Ver Versão Completa : Upgrade na ignição
Pessoal,
Recebi diversas consultas por email sobre a necessidade de upgrade no sistema de ignição, inclusive de usuários de GNV, e pensando em algo que agrade gregos e troianos e que ao mesmo tempo tenha ótima relação custo/benefício pensei no seguinte: variador de ponto com controle de duty cicle pra uso com bobina plástica.
Como circuito do tipo tem que ser, obrigatoriamente, microprocessado, o custo de circuito pra controle de bobina plástica não ficaria muito diferente do custo de algo mais sofisticado, daí a idéia de agregar função pra atender o maior número possível de situações, já que um produto de uso mais abrangente também permite diminuir o custo final.
Bobina plástica já tem quem use em ignições convencionais, as famigeradas bobinas do Gol Mi, só que nesta situação as ditas esquentam um absurdo e não geram a faísca que deveriam gerar, e com controle sobre o duty cicle (tempo de carga da bobina) deixariam de existir quaisquer restrições, com aumento da eficiência, durabilidade e confiabilidade do sistema.
Com uso de bobina plástica o resultado não se compara ao uso de ignição CDI, mas em compensação é um salto significativo em relação aos sistemas convencionais, que usam bobinas asfalticas.
A idéia é projetar um circuito que também leve em conta a "turma do platinado", que muitas vezes não tem a viabilidade de adaptar um distribuidor com sensor Hall, ficando sem alternativas de melhora. Evidente que o platinado vai continuar no seu lugar, mas sem desgastes nos contatos, com consequente melhora no funcionamento do motor e aumento absurdo no período de manutenção, sem contar que a turma do GNV passaria a ter opção pra variador com platinado.
Variador de ponto, à princípio, é coisa pra motor à GNV, mas qualquer motor fabricado pra beber gasolina pura e não mistura com álcool, ou que tenha sido convertido pra álcool, ou que tenha taxa ou mesmo comando de válvula alterado, funcionará melhor com curva de ignição adequada. Pra esses casos, geralmente se adianta o ponto estático via corpo do distribuidor, mas isso não altera a curva, apenas soma alguns graus, de forma fixa, ao avanço centrífugo. Com variador de ponto que tenha progressão no avanço (que é o ideal) pode-se manter o ponto fixo inalterado e reajustar eletronicamente a curva como um todo, melhorando a eficiência do motor em todos os regimes de giro. Quem quiser (ou precisar) faz uso, quem não quiser (ou não precisar) simplesmente mantém o ajuste em zero e fica com a vantagem no uso da bobina plástica.
Pra manter o custo o mais baixo possível, ajuste por potenciômetro, controle e diagnóstico por led, e controle de corrente da bobina através do módulo original. No caso de platinado seria necessário o uso de módulo, porém sai bem mais barato comprar apenas o módulo de "prateleira", até de ferro-velho, do que desenvolver algo específico.
Acredito que coisa do tipo seja possível com preço em torno de 200 reais, e para a idéia se materializar depende apenas da quantidade de interessados.
Sds,
Sukys
alexandre roveri
18/06/2007, 16:03
Cliente numero um se apresentando ! :dance:
Motor BF 3.0 Ford com platinado
Loco por uma melhora no sistema de ignição ;)
E ve se desenvolve logo esse troço ai antes que a minha grana acabe :parede:
Muito Interessante isso. Se o troço for sair mesmo, junto até o troco do pão pra comprar um. Se precisar de um carro cobaia, mesmo q seja 4x2 estou aqui.
Melhoraria algo num 6cc gam álcool?
Tamos aí pensando numa melhora!!!!
Abraços.
Kim.
Kim,
Qualquer motor que faça uso de carburador terá melhoras com ignição atualizada, ainda mais com a possibilidade de ajustar a curva de ignição pra gasolina atual (25% de álcool), e mais ainda em caso de conversão (álcool puro), isso sem falar em GNV.
Virou-mexeu não aparece tópico com gente enroscada com ignição? O que estou propondo é uma solução que não existe por aí, que é a possibilidade de usar bobina plástica sem riscos, só com vantagens, e de quebra a possibilidade de ter uma curva de ignição ajustável pro combustível que tem tanque.
Sds,
Sukys
alexandre roveri
19/06/2007, 08:56
Sukys, tenho tido a oportunidade de acompanhar alguns tópicos em que vc explicou de maneira muito clara as vantagens e problemas possiveis de acontecer numa modificação do sistema de ignição original :palmas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19658&highlight=igni%E7%E3o+bobina+plastica
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23164&highlight=igni%E7%E3o+eletronica
Tõ aguardando esse seu produto ai ! tava até tentando me programar pra comprar um daqueles modulos CDI, mas sempre achei demais para o meu uso ! :dance:
Então tá, onde é a fila da senha?
Aguardando o produto!!!!
Abraços.
Kim.
Sukys, esse sistema traria alguma melhora na ignição do meu falcon 3.6 á alcool que já possui ignição eletrônica, em caso afirmativo, onde pego a senha?
abraço querendo improvements always :-D
Alexandre,
Capacidade energética é uma das vantagens da ignição tipo CDI, e não fosse pelo custo este tipo de ignição seria muito mais utilizado, inclusive pelas montadoras. Moto, por exemplo, há muito tempo que só existe com CDI, onde a alta tensão pra descarga é obtida diretamente do gerador, e no caso das motos a ignição nem é mais parruda, o problema vem da alta rotação do motor.
Tuna,
Como descrevi anteriormente, qualquer alteração na composição do combustível ou na capacidade de aspiração do motor requer alteração da curva de ignição, e em muitos casos até na capacidade energética da faísca, e queiramos ou não, todo motor "à lá carburador" se transformou em flex, com a mistura de álcool à gasolina na base do decreto, e se antes a ignição mal dava pro gasto, hoje mal dá pro cheiro.
Por isso que tem muita gente feliz da vida com qualquer melhora na qualidade da ignição, onde os resultados seriam melhores ainda com a possibilidade de atualização da curva de ignição e o uso de bobinas plásticas sem os riscos de queima.
Sei da importância que existe em enaltecer vantagens de produto, mas por uma questão de principios sou muito crítico e conservador quando o assunto envolve colocações técnicas, ainda mais sobre algo que pode atender uma imensa gama de motores, cada qual com suas particularidades.
Como não dá pra colocar todos os gatos no mesmo saco, por enquanto só posso qualificar vantagens genéricas. Quantificar, dizer com certeza que trará X de melhora, sómente após avaliação prática, e mesmo assim levando em conta um motor em específico, caso contrário isso vira história de chip milagroso que aumenta potência mais do que viagra. :-)
Só abri o tópico pra expor minha idéia, e como estou com algum tempo vago e por entender que trará vantagens no uso vou trabalhar na idéia. Já tenho uma ignição mapeada pra uso em motores de competição devidamente testada, boa parte da programação poderá ser aproveitada, e quando tudo estiver estiver pronto divulgo aqui no fórum.
Sds,
Sukys
Tuna,
Como descrevi anteriormente, qualquer alteração na composição do combustível ou na capacidade de aspiração do motor requer alteração da curva de ignição, e em muitos casos até na capacidade energética da faísca, e queiramos ou não, todo motor "à lá carburador" se transformou em flex, com a mistura de álcool à gasolina na base do decreto, e se antes a ignição mal dava pro gasto, hoje mal dá pro cheiro.
Por isso que tem muita gente feliz da vida com qualquer melhora na qualidade da ignição, onde os resultados seriam melhores ainda com a possibilidade de atualização da curva de ignição e o uso de bobinas plásticas sem os riscos de queima.
Sei da importância que existe em enaltecer vantagens de produto, mas por uma questão de principios sou muito crítico e conservador quando o assunto envolve colocações técnicas, ainda mais sobre algo que pode atender uma imensa gama de motores, cada qual com suas particularidades.
Como não dá pra colocar todos os gatos no mesmo saco, por enquanto só posso qualificar vantagens genéricas. Quantificar, dizer com certeza que trará X de melhora, sómente após avaliação prática, e mesmo assim levando em conta um motor em específico, caso contrário isso vira história de chip milagroso que aumenta potência mais do que viagra. :-)
Só abri o tópico pra expor minha idéia, e como estou com algum tempo vago e por entender que trará vantagens no uso vou trabalhar na idéia. Já tenho uma ignição mapeada pra uso em motores de competição devidamente testada, boa parte da programação poderá ser aproveitada, e quando tudo estiver estiver pronto divulgo aqui no fórum.
Sds,
Sukys
Sukys, beleza então...
mal não vai fazer...
quero meu nº de senha na fila do produto, ok?
Abraços sempre acreditando em quem entende... E MOSTRA PORQUE!!!!!
Sukys, Você poderia dizer o que seria preciso para o upgrade (peças e modificações prévias para poder utilizar o seu kit) para estes dois tipos de motores:
1- BF 161 (ainda 6V mas já está sendo modificado pra 12V)
2-Ford 3.6 Argentino (gasolina) com ignição eletrônica.
[]s
Marcos
Marcos,
Minha proposta não é fornecer kit, apenas o módulo que faça o controle de bobina plástica com ajuste de curva de avanço de ignição.
O circuito que estou desenvolvendo será instalado entre o sensor do distribuidor e o módulo original, e pra isso será preciso apenas cortar um fio do sistema de ignição para incluir o controle, o resto permanece como está, e como em ignição por platinado não existe módulo haverá a necessidade de incluir um.
Quando estiver tudo pronto divulgo todos os detalhes pra instalação, inclusive com diagramas.
O projeto do circuito eletrônico e a placa de circuito impresso já estão prontos e já montei protótipo. Estou na fase de programação, e tudo o que tem a ver com o controle de bobina também já está pronto, testado, e funcionando em bancada. Agora vem a parte da curva de ignição, e como já tenho o caminho das pedras pra coisa do tipo, acredito que até o próximo fim de semana já dê pra iniciar testes práticos.
Sds,
Sukys
estou interessado tambem!
Paulo Sabra
24/06/2007, 15:57
Salve Sukys,
É muito bom que tenha sempre aqui no Fórum, um Professor Pardal, para criar algumas facilidades para os velhos guerreiros (Jeep´s) funcionarem melhor.
Parabéns Sukys, quando os seus textes terminarem, divulgue a sua criação aqui no Fórum, custo do módulo e esquema para instala-lo nas viaturas.
alexandre roveri
29/06/2007, 08:23
Fla sukys !!! E o projeto ? Como anda . :mrgreen:
Alguem já por acaso ficou sabendo sobre um sistema de ignição automotiva que gera uma tensão mais alta do que a normal para as velas? Li isto uma vez na internet, mas não me lembro o site. Dizia mais ou menos que a tensão gerada pela bobina original não era suficiente pra produzir uma faisca capaz de gerar uma combustão suficiente para a queima total do combustivel que estivesse sendo utilizado. Dizia que o sistema oferecido ou proposto por eles seria aumentada esta tensão, e que resolveria o problema, como aumento da potencia e economia de combustivel. Alguem saberia me tirar esta duvida? Sukys, dá uma luz aí, por favor! Um abração a todos! Se alguem achar o link do site, coloca aí pra gente comentar o assunto e tirar experiencias coletivas!
Alexandre,
O programa em suas funções essenciais já está pronto e "rodando". Como não tenho bobina do Mi quero ver se compro uma amanhã, aí é só identificar o tempo de carga da bobina, passar pro programa, fazer testes em bancada, terminar a rotina de diagnóstico, e aí sim fazer testes práticos.
Sds,
Sukys
Cavalcante
29/06/2007, 16:48
Sou cobaia! E digo mais, se não for testado em um VAZ2121, dificilmente outro motor servirá de parâmetro :):):):):):)
Gbarros,
Antes de mais nada, tensão é uma das propriedades da faísca, e não adianta nada ter faísca com 500.000 volts se não houver corrente adequada.
De forma simplificada, alta tensão serve apenas pra que exista o pulo da faísca, mas quem determina o calor gerado pela faísca é a corrente, e é este calor que dá início a queima do combustível.
Vez por outra aparece cabo de vela capacitivo-indutivo-não-sei-das-quantas, condensador polarizador de alta energia, ou qualquer outro termo que diga muito sem explicar nada, mas faísca mais energética só existe com troca de bobina ou uso de CDI, não tem outro jeito.
Sds,
Sukys
Sou cobaia! E digo mais, se não for testado em um VAZ2121, dificilmente outro motor servirá de parâmetro :):):):):):)
Cobaia crica serve como luva. :-)
Mas... o Niva não está no estaleiro?
Sds,
Sukys
Cavalcante
29/06/2007, 17:53
SAI DOMINGO!!!!!!!
nem que seja numa plataforma...
Só esqueceu de dizer de que ano! :-) :-) :-)
Otimo, que bobina faz uso? Platinado ou Hall?
Sds,
Sukys
Flugêncio
29/06/2007, 21:28
Sukis,
Pro VAZ2121 com sensor Hall,será que as bobinas do Palio 8V serve? tenho pelo menos duas sobrando.
Cavalcante
29/06/2007, 21:36
Sukys, é domingo 01/07/07, rodando ou em cima de uma plataforma. Minha mulher já deu a ordem de despejo... Também, falta muito pouco. Sangrar a embreagem, colocar a transferência no lugar e terminar duas ou três centenas de ligações :parede:, já que toda a elétrica foi trocada.
Bobina Bosch 077, sensor hall.
Tenho também guardado aqui o distribuidor a platinado, então podemos fazer testes com os dois sistemas.
:palmas:é prófi,o negocio agora é acreditar e mandar ver:concordo:te compro um monte de (2) ç este treco funcionar de acordo,a principio seguindo seus ensinamentos consegui que meu motor (3.0 MAVERICK/COM UMA TURBINA .46)ande fazendo 5,0 de alcool puro e pegue de manha cedo no inverno de curitiba,sem cheirinho de gasosa.:mrgreen:anda meio engasopado por 3min,mas depois que esquenta o treco da ate medo de acelerar,e olha que ficou com só 0,4 de pressao pra nao judiar muito do vira.:concordo:trabalha ai que juntamos a verba por aq.
Sukis,
Pro VAZ2121 com sensor Hall,será que as bobinas do Palio 8V serve? tenho pelo menos duas sobrando.
Fulgêncio,
Se entre bobinas asfálticas existe diferença, entre bobinas plásticas existe muito mais diferença.
O circuito que estou fazendo terá como base as características da bobina do Mi, e como já comentei, ainda vou comprar a bobina, que é a única forma que existe pra levantar todas suas características, e aí sim terei como saber se realmente existe vantagem no uso desta bobina frente ao que já existe de convencional.
Sds,
Sukys
Minha mulher já deu a ordem de despejo...falta muito pouco. Sangrar a embreagem, colocar a transferência no lugar e terminar duas ou três centenas de ligações
Domingo estou folgado, se quiser posso te dar apoio moral, caso não termine o Niva a tempo. :-)
Sds,
Sukys
Pessoal,
Ontem arrumei um tempo livre e aproveitei pra fazer testes com a bobina do Gol Mi que havia comprado (reposição Bosch).
Pra identificar o tempo de carga da bobina (duty cicle) fiz uso de gerador de funções acionando diretamente o módulo eletrônico do Gol ( modelo 7 pinos, que comprei junto com a bobina). Na saída da bobina instalei centelhador, ponta de prova de alta tensão e ponta de prova de corrente pra checar valores no osciloscópio, e para alimentar o circuito fiz uso de fonte linear de 36A ajustada em 14V.
Resultado, fazendo uma comparação com a KW-12V (vermelha), a Mi só apresentou vantagem no tempo de carga (1,4 mS a menos). Em termos de faísca deu empate, e em termos de garantia de funcionamento do arranjo de bobina plástica acionada por módulo de bobina asfáltica não aposto um tostão furado. Fazendo simulação de rotação de motor 4 cil. em 5.000 RPM, com uso de termômetro digital (sensor do tipo termopar) a temperatura na carcaça do módulo batia em 80°C depois de uns 15 minutos de funcionamento, quando a saída do módulo pifou. Só por curiosidade, peguei um módulo de Chevette que estava ocupando espaço na garagem, e depois de uns dez minutos nas mesmas condições também pifou, sem ao menos a carcaça atingir a mesma temperatura, o que é explicável pela maior quantidade de alumínio na carcaça.
Resumo, a vantagem da bobina do Gol Mi está no menor tempo de carga, e isso permite rotações mais elevadas sem queda de potência da faísca, mas requer chaveamento com capacidade de corrente compatível, coisa que não encontrei nos dois módulos utilizados, o que me leva a crer que dificilmente será encontrado em qualquer outro utilizado em bobinas asfálticas.
Em outro tópico já fiz comentários sobre a temperatura de funcionamento do módulo, onde levei em consideração tanto o acréscimo de resistência proporcionado pela fiação quanto o tempo de carga longe do ideal, onde um compensava o outro, mas mesmo assim ainda acreditava que fazendo uso de tempo de carga adequado houvesse resultado satisfatório, o que não ocorreu, e se for pra pensar em também desenvolver módulo de potência adequado, o custo final do sistema não justificará o resultado obtido com tal configuração.
Sds,
Sukys
alexandre roveri
06/07/2007, 21:20
:( Resumindo : Somente um modulo tipo CDI é que traria um resultado significativo :concordo:
Resumindo 2- Tudo essas gambiarra que nois fazia usando bobina plastica não resolvia nada (agora comprovado cientificamente)
Dá hora !!!! No minimo, no minimo te devo um chopps e dois pastel, pela transparência e profissionalismo com que tratou o assunto :palmas::palmas:
Quanto que é aquele CDI mesmo :?:
Alexandre,
Que a bobina plástica resolve alguma coisa, até que resolve, porque o menor tempo de carga garante faísca adequada em rotação mais elevada, mas tem o problema de chaveamento, onde os módulos para bobina asfáltica deixam a desejar mesmo com controle por duty cicle (meu circuito) ao invés de dwell (circuito original).
Quando abri este tópico até comentei que uma forma de melhorar o custo/benefício seria implementar ajuste para "atualizar" a curva de avanço, que depende quase que exclusivamente de programação, mas implementação de amplificador de corrente adequado implica em aumento de custo. Pensar em 200 reais para o controle, mais 60~80 reais para o amplificador (que obrigatóriamente deve ser inserido em caixa de alumínio) e mais outro tanto pra bobina e vamos passar dos 350 reais, onde, de concreto, existirá a garantia de funcionamento em rotação elevada, já que a curva de ignição atualizada seria vantagem somente para motores do tempo da gasolina pura.
Houvesse a garantia de faísca mais energética até que seria uma boa opção, mas sem isso, no meu entender, não justifica o empenho.
CDI, por sua vez, só tem vantagens e nenhuma contra indicação, podendo ser utilizada junto a sistema com platinado, com módulo convencional ou microprocessado, sem nenhuma troca dos compontentes originais (que por sinal passarão a apresentar menor "esforço"), e mesmo o CDI-D custando a metade do preço da CDI importada mais barata, o quesito preço continua pesando pra muita gente. Não fosse isso nem haveria a necessidade de perder tempo pensando em outras soluções.
No mais, quando o assunto é técnico, não adianta querer vender banana como linguiça. Um ou outro pode até cair na lábia, mas milagre do tipo não resiste muito tempo.
Sds,
Sukys
Sukys,
Obrigado e parabéns pela sinceridade!!!:!: :palmas:
A bobina da Camper estragou pensava justamente em substituir pela do Gol MI. Depois da aula, vou deixar com a original que tinha de reserva mesmo.
Vou acessar teu site e aprender um pouco mais de CDI, de repente vamos por esse caminho, já que no futuro um GNV nos aguarda...:pensativo:
Abs,
Sukys,
No caso de usar essa Bobina MI no motor 6 cc ela pode durar menos?
Pergunto pois terá um número maior de faíscas por minuto,por ter dois cilindros a mais?
Tinha uma dessas no bf184 e ela rachou,deixando escapar para a "lata" toda a faísca,seria por isso?Excesso de rotação ou algo do gênero?
...isso foi depois de uma viagem de umas 6 horas rodando...
Abs
Zepi,
Bobina plástica TEM QUE TER controle no tempo de energização, ou seja, fazer uso deste tipo de bobina em sistema convencional é problema na certa. Pode demorar alguma coisa ou não, mas com certeza o problema dará o ar da graça.
Bobina plástica foi projetada para UM USO MUITO ESPECÍFICO, ou seja, se foi projetada para uso em motor 4 cil. não significa que servirá para motor 6 cil. por causa da maior frequência requerida em condições normais de uso, o que acarretará em maior temperatura com provável dano aos enrolamentos ou ao revestimento isolante, justamente o que aconteceu com a sua bobina.
Falando em revestimento, não estou recomendando o bobina do Gol Mi nem pra uso com o CDI-D justamente por causa de falhas no revestimento isolante nas proximidades do entre-ferro. Em carro de arrancada o problema é pouco observado por causa do tempo de uso do motor, mas em carro de rua o problema se torna crítico, e aos poucos já estão pipocando problemas por aí, mesmo sem o uso de ignição cdi.
Sds,
Sukys
Putz...vou ter que me desfazer minha bobina nova....obrigado pela explicação...e abusando de sua boa vontade:
1- usando o seu CDI com outra bobina bosch(vi no seu site o vídeo) e usando GNV seria correto aumentar o "GAP" dos eletrôdos?
2 - Teria alguma forma de usar a bobina MI em um outro Ap que não é MI e sim monoponto?Ele tem uma bobina parecida mas é maior..parece estar dentro de uma resina...algo assim..
3 - Usando seu módulo CDI indicaria alguma bobina mais potente (lembrando que uso GNV)?
Obrigado pela atenção!
Zepi, vamos às questões:
1° Aumento de gap é um assunto que tem que ser levado com critério.
Aumentando o gap aumenta-se a chance de início de queima da mistura, só que, usando tensão mais elevada, essa garantia de inicio de queima acontece com qualquer valor prático de abertura de gap, indistintamente.
Abertura de gap depende de inumeros fatores, como tipo de combustível, relação ar/combustível, umidade, temperatura e pressão na câmara, e quanto maior o gap maior a resistência do dielétrico (espaço entre eletrôdos) e quanto maior a resistência do dielétrico maior a necessidade de isolação no circuito de alta tensão.
Este assunto é um tanto quanto complicado, e na prática, o que recomendo é manter o gap original, ou então aumentar de forma gradativa, experimentalmente, mantendo a abertura que apresentar o melhor resultado.
2º Essa questão, sem maiores detalhes sobre as bobinas e respectivos circuitos de chaveamento, só o fabricante pode recomendar.
3° Junto a qualquer módulo cdi, não importa se a bobina tem indutância X ou Y (coisa que é fundamental na ignição convencional), o que vale é a relação entre espiras e a capacidade de isolação, e como a imensa maioria das bobinas asfálticas, digamos, convencionais, possuem relação 1:100, sobra o quesito "isolação", daí deve-se utilizar a bobina com maior capacidade de isolação, que via de regra existe de forma apropriada em qualquer bobina de boa qualidade.
No teu caso (motor aspirado + GNV) só não recomendo o uso da Bosch E12V "aluminio", usada em sistema por platinado.
Com o uso de ignição cdi, o unico cuidado básico fica por conta da isolação do sistema de alta tensão, e isso tem tudo a ver com a qualidade dos componentes.
Sds,
Sukys
Vinicius Hauagge
13/08/2007, 15:43
Putz.... Seguinte, eu tenho um ohc, com ignicao eletronica (modulo antigo, caixa de aluminio, da bosch) com bobina do gol MI.
Pra ser sincero, achei que o desempenho do motor melhorou de uma forma significativa com a troca da bobina (antes era a vermelha)....
Será que o efeito foi puramente psicológico? E eu desde já me coloco como cobia e tb interessado em adquirir o CDI (qual o preço estimado?).
Abraço,
Vinicius.
Sukys,
Procurei através da busca, mas as opiniões que encontrei são divergentes.
Na sua opinião qual bobina é melhor para um motor opala 4 cil, alcool, com ignição eletrônica original, a bosch de carcaça de alumínio ou aquela vermelha?
Caveso,
Se a procura foi por opiniões sobre a bobina do Mi, se continuar procurando encontrará mais opiniões divergentes, com e sem consistência.
Não tenho a menor intenção de fazer a cabeça de quem quer que seja, só estou comentando minha opinião baseada em testes, que podem ser reproduzidos por qualquer pessoa que tenha condições pra tal.
No mais, a bobina Bosch E12V (aluminio) é pra uso com platinado, já a KW12V (vermelha) é pra uso com amplificador de corrente e é a mais apropriada para o seu caso, mas não se esqueça que esta bobina requer resistor ballast (também conhecido por shunt) em série com a bobina.
Sds,
Sukys
Sukys,
Procurei opiniões não sobre as bobinas do Mi, mas sim sobre bobinas de alumínio x vermelha e encontrei opiniões divergentes, mas pouco consistentes.
Uns usam a vermelha porque é de alta temperatura e prometem melhorias ao sistema, mas nada bem explicitado sobre o "porquê" dessas melhorias.
"Desenhe" para amigo burrinho aqui o que terei que comprar junto com a bobina vermelha para funcionar legal, mediante sua exposição abaixo:
"No mais, a bobina Bosch E12V (aluminio) é pra uso com platinado, já a KW12V (vermelha) é pra uso com amplificador de corrente e é a mais apropriada para o seu caso, mas não se esqueça que esta bobina requer resistor ballast (também conhecido por shunt) em série com a bobina".
Valeu!
Putz.... Seguinte, eu tenho um ohc, com ignicao eletronica (modulo antigo, caixa de aluminio, da bosch) com bobina do gol MI.
Pra ser sincero, achei que o desempenho do motor melhorou de uma forma significativa com a troca da bobina (antes era a vermelha)....
Será que o efeito foi puramente psicológico?
Vinicius, isso não tem nada de psicológico. A bobina do Mi tem o tempo de carga muito menor que a KW12V, o que resulta em melhora na ignição com motor em giro relativamente alto, mas de média rotação pra baixo não existe diferença nenhuma.
De resto, ande com o carro alguns minutos, desligue o motor e dê uma checada na temperatura da bobina e do módulo de controle.
E eu desde já me coloco como cobia e tb interessado em adquirir o CDI (qual o preço estimado?).
O CDI-D já é um produto devidamente testado e consolidado, e se alguém aqui de Sampa tiver interesse, não como cobaia e sim para avaliar, é só uma questão de combinar. O preço atual da versão normal é 550 reais, e da versão à prova d'água e vibração 570 reais. A diferença entre as duas versões está apenas no uso de borracha de silicone para envolver totalmente o circuito eletrônico.
Sds,
Sukys
Uns usam a vermelha porque é de alta temperatura e prometem melhorias ao sistema, mas nada bem explicitado sobre o "porquê" dessas melhorias.
Não tem nada a ver com temperatura, tem a ver com faísca mais energética que a vermelha fornece, só isso.
o que terei que comprar junto com a bobina vermelha para funcionar legal
Antes de pensar em comprar o resistor, verifique se já não existe um no circuito de ignição, em série com o positivo da bobina. Em alguns casos não existe um resistor "com cara de resistor" e sim um fio resistivo, e pra ter certeza sobre isso só com o uso de ohmimetro, para medir a resistência do fio entre a chave de ignição ou módulo de controle e o borne positivo da bobina (alguma coisa em torno de 2 ohm já caracteriza o uso de fio resistivo ou mesmo resistor), ou então com o uso de voltímetro, para medir a tensão presente no mesmo terminal, com a chave de ignição ligada, motor parado e janela do sensor hall na posição de condução (tensão em torno de 8~9 volts caracteriza o uso de resistor). Se o distribuidor fizer uso de impulsor, esquece a checagem via voltímetro.
Sds,
Sukys
Vinicius Hauagge
14/08/2007, 09:57
Beleza Sukys, vou verificar!
Outra coisa, há alguma opção de parcelamento ou pagamento somente à vista? Esse mês to meio quebrado, pois já comprei umas coisinhas para a viatura! Se quiser, pode responder via mp!
Abraço,
Vinicius!
Vinicius,eu também já havia questionado sobre parcelamento,mas o Sukys me falou que seria melhor a vista...mas agora com mais procura de repente ele já começa um esquema...
Eu quero um mais estou na mesmo situação que vc se encontra...
Abs...aguardando um consórcio....hehehehe
Não tem nada a ver com temperatura, tem a ver com faísca mais energética que a vermelha fornece, só isso.
Antes de pensar em comprar o resistor, verifique se já não existe um no circuito de ignição, em série com o positivo da bobina. Em alguns casos não existe um resistor "com cara de resistor" e sim um fio resistivo, e pra ter certeza sobre isso só com o uso de ohmimetro, para medir a resistência do fio entre a chave de ignição ou módulo de controle e o borne positivo da bobina (alguma coisa em torno de 2 ohm já caracteriza o uso de fio resistivo ou mesmo resistor), ou então com o uso de voltímetro, para medir a tensão presente no mesmo terminal, com a chave de ignição ligada, motor parado e janela do sensor hall na posição de condução (tensão em torno de 8~9 volts caracteriza o uso de resistor). Se o distribuidor fizer uso de impulsor, esquece a checagem via voltímetro.
Sds,
Sukys
Sukys,
Como não tem nada de instalação elétrica ainda (vou refazer tudo do zero), terei que comprar mesmo.
Qual resistor eu compro então?
Vinicius,
Não tenho como parcelar, mas por outro lado também não tenho nenhuma previsão de subida de preço.
Caveso,
Quando comprar a bobina, peça também o resistor ballast específico (ou resistor shunt ou mesmo "resistor para bobina", não é todo balconista que conhece o nome certo).
Isso não se encontra em qualquer auto-peças, mas garimpando em ferro-velho acha fácil.
Sds,
Sukys
Sukys,
Essa bobina vale quanto pesa, digo, paga?
Caveso,
Olha só as características desta bobina, fornecida pelo próprio fabricante: http://www.msdignition.com/coil_blaster_6_8207.htm
Lá no item Turns Ratio tem uma coisa que passa batida pra maioria das pessoas: "Tested with an MSD 6AL".
Isso significa que as especificações de tensão e corrente fornecidas pela bobina são obtidas com o uso de IGNIÇÃO CDI da série 6A (o "L" vem de limite de giro). Em outras palavras, estes valores NÃO são atingidos com o uso de ignição convencional, e caso seja feito uso de ignição convencional corre-se grande risco de queima do módulo, basta observar a resistência de primário desta bobina.
Ignição CDI funciona com praticamente qualquer tipo de bobina de ignição, onde a bobina terá influência em função da sua relação de espiras entre primário e secundário, já os circuitos de ignição convencionais são muito mais limitados nesta possibilidade de troca de bobina, ainda mais quando se trata de bobina de alta performance.
Sds,
Sukys
Valeu mestre Sukys!
Vou ficar com aquela vermelha do modelo convencional + o resistor que você indicou.
Caiogaucho
22/08/2007, 21:37
Sukys,
No meu caso: Motor 6 cil da c-20 (até agora não sei qual a diferença entre o motor GM da C-20 com o motor GM 4.1 Opala?!?!) O que vc aconselha. Hoje estou com GNV, entretanto estarei levando me CJ% para cá (Lagoa Vermelha) onde o GNV não chegou. Ou seja vou ter que andar na gasolina (ou coquetel molotoV:roll:) Estive pesquisando e achei o site da CM Racing. Oque vc acha ? Qual as diferenças? No caso de utilizar sua versão, tenho de substituir os cabos? A Bobina? Desculpe a enxurrada de perguntas:oops:!!
Grande abraço
Estive pesquisando e achei o site da CM Racing. Oque vc acha ?
Neste mérito eu não entro, e qualquer um que fizer uso do google encontrará muitos comentários à respeito, não só em fóruns sobre automóveis, e em função dos relatos existentes, que cada um tire a propria conclusão.
Qual as diferenças?
Posso falar sobre as diferenças entre meu produto e os da MSD, Mallory ou da M&W, e se alguém tiver interesse em comprovar as infomações técnicas do meu produto é só uma questão de combinar. Estou - e sempre estive - aberto pra qualquer tipo de avaliação de qualquer produto da minha lavra, e não me incomodo nem um pouco com isso, pelo contrário.
No caso de utilizar sua versão, tenho de substituir os cabos? A Bobina?
Sem saber que cabo de vela e que bobina estão instalados em seu motor fica impossível fazer qualquer comentário mais específico, mas posso adiantar que o ideal é fazer uso de cabos vela de qualidade, com ótima capacidade de isolação e devidamente providos de espaçadores.
Sobre a bobina, em motores aspirados não existe muita restrição e pode-se utilizar praticamente qualquer bobina do tipo asfáltico, original, desde que também de qualidade.
Só não recomendo o uso de bobinas que equipam originariamente os sistemas por platinado, que via de regra deixam a desejar em termos de isolação e eficiência.
Sds,
Sukys
Caiogaucho
23/08/2007, 20:46
Neste mérito eu não entro, e qualquer um que fizer uso do google encontrará muitos comentários à respeito, não só em fóruns sobre automóveis, e em função dos relatos existentes, que cada um tire a propria conclusão.
Posso falar sobre as diferenças entre meu produto e os da MSD, Mallory ou da M&W, e se alguém tiver interesse em comprovar as infomações técnicas do meu produto é só uma questão de combinar. Estou - e sempre estive - aberto pra qualquer tipo de avaliação de qualquer produto da minha lavra, e não me incomodo nem um pouco com isso, pelo contrário.
Sem saber que cabo de vela e que bobina estão instalados em seu motor fica impossível fazer qualquer comentário mais específico, mas posso adiantar que o ideal é fazer uso de cabos vela de qualidade, com ótima capacidade de isolação e devidamente providos de espaçadores.
Sobre a bobina, em motores aspirados não existe muita restrição e pode-se utilizar praticamente qualquer bobina do tipo asfáltico, original, desde que também de qualidade.
Só não recomendo o uso de bobinas que equipam originariamente os sistemas por platinado, que via de regra deixam a desejar em termos de isolação e eficiência.
Sds,
Sukys
Valeu Sukys!!:concordo: Assim que trazer meu CJ pra cá, entro em contato para tratarmos do envio. Aproveitando:mrgreen: aquele conjunto de cabos *,*mm anunciado no Donatti seria indicado??
Caio,
O que importa não é o diâmetro da isolação e sim a capacidade de isolação. Nos cabos de qualidade o fabricante informa tanto a capacidade de isolação quanto a temperatura máxima suportada pelo revestimento, e em algumas marcas vem até impresso no proprio cabo.
Sds,
Sukys
Luciano SHAKALL
23/08/2007, 22:22
"...Estive pesquisando e achei o site da CM Racing. Oque vc acha ? Qual as diferenças?..."
"...Neste mérito eu não entro, e qualquer um que fizer uso do google encontrará muitos comentários à respeito,
não só em fóruns sobre automóveis, e em função dos relatos existentes, que cada um tire a propria conclusão..."Se vai pesquisar sobre eles (CM Racing), vale dar uma olhada aqui também: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=433761&postcount=93 .
[]'s
Luciano SHAKALL
24/08/2007, 17:59
"...Se vai pesquisar sobre eles (CM Racing), vale dar uma olhada aqui também: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=433761&postcount=93 ..." Abriram essa semana um tópico sobre ela: Ignição Eletronica CMRACING (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31297) .
[]'s
Cavalcante,
O lance que comentei contigo no outro tópico é este: atualização da curva de avanço centrífugo.
Motor que faz uso de avanço centrífugo não desenvolve o que deveria desenvolver por dois motivos:
-O fabricante do carro determina um valor de avanço levando em conta as mais diferentes possibilidades de utilização, que por uma questão de estratégia tem como resultado um valor de avanço conservador.
-Veículos importados ou antigos possuem avanço que leva em conta o combustível original, e como aqui e agora tem 25% de álcool não fica difícil perceber que o melhor rendimento só acontecerá com atualização de avanço, porque cada combustível (ou mistura de) tem um tempo de queima específico.
Lá fora nem existe muito a preocupação com coquetel de álcool e gasolina, e mesmo assim é muito comum a atualização de curva de avanço, existindo até empresas especializadas no assunto ( http://www.vintagewerks.com/html/body_recurving_services.html ) tanto que se fizer procura no gogle com as palavras chave "recurving ditributors" encontrará material à dar como pau, e pode até dispensar os sites sobre preparação de motor que mesmo assim encontrará muita coisa junto a clubes de marca, com o único interesse em manter o melhor desempenho dos "velhinhos".
O problema é que trabalho do tipo envolve mecânica e requer equipamento específico e disponibilidade de peças, que somado ao tempo de retrabalho resulta em custo elevado, por isso que aqui no Brasil não é comum encontrar quem faça, e menos ainda quem use, e a idéia é atualizar a curva por meios eletrônicos, ou seja, extrair melhor desempenho (e de quebra menor consumo) sem fazer qualquer alteração no motor.
É isso aí, e o resultado é só uma questão de checar na prática.
Sds,
Sukys
Cavalcante
25/09/2007, 20:35
Ok, perfeito. Sempre me incomodou essa história de curva de avanço única pra combustível "não único". De todo modo, tô dentro.
Agora, a pergunta é: a alteração na curva é estática ou dinâmica? Se for estática, tudo bem, alguém vai programar a curva desejada na máquina e boa (seja por uma interface gráfica maravilhosa ou simples e funcionais encoders ou mesmo um velho e bom pot)... Agora, se for dinâmica, vai variar em função de algum(ns) parâmetro(s), certo? Isso implica em alguns sensores, certo?
Mas, chequemos na prática então!
alexandre roveri
25/09/2007, 21:03
Ok, perfeito. Sempre me incomodou essa história de curva de avanço única pra combustível "não único". De todo modo, tô dentro.
Agora, a pergunta é: a alteração na curva é estática ou dinâmica? Se for estática, tudo bem, alguém vai programar a curva desejada na máquina e boa (seja por uma interface gráfica maravilhosa ou simples e funcionais encoders ou mesmo um velho e bom pot)... Agora, se for dinâmica, vai variar em função de algum(ns) parâmetro(s), certo? Isso implica em alguns sensores, certo?
Mas, chequemos na prática então!
HUM !!! Olha vc´s dois futricando umas coisas ai ! :-D
Tô de olho nesse papo ai :D espero que dê frutos logo, pois já passou da hora de comprar uma ignição pro meu jipe
Pra alteração estática bastaria avançar o ponto estático (ajuste de posição do corpo do distribuidor) ou então fazer uso de variador de ponto pra GNV, e isso não é solução e nem serve como quebra-galho.
O lance é a alteração dinâmica mesmo, que poderá ser com uma, duas ou três variáveis, e pra não complicar - e encarecer - uma ou duas variáveis já está de ótimo tamanho.
Durante a semana pra mim é complicado, mas sábado e domingo qualquer hora é a hora. Fica a seu critério.
Sds,
Sukys
Alexandre,
Não conta pra ninguém, mas o que eu quero mesmo é ver se o Cavalcante faz no próprio carro o que recomenda pro carro dos outros. Nos meus é tudo na base do "casa de ferreiro espeto de pau", e só não uso manivela de partida porque já vieram de fábrica com motor de arranque, vamos ver se com ele é a mesma coisa. :mrgreen:
Sds,
Sukys
Cavalcante
26/09/2007, 09:12
Só vou te falar uma coisa: se contar pra alguém eu lhe capo!!!
Como diria o Didi, "minha boca é um túmbalo". :-)
Sds,
Sukys
Glenio Ferraz
30/08/2011, 23:54
Cliente numero um se apresentando ! :dance:
Motor BF 3.0 Ford com platinado
Loco por uma melhora no sistema de ignição ;)
E ve se desenvolve logo esse troço ai antes que a minha grana acabe :parede:
Ola, Este esquema pode te ajudar
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