Ver Versão Completa : Curiosidade - CJ Big foot
andretomasi
26/04/2004, 15:16
Pessoal,
Dúvida pros experts de plantão..
Sei que esse que estou colocando de exemplo não vale, é só pra shows e exposição, mas queria saber o seguinte.. Quais seriam as vantagens e as desvantagens de um cj dessa altura na trilha? :shock: E que motor ia ser preciso pra mexer isso daí? Motor de caminhão?? :shock:
http://www.jet.com.br/design/donatti4x4/JetMail/Feira%20Tuning%20001.jpg
[ ]´s
Vinicius Cruz
26/04/2004, 15:22
Acredito que o motor não seria o maior dos seus problemas, e sim o cambio e a relação dos diferencias....tem um amigo que tem a intenção de instalar rodas aro 18... vou ficar de olho nesse topico.....
abracos.
Thiago Serpa
26/04/2004, 16:22
Cara.. tem um cara aqui em minha cidade que fez uma f1000 dessas últimas de big foot!! é meio absurdo o tamanho, vou tentar arumar uma foto. detalhe, o cara aluga o trambolho para "passeios", parece que custa 300 a diária. Vou tentar uma foto
roger_caldas
26/04/2004, 18:22
Faaaaaala Keko!
Bródi, se vc considerar um Jeep calçando pneus 255/75 R15, você tem um raio (braço de alavanca) de (15"/2+0,75x255)=382mm.
Considerando esse carro da foto, estimando que esse biba que está do lado dele tenha uns 1,65m, o conjunto pneu+aro tem aproximadamente 1,50m, ou seja, um raio (braço de alavanca) de 750mm.
Sabemos que o torque é o produto da força pelo braço de alavanca: T=Fxr, logo F=T/r.
Nas tuas trilhas, o que você quer é que a força entre o pneu e o chão (Força de Tração) seja a mesma: F1=F2 => T1/r1=T2/r2, sendo T1 o torque do motor anterior e r1 o raio da roda anterior, T2 o torque do motor "novo" e r2 o raio da roda do BigFoot.
Como r2~r1x2, vemos que pra manter a mesma força de tração precisamos de um torque 2x maior.
Naturalmente este modelamento está exxxtremamente simplificado, desconsiderando, por exemplo, o maior peso do conjunto aro+pneu do BigFoot. Ahhh, este torque que estou falando é o torque na roda.
[]´s calculistas,
Rogério
LuizCabral
26/04/2004, 18:25
Os pneus seriam apenas para dar altura ao carro. Claro que a superfície de contato seria muito maior, consequentemente o rendimento do carro é superior. Para fazer um "big foot" andar você deverá mexer na caixa de transferência e nos diferenciais, colocando relações estupidamente reduzidas, podemos comparar até com um trator. :shock:
Além disso você deverá mexer na suspensão, é claro e em todo o mecanismo de direção.
Quem pode te explicar bem detalhadamente isso eh o Billj
Eu acho besteira pra uma trilha.
1o ) Quero ver o cara fazer uma curva fechada numa trilha
2o) A maioria das trilhas ele não vai conseguir fazer, pois não vai caber dentro delas...veja o caso do Sandro que tiveram que "refazer" a trilha do Camel pq o Wrangler dele é um pouco "largo"..
3o ) Imagine levar isso pra trilha. No asfalto toma duas pistas e com certeza seria um chama para policiais..Entao teria que ir na carreta, mas carreta desse tamanho ? Provavelmente voce teria que comprar um caminhão pra levar ele pra trilha.
4o) Não tem eixo que aguente, aguenta andar no asfalto com ele devagarinho, mas numa trilha ? Vão pro espaço em 10s
5o) Idem caixa de marchas e caixa de transferencia
6o) Com ele a 30 km/h voce vai levar uns 200m pra frear o bichinho...sai da frente!
7o) Centro de gravidade um pouquinho alto. Na primeira erosão o bicho tomba.
8o) O mais importante: COMO VOCÊ VAI SUBIR NO JIPE DEPOIS DE UMAS LATAS E TER SAIDO PRA TIRAR AGUA DO JOELHO? :-)
[]s
roger_caldas
26/04/2004, 18:50
8o) O mais importante: COMO VOCÊ VAI SUBIR NO JIPE DEPOIS DE UMAS LATAS E TER SAIDO PRA TIRAR AGUA DO JOELHO? :-)
[]s
Ahhhh, isso é o de menos!!!! Mija lá de cima mermo! O problema vai ser se os Nivinhas que vão passar lá embaixo atolarem na poça.... :lol: :lol: :lol: hahahahha
P.O.A.niveiro.M.N.P.A.P
Rogério
Beto Lacerda
26/04/2004, 18:56
Pode ser que eu esteja viajando , mas acredito que um motor que satisfaça com pneus 33" ja devem dar conta, o que tem que ser revisto é rel. de diferncial e/ou rel. da T-case para se obter uma relação final igual a do pneu 33" por exemplo , mas o sistema de freio deve ser super dimencionado , imagina a alavanca desses pneus.
andretomasi
26/04/2004, 21:16
Fala pessoal,
Era isso que eu queria ouvir: Opiniões! Nem penso em fazer um cj desses, só queria saber como um deles se sairia numa trilha.. estava pensando nisso, porque esses dias vi lá em Três de Maio um trator 4x4, não lembro a marca, com pneus parecidos, passar por uma buraqueira braba onde nenhum cj conseguiu passar (o cj que tentou passar por ali afundou até o parabrisa).. e confesso que fiquei bem impressionado.. principalmente com o fato de que ele mergulhado na lama, os pneus ainda estavam uma parte pra fora e passou facinho, facinho, na manha :shock:
Vou ver se quando eu for pra lá de novo arranjo umas fotos dele pra por aqui :wink:
[ ]´s
Ian Moreira
27/04/2004, 09:58
Eu acho besteira pra uma trilha.
Imagine levar isso pra trilha. No asfalto toma duas pistas e com certeza seria um chama para policiais..Entao teria que ir na carreta, mas carreta desse tamanho ? Provavelmente voce teria que comprar um caminhão pra levar ele pra trilha.
[]s
Ojaneri, não é bem assim não :roll:
Ian Moreira
27/04/2004, 10:03
7o) Centro de gravidade um pouquinho alto. Na primeira erosão o bicho tomba.
[]s
Será :?
Ian Moreira
27/04/2004, 10:18
4o) Não tem eixo que aguente, aguenta andar no asfalto com ele devagarinho, mas numa trilha ? Vão pro espaço em 10s
5o) Idem caixa de marchas e caixa de transferencia
[]s
Olha aí uma típica situação de quebra de ponta de eicho :shock:
Ian,
Pelo o que o colega falou, ele falou de um Big Foot! E não do Wrangler do Sandro, que apesar de bem capaz, ainda falta um pedacinho a Big Foot...
E veja o que aconteceu na trilha do Camel com o Wrangler dele, acabou quebrando bastante coisa. Coisas grandes assim precisam ser muito bem projetadas. E olha que o Sandro e o Bill que são altamente capacitados ainda erram de vez em quando, imaginem o "resto" dos mortais :-)
Sandro Tannuri
27/04/2004, 12:47
Se voces me permitem gostaria de acrescentar meus 0,02 nessa conversa.
1) Falta muito para meu Jeep ser um Big Foot, mais precisamente falta a diferença de 39,5" ( meu pneu) para 66" (pneu do Big Foot americano)
2) Quanto mais se modifica um veiculo mais facil fica a trilha porem mais facil fica de quebrar por falta de balanceamento do conjunto.
3)Balancear o conjunto não e so uma questão de saber e sim de poder, basta dizer que os eixos que ficariam suficientes para eu meter o pe no meu Jeep custam US$ 13000,00 (Dynatrac ProRock 60) la nos EUA.
4)E claro que sempre da para usar eixos de ferro velho mas dai teria que morar nos EUA para ter Dana 60 dianteiros nos ferro velhos.
5) A prudencia vale mais que a preparação pois um Vitara teoricamente menos capaz entrou e saiu do Camel sem problemas , foi puxado por mim algumas vezes mas depois me puxou para fora da trilha.
Resumo da coisa:
Mais vale a sabedoria que a força.
Abraços,
Ian Moreira
28/04/2004, 11:40
Ojaneri e Sandro :D
minhas saudações a vocês
olhem essa foto, e me digam se não é "quase" um Big Foot, gastei uma hora para fazer essa montagem tentando colocar na mesma escala, e coloquei até o Monge para dirigir o Jeep do Sandro Tanuri (Que Honra em Monge :D )
Isso aí é meu sonho de consumo com ou sem DANA 60.
Abraços 8)
[]' Parpiteiros...
Compara um Ka com meu Samuquinha que ele vai parecer um big foot também ! :-)
Oh Monge, larga de ser metido e sai de dentro do Wrangler do Tannuri! Inclusive você é muito alto pra caber no carro, teu chifr..digo, cabeça, ta mais alto que o teto do carro! :P
andretomasi
28/04/2004, 16:48
Fala gente,
Não sei se existe algum consenso sobre o que precisa para ser considerado big-foot.. nada contra o TJ do Sandro, acho um show de viatura, mas concordo que não é um big-foot.. o meu conceito de big-foot é aquele que pra subir tem que encostar uma escada do lado.. Ou aquele em que o pneu é mais alto que o motorista :D
[ ]´s
Sandro Tannuri
28/04/2004, 17:01
Tudo bem que tudo é medido por comparação mas para ser um Big Foot tem que ter os pneus 66" e isso está beeeeem longe dos meus.
Eu tambem acho que meu Jeep é bem grande quando comparado com a media dos jipes no Brasil mas um Big Foot e muuuuito maior.
Abraços,
Elmer_Jeep
28/04/2004, 17:53
Se voces me permitem gostaria de acrescentar meus 0,02 nessa conversa.
1) Falta muito para meu Jeep ser um Big Foot, mais precisamente falta a diferença de 39,5" ( meu pneu) para 66" (pneu do Big Foot americano)
2) Quanto mais se modifica um veiculo mais facil fica a trilha porem mais facil fica de quebrar por falta de balanceamento do conjunto.
3)Balancear o conjunto não e so uma questão de saber e sim de poder, basta dizer que os eixos que ficariam suficientes para eu meter o pe no meu Jeep custam US$ 13000,00 (Dynatrac ProRock 60) la nos EUA.
4)E claro que sempre da para usar eixos de ferro velho mas dai teria que morar nos EUA para ter Dana 60 dianteiros nos ferro velhos.
5) A prudencia vale mais que a preparação pois um Vitara teoricamente menos capaz entrou e saiu do Camel sem problemas , foi puxado por mim algumas vezes mas depois me puxou para fora da trilha.
Resumo da coisa:
Mais vale a sabedoria que a força.
Abraços,
aí, desculpe estar me intromentendo na conversa mas achei esses diferenciais meio caro oh.
http://www.askby.com/pro60.htm
Dyantrac Pro60
US$ 4,990.00
Aceita-se parcelamento
Maiores informações contate
adm@askby.com
Produto disponível para
pronta entrega em S.Paulo.
Sandro Tannuri
28/04/2004, 19:59
aí, desculpe estar me intromentendo na conversa mas achei esses diferenciais meio caro oh.
http://www.askby.com/pro60.htm
Dyantrac Pro60
US$ 4,990.00
Aceita-se parcelamento
Maiores informações contate
adm@askby.com
Produto disponível para
pronta entrega em S.Paulo.
Primeiro existe uma enorme diferença entre Pro Rock 60 e Pro 60, entre no site da Dynatrac e descubra por que e alem disso eu disse diferenciais e não diferencial o que indica duas peças e não uma.
Os dois Pro Rock 60 que custam la nos EUA +- US$ 13.000,00 dependendo dos opcionais chegariam aqui por +- US$ 20.000,00 e isso importando legalmente mas não por uma courier.
Abraços,
Luis Assis
28/04/2004, 23:34
Só por curiosidade, o Jeep do Donatti, as rodas são de trator... O eixo da frente é fixo igual ao de traz, ele não vira... Nao tem motor, no lugar do motor, vai uma chopeira, e o treco foi feito para feiras... Ele anta guinchado, mas a idéia é colocar um motor eletrico, direto no diferencial, com um redutor, para que ele possa ser manobravel...
[]'s
Gustavo
Se eu falei alguma asneira, ele que corrija, afinal de contas ele, é usuário do fórum, e fica só corujando... he he he he
andretomasi
29/04/2004, 02:23
Fala Gustavo,
Hehe essa da chopeira é foda, se ela fica lá no alto, dá pro cara ficar ali embaixo tomando direto da torneirinha?? :shock: :D :lol: :D
[ ]´s
Elmer_Jeep
29/04/2004, 09:35
Valeu Sandro, estamos aqui pra receber informações, desculpe se me expressei mal na mensagem, obrigado pela dica. :D
Ae galera não to fazendo propaganda muito menos ganhando comissão, mas parece q o big cj choperia existe mesmo, quando entra no site do donatti aparece uma janelinha com a propaganda da fenajeep e a mensagem informando que o cjotão é uma choperia ambulante...hehehe :D :shock: :twisted: :wink:
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
.......mas parece q o big cj choperia existe mesmo, quando entra no site do donatti aparece uma janelinha com a propaganda da fenajeep e a mensagem informando que o cjotão é uma choperia ambulante...hehehe :D :shock: :twisted: :wink:
Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)
Mas ele existe menos... 8) não é história de Jipeiro não!!! :lol: :lol:
[ ]s
andretomasi
29/04/2004, 14:27
No site do donatti tem toda a montagem do Big-Foot-Chopp-Elétrico :lol:
[ ]´s
Poxa, demorou pra alguem colocar uma chopeira na viatura.......... imagina a alegria da galera nos atoleiros!
( )s
donatti 4x4
06/05/2004, 23:41
Olá Pessoal
O BIG JEEP CHOPP SHOW existe sim, estarei levando na Fenajeep para fazer a grande inauguração .
Conto com a presença de todos em nosso stande.
Peço desculpas a todos por não ser mais atuante na lista, realmente o tempo é muito curto. :D
Fala Gente... :D
Ahh nem .. é só ficar fora uns dias que os caras aprontam.... :D :D :D
Rachei de rir com a montagem aqui. Ficou muito boa. :D :D
Só que poderia ter pego meu jeep depois do SPOA né? a diferença não seria tão gigante assim. :D :D :D :D
Se abusar a altura do meu chifre, digo cabeça, deve ficar mais alta que a do sandro... :D :D :D
[]'s Rachando de rir
Eugênio
andretomasi
10/05/2004, 07:02
Fala pessoal,
Fotos do Big-Foot da Goodyear, tiradas na Fenasoja em Santa Rosa nesse final de semana..
Silverado V6 - 360cv
Suspensão de molas espirais e amortecedores de caminhão Cargo
Pneus Goodyear agrícola 281/26 sem câmara
2,96 metros de altura
Peso 4500 kg
Velocidade máxima 80 km/h
Motor a gasolina, faz 800 metros/litro
Transferência (tração/reduzida) e diferenciais do Veículo Militar E-15 :?:
Detalhe que notei na caixa de transferência, tem três :shock: saídas, ele só tá usando a bem de baixo.. seria pra um 8x8? Ou pra um 6x6 com guincho traseiro e dianteiro?
Pena que não pude ver o bicho andando.. :lol:
[ ]´s impressionados
Beto Lacerda
10/05/2004, 18:22
Transferência (tração/reduzida) e diferenciais do Veículo Militar E-15 :?:
Detalhe que notei na caixa de transferência, tem três :shock: saídas, ele só tá usando a bem de baixo.. seria pra um 8x8? Ou pra um 6x6 com guincho traseiro e dianteiro?
Pena que não pude ver o bicho andando.. :lol:
Ae Keko E-15 e E-25 São aqueles caminhões engesa , o E-15 é um pouco menor e 4x4 , o E-25 é 6x4 ou 6x6 depende da versão , tem uns com uma suspenão muito interessante , tipo bumerangue.
Conheço um cara que tem um E-25 , 6x6 com guincho mecanico na frente e atraz (na verdade é um só central e tem guia de cabo para os dois lados , original do caminhão) e suspensão bumerangue.
essa caixa de transferencia é da engesa , e tem varias saidas pq o projeto dela era para ser uma caixa robusta e "versatil" para "traçar" caminhões normais e com isso desenvolverem novos veiculos de transporte militares , melhorando e reforçando os "normais" , tipo o que a mercedes fez com um modelo deles para fornecer para o EB.
Beto Lacerda
10/05/2004, 18:26
Esqueci de um detalhe , no caminhão ela trabalha "deitada", no big foot colocaram de pé para melhorar o angulo do cardãn.