PDA

Ver Versão Completa : SOCORRO! Sem Embreagem!



Nivoide
20/06/2007, 18:46
Moçada, meu niva tava meio ruim de embreagem, nao estava desacoplando totalmente.
Daí hoje resolvi mexer pra ver se melhorava algo...resolvi trocar o fluido. O fluido que tinha tava podre, mais parecia graxa que fluido.

Fiz a sangria direto no cilindro inferior, no sangrador. Bombeava, segurava e sangrava.

Parece que ele tá no curso certo, mas o pedal tá meio xoxo e nao desegata e engata nada...ja mexi na rgulagem e melhorou uns 3%...risos:rolleyes:

Notei que a haste que sai da caixa está quase no fim do curso dela em relaçao ao furo da caixa seca, ou seja, o cilindro empurra ela quase até encostar e nao desembrea totalmente ainda.:pensativo:

Alguem pode me socorrer se o defeito é no hidraulico ou na embregrem mesmo? :shock:

Socorro!

AGOSTINHO ANTONIO GAIO
20/06/2007, 21:48
Aconteceu algo parecido comigo, cilindor ok, fluido ok, resultado: quebrou o garfo (ou haste como voce diz) da embreagem. Pra resolver foi so baixando a caixa e trocando o garfo.

Marcio Rossetto
22/06/2007, 20:48
Dilmar , se voce sangrou o cilindro da embreagem que nem se sanga freio , não vai dar certo. Ja apanhei muito com isso .

A pressão do garfo nunca vai fazer o cilindro encher de óleo aí o seu curso fica curto e não funciona a embreagem .

Faz o seguinte :

Tira o pistão/cilindro atuador da caixa seca e deixa a manqueira pindurada .

Põe um papel ou alguma massa , etc para o oleo não vazar .


Com ele em mãos , tira o parafuso da sua traseira , pega uma chave de fenda estreita e empurra o embolo até quase sair do cilindro .

Abre o parafusinho sangrador para o ar permitir e enche o cilindro de óleo de forma manual pela sua traseira .

Fecha o pafusinho sangrador .

Verifica se ele esta cheio de óleo .

Pois bem , mantenha ele cheio para posteriormente montar no flexível .


Agora , deixa vazar um pouco de oleo no circuito , certifique-se que o circuito Cilindro mestre e tubos estão com oleo . Se necessário pise uma ou duas vezes no pedal . Quando tiver certeza que esta cheio , bloqueia com papel a ponta do flexível .

Com cuidado , parafusa o flexível no atuador cheio de óleo . Requer paciência .

Feito isso , monta tudo na caixa seca . Com uma chave de fenda, sem abrir o sangrador , empurra o embolo do atuador para poder colocar o parafuso que empurra a haste .

Aí da certo .

No fundo, voce tem que montar o cilindro ja cheio de óleo . Operação de sangramento não dá certo.

Nivoide
25/06/2007, 11:57
Valeu a dica da sangria.
Levei no meca. Tirou a embreagem e pimba, o miolo do disco tava solto....a friçao e o plato ate estavam bons, mas o miolo solto sem chance. Meti um remanufaturado, disco lada e plato ap. Foi 110 conto. Rolamento novo, 9o conto. MO mais 150....ficou macio que nem carro zero.

Luciano SHAKALL
28/06/2007, 22:06
"... Meti um remanufaturado, disco lada e plato ap... "Nivoide, o platô AP é "plug'n'play no Niva com motor LADA, ou tu usas motor AP?
Também to usando uma embreagem remanufaturada (com o rolamento novo) que instalei aqui mesmo: O cara tinha pronta pra vender a base de troca...

[]'s

Nivoide
29/06/2007, 19:47
O plato ap é PNP. O disco é lada, a pronta entrega remanufaturado e a base de troca. ficou bom, pena que nao pude aproveitar a desmontagem pra mexer no cambio tb...

Luciano SHAKALL
02/07/2007, 20:38
Valeu, Nivoide! :concordo:

[]'s

Hervé Roberto
08/07/2007, 14:49
vou aproveitar o tópico, para tentar esclarecer algo que não consegui entender.

Saí com o Niva normalmente sem problema algum, ao retornar a embreagem só permitia o engate das marchas bem no fim do curso e no meio do caminho de volta, nem isso. Deixei o carro numa rua próxima e fui para casa.
No dia seguinte quando fui buscar o carro, já preparado para o trabalho que teria, a embreagem estava quase que normal. Provavelmente todos pensarão "vazamento", mas o fluido não abaixou.
Será que o calor, do dia e do motor, fez com que o fluido perdesse temporariamente suas características, tornando-o incapaz de cumprir seu trabalho? Acho improvável mas não consegui imaginar outra possibilidade.

Rones Jr
08/07/2007, 18:55
Deve ser parecido com o fluído de freio...alias são os mesmos! Quando aquecidos perdem eficiência, ainda mais se antigos, quando as características se perdem naturalmente. Experimente trocar.

shuther4x4
08/07/2007, 21:55
Quando ele está ruim (riscado ou reparo velho) ele até "fununcia" mas fica dando essas pisadas na bola. Isso é um bom indício de hora de revisão.
Isso contando que seu fluído não esteja contaminado nem com ar no sistema.