PDA

Ver Versão Completa : Motor novo batendo válvula



Cacá
27/06/2007, 23:18
All, meu motor ta com 2.200 km (OHC) e agora apareceu um barulho de válvula, principalmente quando o Jeep tá frio. Depois que esquenta melhora bem, mas quando frio bate muita válvula, um barulho que se assemelha com coletor furado.
Isso é normal em motor novo? Tem que regular válvula nesse período de amaciamento? Ou deu pau (de novo)?


[s],

Lucas Nassif
27/06/2007, 23:24
All, meu motor ta com 2.200 km (OHC)

Já?????????????


e agora apareceu um barulho de válvula, principalmente quando o Jeep tá frio. Depois que esquenta melhora bem, mas quando frio bate muita válvula, um barulho que se assemelha com coletor furado.
Isso é normal em motor novo? Tem que regular válvula nesse período de amaciamento? Ou deu pau (de novo)?



Já ouvi falar que quando retifica o mtor, faz uma regulagem de valvula (claro). Roda um tempo, e depois tem que fazer uma nova regulagem! Pode ser isso!

aBrass

Cacá
27/06/2007, 23:31
Opa, beleza Lucas?
Já, 2.200 km, amigo. Tái pra usá :mrgreen:. Eu achei mesmo que esse barulho fazia parte do 'assentamento' das válvulas. Mas tá uma escola de samba, viu???

Abração procê,

Lucas Nassif
27/06/2007, 23:49
Opa, beleza Lucas?
Já, 2.200 km, amigo. Tái pra usá :mrgreen:. Eu achei mesmo que esse barulho fazia parte do 'assentamento' das válvulas. Mas tá uma escola de samba, viu???

Abração procê,

Manda o meca regular d novo e seja feliz!

Abrasss e boa noite

Elmer_Jeep
28/06/2007, 09:06
Pessoas, OHC é tucho hidráulico e não tem regulagem...

Cacá
28/06/2007, 12:38
Pessoas, OHC é tucho hidráulico e não tem regulagem...
Isso significa que estou com problemas??? :pensativo:


[s],

joão k. chikui
28/06/2007, 12:51
Cacá , tem oleo suficiente no motor . Está com a viscosidade normal?

Carlos Alberto da Silva
28/06/2007, 12:52
Ola o seu mec. verificou os desgastes do comando e dos balancins, pede a ele para tambem dar uma olhada nos tuchos, os tichos da para desmosntar e limpar eles

Lucas Nassif
28/06/2007, 13:29
Cacá , tem oleo suficiente no motor . Está com a viscosidade normal?

Opa, já que não é regulagem de valvulas, pode ser algo de pressão da bomba de óleo? Quando liga ele de manha, a pressao pode estar baixa aí demora pra lubrificar tudo............sei lá! :mrgreen:

Abrasss

cadu
28/06/2007, 13:38
No meu CJ também estava assim, estava até batendo umas valvulas, mas quando fui ver o coletor percebi que o maior barulho vinha dali!!!! Acabei comprando um novo!

Cacá
28/06/2007, 14:20
No meu CJ também estava assim, estava até batendo umas valvulas, mas quando fui ver o coletor percebi que o maior barulho vinha dali!!!! Acabei comprando um novo!
Cadu, vc é um anjo. Realmente, o barulho vem do coletor. Mais precisamente da junta do coletor com o bloco. E agora? Diversão garantida pro fim de semana? Será? Compro uma junta nova e troco eu mesmo??? Quem tem know-how pra vender sobre o assunto?


[s],

Elmer_Jeep
28/06/2007, 14:46
Know-how de gratis:


Bom, se o barulho for proveniente de vazamento entre o coletor de ESCAPE e cabeçote o ideal seria aplainar o coletor pra garantir que vai "sentar" perfeitamente na lateral do cabeçote.

Que eu saiba não existe junta entre coletor(esc.) e cabeçote, pelo menos nos jogos de juntas das marcas SABÓ, TARANTO e UNIVERSAL não acompanha essa junta... apenas pro coletor de adm.

Aqui na Retífica o q fazemos é isso, aplainar o coletor e montar com uma leve camada de VEDA-ESCAPE.

espero ter ajudado.

1 abraço

Cursino
28/06/2007, 14:47
junta de qual coletor? Admissão ou escape?
Tente, antes de trocar a junta, fazer um reaperto dos parafusos. Se não der certo e for trocar mesmo, é só limpar bem as faces em contato com a junta, verificar se não há irregularides em nenhuma delas e mandar brasa

Elmer_Jeep
28/06/2007, 14:54
ah ta, esqueci do restante...

se for fazer em casa procura uma calçada de cimento bem plana e dá umas esfregadas no coletor (serviço artesanal mesmo)

pode também comprar lixa de metro grão 60 em tecido, daí é só esticar e fixar em uma superficie plana e vai esfregando o coletor e verificando os pontos que tem falhas até nivelar o bixo.

Se não quiser diversão, leva numa retífica e manda aplainar em equipamento específico.

Cacá
28/06/2007, 15:33
Know-how de gratis:


Bom, se o barulho for proveniente de vazamento entre o coletor de ESCAPE e cabeçote o ideal seria aplainar o coletor pra garantir que vai "sentar" perfeitamente na lateral do cabeçote.

Que eu saiba não existe junta entre coletor(esc.) e cabeçote, pelo menos nos jogos de juntas das marcas SABÓ, TARANTO e UNIVERSAL não acompanha essa junta... apenas pro coletor de adm.

Aqui na Retífica o q fazemos é isso, aplainar o coletor e montar com uma leve camada de VEDA-ESCAPE.

espero ter ajudado.

1 abraço

Elmer, all,
obrigado pelos toques. A junta está estranha. Primeiro pq ela nao deveria existir, depois pq o formato da junta nao acompanha exatamente o desenho do assento do coletor. Tirei uma foto, vejam lá.
Elmer, acho que o melhor seria mandar plainar e recolocar com veda-escape, certo? Se não há essa junta nos catálogos, ela não existe mesmo :shock:. Caraca, M.O. hoje em dia é complicado, hein? O motor tá novo, isso é orelhada na montagem :putz:


[s],

Cursino
28/06/2007, 15:39
Cacá, o meca deve ter feito essa junta artesanalmente com papelão, mas aí não dá certo pq alí esquenta p/ kct e queima o palpelão.
Elmer, eu comprei uma junta da Branil p; o coletor do OHC. Ela vem em um pacote sozinha.

Cacá
28/06/2007, 15:44
Cacá, o meca deve ter feito essa junta artesanalmente com papelão, mas aí não dá certo pq alí esquenta p/ kct e queima o palpelão.
Elmer, eu comprei uma junta da Branil p; o coletor do OHC. Ela vem em um pacote sozinha.

Oi Cursino, a junta é meio quebradiça, tipo um baquelite, sei lá. Papelão não é, mas que é gambiarra das grossas, tenho certeza. O seu tem essa junta, Cursino?


[s],

Cacá
28/06/2007, 15:58
Elmer, eu comprei uma junta da Branil p; o coletor do OHC. Ela vem em um pacote sozinha.


Cursino, no catálogo da Branil não tem essa junta. Dá uma olhada:
http://www.braniljuntas.com.br/index.php?c=123&s=272&lang=16

É alguma delas?


:concordo:

Cursino
28/06/2007, 16:00
Meu motor tem essa junta sim, lembro q era a única q tinha na loja. Procure em lojas q trabalham com caminhonetes e caminhoes. eu achei as peças da minha f-100 em uma dessas. Ou tente no www.danmiro.com.br ou www.maveco.com.br
Ele deve ter
[]'s

tuna
28/06/2007, 22:56
Cacá, não sei se ajuda, mas já tives ohc e tinha essa junta sim, ela é de uma espécie de amianto....
no falcon 3.6 veio junto com o jogo da Taranto, acho que se você der uma olhada na oxford, dda ou acácia, vc. encontra sim...
abraços com junta.

turboroe
29/06/2007, 01:41
Amigo, não precisa dessa junta. Originalmente o OHC vinha sem junta no escape ( a tinta do motor é que vedava o escape).

O que eu faço sempre é passar uma camadinha de borracha de silicone alta temperatura (a laranja) entre o coletor e o cabeçote.

Nunca tive problemas com isso.
Só não exagera na camada, e tenta não colocar silicone perto da borda interna dos dutos.


Mas é bom lixar bem as duas superfícies antes de instalar (coloca alguma coisa tipo um pedaço de pano dentro dos dutos de escape pra evitar que sujeira entre no cilindro).

Acho que a melhor dica pra lixar o coletor é a do Elmer, da lixa de metro.
Outra coisa boa seria arrumar um torquímetro pra apertar os parafusos no torque certo (16 a 23 lb/ft)

Cursino
29/06/2007, 09:54
Dá uma olhada no kit de juntas completo do mvk nessa pagina

http://www.maveco.com.br/juntas%20maverick.htm

dá pra ver a junta de escape por baixo da junta do cabeçote ( a preta, a verde é de admissão)

tem tb o catálogo da taranto
http://www.taranto.com.ar/fotos_prod/30400.html

Santoro
29/06/2007, 10:44
mto bom os 2 sites ... guardei aki pra mim ..

Cacá
17/07/2007, 12:26
Só pra contar o desfecho:

1) Tirei a junta e lixei o coletor, conforme sugerido.
2) Limpei o encosto do bloco, realmente tinha uns grudes lá que não permitiam o perfeito assentamento do coletor
3) Passei uma fina camada de vedante para escape e assentei o menino.
4) Apertei com muquímetro ( "uma encostadinha mais 1/4 de volta")

Resolvidíssimo :concordo:

Valeu a todos pelas dicas.

[s],