PDA

Ver Versão Completa : Eixos: Toyota x Rural

Graffino
27/04/2004, 19:10
Alô camagadas.

Já ví muita coisa aqui no fórum sobre troca dos eixos originais do CJ, por mais largos. Já sei que isso se reflete em ganho de estabilidade, pelo menos. Os próprios CJs americanos, parece que usaram eixos mais largos que os nossos. As perguntas são:
1-Qual a vantagem de trocar os eixos pelos de rural, sobre os de band?
2-Qual a vantagem de trocar os eixos pelos de band, sobre os de Rural?

Abraços.
Bruno.

EduardoLang
27/04/2004, 19:20
Graffino,

Eixos de Rural são um pouco mais largos que os da toyota, porém os da toyota são mais resistentes que os da rural, isso eu acho!!!!!!

sds

Paulo Eduardo
28/04/2004, 00:13
Olá Graffino...

os eixos da rural são 12cm mais largos que os do jeep (pra cada lado),
mas a bolota do eixo traseiro é quase central, e não importa se é da rural 4x4 ou 4x2, pois a diferença é pouquíssima, se é que existe. E isso pode te trazer problemas com alinhamento de cardã. Dependendo da mecânica que vc tem no seu jeep. Então, opte pelo eixo traseiro da F-75, além de ser mais largo que o da rural, a bolota é bem pra direita.
os eixos da Toyota são pouco maiores que os do jeep, mas muito mais resistentes e seguros, pois possuem semi-eixos flutuantes na traseira tb., não sei se todos, ou à partir de que ano. Mas, existe, só que são difíceis de encontrar e custam muitas latinhas.... :roll:

[]´s

Dennis Figueiredo
28/04/2004, 01:47
Não se esquece que se optar pelo eixo de Band, além de pagar mais pelos mesmo, terá que trocar o jogo de rodas, 6 furos ao invés de 5, terá que refazer totalmento os cardãs, cruzetas, além de perder todas as vantagens de ter uma carcaça DANA 44.

[]´s

billj
28/04/2004, 09:10
:roll:

Quanto a resistência, tanto faz um quanto o outro, não tem diferença mensurável entre os da Toy e os Dana...........

Flutuante só nas Toys mais recentes, as velhas eram semi-flutuantes.

Vantagens e desvantagens tem os dois (disponibilidade de peças, preço facilidade de montagem). Mas de resistência é um empate.......

Abraços,

Elmer_Jeep
28/04/2004, 10:54
meu cj tá com motor/caixa e redução da band ano 2000, só não instalei os diferenciais por causa da pouca opção de relação existente nas toyotas e pelo fato da distancia entreeixos de um cj5 ser menor q a de uma band daí tenho receio em ter um trabalhão pra adaptar os diferenciais e o carro ficar com as marchas longas até porque pretendo usar pneus 37" com isso ja vou trocar a relação dos dana q tenho 44x9 por uma 43x8 pra ve se consigo um desempenho(torque e rotação) próximo do normal.

Bill, qual a sua opinião sobre semi-eixo soldado/imendado? Depois te digo o porquê da minha pergunta.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

billj
28/04/2004, 12:49
meu cj tá com motor/caixa e redução da band ano 2000, só não instalei os diferenciais por causa da pouca opção de relação existente nas toyotas e pelo fato da distancia entreeixos de um cj5 ser menor q a de uma band daí tenho receio em ter um trabalhão pra adaptar os diferenciais e o carro ficar com as marchas longas até porque pretendo usar pneus 37" com isso ja vou trocar a relação dos dana q tenho 44x9 por uma 43x8 pra ve se consigo um desempenho(torque e rotação) próximo do normal.

Bill, qual a sua opinião sobre semi-eixo soldado/imendado? Depois te digo o porquê da minha pergunta.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

Vai ficar uma bosta, o processo de solda vai mexer na témpera do eixo......

Já sei do porque da pergunta........ :wink:

Eixos híbridos Dana-Toy não são novidades, os americanos fazem isso com uma certa frequância. Porém, os semi-eixos terão que ser feitos especialmente para a aplicação.......

Agora, o que tem haver a distância entre-eixos com a escolha entre Danas ou Toys?!?!

Outra........ Relações para Toys não são tão difícies de achar, é uma questão só de ter a grana.......... :wink:

Abraços,

Bill

EduardoLang
28/04/2004, 13:05
Ae Bill,

Não tem como voltar a tempera inicial novamente????!!! :shock: :shock: :shock:

he he he he he

sds

billj
28/04/2004, 13:08
Ae Bill,

Não tem como voltar a tempera inicial novamente????!!! :shock: :shock: :shock:

he he he he he

sds

Até que dá. Mas você acha que:

1) sabem como fazer isso de uma forma adequada?!?
2) vão sequer tentar?!?

Abraços,

EduardoLang
28/04/2004, 13:15
Eu te digo isso Bill, porque meu pai conhecia uma alemão que trabalhou na fábrica de caminhões da Volks e ele fazia esse trabalho de tempera e retêmpera. Ele soldava qualquer coisa em relação à cubo, munhão etc. O trabalho dele era voltado para caminhões e ônibus. O trabalho que ele fazia, não havia nada que quebrava.

Pra vc ter uma idéia, o local onde ele efetuava a têmpera dos materiais era trancado com uma porta como se fosse um cofre!!!!! A Mercedes Bens chegou a fazer uma oferta animal pra ele ir trabalhar lá só que com a condição de ele ensinar o truque da têmpera e da solda que ele usava. Vc acredita que o velhinho recusou! Só pra n~/ao ensinar o truque da bagaça!!!!!!!

Os filhos dele trabalhavam com ele mas a qualidade não ficou a mesma!!!!!!!

O velhinho era f%#!#(D!@(*!@(*A! ! ! ! !

Meu pai não conheceu mais ninguém como aquele alemão!!!!!!!!

sds

Beto Lacerda
28/04/2004, 13:40
só de curioso mesmo , qual seria a maneira adequada de "retemperar" ??

billj
28/04/2004, 14:15
só de curioso mesmo , qual seria a maneira adequada de "retemperar" ??

Existem inúmeros procedimentos para "heat treatment", dependendo do resulto final desejado e o material em questão. Inúmeros mesmo, são literalmente milhares de técnicas diferentes.........

Não sei de nada disso, deixo este trampo para os quem sabe......... :wink:

Abraços,

28/04/2004, 14:17
Recentemente estudamos Tempera Simulada (um algoritmo do ramo de Computação que imita o processo físico da Tempera) e li um pouquinho... A tempera ou recozimento seria voce esquentar a peça até seu ponto de fusão, e deixar esfriando o mais rapidamente possível, afim de gastar o mínimo de energia para esfriar e então ficar em um estado de maior energia possível.

Agora que eu duvido que o mecanico de caminhões tenha equipamento para elevar a temperatura de um semi-eixo ate seu ponto de fusão, eu duvido...Mas, quem sabe? :-)

EduardoLang
28/04/2004, 15:22
Ojaneri San,

Meu prezado eu não falei que o Kara era mecânico de caminhões e local nenhum!!!!!!!!!

O trabalho do cara era exatamente tornearia e têmpera de materiais só que ele trabalhava somente com eixos de caminhões e ônibus!!!!!!!!!!!

Arigatô!!!!!!!!

Elmer_Jeep
28/04/2004, 15:28
Agora, o que tem haver a distância entre-eixos com a escolha entre Danas ou Toys?!?!

Como eu disse no inicio, meu cj5 tem motor/caixa e redução da band então por ser um conjunto longo(em comprimento mesmo)o espaço que ficou entre o diferencial trazeiro e a caixa de marchas é muito pequeno e o diferencial da toyota tem o pião mais saliente que o do willys (devido ao 3rd member) o que me deixaria sem espaço para o cardâ trazeiro. A não ser que eu alongasse o chassi ou fizesse um spoa.

Sobre os semi-eixos emendados eu perguntei pq fiz um diferencial "híbrido" :D utilizo carcaça dana 44 com mangas de eixo retiradas da carcaça toyota e retrabalhadas pra encaixar no dana, feito isso se usa munhão/cubos de roda/freios a disco tudo da band. O problema esta nos semi eixos, precisava de um semi-eixo da toyota com a estria do dana, foram soldados, esta rodando numa boa mas nao sei quanto tempo vai aguentar...

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

28/04/2004, 16:01
Ojaneri San,

Meu prezado eu não falei que o Kara era mecânico de caminhões e local nenhum!!!!!!!!!

O trabalho do cara era exatamente tornearia e têmpera de materiais só que ele trabalhava somente com eixos de caminhões e ônibus!!!!!!!!!!!

Arigatô!!!!!!!!

Ops Eduardo,

Falha nossa. Me perdoe, sim? :wink:

Graffino
28/04/2004, 16:09
Então parece que nem rural nem band. F75 seria mais adequado, já que resistência dá empate e ainda teria um DANA 44, com um balde de relações disponíveis. Ainda tem o fator das latinhas. Não é que eu seja mão de vaca. Sou é duro mesmo, e dinheiro, infelizmente, é um dos critérios de escolha. E para ter coisas equivalentes, não vou desperdiçar. Se bem que quando é para ter qualidade, não meço a despeza. É melhor ficar sem grana hoje, que, amanhã, minha família gastar minha economia com o funeral.
Só tem uma coisa. Essa largura extra não me deixaria entalado em todo canto?

Bruno.

Graffino
28/04/2004, 16:12
Só um pensamento. Já que se trata de uma adaptação em Jeep, não seria melhor esse tópico ficar no diretório de Adaptações em Jeep?

Bruno.

billj
28/04/2004, 16:20
Então parece que nem rural nem band. F75 seria mais adequado, já que resistência dá empate e ainda teria um DANA 44, com um balde de relações disponíveis. Ainda tem o fator das latinhas. Não é que eu seja mão de vaca. Sou é duro mesmo, só que quando é para ter qualidade, não meço a despeza. É melhor ficar sem grana hoje, que, amanhã, minha família gastar minha economia com o funeral.
Só tem uma coisa. Essa largura extra não me deixaria entalado em todo canto?

Bruno.

Sei lá.......... :wink:

http://www2.e-fotos.com.br/decoders/publico_foto.php?SID=&TID=0000760448ec644d09ce347c3daa8920f0ebcb694f&AID=141429&FID=2045256&Original=0

É claro que às vezes a largura extra atrapalha, mas é mais comum que ajuda, ainda mais com o tipo de pneu que eu uso, os TSL/SX.......

O meu jipe (como está na foto) era com 1,98 metros de bitola. Pelos cálcilos que fiz, vai crescer agora com os novos eixos para 2,10......... :shock:

Paulo Eduardo
28/04/2004, 16:32
!!
concordo totalmente com o Bill, depois que troquei os eixos pelos da f-75, só dou risada dos companheiros :lol: :lol: principalmente em erosões, mas no barro tb, eu passo por fora dos "carreiros"....com um pneu de cada lado, enquanto a galera fica enroscada nos facões...

[]´s

Dennis Figueiredo
28/04/2004, 16:51
Paulo Eduardo..... :D

Tem certeza que os eixo de F 75 são diferente dos de Rural???? Quais são os seus???
Tem foto do teu jeep pronto????

Eu comprei um par de eixos de Rural porque iria comprar um jogo de bolachinhas 38''x15,5" :shock: ... mas como desisti de comprá-los, também desisti de colocar meus novos eixos. Estão lá jogados e to meio sem vontade de colocar. To meio cabreiro dos "home" implicar com ele na hora da vistoria. :?

[]´s

andretomasi
28/04/2004, 17:01
Só um pensamento. Já que se trata de uma adaptação em Jeep, não seria melhor esse tópico ficar no diretório de Adaptações em Jeep?

Bruno.

Graffino, não vai fazer diferença, primeiro porque o tópico é sobre os dois eixos, e não sobre os eixos no cj.. tem gente que usa esses eixos em samurai, rural, jpx, e outros.. e também pois se alguém precisar, quando procurar no "pesquisa" vai aparecer esse tópico sobre os eixos :wink:

[ ]´s

leovalle
28/04/2004, 17:17
!!
concordo totalmente com o Bill, depois que troquei os eixos pelos da f-75, só dou risada dos companheiros :lol: :lol: principalmente em erosões, mas no barro tb, eu passo por fora dos "carreiros"....com um pneu de cada lado, enquanto a galera fica enroscada nos facões...

[]´s

Com certeza os eixos traseiros da F75 são 200mm maiores que os da Rural. Mas como você fez com os dianteiros que são do mesmo tamanho?

Sds.

Leonardo Araujo
leovalle4x4
Ford Willys 71 - Velociraptor SPOA
Pneus SSK 32"
Guincho Hamsey PRO 9000

Alexandre X
28/04/2004, 22:17
Relações para Toys não são tão difícies de achar, é uma questão só de ter a grana.......... :wink:

Isso é verdade comprei as 37/7 e paguei R$450,00 cada nos Staitis
[]s
X

Wallace
29/04/2004, 00:39
Pra vc ter uma idéia, o local onde ele efetuava a têmpera dos materiais era trancado com uma porta como se fosse um cofre!!!!! A Mercedes Bens chegou a fazer uma oferta animal pra ele ir trabalhar lá só que com a condição de ele ensinar o truque da têmpera e da solda que ele usava. Vc acredita que o velhinho recusou! Só pra n~/ao ensinar o truque da bagaça!!!!!!!

Pode não ter nada a ver mas...
Na Rolls-Royce onde trabalhei, tem um cofre mesmo, mas devido ao processo de soldagem a plasma que é usada para recuperar a palhetas de titânio das turbinas.
O arco de solda e outras coisinhas a mais poderiam causar uma bela explosão... assim no cofre onde a porta abria para dentro e é maior que o buraco da porta é garantia que em caso de algum problema ninguém fora do cofre vai correr perigo.

Só não era muito agradável ir lá para dentro e fechar a porta para começar a soldagem... :D

Wallace
29/04/2004, 01:00
Recentemente estudamos Tempera Simulada (um algoritmo do ramo de Computação que imita o processo físico da Tempera) e li um pouquinho... A tempera ou recozimento seria voce esquentar a peça até seu ponto de fusão, e deixar esfriando o mais rapidamente possível, afim de gastar o mínimo de energia para esfriar e então ficar em um estado de maior energia possível.

Opppssss
Tempera é uma coisa, recozimento é outra, bem diferente para não dizer que são processos inversos.

O aquecimento de ambos é similar.

Na tempera temos um rápido esfriamento que vai criar grandes tensões internas além de modificar outras propriedades.
Tanto que normalmente pode ser necessário fazer um revenimento para eliminar as tensões internas além de modificar outras propriedades.

No recozimento o resfriamento é lento justamente para remover as tensões além de modificar outras propriedades.

Beto Lacerda
29/04/2004, 01:02
A tempera ou recozimento seria voce esquentar a peça até seu ponto de fusão, e deixar esfriando o mais rapidamente possível, afim de gastar o mínimo de energia para esfriar e então ficar em um estado de maior energia possível.

Cara não gosto de fazer isso , mas vc viajou ,misturou dois processos diferentes , tempera e recozimento são processos parecidos pois aquecem a liga a ser tratada, porem totalmente diferentes pois tempera eleva a dureza do material , e recozimento é usado para re-cristalizar as estruturas da liga ( apos deformação plastica por exemplo , por isso alguns moleiros esquentam a mola , ela não vai quebrar no processo mas vai perder todas suas propriedades fisicas anteriores ao recozimento), porem em cristais menores do que antes e consequentemente com dureza inferior. ( a teoria eu até sei mas a pratica ... ) .
por cima ,o que acho que aprendi foi : tempera ->aquece a liga até uma determinada temperatura (varia conforme a liga e é sempre inferiror ao ponto de fusão , nos aços em geral eleva-se à aprox. 870 C ) e resfria-se rapidamente ( normalmente em tanques de oleo) , já o recozimento , vc eleva até mto. proximo ao ponto de fusão , onde se encontram as fases liquidas e solidas da liga (somente à exata temp. de fusão) e resfria-se lentamente , afim de ocorrer a re-cristalização.
a teoria e mais ou menos essa , o que queria saber é como os caras fazem isso (re-temperar) nos semi-eixo , sé é em forno , no maçarico , por corrente eletrica .
corrijam-me se viajei tb. , não sou um aluno aplicado mas acho que é assim :wink:
[]'s

Wallace
29/04/2004, 01:15
Oi Beto,

O aquecimento de ambos pode ser parecido, ou seja, acima da temperatura de recristalização (zona critica nos Aços).
Mas existem recozimentos como alivio de tensões e o de esferoidização onde não se atinge a temperatura de recristalização ou se fica no limite inferior da zona critica.
Mas nunca a de fusão, pois ai deixa de ser tratamento térmico para ser um processo de transformação.

Paulo Eduardo
29/04/2004, 01:58
Daês....

Sim, o eixo da f-75 é maior que o da rural, o eixo traseiro da rural 4x4, tem das orelhas até a bolota, 51 e 44 cms, respectivamente, e o da f-75 4x4 tem 62 e 46. ou seja, é 13cm mais largo, sendo 6,5 pra cada lado. A rural 4x4 tem 7cm de deslocamento na bolota e a f-75 tem 16. Os eixos da rural tem -+ 12cm pra cada lado a mais que o do jeep(se me lembro bem) ,então, o da f-75 tem 18.5cm. Sei bem o problema que isso me trouxe quando mudei os eixos....

os dianteiros são iguais, meu jeep tem a bitola traseira maior, assim como a f-75.

[]´s

Beto Lacerda
29/04/2004, 02:15
se o assunto for bitolas chequem: Bitola de eixos/Furação de rodas - Banco de dados (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2194)
[]'s

Marcelo
30/04/2004, 11:06
:roll:

Quanto a resistência, tanto faz um quanto o outro, não tem diferença mensurável entre os da Toy e os Dana...........

Flutuante só nas Toys mais recentes, as velhas eram semi-flutuantes.
Meus L$ 0,02,

Se são parecidos em durabilidade, opte pelos da Rural/F-75 e instale eixos-flutuantes neles. :wink: Acho que inicialmente sai bem mais em conta, e depois fica mais fácil na reposição de peças. :P Além de manter a furação das rodas. 8)

[s] contribuídos,

billj
30/04/2004, 11:13
Se são parecidos em durabilidade, opte pelos da Rural/F-75 e instale eixos-flutuantes neles. :wink: Acho que inicialmente sai bem mais em conta, e depois fica mais fácil na reposição de peças. :P Além de manter a furação das rodas. 8)

[s] contribuídos,

Na maioria dos casos, concordo com você e estou pregando isso faz tempo. Danas são mais apropriados por motivos de preço e peças de reposição. Porém, existem pessoas que prefirem os eixos da Toy, ou por preferência mesmo ou porque consegue comprar um jogo barato.

Daí a afirmação que, quanto a resistência, tanto faz........ :wink:

Graffino
30/04/2004, 15:31
Poxa, Bill aquela foto está bonita. Me inspirou.

Graffino, não vai fazer diferença, primeiro porque o tópico é sobre os dois eixos, e não sobre os eixos no cj.. tem gente que usa esses eixos em samurai, rural, jpx, e outros.. e também pois se alguém precisar, quando procurar no "pesquisa" vai aparecer esse tópico sobre os eixos

Ih, rapaz! Não tinha visto por esse ângulo. Tem razão.

Se são parecidos em durabilidade, opte pelos da Rural/F-75 e instale eixos-flutuantes neles

Dá para me falarem mais sobre isso?

[]´s agradecidos

Bruno.

Paulo Eduardo
30/04/2004, 16:27
Fala Graffino,

nos semi-eixos flutuantes, a roda não vai parafusada na ponta de eixo, e sim no cubo, é um eixo com ranhura nas duas pontas, que usa o cubo dianteiro do jeep nas rodas traseiras, com roda livre tb. É mais seguro pois, além de ser muito mais difícil quebrar, se acontecer, você não vai perder a sua roda por aí :shock:
o Leopoldo explica bem o assunto nesse thread:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169

é isso que eu to fazendo no meu jeep, com os eixos da f-75.

[]´s