Ver Versão Completa : Ranger 97Xl Problema qndo coloko Gás!
leandroserra
21/06/2007, 03:22
Ola galera atualmente estou rodando sem meu atuador de marcha lenta, estou fazendo isto porq meu modulo de injeção esta com defeito e estou juntando dinhero pra trokar, ai se eu dxar ligado o atuador da lenta fika td descontrolado, mto alta, as vezes morre, td errada, ai desligando ele eu regulei manualmente no gas e na gasosa! so q td vez q eu paro no posto pra enxer o gás qndo começo rodar dps a lenta cai bruscamente fika em torno de 150Rpm, mto ruim, as vezes morre e tals! gostaria de saber oq pode ser isso, acredito q não seja por causa do atuador porq na gasolina ela fika perfeitinha com a rotação entre 900, 950Rpm, só da problema qndo eu enxo o cilindro de gás! a lenta so volta a se regularizar no gás dps q ela fika um tempo desligada , uns 40 minutos +-, ai eu ligo ela e passo no gás ta td certinhu dinovo! alguem aew poderia me ajudar!??
Vlw
flw
Com o meu acontece +/- parecido:
- aceleração normal (+/- 2.500 RPM)
- solta-se o acelerador
- ocorre uma queda brusca, indo até +/- 500 RPM
- a aceleração volta-se sozinha a algo em torno de 1.000 RPM
É isto o que ocorre contigo?
Dá uma olhada:
http://www.comunidaderanger.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Itemid=29&PHPSESSID=c4b314c606c3a7d5309e75261c823b42
Veículo morre ou tem marcha lenta irregular nas desacelerações bruscas ou ainda não desenvolve de imediato nas acelerações.
Posição de instalação de redutor incorreta.
Vide manual da oficina para o correto posicionamento do redutor.
Tomada frontal de ar do veículo.
Usar defletor ou desviar a tomada de ar.
Márcio T
21/06/2007, 22:45
Olá, pessoal.
O "atuador de marcha lenta" é uma válvula de by-pass da borboleta do acelerador (em inglês é literal: throttle air by-pass valve). É uma entrada de ar para a câmara de admissão quando a borboleta do acelerador estiver fechada. Mas ela não serve só para regular a marcha lenta. Na estratégia do controlador (PCM), a válvula também é mantida aberta na aceleração, para que no caso de desaceleração brusca não ocorra uma depressão abrupta na câmara de admissão.
Leandro, não entendi como você regulou "manualmente" a marcha lenta no GNV e na gasolina. Você deve ter regulado o parafuso de abertura da borboleta, deixando ela um pouco aberta p'rá compensar a falta da válvula de by-pass. Mas o PCM vai regular a lenta por si só. Aí é que está o problema, pois para regular a rotação do motor, o PCM controla a quantidade de ar (controlando a válvula by-pass) e a quantidade de gasolina (controlando o tempo de abertura dos injetores). Na gasolina, ele até consegue "compensar" a falta da válvula by-pass, controlando os injetores. Mas no GNV, ele não tem como controlar a quantidade de combustível (o gás entra junto com o ar).
Outra dúvida: Quem "condenou" seu PCM? Tome cuidado, pois às vezes se toma como causa o que é conseqüência. Pode ser que o PCM apenas esteja "comunicando" o defeito de um sensor.
Boa sorte.
Márcio
leandroserra
22/06/2007, 00:52
Então marcio eu controlei a lenta pela borboleta mesmo e no gás por um parafuso no redutor de pressão , a lenta fika perfeita pelo dia td, em desacelerações e td, so me da problema qndo paro no posto e enxo o cilindro de gás!, meu modulo ta com problema sim, demoro 4 dias pra constar o problema!, qndo ligava a ranger no Scanner sempre dava problema de comunicação, dps um mecanico q minha confiança checo de cabo a rabo o motor pra ve se tinha entrada de ar falsa! trokei meu atuador da lenta tamb + nd, com a lenta nova as rotaçoes fikavam mto altas e iam caindo mto lentamente! com a antiga ela fikava mto baixa,(a antiga ja tava com problema), então descobrimos q tamb o atuador antigo tava estragado!, ai fikamos na mesma, a lenta com problema no gás e na gasosa, ai q por mta sorte enconsto uma ranger Igualzinha a minha do lado, td igualzinhju ano e td só a cor era diferente! uahsuha ai olhamos o modulo de injeção e os numeros batiam!, resolvemos fazer os testes e foi na hora o resultado, liguei meu módulo na otra ranher ela fiko exatamente como tava na minha, se liga ela ela vai ate uns 3000 giros e demora mto pra desce!, ai ligamos o modulo da otra na minha e fikva perfeito, travado nos 1000rpm! ai resolvemos a testar o atuador da lenta e tamb foi comprovado q o meu antigo tava com defeito mesmo!
ai o jeito era eu andar com ela super acelerada, ou andar com ela sem o atuador da lenta e com as Rpm la em baxo, preferi sem o atuador porq consigui regular ela pela borboleta e ela fika perfeita no gas e na gasosa na maioria do dia, so ferra qndo eu ponho gás mesmo! =[
keria uma solução provisória antes de trokar meu modulo, ele custa cerca de 2800, consegui axa uns nuns desmanche por 500 + mesmo assim ta inviavel pra mim!
só to axando estranho esse negocio de ela desregular só qndo abasteco ela, deve ser meu módulo tamb! sei la... =[=[
desde ja agradeço marcio!
leandroserra
07/07/2007, 01:45
de um help aew galeraaa
vlwww
...e no gás por um parafuso no redutor de pressão...só to axando estranho esse negocio de ela desregular só qndo abasteco ela...
Leandro,
O resumo do seu texto (acima) dá a entender que o problema foi ocasionado por ter fuçado no regulador de pressão do gás. Por isso a diferença de funcionamento em função da pressão no reservatório, e a melhor forma de voltar ao que deveria, só com mão de obra qualificada.
Sds,
Sukys