PDA

Ver Versão Completa : Arqueamento de feixe!?



Samurai_MOA
27/04/2004, 12:55
Já to com um Samurai ha alguns meses, o proprietário anterior providenciou o arqueamento dos feixes de mola ao inves de fazer o SPOA... :?
Isto é contraindicado para trilhas? Sinto q o curso da suspensão dele é muito curto...

Rafael_Reis
27/04/2004, 13:41
É, arqueamento é gambiarra sim... :cry:
Alem de limitar o curso, logo logo vao voltar
a como eram antes.
De perigoso mesmo acho q nao tem nada... Talvez o material das molas fique comprometido pelo arqueamento, ficando mais fraco.

SPOA nele!!! Com molas novas ne?

Abracao,

Eduardo Teixeira
27/04/2004, 14:00
Samurai_MOA,

O Samurai que vc comprou é de uso diário ????

27/04/2004, 14:07
Arqueamento é besteira! Só esconde que as molas estao ruins, e deixa o carro sem curso de suspensão e duro pra caramba!

Depois eu vo levar o Samuca ai na sua oficina pra voce dar uma olhada na flexão dele somente com SPOA (sem amort. especiais nem molas), pra voce notar a diferenca... :-)

Samurai_MOA
28/04/2004, 07:43
Oi Rafael,
To com o samuca ha 10 meses e não houve alteração no arqueamento, sei disso pq medi a altura dele para o solo qdo comprei e medi hj novamente e continua a mesma... o q sinto mesmo eh o curso muito curto.

Eduardo, o samurai eh de uso diario.

Blz Osvaldo! Tenho interesse em ver como ele fica com o SPOA

Ae pessoal valew!
Vou correr atras de uns feixes novos pra fazer o SPOA! Alguém tem alguma dica de onde conseguir?

Eduardo Teixeira
28/04/2004, 09:21
Eu em particular não faria SPOA no Samurai sendo esse meu carro de uso diário, ouvi falar algumas coisas que não posso confirmar, logo não posso falar, pois não tenho conhecimento para tal, mas quem pode te responder isso é quem já esta usando SPOA, por exemplo o ojaneri.

Ojaneri ajuda a gente ai !!!

Pessoal com SPOA vamos relatar o uso do carro no dia a dia e ajudar os amigos. Eu tb não conheço muito do comportamento do carro depois de SPOAdo. Se muda dirigibilidade, se fica um pouco "bobo" ....

[]'s com duvidas e querendo aprender e abrir uma discursão sobre SPOA.

Eduardo Teixeira
28/04/2004, 09:31
Na verdade andei fazendo uma busca no assunto SPOA e resgatei a seguinte resposta do BILL num dos tópicos:

(Pela milésima vez.......

Determine o que quer fazer com o jipe. Escolhe o pneu que quer usar. As modificações são resultado disso.........

Se vai usar pneu menor de 31" e andar na cidade, fica SPUA. Se o pneu for maior e vai fazer trilha, vai SPOA........

Abraços,

Bill )

Então está ai mais uma resposta ao assunto.
Quem puder acrescentar algo eu agradeço.

28/04/2004, 10:53
Se for usar pneus menores que 31", realmente não vale a pena fazer SPOA, pq o que voce perde subindo o CG você não ganha na largura do pneu...

No meu SPOA, eu mantive a barra estabilizadora na dianteira, e o andar na cidade é o mesmo. Claro, andar de jipe, não da pra fazer curvas a mais de 60 km/h :-)

Agora que to sem a barra estabilizadora (quebrou um suporte) eu noto a diferença, o carro pende bem mais mesmo nas curvas, mas nada que um ajuste na maneira de dirigir não arrume. E olha que ainda tenho que fazer alinhamento/cambagem/balanceamento que como tenho um jogo de aros pra dois jogos de pneus, não quis fazer ainda. E ainda tenho a Z-link bar que não é a mais adequada.

O que eu acho melhor ao fazer o SPOA é usar um esquema de barra estabilizadora desmontável (que dee pra deixar ela solta, sem influenciar na flexão na trilha ou deixe ela normal, quando tiver no asfalto).

Agora, com SPOA, não seria interessante trocar as molas não, a não ser que elas estejam quebradas/trincadas, etc. Se elas estiverem quase retas fica ate melhor o carro depois com SPOA, mais macio e com mais flexão, so que bem mais suscetivel a acontecer Axle Wrap.

[]s
Osvaldo

Eu em particular não faria SPOA no Samurai sendo esse meu carro de uso diário, ouvi falar algumas coisas que não posso confirmar, logo não posso falar, pois não tenho conhecimento para tal, mas quem pode te responder isso é quem já esta usando SPOA, por exemplo o ojaneri.

Ojaneri ajuda a gente ai !!!

Pessoal com SPOA vamos relatar o uso do carro no dia a dia e ajudar os amigos. Eu tb não conheço muito do comportamento do carro depois de SPOAdo. Se muda dirigibilidade, se fica um pouco "bobo" ....

[]'s com duvidas e querendo aprender e abrir uma discursão sobre SPOA.

Rafael_Reis
28/04/2004, 19:34
Fala Osvaldo!!

Cara, so não acho correta tua afirmação de q com a mola reta é melhor...
Se ela chegou nessa condição é pq perdeu algumas propriedades importantes, podendo até quebrar.

Recomendo molas novas sim!!! Com segurança nao se brinca!!!

Abração,

28/04/2004, 21:38
Fala Osvaldo!!

Cara, so não acho correta tua afirmação de q com a mola reta é melhor...
Se ela chegou nessa condição é pq perdeu algumas propriedades importantes, podendo até quebrar.

Recomendo molas novas sim!!! Com segurança nao se brinca!!!

Abração,

Rafael, uma coisa é feixe cansado e outra é feixe ruim! :-)

Bem, pelo sim ou pelo não, agora não importa. Vi o Samuca do Marcelo (que esta inteirão por sinal) e não esta arqueada. Ela esta levemente arqueada, como a mola deve ser. :-)

É que ele esta acostumado a ver feixes de molas retos dos Samucas (que já estão cansados).

Já os meus feixes de molas dianteiros estão retos, não por estarem cansados (sao quase 0km) mas por causa do peso do Work 12.000 + parachoque RC... :-)

28/04/2004, 21:40
Rafael, outra coisa...

Lendo umas revistas velhas vi um Samuca com suspensão de JPX e pensei no Cabrito. Tu quando botar um eixo rígido na dianteira vai trocar a suspensão também por uma outra melhor? Essa seria uma boa :-)

E outra, se eu fosse você trocaria logo o dianteiro e traseiro por Dana 44 quando o dianteiro abrir o bico :-P

Rafael_Reis
28/04/2004, 22:02
Com certeza pensamos da mesma forma.
Quando migrar para eixos rigidos, será uma suspensao toda nova, provavelmente já com eixos BEM parrudos. Não vejo razao para usar o eixo dianteiro do samuca feixe, como alguns me sugeriram.

Do estágio q o Cabrito está agora em diante, não ha mais muito o q fazer... Talvez ele tenha uma"sobrevida" com um kit de 3" de suspensão, mas sei nao...

O fato é q vou precisar de redução... A logica me manda reduzir a t-case pq se reduzir os diferenciais teria q vender as reducoes na troca de eixos, no futuro. Alem disso, no vitara a redução de t-case so reduz em low.

O limite q estipulei com os 3K 31" (q tem a medida de um 32" aprox.) se deve ao fato do Cabrito, por hora, ser meu unico veiculo

Por outro lado, nao seria dificil vender os conjuntos de R&P reduzidos e o bloqueio trazeiro, pois ta cheio de vitara por ai.

Então esse é meu dilema!!! A ideia é uma suspensao nova com eixos bem fortes para rodar pneus acima de 35".
Logo tudo gira em torno de quanto tempo isso vai levar para acontecer. Se for demorar muito invisto mais um pouquinho na IFS...

-Kit de suspensao de 3"
-diferencial dianteiro de aço
-reducao de dif.
-redução de t-case

Se chego a começar o projeto de uma nova suspensao para o Cabrito agora a patrinha compra um CJ faz a capota com o meu couro!!! :shock:
To me casando esse ano, ai a grana vai ter q ser re-direcionada...
Apartamento, fogao geladeira... :wink:

Abração,

Rafael

Alexandre X
28/04/2004, 22:59
Fala Osvaldo!!

Cara, so não acho correta tua afirmação de q com a mola reta é melhor...
Se ela chegou nessa condição é pq perdeu algumas propriedades importantes, podendo até quebrar.

Recomendo molas novas sim!!! Com segurança nao se brinca!!!

Abração,

Rafa, acho que não é correta tua afirmação. :shock:
no SPOA quanto mais plana for a mola, melhor

[]s SPOADOS
X

Alexandre X
28/04/2004, 23:03
O fato é q vou precisar de redução... A logica me manda reduzir a t-case pq se reduzir os diferenciais teria q vender as reducoes na troca de eixos, no futuro. Alem disso, no vitara a redução de t-case so reduz em low.

Rafa, na hipotese de eu conseguir o kit de redução para ti sem o custo de transporte/importação, tu deixa elas ficarem aqui em casa por 1 mês? :shock:

[]s pensando mer.da

Rafael_Reis
28/04/2004, 23:03
Deixa eu me explicar melhor...

Entendo q parao SPOA quanto mais reta a mola melhor, POREM, uma mola "saudavel" deve ter algum arqueamento certo?
Afinal elas sao feitas dessa forma... se estao retas nao seria sinal de fadiga, e por consequencia perda das propriedades de amortecimento?

To questionando a durabilidade das molas retas e não sua funcionabilidade no SPOA ok?

Acho q agora me expliquei melhor.

Abração a todos

Rafael_Reis
28/04/2004, 23:06
Com a mola mais arqueada (original) se perderia cuso para baixo (abrindo) certo?
Entao ai nao seria o caso de um jumelo articulado? :twisted:

Abraços SEMPRE pensando besteira,

Alexandre X
28/04/2004, 23:10
Tu quando botar um eixo rígido na dianteira vai trocar a suspensão também por uma outra melhor? Essa seria uma boa :-)

Rafa, essa é para tu te inspirar

Alexandre X
28/04/2004, 23:13
Com a mola mais arqueada (original) se perderia cuso para baixo (abrindo) certo?
Entao ai nao seria o caso de um jumelo articulado? :twisted:

Abraços SEMPRE pensando besteira,

Rafa, molas planas com jumelos articulados :D

Wallace
29/04/2004, 01:03
Mola plana tem mais curso para ambos os lados.
Mas não confunda mola plana com mola cansada.

Marco Costa
29/04/2004, 08:25
E dai galera... :D

Estou querendo fazer o spoa no meu samurai e o pessoal aqui em curitiba não conhece por esse nome tecnico,,...falamos só em colocar as molas em cima do eixo..

Os preços variam de R$500,00 outro R$ 1.000,00 e outro 1.500,00 esse ultimo me disse que fica legal colocar dois amortecedores por roda. Esse preço sem o custo dos amortecedores.

Eu li a lista que o Bill fez para sê fazer um spoa bem feito...vou levar para os mecanicos darem uma olhada...pra ver qual sinto mais firmesa.

outra coisa qual a diferença entre spoa que já sei e spua.

Valeu ..

Marco Costa

Rafael_Reis
29/04/2004, 10:20
Certo, entendi agora...
As molas sao retas, mas nao cansadas.

O X, agora tava olhando direto o X-Mobile... PQP!!! :shock:

Esse troço fai torcer pra caralho!!! Isso mais as bolachinhas 36"... :twisted:

Oigalê te porquera tchê!!!

Abracao,

Pinhal
30/04/2004, 11:15
Olá, estou fazendo SPOA no meu Samurai 93, eu tô com ele a apenas 3 meses e percebi que as molas do meu Samuca tb estão praticamente retas!!! Quando comprei do cara (q não fazia trilhas) ele me disse que o Samuca tava "chacoalhando" + do que o normal pq tinha que trocar as buchas, mas não falou nada sobre as molas. Eu pensei que as molas originais do Samurai fossem quase retas, mas lendo a resposta do pessoal fiquei na dúvida se as minhas molas estão cansadas ou se é reta assim mesmo :?: :?: :?:
O antigo dono do Samurai não era tão cuidados com o carro por isso acho que as molas do meu Samurai nunca foram trocadas, estão lá desde de 93!!!!!

[]'s

Alexandre X
30/04/2004, 22:03
O X, agora tava olhando direto o X-Mobile... PQP!!! :shock:

É Rafa, a criatura promete, tive que jogar fora o eixo traseiro (Toy 4x2 5 furos) e comprar 1 carcaça e 2 semi-eixo da 4x4. Agora acho que vai.

Piu
01/05/2004, 13:57
Eduardo,

Tenho um Samuca 95 com Spoa e com os feixes arqueados e é o meu carro de uso diário.
Sinceramente não vejo problema nenhum nisso.
Não acho q ele fica "meio bobo" não.
É claro q ele fica menos estável pois altera seu centro de gravidade.
Mas isso só traz problemas se vc for fazer curvas em alta velocidade.
O q, imagino, não seja o caso, pois jipe não foi feito pra correr na cidade. Muuuito menos jipe alto.... hehehe....
Agora se quer ouvir um cara q é bão meeesmo no assunto, fale com o Sérgio Vitorini da SR. Ele q fez a Spoa do meu samuca e de muuuuitos outros q estão rodando por aí.... o telefone da oficina dele é 3731-2264 (sampa). Pode falar no meu nome, se não ajudar tbm não vai atrapalhar, pq o cara é gente boa e atende bem todo mundo... :)

Samurai_MOA
03/05/2004, 10:15
Ae pessoal,

Este fim-de-semana tava fazendo uma trilha no meu Samuca e durante uma travessia, cai num buraco q arrebentou a mola mestra do meu feixe traseiro... :lol:
Alguem tem informações de onde poderia conseguir outro feixe?
Devo trocar os 4 ou posso substituir apenas aquele q arrebentou?

Valew!

Rafael_Reis
03/05/2004, 11:32
Nao falei??? :shock: :wink:
Troca todas, tuas molas aparentemente tao indo pro saco...
Seguranca!!!


Abracao,

Rafael

Alexandre X
03/05/2004, 11:57
Ae pessoal,

Este fim-de-semana tava fazendo uma trilha no meu Samuca e durante uma travessia, cai num buraco q arrebentou a mola mestra do meu feixe traseiro... :lol:
Alguem tem informações de onde poderia conseguir outro feixe?
Devo trocar os 4 ou posso substituir apenas aquele q arrebentou?

Valew!
Sempre substitua o par.

03/05/2004, 12:55
Ae pessoal,

Este fim-de-semana tava fazendo uma trilha no meu Samuca e durante uma travessia, cai num buraco q arrebentou a mola mestra do meu feixe traseiro... :lol:
Alguem tem informações de onde poderia conseguir outro feixe?
Devo trocar os 4 ou posso substituir apenas aquele q arrebentou?

Valew!
Sempre substitua o par.

Troque as molas mestres dos dois traseiros. Custa cerca de R$ 65,00 cada um, e mais uns trocos de m.o.

Dica: Fuja da casa de molas que tem perto da Bezerra Oliveira, ali quase na Duque de Caxias, tive alguns problemas por lá.

[]s
Osvaldo