PDA

Ver Versão Completa : Diagnóstico: ruídos vindos de baixo e trancos



cmte_carvalho
27/06/2007, 19:15
Olá pessoal;

Estava andando pela trilha ao redor do aeroporto (piso de terra) quando resolvi segurar o Jeep nos freios e colocar as rodas traseiras para patinar. Com uns 10 km/h, pisei no freio ao mesmo tempo que não deixei a rotação do motor cair (estava em 1ª marcha). A velocidade foi caindo e estava tudo certo até que segundos depois senti um tranco ao mesmo tempo que ouvi um barulho estranho vindo da parte de baixo do Jeep - com o susto deixei o motor morrer.

Liguei novamente o Jeep e, ao dar início a um vagaroso movimento em primeira marcha, percebi que o barulho permanecia e a impressão era de que havia uma pedra ou algum outro obstáculo segurando o eixo do Jeep por baixo. Desci, observei toda parte inferior mas não havia nenhum indício da causa do problema.

Voltei a movimentá-lo vagarosamente e pouco depois o barulho sumiu, porém o Jeep agora parecia ter câmbio CVT: eu acelerava, a rotação subia mas a força do motor não era entregue às rodas na mesma proporção da minha aceleração.

Num determinado trecho havia areia fofa (de praia) e fomos perdendo velocidade. Acelerei (com medo de ficar no local) mas a força transmitida às rodas era insuficiente para nos tirar dali. Quando paramos, engatei a primeira e conseguir ir saindo quando repentinamente um novo tranco (acompanhado de ruído) acontece e tudo parece voltar ao normal, ou seja, com a aceleração correspondendo à pressão no acelerador.

Seguindo as recomendações do amigo KIM, ao chegar em casa drenei e abri o diferencial traseiro para uma inspeção e o que vi foi o seguinte: a caixa satélite (peça vermelha que cobre parcialmente as engrenagens planetárias) estava com algumas marcas (em formato retangular) na sua parte externa que indicavam contatos com dentes. Notei ainda que o pinhão está com os dentes desgastados em seu lado de maior diâmetro (em direção ao motor). Girei o sistema e me certifiquei de que não faltava nenhum dente. Forcei o cardã com movimentos verticais/horizontais e percebi que o pinhão possui uma ligeira folga (menos de 1 mm.) que permite uma movimentação no sentido frente <> trás em relação ao veículo.

O que vocês acham? O que pode ter acontecido? É grave? :pensativo: :confused: :|

Até!

leopoldo
27/06/2007, 23:15
grave

revisão completa de diferencial

o tranco também pode ser lona quebrada(freio)

Alexandre Vaz Ferreira
28/06/2007, 00:57
...resolvi segurar o Jeep nos freios e colocar as rodas traseiras para patinar...

E nessa hora estava com 4x4 engatada :?:


[]s

cmte_carvalho
28/06/2007, 13:21
E nessa hora estava com 4x4 engatada :?:
[]s

NEGATIVO! Isso teria sido "suicídio"...

Até.

cmte_carvalho
29/06/2007, 15:25
Pessoal;

Fui sair hoje com o Jeep (primeira vez depois da vistoria do diferencial) e foi só tirar o Jeep da garagem para perceber que o problema persiste. :(

Há um ruído metálico (lembra um pouco o ruído das esteiras de um tanque de guerra) vindo da parte de baixo do Jeep. Além disso, sinto que há algo "segurando" a movimentação do veículo. Tentei sair de primeira e sergunda marchas, mas em ambos os casos o ruído e o "arrasto" permaneceram. :sad:

Estou até com medo de ir dirigindo até o mecânico que fica a mais ou menos 1,5 km daqui... O que acham? :pensativo:

Estou preocupado. Se der tudo certo à noite irei verificar os freios. Torçam para não ser nada demais (e para não ser caro).

Até.

Alessandro Henrique
29/06/2007, 15:37
...o barulho sumiu, porém o Jeep agora parecia ter câmbio CVT: eu acelerava, a rotação subia mas a força do motor não era entregue às rodas na mesma proporção da minha aceleração.Revise a embreagem.


...a caixa satélite (peça vermelha que cobre parcialmente as engrenagens planetárias) estava com algumas marcas (em formato retangular) na sua parte externa que indicavam contatos com dentes. Notei ainda que o pinhão está com os dentes desgastados em seu lado de maior diâmetro (em direção ao motor). Girei o sistema e me certifiquei de que não faltava nenhum dente. Forcei o cardã com movimentos verticais/horizontais e percebi que o pinhão possui uma ligeira folga (menos de 1 mm.) que permite uma movimentação no sentido frente <> trás em relação ao veículo.
Faça a troca de rolamentos do pinhão (revisão completa do diferencial);
Seguindo a dica do Leopoldo, verifique os freios;

Sds.

Marcos ET
29/06/2007, 19:29
meu amigo, acho que vc quebrou mesmo alguma coisa dentro do diferencial.... só que esta "coisa" só sai do lugar com o torque do motor.... muito maior doq girando as peças com a mao...

Nao sei se isso é possível, mas sera que nao quebrou alguma coisa no miolo do disco de embreagem??? dai quando vc acelera, o disco gira mas o eixo piloto nao....

Se o seu eixo trazeiro fosse chavetado, eu ainda falaria pra vc conferir esta parte.....

Boa sorte!

jeisonk
29/06/2007, 20:43
Eu também verificaria a embreagem e freios e posteriormente o diferencial, se o motor acelera e não sai do lugar tem algo errado aí nessa embreagem.

[]'s

Lucas Nassif
29/06/2007, 20:45
Quando a embreagem começa a patinar.....................:parede: :parede: :pensativo: :roll: :putz: :putz: