pra empurrar o sub e os outros 2 canais de 50rms pra cada lado usando em stereo pq o aparelho original da ford my connection só possui 1 par de rca na saida!!! O modulo q usei nao é o mais indicado para tocar o som todo pois ele tem crossover ativo com frequencia fixa em 100htz pra passa alta e 40htz pra passa baixa, mas logo comprarei outro pra tocar os falantes das portas e usarei ele só pra empurra o sub ja q ambos sao de 200rms!! Vou postar algumas fotos e espero ter ajudado dando um depoimento de quem leu muito o topico e usou ele p/ se basear no som!! Ah, esqueci de fala, o som fico SHOW, esse sub de 8" da MTX é muito bom mesmo, mesmo com só metade da potencia 100rms empurrando ele ta tocando muito, nao vejo a hora de compra outro pra manda os 200rms todo pra ele!!! Abraços
http://img715.imageshack.us/img715/9003/170320111974.th.jpg (http://img715.imageshack.us/i/170320111974.jpg/)
http://img856.imageshack.us/img856/4310/170320111975.th.jpg (http://img856.imageshack.us/i/170320111975.jpg/)
http://img148.imageshack.us/img148/3241/170320111976.th.jpg (http://img148.imageshack.us/i/170320111976.jpg/)
http://img810.imageshack.us/img810/7705/170320111977.th.jpg (http://img810.imageshack.us/i/170320111977.jpg/)
http://img858.imageshack.us/img858/609/170320111978.th.jpg (http://img858.imageshack.us/i/170320111978.jpg/)
http://img714.imageshack.us/img714/2927/170320111980.th.jpg (http://img714.imageshack.us/i/170320111980.jpg/)
http://img59.imageshack.us/img59/4404/170320111981.th.jpg (http://img59.imageshack.us/i/170320111981.jpg/)