PDA

Ver Versão Completa : Amperímetro - Como ligar ??



kmoretto
28/04/2004, 07:25
Pessoal,

Comprei um amperímetro, a marca é genérica, mas tem dois conectores atrás, no papel fala para olhar a frente e o lado que for "+" ligar no positivo e o lado que for "-" ligar no negativo, beleeeeza, minha sobrinha de 5 anos sabe fazer isso :oops: , só que fui isso para testar e deu um curto que até queimei o dedo no fio, alguém sabe como ligar essa M@#@$% ( meu dedo ainda dói da queimadura :evil: :oops: :roll: )

[]´s f@@#@*&$ da vida.

marcelino
28/04/2004, 08:01
Amigo Kleber

Muito cuidado pois os amperímetros devem ser ligados em SÉRIE com o circuito a ser medido, ou seja eles são com um ligação direta, pelo que enntendi voce deve ter-los ligado diretamente na bateria, provocando um curto circuito.

À distancia não sei precisar se o modelo que voce usou, genérico, deve ter um resistor ligado junto. Alguns modelos de maior capacidade utilizam um resistor chamado Shunt. Aconselho a voce pedir orientação da ligação adequada na loja que comprou o medidor ou a um eletricista de automóveis de sua confiança. Vamos torcer para que seu amperímetro não se tenha danificado pelo curto circuito.

Espero te-lo ajudado

Um abraço

kge
28/04/2004, 08:22
Veja se vc consegue entender o esquema abaixo

Amperímetro liga em SÉRIE no circuito.

Só que se depois do amperímetro vc tiver um guincho elétrico e a amperagem máxima do amperimetro for baixa, é fogo na certa.

[]´s.

KGE

Fabiano-SL
28/04/2004, 08:23
Olá amigo!

Vc fechou um curto, note no desenho, nos parafusos do amperímetro entra o positivo da bateria e sai o positivo (retorno) p/ a chave de ignição... vc só usa o negativo na lâmpada de iluninação do amperímetro..

Conforme o colega falou, amperímetro é ligado em sério no fio positivo!

Veja o desenho que não tem erro

[],s

kmoretto
28/04/2004, 10:08
Ai que pisada de bola.... :oops: :oops: :oops:

Pessoal, valeu pelas respostas, assim que testar de novo ( e corretamente ) aviso vc´s.

[]´s já sem dor no dedo... :roll:

Wallace
28/04/2004, 18:06
Oi Kleber,

Sugestão de amigo. NÃO instale o Amperímetro.
É fria.
Principalmente se toda a energia passar por ele.
Vai ter que ter um cabo muito grosso entrando a saído do amperímetro e ainda assim vai ficar perigoso e gerar perdas.
Um voltímetro é um instrumento mais útil e seguro; veja:
http://hp.autometer.com/techtips/faq_tech_writeups/voltmeterammeter/voltmeterammeter.html

Pergunta básica... até quanto marca o seu Amperímetro?

andretomasi
28/04/2004, 18:58
Pessoal,

Como faço para saber qual amperímetro devo usar? Tenho uma bateria de 100 amperes.. o amperímetro deve marcar os 100 amperes como "normal", no meio, certo? Então ele deve marcar até quanto? De 50 a 150 amperes??

[ ]´s

28/04/2004, 19:08
Oi Kleber,

Sugestão de amigo. NÃO instale o Amperímetro.
É fria.
Principalmente se toda a energia passar por ele.
Vai ter que ter um cabo muito grosso entrando a saído do amperímetro e ainda assim vai ficar perigoso e gerar perdas.
Um voltímetro é um instrumento mais útil e seguro; veja:
http://hp.autometer.com/techtips/faq_tech_writeups/voltmeterammeter/voltmeterammeter.html

Pergunta básica... até quanto marca o seu Amperímetro?

Concordo quanto ao Amp, e quanto as chaves gerais que tem o mesmo funcionamento ? Sera que vale a pena botar uma, mesmo com guincho eletrico ? To com uma aqui de 500A (da Donatti4x4) e tenho um Work 12.000. To com medo de instala-lo.. :-(

Se eu instalar, sera que um cabo de 21mm seria suficiente ?

[]s

Wallace
28/04/2004, 20:06
Oi Keko,

Como falei: NÃO instale um Amperímetro!
Vai saber o que instalando o Amperímetro?
Vai fazer ele medir a amperagem aonde?
Uma bateria de 100 A deve dar pico de mais de 800 A...
E tenho uma de 55 A que da mais 450 A de pico...

Vou repetir... isso é perigoso e está muito claro que vocês não sabem o que estão fazendo.
E do risco que estão correndo.
Coloquem um voltímetro que é mais útil e não representa risco.

Wallace
28/04/2004, 20:16
A mesma coisa.

Uma de 500 A só para o guincho eu acho pouco, mas depende de que bateria e alternador esta usando... no meu caso não serviria. Lembre-se que quando o guincho estolar a amperagem vai ao infinito (na realidade não vai... mas vai para o máximo que o veiculo conseguir fornecer).

A de 500 A para todo o veiculo menos o guincho pode ser o suficiente, mas depende do que tem de equipamento no carro.

Para tudo junto... esquece.

andretomasi
28/04/2004, 21:59
Como falei: NÃO instale um Amperímetro!
Vai saber o que instalando o Amperímetro?
Vai fazer ele medir a amperagem aonde?
Uma bateria de 100 A deve dar pico de mais de 800 A...
E tenho uma de 55 A que da mais 450 A de pico...

Vou repetir... isso é perigoso e está muito claro que vocês não sabem o que estão fazendo.
E do risco que estão correndo.
Coloquem um voltímetro que é mais útil e não representa risco.

Wallace, não concordo com a não instalação de um amperímetro... Deixa eu explicar o porque: No meu caso, o uso do cj é principalmente em acampamentos, a maioria deles com os escoteiros no qual sou chefe.. nesses acampamentos, uso alguns faróis auxiliares, depende da atividade, às vezes só os laterais, às vezes os frontais, mas às vezes preciso de todos os 8 faróis auxiliares do cj, mais os 2 normais dianteiros.. quero o amperímetro pra saber quando a bateria estiver descarregando, assim não corro o risco de ficar sem bateria.. Ah, não tenho guincho, e pretendo ter um mecânico.

Pode ser perigoso se for mal-feito, mas por que é que você acha que eu estou perguntando? Porque quero fazer a coisa certa.. agora, se quiser me ajudar, me diga o PORQUÊ de não colocar o amperímetro, pois essa é minha dúvida.. se não, fico no aguardo da opinião de algum colega que me esclareça minha dúvida :roll:

[ ]´s

Wallace
29/04/2004, 00:07
Oi Keko,

Entenda uma coisa... eu pego pesado para ver se vocês abrem os olhos e se tocam para o que estão fazendo... e também para chamar a sua atenção... assim minhas respostas não passam despercebidas.

Pode deixar que eu sempre vou explicar nos finalmentes (se alguém não explicar antes).

Na realidade já expliquei tudo... só que aparentemente você não foi ler o link que passei acima.

Então sugiro que leia com mais atenção ao que é escrito. Pois acabou de ser deselegante com seu colega de lista aqui.

E se for para dar porrada acho que nem o Bill me acompanha... :D

E já que não se tocou que estou ajudando. Fica calmo ok... se quer um lugar para despejar seu estresse vai para a trilha e não para a lista. Mesmo que eu não estive-se ajudando.

Continuando:

Ok. Entendi sua necessidade.

E vou repetir:


NÃO instale um Amperímetro!
Vai saber o que instalando o Amperímetro?
vocês não sabem o que estão fazendo
Coloquem um voltímetro que é mais útil e não representa risco.


Vamos supor que instale um amperímetro.
Vai ajudar em que?
Vai medir o que?

Ok... está com X faróis ligados e o amperímetro marca Y.
E dai... não significa nada... absolutamente nada... já que você não sabe qual a amperagem tem na bateria e já alerto que o amperímetro vai lentamente marcar Y + Z... gastando cada vez mais amperes por uma serie de motivos.

O que você precisa é de um Voltímetro.
Este sim marca a carga da bateria de forma indireta pela voltagem.

Ai um esperto vai falar que o Amperímetro informa se esta carregando ou não a bateria... só que o voltímetro também informa isso, basta saber ler o voltímetro.
Com um voltímetro e sabendo fazem contas simples vai saber quanto tem de autonomia com a carga atual da bateria... o que é impossível de fazer com um amperímetro.

Se discorda responda minhas questões:


Vai saber o que instalando o Amperímetro?
Vai fazer ele medir a amperagem aonde?

andretomasi
29/04/2004, 02:12
Fala Wallace,

Entendi por que você pega pesado.. foi por isso que peguei pesado também, assim obtenho minhas respostas :wink: .. Li o link, e queria uma opinião que me convencesse,a qual acabaste de dar, muito obrigado :D , agora estou convencido de que preciso de um voltímetro.. o link só me mostrou que o Volt. é mais recomendável, seguro, etc, exceto SE o amperímetro fornecesse medidas confiáveis..

Quanto a ser deselegante, você mesmo já foi deselegante em várias discussões defendendo a sua opinião, eu também já fui, e peço desculpas se o fui agora, mas o que mais podia se esperar de um engenheiro de 36 anos discutindo com um pirralho de 20 anos muito metido e curioso?.. não vou ficar magoado com você, como imagino que você também não, estou aqui pra aprender, e pronto, aprendi.. Sem stress :wink:

Não tenho medo de porrada não, e estou bem calmo, não é hoje que vai me deixar irritado :D ; e não estou estressado, apenas cobrei uma explicação que me convencesse a não usar o amperímetro.. agora estou convencido, obrigado pela resposta.

[ ]´s

kmoretto
29/04/2004, 07:36
Oi Kleber,

Sugestão de amigo. NÃO instale o Amperímetro.
É fria.
Principalmente se toda a energia passar por ele.
Vai ter que ter um cabo muito grosso entrando a saído do amperímetro e ainda assim vai ficar perigoso e gerar perdas.
Um voltímetro é um instrumento mais útil e seguro; veja:
http://hp.autometer.com/techtips/faq_tech_writeups/voltmeterammeter/voltmeterammeter.html

Pergunta básica... até quanto marca o seu Amperímetro?

Wallace,

Quanto ao cabo estava imaginando isso mesmo, teria que por um bem grosso, o meu marca + e - 50A, ainda não tenho guincho elétrico instalado, entendo que quando for instalar um terei que rever a instalação ( ou remoção ) do Amperímetro.

Obs: colocarei também um voltímetro

Obrigado pelo alerta, não tinha idéia do perigo.

[]´s

Wallace
29/04/2004, 10:00
Kleber 50 A é muito pouco... a não ser que seu alternador tenha uns 40 A.

Fabiano-SL
29/04/2004, 10:20
Olá amigos!

Tenho o amperímetro original do meu cj-3b (cara de cavalo), o qual sempre verifico se está carregando a bateria... não tenho NENHUM acessorio no meu jeep além dos originais, por isso NÃO há problemas em utilizar o amperímetro...

Para os amigos que tem várias adaptações eletricas (farois de milha, guinchos, etc..) realmete deve existir perigo caso a corrente passe pelo amperímetro... Humilde dica:

comprem um multimetro (r$30,00) uma ferramenta manual que tem uma série de funções, muito útil no off road e em casa!!!

Caso vc tenha multimetro ou compre um, veja uma dica na fig abaixo...

[],s

Caio
29/04/2004, 10:37
Só colocando uma analogia para ajudar um pouco...

Vamos comparar sua caixa d´água com a bateria, o amperimetro seria o hidrometro, ou seja,vc só sabe o quanto passa pelo cano (fluxo) e não quanto tem de água na caixa ,quem te diz quanto de água seria boia, indicando o nivel baixo,médio ou alto.
Quanto maior a caixa,maior o cano para dar a vazão adequada comparando com a bitola do fio.

Para saber quanto de água tem na caixa marque quantos metros cúbicos passou no cano no tempo 1m3/h -1000litros

Para saber o nivel da bateria veja a queda de tensão, pois para manter o fluxo constante a tensão cai. U(volts)=R(resistencia) x I (corrente)

A resistencia é o seu monte de farois




[ ]´s análogos

billj
29/04/2004, 12:59
FWIW, montei o painel do Spider com tudo e qualquer relógio, tem até horímentro............
:P














Não instalei um amperímetro, é perigoso e não te fala bosta nenhuma...........

Abraços,

kmoretto
29/04/2004, 13:33
Kleber 50 A é muito pouco... a não ser que seu alternador tenha uns 40 A.
Só tem 35A... :oops: :oops: :roll:

andretomasi
29/04/2004, 13:35
Bill,

A pergunta pode ser ignorante, mas qual vai ser a utilidade do horímetro no Spider? :shock:
Antes que responda que vai ser a mesma utilidade que o amperímetro no meu cj, (nenhuma :D :oops: ), lembra que já expliquei que eu não tinha entendido, agora já me convenci pelo Voltímetro.

[ ]´s

billj
29/04/2004, 14:02
Bill,

A pergunta pode ser ignorante, mas qual vai ser a utilidade do horímetro no Spider? :shock:
Antes que responda que vai ser a mesma utilidade que o amperímetro no meu cj, (nenhuma :D :oops: ), lembra que já expliquei que eu não tinha entendido, agora já me convenci pelo Voltímetro.

[ ]´s




Para contar horas........... :wink:


Num jipe com o tipo de vida que tem o Spider, kilometragem não signifique nada quanto o intervalo entre as manutenções preventivas, como troca de óleo, limpeza de injeção, torca de filtros etc. É normal que o motor fique horas a fio ligado e acelerando, sem andar nem dois kilometros. Se me basseasse apenas no hodômetro, nunca teria necessidade de trocar o óleo, nem em 04 anos de uso........

Abraços,

Wallace
29/04/2004, 14:06
Oi Keko,

Aviões, Tratores e o Jipe do Bill entre outros fazem manutenção por tempo de uso e não por kilometragem percorrida.
O que o Bill não usa é o odometro, mesmo porque deve estar marcando totalmente errado.

billj
29/04/2004, 14:11
Oi Keko,

Aviões, Tratores e o Jipe do Bill entre outros fazem manutenção por tempo de uso e não por kilometragem percorrida.
O que o Bill não usa é o odometro, mesmo porque deve estar marcando totalmente errado.


Teclado lerdo........ :shock: :D


Cê vem no sábado?? Caso vier, traz um par de luvas. Temos um trampo meio pesado envolvendo 08 pneus, 04 rodas e 144 parafusos e porcas......... :wink:

Abraços prevendo dores na coluna,

andretomasi
29/04/2004, 14:25
Fala Bill e Wallace,

Captei vossa mensagem :lol:

O Spider ainda tem velocímetro/hodômetro original?

[ ]´s

billj
29/04/2004, 15:21
Fala Bill e Wallace,

Captei vossa mensagem :lol:

O Spider ainda tem velocímetro/hodômetro original?

[ ]´s


Tem. Somente porque o sistema de injeção precisa de um input de velocidade (motivo não sei). Se não fosse por isso, nem velocímetro teria......

Abraços,

andretomasi
29/04/2004, 19:10
Bill,

Então você não pode trocar o velocímetro do spider por um cronomac por exemplo? Essa necessidade da injeção suzuki de monitorar a velocidade é só nos suzuki ou outros motores também tem isso?

PS: Quando vem fotos novas do Spider? :lol:

[ ]´s curiosos

Danniel Pizatto
29/04/2004, 21:44
Dá pra manter o amperimetro instalado mesmo com o guincho elétrico.

basta que o guincho seja instalado fora do amperímetro, assim como o motor de partida.

Wallace
30/04/2004, 01:59
Oi Danniel,

Só queria ver instalar o guincho dentro do amperimetro...;-)

Wallace
30/04/2004, 02:06
Oi Bill,

Estou meio enrolado no sábado então não sei que horas consigo chegar ai...
Qual é o tamanho da chave dos parafusos?
Tenho uma furadeira / aparafusadeira a bateria e minha furadeira 110 V acho que também é aparafusadeira...;-)

kmoretto
30/04/2004, 07:36
Dá pra manter o amperimetro instalado mesmo com o guincho elétrico.

basta que o guincho seja instalado fora do amperímetro, assim como o motor de partida.

É o que eu estava imaginando, quando for instalar o guincho, deixo ele fora do amperímetro, a idéia é monitorar a alimentação/uso da bateria em condições normais de uso.

Obs: conversei com meu irmão que é técnico eletrônico e fez as contas, para um amperímetro cujo limite é de 50A, a carga máxima é de 600 Watts, deixando o guincho de lado é só fazer a conta dos demais acessórios e lâmpadas para saber se o amperímetro aguenta o tranco.

[]´s

billj
30/04/2004, 08:24
Bill,

Então você não pode trocar o velocímetro do spider por um cronomac por exemplo? Essa necessidade da injeção suzuki de monitorar a velocidade é só nos suzuki ou outros motores também tem isso?

PS: Quando vem fotos novas do Spider? :lol:

[ ]´s curiosos


Não pode trocar pois tem que tero sinal do sensor VSS para o módulo funcionar corretamente. Quanto outros sistemas não sei, mas creio que devem ser a mesma coisa........

Fotos na segunda-feira....... :wink:

30/04/2004, 08:38
OLA ALL

NAO SEI DE TODOS OS SISTEMAS DE INJEÇÃO MAS NO EFI DA CHEVROLET 4CC(LINHA MONZA ,KADETT, S-10, BLAZER ETC..) EXISTE ESTE TAL DE SENSOR DE VELOCIDADE TAMBEM, QUE VAI PROXIMO AO CAMBIO( NO CASO DO KADETT/MONZA) E MAIS QUE ISSO, CONFORME O ANO DE FABRICAÇÃO OU MODELO DE CARRO, A INJEÇÃO PODE UTILIZAR SENSORES DE 8 PULSOS OU 16 PULSOS, O QUE SIGNIFICA QUE SE VC INVERTER A APLICAÇÃO, COM O CARRO PARADO VAI TER UM FUNCIONAMENTO NORMAL, MAS ANDANDO O CARRO VAI APRESENTAR ALGUNS CORTES DE INJEÇÃO EM VELOCIDADE SUPERIOR A 50/60KM/H.

ABRAÇOS DE QUEM JA TEVE ESTE PROBLEMA

billj
30/04/2004, 08:38
Oi Bill,

Estou meio enrolado no sábado então não sei que horas consigo chegar ai...
Qual é o tamanho da chave dos parafusos?
Tenho uma furadeira / aparafusadeira a bateria e minha furadeira 110 V acho que também é aparafusadeira...;-)


Allen de 8 mm.......

Uma aparafusadeira ajudaria na desmontagem com certeza........

Abraços,

wcas
08/07/2008, 16:41
Tirando a poeira do topico, li alguns comentarios muito interessantes aqui, e gostaria de fazer uma pergunta. Quando eu comprei o jeep ele ja tinha um amperimetro, só que ele esta ligado entre o + do alternador e o + da bateria, indicando quanto de carga o alternador esta enviando para a bateria. Agora estou fazendo novamente a eletrica dele e li alguns comentarios e até no manual de montagem da cronomac que a ligação dele é entre o + da bateria e o + da chave(ignição e outros itens eletricos). Tem algum problema ele ficar ligado do jeito que esta ?? Qual a melhor forma de ligar ?? Se ligar do segundo modo como ele indica que a bateria esta recebendo carga ??

[]s

leopoldo
08/07/2008, 19:07
Na sua 1º ligação, o amp mede o que vai do gerador à bateria.

Quando vc liga um fio adicional entre este e a chave, vc mede o consumo.

O segredo é em que terminal do amp vc deve ligar, que é entre o lado do gerador e a chave.

wcas
08/07/2008, 19:52
Leopoldo, deixa eu perguntar uma coisa então que esta meio nebuloso pra mim, o que voce quis dizer com " o segredo é em que terminal do amp vc deve ligar, que é entre o lado do gerador e a chave", pergunto isso porque na ligação atual que esta aqui, do alternador sai somente 1 fio que vai para o + da bateria, tirando os 3 do estabilizador de voltagem. A minha chave de ignição recebe 1 fio + que vem da bateria e é ligada num polo bat+ da chave. Se eu entendi dirento o correto é sair 2 fios do alternador, 1 para a bateria e um para a chave ?!?!? é isso ????

[]s

leopoldo
08/07/2008, 20:02
Esta ligação é feita no amperímetro. Não necessita puxar 2 fios do altenador.

Faça o seguinte:

Se vc ligou certo, ao ligar a chave de contato, ou um farol, o amperímetro indicará (-) e se vc ligar o motor ele indicará (+).

Entenda que esse fio que hoje vem da bateria e alimenta a chave fica:

BAT > AMP > chave

A outra ligação é:

ALT > AMP > BAT

As duas ligações convergem ao amperímetro.

wcas
08/07/2008, 20:17
Me corrija se eu estiver pensando errado, fazendo a ligação :
BAT > AMP > chave , na verdade vai marcar (-) quando ligar alguma coisa e o veiculo estiver desligado e quando o alternador estiver funcionando vai ficar praticamente no meio novamente, ou seja no zero pois o alternador esta compensando esta saida para os farois por exemplo. Eu só não entendo quando que podera marcar (+), a corrente não vai só para um lado ?? não sei se voce entendeu o que quiz dizer, não consigo ser mais tecnico que isso,.rsss


[]s

wcas
08/07/2008, 20:23
Só mais uma duvida, meu alternador é de 30 AMP, e queria colocar outro maior, mais com a ligação como esta, estou limitado a um alternado de no maximo 45 AMP pois o amperimetro é de 50 amp, agora alterando para esta nova forma BAT > AMP > CHAVE, posso colocar um alternador mais forte de 90 amp por exemplo que não vai ter problemas, certo ?? O que não posso fazer é ligar na pós-chave algo que consuma mais que a amperagem do amp. que esta no meio do caminho, como um guincho por exemplo, é isso ???

Desculpa ser tão chato nas perguntas, depois pode mandar a conta da consultoria,.rsss:concordo:

[]s

leopoldo
08/07/2008, 23:55
A bateria descarrega ... o gerador carrega.

Vc pode por um alternador de 50 a 1 000 amps que funciona da mesma forma.

A sua ligação não tem relação com o alternador e sim o consumo e as bitolas dos fios e ao fundo de escala do seu AMP.

À partir do momento que o gerador entra na barra (como a gente fala por aqui), o ponteiro sai do (-) e vai para o (+) indicando bateria EM CARGA.

SE

a carga = ZERO, o consumo = fornecimento.
a carga > ZERO, o gerador está carregando a bateria e/ou alimentando TUDO e ainda tem sobra.
a carga < ZERO, o consumo é maior que o gerador fornece, ou seu gerador babou.

Pensa assim ... afinal, porque teria o lado positivo da escala ?????

Por exemplo: no meu CJ, uso alternador de 180 amp, amp de 150 amp, 2 baterias, os fios que entra e saem são da bitola de cabo de bateria.

AH! guincho e o motor de arranque não passam pelo AMP , passam por ligações em paralelo.

Observe que o circuito de carga do arranque já é segregado. O cabo de bateria vai direto ou por rele auxiliar. Ai passam uns 500 amps. Haja chave para passar isso !!!!!!

Oque vc aciona é o circuito do rele do "automático", na chave de contato. Ai passam uns 10 amp.

Lauriston Azevedo
09/07/2008, 02:21
meu amigo, percebi vc comentar sobre cabo de 21mm, na tabela de fios e cabos padrão milimétricos, não existe o fio 21mm, mas 16mm e 25mm são os mais proximos deste que vc diz possuir, quanto a corrente deles são 68Ampéres e 89Ampéres respectivamente, e isto é muito pouco dependendo da corrente e ser drenada á carga e do comprimento deste seu condutor. Muito cuidado com instalações eletricas em veiculos, sempre utilize proteções, vc tem que contar com instalações que estejam imunes a intempéries, vibrações, temperatura, esmagamento, etc., para não causar curto circuito e ou fogo. tenha em mente que um bom "curto-circuito" com cabos grossos, pode inutilizar uma bateria, e o prejuizo estará só começando.

wcas
09/07/2008, 08:50
meu amigo, percebi vc comentar sobre cabo de 21mm, na tabela de fios e cabos padrão milimétricos, não existe o fio 21mm, mas 16mm e 25mm são os mais proximos deste que vc diz possuir, quanto a corrente deles são 68Ampéres e 89Ampéres respectivamente, e isto é muito pouco dependendo da corrente e ser drenada á carga e do comprimento deste seu condutor. Muito cuidado com instalações eletricas em veiculos, sempre utilize proteções, vc tem que contar com instalações que estejam imunes a intempéries, vibrações, temperatura, esmagamento, etc., para não causar curto circuito e ou fogo. tenha em mente que um bom "curto-circuito" com cabos grossos, pode inutilizar uma bateria, e o prejuizo estará só começando.


Estou usando o fio com bitola de 16 mm(68 amp) porque maior que isso é grosso demais e não da pra colocar o conector na ponta. Não entendi o que voce falou com ser muito pouco essas bitolas, estou usando a bitola de 25 entre bateria e motor de arranque e essa é a bitola igual a que estava originalmente e pelo que olhei nos outros carros, no meu corsa por exemplo ele trabalha com a bitola de 16mm saindo da bateria, acima disso fica dificil de trabalhar as conexões.
Outra coisa, o que voce quiz dizer que com cabos grossos pode inutilizar a bateria ??? Voce disse logo assima que 16 e 25 seriam muito pouco ???

[]s

Dodger
09/07/2008, 08:51
Eu até tenho um amperímetro no meu carro(desligado), mas acho que vou deixar ele lá só de enfeite mesmo.
Estou achando melhor opção utilizar um voltimetro. Vi este digital aqui pra vender por 28,00 no mercado livre.
http://www.divicompras.com.br/imagens/monitorbateria2/voltimetro11.gif

Miudinho, discreto e parece excelente opção pragente monitorar o sistema de carga dos nossos veiculos que já tem na sua grande maioria, sistemas elétricos com mais de 30 anos nas costas e não são utilizados com muita frequencia.

wcas
09/07/2008, 09:04
Leopoldo, onde voce achou esse amp de 150, em lojas de 4x4 só achei esse de 50 até queria um maior pra evitar riscos mais não achei.
To querendo ligar da seguinte forma:

BAT > CHAVE GERAL > AMP >> Duas saidas(uma para a chave de ign. e outra direta para a caixa de fusivel para o rele dos farois e etc)

O fio até o amp com bitola 16mm(68AMP) e na saida do amperimetro com as bitolas padrão para chave 6mm(36amp) e outra para os farois 6mm(36amp).

É muito exagerado essa bitola de fio para a iginição e para os farois?? penso que é melhor errrar pra mais do que pra menos e também os fios ja estão aqui então por que não usa-los.

Essas medidas de bitolas são as medidas dos cabos flexiveis que eu comprei na loja de eletrica, ja vi que para ligação de som ou modulos eles tem outras medidas tipo 21mm que comparando é igual ao de 6 mm que comprei. Comprei cabos iguais aos que usamos em intalaçõe eletricas de residencias, são os mesmos não? ou para carro tem que ser outro tipo de fio ??

wcas
09/07/2008, 09:07
Vi alguns xicotes prontos em lojas de 4x4 que usam bitolas de 1m e 4 mm, achei muito pouco.

leopoldo
09/07/2008, 10:29
Meu amp foi fabricado pela tactil em SP. Era para trator. Pelo que eu ouví falar, fechou.

Eu uso o mesmo processo: computo a carga e seleciono o fio, sempre uma bitola acima (para garantir), pelo menos nos apetrechos quew consomem muita carga.

wcas
11/07/2008, 13:57
Após fazer algumas contas aqui, resolvi deixar o aperimetro somente para os farois, pelo menos por enquanto não achar outro mais forte que o meu de 50A, não vou tirar ele porque o buraco no painel ja esta feito então por hora vai ser meio enfeite mesmo.

profcarlos
26/07/2008, 20:08
Olh,a eu sou meio fanático por maluquices elétricas, e sempre usei amperímetro nos meus carros. A ligação é simples: do positivo da bateria vc tira tudo que vcai pra cabine, pra faróis, acessórios, etc., menos o cabão gordo que vai para o motor de partida (ou guincho, ou qualquer outra coisa que extrapola muito o consumo da farolzada e outras firulas elétricas), e faz passar pelo amperímetro. Para entender melhor: daria para você botar o amperímetro com o + ligado no + da bateria e o resto dos fios que saem do + da bateria ligados no - dele, ou seja, com ele entre a bateria e a fiarada. Simples. A questão é só que a gente tem que poder ver o bicho funcionando, o que faz com que se tenha que o levar para dentro da cabine. Para isso, como o pessoal já disse, é fio grosso, conexão bem feita, soldada, grimpada e isolada, etc.
O uso dele é simples, e eu pessoalmente o prefiro ao voltímetro por uma razão: ele avisa na hora se o consumo estiver acima do que o alternador fornece. Dá para saber se a bateria está carregada (com o carro ligado, claro), pq ele vai ficar no zero. Se o carro estiver com alguma fuga de corrente, ele vai acusar marcando fora do zero com ele desligado. E por aí vai. Questão de gosto, mas o único uso real que eu vejo para um voltímetro é quando se usa muita coisa elétrica com o motor desligado e se quer saber se ele ainda tem energia para dar a partida.
Eu acabo de comprar um jipe de novo (já tive um cj5 quando era novo, morava no mato e era o meu meio de transporte; agora comprei um cj6 para caber a família), e minha primeira compra pra ele, antes mesmo da patroa saber do jipe (aproveitei que ela foi visitar a mãe em outro estado, hehehe), incluiu um amperímetro e um par de "caça-mulatas" (agora parece que se chamam "faróis de manejo"; prefiro o nome antigo, faz mais sentido...).

Java
04/07/2011, 12:52
Olá pessoal,

Li o tópico e senti falta de desenhos. Coloco aqui então o esquema que pretendo instalar... Por favor sintam-se a vontade para criticar e contribuir, principalmente se houver algum erro.

Obrigado.

300476

João Carlos Fonseca
04/07/2011, 14:42
Oi java, entendo pouco de elétrica, acho que falta um detalhe, desse jeito ele vai ficar sempre ligado e acho que o certo e você pegar a corrente positiva do pós chave, quando liga o contato do carro ele liga...

Java
04/07/2011, 15:39
Pois é João Carlos,

Concordo com você, mas se eu colocar o amperímetro à direita da chave geral (em meu desenho), o amperímetro não irá marcar quando o alternador estiver enviando corrente à bateria.

A minha intenção, ao colocar o amperímetro, é de ver como está a corrente que entra e sai da bateria.

E agora?

Rafaminc
04/07/2011, 17:29
Pois é João Carlos,

Concordo com você, mas se eu colocar o amperímetro à direita da chave geral (em meu desenho), o amperímetro não irá marcar quando o alternador estiver enviando corrente à bateria.

A minha intenção, ao colocar o amperímetro, é de ver como está a corrente que entra e sai da bateria.

E agora?

Amperímetro analógico não consome energia, pode ser colocado em qualquer lugar que se queira medir a amperagem que está passando pelo fio, desde que o fio seja interrompido e o amp. colocado no meio. Agora, amperímetro digital, consome o necessário para deixar o display ligado.

vladimirsilva
04/07/2011, 19:07
Pera aí, gente!!! Loucura, loucura, loucura... Java, tenha certeza, desse jeito no esquema o amperímetro vai queimar. Só a corrente consumida pelo motor de partida chega a 200A, no arranque. Vamos aos fatos: o amperímetro deve e somente deve, sem prejuízo, ser ligado entre o alternador e a bateria. Por quê? Os jeeps CJ2A e CJ3B vinham com esses utilíssimos acessórios nos painéis, para indicar apenas o estado de carregamento da bateria: ponteiro no lado direito, bateria sendo carregada; ponteiro na esquerda, bateria descarregando (o dínamo/alternador está com problema), pois é, o alternador também precisa consumir um pouco da eletricidade acumulada para induzir/gerar energia à bateria, consumo que é sempre muito menor do que o gerado. Vejam os painéis dos CJ5 e CJ6 (Bernardão) são espartanos, um instrumento para todos aqueles de antes: velocímetro, indicador de temperatura, indicador de combustível, luz indicadora de pressão mínima de óleo e, finalmente, luz indicadora do estado da bateria. E é assim até hoje na maioria dos veículos: acendeu a luz da bateria, problema no alternador ou bateria arriada... é batata. Concordo que é desnecessário saber quanto de intensidade de corrente está sendo consumida, afinal, a concessionária de eletricidade não vai cobrá-lo nisso. A receita de bolo é: para carro incrementado (som automotivo porreta, guincho para 3 toneladas, 10 fárois de neblina, etc), sistema gerador parrudo (alternador e bateria de capacidade maior). Simples, não?!

Rafaminc
05/07/2011, 07:47
Pois é, como o amigo escreveu, já existe a lâmpada no painel para indicar problemas com o alternador.
Eu particularmente prefiria ter um voltimetro para saber como anda a tensão da bateria. Um voltimetro digital deve custar uns 50 pila e pode ser mais útil que o amperímetro.

Java
05/07/2011, 12:06
Olá vladimirsilva,

O jipe que está sendo reformado é um CBT Javali. Originalmente ele já vinha com um amperímetro no painel. O amperímetro original era idêntico ao que estou instalando agora.
Olhei no chicote original (meio mastigado e coberto de óleo) e os fios do amperímetro são consideravelmente finos (4mm) e mesmo assim funcionou por quase vinte anos. Originalmente o Javali não tinha aquela luzinha que avisa quando há algo errado com o carregamento da bateria, ele tem o amperímetro e pronto (o piloto do Javali que se vire para entender o que ele diz. :karate: Acho que isto sim é ser espartano hehehehe).

Devido a reforma, o meu Javali agora está com um motor MWM 2.8 e o alternador da Blazer com ar, o alternador tem saída para a tal luzinha... Mas queria deixar o painel como o original e isto pede um amperímetro...

Bom, com a ligação que fiz (veja o desenho que postei anteriormente), o motor de arranque não afetará o amperimetro (pois no arranque, o alternador não terá rotação para gerar corrente), mas o amperímetro deverá marcar a corrente consumida pelo solenóide do arranque e não a corrente do motor de arranque (pois o solenóide está após a chave geral por motivos óbvios).

O problema é o guincho: será que vai haver problemas quando ligar o bicho com o motor funcionando? Melhorando a pergunta: o guincho está ligado na bateria então é ela quem fornecerá amperagem para ele, masss... e se o motor diesel estiver funcionando? Aí o alternador enviará a amperagem exigida pelo guincho (alta) ou a amperagem de recarga da bateria (baixa)?????? - Isto é preocupante pois a corrente (alta ou baixa) passará pelo amperímetro, danificando-o (alta) ou não (baixa).

Alguém saberia a resposta?

Java
05/07/2011, 12:23
Olá Rafaminc,

Qual a tensão em volts, terá uma bateria competamente arriada (descarregada no úrtimo)?

Rafaminc
05/07/2011, 13:37
Olá Rafaminc,

Qual a tensão em volts, terá uma bateria competamente arriada (descarregada no úrtimo)?

Java, com um voltímetro, vc consegue monitorar o quanto de energia pode retirar da bateria com o motor desligado para acionar o guincho. Quando a voltagem começar a chegar perto dos 10 volts, seu motor de arranque vai ficar fraco, e pode ficar empenhado.
O motor diesel, se não for dos eletrônicos (urtimos, hehe), não consome praticamente nada de energia, então não precisa esquentar a cabeça com isto.
Veja qual a amperagem do motor do guincho. Se não tiver, olhe a potência em CV, ou Watts e divida por 12.
ex. 1CV = 735W = 735/12 = 61A.
Agora, queimar o Amp. é meio difícil. Só se vc matar a bateria, fizer o motor pegar no tranco e ainda ligar o guincho ao mesmo tempo. Daí o Amp. e o alternador podem se F....

vladimirsilva
05/07/2011, 18:40
Ah Java, peço humildes desculpas!!! Só agora entendi, ao rever seu desenho, que o amperímetro vai entre o alternador - 200Ah e a bateria. Achei que a figura do cilindro era o motor de arranque, que topada. Sendo assim, seja feliz, tá beleza seu esquema.

Todo alternador tem uma rotação mínima em que começa a gerar eletricidade, no caso desse motor fica aproximadamente em 800rpm, isso garante eletricidade para os sistemas de ignição, sinalização, iluminação e algo mais, em geral. No amperímetro você deve observar o ponteiro, se ele tender ou ir para o lado da indicação negativa ou esquerdo, aumente a rotação do motor (pelo acelerador) até ficar no mínimo no meio, nessa posição o alternador supri apenas o consumo geral e nada vai à bateria. Aumente um pouco mais e o ponteiro passará para o lado direito, dessa forma o alternador continua suprindo os consumidores e o excedente vai à bateria.

O cuidado deve ficar na escolha da intensidade de corrente que vai passar no amperímetro, se ele tiver uma capacidade inferior ao que passar, isso acarretará em queima de sua resistência interna, sim! Ou seja, se o amperímetro mede até 60A, isso significa que ele aguentará até 60A no sentido da recarga e 60A no sentido do consumo.

Java
06/07/2011, 11:32
Pois é vladimirsilva,

e quando o guincho estiver funcionando e o alternador estiver a toda rotação? O alternador enviará para a bateria a corrente exigida pelo guincho ou apenas para a recarga da bateria?

vladimirsilva
07/07/2011, 01:24
Se bem dimensionado, o alternador deverá (numa determinada rotação), suprir a demanda dos sistemas primórdias e o guincho. Nessa condição a bateria ficará em estado de flutuação, isto é, nada sairá da bateria, pois o próprio alternador incumbirá-se disso, além de poder carregar a bateria, se for o caso. Então cálcule as intensidades de correntes elétricas para os sistemas de ignição, sinalização, iluminação e o guincho, nisso você deve se preocupar em utilizar uma bateria de capacidade maior. Evite utilizar um alternador que forneça o que deseja-se em máxima rotação, pois para isso o motor deve estar em máxima rotação, coisa que os fabricantes conseguem em intervalo de tempo muito curto (para não danificar o motor) e guinchar algo demora muito.

Java
07/07/2011, 11:56
Vladimir,

Então, pelo que você diz, o alternador irá fornecer a amperagem que o guincho drenar.
Bom, considerando isto e... Se a bateria está em estado de flutuação, o amperímetro está entre o altenador e o guincho (como em meu desenho): conclui-se que o amperímetro de 50A não suportará. Correto?

Rafaminc
07/07/2011, 13:01
Vladimir,

Então, pelo que você diz, o alternador irá fornecer a amperagem que o guincho drenar.
Bom, considerando isto e... Se a bateria está em estado de flutuação, o amperímetro está entre o altenador e o guincho (como em meu desenho): conclui-se que o amperímetro de 50A não suportará. Correto?

Monta o amperímetro, liga o guincho. Se passar dos 50A compra um amperímetro maior e pronto...

EduardoLang
07/07/2011, 17:30
Pessoal,

Segue painel que fiz com todos os relógios. Coloquei além do amperímetro, um voltímetro. COMPLETO ! ! ! he he he

vladimirsilva
07/07/2011, 20:08
Calma Java, eu disse em valores impotéticos, você deve atentar-se para a potência do alternador, para que ele tenha capacidade de suprir os consumidores, sem descarregar totalmente a bateria. Qual a potência máxima do alternador, dê uma olhada na placa de identificação.
Qual a potência máxima do guincho, de todos os faróis e lanternas, qual tipo de bobina de ignição? Dessa forma poderá-se calcular a intensidade de corrente total exigida, não sendo necessário o método "tentativa e erro".
Com base nas capacidades da bateria e alternador, há sites de fabricantes dos mesmo que indicam seus produtos conforme a configuração do veículo, mas de modo geral, no seu caso uma bateria de 100Ah é o mínimo esperado.

Systema
08/07/2011, 16:15
o amperímetro não tem como suportar o consumo de um guincho e nem mesmo a potência total de um bom alternador (110 a 120 A), durante o uso ele apenas marca o que esta saindo ou entrando na bateria, ou seja se o consumo esta por ex. 25 A, mas a bateria ainda não esta 100% carregada o amperimetro deverá marcar o que esta carregando a bateria (os 25 Amperes sai direto do alternador, o ponteiro vai pro lado + na quantidade que esta indo para bateria , quando ocorrer do alternador deixar de funcionar o amperimetro ira marcar o consumo total (ponteiro lado -).
O consumo de um guincho não vai passar pelo amperimetro porque ele é ligado direto nos polos da bateria, porém a carga que o alternador irá gerar para repor o consumo do guincho irá passar pelo amperímetro quando o guincho estiver ligado com o motor funcionando e o amperímetro fatalmente estragará se isso durar + que 1 minuto.
no meu jeep eu fiz um conector onde eu faço uma ponte do borne + do alternador para o + da bateria, (coloco esta ponte somente se o guincho for ligado) isso elimina a passagem da corrente pelo amperimetro.
A ligação do Amperimetro e feita da seguinte forma:
O Fio da bateria que sai do polo (+) ou do motor de arranque vai ser ligado no lado (+) do amperímetro (é importante ligar o fio que sai para chave de partida junto ali para que não passe pelo amperímetro) porque a partida dá um tranco de consumo que detona o amperimetro.
O fio do alternador (+) vai ser ligado no outro lado (-) do amperimetro, neste mesmo borne os fios de farois e outros consumos devem ser ligado.
Caso ao ligar os farois e marcar carregando é só trocar todos os fios de um lado do amperimetro para o outro.
Deve-se tomar um grande cuidado para que fiquem bem apertados com terminais soldados com estanho e usar fios bitola 8 ou 10 e uma isolação muito bem feita pois um curto ali é trajico.
espero ter sido claro e ajudado alguém.
Abraços

vladimirsilva
08/07/2011, 22:34
Beleza, Systema!!! Java, essa dica do camarada é bem interessante, já que o guincho e o motor de arranque ficam sem ter suas intensidades de corrente passando pelo amperímetro. Outra coisa, se não houver instrumento com capacidade igual ou superior à necessária, pode-se utilizá-lo em conjunto a uma resistência shunt bem calculada.

Java
11/07/2011, 19:43
Olá Systema,

Obrigado pelo post: claro e objetivo. Entendi a questão da corrente e vou instalar uma ponte como você indicou.

Java
11/07/2011, 19:47
Olá Vladimir,

Uma resistência shunt exigiria que eu mudasse a escala do amperímetro... Acho que não valeria a pena correr atrás deste tipo de instalação para fins lúdicos. Afinal quero apenas deixar o painel do Javali o mais original possível.

Java
15/07/2011, 10:29
Olá a todos!

Bom, para referências futura dos amigos jipeiros, posto uma figura de como ficou no meu jipe.

302337

Veja que coloquei um disjuntor no circuito para poder emprestar o jipe sem medo, mas recomendo: não diga a ninguem a posição do disjuntor ;-)