PDA

Ver Versão Completa : vazamento de oleo no carte e vedação do carter



dnlqueiroz
19/06/2007, 18:49
Pessoal,

Outro dia notei que o meu carro esta vazando oleo, é pouquissimo óleo, fica só aquele melado, vez ou outra pinga, como sou meio chato com isso levei numa mecanica aqui perto de casa e notaram que vinha do cartér,então pensei, trocar ou não trocar a junta, uma vez que vaza tão pouco???? Contudo, reparei também que a tampa dos tuchos esta com muita borra, logo, o carter deverá estar com bastante borra, ou não?

Ai pergunto aos Senhores:

Seria valido efetuar a remoção do mesmo, efetuar uma limpeza, trocar de vez a junta e aproveitar que esta na data, trocar o oleo do motor também ? Ai mataria varios coelhos com uma cajadada só... rsrsrs, mas como nem tudo é perfeito como parece, vem outra dúvida, aonde conseguir a junta do carter no RJ, ela é normalmente feita de que? cortiça, velomoide, borracha, EVA...? E essa junta pode ser substituida por juntas liquidas, tipo loctite ou outra qualquer que seja resistente a altas temperaturas?

Lembrando que meu carro é uma zj 93.

Desde logo, agradeço a todos pela ajuda.

Abraços

nzardo
19/06/2007, 19:06
Pessoal,

Outro dia notei que o meu carro esta vazando oleo, é pouquissimo óleo, fica só aquele melado, vez ou outra pinga, como sou meio chato com isso levei numa mecanica aqui perto de casa e notaram que vinha do cartér,então pensei, trocar ou não trocar a junta, uma vez que vaza tão pouco???? Contudo, reparei também que a tampa dos tuchos esta com muita borra, logo, o carter deverá estar com bastante borra, ou não?

Ai pergunto aos Senhores:

Seria valido efetuar a remoção do mesmo, efetuar uma limpeza, trocar de vez a junta e aproveitar que esta na data, trocar o oleo do motor também ? Ai mataria varios coelhos com uma cajadada só... rsrsrs, mas como nem tudo é perfeito como parece, vem outra dúvida, aonde conseguir a junta do carter no RJ, ela é normalmente feita de que? cortiça, velomoide, borracha, EVA...? E essa junta pode ser substituida por juntas liquidas, tipo loctite ou outra qualquer que seja resistente a altas temperaturas?

Lembrando que meu carro é uma zj 93.

Desde logo, agradeço a todos pela ajuda.

Abraços

Daniel,

Borra ! ! ! demoro........se vc não pretende passar a viatura pra frente, vai preparando o bolso, ...antes q vc tenha problemas maiores........:concordo:

a junta do carter é bem enjoada é de borracha e é cara assim como a da tampa de valvulas.....:cry:

Tem o tar do Flush, mas isso é uma polemica danada, mas como a sua esta vazando....melhor trocar.....:mrgreen:

Nem lembro a sua é V8 ou 6L ?

dnlqueiroz
19/06/2007, 19:51
A minha é 4.0L 6CC. Em relação a junta em último caso, pode-se usar as juntas líquidas, tipo as da loctite?

Leo - Beethoven
19/06/2007, 20:06
Tudo bem que a minha num tá vazando...mas já andei pescoçando sobre isso tbém....
No carter é complicado substituir por junta líquída, pq a peça é grande e pesada, ainda mais com o peso do óleo....com o balanço do carro a junta tem que flexionar mesmo pra não trincar e não vazar....
Se tá assim como vc diz, eu faria o seguinte: Deixaria como está, ficando esperto com o aumento do vazamento....nesse tempo agilizaria a comprar uma, com calma pra pesquisar pelo melhor preço....e aí o resto trcaria no esuquema que vc mesmo disse, sem stress.

Abs.

dnlqueiroz
19/06/2007, 21:36
Daniel,

Borra ! ! ! demoro........se vc não pretende passar a viatura pra frente, vai preparando o bolso, ...antes q vc tenha problemas maiores........:concordo:

a junta do carter é bem enjoada é de borracha e é cara assim como a da tampa de valvulas.....:cry:

Tem o tar do Flush, mas isso é uma polemica danada, mas como a sua esta vazando....melhor trocar.....:mrgreen:

Nem lembro a sua é V8 ou 6L ?

Inclusive estava pensando em utilizar o flush, vc acha aconsalhavel ou não, sempre fiz isso nos meus carros e graças a Deus nunca deu problema.... rsrsrsrs, mas depois de ler alguns topicos do forum fiquei ate com medo... rsrsrsrs

dnlqueiroz
19/06/2007, 21:38
Tudo bem que a minha num tá vazando...mas já andei pescoçando sobre isso tbém....
No carter é complicado substituir por junta líquída, pq a peça é grande e pesada, ainda mais com o peso do óleo....com o balanço do carro a junta tem que flexionar mesmo pra não trincar e não vazar....
Se tá assim como vc diz, eu faria o seguinte: Deixaria como está, ficando esperto com o aumento do vazamento....nesse tempo agilizaria a comprar uma, com calma pra pesquisar pelo melhor preço....e aí o resto trcaria no esuquema que vc mesmo disse, sem stress.


Abs.
Assim, o que mais me preocupa são as borras nem é o vazamento em si, mas como falei, se tiver q trocar a junta aproveitaria e limpava logo antes que de um problema pior...

Jéster
19/06/2007, 22:08
Essa junta do carter não é barata. Adiei o máximo possível a troca dela. A minha (xj) vazava de uma maneira parecida com a sua e nessa ultima ida a oficina eu tive que trocar. Achei que essa junta era muito mais barata. Com o preço dela eu podia ter trocado finalmente meu regulador de pressão :putz:.

Um abraço:concordo:

dnlqueiroz
19/06/2007, 23:22
Essa junta do carter não é barata. Adiei o máximo possível a troca dela. A minha (xj) vazava de uma maneira parecida com a sua e nessa ultima ida a oficina eu tive que trocar. Achei que essa junta era muito mais barata. Com o preço dela eu podia ter trocado finalmente meu regulador de pressão :putz:.

Um abraço:concordo:

E quanto custou? abraços

Jéster
20/06/2007, 08:41
Bom dia,

Paguei se eu não me engano R$ 320,00. Uma facada. Mas descobri que meu mecânico pagou R$ 240,00 na distribuidora de peças, ou seja, me cobrou uma boa comissão em cima.

Seria bom procurares em SP nessas lojas de peças que provavelmente deverás achar por volta de R$ 240,00.

Essa foi uma das únicas peças que o mecânico comprou. Geralmente eu compro tudo direto e levo para ele trocar. Sai bem mais em conta. O maior problema é que geralmente demora mais para chegar

Um abraço

Leo - Beethoven
20/06/2007, 08:47
Assim, o que mais me preocupa são as borras nem é o vazamento em si, mas como falei, se tiver q trocar a junta aproveitaria e limpava logo antes que de um problema pior...

Não esquenta com as borras externas que isso é normal.....gruda sujeira, terra e fica uma meleca só....
Quanto a flush, pode fazer, mas sugiro fazer apenas quando for efetivamente trocar a junta....aí aproveita pra lavar o cárter por dentro, que fica uma crosta só no fundo....e também pq o tal do flush é doido pra detonar juntas que já estão meia-boca....

Abs.

dnlqueiroz
20/06/2007, 11:02
Não esquenta com as borras externas que isso é normal.....gruda sujeira, terra e fica uma meleca só....
Quanto a flush, pode fazer, mas sugiro fazer apenas quando for efetivamente trocar a junta....aí aproveita pra lavar o cárter por dentro, que fica uma crosta só no fundo....e também pq o tal do flush é doido pra detonar juntas que já estão meia-boca....

Abs.

A borra que eu digo é por dentro da tampa do tucho, passando-se o dedo saiu uma crosta parece uma graxa preta, estou perocupado com isso....E em relação as juntas, desculpe minha ignorancia, se eu estiver errado, eu acho que o flhush não detona as juntas e sim as borras que "tampam" as fissuras na junstas, logo quando se faz o flush retira-se essas borras aparecendo então os vazamentos...

Leo - Beethoven
20/06/2007, 11:57
A borra que eu digo é por dentro da tampa do tucho, passando-se o dedo saiu uma crosta parece uma graxa preta, estou perocupado com isso....E em relação as juntas, desculpe minha ignorancia, se eu estiver errado, eu acho que o flhush não detona as juntas e sim as borras que "tampam" as fissuras na junstas, logo quando se faz o flush retira-se essas borras aparecendo então os vazamentos...

Tampa do tucho ? Esse motor não tem tampa de tucho. Acho que vc quer dizer a tampa do comando de válvulas, certo ?

Vc tem razão no que disse sobre o flush...as borras tampam as fissuras também e depois de removidas, começam a vazar.....mas o flush ataca sim as juntas.....o flush é um solvente antes de mais nada, pois se não, não removeria os depósitos....claro que um solvente de menos ataque....mas tudo que é borracha não se dá muito bem com isso....mas se estiverem em ordem, sem problemas.....mas não pode deixar o líquido de flush dentro do motor....apenas o perído recomendado e descrito nas instruções....justamente por isso.

Abs.

dnlqueiroz
20/06/2007, 13:26
Tampa do tucho ? Esse motor não tem tampa de tucho. Acho que vc quer dizer a tampa do comando de válvulas, certo ?

Vc tem razão no que disse sobre o flush...as borras tampam as fissuras também e depois de removidas, começam a vazar.....mas o flush ataca sim as juntas.....o flush é um solvente antes de mais nada, pois se não, não removeria os depósitos....claro que um solvente de menos ataque....mas tudo que é borracha não se dá muito bem com isso....mas se estiverem em ordem, sem problemas.....mas não pode deixar o líquido de flush dentro do motor....apenas o perído recomendado e descrito nas instruções....justamente por isso.

Abs.

Isso, Leo, obrigado por me corrigir, é essa tampa mesmo... vlw.

abraços

nzardo
20/06/2007, 13:47
Inclusive estava pensando em utilizar o flush, vc acha aconsalhavel ou não, sempre fiz isso nos meus carros e graças a Deus nunca deu problema.... rsrsrsrs, mas depois de ler alguns topicos do forum fiquei ate com medo... rsrsrsrs

Daniel,

Por isso q comentei o q vc pretende...ficar ou não com a viatura....

Eu fiz o tar fudush na minha e não me arrependo, e ela digamos ''suava'' oleo no carter (parte traseira), depois do fudush o vazamento aumentou, dai troquei a junta do carter e esta uma maravilha, posso até coloca-la na sala da minha sogra q tem carpete....:twisted:

Agora se vc vai mexer na tampa de valvula e carter, eu não faria o flush..:concordo:..a junta do carter é bem enjoada....a ultima vendi por R$190,00, agora a da tampa de valvulas é uma novela, só ela custa 450, e o kit de juntas superiores 580 se não me falha a merdória...não consegui mais barato..:cry:.. tem a indicação de um cara q clona as juntas desde q tenha o modelo, porem não sei se vale a pena, a do carter com certeza ele não clona...:pensativo:

dnlqueiroz
20/06/2007, 14:36
Daniel,

Por isso q comentei o q vc pretende...ficar ou não com a viatura....

Eu fiz o tar fudush na minha e não me arrependo, e ela digamos ''suava'' oleo no carter (parte traseira), depois do fudush o vazamento aumentou, dai troquei a junta do carter e esta uma maravilha, posso até coloca-la na sala da minha sogra q tem carpete....:twisted:

Agora se vc vai mexer na tampa de valvula e carter, eu não faria o flush..:concordo:..a junta do carter é bem enjoada....a ultima vendi por R$190,00, agora a da tampa de valvulas é uma novela, só ela custa 450, e o kit de juntas superiores 580 se não me falha a merdória...não consegui mais barato..:cry:.. tem a indicação de um cara q clona as juntas desde q tenha o modelo, porem não sei se vale a pena, a do carter com certeza ele não clona...:pensativo:
Pois é, eu não pretendo vender a viatura tão cedo, falta de $$$$, não deixa, pretendo até pegar uma mais nova, mas por enquanto não dá.....Eu to pensando em não fazer o flush, por esse motivo, mas o que me preocupa é a mardita borra, vai que entope alguma coisa, ai eu acho que o perejuizo seria muito maior....sei lá, já que estou ferrado mesmo, da-se um jeito em tudo antes que seja pior.... bem não sei ainda o que farei... se as travas quimicas resolvesseme esse problema, eu faria, inclusive entrei em contato com a henkel (leia-se loctite) e eles informaram que o produto deles silicone ultra black 598 é utilizado para substituir as juntas que necessitem trabalhar com alta flexibilidade, e altas temperaturas... bem eu sinceramente não sei se é válido arriscar, não sei se é melhor arriscar no tal silicone e pelo menos faço uma limpeza no carter ou deixo como está e me arrisco com a borra....

abraços e obrigado pela ajuda até agora.

Leo - Beethoven
20/06/2007, 16:40
Se a borra tá te encomodando muito mesmo....eu já começava ajuntando $$$ pra uma junta....eu não arriscaria com o silicone, mesmo o melhor deles....talvés na tampa de válvulas, mas não no cárter....vaza mesmo.
Iria maneiro com o carro nesse período e na primeira oportunidade faria o que tem que fazer.

Abs.

nzardo
21/06/2007, 10:47
Pois é, eu não pretendo vender a viatura tão cedo, falta de $$$$, não deixa, pretendo até pegar uma mais nova, mas por enquanto não dá.....Eu to pensando em não fazer o flush, por esse motivo, mas o que me preocupa é a mardita borra, vai que entope alguma coisa, ai eu acho que o perejuizo seria muito maior....sei lá, já que estou ferrado mesmo, da-se um jeito em tudo antes que seja pior.... bem não sei ainda o que farei... se as travas quimicas resolvesseme esse problema, eu faria, inclusive entrei em contato com a henkel (leia-se loctite) e eles informaram que o produto deles silicone ultra black 598 é utilizado para substituir as juntas que necessitem trabalhar com alta flexibilidade, e altas temperaturas... bem eu sinceramente não sei se é válido arriscar, não sei se é melhor arriscar no tal silicone e pelo menos faço uma limpeza no carter ou deixo como está e me arrisco com a borra....

abraços e obrigado pela ajuda até agora.

Daniel,

Como vc pretende ficar com a viatura......PELO AMOR DE DEUS ! ! !....não faça gambi........va com calma.....põe um jornalzinho embaixo da viatura e qdo der arrume de forma CORRETA........se não as consequencias vão sobrar pra vc mesmo em um futuro não muito distante....:concordo:

Jéster
21/06/2007, 12:58
Daniel,

Como vc pretende ficar com a viatura......PELO AMOR DE DEUS ! ! !....não faça gambi........va com calma.....põe um jornalzinho embaixo da viatura e qdo der arrume de forma CORRETA........se não as consequencias vão sobrar pra vc mesmo em um futuro não muito distante....:concordo:

Concordo com o Nzardo. Quando comprei a cherokee, eu mandei ela para oficina para trocar todos os fluídos. Ela saiu com vazamento no diferencial traseiro, vazamento no carter, e vazamento do óleo do cambio automático. Fui resolvendo todos um por um e por ultimo troquei a borracha de vedação do carter do óleo do motor que estava vazando um pouco (nem chegava a baixar o nível). Vale mais a pena deixar vazando um pouco e quando arrumar, fazer bem feito.
Minha meta é em 3 meses resolver os ultimos problemas dela: A Famosa Maldita Cruzeta (se esse for o problema) e o regulador de pressão. Senão aparecer nada de novo até lá.:palmas:

Um abraço:concordo:

dnlqueiroz
21/06/2007, 13:18
Bem, vou fazer oq ue vc´s estão aconselhando então, vou juntar um dindin para compra as juntas e troca-las. Teve uma loja aqui no rj que tem o jogo de juntas inferiores, porém é de cortiça, por 350 Reais, é válido??

Abraços

nzardo
21/06/2007, 14:15
Bem, vou fazer oq ue vc´s estão aconselhando então, vou juntar um dindin para compra as juntas e troca-las. Teve uma loja aqui no rj que tem o jogo de juntas inferiores, porém é de cortiça, por 350 Reais, é válido??

Abraços


Daniel,

A junta do carter(motor), pelo q vi, é impossivel ser de cortiça.......as q eu tinha eram da fel-pro, uma borracha azul clara, com elioses(onde transpassa os parafusos) e com um formato q não tem como ser de cortiça......:concordo:

dnlqueiroz
21/06/2007, 14:42
Daniel,

A junta do carter(motor), pelo q vi, é impossivel ser de cortiça.......as q eu tinha eram da fel-pro, uma borracha azul clara, com elioses(onde transpassa os parafusos) e com um formato q não tem como ser de cortiça......:concordo:


Poxa, valeu mesmo, obrigado pela dica. abraços

gutoxj98
28/06/2007, 22:05
Dlnqueiroz....blz ai ????......ao lado do meu trampo, aqui em sao paulo.....tem uma loja de cambio automatico, com 20 anos de funcionamento, eles tem essa junta em cortiça e custa 18,00 reais ( é isso mesmo 18,00 ) e bem ao lado tem uma outra loja que mexe com peças de jeep e carros antigos, com 15 anos de idade.......todas bem conceituadas......passei lá pra caroçar a junta da tampa de valvulas.....e o cara tem, nao é original, acredito que deve ter pego a original e feito com material nacional, e ela custa 50 reaus !!!! o motor da minha XJ é iugal ao seu !!!! entao junta do carter em cortiça 18,00 e junta da tampa de valvulas 50,00........essa junta da tampa acredito que vai na boa, falam que as vezes tbem vc abre essa tampa e a junta nem estraga !!!! mas é sempre bom ter uma em maos !!!!! ai vc limpa o carter e a parte de cima do motor !!!

qquer coisa manda um mail ou mp e eu compro la e te mando......ok !!!!

um abraço

alexroch
25/07/2007, 21:09
Galera acabei de comprar um cherokke sport 97 estou querendo saber onde consigo peças para ela em geral; Alguém sabe de algum site? Obrigado a todos.

Leo - Beethoven
25/07/2007, 23:10
Alex, fala com o Nzardo que tá por esses tópicos aqui. Do que exatamente precisa ?

Abs