PDA

Ver Versão Completa : Kit Vamoquevamo!



MariusJr.
25/06/2007, 19:51
E aí turma, blz?
Seguinte: semana passada participei de um passeio de BH até a região de Ouro Preto, com os camaradas do NivaGerais, e fiquei sem o cabo da bobina no meio do passeio - a bobina esquentou demais e o cabo queimou:putz::putz:
A sorte é que havia um santo - valeu ZeroGrau!:concordo: - que havia levado um cabo zerado, na caixa! Aí foi só felicidade!
Depois dessa, queria saber de vcs o que seria importante levar para um passeio mais longo, além da caixa de ferramentas... tentei achar algum tópico que informasse, mas não achei.
Por isso aguardo a contribuição dos niveiros daqui - só não vale dizer prá levar outro Niva junto...:pensativo::lol:
No mais,
abçs e inté.

Mário - BH
Nivampiro:twisted:

shuther4x4
25/06/2007, 21:07
Olha Marius, cada um conhece sua viatura e tem em mente suas necessidades mais possíveis. Eu vou passar o que EU levo:
Jogo de cabos de vela (usado)
Jogo de vela
tampa do distribuidor (usada)
Bomba de gasolina
algumas mangueiras (1/4 e 5/16)
2 Pivôs (usados)
cilindro sup e inf da embreagem (ambos usados mais em funcionamento)
Fluído de freio
Arame (varias medidas)
Rolinho de fio
Multímetro
Cordas de nylon
Ainda faltam algumas coisas, que conforme eu vou trocando da viatura eu jogo na caixa de passeio se ainda der no couro!!! (daqui a pouco não vou ter mais porta malas!!!!!!!!!)

guttemberg_machado
25/06/2007, 21:52
Faltou o pai de todos: SilverTape!

Márcio Magalhães
25/06/2007, 23:23
Olá,

Além de algumas coisas já ditas aqui, eu levava um rotor do distribuidor, váááários parafusos de algumas medidas comuns no Niva e Fluido de freio e embreagem. E o telefone do reboque/mecânico, claro!

Mas o que acho mais importante e útil eu nunca levei: galho de arruda, ferradura, pé de coelho, figa, fitinhas do senhor do Bonfim, crucifixo, água benta (de radiador) e um trevo de 5 folhas!

[]´s,

Luciano SHAKALL
25/06/2007, 23:45
CAmaRAdas, é sempre bom também levar ÁGUA - pra VC e pro NIVA -, vai que o "bixim" ferve... :mrgreen:

É interessante também, aqueles tubinhos de "Tapa-furo-de-Radiador" (não lembro o nome :oops: ), pra usar em emergências. :concordo:

Na trilha - ou mesmo pra uso diário no carro - , um bom rolo de papel-higiênico pode ajudar a limpar muuuita coisa... no NIVA, ou no Niveiro mesmo... :mrgreen:
Se estiver acondicionado naqueles saquinhos tipo "Zip-Lock" (ou naqueles "artefatos artesanalmente manufaturados" com garrafas PET :p ) melhor ainda... :concordo:

LÂMPADAS e FUSÍVEIS diversos (e até RELÉS) também não podem faltar :discordo:
(Vai que vc PRECISA voltar pra casa a noite, sob chuva e os faróis e/ou limpadores não funcionam devido a "simples" lâmpadas e/ou fusíveis queimados... :putz: )
Pelo mesmo motivo, PALHETAS reservas para limpadores também não seria má idéia não... :pensativo:

Ah! Falando em lâmpadas...
Aprendi desde pequeno com meu pai, a transportá-las no carro envolvidas em algodão e acondicionadas em "potinhos de filme" (artigo quase extinto hoje em dia... :mrgreen: )

"Bons pedaços" de fio, além de fita isolante, "estilete" e alicate (que também corte) pode ser muito útil. ;-)
Falando em "elétrica", e partindo do princípio que vc Não foi pra trilha sozinho :mrgreen: , um "Cabo para Chupeta" (Ops! :oops: ) pode salvar seu passeio - ou de outros - ... :concordo:

Ter no carro uma lanterna a mão (com pilhas novas :mrgreen: ) também pode ser muito útil... ;-)

TODAS AS PEÇAS SOBRESSALENTES QUE VC LEMBRAR, como aquelas citadas pelo "SHUTHER" e outras, tipo: Bobina, ou até mesmo uma Barra de direção... :shock:

Ah, ferramentas mais "específicas" (além das "genéricas", óbvio :mrgreen: ) também é legal, pois de que adianta levar, por exemplo, velas reservas,
se vc não levou uma "Chave de Vela"? :parede:

OBS.
Mesmo que vc não saiba trocar essas peças, sempre é bom levá-las, pois é bem mais fácil achar na trilha - ou em algum "interiorzinho" - alguém que troque pra vc,
do que achar a própria peça! :lol: Ainda mais, peça de NIVA... :twisted:

No caso da "tal troca da peça" ser efetuada na trilha mesmo, li em algum lugar - e chei beeeem interessante :palmas: - , a idéia de levar uma lona plástica pra forrar o chão sob o NIVA durante o conserto, pois um lamaçal pode "tragar" uma porca, arruela ou parafuso - ou mesmo a peça a ser trocada - se porventura cair lá... :rolleyes:

E por último - mas não menos importante - : SACOS PLÁSTICOS, para recolher - e trazer de volta - o lixo que vc possa vir a "produzir" ! :palmas:


PS.
Se eu lembrar de mais coisa, depois eu posto aqui.

[]'s

Gustavo Niva
25/06/2007, 23:52
Quanto à lanterna (ESSENCIAL!!) a melhor coisa que fiz foi comprar uma de leds no camelô, daquelas que não precisa de pilhas.... ilumina muiiiito mal, mas salva na hora que tu precisa (nem que seja só pra encontrar a lanterna boa e as pilhas... que nao devem ser guardadas na lanterna... duhhhh).... custou 7R$

Nivoide
25/06/2007, 23:53
Po, se for levar tudo nem saia de casa. Revisa o bicho antes....se tiver algo meia boca, leve o reparo junto, fora isso só o basico...senao leva um mecanico e o estoque da apoio 4x4...kkk...afe!

Eu tive um desses problemas uma vez na trilha, cabo de velas, mas ja sabia que mais cedo ou mais tarde ia dar zica....e deu. Dai peguei um emprestado e cheguei em casa, tirei o escopiao do bolso comprei um....desse jeito acho melhor.

montd
26/06/2007, 00:07
Concordo plenamente com o Nivóide. Mantendo a viatura sempre em boas condições, uma revisão de vez em quando (principalmente antes de viajar), a probabilidade de problemas é menor, e a quantidade de peças sobressalentes torna-se menor. Entretanto, não devemos cair no extremo de, só porque revisamos o dito cujo, sairmos de casa só com um lenço no porta-luvas. E na nossa lista de sobressalentes nunca devemos esquecer dos fusíveis. abraço.

Girti
26/06/2007, 00:22
Carro velho sempre tem surpresas, o negócio é tentar pensar em tudo, ou quase tudo que possa quebrar um galho numa emergência. Há muitos anos, ainda de 4x2, eu tive um radiador furado em Ilhabela, ao atravessar o riacho que cruza a trilha de Castelhanos (naquele tempo, dava para ir de carro!). Consegui fechar o furo, provisoriamente, com goma de mascar! Deu para voltar a São Paulo, controlando a temperatura do motor.
Inesquecível foi uma vez em uma "estrada" (que hoje virou trilha, não passa nem moto!) na região das Agulhas Negras, quando o motor parou de repente, sem que eu conseguisse descobrir o que era. Se não ocnseguisse resolver o problema lá, não tenho a menor idéia de como faria para tirar o carro de lá, acho que estaria lá ainda hoje (rsrsrs). Após diversas tentativas, resolvi trocar... a bobina! Meus amigos se divertiram, não queriam acreditar que eu tinha uma bobina de reserva! E foi minha sorte, pois o problema era exatamente a bobina!
Hoje em dia, viajo com uma grande caixa de ferramentas, onde levo, além dessas, parafusos, porca e arruelas dos mais diversos tamanhos e tipos, arames, abraçadeiras, lâmpadas, um jogo de velas de ignição, sabão (para tapar furos no tanque de gasolina), e inúmeras outras bugigangas. Levo também uma bolsa com um macaco hidráulico (além do original), bomba elétrica para encher pneus (além da original), fios e terminais, cabos de vela, mangueiras diversas, além, é claro, da bobina. Levo ainda um litro de óleo do motor, uma embalagem de fluido de freio, microóleo tipo WD-40, correia do ventilador, mangueira do radiador, cabo para reboque, cabo para chupeta e, é claro, como citou o colega abaixo, a indispensável fita tipo Silver Tape.

Felizmente, raras vezes precisei de toda esta parafernália, mas eu detestaria ficar parado na estrada por falta de algum item bobo, que, caso estivesse disponível, me permitiria retornar tranqüilamente. às vezes, um simples arame pode ser a diferença entre ficar parado, esperando socorro e ir para casa!

[ ]s

Luciano SHAKALL
26/06/2007, 03:33
CAmaRAdas, sou eu de novo... :mrgreen:

Concordo que a manutenção preventiva é a principal companheira das trilhas, maaaaaaaas... :stop:
Como a "Lei de Murphy" existe... :lol:
Peça de reserva nunca é demais: É melhor "pecar pelo excesso"!!! :concordo:

Bom, fui "cascavilhar" o PC em busca de mais alguma coisa, e achei essa listinha com mais alguns ítens que poder ser úteis na trilha,
postada (não lembro onde) pelo CAmaRAda "Markito Amato":



" Pasta para limpar as mãos: dirigir com as mãos sujas de graxa não é uma boa idéia.
Até porque, mão suja é certeza de bronca ao chegar em casa;

Cola epoxi: pode ser Kit S.O.S., Durepoxi ou Araldite, mas leve sempre uma caixinha;

Lixa: uma 080 faz a cola epoxi grudar melhor e uma 200 ajudar a eliminar maus-contatos na parte elétrica;

Marreta de 500g: para quando as outras ferramentas falharem;

Barra de alavanca (famoso pé-de-cabra): faz par com a mareta;

Porcas da roda extras: vai dizer que você nunca perdeu uma;

Manilhas e um pedaço de corrente: ajuda a prender muita coisa, como uma mola mestra ou um calço de motor quebrados;

Óleos extras:
leve ao menos a quantidade que seu motor, direção hidráulica, câmbio automático (se tiver), diferenciais e freio precisam;

Macaco hidráulico: melhor que aquele "sanfonado" original. Além de poder funcionar onde o HiLift não cabe;

Porcas e parafusos sortidos: dê preferência aos de aço ("5.6", "8.8" etc.);
Arame: tão bom quanto o "Silver tape";

WD40: todo jipe tem sempre um parafuso travado;

Kit elétrico: lâmpadas, fusíveis, pedaços de fio, conectores, fita isolante, lâmpada de teste, alicate de ponta e afins;

Extensores e corda: são fundamentais para você prender essas e outras coisas dentro do seu 4x4."




[]'s

Luciano SHAKALL
26/06/2007, 03:52
Achei também, uma lista de ferramentas do NIVA, complementada com outras tantas, muito úteis...

Infelizmente - novamente - , não lembro de onde eu peguei, e nem o autor de tal lista...
Acho que foi o "Jorge Antônio", citado na própria lista, mas não tenho certeza... :putz: :oops:
Bom, de qualquer forma, segue aê:


"FERRAMENTAS DO NIVA

Meu kit

7 mm - (Jorge Antonio)
8 mm - (Jorge Antonio)
10 mm - parafusos/porcas que seguram o esticador, tampa do motor
12 mm - trava do tambor de freio, Allen dreno diferencial
13 mm - Porcas do carda, Reg freio de mão, Óleo diferencial, o parafuso (bujão) de regulagem da corrente do motor
14 mm - Parafuso de regulagem da tensão da corrente de comando,
17 mm - Regulagem sapata freio
19 mm - Porca da roda, o bujão para o nível do óleo do diferencial traseiro, as porcas dos terminais de direção de opala

22 mm - Porca do Pivô, as porcas dos terminais de direção originais,
24 mm - algumas porcas na caixa de transferência,
27 mm - porca da roda para tirar o cubo e rolamentos
3/8" - conexão da tubulação do burrinho de freio, parafuso de sangria

-x-x-x-x-

Outra dica:

Uma dica que aprendi a duras penas: cuidado com a qualidade ! Esses jogos completos de chaves de boca nunca tem a medida real.
Detonei um monte de parafuso do Niva por culpa delas, e ia xingando os russos.
Quando comprei uma chave de qualidade vi que ela se encaixa perfeitamente sem folga nenhuma.
O que vale a pena é montar uma relação de medidas necessária e comprar aos poucos.
Eu tenho pago em media 5,00 por chave, das pequenas. Mas elas compensam na hora de usar :)
Em tempo algumas medidas:


Porca da roda - 19
Regulagem sapata freio - 17
Trava do tambor de freio - 12
Porcas do carda - 13
Reg freio de mão - 13
Óleo diferencial - 13
Allen dreno diferencial - 12 (confirmar)
Parafuso de regulagem da tensão da corrente de comando - 14
Porca do Pivô - 22
A numero 10 é mais do que necessária, aconselho alem da estrela e boca uma 'L' tbm

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A maleta de ferramentas original do Niva vinha com:

- uma chave reversível fenda/Philips
- uma chave de boca 8, pequena, com 3 calibres medidores de folga (platinado, suponho)
- uma chave de boca 8/10 (uma medida de cada lado da chave)
- uma chave de boca 13/19
- uma chave de boca 17/19
- uma chave de boca 22/24
- uma chave estrela 17/19 (o lado 17 tem uma curva acentuada, o lado 19 tem uma menor)
- uma chave de rodas 19
- uma chave cachimbo 8/10 (uso muito para desmontar a tampa do filtro do carburador)
- uma chave de velas
- um alicate de duas posições
- uma chave Allen (creio ser de 12)
- um calibrador de pneus (o meu já era, hoje tenho um Schrader, daqueles de borracheiro)

Além disso, o Niva veio com:

- uma bomba manual de encher pneus
- uma manivela de partida
- duas espátulas para remoção dos pneus


Por minha conta, acrescentei:

- uma chave de boca 12/13
- uma chave inglesa 200 mm
- uma chave de fenda fina e longa
- uma chave Philips longa
- um martelo pequeno (que caiba na sacola)
- uma punção (na verdade, afinei uma chave Philips inutilizada)
- um rolo de fita isolante
- um par de luvas de algodão grossas (não é frescura, às vezes você precisa proteger a mão)


Além disso, levo, nas viagens, uma caixa de ferramentas bastante completa e uma sacola com peças,
mangueiras e outras bugigangas.
Isto eu deixo por conta de sua imaginação, mas endosso algumas das sugestões do Marcelo Raizer, tais como:

- chave 8mm canhão"
- chaves 13 e 10mm "L"
- outro macaco, de preferência um hi-lift, mas na falta, um sanfona (eu levo um hidráulico nas viagens)
- Chave de impacto, ou, pelo menos, uma Philips grande para um eventual aperto das portas e mecanismo de guia dos vidros.
- Chave 13/11 "meia-lua" ou "anel-aberta" chave usada para freios.
- cabo de chupeta (eu levo sempre, agora que minha bateria está meio capenga)
- lanterna (na falta da original, que duvido alguém ainda ter - EU TENHO, E FUNCIONA MUITO BEM!).
- lanterna normal (com baterias)
- lâmpadas (todas que o carro precisa, bem protegidas - eu as guardo em caixinhas usadas de filme)
- arames, fios, cordões, barbante (nunca se sabe quando serão úteis)
- mangueirinhas
- fusíveis
- abraçadeiras, de parafusar
- rotor do distribuidor
- tampa do distribuidor
- um jogo de velas (podem ser usadas, desde que estejam OK)
- um jogo de cabos de velas, inclusive o cabo da bobina
- cinta ou cabo para reboque (eu levo os dois)
- galão de água (eu levo um térmico, de 3 litros, serve tanto para beber como para lavar as mãos ou algo assim)
- um mini compressor elétrico para encher os pneus (dá menos trabalho para encher os pneus do que a bomba manual)"


[]'s

Luciano SHAKALL
26/06/2007, 03:53
Outra coisa importante pra levar no carro, é um "estojo de primeiros socorros" :concordo:
Importante também, é saber como usá-lo... Inclusive, isso está sendo discutido aqui no fórum ;-) : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12241

Em relação à adaptações provisórias - aquelas pra voltar pra casa, ou pra durar um pouco mais :mrgreen: : http://www.monzaclube.com/fafacil/fafacil_MC_07_macetes.shtml

E por falar em procedimentos na trilha, segue um link de uma dica para realizar solda elétrica :shock: : http://trilha4x4.com.br/dica53.htm


Se lembrar de mais alguma coisa... :mrgreen:

[]'s

ESPANHOL
26/06/2007, 09:05
Fala galera. olha acho que além das muitas ferramentas e itens reserva que foram mencionados, não podemos esquecer nuuuunca de levar pelo menos dois "tipos" de comunicação à distância. Celular, PX, PY, Tambor, Fósforos para fazer fumaça, sei lá...
Afinal por mais experiente que seja e preparado que esteja, sempre existe a possibilidade de ficar na mão.
Além de que é importantíssimo simplesmente por segurança não é mesmo?

Luciano SHAKALL
26/06/2007, 14:51
"...não podemos esquecer nuuuunca de levar pelo menos dois "tipos" de comunicação à distância. Celular, PX, PY, Tambor, Fósforos para fazer fumaça, sei lá..."Falando em Celular, como bem lembrou o CAmaRAda "ESPANHOL", quem se aventura por trilhas distantes, convém ter no carro um carregador do celular
para plugá-lo à "tomada do isqueiro", pois quanto mais fraco o sinal, mais rápido irá se esgotar a bateria do aparelho... Se estiver em "ROAMING" então... :putz:

pode ser interessante também, instalar uma antena externa para o telefone (por exemplo: http://www.aquario.com.br/?action=produtos&pagina=detalhes&id=105&subcat=3 ),
que amplia o alcance do aparelho, extremamente útil em regiões em que o sinal é insuficiente... :concordo:


PS.
Acrecente àquela lista, um "quadrado de madeira", para servir de base para o macaco, caso seja preciso utilizá-lo em solo tipo duna ou lama... :wink:

Luvas resistentes (tipo "raspa de couro") podem ser úteis não só pra manusear o cabo do guincho, mas para, por exemplo, apertar uma abraçadeira com o motor ainda quente, retirar algo do meio do caminho (galhos com espinhos, etc), ou mesmo para - quem tem mãos "sensíveis" :mrgreen: - acionar o macaco ... ;-)


Caso lembre de algo mais, tornarei a postar... :mrgreen:

[]'s

Márcio Magalhães
26/06/2007, 18:09
Olá,

Além dos patuás que considero de primeiríssima necessidade, dizem que levar pivôs sobressalentes faz bem a saúde de quem tem Niva. Ao menos certifique-se que quem o acompanha em outro Niva já esteja fazendo.

Imaginem só, no meio do nada, tipo uma praia deserta, um pivô estourar! Que Niva não costuma quebrar isso todo mundo sabe, mas vai que dá um azar... rs...


[]´s,

MariusJr.
26/06/2007, 19:58
Isso que é contribuição - o resto é imposto de renda...
Valeu mesmo moçada!:concordo::concordo:
Tô anotando e montando uma lista -já estou escrevendo o quinto capítulo!:mrgreen::mrgreen:
Depois de tanta coisa, tô achando melhor comprar outro Niva e levá-lo junto:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...
Se lembrarem de mais algo, mandem aí!
Abçs e inté.

Mário - BH
Nivampiro:twisted:

emtsuhako
27/06/2007, 09:06
Camaradas, eu levo os seguintes ítens:

- pá pequena
- picareta pequena
- enxada pequena
- ferramentas originais (inclui bomba de encher pneus)
- farolete
- faca de camping
- machadinha
- bússola
- cinta de reboque
- cabo para fazer chupeta... ui... rsrsrs...
- corda de nylon (10 metros)
- estojo de primeiros socorros (pra mim e não pro Niva... rsrsrs...)
- prancha para desatolar
- lâmpadas e fusíveis reservas
- correia reserva
- velas e cabos de vela reservas
- garrafa PET com ÁGUA
- meio litro de óleo
- galão vazio de 5 litros (para transportar combustível... já fiquei sem gasosa)
- mangueira para chupar... opsss... gasolina
- bateria reserva (só qdo a viagem é pro meio do nada)

Depois de ler os tópicos dos colegas vou incluir o Silver Tape... é bom pra fechar a matraca da mulherada... ou dos zequinhas que só sabem reclamar... rsrsrs...

Se eu lembrar de algo mais, posto aqui...

Rones Jr
27/06/2007, 12:33
Edsom....to querendo levar uns botões reservas de bozina...sabe onde encontro??? rssss....cara, já te falei antes...vc é um agente secreto...
Galera...tenho duas caixas....uma para trilhas e uma para cidade....ferramentas, velas, cabos, cintas, tb levo uma mangueira universal de radiador e um pedaço de cano que serveria para emenda...pivos sempre deixo um usado na mala....pena q não sei como trocar!!!

emtsuhako
27/06/2007, 13:21
Rones, estou esperando respostas do Luciano... mas vou ver como estão as coisas, aí te passo a resposta.

Olha, sou quase um agente secreto... rsrsrs... quer entrar para a organização??? Hehehe!!!

Só pra completar:

- PX
- Inclinômetro
- Totem

Só falta um GPS decente...

GARCIA/SP
28/06/2007, 00:29
Vou começar a levar um fusca no reboque...nunca se sabe...vai que o russo pára...ao menos não fico a pé...KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Abs!!!!!!!!!!!!!!!!!

shuther4x4
28/06/2007, 20:25
Edsom....to querendo levar uns botões reservas de bozina...sabe onde encontro??? rssss....cara, já te falei antes...vc é um agente secreto...
Galera...tenho duas caixas....uma para trilhas e uma para cidade....ferramentas, velas, cabos, cintas, tb levo uma mangueira universal de radiador e um pedaço de cano que serveria para emenda...pivos sempre deixo um usado na mala....pena q não sei como trocar!!!

Se você tiver no meio do nada, uma caixa de ferramentas e boa vontade, você aprende!!!!
Brincadeira>>>> não é difícil não, mas trabalhoso, principalmente pra subir a suspensão para parafusá-los. aí você acha um pedaço de tronco e força o conjunto que dá.... Mas não adianta ficar falando aqui, na hora é diferente!!!

Giuliano Barbosa
04/07/2007, 15:03
Caramba...meu kit tá bem defasado...quando eu dou meus passeios, só levo algum dinheiro,chave de roda e um spray de encher pneu (além de uma caixa térmica com cerveja):-D
Agora, naturalmente vou com bastante consciência que se der algum problema mecânico vou ter que ter muita paciência e disposição pra me virar, pelo menos pra chegar em casa de novo - nem que o Niva fique pra trás!!

Rogério Barthy
28/12/2007, 11:02
Oba Giuliano,
Sou de Resende e sempre estamos marcando algo para fazer !!!
A turma do 4x4 sempre se encontra em um barzinho perto da Faculdade Estácio aquí em Resende e após as festas se estiver de disponibilidade, marque para que possamos conversar e marcar uma trilha.
Costumo passear pela Bocaina e se tiver um grupo bom, podemos fazer essa travessia de Lídice para Bananal.
Rogério

Giuliano Barbosa
02/01/2008, 17:05
Oba Giuliano,
Sou de Resende e sempre estamos marcando algo para fazer !!!
A turma do 4x4 sempre se encontra em um barzinho perto da Faculdade Estácio aquí em Resende e após as festas se estiver de disponibilidade, marque para que possamos conversar e marcar uma trilha.
Costumo passear pela Bocaina e se tiver um grupo bom, podemos fazer essa travessia de Lídice para Bananal.
Rogério
Beleza Rogério, vou com certeza. Que dia que o pessoal costuma aparecer no barzinho próximo à Estácio?

Rogério Barthy
03/01/2008, 22:29
Giuliano, todas 4ª feiras nos reunimos para conversar e relaxar do trabalho.
o BAr é o Uai So quase em frente ao Posto de Gasolina Repsol.
Qualquer coisa, o Mauro Periquito da Aqualar ou o Luiz da Pegmel podem dar maiores explicações.
Rogério

maanunes
03/01/2008, 23:03
Quanto à lanterna (ESSENCIAL!!) a melhor coisa que fiz foi comprar uma de leds no camelô, daquelas que não precisa de pilhas.... ilumina muiiiito mal, mas salva na hora que tu precisa (nem que seja só pra encontrar a lanterna boa e as pilhas... que nao devem ser guardadas na lanterna... duhhhh).... custou 7R$

Zé do Caixão;

Volte com a barata que ficava correndo na tela, esse desenho pscodélico me deixou doidão

enio chagas
03/01/2008, 23:06
Fósforos para fazer fumaça, sei lá...


Eu sei que é exagero (algo incomum neste tópico :mrgreen:), mas tô querendo comprar uma parada dessas:

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/-firesteel-pederneira-a-mesma-do-a-prova-de-tudo-1LDOJSGAHX

Não que seja necessário pra andar no carro, mas é um brinquedo legal :D.

Abraços!

Girti
04/01/2008, 08:00
Eu sei que é exagero (algo incomum neste tópico :mrgreen:), mas tô querendo comprar uma parada dessas:

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/-firesteel-pederneira-a-mesma-do-a-prova-de-tudo-1LDOJSGAHX

Não que seja necessário pra andar no carro, mas é um brinquedo legal :D.

Abraços!

Na pior das hipóteses, vai servir para tacar fogo da viatura, em caso de desespero total :parede::parede::parede::parede::mrgreen::mrgreen: :mrgreen:

[ ]s