Conectar

Ver Versão Completa : Hidrovácuo da Ford F250 (Booster hidráulico)

pmarcell
25/06/2007, 22:23
Olá experts de plantão. Alguém conhece o sistema de freio hidrovácuo das camionetas F-250 da Ford. Soube que não é a vácuo e sim hidráulico usando a mesma bomba da direção. Se instalar no jipe com freio a disco nas quatro e hidrovácuo, vai fazer diferença? não acho macio o freio do meu e queria fazer um upgrade.
Abraço a todos.

savieto
26/06/2007, 00:46
opa,
entao o sistema de freio das F-250 / F-350 nao utiliza hidrovácuo, como vc mesmo disse funciona através da bomba da direção hidráulica, é um sistema caro, vc teria que trocar seu sistema, instalar o da F-250, nao sei se sua bomba de direção seira compatível com esse sistema..
mas com certeza vc conseguirá ficar com um sistema muito bom..

edubelem
26/06/2007, 18:24
opa,
entao o sistema de freio das F-250 / F-350 nao utiliza hidrovácuo, como vc mesmo disse funciona através da bomba da direção hidráulica, é um sistema caro, vc teria que trocar seu sistema, instalar o da F-250, nao sei se sua bomba de direção seira compatível com esse sistema..
mas com certeza vc conseguirá ficar com um sistema muito bom..

Ai deixa de ser hidrovácuo, pois não tem mais o vacuo:mrgreen:, já ouví falar que é ligada ao óleo do motor, não sei, porem acredito que seja um pouco complicado.

[]'s

Walter L. L. Casitta
26/06/2007, 20:40
Tirando os caminhões que tem freio a ar, os outros veículos têm freio hidráulico assistido a vácuo. Incluindo da F250 e F350.
Quem falou isso deve ter confundido a bomba de vácuo da F250/350 com bomba hidráulica...

savieto
26/06/2007, 20:54
Nao foi confusao nao, a F-250/F-350 nao possue bomba de vácuo.. é sistema hidráulico..

Walter L. L. Casitta
26/06/2007, 21:05
Nao foi confusao nao, a F-250/F-350 nao possue bomba de vácuo.. é sistema hidráulico..

Tem bomba de vácuo sim e como disse é hidráulico assistido por vácuo (hidrovacuo)...

joão k. chikui
26/06/2007, 21:24
ôpa, o Savieto tem razão, o servo freio da F250 utiliza a pressão da bomba da DH. Só conheço um jeep com esse sistema , que é o do Edgar, amigo do Frederico da fiber 4x4, que inclusive estava na Fenajeep este ano. É um jeep com carroceria integral da Fiber 4x4, com toda mecanica de Hilux, e o freio é disco nas 4 e servo hidráulico de F-250.
Aqui do fórum , quem pode saber melhor é o Valdo , dono da Vaca malhada, do grupo CPOR. pois eles andam sempre juntos. Mande uma MP para o Valdo.

Walter L. L. Casitta
26/06/2007, 21:36
ôpa, o Savieto tem razão, o servo freio da F250 utiliza a pressão da bomba da DH. Só conheço um jeep com esse sistema , que é o do Edgar, amigo do Frederico da fiber 4x4, que inclusive estava na Fenajeep este ano. É um jeep com carroceria integral da Fiber 4x4, com toda mecanica de Hilux, e o freio é disco nas 4 e servo hidráulico de F-250.
Aqui do fórum , quem pode saber melhor é o Valdo , dono da Vaca malhada, do grupo CPOR. pois eles andam sempre juntos. Mande uma MP para o Valdo.

Tô olhando o catálogo de peças da F250, 350 e 4000 aqui, achei a bomba de vácuo e mais nada fora do convencional...
Servo assistido tirando a Rural, Jipe e outro veículos anteriores a década de 70 todos tem...

Walter L. L. Casitta
26/06/2007, 21:53
No catálogo de peças, na parte da direção hidráulica mostra uma derivação do óleo hidráulico da caixa da direção para o freio. Então esse freio da F250 usa mesmo a pressão hidráulica ao mesmo tempo que usa o vácuo pra assistir o freio...

Walter L. L. Casitta
26/06/2007, 22:05
Mais sobre o servo freio: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=44&edid=5

savieto
27/06/2007, 00:35
Achei que o link era sobre o freio da F-250..

Nao sei se vc jah teve oportunidade de observar o sistema e verificar como é a disposição do mesmo.. no caso da F-250 só pra ter uma ideia, a mangueira que sai da bomba de direção, vai primeiro no sistema de freio e posteriormente à caixa de direção, tanto que qndo em marcha lenta quanto o freio é pressionado com força acima do normal a rotação cai um pouco, na F-250 o sistema de freio é hidráulico, nos veículos com hidrovácuo (mesmo com bomba de vácuo como ranger's, s-10, silverado) após desligado os veiculos ainda possuem um pouco de vácuo e ainda conveguimos pará-los com facilidade pressionando o pedal de freio até 3 vezes, nas F-250 isso é impossível, desligando o veículo o freio jah fica muito pesado e quase impossível pará-las...

joão k. chikui
27/06/2007, 07:21
Mais sobre o servo freio: http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=44&edid=5

Sim , Walter, mas esse servo descrito aí é o servo a vácuo.
A palavra "servo-....." é utilizada para algo que nos auxilia a fazer algo , tipo :
-Direção servo assistida hidraulicamente, ou eletricamente, ou.....
-Embreagem servo-assistida pneumaticamente(Scania, Volvo, Mercedes 1933acima, Volks 23250 acima, etc....)
-freio servo assistido pneumaticamente (MB608)
-E , finalmente os freio hidrovácuo, que são freios com servo-assistencia
à vácuo.

edubelem
27/06/2007, 08:45
Walter, na f250 nova, não existe mais o vácuo, e nem a bomba de vácuo, é hidráulico assistido hidráulico...

Vai numa concessionária da ford e dá uma olhada, é muito interessante e deve ser bem mais seguro, porem não sei se é retirada a pressão do óleo do motor ou da DH ou se existe uma bomba separada apenas p/ isto, não consegui identificar a origem da mangueira, sei apenas que veio do motor. Perguntei a um meca da ford, ai ele olhou p/ mim, piscou duas vezes e congelou, não soube responder he he he... entrou em modo de segurança... ha ha ha ha...

[]'s

Walter L. L. Casitta
27/06/2007, 09:45
Walter, na f250 nova, não existe mais o vácuo, e nem a bomba de vácuo, é hidráulico assistido hidráulico...

Vai numa concessionária da ford e dá uma olhada, é muito interessante e deve ser bem mais seguro, porem não sei se é retirada a pressão do óleo do motor ou da DH ou se existe uma bomba separada apenas p/ isto, não consegui identificar a origem da mangueira, sei apenas que veio do motor. Perguntei a um meca da ford, ai ele olhou p/ mim, piscou duas vezes e congelou, não soube responder he he he... entrou em modo de segurança... ha ha ha ha...

KKKKKKKKKkkk. Eu vou sim....

joão k. chikui
27/06/2007, 13:12
Acredito que essa mudança se deu pq , no maior vácuo que se consegue, a maior pressão que se consegue é a pressão atmosférica(~14 lbf/ sq in, então para se conseguir maior força do servo(P*Area) , só se consegue aumentando a área do diafragma e consequentemente o diametro.

Para parar bem uma F250 , talvez tinha que ter um hidrovácuo de 20" de diâmetro.KKkk

Walter L. L. Casitta
27/06/2007, 13:46
O da F350 já era bem grande. O do Iveco Daily também e tem que frear com cuidado pra não travar as rodas...

savieto
27/06/2007, 20:28

[]'s
opa, entao a mangueira como disse acima, sai da bomba de direção que é acionada por engrenagens e nao por correia como em muitas outras pick-up..

pmarcell
02/07/2007, 21:47
Pessoal, eu vi um mecânico aqui de Porto Alegre adaptando esse sistema de freio em uma pickup antiga de colecionador. Realmente, a mangueira sai da bomba hidráulica e vai antes para o servo-freio para posteriormente o setor hidráulico. Queria adaptar no meu jipe. Se vcs souberem de algum, a preço pagável. Segundo esse mecânico, qualquer bomba hidráulica da maioria dos automóveis faz funcionar com eficiência esse sistema.

Um abraço,

Walter L. L. Casitta
02/07/2007, 22:39
Pessoal, eu vi um mecânico aqui de Porto Alegre adaptando esse sistema de freio em uma pickup antiga de colecionador. Realmente, a mangueira sai da bomba hidráulica e vai antes para o servo-freio para posteriormente o setor hidráulico. Queria adaptar no meu jipe. Se vcs souberem de algum, a preço pagável. Segundo esse mecânico, qualquer bomba hidráulica da maioria dos automóveis faz funcionar com eficiência esse sistema.

Eu acho que no caso de um jipe esse sistema só se justificaria na falta de espaço pra instalar um sistema a vácuo convencional...

Elmer_Jeep
15/05/2008, 17:12
Alguém tem mais informações sobre esse sistema ?
Se já se encontram os componentes em autopeças, etc.

[]'s

Kim
15/05/2008, 19:18
PessALL!

Acho que colocarei esse sistema em meu engesa.

O motivo é pelo qual comprei um motor cummins, já com a bomba de DH com a derivação para assistir o freio.

Na saída da bomba da DH tem 2 saídas, uma para a DH e outra para o freio.

Queria manter o servo a vácuo e comprar um alternador com bomba de vácuo, mais o mesmo custa perto de 500,00.

Aí o Donizete me ofereceu um cilindro da F250 por 500,00, então...
...sai o vácuo e entra o hidráulico.

Não tenho maiores detalhes, mais o cilindro é grande pra KCT.

Abraços.

Kim.

edubelem
16/05/2008, 10:15
PessALL!

Acho que colocarei esse sistema em meu engesa.

O motivo é pelo qual comprei um motor cummins, já com a bomba de DH com a derivação para assistir o freio.

Na saída da bomba da DH tem 2 saídas, uma para a DH e outra para o freio.

Queria manter o servo a vácuo e comprar um alternador com bomba de vácuo, mais o mesmo custa perto de 500,00.

Aí o Donizete me ofereceu um cilindro da F250 por 500,00, então...
...sai o vácuo e entra o hidráulico.

Não tenho maiores detalhes, mais o cilindro é grande pra KCT.

Abraços.

Kim.

Qual é a marca do sistema??? É varga??

Abs,

Kim
17/05/2008, 20:21
Caros amigos!

Umas fotos do sistema:

Kim
17/05/2008, 20:23
No cilindro mestre, está escrito somente Ford de um lado e TOKIO do outro.

Abraços.

Kim.

Ribas45
26/06/2008, 21:13
Você saberia me dizer qual a marca do Hidrobooster?

Obrigado

Paulo Cross Lander
12/09/2008, 21:02
Kim, suas fotos me levarão a "desgraça" de gastar para melhorar meu Cross Lander. Bricadeira, obrigado pelas fotos e comentário.

Vou aderir essa ideia, sai o hidrovácuo e que entre o hidráulico.

CAVESO
02/10/2009, 13:53
Colocando fogueira na lenha....

Se der pra adaptar uma bomba dupla (uma pra direção e outra para o hidro), vou partir pra esse sistema também...

Kim
02/10/2009, 14:00
CAVESO!

Não há necessidade de bomba dupla, somente um divisor, ou "t" na saída e, dois retornos no reservatório, um para o setor de direção e outro para o freio.

CAVESO
02/10/2009, 14:16
Kim,

Vou fuçar na bomba do sprint e tentar uma gambi.....

Se der certo posto depois aqui.....

adams
02/10/2009, 15:34
Eu tenho um para colocar na f1000, so nao deu tempo ainda.
O Elmer moutou no Jeepão dele...

Kim
02/10/2009, 18:58
CAVESO!

Vou fotografar uma bomba e postarei aqui para vc!

CAVESO
02/10/2009, 19:37
Kim e demais boosteiros,

Tendo em vista que a bomba do sprint 2.8 é bem frágil (penso que usá-la para direção e booster diminuiria ainda mais sua vida util) e cara, pensei na possibilidade de adaptar duas bombas (mais robustas e baratas) em linha (alguns tratores usam assim), sendo uma para a direção e outra para o booster.

Para isso eu precisaria de uma bomba de pressão e vazão compatíveis com o booster e com o setor de direção, de um tamanho que caiba no bloco do sprint 2.8.

A adaptação seria colocar a engrenagem tocada pela distribuição na bomba e também a flange que veda no bloco......nada muito complicado.

Mas estou ainda no mundo das idéias e por enquanto usarei a bomba de vácuo...

Abraços viajantes!

Kim
02/10/2009, 19:42
Kim e demais boosteiros, . . .

Essa foi f0d@!!!:mrgreen:

Elmer_Jeep
03/10/2009, 00:06
Eu tenho um para colocar na f1000, so nao deu tempo ainda.
O Elmer moutou no Jeepão dele...

O meu tá funcionando numa boa, a bomba do Sprint 6 bocas é de 100 bar e a viatura ta com DH de s10, com pneus semi novos 315/75R16 (equivalente a 35x12,5) ta esterçando em piso aderente com apenas um dedo no volante sem precisar acelerar.

Mas quando pisa no freio a direção pesa além do normal pois perde um pouco da eficiencia.

[]'s

CAVESO
03/10/2009, 00:34
Mas quando pisa no freio a direção pesa além do normal pois perde um pouco da eficiencia.

Por isso pensei numa bomba dupla, não por ser algo crítico mas por puro preciosismo mesmo....

Seria algo assim:

http://user.img.todaoferta.uol.com.br/Y/N/QN/1J6SWV/1203105160509_bigPhoto_0.jpg

Anthoniusnikos
03/10/2009, 04:53
No cilindro mestre, está escrito somente Ford de um lado e TOKIO do outro.
Abraços.
Kim.
Amigo Quim, TOKIO ?:shock::shock::shock: ! :discordo: , é TOKICO, Inc. (japorengo sito in EUA). Foi uma das primeiras empresas a desenvolver propulsores a vácuo com o freio de dispositivo de assistência mecânica (2-Ratio Vacuum Booster). Grande concorrente da BOSCH e TRW Autmotive, que começou com o pioneirismo da Máquinas Varga — posteriormente denominada Freios Varga (FUZUÊ IN BRAZIL).

A Bosch tem dois tipos de servos freio: O Mastervac e o Isovac, que são acionados mecanicamente através do pedal de freio em conjunto com o vácuo (produzido pelo motor do veículo ou pela bomba de vácuo), mais a pressão atmosférica. A principal diferença entre o Mastervac e o Isovac é que o Mastervac permite a troca completa de seu reparo interno e o Isovac não permite a troca de reparos internos.

DICA:

Verifique o nível do fluido de freio a cada 30 dias.

Substitua o fluido de freio a cada 10.000 km ou uma vez por ano. :concordo:

Abs
Anthon

adams
03/10/2009, 10:37
Kin

Da saida da bomba para o hidroboost seria melhor direto ou fazer um "t" mandando parte para o setor e parte para o hidroboost????

Elmer_Jeep
03/10/2009, 10:45
Kin

Da saida da bomba para o hidroboost seria melhor direto ou fazer um "t" mandando parte para o setor e parte para o hidroboost????

Melhor mandar direto pro hidroboost pra não sobrecarregar a bomba, aqui tem o esquema com radiador:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=194129&d=1254492173

E aqui sem radiador, tem um T unindo retorno do hidro + retorno da DH.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=194130&d=1254492189

Fotos enviadas pelo amigo JCJ.

[]'s

Anthoniusnikos
03/10/2009, 17:25
E essa bomba a vácuo elétrica da Bosch ?
Os sistemas de freio e outros ativadores no compartimento do motor somente podem funcionar com suporte de vácuo. Os motores modernos proporcionam recursos decrescentes de vácuo adequado do setor de admissão.
Para compensar isto, oferecemos uma bomba de apoio eletricamente acionada: a EVP.
Suas vantagens em comparação com soluções anteriores são:

Maior liberdade de instalação no compartimento do motor
Mínimo gasto com aplicação
Consumo de energia somente quando se requer vácuo

O EVP pode substituir os sistemas mecânicos acionados pelo motor que se encontram em uso até agora. Estes sistemas envolviam um gasto considerável de aplicação e consumiam constantemente energia de forma bastante independente das necessidades de vácuo.

CAVESO
03/10/2009, 19:03
Galera,

Uma outra dúvida: esse reservatório de nitrogênio (que garante algumas bombadas no freio com o motor desligado) dá muita amolação, do tipo ter que ser trocado/recarregado de tempos em tempos ou dura muito?

Anthoniusnikos
04/10/2009, 23:14
Galera,

Uma outra dúvida: esse reservatório de nitrogênio (que garante algumas bombadas no freio com o motor desligado) dá muita amolação, do tipo ter que ser trocado/recarregado de tempos em tempos ou dura muito?
Cavesso, seria legal mostrar esse sistema, pois a substituição do ar(mistura de oxigênio21%+nitrogênio70%+outros0,9%) pelo nitrogênio100% sempre é mais eficiente que o ar, devido a evitar corrosão e, a compressão é mais homogênea.
Quanto ao reabastecimento com gás nitrogênio( N2) muitos postos oferecem esse serviço.

Abs
Anthon

haundrich
08/02/2010, 14:52
Anthoniusnikos

Onde se compra essas bombas a vácuo elétrica?

E existe bomba elétrica para se fazer o hidrobooster?

Se eu optar por hidrobooster e se o motor porcalhãobustão parar (sei que obrigatoriamente o motor TEM que ESTAR SEMPRE engrenado, NUNCA em porto morto), mas se acontecer de parar, tenho alguma reserva de servo para acionar o freio?

haundrich

E essa bomba a vácuo elétrica da Bosch ?
Os sistemas de freio e outros ativadores no compartimento do motor somente podem funcionar com suporte de vácuo. Os motores modernos proporcionam recursos decrescentes de vácuo adequado do setor de admissão.
Para compensar isto, oferecemos uma bomba de apoio eletricamente acionada: a EVP.
Suas vantagens em comparação com soluções anteriores são:

Maior liberdade de instalação no compartimento do motor
Mínimo gasto com aplicação
Consumo de energia somente quando se requer vácuo

O EVP pode substituir os sistemas mecânicos acionados pelo motor que se encontram em uso até agora. Estes sistemas envolviam um gasto considerável de aplicação e consumiam constantemente energia de forma bastante independente das necessidades de vácuo.

CAVESO
07/08/2010, 18:50
Comprei meu hidrobooster de F250.

Alguém sabe onde posso conseguir um radiador para o sistema (original ou um a adaptar) ?

Abs

dalmolin
08/10/2010, 21:42
a uns 4 anos tem uma umidade de oleo no pedal do freio , nao fluido e sim oleo da direçao ... mas agora deu o qe tinha qe dar , notei uma gota no tapete .

Com certeza eh um reparo , e agora aumentou um pouco o desgaste mas parece que essa peça nao tem manutençao.

a Forde aqui me pede $ 720 na peça nova , o bareta pediu $1000 (alguem sabe o problema deles? ) . Agora eh a hora pessoal , quem me achar uma por 300 pila ganha um plets :pipoca: ? de menta:!:

lucasam
09/10/2010, 13:05
Qual ano?
Mercado Livre tem bastante coisa.

O ideal é encontrar qual outro veiculo usa a mesma cx de direção. Uma vez troquei o reparo da cx de direção de uma Ranger (gas) 96 americana utilizando o reparo para o Galaxy

dalmolin
09/10/2010, 17:02
achei um em SP , por 350 , mas ta com cara de baleado.

vai novo mesmo.

o freio da F250 usa pressao da bomba hidraulica , e eh esse que vaza pela haste do atuador.

Edintruder
09/10/2010, 20:08
Não tem como tirar e trocar os reparos? Tem certeza?

dalmolin
09/10/2010, 20:19
Não tem como tirar e trocar os reparos? Tem certeza?pse , ta na cara que eh um reparo de 0,10$ , mas fui ligar nas oficinas da cidade , e fui passando de uma pra outra ate descobrir que ninguem meche com esse freio aqui :shock: ...
dae ja fui pra uma empresa recuperadora de peças de freio e tal , numa cidade maior , e dali o caboclo disse que nao se vende reparo pra essa peça :putz:.

ja tenho uma caixa de direçao boa atirada porque comeu os dentes do pitman e a empresa nao fornece so o pitmann :roll:

SERGIO AUGUSTO
09/10/2010, 20:46
pse , ta na cara que eh um reparo de 0,10$ , mas fui ligar nas oficinas da cidade , e fui passando de uma pra outra ate descobrir que ninguem meche com esse freio aqui :shock: ...
dae ja fui pra uma empresa recuperadora de peças de freio e tal , numa cidade maior , e dali o caboclo disse que nao se vende reparo pra essa peça :putz:.

ja tenho uma caixa de direçao boa atirada porque comeu os dentes do pitman e a empresa nao fornece so o pitmann :roll:
Dalmolin:
Voce está em SP(interior),né? Fica muito longe de campinas? POrque lá tem uma empresa chamada FORBRAKES(se não já conhece), que não duvido de eles terem essse reparo. A uns 16/17 anos atrás(tava lá no sul da Bahia, na época), modifiquei o sistema de freio de um CHEVROLET D-60 DETROIT, colocando tudo de Mercedes, e peguei tudo lá na Forbrakes. Naquela época, eles já tinham de tudo em materia de freio, para leves e pesados. Lógico que não me lembro mais o nome da pessoa, que por sinal foi super atencioso comigo(acho que era um dos sócios), na época.
Ve no link http://saopaulo.entrei.net/empresa/forbrakes-distribuidora-de-pecas-automotivas-ltda/701030.html , tem os contatos.
Abraço
Sérgio

dalmolin
09/10/2010, 21:05
Dalmolin:
Voce está em SP(interior),né? Fica muito longe de campinas? POrque lá tem uma empresa chamada FORBRAKES(se não já conhece), que não duvido de eles terem essse reparo. A uns 16/17 anos atrás(tava lá no sul da Bahia, na época), modifiquei o sistema de freio de um CHEVROLET D-60 DETROIT, colocando tudo de Mercedes, e peguei tudo lá na Forbrakes. Naquela época, eles já tinham de tudo em materia de freio, para leves e pesados. Lógico que não me lembro mais o nome da pessoa, que por sinal foi super atencioso comigo(acho que era um dos sócios), na época.
Ve no link http://saopaulo.entrei.net/empresa/forbrakes-distribuidora-de-pecas-automotivas-ltda/701030.html , tem os contatos.
Abraço
Sérgiovaleu ae sergio , vai ser o ultimo baletaço , faz 2 dias que eu vi o pingo e num guento mais ficar so alisando o sprint :mrgreen:.

eu to em SC , por isso pra mandar vir de longe tem que ser peça nova ou recuperada com garantia , senao ja viu , paga antes chega ae e vaza so da m#$%.

Miranda
09/10/2010, 21:21
rapaiz.. tu ta com mais de 250cv nessa f250 e vai brincar com isso? colocar coisa recuperada??
coloca logo uma nova ae .. e esqueço pormais 10 anos ..

Edintruder
09/10/2010, 21:52
Mandei um e-mail pro Sergio Aquino da Superpeças e pedi o preço desse hidro boost junto, pois se for em conta pretendo instalar na Femil também.
Vamos ver se segunda feira tenho o retorno dele.

dalmolin
09/10/2010, 22:10
Mandei um e-mail pro Sergio Aquino da Superpeças e pedi o preço desse hidro boost junto, pois se for em conta pretendo instalar na Femil também.
Vamos ver se segunda feira tenho o retorno dele.opa , me mantenha informado :!:

sallespickup
11/10/2010, 10:38
pessoal, com F250 não tenho intimidade, da pra alguem postar uma foto deste tal hidrobuster?? gostaria de conhece-lo

grato carlos sallespickup

dalmolin
11/10/2010, 20:11
pessoal, com F250 não tenho intimidade, da pra alguem postar uma foto deste tal hidrobuster?? gostaria de conhece-lo

grato carlos sallespickupae o bicho

dalmolin
11/10/2010, 20:16
vou ter que comprar o da Ford mesmo , e montar la ....

eh inacreditavel mas nenhuma mecanica sabe ou quer instalar a peça.

Walter L. L. Casitta
11/10/2010, 22:07
vou ter que comprar o da Ford mesmo , e montar la ....

eh inacreditavel mas nenhuma mecanica sabe ou quer instalar a peça.

Nem as concessionária mexem nisso. Eles mandam para uma autorizada TRW. Não tem nenhuma por ai não?

Elmer_Jeep
11/10/2010, 22:36
Dalmolin, já foi em algum desmanche ou seguradora ?

Po, comprei pra mim um conjunto desse completo, hidro/cilindro/reservatório por R$500,00. Era de uma F250 2008 que deu pt... tava muito zero a peça, vale a pena procurar.

[]'s

Kim
11/10/2010, 23:02
Encontrei por aqui, eu mesmo estou colocando no Fuzila!
http://picasaweb.google.com/kimcavazin/Freio#

O negócio é simples.

Att.

Kim.

sallespickup
12/10/2010, 17:20
ae o bicho

dalmolin,

desculpe a ignorancia, mas ele faz o papel de hidrovacuo?? e mais que papel???

grato carlos sallespickup

DieselPower
12/10/2010, 18:20
Nem as concessionária mexem nisso. Eles mandam para uma autorizada TRW. Não tem nenhuma por ai não?

Aqui em Lages tem...
Uma vez meu Gol (zin) estava com um ruído estranho ao virar a direção, quando reclamei em uma das revisões, o chefe de oficina escreveu o endereço em um papel e disse:
-Ou você leva o carro lá para eles darem uma olhada, ou deixa aqui e nós o levamos para lá, o que seria bem mais demorado...

Caso o Dalmolin queira, posso fazer uma cotação desta peça amanhã, e caso queira, tem um funcionário da empresa que faz uma região próxima da cidade dele, podendo deixar a peça em algum posto de combustível...

Edintruder
12/10/2010, 18:22
Salles, é o mesmo efeito do hidro vácuo, porém, como usa a pressão da bomba de direção hidráulica é mais eficiente.

dalmolin
12/10/2010, 19:40
Dalmolin, já foi em algum desmanche ou seguradora ?

Po, comprei pra mim um conjunto desse completo, hidro/cilindro/reservatório por R$500,00. Era de uma F250 2008 que deu pt... tava muito zero a peça, vale a pena procurar.

[]'spse o unico desmanche bom , que tem esse tipo de peça eh o bareta , dae o cara quer 1000,00 eu falando em dinheiro :shock: .
liguei um dia , atras do radio ford moderno ae , queria 800,00 pila preco final :roll: nem gasto mais telefone ligando la :!:

dalmolin
12/10/2010, 19:49
Caso o Dalmolin queira, posso fazer uma cotação desta peça amanhã, e caso queira, tem um funcionário da empresa que faz uma região próxima da cidade dele, podendo deixar a peça em algum posto de combustível...pedir o preço nao mata ninguem , amanha vou pessoalmente em uma mecanica ver se os caras trocam , se trocarem compro na ford e troco la , ou dependendo o preço posso pegar essa . Fala ae com os caras em dinheiro ja pra enxugar o que da :roll:

dalmolin
12/10/2010, 19:54
Salles, é o mesmo efeito do hidro vácuo, porém, como usa a pressão da bomba de direção hidráulica é mais eficiente.espetaculo de freio , a mais de 120 com uma sem abs , se vc se assusta e mete o pé no freio , eh que nem estar no gelo, lacra na hora :pipoca:

Renatopami
13/10/2010, 00:04
Tenho que usar o google tradutor para entender o que o Dalmolin escreve.....:mrgreen::mrgreen:
Só pra descontrair.....ABRAÇOS!!!!

sallespickup
13/10/2010, 09:29
é daolin,

os caras táo loucos, em maringa compro muito de um ferro velho, e me pediram 1 500, num 2009, não entendi devem estar loucos, se custa 700 na ford, alem de novo deve ter mais de 3 meses de garantia, né

boa compra e valeu pela explicação

carlos sallesickup

dalmolin
13/10/2010, 19:21
oooooooooh fui na Ford hoje e ja ia fazer fezes comprando uma peça usada.

abriu la na tela 3 modelos diferentes , um pra carro sem abs, com abs atras , e com abs nas 4 . Curiosamente o + caro eh pra sem abs :pensativo:.

nao tem em estoque , vao fabricar e o sprintao ta de ferias pelo menos uns 20 dias :cry::cry::cry:.

aa sim e o bicho da goiaba , que atende nas peças me passou por telefone o preço do freio da F250 a gasolina , que curiosamente usa uma panela normal , tipo freio de F1000.O freio da minha vai sair 1450,00

Elmer_Jeep
14/10/2010, 09:29
oooooooooh fui na Ford hoje e ja ia fazer fezes comprando uma peça usada.

abriu la na tela 3 modelos diferentes , um pra carro sem abs, com abs atras , e com abs nas 4 . Curiosamente o + caro eh pra sem abs :pensativo:.

nao tem em estoque , vao fabricar e o sprintao ta de ferias pelo menos uns 20 dias :cry::cry::cry:.
No meu Jeep instalei de inicio um hidroboost da XLT ano 2000, a picape tinha abs nas 4 mas no meu jeep não usei abs, simplesmente não instalei o módulo nem os selenóides e funcionava numa boa, (disco nas 4 e pinças originais da F250) já tinha um vazamento tipo aconteceu no seu por isso comprei o da 2008 que era 4x4 e só tem abs na trazeira, o hidroboost e cilindro mestre eram identicos inclusive as conexões da tubulação de freio, neste 2008 veio junto o selenoide na saida de freio trazeiro mas tb não utilizei e tá lá funcionando perfeitamente.

Então se eu fosse vc verificava apenas o diametro do cilindro pra ver se é igual ao da sua pkp e não perdia tempo esperando encomenda...

aa sim e o bicho da goiaba , que atende nas peças me passou por telefone o preço do freio da F250 a gasolina , que curiosamente usa uma panela normal , tipo freio de F1000.O freio da minha vai sair 1450,00

Já vi alguns F4000 que usam servo comum mesmo.

[]'s

luiz ccosta
15/11/2013, 23:53
Pessoal a alguns anos fui em um leilão aqui no RJ que tinha varias lands a venda com esse sistema porem no leilão não dava pra ver direito alguem tem instalado no carro ? se possivel montar um esquema como está montado ( onde vai ligado cada mangueira ) e como está a montagem mecanica.
Com o carro desligado fica muito duro ? pois no hidrovacuo normalmente ainda da pra freiar uma vez depois que desliga o carro.
Tem alguma mudança perceptivel quando freia ?

obrigado

vwinit
16/11/2013, 00:43
Acho que na 110 branca do Alexandre tem ...

Por algum tempo pensei em fazer no 90tinha, mas a bomba de vácuo nova deu conta do recado até hoje.
É um upgrade interessante pelo que já li.

Abraço!

Dinho_BH
16/11/2013, 11:42
Passando para assinar.

Abraços.

Em tempo: o Alexandre deixou um link para o Hidro Booster: Hidrovácuo Hidrobuster Do Freio F250 F350 F4000 98 Adiante - R$ 1.675,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514850291-hidrovacuo-hidrobuster-do-freio-f250-f350-f4000-98-adiante-_JM)

Waldmartins
16/11/2013, 12:17
Luiz,

vai nesse tópico,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/97687-freio-todo-original-nao-freia-4.html
(aproveita e responde minha dúvida :chorandoderir:)que lá fala desse hidrovácuo...rs

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
17/11/2013, 23:32
Minha 110 branca tinha Hailton. Tirei e coloquei na Black pois vou ficar com ela e o freio é MUITO melhor que o original.
Eu pude andar nas duas então aprendi a frear com ambos. No original ele é mais borrachudo e sutil na freada, já com o Hidrovácuo da F250 é um coice. Quem não esta acostumado no primeiro toque trava as 4 fácil.

Eu não pude acompanhar a mudança de um carro pro outro pq estava ocupado mas posso dizer algumas coisas básicas:
Na roda não se mexeu nada, nem pinca,etc.
Para colocar o hidrovácuo da F250 precisa refurar o suporte onde fica aquela plaquetinha com o número do chassis, pois não casa com os furos originais do servo da Land. Nada de outro mundo, só mandar bala com um broca compatível com o tamanho do parafuso.
Quanto as mangueiras, bem, vou ver se consigo fazer umas fotos essa semana e coloco aqui. Meu motor ta sujo pra kct por conta dessa mudança e após lavar faço as fotos.
No local onde fica a bomba de vácuo é colocado uma chapa de metal pra tampar o buraco.

Sobre usar o freio com o carro desligado, não testei mas nao acho que seja um problema e deve frear (não com a mesma eficiência) mas suficiente para parar.
Com o carro andando é um toquinho levinho de nada, se pressionar mais forte arrasta.

Acho que pelo prazo que essas bombas de vacuo duram e pela eficiente dos freios novos é um upgrade que as pessoas deveriam analisar com carinho pois vale a pena.

Waldmartins
18/11/2013, 00:10
É o preço que eu paguei na minha BV mais mão de obra da troca!

Vai entrar pra minha lista (gigante!!!) de upgrades!!! :concordo:

Abs

Wald

Waldmartins
18/11/2013, 00:11
ahhh...esqueci de perguntar. Na sua 110 branca, voltou o freio com BV normal ou teve que comprar outra peça (essa que vc furou, por exemplo)?

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
18/11/2013, 00:52
Não precisou comprar nem uma porca e na Black só foi preciso refazer os 4 furos para encaixar hidrovácuo. O resto foram conexões.

ahhh...esqueci de perguntar. Na sua 110 branca, voltou o freio com BV normal ou teve que comprar outra peça (essa que vc furou, por exemplo)?

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
18/11/2013, 14:59
Pessoal, fiz um vídeo! Espero que ajude.

Brake upgrade Land Rover defender - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=QMP9ggxE_1s)

Dinho_BH
18/11/2013, 16:40
Alexandre,

Obrigado pelo vídeo.

O hidro booster está quase comprado, vou agora verificar com meu mecânico se com o seu vídeo podemos instalar.

Osvaldo

paje_tapuya
18/11/2013, 17:44
Ótima solução, estava aqui procurando alternativa para a bomba de vácuo e achei uma solução para o freio todo!

petcho
18/11/2013, 19:11
Fala Alexandre, tenho interesse nesse upgrade, li em algum lugar que a bomba de direção hidráulica teria que ser trocada tb por uma mais robusta pra durar gerando pressão para caixa de direção e hidrobuster ao mesmo tempo, você sabe se sua bomba é a original???

Abraço, Pedro

Waldmartins
19/11/2013, 00:23
Alexandre,

Obrigado pelo vídeo.

O hidro booster está quase comprado, vou agora verificar com meu mecânico se com o seu vídeo podemos instalar.

Osvaldo

Dinho, quando vc descobrir se tem como instalar, se tiver como depois me falar o preço da mão de obra. :concordo:

Abs

Wald

Dinho_BH
19/11/2013, 09:01
Wald,

Combinado!!

Abraços.

Alexandre Tietsche
19/11/2013, 12:00
Pedro, olhando as duas bombas dos dois carro eu não vi qualquer diferença entre elas.

Fala Alexandre, tenho interesse nesse upgrade, li em algum lugar que a bomba de direção hidráulica teria que ser trocada tb por uma mais robusta pra durar gerando pressão para caixa de direção e hidrobuster ao mesmo tempo, você sabe se sua bomba é a original???

Abraço, Pedro

petcho
19/11/2013, 12:41
Blz Alexandre,

a bomba original deve dar conta do recado, muito obrigado pela resposta

Abraço

Waldmartins
19/11/2013, 14:50
Estou pensando...ao invés de dar R$ 700,00 num servofreio novo, talvez valesse mais a pena pagar mais R$ 1.000,00 (dependendo do preço da mão de obra) e trocar logo o sistema todo do freio não?

O "problema" é que minha bomba de vácuo tá nova e na garantia... Acho que vou meter sikaflex no meu servofreio e aguentando até ter que trocar mesmo..

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
19/11/2013, 17:20
Melhor usar paliativos mesmo. Quando for trocar faz numa porrada só.

Se alguém do Rio ou que estiver por aqui quiser dar uma olhada e fazer um "Land Drive" é só dar um toque.

Abs.

Estou pensando...ao invés de dar R$ 700,00 num servofreio novo, talvez valesse mais a pena pagar mais R$ 1.000,00 (dependendo do preço da mão de obra) e trocar logo o sistema todo do freio não?

O "problema" é que minha bomba de vácuo tá nova e na garantia... Acho que vou meter sikaflex no meu servofreio e aguentando até ter que trocar mesmo..

Abs

Wald

paje_tapuya
19/11/2013, 23:50
Alexandre, eu me interesso em testar.
Mas gostaria de saber o que vc diz sobre se ela freia com o motor desligado. Hoje comentando com o Rolnei, ele me disse que já viu, fica bom, mas não freia nem a pedrada quando o motor está desligado. Inclusive que um mecânico dele, o Goiaba, capotou com a defender dele por conta disso.

Alexandre Tietsche
20/11/2013, 09:37
Cara, vou sair com o carro hoje. Se eu não me esquecer, boto numa ladeira, desligo e freio e depois posto o relato aqui.

Alexandre, eu me interesso em testar.
Mas gostaria de saber o que vc diz sobre se ela freia com o motor desligado. Hoje comentando com o Rolnei, ele me disse que já viu, fica bom, mas não freia nem a pedrada quando o motor está desligado. Inclusive que um mecânico dele, o Goiaba, capotou com a defender dele por conta disso.

insane4x4
20/11/2013, 10:07
Testar freio em ladeira? Essa eu queria ver.... kkkkk

Alexandre Tietsche
20/11/2013, 12:02
eu fazia Downhill de bike quando mais novo, descer rápido e sem freio é comigo mesmo..rs

Testar freio em ladeira? Essa eu queria ver.... kkkkk

paje_tapuya
20/11/2013, 12:17
eu fazia Downhill de bike quando mais novo, descer rápido e sem freio é comigo mesmo..rs

hahahahahaha!! Vc é o cara Alexandre!

Waldmartins
20/11/2013, 12:22

Descer rápido sem freio num carro de mais de 2 toneladas é BEM diferente do que descer de bike... :shock:

Dá pra testar na saída da garagem...rsrsrs

Abs

Wald

paje_tapuya
20/11/2013, 12:30
Descer rápido sem freio num carro de mais de 2 toneladas é BEM diferente do que descer de bike... :shock:

Dá pra testar na saída da garagem...rsrsrs

Abs

Wald

Qualquer coisa, deixa engatado que é só tirar o pé que pega...

Acho que só é perigoso, caso haja falhas, quando o carro morrer numa subida íngreme, e desça como surpresa (desagradável) ao condutor. Foi exatamente o que houve com nosso amigo por aqui.

insane4x4
20/11/2013, 12:43
kkkkkkkkkkkk
Boa!!
Abraço

vwinit
20/11/2013, 13:35
Não entendo a preocupação em saber se com o hidrobuster o carro terá freio desligado ... :pensativo:

Com o atual sistema de freios via bomba de vácuo/hidrovácuo o carro com o motor desligado também não freia...

Sem testar já respondo: Não freia!! Se o sistema usa a mesma bomba da direção hidráulica... (tentem girar o volante com o carro desligado) o freio também ficará duro e sem ação conforme o sistema original ...

bello
20/11/2013, 17:31
Não entendo a preocupação em saber se com o hidrobuster o carro terá freio desligado ... :pensativo:

Com o atual sistema de freios via bomba de vácuo/hidrovácuo o carro com o motor desligado também não freia...

Sem testar já respondo: Não freia!! Se o sistema usa a mesma bomba da direção hidráulica... (tentem girar o volante com o carro desligado) o freio também ficará duro e sem ação conforme o sistema original ...

O sistema que usa bomba de vácuo tem uma "reserva" de vácuo no hidrováculo para algumas bombadas no freio depois do carro desligado. Pode fazer a diferença em uma emergência. Pode fazer o teste.
Abs
Sergio

Waldmartins
20/11/2013, 20:17
O sistema que usa bomba de vácuo tem uma "reserva" de vácuo no hidrováculo para algumas bombadas no freio depois do carro desligado. Pode fazer a diferença em uma emergência. Pode fazer o teste.
Abs
Sergio

Exatamente! :concordo:

E a preocupação é MUITO válida! :concordo: amigo mesmo citou uma situação a qual não estamos isentos: O carro morrer numa subida íngreme. Já aconteceu comigo em BH (parado no sinal numa daquelas ladeiras lá) logo depois de comprar a VTR e não estar acostumado com a dureza e altura do pedal da embreagem... :parede:

O carro morreu e pisei no freio e parou na hora. Agora imagina se o freio não funciona com o carro desligado... :shock:

Abs

Wald

Waldmartins
20/11/2013, 20:22
ah sim...só um detalhe...freio DURO e SEM freio é algo distinto!

Com o carro desligado é possível girar o volante (desde que o mesmo não trave...ou seja, com a chave ligada). A direção fica dura e pesada, mas FUNCIONA! A dúvida é:

O freio fica duro, mas funciona ou não? :pensativo:

No caso do freio original da Defender, quando minha BV estragou, o freio funcionava, mas ficou megaduro e não respondia na hora.

Abs

Wald

ary nunes
20/11/2013, 22:06
Pessoal,
Aquele cilindro branco que aparece ao lado do hidrobooster contem nitrogênio pressurizado suficiente para uma o

ary nunes
20/11/2013, 22:12
a resposta saiu antes de terminar a explicação:
Aquele cilindro branco que aparece ao lado do hidrobooster contem nitrogênio pressurizado suficiente para uma ou duas freiadas no caso de uma parada do motor.

Abraço a todos

Ary
Defender 110 2004

Waldmartins
20/11/2013, 22:56
a resposta saiu antes de terminar a explicação:
Aquele cilindro branco que aparece ao lado do hidrobooster contem nitrogênio pressurizado suficiente para uma ou duas freiadas no caso de uma parada do motor.

Abraço a todos

Ary
Defender 110 2004

Hum...blz Ary :concordo:

Uma dúvida. Como esse nitrogênio "entra" aí? Ou tipo, de tempos em tempos tem que se trocar ou reabastecer esse cilindro?

Abs

Wald

ary nunes
21/11/2013, 18:41
Oi Wald,

Me desculpe mas eu simplifiquei demais a explicação e aqui vai uma resposta mais completa.
O nitrogênio é colocado no cilindro durante a fabricação do hidrobooster e é pressurizado por um êmbolo acionado pela pressão do óleo que vem da bomba da direção hidráulica agindo assim como um acumulador de pressão para acionar o hidrobooster uma ou duas vezes no caso de uma parada do motor.Teoricamente o nitrogênio deve permanecer dentro do cilindro durante toda vida útil do equipamento mas algum defeito pode ocasionar o vazamento do mesmo e neste caso eu acredito que a única solução é comprar um novo.
Para evitar este problema alguns fabricantes substituíram o nitrogênio por uma mola que é comprimida da mesma maneira que o nitrogênio.

Abraço,
Ary
Defender 110 2004

paje_tapuya
21/11/2013, 19:17

E a preocupação é MUITO válida! :concordo: amigo mesmo citou uma situação a qual não estamos isentos: O carro morrer numa subida íngreme. Já aconteceu comigo em BH (parado no sinal numa daquelas ladeiras lá) logo depois de comprar a VTR e não estar acostumado com a dureza e altura do pedal da embreagem... :parede:

O carro morreu e pisei no freio e parou na hora. Agora imagina se o freio não funciona com o carro desligado... :shock:

Abs

Wald

Imagina isso numa subida íngreme com uma puta de uma erosão e um barranco do lado?
Ou numa duna de areia...
Se o cara não tiver presença de espírito para meter uma ré para fazer o carro pegar no tranco (que com uma reduzida acionada pode até quebrar o virabrequim) a tempo, pode ser um acidente feio e caro.

Alexandre Tietsche
21/11/2013, 20:29
Bem teste feito.
O Ary foi o que explicou melhor. O carro freia SIM, e bem viu? Melhor que o hidrovácuo original que fica borrachudo.

Coloquei o carro numa descida aqui perto, engrenado e desliguei a chave. Cutuquei no freio levemente e ele estava 100% ativo, como se o carro estivesse ligado. Cutuquei de novo e novamente 100%, ou seja, suficiente pra essa emergência debatida em mensagens anteriores. Depois cutuquei mais uma ou duas vezes e vi que o freio perdeu eficácia. Depois na 5ª vez meti o pé e segurei o freio por um tempo, ai foi endurecendo e ficou completamente sem freio. Como estava com a família no carro não quis abusar muito.
Depois qdo tiver tempo e estiver sozinho, vou por numa ladeira e simular uma "morrida" e segurar no freio por uns 30 segundos pra ver o que acontece. Só aconselho a quem estiver nessa situação de subida íngreme que assim que morrer acione o freio de mão tb, não é grande coisa mas eu tenho o hábito de primeiro puxar o freio de mão e depois tentar virar a chave.

Abs.

luiz ccosta
23/11/2013, 01:02
Bem teste feito.
O Ary foi o que explicou melhor. O carro freia SIM, e bem viu? Melhor que o hidrovácuo original que fica borrachudo.

Coloquei o carro numa descida aqui perto, engrenado e desliguei a chave. Cutuquei no freio levemente e ele estava 100% ativo, como se o carro estivesse ligado. Cutuquei de novo e novamente 100%, ou seja, suficiente pra essa emergência debatida em mensagens anteriores. Depois cutuquei mais uma ou duas vezes e vi que o freio perdeu eficácia. Depois na 5ª vez meti o pé e segurei o freio por um tempo, ai foi endurecendo e ficou completamente sem freio. Como estava com a família no carro não quis abusar muito.
Depois qdo tiver tempo e estiver sozinho, vou por numa ladeira e simular uma "morrida" e segurar no freio por uns 30 segundos pra ver o que acontece. Só aconselho a quem estiver nessa situação de subida íngreme que assim que morrer acione o freio de mão tb, não é grande coisa mas eu tenho o hábito de primeiro puxar o freio de mão e depois tentar virar a chave.

Abs.

Alexandre e a todos que responderam muito obrigado pelas explicações acabei nem podendo responder antes valeu mesmo com certeza esse será um up grade que farei no futuro.
Alexandre vc é do RJ qualquer dia desses vou ver ao vivo e a cores esse freio no seu carro.

Alexandre Tietsche
23/11/2013, 03:29
Quando quiser. To na Ilha.

Abs.

Alexandre e a todos que responderam muito obrigado pelas explicações acabei nem podendo responder antes valeu mesmo com certeza esse será um up grade que farei no futuro.
Alexandre vc é do RJ qualquer dia desses vou ver ao vivo e a cores esse freio no seu carro.

Waldmartins
24/11/2013, 21:07
Quando quiser. To na Ilha.

Abs.

Quando eu for ao Rio, tb quero testar...Ainda mais na Ilha do Governador...meu antigo bairro...e o que eu mais gostaria de morar se morasse no Rio... :-P

Tudo bem que morei só um ano e foi a "troscentos" anos atrás... mas sempre gostei daí...

Abs

Wald

vwinit
25/11/2013, 08:38

Abs

Wald

Wald, entendi o que pretendiam ...

Achei que estavam preocupados se o carro, mesmo desligado, teria freio normal como ligado.

Para paradas repentinas funciona, mas por pouco tempo.

Freio duro funciona também.
Vim do RJ com o freio sem vácuo. Fica duro mais funciona com muita dificuldade. Demora bem mais para parar e o freio de mão sempre atento...
Parecia uma locomotiva. Tive que andar longe de tudo e a distância de frenagem beeeem maior que o normal.

paje_tapuya
22/12/2013, 11:27
Pessoal, alguém pode falar com mais precisão sobre os custos de adaptação? Pelo que conversei não acho que valha a pena, pois beirou os 4mil reais...

Alexandre Tietsche
22/12/2013, 18:58
Tem o link do Hidrobuster ai que coloquei, da uma lidas nas últimas páginas.

R$ 1.650,00 + mangueiras + uma chapa de aço pra fechar o buraco da bomba de vácuo + MO.

Pessoal, alguém pode falar com mais precisão sobre os custos de adaptação? Pelo que conversei não acho que valha a pena, pois beirou os 4mil reais...

wm8c
23/12/2013, 19:01
Aproveitando o tópico alguém poderia dizer se fez a substituição dos flexíveis dos freio por aeroquip? Estou panejando fazer isso na minha 110 HCPU 97. Acredito que boa parte do efeito "borrachudo" dos freios seja causado pela dilatação dos flexíveis, pricipalmente levando em consideração a idade de nossos Land. Nas motos mais top todos os flexíveis são do tipo aeroquip.

petcho
24/12/2013, 19:31

Paje pelo jeito ta bem salgado esse seu orçamento, comecei a fazer essa adaptação e ate agora gastei R$600,00 na compra de um hidro booster usado (achei novo na ford por R$1.400), e não devo gastar muito mais que isso

já fiz a furação nova e descobri que tem mais alguns detalhes a ser feitos complementando as dicas do Alexandre
444582444584444585

na terceira foto da pra ver que a haste do servo original é bem mais curta, isso tem que ser modificado no hidro,

Wm8c, eu coloquei os aeroquip da terrafirma!!!
444587

petcho
24/12/2013, 19:44
Alexandre, você sabe dizer se essa espécie de flange entre o hidro booster e o cilindro mestre do freio já vem no hidro booster ou foi alguma adaptação ??? no meu não veio, mas como é usado podem ter tirado

segue uma foto pra você entender o que to perguntando
444590 é essa peça que parece ser de alumínio

paje_tapuya
25/12/2013, 14:12
Muito bom esse passo a passo nas fotos. As dicas ajudam muito. Vc pegou esse hidrobuster de sinistro?

petcho
25/12/2013, 18:44
Muito bom esse passo a passo nas fotos. As dicas ajudam muito. Vc pegou esse hidrobuster de sinistro?

Isso Paje, comprei em uma loja de peças usadas aqui de Brasília, eles compram carro sinistrado pra vender peças e sempre peço pra ver o documento de baixa no DETRAN pra evitar de dar dinheiro pra bandido de desmanche ilegal

vou tentar registrar com fotos tudo que tem que ser feito nessa adaptaçao e coloco aqui pra facilitar a vida dos interessados

Abraço, Pedro

paje_tapuya
25/12/2013, 20:26
Isso Paje, comprei em uma loja de peças usadas aqui de Brasília, eles compram carro sinistrado pra vender peças e sempre peço pra ver o documento de baixa no DETRAN pra evitar de dar dinheiro pra bandido de desmanche ilegal

vou tentar registrar com fotos tudo que tem que ser feito nessa adaptaçao e coloco aqui pra facilitar a vida dos interessados

Abraço, Pedro

Boa camarada! Vou acompanhar bem de perto essa sua adaptação. Com duas 300TDI na garagem qualquer hora vem manutenção de freio. Dependendo dos conformes, vai entrar o hidrobuster...

Alexandre Tietsche
25/12/2013, 21:53
Petcho, boa noite.
Não sei dizer se vem junto pois a minha foi a única que vi com esse freio. O ideal seria comparar com a peça nova na própria ford.

Se precisar de alguma medida da peça e puder lhe ajudar, me avise.

Abs.
Alexandre

Alexandre, você sabe dizer se essa espécie de flange entre o hidro booster e o cilindro mestre do freio já vem no hidro booster ou foi alguma adaptação ??? no meu não veio, mas como é usado podem ter tirado

segue uma foto pra você entender o que to perguntando
444590 é essa peça que parece ser de alumínio

MFREITAG
09/02/2014, 17:18
Paje pelo jeito ta bem salgado esse seu orçamento, comecei a fazer essa adaptação e ate agora gastei R$600,00 na compra de um hidro booster usado (achei novo na ford por R$1.400), e não devo gastar muito mais que isso

já fiz a furação nova e descobri que tem mais alguns detalhes a ser feitos complementando as dicas do Alexandre
444582444584444585

na terceira foto da pra ver que a haste do servo original é bem mais curta, isso tem que ser modificado no hidro,

444587

Oi Pedro,

Reativando esse tópico....você conseguiu concluir a adaptação do hidroboster na sua 90tinha? A minha bomba de vácuo esta começando a melar óleo e logo logo terá que ser aposentada! Estou seriamente pensando em fazer esta adaptação e ter um freio melhor na viatura. Se tiver mais fotos da conclusão do serviço e lista de peças necessárias para adaptação, por favor compartilhe com a gente! :concordo:

Abraço,

petcho
10/02/2014, 11:05
Markus, bom dia

estou adaptando não 110 que estou reformando, a 90tinha a bomba de vácuo ainda ta firme e forte então por enquanto vai ficar ela mesmo!!!

já fiz o que considero o mais difícil, que é alterar o eixo do hidroboster pra encaixar no mecanismo do pedal original, e fazer aquela espécie de flange que fica entre o hidro e o cilindro mestre do freio que aparece na foto onde pergunto pro Alexandre se aquilo era original, agora falta apenas as ligações das mangueiras ao sistema da direção hidráulica

vou ver se tenho alguma foto e posto aqui

Abraço

petcho
10/02/2014, 12:32
Markus segue algumas fotos do que deve ser feito

450352o eixo do hidroboster deve se adaptado para ficar igual ao do servo original!!!
450353450354450355

na ultima foto, a seta 1 indica a flange que tem q ser feita e a 2 o local onde deve se fazer novos furos na base do pedal para o hidro encaixar !!!

qualquer coisa é só falar,

Abraço

Alexandre Tietsche
10/02/2014, 20:01
Curtiu o resultado ?
Quando ando na minha 110 que esta sem hidroboster dá até medo, só quem tem pra saber a diferença.

Markus segue algumas fotos do que deve ser feitoixo do hidroboster deve se adaptado para ficar igual ao do servo original!!!

na ultima foto, a seta 1 indica a flange que tem q ser feita e a 2 o local onde deve se fazer novos furos na base do pedal para o hidro encaixar !!!

Abraço

petcho
11/02/2014, 00:34
Curtiu o resultado ?
Quando ando na minha 110 que esta sem hidroboster dá até medo, só quem tem pra saber a diferença.

Fala Alexandre, cara ainda não testei, to doido pra terminar a reforma pra ver como fica o freio!!!

MFREITAG
11/02/2014, 20:21

450352o eixo do hidroboster deve se adaptado para ficar igual ao do servo original!!!
450353450354450355

Abraço

Obrigado Pedro!

Estou fechando a compra de um hidroboster usado pra começar providenciar as adaptações.
Qual a medida do tubo da flange que você fez? Em que material foi feito?
Vi que encurtou a haste de acionamento do pedal. Como foi feito?

Abraço,

petcho
14/02/2014, 19:36
Markus, o encurtamento fio feito medindo o tamanho do eixo do servofreio original, ai corta-se o eixo do hidro no mesmo tamanho e é só confeccionar com um pedaço de chapa de metal uma peça imitando a ponta do eixo do servo original (em formato de U) e soldar no eixo do hidrobooster

a flange fiz em alumínio, vou medir o diâmetro e o tamanho do tubo e te passo

Abraço

MFREITAG
14/02/2014, 21:15
Estou aguardando chegar o hidroboster com cilindro mestre original da F250 que comprei para conferir tudo o que você me passou com a peça em mãos. Vou estudar bem essa adaptação para juntar todas as peças necessárias e não perder mais do que um dia para trocar tudo aqui na garagem de casa.

Abraço,

petcho
15/02/2014, 00:37
se tiver com tudo em mãos é mole de fazer em um dia, vou tentar tirar umas fotos pra te ajudar

eu usei o cilindro mestre original (copiei como esta na defender do Alexandre) você vai tentar usar o da F250??? não sei se da certo, mais se der é melhor que não precisa fazer a flange

Abraço

MFREITAG
15/02/2014, 21:36
se tiver com tudo em mãos é mole de fazer em um dia, vou tentar tirar umas fotos pra te ajudar

eu usei o cilindro mestre original (copiei como esta na defender do Alexandre) você vai tentar usar o da F250??? não sei se da certo, mais se der é melhor que não precisa fazer a flange

Abraço

É isso que eu vou estudar, se possível vou usar o cilindro mestre da F250, evitando assim o uso de uma flage. Vamos ver....

MFREITAG
21/02/2014, 20:36
Ontem chegou o hidroboster/cilindro mestre da F250 que comprei. Agora vou estudar melhor que peças ainda vou precisar e em breve faço a adaptação. Quando eu tiver novidades posto aqui para os amigos acompanharem.
452266

dangelogian
08/04/2014, 17:29
Olá camarda sou o dangelo e gistaria de saber se vc terminou sua adaptação do hidrobuster e sera que vc poderia partilhar o conteudo da adaptação, pois pretendo fazer o mesmo no meu defender 110.

Leonardo Raffi
08/04/2014, 17:40
o Edin acabou de instalar na F1000 dele...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/56230-troca-de-ranger-por-f1000-mwm-x10-4x4-311.html#post2117076

MFREITAG
08/04/2014, 20:00
Eu ainda não tive tempo de instalar o hidroboster que comprei....estou fazendo outros serviços na viatura. Assim que instalar posto as fotos aqui.

Alberto Quintas Coutinho
11/04/2014, 17:18
Ontem chegou o hidroboster/cilindro mestre da F250 que comprei. Agora vou estudar melhor que peças ainda vou precisar e em breve faço a adaptação. Quando eu tiver novidades posto aqui para os amigos acompanharem.
452266

Instalar o hidrobooster com o cilindro mestre da F250 deixa o pedal com um comportamento apenas um pouco mais leve que o original do veículo,na prática, apressão do fluido la na pinça é apenas levemente maior, com o cilindro mestre original LR, que tem o pistão com diâmetro menor o freio fica muito leve travando as rodas com muita facilidade, mecanicamente mexer nas mangueiras de fluido é mais fácil e mais barato que construir um flange para adaptação.

MFREITAG
11/04/2014, 19:42
Instalar o hidrobooster com o cilindro mestre da F250 deixa o pedal com um comportamento apenas um pouco mais leve que o original do veículo,na prática, apressão do fluido la na pinça é apenas levemente maior, com o cilindro mestre original LR, que tem o pistão com diâmetro menor o freio fica muito leve travando as rodas com muita facilidade, mecanicamente mexer nas mangueiras de fluido é mais fácil e mais barato que construir um flange para adaptação.

Oi Alberto,
A idéia é justamente evitar de ter que fazer uma flange. Se o freio ficar um pouco melhor já ta ótimo, pois nem acho que a minha Defender tenha um freio ruim. Você tem razão sobre a questão do cilindro mestre, com o da Defender vai freiar demais, o que não acho seguro. Em uma freada emergencial fica mais difícil de controlar o pé sem travar as rodas com um pedal muito sensível. A principal vantagem é se livrar da problemática bomba de vácuo.

Qualquer novidade posto aqui.

Abs,

bello
20/01/2015, 13:48
Oi Alberto,
A idéia é justamente evitar de ter que fazer uma flange. Se o freio ficar um pouco melhor já ta ótimo, pois nem acho que a minha Defender tenha um freio ruim. Você tem razão sobre a questão do cilindro mestre, com o da Defender vai freiar demais, o que não acho seguro. Em uma freada emergencial fica mais difícil de controlar o pé sem travar as rodas com um pedal muito sensível. A principal vantagem é se livrar da problemática bomba de vácuo.

Qualquer novidade posto aqui.

Abs,

Reativando o tópico para perguntar para a quem colocou o hidrobooster, o que tem a falar? Ficou bom? Alguma complicação pós adaptação? Acho que estou começando a ter problemas na bomba de vácuo, e mesmo já tendo uma original na caixa para instalar, estou pensando em melhorar o freio e ganhar confiabilidade.
aguardo notícias
Abs
Sergio

bello
21/01/2015, 20:19
Reativando o tópico para perguntar para a quem colocou o hidrobooster, o que tem a falar? Ficou bom? Alguma complicação pós adaptação? Acho que estou começando a ter problemas na bomba de vácuo, e mesmo já tendo uma original na caixa para instalar, estou pensando em melhorar o freio e ganhar confiabilidade.
aguardo notícias
Abs
Sergio

E ai pessoal?? ninguém usando o hidrobooster da F250?
Abs
Sergio

Elmer_Jeep
16/04/2015, 10:36
E ai pessoal?? ninguém usando o hidrobooster da F250?
Abs
Sergio

Eu uso no meu Jeep desde 2009 e funciona perfeitamente. Quando rodei com pneus 315/75 travava com facilidade, agora com os 40" ficou melhor de controlar a pisada.

AAssis
16/04/2015, 12:54
Andei em uma 130 com hidrobooster e realmente a diferenca eh enorme... Talvez um dia coloque , atualmente eh muito caro pra mim...

paje_tapuya
16/04/2015, 17:51
Bello, tem vários usuários usando, assim como várias opiniões tanto positivas como negativas. Eu, na minha humilde opinião de quem já andou numa que tem isso adaptado, não faço na minha nunca. Achei perigoso demais numa emergência.
Estou com o hidro vácuo furado de minha disco e ontem andando com ela precisei de uma freada de emergência numa curva e enfiei o pé! Ela freou direitinho e seguro, mas se fosse com um dispositivo adaptado desses eu não sei se teria tido a mesma segurança. Rodei muitos anos de 110, discovery 1, e hj tenho uma 130 (a venda aqui no fórum) e uma discovery 1. Somente uma única vez tive problemas com a bomba de vácuo (talvez eu tenha sorte) e troquei por outra original que nunca mais deu problema (pelo menos quando o carro estava comigo), paguei o preço e não me arrependo.
Sei que na Argentina a gente compra essa peça bem barato, e, se procurar em lojas gringas, vai achar tb.

bello
17/04/2015, 08:42
Bello, tem vários usuários usando, assim como várias opiniões tanto positivas como negativas. Eu, na minha humilde opinião de quem já andou numa que tem isso adaptado, não faço na minha nunca. Achei perigoso demais numa emergência.
Estou com o hidro vácuo furado de minha disco e ontem andando com ela precisei de uma freada de emergência numa curva e enfiei o pé! Ela freou direitinho e seguro, mas se fosse com um dispositivo adaptado desses eu não sei se teria tido a mesma segurança. Rodei muitos anos de 110, discovery 1, e hj tenho uma 130 (a venda aqui no fórum) e uma discovery 1. Somente uma única vez tive problemas com a bomba de vácuo (talvez eu tenha sorte) e troquei por outra original que nunca mais deu problema (pelo menos quando o carro estava comigo), paguei o preço e não me arrependo.
Sei que na Argentina a gente compra essa peça bem barato, e, se procurar em lojas gringas, vai achar tb.

Pois é.....
Esta é a grande dúvida. Segurança em uma freada de emergência. Eu também tenho um Defender e uma Disco ex V8 também, que está com um Power Stroke. NO Defender tive problema uma vez com a bomba de vácuo em mais de 15 anos, com a Disco nunca tive mas ela tem aquela que vai no alternador.
A idéia era eliminar os possíveis pontos de problemas tirando a bomba de vácuo e o hidrovácuo de uma vez e ficar apenas com um hidrobuster, Mas realmente assusta a possibilidade de ter as rodas travadas em uma freada de emergência.
Quero dirigir um carro com hidrovácuo primeiro. Mas por enquanto vou deixando de lado a idéia da adaptação.
Abs
Sergio

Meccano
17/04/2015, 10:57
Pessoal, acho uma temeridade sem noção essa modificação! o freio fica sem modulação, e desde quando freio bom é freio que trava as rodas só de olhar pra ele??? isso é o exatamente o contrario do efeito esperado e proporcionado pelo ABS capiche?!!

Abss a todos!

BrunoBrs
17/04/2015, 11:49
Trocando alhos por bugalhos....e aproveitando a deixa do Bello.....Esta adaptação que vc fez na sua Disco V8, ela é automática ou manual? Saberia dizer se é possível/viável adaptar o motor Maxion 2.5 em uma Disco 1 V8 Automática?
Me passa seu e-mail ou me manda um para conversamos a respeito.
bruno.brs.rodrigues@gmail.com
Vlw.

bello
17/04/2015, 12:10
Pessoal, acho uma temeridade sem noção essa modificação! o freio fica sem modulação, e desde quando freio bom é freio que trava as rodas só de olhar pra ele??? isso é o exatamente o contrario do efeito esperado e proporcionado pelo ABS capiche?!!

Abss a todos!

Se o freio ficar sem qualquer modulação/proporcionalidade, você tem toda a razão Meccano, realmente é um perigo.
Ainda aguardando para dirigir um.
Como será que ele reage na F-250?
Abs
Sergio

bello
17/04/2015, 12:16
Trocando alhos por bugalhos....e aproveitando a deixa do Bello.....Esta adaptação que vc fez na sua Disco V8, ela é automática ou manual? Saberia dizer se é possível/viável adaptar o motor Maxion 2.5 em uma Disco 1 V8 Automática?
Me passa seu e-mail ou me manda um para conversamos a respeito.
bruno.brs.rodrigues@gmail.com
Vlw.

Sim é possível Bruno. Inclusive a Disco 1 saiu de fabrica com esta configuração. O problema é que na versão de fabrica o motor 300 Tdi-2.5 tinha 122 cavalos ( um pouquinho mais do que o original) e o conversor de torque era menor do que os da V8, para aproveitar melhor o motor. A minha com motor 2.8 usa o conversor original da V8. Para usar o câmbio da V8 precisa também ter uma flange.
Estou te mandando um e-mail.
Abs
Sergio

bello
17/04/2015, 12:24
Sim é possível Bruno. Inclusive a Disco 1 saiu de fabrica com esta configuração. O problema é que na versão de fabrica o motor 300 Tdi-2.5 tinha 122 cavalos ( um pouquinho mais do que o original) e o conversor de torque era menor do que os da V8, para aproveitar melhor o motor. A minha com motor 2.8 usa o conversor original da V8. Para usar o câmbio da V8 precisa também ter uma flange.
Estou te mandando um e-mail.
Abs
Sergio

Esqueci de dizer, sim a minha é automática.
abs
Sergio

paje_tapuya
17/04/2015, 13:14
A discovery também era V8, e passei ela para um 300TDI, só que eu preferi vender o cambio automático do que ter que importar um conversor de torque, então usei o câmbio e um motor de uma defender 2003 sinistrada. Está ótima!
Mas tem um tópico sobre esse mesmo assunto aqui no fórum. Deveríamos conversar por lá.

Jonnhy Bravo
18/04/2015, 17:45
Alguém sabe o código de referência deste hidrobooster?

roberto.cardoso@ig.com.br
06/06/2015, 17:02
Petcho, boa tarde.

Você tem as especificações dessa flange? Acabo de comprar o hidro na ford e gostaria de manter o cilindro original da defender.

Tem ideia das mangueiras que utilizou?

Abraços,

450353450354450355

Abraço

marcelo65
20/06/2015, 21:13

444582444584444585

444587

esta sua suspensao da defender, vc adaptou? vejo que tem um amortecedor no meio do mola. qto pagou pra adaptar? muda toda a peça?

paje_tapuya
21/06/2015, 19:39
Marcelo, o amortecedor dianteiro do defender é dentro da mola.

marcelo65
21/06/2015, 23:48
Minha 110 branca tinha Hailton. Tirei e coloquei na Black pois vou ficar com ela e o freio é MUITO melhor que o original.
Eu pude andar nas duas então aprendi a frear com ambos. No original ele é mais borrachudo e sutil na freada, já com o Hidrovácuo da F250 é um coice. Quem não esta acostumado no primeiro toque trava as 4 fácil.

Eu não pude acompanhar a mudança de um carro pro outro pq estava ocupado mas posso dizer algumas coisas básicas:
Na roda não se mexeu nada, nem pinca,etc.
Para colocar o hidrovácuo da F250 precisa refurar o suporte onde fica aquela plaquetinha com o número do chassis, pois não casa com os furos originais do servo da Land. Nada de outro mundo, só mandar bala com um broca compatível com o tamanho do parafuso.
Quanto as mangueiras, bem, vou ver se consigo fazer umas fotos essa semana e coloco aqui. Meu motor ta sujo pra kct por conta dessa mudança e após lavar faço as fotos.
No local onde fica a bomba de vácuo é colocado uma chapa de metal pra tampar o buraco.

Sobre usar o freio com o carro desligado, não testei mas nao acho que seja um problema e deve frear (não com a mesma eficiência) mas suficiente para parar.
Com o carro andando é um toquinho levinho de nada, se pressionar mais forte arrasta.

Acho que pelo prazo que essas bombas de vacuo duram e pela eficiente dos freios novos é um upgrade que as pessoas deveriam analisar com carinho pois vale a pena.

este seu freio na defender é hidrovacuo da f250? nao é mais o original?
ficou bom?

marcelo65
27/06/2015, 16:35
Marcelo, o amortecedor dianteiro do defender é dentro da mola.

vc quer dizer, o seu defender vc adaptou ou já é assim? estou olhando umas fotos que me enviam pra talvez negociar e nunca vi essa suspensao com amortecedor. vc que adaptou?

paje_tapuya
27/06/2015, 17:14
vc quer dizer, o seu defender vc adaptou ou já é assim? estou olhando umas fotos que me enviam pra talvez negociar e nunca vi essa suspensao com amortecedor. vc que adaptou?

Não, é originalmente assim em todos os defenders. A traseira que é fora.

Anjos
23/09/2015, 16:55
Cololquei o Hidrobuster há treis dias, estou adorando, pelo menos a defender agora para.

juliovcampos
09/12/2018, 15:41
Pois é Galera...
Eu também pensava da mesma forma, na insegurança com relação as freadas bruscas, e na possibilidade de capotamento da 110, mas no ano passado fiz uma longa viagem juntamente com um amigo p/ encontro LR 2017 em Barretos SP, que tinha realizado esta adaptação, e dirigindo mais 800 km, senti que vc precisa apenas calibrar sua pisada, o que aconteceu apenas na primeira freada, se tornando muito confortável, a partir deste momento, e não houve nenhum constrangimento, mesmo nas situações de muitas freadas em curvas...Vc sente que tem freio de verdade, com segurança...
Estou em busca do meu Kit para instalação também...

radius.mk
11/12/2018, 16:55
Pois é Galera...
Eu também pensava da mesma forma, na insegurança com relação as freadas bruscas, e na possibilidade de capotamento da 110, mas no ano passado fiz uma longa viagem juntamente com um amigo p/ encontro LR 2017 em Barretos SP, que tinha realizado esta adaptação, e dirigindo mais 800 km, senti que vc precisa apenas calibrar sua pisada, o que aconteceu apenas na primeira freada, se tornando muito confortável, a partir deste momento, e não houve nenhum constrangimento, mesmo nas situações de muitas freadas em curvas...Vc sente que tem freio de verdade, com segurança...
Estou em busca do meu Kit para instalação também...

Pq ao invés de adaptar o hidrobooster não adaptam as modernas bombas de vácuo elétricas, usadas vários carros modernos, como o Jetta, vários da marca Volvo, etc?

Vi alguns projetos onde colocam um reservatórios de vácuo entre a bomba e o servofreio, porém nos carros modernos nem isso tem, a bomba é acionada toda vez que se pisa no freio, simples e prático.

gapler
19/11/2019, 00:00
Eu gostaria de fazer uma pergunta alguém que fez a substituição do hidrobuster da F250 na defender precisou fazer a substituição da bomba do óleo da direção hidráulica
?

Durante o teste que nós realizamos na substituição nós tivemos um problema da bomba parar de funcionar e estamos tentando substituir por uma outra bomba mas eu não sei se simplesmente a bomba da defender já daria certo ou se Eu precisaria colocar uma bomba de outro modelo mais potente Alguém sabe qual é o valor de pressão da bomba acredito que deve ser de 90 Bar ou 95?

Hugo4x4
19/11/2019, 15:27
Não precisa trocar a bomba, com o volante num extremo e o motor a 1.000 rpm a pressão deve ser de 76 bar e na marcha lenta também com o volante no extremo 27 bar

Leonel franzoi
23/11/2019, 22:37
Boa noite a todos. A minha 110 instalei o kits da 250 . O mais importante desta adaptação é colocar o conjunto hidrobuster e cilindro da 250 pois o cilindro da land é fraco pra suportar a força do hidrobuster. A bomba de direção permanece a mesma. Espero ter ajudado.

gapler
12/02/2020, 15:42
Boa tarde. Fiz a instalação agora em Dezembro/2019. Entre idas e vindas, tudo funcionando - agora sim consigo frear minha 90...

Uma única coisa que ficou "estranha" foi que o nível de óleo no reservatório, perto do hidrovácuo, baixa muito após o uso - baixa mas não some, bem entendido. Aí quando você abre o reservatório próximo ao radiador, ele estabiliza a pressão e volta ao nível normal. Para evitar isso, o mecânico fez uma ligação entre os dois reservatórios. Aí o nível parou de baixar (ou baixou bem menos, coisa de no máximo 1cm de altura no reservatório do hidrovácuo).

No mais, estou muito contente com a segurança que essa mudança me deu.

Elmer_Jeep
13/02/2020, 12:19
Boa tarde. Fiz a instalação agora em Dezembro/2019. Entre idas e vindas, tudo funcionando - agora sim consigo frear minha 90...

Uma única coisa que ficou "estranha" foi que o nível de óleo no reservatório, perto do hidrovácuo, baixa muito após o uso - baixa mas não some, bem entendido. Aí quando você abre o reservatório próximo ao radiador, ele estabiliza a pressão e volta ao nível normal. Para evitar isso, o mecânico fez uma ligação entre os dois reservatórios. Aí o nível parou de baixar (ou baixou bem menos, coisa de no máximo 1cm de altura no reservatório do hidrovácuo).

No mais, estou muito contente com a segurança que essa mudança me deu.

não entendi qual óleo baixou, o de freio ou o hidráulico ?
Vc instalou o hidrobooster ou ainda possui hidrovácuo/servofreio ?

gapler
13/02/2020, 15:58
não entendi qual óleo baixou, o de freio ou o hidráulico ?
Vc instalou o hidrobooster ou ainda possui hidrovácuo/servofreio ?

Hidráulico.

instalei o hidrobooster

Eduardo Tescarollo
29/05/2020, 16:00
Instalei na Defender recentemente, com o cilindro da S-10 antiga, sem flange alguma. Sempre tive medo de colocar e o freio ficar arrisco, sem modulação, mas não foi assim. Tem que acostumar é claro, mas fica muito bom!