PDA

Ver Versão Completa : Autoesporte F250 x Dodge RAM



Sa_Mourao
18/06/2007, 13:08
Alguém aí tem o vídeo do autoesporte de domingo agora ?

Como foi o resultado ?

[ ]s

davilsantos
18/06/2007, 13:56
so vi que o tecnico falou que era uma otima ideia andar com 4x4hi ligada para compensar a falta de estabilidade em curvas.
olha a asneira que o cara disse

Walter L. L. Casitta
18/06/2007, 14:01
so vi que o tecnico falou que era uma otima ideia andar com 4x4hi ligada para compensar a falta de estabilidade em curvas.
olha a asneira que o cara disse

Não acho asneira não. A tração 4x4 não é só pra andar na lama não...

Eduardo Eustaquio
18/06/2007, 14:07
Não acho asneira não. A tração 4x4 não é só pra andar na lama não...

Isso mesmo [Walter]. Em alguns cursos que fiz para entender melhor a utilizxação da tração foi dito isso. 4x4 Alta é para ser utilizada aonde o seu veículo precisa de melhor estabilidade e isso pode ocorrer até mesmo no asfalto numa chuva por exemplo.

Em locais com cascalhos so ando em 4x4alto(HI).

Muitos donos de 4x4 nem imaginam que existe essa diga e acham que o Hi so é para utilizar em lama ou algo parecido.

NABO (RENATO)
18/06/2007, 14:08
Uso direto 4x4 na chuva é uma blz bem firme, e estrada de terra tambem uso 4x4 direto evita aquele patinamento a toa.Já andei até uns 130 km/h com tração ligada e vc nem sente ,vai que uma blz.

Walter L. L. Casitta
18/06/2007, 14:10
Alguém aí tem o vídeo do autoesporte de domingo agora ?

Como foi o resultado ?



Não foi teste e nem comparação, apenas impressões de dirigir veículos tão grandes...

Walter L. L. Casitta
18/06/2007, 14:10
Uso direto 4x4 na chuva é uma blz bem firme, e estrada de terra tambem uso 4x4 direto evita aquele patinamento a toa.Já andei até uns 130 km/h com tração ligada e vc nem sente ,vai que uma blz.

X2..................

edubelem
18/06/2007, 14:37
Desculpa, porem eu acho que asneira sim, pois não existe diferencial central, e sim um acoplamento direto das rodas dianteiras e traseiras, com isto forçando o sistema a rodar em velocidades iguais nos dois eixos, proporcionando uma perda de aderência, e dependendo do terreno e velocidade um desgaste acentuado de todo o conjunto, se fossemos seguir este raciocínio, não haveria necessidade de cx de satélite, pois um carro teria muito mais estabilidade se tivesse tração integral e bloqueada nas 4 rodas.

Lembrem-se, que o asno falou p/ usar em asfalto seco, p/ compensar a perda de estabilidade provocada pela altura elevada e peso.

A utilização em chuva, é menos prejudicial que em asfalto seco, porem provoca tb um desgaste acentuado.

A roda dianteira NUNCA, rodará na mesma velocidade que a traseira. Por isto que carro com tração integral, vem com um diferencial no meio.

[]’s

edubelem
18/06/2007, 14:44
Alguém aí tem o vídeo do autoesporte de domingo agora ?

Como foi o resultado ?

[ ]s

Pior que a reportagem foi sobre tamanho excessivo de carro, pois pegaram dois motoristas de smart e não tô lembrado o nome do outro carro, e botaram p/ testar a RAM e a F250, e surgiu o comentário da tração podendo ser utilizada em asfalto seco p/ compensar a falta de estabilidade provocada, pelo peso e pela altura excessiva.

[]'s

Walter L. L. Casitta
18/06/2007, 14:58
Desculpa, porem eu acho que asneira sim, pois não existe diferencial central, e sim um acoplamento direto das rodas dianteiras e traseiras, com isto forçando o sistema a rodar em velocidades iguais nos dois eixos, proporcionando uma perda de aderência, e dependendo do terreno e velocidade um desgaste acentuado de todo o conjunto, se fossemos seguir este raciocínio, não haveria necessidade de cx de satélite, pois um carro teria muito mais estabilidade se tivesse tração integral e bloqueada nas 4 rodas.

Lembrem-se, que o asno falou p/ usar em asfalto seco, p/ compensar a perda de estabilidade provocada pela altura elevada e peso.

A utilização em chuva, é menos prejudicial que em asfalto seco, porem provoca tb um desgaste acentuado.

A roda dianteira NUNCA, rodará na mesma velocidade que a traseira. Por isto que carro com tração integral, vem com um diferencial no meio.


Acima de 60Km/h não força nada mesmo no asfalto seco. Não tem perigo de quebrar nada. Em terceira quarta ou quinta marcha não existe torque na transmissão suficiente pra desgastar ou quebrar nada. O dif. central só é imprescindível em baixa velocidade como quando se usa nos centros urbanos. Em alta velocidade nas estradas, mesmo pavimentadas não tem problema nenhum...

edubelem
18/06/2007, 15:12
Mais Walter, tem inércia do carro, e o atrito acentuado nas engrenágens, eu pelomenos só uso em estrada de cascalho e lama, porem cada um faz o que acha melhor, eu não aconselho, eu aconcelho a seguir o manual.

[]'s

AKPG
18/06/2007, 15:19
Se detona ou não, eu não sei, mas que eu uso direto o 4x4 quando tá chovendo, isso eu uso. E seja na cidade ou na estrada.

Miranda
18/06/2007, 15:36
Mais Walter, tem inércia do carro, e o atrito acentuado nas engrenágens, eu pelomenos só uso em estrada de cascalho e lama, porem cada um faz o que acha melhor, eu não aconselho, eu aconcelho a seguir o manual.

[]'s

Acho que o Walter está dizendo isso, pois a velocidades de 120-130km/h por exemplo, o atrito do carro diminui bastante... o carro nao está tao "preso" ao chao como estaria a 40-50 km/h...

wagnerf
18/06/2007, 15:40
Desculpa, porem eu acho que asneira sim, pois não existe diferencial central, e sim um acoplamento direto das rodas dianteiras e traseiras, com isto forçando o sistema a rodar em velocidades iguais nos dois eixos, proporcionando uma perda de aderência, e dependendo do terreno e velocidade um desgaste acentuado de todo o conjunto, se fossemos seguir este raciocínio, não haveria necessidade de cx de satélite, pois um carro teria muito mais estabilidade se tivesse tração integral e bloqueada nas 4 rodas.

Lembrem-se, que o asno falou p/ usar em asfalto seco, p/ compensar a perda de estabilidade provocada pela altura elevada e peso.

A utilização em chuva, é menos prejudicial que em asfalto seco, porem provoca tb um desgaste acentuado.

A roda dianteira NUNCA, rodará na mesma velocidade que a traseira. Por isto que carro com tração integral, vem com um diferencial no meio.

[]’s


X2..... só completando que o fato nas diferenças de velecidade logicamente só acontece em curvas, ai sim se gera o arrasto e por conseqüência o atrito, que provoca desgastes, e pode até brebrar, para testar isto basta ligar a tração na garagem e ver oquento se arrasta na manobra.

AKPG
18/06/2007, 15:47
X2..... só completando que o fato nas diferenças de velecidade logicamente só acontece em curvas, ai sim se gera o arrasto e por conseqüência o atrito, que provoca desgastes, e pode até brebrar, para testar isto basta ligar a tração na garagem e ver oquento se arrasta na manobra.
Sempre antes de fazer alguma curva em baixa velocidade no asfalto onde estou usando o 4x4, eu desligo o sistema. Uso o 4x4 no asfalto molhado e andando em avenidas e etc. Para manobrar ou fazer curvas fechadas eu não uso pois ai é pedir para moer tudo!!!!

Walter L. L. Casitta
18/06/2007, 16:44
Acho que o Walter está dizendo isso, pois a velocidades de 120-130km/h por exemplo, o atrito do carro diminui bastante... o carro nao está tao "preso" ao chao como estaria a 40-50 km/h...

Mais ou menos isso a partir de 40Km/h. 120-130Km/h a minha picape não faz nem numa reta e muito menos numa curva...

Marcello Ladeira
18/06/2007, 19:09
Bom todas as vezes em que peguei chuva na estrada liguei a 4x4 Hi e afirmo o carro assenta muito mais.

[]'s,

Gouveia
18/06/2007, 19:56
Vocês usam 4x4 em piso seco com carro sem diferencial central?

Por isso que eu não quero comprar uma picape 4x4 usada... prefiro "fabricar" a minha.. hehe

Pessoal, é sério.. o carro pode até ficar mais firme e melhorar a estabilidade, mas alguém vai ter que ceder.. ou os pneus ou o conjunto da transmissão... a menos uqe vc tenha uma Land Rover, um Niva ou outro 4x4 com diff central. não use o 4x4 em piso seco, nem chuva.. isso é pra trilha, lama, areia fofa e pisos sem aderencia nenhuma...

O próximo dono de seus carros agradecerá....

xandibh
18/06/2007, 20:05
Desculpa, porem eu acho que asneira sim, pois não existe diferencial central, e sim um acoplamento direto das rodas dianteiras e traseiras, com isto forçando o sistema a rodar em velocidades iguais nos dois eixos, proporcionando uma perda de aderência, e dependendo do terreno e velocidade um desgaste acentuado de todo o conjunto, se fossemos seguir este raciocínio, não haveria necessidade de cx de satélite, pois um carro teria muito mais estabilidade se tivesse tração integral e bloqueada nas 4 rodas.

Lembrem-se, que o asno falou p/ usar em asfalto seco, p/ compensar a perda de estabilidade provocada pela altura elevada e peso.

A utilização em chuva, é menos prejudicial que em asfalto seco, porem provoca tb um desgaste acentuado.

A roda dianteira NUNCA, rodará na mesma velocidade que a traseira. Por isto que carro com tração integral, vem com um diferencial no meio.

[]’s


caro amigo, vai me desculpar, a teoria é bonita e cheio de graça mas na pratica n é assim, se um dia poder ter o prazer de pilotar uma ram por muito tempo se arrependerá das palavras ditas.

Tenho uma ram 2500 05/05, apos os 130kmh, qualquer irregularidade no asfaltao a bicha sacode tudo, da até medo. no 4x4 isso n acontece nemaos 180. mesma coisa na terra, na terra acima de 60 km/h ao passar em terra q trepida ela sai de lado e só muito braço mesmo pra segurar, no 4x4 vc anda como se tivesse em asfalto de lixa, ela nem rabeia.

:parede:

um gde abraço

edubelem
18/06/2007, 20:37
Vocês usam 4x4 em piso seco com carro sem diferencial central?

Por isso que eu não quero comprar uma picape 4x4 usada... prefiro "fabricar" a minha.. hehe

Pessoal, é sério.. o carro pode até ficar mais firme e melhorar a estabilidade, mas alguém vai ter que ceder.. ou os pneus ou o conjunto da transmissão... a menos uqe vc tenha uma Land Rover, um Niva ou outro 4x4 com diff central. não use o 4x4 em piso seco, nem chuva.. isso é pra trilha, lama, areia fofa e pisos sem aderencia nenhuma...

O próximo dono de seus carros agradecerá....

:concordo::concordo:Isso mesmo:concordo::concordo:

Como rodo entre 150 e 180k, eu mesmo irei me agradecer he he he...

[]'s

SÉRGIO HOLANDA
18/06/2007, 20:39
Pessoal,

Os veículos que possuem 4X4 e não possuem diferencial central, como falou nosso amigo Edubelem, não devem andar traçado em tempo integral...concordo em utilizar em chuva, faço isso também, mas o sistema tem um desgaste maior, além do consumo...quando o veículo possue 4x4 full time, como a SW4 nova, as Land Rovers, e alguns outros SUVs isso se deve ao fato da estabilidade...o cara quando falou do estabilidade da Ram e da F250 traçada estava com razão, mas ambos não foram feitos para uso full time, o sistema não é preparado pra rodar 200.000km ou mais, como os que são feitos assim...de forma que o uso deve ser limitado a necessidade do trecho, como um chão de terra batida que realmente devemos usar a 4X4 se vamos andar rápidos...e lembrando o que Edu falou, contra tudo isso ainda temos a ação da inercia...

Pequeno jr
18/06/2007, 20:52
Sobre o assunto, falo rapidamente o seguinte:

Chuvas torrenciais e no cascalho eu ando com 4x4 hi sem problema algum. Nas chuvas em certos momentos ando na casa dos seus 120 a 130 com o carro na mão, seja reta ou curvas e até hj não tive problema algum. Após o trecho brabo, volto para 4x2 e sigo a viagem.

Lembro q, a Ranger ja passou dos 240.000km/rodados.

Sa_Mourao
18/06/2007, 22:52
Não se deve andar em 4x4hi em asfalto ou paralelepípedo secos! Ordens da Dodge !

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 00:21
Qual é pessoal? Vocês usam os seus veículos do jeito que eu falo pra quem eu empresto a minha Ranger: Ta vendo aquele botão 4x4 ali no painel? Não mexe lá. Deixa sempre no 4x2.:roll::roll::roll:

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 00:24
Vocês usam 4x4 em piso seco com carro sem diferencial central?

Por isso que eu não quero comprar uma picape 4x4 usada... prefiro "fabricar" a minha.. hehe

Pessoal, é sério.. o carro pode até ficar mais firme e melhorar a estabilidade, mas alguém vai ter que ceder.. ou os pneus ou o conjunto da transmissão... a menos uqe vc tenha uma Land Rover, um Niva ou outro 4x4 com diff central. não use o 4x4 em piso seco, nem chuva.. isso é pra trilha, lama, areia fofa e pisos sem aderencia nenhuma...

O próximo dono de seus carros agradecerá....

Agora eu entendo porque você não quis compra uma picape 4x4. Você não sabe o que ta perdendo...

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 00:26
:concordo::concordo:Isso mesmo:concordo::concordo:

Como rodo entre 150 e 180k, eu mesmo irei me agradecer he he he...


Até tu, Brutus?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 00:39
Pessoal,

Os veículos que possuem 4X4 e não possuem diferencial central, como falou nosso amigo Edubelem, não devem andar traçado em tempo integral...concordo em utilizar em chuva, faço isso também, mas o sistema tem um desgaste maior, além do consumo...quando o veículo possue 4x4 full time, como a SW4 nova, as Land Rovers, e alguns outros SUVs isso se deve ao fato da estabilidade...o cara quando falou do estabilidade da Ram e da F250 traçada estava com razão, mas ambos não foram feitos para uso full time, o sistema não é preparado pra rodar 200.000km ou mais, como os que são feitos assim...de forma que o uso deve ser limitado a necessidade do trecho, como um chão de terra batida que realmente devemos usar a 4X4 se vamos andar rápidos...e lembrando o que Edu falou, contra tudo isso ainda temos a ação da inercia...

Tempo integral? full time? Neguem falou em deixar o 4x4 o tempo todo ligado. O cara na TV falou em ligar a tração pra melhorar a estabilidade obviamente em estradas sinuosas e independente do tipo do piso sim. Pra que ligar a atração em estradas que não tem curva?

shimomoto
19/06/2007, 00:58
Não quero criar intriga com ninguém, mas opinião é opinião e eu, sinceramente fecho com o Edubelem e com o Gouveia, não pela minha experiência com caminhonete (é a minha primeira) mas com a experiência que eu tenho com um caminhão Mercedes L-2213 6x4 que tive. É claro que devemos guardar as devidas proporções mas o tipo de desgaste e esforço no conjunto é similar.

O Mercedes que tivemos tinha 2 eixos cardãs (um para cada diferencial) tinha uma caixa de transferência que, quando se ligava a reduzida (a caixa de transferência só permite a marcha normal e a reduzida), ele acionava os dois eixos traseiros. Como o caminhão era fraco para sua capacidade (130cv para puxar um PBT de 22 mil quilos), era automático o motorista engatar a reduzida para sair. Tanto no asfalto quanto na areia. O fato é que em um ano troquei 2 conjuntos pinhão e coroa (a parte mais fraca do conjunto MB).

E tanto isso acontecia que a Mercedes, a partir de 86 lançou o 2214/2216/2220 com um único cardã e um diferencial central que ligava o conjunto motriz ao terceiro eixo. E existe nesses modelos, um botão no painel que serve para bloquear esse diferencial central. É só olhar.

Os antigos Ford F-22000 também tinham dois cardãs. Mas a alavanca da caixa de transferência tinha 4 posições - 6x2, 6x4, Neutro e 6x4 reduzida. E no manual (que eu tenho guardado) fala. Não usar 6x4 em pisos secos, com aderência

Saliento: É claro que temos que guardar as devidas proporções. Mas o tipo de esforços no conjunto é bastante (senão igual) ao de se utilizar o 4x4 em pisos de aderência.

Abraços

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 01:06
Não quero criar intriga com ninguém, mas opinião é opinião e eu, sinceramente fecho com o Edubelem e com o Gouveia, não pela minha experiência com caminhonete (é a minha primeira) mas com a experiência que eu tenho com um caminhão Mercedes L-2213 6x4 que tive. É claro que devemos guardar as devidas proporções mas o tipo de desgaste e esforço no conjunto é similar.

O Mercedes que tivemos tinha 2 eixos cardãs (um para cada diferencial) tinha uma caixa de transferência que, quando se ligava a reduzida, ele acionava os dois eixos traseiros. Como o caminhão era fraco para sua capacidade (130cv para puxar um PBT de 22 mil quilos), era automático o motorista engatar a reduzida para sair. Tanto no asfalto quanto na areia. O fato é que em um ano troquei 2 conjuntos pinhão e coroa (a parte mais fraca do conjunto MB).

E tanto isso acontecia que a Mercedes, a partir de 86 lançou o 2214/2216/2220 com um único cardã e um diferencial central que ligava o conjunto motriz ao terceiro eixo. E existe nesses modelos, um botão no painel que serve para bloquear esse diferencial central. É só olhar.

Saliento: É claro que temos que guardar as devidas proporções. Mas o tipo de esforços no conjunto é bastante (senão igual) ao de se utilizar o 4x4 em pisos de aderência.


Com certeza, vamos guardar as devidas proporções, mas um caminhão com dois difs pra dividir a carga em ainda consegue destruir um é porque deve ser um caminhão ruim mesmo. Não culpe o motorista, dirigir um caminhão com motor fraco e não poder usar a reduzida é uma sacanagem né? Pelo menos ele te economisou a embreagem.

Pequeno jr
19/06/2007, 07:13
Tempo integral? full time? Neguem falou em deixar o 4x4 o tempo todo ligado. O cara na TV falou em ligar a tração pra melhorar a estabilidade obviamente em estradas sinuosas e independente do tipo do piso sim. Pra que ligar a atração em estradas que não tem curva?

X2!!!!

Acho q foi falado isso, para melhorar a estabilidade em certos pisos e não de ficar FULL TIME com a tração ligada.

Alguém lembra do acidente do Ratinho do SBT com uma cheroka la na rodovia Régis Bittencourt devido a chuva? O perito q foi no programa do Gugu (putz não vão me sacanear) disse q se eles estivessem com a 4x4hi acionada não iria acontecer a tal saída de traseira que foi a causa do acidente. Não me recordo quem foi q morreu naquela acidente, mas acho q foi um familiar dele.

Ou seja, ta faltando aderência põem 4x4hi e pronto. Se eu paguei caro por um item, claro que irei usa-lo qdo necessário. Façam os testes, em chuvas fortes e no cascalho para ver a diferença.

Jorge T
19/06/2007, 08:23
X2!!!!

Acho q foi falado isso, para melhorar a estabilidade em certos pisos e não de ficar FULL TIME com a tração ligada.

Alguém lembra do acidente do Ratinho do SBT com uma cheroka la na rodovia Régis Bittencourt devido a chuva? O perito q foi no programa do Gugu (putz não vão me sacanear) disse q se eles estivessem com a 4x4hi acionada não iria acontecer a tal saída de traseira que foi a causa do acidente. Não me recordo quem foi q morreu naquela acidente, mas acho q foi um familiar dele.

Ou seja, ta faltando aderência põem 4x4hi e pronto. Se eu paguei caro por um item, claro que irei usa-lo qdo necessário. Façam os testes, em chuvas fortes e no cascalho para ver a diferença.
Na minha opinião, estrada com chuva forte é pra 4x4, pode gastar pneu e até comprometer algumas peças, mas me sinto muito mais seguro.

Como é que é Pequeno, Ratinho ? não seria a Hebe não ? hehehe

murilloaquino
19/06/2007, 08:44
Se nao me engano o ratinho estava em uma Cherokke.Se ele estava no jeep, ele não tem a tração full time?
como q ele irá colocar em 4x4 hi?

AKPG
19/06/2007, 08:52
Se nao me engano o ratinho estava em uma Cherokke.Se ele estava no jeep, ele não tem a tração full time?
como q ele irá colocar em 4x4 hi?
Era uma Grand Cherokee blindada. Quem faleceu foi o motorista dele.
Por ser Grand Cherokee, ela já é 4x4 full time.

folgado
19/06/2007, 08:58
A falta de diferencial central faz gastar muito os pneus.
Será que compensa?

edubelem
19/06/2007, 09:04
X2!!!!

Acho q foi falado isso, para melhorar a estabilidade em certos pisos e não de ficar FULL TIME com a tração ligada.

Alguém lembra do acidente do Ratinho do SBT com uma cheroka la na rodovia Régis Bittencourt devido a chuva? O perito q foi no programa do Gugu (putz não vão me sacanear) disse q se eles estivessem com a 4x4hi acionada não iria acontecer a tal saída de traseira que foi a causa do acidente. Não me recordo quem foi q morreu naquela acidente, mas acho q foi um familiar dele.

Ou seja, ta faltando aderência põem 4x4hi e pronto. Se eu paguei caro por um item, claro que irei usa-lo qdo necessário. Façam os testes, em chuvas fortes e no cascalho para ver a diferença.

Não, grande Pequeno grande, a cheroca tem tração integral, por tanto é outra anta essa do SBT, eu vi a reportagem do autoesporte e o cara fez a curva e os cones sem tração, mostrando a baixa estabilidade, a F250 saia de lado, e depois ele acionou a tração, mostrando o ganho de estabilidade, caso ele tenha falado que era p/ ser usado em casos extremos, em condições de baixa aderência, isto foi cortado na hora da edição do programa e entendido p/ usar de forma esportiva.

Por isto que eu digo que vai ter muito neguinho quebrando case por ai. O moleque empolgado, vai sair fazendo racha c/ tração ligada e ai já era. Ou pessoas usando full time, achando que ta abafando c/ um carro esportivo.:putz:, usar em chuva? ta td bem, eu não uso, mais o asfalto esta mais liso, porem seco!É só para carro com diferencial no centro, principalmente se estiver carregado, ai danou-se.

Provavelmente a reportagem foi patrocinada por revendedores de peças ou o consultor é dono de oficina he he he....

Walter, "ate eu César":mrgreen:he he... sabe o que é? sou um cara que não gosta nem de cantar pneu, para não exigir demais do carro sem necessidade, e no manual diz para não usar a tração em pavimentos secos, existe uma coisa que não esta escrito em manual algum, e sempre fiz, é que vc não pode exigir muita força de carros com tração dianteira e com o volante virado, isto eu descobri com o pessoal que faz arrancada, o Pequeno deve saber, eles rebaixam a dianteira do carro, para que no momento da arrancada a omocinética esteja reta, proporcionando assim uma maior resistência, pois quanto mais curva, menor a resistência, por isto que nunca quebrei uma omocinética, e já rodei demais em carros com tração dianteira.

[]’s


[]'s

Pequeno jr
19/06/2007, 09:09
A falta de diferencial central faz gastar muito os pneus.
Será que compensa?


Se compensa ou não gastar os pneus, não sei, mas em nome da segurança minha e da minha família eu utilizo.

folgado
19/06/2007, 09:29
Eu nunca dirigi um carro desse tamanho. Nas curvas a instabilidade do 4x2 é tão sentida assim?

Sa_Mourao
19/06/2007, 09:55
Em dias de chuva não arrisco !
Chão molhado, brita, terra.... só no 4x4hi

Em dia seco 4x2.

Em curvas ela é muito ruim, mas é só se acostumar, pq ela se atravessa toda, tem sempre q corrigir.
Se na curva tiver costeletas (leia-se terreno irregular) e ela começar a picar...... reza pra não vir carro do outro lado, pq ela sai bonito..... só vai corrigir na outra pista praticamente.

[ ]

FlavioLouveira
19/06/2007, 13:56
Se compensa ou não gastar os pneus, não sei, mas em nome da segurança minha e da minha família eu utilizo.

Entao, eu simplesmente ando mais devagar em chuva, pois com 4x4 ou nao a frenagem nao melhora, e tbem tem os outros carros que por causa da chuva talvez nao me vejam.... Eu simplesmente diminuo a velocidade.... 4x4 mesmo high da muito ´´arrasto´´ de pneu heheh... nao uso no asfalto nem com tempestade....

FlavioLouveira
19/06/2007, 14:29
X2!!!!

Acho q foi falado isso, para melhorar a estabilidade em certos pisos e não de ficar FULL TIME com a tração ligada.

Alguém lembra do acidente do Ratinho do SBT com uma cheroka la na rodovia Régis Bittencourt devido a chuva? O perito q foi no programa do Gugu (putz não vão me sacanear) disse q se eles estivessem com a 4x4hi acionada não iria acontecer a tal saída de traseira que foi a causa do acidente. Não me recordo quem foi q morreu naquela acidente, mas acho q foi um familiar dele.

Ou seja, ta faltando aderência põem 4x4hi e pronto. Se eu paguei caro por um item, claro que irei usa-lo qdo necessário. Façam os testes, em chuvas fortes e no cascalho para ver a diferença.

Poxa, ai eh o que eu disse antes, na chuva, levanta o pe um pouco... Meu pneu ta meio novo, meu carro esta com quase 25 mil agora, entao a estabilidade em chuva ainda esta otima, a 120 - 140 sem problemas.... Mas pessoal, com chuva , independente da velocidade que vc anda, tire o pé pelo menos 10 a 15 % vai... o pessoal nao te ve, forma poças ou verdadeiros rios em algumas estradas por ai...diminuam a velocidade que é melhor...

Se ta faltando aderencia em uma pista de asfalto, deve ser pq vc esta andando muito rapido para as condiçoes ou seu pneu ta ruim tbem heim.... Na terra dependendo da velocidade que vc vai, vai de 4x4 hi que ai sim, fica bem mais seguro...




Eu nunca dirigi um carro desse tamanho. Nas curvas a instabilidade do 4x2 é tão sentida assim?
Só se vc estiver acima da velocidade feita pro carro, estabilidade e tracionamento tem limites em qualquer carro...é natural isso ...

wagnerf
19/06/2007, 14:57
Turma acho que ninguém esta questionando o uso do 4x4, em situações de pouca aderência, o que esta sendo questionado é a reportagem que recomendo o uso indiscriminado, o que pode provocar muitas quebras, lógico que seria show se todo 4x4 tivesse diferencial central ( tive uma tr4 sei o quanto é bom ) a questão é com uma maior aderência ( como asfalto seco ) e em determinadas situações 4x4 em carros sem o diferencial central pode até ser perigo, exemplo, vc esta fazendo uma seguencia de curvas numa descida sem tracionar/acelerar ( só lembrando, se vc não esta tracionando não terá o efeito de controle da dianteira que tração na dianteira nos da e muito ) o arrasto provocado pelos pneus que estão rodando na mesma velocidade ( pelo menos um traseiro e um dianteiro terá de estar na mesma velocidade ) pode causa uma certa instabilidade na direção e no conjunto todo.

Abraços

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 15:10
Turma acho que ninguém esta questionando o uso do 4x4, em situações de pouca aderência, o que esta sendo questionado é a reportagem que recomendo o uso indiscriminado, o que pode provocar muitas quebras, lógico que seria show se todo 4x4 tivesse diferencial central ( tive uma tr4 sei o quanto é bom ) a questão é com uma maior aderência ( como asfalto seco ) e em determinadas situações 4x4 em carros sem o diferencial central pode até ser perigo, exemplo, vc esta fazendo uma seguencia de curvas numa descida sem tracionar/acelerar ( só lembrando, se vc não esta tracionando não terá o efeito de controle da dianteira que tração na dianteira nos da e muito ) o arrasto provocado pelos pneus que estão rodando na mesma velocidade ( pelo menos um traseiro e um dianteiro terá de estar na mesma velocidade ) pode causa uma certa instabilidade na direção e no conjunto todo.


Por acaso você ta pensando na decida pra Casa Branca? Com chuva só da pra passar ali traçado, subindo ou descendo. E mais a possibilidade do freio travar uma das rodas é bem menor em 4x4...

Eduardo Eustaquio
19/06/2007, 15:14
Turma acho que ninguém esta questionando o uso do 4x4, em situações de pouca aderência, o que esta sendo questionado é a reportagem que recomendo o uso indiscriminado, o que pode provocar muitas quebras, lógico que seria show se todo 4x4 tivesse diferencial central ( tive uma tr4 sei o quanto é bom ) a questão é com uma maior aderência ( como asfalto seco ) e em determinadas situações 4x4 em carros sem o diferencial central pode até ser perigo, exemplo, vc esta fazendo uma seguencia de curvas numa descida sem tracionar/acelerar ( só lembrando, se vc não esta tracionando não terá o efeito de controle da dianteira que tração na dianteira nos da e muito ) o arrasto provocado pelos pneus que estão rodando na mesma velocidade ( pelo menos um traseiro e um dianteiro terá de estar na mesma velocidade ) pode causa uma certa instabilidade na direção e no conjunto todo.

Abraços

wagner, se eu soubesse como se coloca os aplausos nas mensagens estariam cheios neste momento.

Vc resumiu o que o Pequeno Jr, Walter, Sa mouraão e outros estão tentando dizer. Em situações de perigo é bom usar

wagnerf
19/06/2007, 15:18
Por acaso você ta pensando na decida pra Casa Branca? Com chuva só da pra passar ali traçado, subindo ou descendo. E mais a possibilidade do freio travar uma das rodas é bem menor em 4x4...

Lá é foda mesmo...

LLeeoo
19/06/2007, 15:30
A mesma polêmica de sempre...

1) Andar tracionado na chuva evidentemente não é tão bom quanto andar no 4x2 com pneus bons de chuva... experiência mais do que própria

2) andar mais rápido reduz a carga nos componentes é uma meia-verdade. Quanto mais rápido para uma mesma marcha, maior o torque necessário. Avançando a marcha (trocando a 4a pra 5a, por exemplo) o torque será exatamente o mesmo para manter o carro na mesma velocidade - senão, o carro iria acelerar ou desacelerar. O que faz diferença é que, em geral, em alta velocidade não fazemos curvas fechadas - e, portanto, o esforço devido à diferença de rotação das rodas é bem menor.

edubelem
19/06/2007, 16:19
Turma acho que ninguém esta questionando o uso do 4x4, em situações de pouca aderência, o que esta sendo questionado é a reportagem que recomendo o uso indiscriminado, o que pode provocar muitas quebras, lógico que seria show se todo 4x4 tivesse diferencial central ( tive uma tr4 sei o quanto é bom ) a questão é com uma maior aderência ( como asfalto seco ) e em determinadas situações 4x4 em carros sem o diferencial central pode até ser perigo, exemplo, vc esta fazendo uma seguencia de curvas numa descida sem tracionar/acelerar ( só lembrando, se vc não esta tracionando não terá o efeito de controle da dianteira que tração na dianteira nos da e muito ) o arrasto provocado pelos pneus que estão rodando na mesma velocidade ( pelo menos um traseiro e um dianteiro terá de estar na mesma velocidade ) pode causa uma certa instabilidade na direção e no conjunto todo.

Abraços

Isso mesmo, do jeito que esta a reportagem, parece que é a solução p/ uso esportivo.

Wagner, que tal o 3.0? É um canhão né? Já deu p/ testar a criança?

Eduardo, vc clicando no modo avançado ou clicando em citar a mensagem ao invés de responder ou rr, surgirá uma cx e texto e ao lado as caretinhas p/ vc selecionar.

[]'s

wagnerf
19/06/2007, 17:00
Edu muito bom mesmo, o carro é forte demais, já fiz uma viagem, a unica coisa que senti foi a necessidade de reduzir de 5 para 4, mas isto não é do motor e sim do cambio do troller 07, mas em compensação a 5 Drive, é bom pois deixa o motor em um giro bem baixo e com pouco consumo.

Um grande abraço

SÉRGIO HOLANDA
19/06/2007, 18:18
:?::?::?:


Grande Wagnerf,

esta sua frase sobre o cinto de segurança se deve ao falecimento do jipeiro ai de BH quando estava sendo rebocado e a sinta partiu e despencou pela ribanceira???

minhas condolências aos jipeiros das Minas Gerais...:(:(:(

Sérgio Holanda


Lá é foda mesmo...

Pequeno jr
19/06/2007, 21:37
Turma acho que ninguém esta questionando o uso do 4x4, em situações de pouca aderência, o que esta sendo questionado é a reportagem que recomendo o uso indiscriminado, o que pode provocar muitas quebras, lógico que seria show se todo 4x4 tivesse diferencial central ( tive uma tr4 sei o quanto é bom ) a questão é com uma maior aderência ( como asfalto seco ) e em determinadas situações 4x4 em carros sem o diferencial central pode até ser perigo, exemplo, vc esta fazendo uma seguencia de curvas numa descida sem tracionar/acelerar ( só lembrando, se vc não esta tracionando não terá o efeito de controle da dianteira que tração na dianteira nos da e muito ) o arrasto provocado pelos pneus que estão rodando na mesma velocidade ( pelo menos um traseiro e um dianteiro terá de estar na mesma velocidade ) pode causa uma certa instabilidade na direção e no conjunto todo.

Abraços

Eta mineiro vei q prestou atenção na reportagem. É isso ai Wagner. Questionamos foi q o reporter quase que falou para usar 100% a Hi no asfalto seco.

A forma de utilização ja foi mais do que discutida por aqui e deu para ver q todos ainda continuam com os mesmos pontos de vistas.

Tomara que qdo estiver ai em BH fazendo uma visita para vcs em algum dos dias caia uma chuvazinha, pois fiquei curioso pela tal Casa Branca que o WAlter professor pardal falou.

abreu
19/06/2007, 22:19
Não acho asneira não. A tração 4x4 não é só pra andar na lama não...
Desde que o carro tenha diferencial central né Walter...
Salvo engano a F250 não tem...
Logo, asneira GRANDE.

Quanto a RAM eu não sei.

Abraços.

abreu
19/06/2007, 22:25
Não vi a reportagem, mas já que estamos falando de F250 4x4...
Um mês atraz uma foi conosco aos morros do SanValle...
Dunas bem dificeis...

A F250 com 14Lbs nos pneus andou muito bem, não atolou nenhuma vez...
Mostrou bastante força andando na reduzida.
Impressionante para uma pick-up daquele tamanho.

Abraços.

Miranda
19/06/2007, 22:25
Pelo qe to lendo, muitos usam o 4x4hi por questao de seguranca.. e muitos estao criticando isso, pois acontece um maior desgaste nas pecas(to sem cedilha), nos pneus e etc.
Mas, vcs preferem trocar essas pecas mais cedo.. ou ver sua pickup capotada numa curva, algum familiar machucado..etc, pq vc nao quis causar um desgaste prematura na sua pickup?

Pequeno jr
19/06/2007, 22:32
Desde que o carro tenha diferencial central né Walter...
Salvo engano a F250 não tem...
Logo, asneira GRANDE.

Quanto a RAM eu não sei.

Abraços.

Abreu .. ja explicamos sobre essa questão. Leia as outras mensagens q vc vai entender melhor o q sugerimos.

abreu
19/06/2007, 22:32
Pelo qe to lendo, muitos usam o 4x4hi por questao de seguranca.. e muitos estao criticando isso, pois acontece um maior desgaste nas pecas(to sem cedilha), nos pneus e etc.
Mas, vcs preferem trocar essas pecas mais cedo.. ou ver sua pickup capotada numa curva, algum familiar machucado..etc, pq vc nao quis causar um desgaste prematura na sua pickup?
Eu prefiro ser prudente e diminuir a velocidade na chuva.
É mais seguro, não desgasta nada e etc.

O uso da 4x4 em pistas de grande aderencia só é recomendado em carros com diferencial central.
Sem ele, usando 4x4 no asfalto é mais facil vc causar um acidente do que em 4x2. Vocês não notam o quanto o carro fica "amarrando" em curvas não!?
O risco de alguma peça não aguentar e quebrar, podendo provocar o travamento da transmissão e com certeza um acidente feio, não vale a pena de forma alguma!

Abraços.

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 22:36
Desde que o carro tenha diferencial central né Walter...
Salvo engano a F250 não tem...
Logo, asneira GRANDE.

Quanto a RAM eu não sei.

Abraços.

:putz:Ô rapa. Vc ta meio atrasado...

Pequeno jr
19/06/2007, 22:36
Pelo qe to lendo, muitos usam o 4x4hi por questao de seguranca.. e muitos estao criticando isso, pois acontece um maior desgaste nas pecas(to sem cedilha), nos pneus e etc.
Mas, vcs preferem trocar essas pecas mais cedo.. ou ver sua pickup capotada numa curva, algum familiar machucado..etc, pq vc nao quis causar um desgaste prematura na sua pickup?

Miranda

É por ai. Mas sabendo utilizar a Hi nos asfalto nos momentos certos o desgaste é mínimo. Putz pior q depois fui perguntar a algumas pessoas q conheço com viaturas mais velhas como a minha e alguns deles fazem o mesmo tipo de utilização, sendo que tdas as viaturas(s-10, Ranger e L-200 antigas) ja passaram dos 200.000km/rodados e nunca deram problema algum na CT.

Pequeno jr
19/06/2007, 22:38
Vocês não notam o quanto o carro fica "amarrando" em curvas não!?
.


Abreu lê umas paginas atrás que ja falamos. Não fazemos curvões e nem nada. Apenas usamos nos momentos certos.

shimomoto
19/06/2007, 22:51
Com certeza, vamos guardar as devidas proporções, mas um caminhão com dois difs pra dividir a carga em ainda consegue destruir um é porque deve ser um caminhão ruim mesmo. Não culpe o motorista, dirigir um caminhão com motor fraco e não poder usar a reduzida é uma sacanagem né? Pelo menos ele te economisou a embreagem.

Walter...

X2!!!

É a mais pura sacanagem...Não poder operar reduzida em piso seco, com 22 toneladas e um motor raquítico de 130cv (perdoem-me os fãs do OM-352 e dos ANTIGOS MB mas eu os acho, em desempenho como um todo, uma porcaria)

O meu motorista (e eu mesmo algumas vezes que o pegava) operava verdadeiros milagres com o 2213...era questão de sobrevivência - usar reduzida e sair, ou não conseguir

(o tópico andou rápido...minha resposta para o Walter ficou meio fora)

Abraços

pirel
20/06/2007, 12:08
Eu prefiro ser prudente e diminuir a velocidade na chuva.
É mais seguro, não desgasta nada e etc.

O uso da 4x4 em pistas de grande aderencia só é recomendado em carros com diferencial central.
Sem ele, usando 4x4 no asfalto é mais facil vc causar um acidente do que em 4x2. Vocês não notam o quanto o carro fica "amarrando" em curvas não!?
O risco de alguma peça não aguentar e quebrar, podendo provocar o travamento da transmissão e com certeza um acidente feio, não vale a pena de forma alguma!

Abraços.

Pessoal, alguem pode me explicar melhor pra que serve esse diferencial central??

Pelo que to entendendo se o carro tiver o dif. central pode usar 4x4 em tempo integral, é isso? Mas que benefícios traria em asfalto seco, por exemplo?

Olhem o que o site da mit diz sobre a tração da TR4:



Tração Super Select.
.Rodar suave na cidade ou no campo?
Use a 4x2.

· Vai ter que enfrentar asfalto molhado ou pistas com lama e areia leve?
4x4 contínuo.

· Lama, areia terra ou cascalho?
4x4 com bloqueio de diferencial central.

· Terrenos muito lama-centos ou rampas escorregadias?
4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida.

edubelem
20/06/2007, 12:10
Edu muito bom mesmo, o carro é forte demais, já fiz uma viagem, a unica coisa que senti foi a necessidade de reduzir de 5 para 4, mas isto não é do motor e sim do cambio do troller 07, mas em compensação a 5 Drive, é bom pois deixa o motor em um giro bem baixo e com pouco consumo.

Um grande abraço

Na ranger tb, a 5ª é pra polpar motor e combustível, tem uma forcinha, mais nada a altura do motor, força mesmo só de 4ª pra baixo, eu já comentei aqui, que seria ótimo um câmbio de 6 marchas p/ a ranger, pois seria ideal uma 1ª um pouco mais curta e um escalonamento até a 6ª equivalente a 5ª atual. O meu carro queima um pouca a embreagem, em casos de arrancar em subidas ingrimes sem redusida. Ja no Troller, não deve ocorrer este problema, já que, ele não carrega 1 ton.

Voltando ao assunto; pelo rumo da prosa, eu me lembrei daquelas ganbiarras que agente de vez em quando faz, que pega uma coisa que não foi feita p/ fazer aquilo, porem faz umas adaptações e acaba funciona. Mesma coisa a tração, foi feita p/ o off road, porem tb funciona p/ ganhar estabilidade, não foi feita p/ isto, porem funciona.

[]'s

edubelem
20/06/2007, 12:22
Pessoal, alguem pode me explicar melhor pra que serve esse diferencial central??

Pelo que to entendendo se o carro tiver o dif. central pode usar 4x4 em tempo integral, é isso? Mas que benefícios traria em asfalto seco, por exemplo?

Olhem o que o site da mit diz sobre a tração da TR4:



Tração Super Select.
.Rodar suave na cidade ou no campo?
Use a 4x2.

· Vai ter que enfrentar asfalto molhado ou pistas com lama e areia leve?
4x4 contínuo.

· Lama, areia terra ou cascalho?
4x4 com bloqueio de diferencial central.

· Terrenos muito lama-centos ou rampas escorregadias?
4x4 com bloqueio de diferencial central e reduzida.


No diferencial existe u troço chamado cx de satélite, que tem a função de transmitir potência p/ as rodas e ao mesmo tempo permitir que uma roda gire livremente e outra tracionada, para evitar a quebra do eicho em caso de curvas por exemplo, por isto que uma roda patina e a outra não. nos casos dos diferenciais centrais, faz a mesma função, porem em relação ao eicho dianteiro e traseiro, por tanto em relação a tr4 é o seguinte:

4x2 = somente roda traseira
4x4 continuo = ativa o diferencial sentral.
4x4 com bloqueio de diferencial = sistema sem diferencial central, o eicho dianteiro roda na mesma velocidade do traseiro.

[]'s

shimomoto
20/06/2007, 20:47
Para ilustrar o que o Edubelém explicou, anexo um arquivo contendo desenhos e explicação (em inglês) de como funcionava a Quantum Syncro (4x4 permanente com diferencial central)

Abraços

pirel
20/06/2007, 23:38
Então quer dizer que eu posso andar na TR4 com a tração 4x4 continua ligada mesmo no asfalto seco?

shimomoto
21/06/2007, 00:02
Se ela tiver diferencial central (não conheço o funcionamento do TR-4) e ele estiver DESBLOQUEADO pode.

Abs

edubelem
21/06/2007, 08:23
Então quer dizer que eu posso andar na TR4 com a tração 4x4 continua ligada mesmo no asfalto seco?

Sim, porem por se tratar de um motor c/ baixo torque, o consumo vai se elevar bastante, a mit deve ter desenvolvido assim, p/ diminuir o consumo, e aconselho a utilização como especificada no manual.

[]'s

ramonpoa
21/06/2007, 10:37
Realmente, aquela reportagem do Globo esporte foi um "veneno" no povão, que não anda com um 4x4....

Esses dias meu irmão pegou a HILUX e já foi engatando o 4x4 Hi, no asfalto seco, para dar maior "segurança e esportividade".....

..... até convencê-lo que ia fritar o conjunto foi uma longa história...

wagnerf
21/06/2007, 10:48
Então quer dizer que eu posso andar na TR4 com a tração 4x4 continua ligada mesmo no asfalto seco?



Isto ai se vc estiver na primeira fase da t-case dela aonde o diferencial central esta atuando pode sim, mas como o Edu disse gastar mais, e perder um pouco de rendimento.

SÉRGIO HOLANDA
21/06/2007, 12:14
:concordo::concordo::concordo:

Grande shimomoto,


adonde arrumaste um arquivo desse da Quantum europeia??? muito bom o arquivo, pois assim deixa uma Wikipédia para nós aqui do fórum...valeuzzzz


Sérgio Holanda


Para ilustrar o que o Edubelém explicou, anexo um arquivo contendo desenhos e explicação (em inglês) de como funcionava a Quantum Syncro (4x4 permanente com diferencial central)

Abraços

murilloaquino
21/06/2007, 12:18
A TR4 tem sim a possibilidade de andar com a tração 4x4 no asfalto seco.Agora não há necessidade, pois a mesma possui roda livre dianteira e quando não está em uso, diminui bastante o consumo...

Ronaldo Andrade
21/06/2007, 13:16
Não acho asneira não. A tração 4x4 não é só pra andar na lama não...


Walter

É asneira sim e das grandes.
Se não tiver diferencial central, vai forçar todo o sistema, podendo quebrar com o tempo. Não foi feito para usar em pisos com aderencia.
Tente fazer uma curva fechada ou uma manobra com 4x4 engatado no asfalto e vai entender. A roda traseira interna tende a rodar em falso.
Em um Ram com 3ton, pode imaginar o stress causado.


[s]

samukanvas
21/06/2007, 13:29
Pô galera, vcs tão de sacanagem né? :roll:

Andar de 4x4 (em veículos sem dif. central) só em piso sem aderência (leia-se terra pra cima). Nem na chuva pode... aliás, na chuva prejudica e muito a estabilidade. Tudo se resume a antecipação. É lógico que um carro em 4x4 vai "freiar" mais no meio da curva e distribuir a força melhor que um mesmo carro em 4x2, mas só nesse momento e só quando vc entrou numa curva a 200 e a mesma era pra ter sido feita a 80. Só. Se vc errou a freiada, no 4x4 acredito que, quando reduzir, o diferencial traseiro não vá travar com a facilidade que travaria em 4x2. De resto, ao entrar numa curva, o carro vai reagir como se tivesse bloqueio 100% nos dois eixos... vai ser cuspido pra fora da curva... o volante sempre terá a tendência de querer ficar reto e fará muita força pra isso... :concordo:

Como são burros os engenheiros da subaru e da mitsubishi.... se eles tivessem ouvido o pessoal do fórum os wrx e os evo usariam o sistema da f-250. Isso aumentaria em muito a estabilidade dos carros que são conhecidos por já fazerem bastante curva... :putz:

Justamente por usarem um tal diferencial central.... :rolleyes:

Pessoal aqui tá reinventando a roda.... :shock:

Abs

Ronaldo Andrade
21/06/2007, 13:37
Pô galera, vcs tão de sacanagem né? :roll:

Andar de 4x4 (em veículos sem dif. central) só em piso sem aderência (leia-se terra pra cima). Nem na chuva pode... aliás, na chuva prejudica e muito a estabilidade. Tudo se resume a antecipação. É lógico que um carro em 4x4 vai "freiar" mais no meio da curva e distribuir a força melhor que um mesmo carro em 4x2, mas só nesse momento e só quando vc entrou numa curva a 200 e a mesma era pra ter sido feita a 80. Só. Se vc errou a freiada, no 4x4 acredito que, quando reduzir, o diferencial traseiro não vá travar com a facilidade que travaria em 4x2. De resto, ao entrar numa curva, o carro vai reagir como se tivesse bloqueio 100% nos dois eixos... vai ser cuspido pra fora da curva... o volante sempre terá a tendência de querer ficar reto e fará muita força pra isso... :concordo:

De resto, como são burros os engenheiros da subaru e da mitsubishi.... se eles tivessem ouvido o pessoal do fórum os wrx e os evo usariam o sistema da f-250. Isso aumentaria em muito a estabilidade dos carros que são conhecidos por já fazerem bastante curva... :putz:

Justamente por usarem um tal diferencial central.... :rolleyes:

Pessoal aqui tá reinventando a roda.... :shock:

Abs

Grande Rodrigão

Até que enfim alguma lucidez no tópico. :palmas::palmas::palmas:

No inicio disseram que usavam 4x4 direto, depois foram mudando, que era só em determinadas situações, etc , bla, bla, bla.

Uso muito minha Ram em estradas de terra e qdo tem muito cascalho, em subida, onde ela patina muito, daí sim eu ligo o 4x4HI.
Mas se acelero forte, dá para notar as investidas para todo lado conforme as inclinações e imperfeições da estrada.
No alfalto, tbem já usei em arrancadas mais fortes, para não ficar parado no mesmo lugar com os 456HP da bichinha.
Mas usar direto em estrada? Molhada ou não, não importa. Não vai trazer mais segurança. Pode até ser o contrário.
Mas acho que em anos de estudos os engenheiros das fábricas estão totalmente errados. Por isto não recomendam o uso em piso com aderencia. :mrgreen:


[s]

Walter L. L. Casitta
21/06/2007, 14:01
Eu fico impressionado com cai nego de pára-quedas dentro de um tópico desse tipo.

Porque vocês não lêem o tópico todo antes de postar?

samukanvas
21/06/2007, 14:36
Walter, eu lí o tópico.... tem um monte de gente dizendo que melhora a estabilidade, mas não melhora. ´Pra mim existe uma única situação de risco: Quando vc vem muito rápido e entra em curva lenta. Aí pra melhorar a distribuição de peso eu acho que o 4x4 faz diferença, mas só em frenagem. Começou a acelera ou passou o risco, deskaralha tudo.

Geralmente o pessoal reduz e como o peso está na frente + peso extra da frenagem, o diferencial traseiro fica muito "leve" pra receber toda a força da redução de marcha. Por isso, se estiver com o 4x4 ligado, essa distribuição será melhor. Só...

No auto esporte nego vive querendo apostar corrida... e vivem falando merda.... antigamente que era bom... chamavam pilotos de verdade pra dar o "parecer" sobre o comportamento dos carros... agora virou revista eletrônica estilo 4 rodas...... :rolleyes:

samukanvas
21/06/2007, 14:39
Ronaldão, sabendo que vc vai ao paraguai sempre pra trazer produtos xing ling, duvido que nessa ram não tenha coisa da "banks" :mrgreen: Karaleo ronaldão... 456cv.... que legal :dance:Diz aí a diferença do que era pra agora?

EDIT: já lí na assinatura.... sou uma mula mesmo.... :mrgreen:

Walter L. L. Casitta
21/06/2007, 14:49
Walter, eu lí o tópico.... tem um monte de gente dizendo que melhora a estabilidade, mas não melhora. ´Pra mim existe uma única situação de risco: Quando vc vem muito rápido e entra em curva lenta. Aí pra melhorar a distribuição de peso eu acho que o 4x4 faz diferença, mas só em frenagem. Começou a acelera ou passou o risco, deskaralha tudo.

Geralmente o pessoal reduz e como o peso está na frente + peso extra da frenagem, o diferencial traseiro fica muito "leve" pra receber toda a força da redução de marcha. Por isso, se estiver com o 4x4 ligado, essa distribuição será melhor. Só...

No auto esporte nego vive querendo apostar corrida... e vivem falando merda.... antigamente que era bom... chamavam pilotos de verdade pra dar o "parecer" sobre o comportamento dos carros... agora virou revista eletrônica estilo 4 rodas...... :rolleyes:

Primeiro compra uma 4x4 pra você e depois a gente conversa...:concordo:

Ric Mac
21/06/2007, 14:59
Primeiro compra uma 4x4 pra você e depois a gente conversa...:concordo:

Pô Walter, não fala isto, o Rodrigo não sei se ainda tem mas, com certeza teve 4x4. Aliás eu o conheci pessoalmente em uma trilha em Lumiar-RJ.
Se não oferece nenhum risco de quebra, por quê em todos os manuais de 4x4 part-time é altamente desaconselhada a utilização de 4x4 em terreno com aderência?

samukanvas
21/06/2007, 15:03
Primeiro compra uma 4x4 pra você e depois a gente conversa...:concordo:

Walter, pra que isso cara? tô falando numa boa... :concordo:

Em casa temos 1 hilux nova e 1 sw4 nova (eu e meu véio). Eu tenho uma xj 98 (da patroa) e outra 91.

Já tive, frontier, l200 (nova e quadrada, auto e mec), s10 (2.5 e 2.8), toy (as que vc já leu e mais sw4 3.0t antiga e hilux cd 3.0t antiga), ranger (todas, inclusive a eletrônica), f-250 (todas, menos a 4x4). Não me lembro mais... meu pai é viciado em pick up e de vez em quando eu compro um carro dele quando pagam pouco na troca. Mas eu e ele não temos carros nossos... é tudo em comum. Eu gosto de gol 1000... ninguem me enche o saco de gol 1000. E como não tem muita vaga no ap dele, ele deixa sempre alguma coisa lá em casa... daí eu experimento "a moda da casa".

Bom, sobre qual vc quer falar?

samukanvas
21/06/2007, 15:08
Pô Walter, não fala isto, o Rodrigo não sei se ainda tem mas, com certeza teve 4x4. Aliás eu o conheci pessoalmente em uma trilha em Lumiar-RJ.
Se não oferece nenhum risco de quebra, por quê em todos os manuais de 4x4 part-time é altamente desaconselhada a utilização de 4x4 em terreno com aderência?

Faz tempo isso heim Ric? :mrgreen: A frontier foi a que eu mais gostei cara. De vez em quando bate até uma saudade...

Eu estou tentando explicar meu ponto de vista em uma situação que acredito ser beneficiada pelo uso de 4x4 ou não. Não estou tirando a razão de ninguém... só explicando meu conceito. Mas tá foda... só malcriado... :mrgreen:

Abs

EDITANDO: Hotelzinho bacana aquele heim? muito legal....

EDITANDO 2: Foi por causa da frontier que eu conhecí o Marcelo Carvalhal (ele que me vendeu indiretamente o carro) e por causa de mim que ele tá no fórum... :mrgreen: ok... mil desculpas por isso.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Walter L. L. Casitta
21/06/2007, 15:17
Pô Walter, não fala isto, o Rodrigo não sei se ainda tem mas, com certeza teve 4x4. Aliás eu o conheci pessoalmente em uma trilha em Lumiar-RJ.
Se não oferece nenhum risco de quebra, por quê em todos os manuais de 4x4 part-time é altamente desaconselhada a utilização de 4x4 em terreno com aderência?

Ele afirmou que 4x4 não melhora a estabilidade, então estou supondo que ele ainda não dirigiu um 4x4.
O manual esta certíssimo, mas como nós não somos pessoas alienadas ou pelo menos tento não ser então vou experimentando por aqui...

Ric Mac
21/06/2007, 15:19
Parador Lumiar.....

Te mandei uma MP, Em agosto vai rolar em Teresópolis um encontro com o pessoal da Azzurra, depois te passo os detalhes.
E no Sabado vai rolar uma brincadeira no campo de Gericino, pode ser legal!!!!!

abs

Ronaldo Andrade
21/06/2007, 15:20
Primeiro compra uma 4x4 pra você e depois a gente conversa...:concordo:

Walter

É uma pena o seu estilo de discussão.
Se discordam de vc, é motivo para briga.

Voce diz para eu comprar um 4x4? :pensativo:
Só tenho meia duzia de 4x4.(Não coloco os outros na assinatura, pois não são usados em trilhas, nem mesmo em estradas de terra, e são AWD) E desde muitas eras passadas.
E não caí de para-quedas. Li todas as msgs.
E por acaso tenho um dos carros do tópico. (Ram 4x4) Então posso opinar sobre ele. Sobre a F250, não conheço.
E continuo achando errado andar de 4x4 sempre. (Agora vc diz que é só qdo precisa)

Mas enfim, cada um faz o uso de seu carro como quiser. Afinal o $$ é seu.


Ronaldo

Walter L. L. Casitta
21/06/2007, 15:20
Walter, pra que isso cara? tô falando numa boa... :concordo:

Em casa temos 1 hilux nova e 1 sw4 nova (eu e meu véio). Eu tenho uma xj 98 (da patroa) e outra 91.

Já tive, frontier, l200 (nova e quadrada, auto e mec), s10 (2.5 e 2.8), toy (as que vc já leu e mais sw4 3.0t antiga e hilux cd 3.0t antiga), ranger (todas, inclusive a eletrônica), f-250 (todas, menos a 4x4). Não me lembro mais... meu pai é viciado em pick up e de vez em quando eu compro um carro dele quando pagam pouco na troca. Mas eu e ele não temos carros nossos... é tudo em comum. Eu gosto de gol 1000... ninguem me enche o saco de gol 1000. E como não tem muita vaga no ap dele, ele deixa sempre alguma coisa lá em casa... daí eu experimento "a moda da casa".

Bom, sobre qual vc quer falar?

Então quando eu chegar nos meus 94 anos terei tido um monte também e então conversaremos...:concordo:

Walter L. L. Casitta
21/06/2007, 15:24
Walter

É uma pena o seu estilo de discussão.
Se discordam de vc, é motivo para briga.

Voce diz para eu comprar um 4x4? :pensativo:
Só tenho meia duzia de 4x4.(Não coloco os outros na assinatura, pois não são usados em trilhas, nem mesmo em estradas de terra, e são AWD) E desde muitas eras passadas.
E não caí de para-quedas. Li todas as msgs.
E por acaso tenho um dos carros do tópico. (Ram 4x4) Então posso opinar sobre ele. Sobre a F250, não conheço.
E continuo achando errado andar de 4x4 sempre. (Agora vc diz que é só qdo precisa)

Mas enfim, cada um faz o uso de seu carro como quiser. Afinal o $$ é seu.


Ronaldo

Não falei pra você. Falei pro samukanvas!

Ronaldo Andrade
21/06/2007, 15:29
Não falei pra você. Falei pro samukanvas!




Mas vesti a carapuça, pois vc disse: "Como tem nego que cai de para-quedas."

Justo comigo, que procuro postar poucas msg, para não falar besteira, sobre assuntos que não domino bem.
Em boca fechada não entra mosquito.
E logo vc que é mineiro (tbem sou) e deveria usar a sabedoria dos "mineirins".
Mas deixa prá lá.


[s]

Ric Mac
21/06/2007, 15:30
Então quando eu chegar nos meus 94 anos terei tido um monte também e então conversaremos...:concordo:

Walter,

Além da Frontier eu possuo um Tucson 2.7 V6 4x4 Aut. Ele conta com 4x4 integral acionada eletronicamente com diferencial central que pode ser bloqueado por controle no painel.
Na subida da Serra de Petrópolis ele entra em ação, bem como o controle de tração, mas sempre desbloquado. Uma vez eu subindo acionei o bloqueio, e as mudanças foram sensíveis, nas retas, acelerações e desacelerações o carro ficou muito na mão mas, ao fazer curva, tinha que forçar muito a direção, em baixa velocidade nem se fala, ou o pneu arrasta ou pára o carro quando o bloqueio está acionado.
A mesma situação quando em chuva, o comportamento foi muito diferente, o carro na mão mas a cada curva o controle de tração entrava, foi só liberar o bloqueio que voltou ao normal. Na S10 que tive, andava com 4x4hi em toda chuva mais forte mas era um motor de 97cv (se me lembro bem)...

Isto por experiência própria....

Sou partidário a 4x4 em asfalto só com diferencial central, mas igual a T-Case de quem o faz não é minha......

abraço

samukanvas
21/06/2007, 15:33
Parador Lumiar.....

Te mandei uma MP, Em agosto vai rolar em Teresópolis um encontro com o pessoal da Azzurra, depois te passo os detalhes.
E no Sabado vai rolar uma brincadeira no campo de Gericino, pode ser legal!!!!!

abs

Cara, brigadão pelo convite!!! :concordo: Vou responder sua mp já já. Quando eu estiver mais tranquilo e conversar com a patroa... ela manda sabe? :mrgreen:



Walter, desculpa atrapalhar seu tópico. :concordo: Tentarei não voltar mais.

Abs a todos.

PS: Ronaldão... tem zoação minha no tópico "outros" :mrgreen:

edubelem
21/06/2007, 15:54
Opa! Acho que cheguei atrasado, tava procurando a pipoquinha, já acabou?:roll:

Já ia dizer que nas L-200, ocorre um aquecimento na case quando se aciona a tração he he he ....:twisted::twisted::twisted:

[]'s

Walter L. L. Casitta
21/06/2007, 16:09
Mas vesti a carapuça, pois vc disse: "Como tem nego que cai de para-quedas."

Justo comigo, que procuro postar poucas msg, para não falar besteira, sobre assuntos que não domino bem.
Em boca fechada não entra mosquito.
E logo vc que é mineiro (tbem sou) e deveria usar a sabedoria dos "mineirins".
Mas deixa prá lá.


Caro Ronaldo,

Deixa-me colocar ordem na coisa.

Isso aí entre aspas foi mesmo dirigido a você juntamente com o samukanvas. A parte do não ter 4x4 foi só ao samukanvas.
Peço desculpas a você se fui indelicado, injusto ou sei, mas não tive a intenção de te ofender ou desrespeitar...

NABO (RENATO)
21/06/2007, 18:17
Pessoal voltando ao assunto, não concordo com quem ta falando que 4 x 4 não melhora estabilidade, pois com certeza melhora a dodge em estrada de terra patina a toa por isso uso 4x4 na terra, qualquer subida com um pouco de areia pode ligar a tração senão não sobe e garanto que judia menos do que fica patinando no 4x2 . Em dia de chuva (bastante chuva) 4x4 hi pode ser usado normalmente pois a dodge não possui bloqueio e o freio dela é a disco com sistema parecido com ABS nas 4 evitando qualquer jogada a mais ou uma pior freagem como falaram ai pra tras, isso falando da dodge ram sobre a 250 ja não sei.

Ronaldo Andrade
21/06/2007, 18:57
caro amigo, vai me desculpar, a teoria é bonita e cheio de graça mas na pratica n é assim, se um dia poder ter o prazer de pilotar uma ram por muito tempo se arrependerá das palavras ditas.

Tenho uma ram 2500 05/05, apos os 130kmh, qualquer irregularidade no asfaltao a bicha sacode tudo, da até medo. no 4x4 isso n acontece nemaos 180. mesma coisa na terra, na terra acima de 60 km/h ao passar em terra q trepida ela sai de lado e só muito braço mesmo pra segurar, no 4x4 vc anda como se tivesse em asfalto de lixa, ela nem rabeia.

:parede:

um gde abraço

Xandibh

Se for algo parecido com o seguinte:
Como um cachorro molhado que se sacode todo, isto se "Death Wobble".
Dê um pesquisada nos forums americanos e vai achar muita informação.
Só acontece em veículos com eixo rígido na frente.
Pode ser devido a folgas na trackbar (Panhard), terminais de direção ou amortecedor de direção em mau estado.
Mas em 90% dos casos se deve a alinhamento.
Deve-se deixar com o menor caster positivo e a maior convergencia possível, dentro dos parametros recomendados pela fábrica.
Pode-se andar até 180 km/h deste que não se pegue nenhuma ondulação, tipo remendo ou entrada de ponte, que começa o movimento harmonico e deve-se frear com força e trazer a velocidade para 100 km/h para parar o movimento.
Apareceu na minha ZJ qdo levantei e consertei com alinhamento correto, segundo informaçoes do fabricante do kit de suspensão e tbem ajuda dos forums.

http://www.kevinsoffroad.com/techarticles/deathwobble.html

http://www.flat-6.net/forum/archive/index.php/t-9377.html

http://www.jeepforum.com/forum/printthread.php?t=36942



[S]

Ronaldo Andrade
21/06/2007, 19:04
Outras duas respostas sobre o death wobble:

----- Original Message -----
From: Tracy Baker
To: Ronaldo Andrade
Sent: Wednesday, January 12, 2005 5:41 PM
Subject: RE: Wobble ZJ 5.9L 98


Hi Ronaldo,
It sounds like you alignment has not been done correctly. We suggest having your alignment put at:
Caster at Minimum per the factory specs and
Tow At Maximum per the factory specs.

Sorry, we do not have the actual numbers of the factory specifications.

Hope this helps.

Tracy A. Baker
Rubicon Express Sales
916-473-4618 direct line
866-284-9698 fax
Tracy@rubiconexpress.com

-----Original Message-----
From: Ronaldo Andrade [mailto:ronaldo@cambuci.com]
Sent: Monday, January 10, 2005 6:56 AM
To: sales2
Subject: Wobble ZJ 5.9L 98


Dear Sirs

I live in Brazil and own a TJ 4.0L 99 and a ZJ 5.9L 98.
ZJ is like new, I bought it 0 Km (today is with 54.000 km = 33.500 mi)

I have no problem with the TJ. It is with a 8" kit from Skyjacker and 37"
tires Boggers (no bumpsteer and no wobble).

But 2 months ago, I instaled a RE kit 3.5" in the ZJ and I'm afraid it can
cause an acident. (RE8005 3.5" ZJ Super-Ride)
When the car hits a bump in speeds over 110 km/h, it seems that it will
desintegrate.
The tires are Goodyear Wrangler HP 245/70x16, because I don't know if I
will keep this kit, unless I can solve the problem.
(I intend to buy 32" tires, when and if the problem is over.)
Shocks are new (Rancho 9000X)
Steering stabilizer is original.

Alignment numbers are:
Caster (L)(R) : +6 37 and +7 45 (degrees and minutes)
Camber : -1 01 and -0 25
Convergence (toe in??) : +0 03 +0 03 total: +0 06

Can you help me?

Thank you very much and best regards,

Ronaldo


Hi Ronaldo,
Yes, the RE9900's will fit your ZJ.

However, death wobble is a alignment issue. We suggest having the vehicle professionally aligned and ask the mechanic to set the specs at:
Caster @ Minimum
Tow @ Maximum
This will straighten your vehicle out and stop if from having the death wobble.

Instead of the drop down brackets. I would suggest purchasing lower adjustable control arms OR, get rid of the coil spring spacers. As far as the ride quality, the shocks may be on the stiff side. You can always change out the shocks.

Tracy A. Baker
Rubicon Express Sales
916-473-4618 direct line
866-284-9698 fax
Tracy@rubiconexpress.com

shimomoto
21/06/2007, 19:29
:concordo::concordo::concordo:

Grande shimomoto,


adonde arrumaste um arquivo desse da Quantum europeia??? muito bom o arquivo, pois assim deixa uma Wikipédia para nós aqui do fórum...valeuzzzz


Sérgio Holanda

Grande Sérgio

Esse artigo estava num site russo (!) que só tem manual de Volkswagen. É muito dificil fuçar nesse site por causa da lingua (com todos aqueles "n" e "r" ao contrário). O site é http://volkswagen.msk.ru/ . Achei muito tempo atrás e não estranhe que o site é lento.

Um grande abraço do amigo forista

Shimomoto (Daniel)

(Parece que o tópico andou meio rápido..fiquei algumas horas sem entrar e de repente minha mensagem ficou para trás)

SÉRGIO HOLANDA
22/06/2007, 08:46
:concordo::concordo::concordo:

Grande Daniel,


Putz, muito material neste site, a bronca é o russo, meu inglês já é fraco imagina o russo...mas o site tem muitos links e vou entrar neles...afinal depois das Toyotas sou apaixonado por VW...

abrs,

Sérgio Holanda



Grande Sérgio

Esse artigo estava num site russo (!) que só tem manual de Volkswagen. É muito dificil fuçar nesse site por causa da lingua (com todos aqueles "n" e "r" ao contrário). O site é http://volkswagen.msk.ru/ . Achei muito tempo atrás e não estranhe que o site é lento.

Um grande abraço do amigo forista

Shimomoto (Daniel)

(Parece que o tópico andou meio rápido..fiquei algumas horas sem entrar e de repente minha mensagem ficou para trás)

Loyer
22/06/2007, 09:04
rs rs ta engraçado isso aqui. Daqui a pouco o pessoal ta postando quantas casas, apartamentos, relógios caros tem.
Que isso pessoal, manera ai.
Ps: Ai se a Receita dá uma passada por aqui... brincadeira.
Abraço.

NABO (RENATO)
22/06/2007, 10:38
Ronaldo Andrade você ta dizendo que a dodge não tem estabilidade pelo que eu entendi, então vc deve estar com a calibragem que sai de fabrica 60 libras por isso que é dura , ma minha dodge estou com pneu yokohama 315/r70/17 com 40 libras muda totalmente a caminhonete, concordo que a f250 é bem mais macia mas em termos de estabilidade tenho minhas duvidas.

NABO (RENATO)
22/06/2007, 10:42
desculpa Ronaldo quem falou sobre a estabilidade foi o Xandi.

Ronaldo Andrade
22/06/2007, 10:45
Ronaldo Andrade você ta dizendo que a dodge não tem estabilidade pelo que eu entendi, então vc deve estar com a calibragem que sai de fabrica 60 libras por isso que é dura , ma minha dodge estou com pneu yokohama 315/r70/17 com 40 libras muda totalmente a caminhonete, concordo que a f250 é bem mais macia mas em termos de estabilidade tenho minhas duvidas.


Renato

Não, eu não disse que ela não tem estabilidade. Muito pelo contrário.
Tem e muita.
Alguem aí acima disse que ela apresenta um problem, que tbem já tive, que é qdo passa por alguma irregularidade no asfalto em velocidade superior a 130km/h, apresenta um tremedeira, chamada death wobble.
Parece um cachorro molhado se scudindo para tirar a agua.
Deve-se pisar no freio com força e diminuir a velocidade para uns 90 km/h para parar o movimento harmonico.
Só quem já passou por isto vai entender o que estou falando.
Se vc estiver sem cinto, vai para no chão como tudo que estiver dentro da cabine. :mrgreen:

Maranguas
22/06/2007, 10:46
Esse pessoal ai que defende o uso do 4x4hi em estradas asfaltadas, deveriam pegar essas carretas truncadas e carregadas ate o talo, em uma descida de serra... queria ver oq iriam sugerir... talvez descer com o freio de mao puxado... :P

Walter L. L. Casitta
22/06/2007, 11:16
Esse pessoal ai que defende o uso do 4x4hi em estradas asfaltadas, deveriam pegar essas carretas truncadas e carregadas ate o talo, em uma descida de serra... queria ver oq iriam sugerir... talvez descer com o freio de mao puxado... :P

haaaahaaaaa! O que é essa tal de carreta truncada? :lol::lol::lol::lol:

edubelem
22/06/2007, 11:21
:concordo::concordo::concordo:

Grande Daniel,


Putz, muito material neste site, a bronca é o russo, meu inglês já é fraco imagina o russo...mas o site tem muitos links e vou entrar neles...afinal depois das Toyotas sou apaixonado por VW...

abrs,

Sérgio Holanda
:D:D
he he he he.. tem escrito 2 ton e entendí 2g... :pensativo: bora, passat, golf... paresse ser bom o site, isso se o cara não estiver chingando agente:confused:

Maranguas
22/06/2007, 12:10
haaaahaaaaa! O que é essa tal de carreta truncada? :lol::lol::lol::lol:

com três eixos :P

samukanvas
22/06/2007, 12:18
, pois com certeza melhora a dodge em estrada de terra patina a toa por isso uso 4x4 na terra, qualquer subida com um pouco de areia pode ligar a tração senão não sobe e garanto que judia menos do que fica patinando no 4x2 .

Ninguem nesse tópico disse pra vc fazer o contrário do que narrou. O que falaram foi pra não usar 4x4 no asfalto porque não melhora a estabilidade. Nem mesmo chuvendo. Dá uma lida de novo que vc vai ver. :concordo:

NABO (RENATO)
22/06/2007, 12:19
sobre a tremedeira da ram quando passa por buracos ja ouvi falar comigo ainda não aconteceu, mas ouvi falar que estão colocando mais um amortecedor de direção e esta ajudando bastante, e o que esta acontecendo é um desgaste muito rapido dos terminais de direção.Mas por enquanto tão trocando tudo na garantia enquanto tiver .

Ronaldo Andrade
22/06/2007, 15:38
sobre a tremedeira da ram quando passa por buracos ja ouvi falar comigo ainda não aconteceu, mas ouvi falar que estão colocando mais um amortecedor de direção e esta ajudando bastante, e o que esta acontecendo é um desgaste muito rapido dos terminais de direção.Mas por enquanto tão trocando tudo na garantia enquanto tiver .

Na minha trocaram a Panhard e o amortecedor de direção na garantia.
Mas o que resolve mesmo é um alinhamento com quem sabe fazer.

Agora com o novo kit de suspensão, veja o amortecedor de direção da KORE, que pode-se colocar até 200 lbs de pressão de nitrogenio.

Hoje fui medir a pressaõ em um posto e estava só com 36lbs e o calibrador do posto só conseguiu colocar 81lbs.
Qdo eu conseguir colocar as 200 lbs acho que vai ficar muito bom.

Veja a foto:

Edintruder
22/06/2007, 16:05
Ontem de noite quando voltava para casa resolvi acionar o 4x4 no asfalto seco para ver o que acontecia, tem uma curva em S que de monza a 100 km/h cantava os pneus, na Ranger tem que fazer a 105km/h para cantar os pneus (33" com bl) ontem fiz essa curva a 105 em 4x4hi e os pneus nem piaram, o interessante é que não teve nenhuma tendência de escapar a traseira e nem a dianteira, realmente fica mais equilibrada. Na areia isso eu notei logo quando eu comprei a Ranger, mas no asfalto seco nunca tinha experimentado. Em relação à forçar algo, normalmente escuta-se da caixa de transferência um ruido extra ao rodar na areia em 4x4, mas no asfalto acima de 70 km/h não gera ruído nenhum e nem demonstra esforço extra ao motor.
Bem interessante.

savieto
03/07/2007, 00:51
Dah uma olhadinha no óleo de cambio e diferencial qndo realizar a troca.. repara se nao vai ficar com muitos "farelos" de metal acima do normal

ivogusmao
28/01/2008, 03:11
bem como o forum acabou se resumindo sobre tração, eu acho que esse negocio de traçar carro e pra facilitar a vida de quem nao tem as manhas do carro, independente de asfalto ou não, exemplo morei 1 ano e meio em fortaleza, tem uma praia chamada cumbuco, meninos de 12anos pegava gol, palio... que turistas alugavam e andavam com eles nas dunas, apenas secavam o pneu, antes morava no maranhão em 1996 meu pai tinha f 1000 a gasolina, e andava em terreno cheio de lama, as vezes atolava, mas nada que não tinha como solucionar, entao acho que facilita, tipo hj todos nossos carros possuem tração 4x4 mais e igual falei e pra resolver a vida de quem nao sabe dirigir direito igual esses meninos de Cumbuco-CE, tenho 250 4x4 viajei pro ceara caindo maior chuva, 120 ,130 k e nao deslisou, muito firme, e olha que as estradas daqui sao piores que do sul.

F. França
29/10/2008, 16:36
Sempre Na Chuva, Certo Ou Não Eu Aciono O 4x4 Hi E Sinto Que O Carro "gruda" Mais Sim.
A Questão De Sentir O Motor Forçando Nunca Vi Também.

Abraços

Viking
30/06/2009, 00:17
Olá pessoal, tenho algumas dúvidas com relação a estas camionetes, principalmente quanto à manutenção das mesmas... tenho lido tudo o q encontro sobre elas, inclusive aqui no fórum existem vários tópicos, mas infelizmente tem pouca informação sobre o q eu realmente gostaria de saber: qual das duas é mais resistente e dá menos defeitos? Lendo os tópicos já existentes vi q varios participantes utilizam uma ou outra picape, mas o pessoal quase não postou nada quanto aos defeitos q foram aparecendo com tempo...
Na dodge muita gente reclama de problemas no câmbio e da tremedeira "death wooble"... mas a maioria q reclama desses problemas usa ou usou algum chip para aumentar a potência/torque do motor e/ou usa pneus 35 ou 37 polegadas... será q esses problemas tbm aparecem frequentemente nas camionetes deixadas originais?
Quanto a 250 achei muito pouca informação, e até agora nada q pudesse manchar a reputação da picape, mas pelo menos aqui no MS tem muito mais Ram rodando do q 250 4x4. Tem tanta Ram q fica ate difícil achar alguem q tenha a 250 4x4 pra passar as reais impressões da camionete.
Por fim, sei q praticamente todos os motores diesel common rail têm tido algum tipo de problema com o diesel nacional, seja entupimento de filtros ou problemas nos bicos e na bomba de alta pressão... alguém saberia responder com qual quilometragem os cummins têm reclamado, ou até mesmo se eles têm apresentado menos problemas q as outras marcas?
Agredeço antecipadamente a todos q puderem postar qualquer informação sobre as duas camionetes e antes q eu me esqueça, gostaria de parabenizar todos os integrantes do fórum, realmente tem bastante informação por aqui, uma verdadeira fonte de pesquisa pra quem gosta de 4x4. Vlw!

Jera
30/06/2009, 01:51
tem orkut??? dá uma olhada lá....apesar de ter um monte de baboseiras, um ou outro topico tem gente falando coisas interessantes.
na ram vi algumas pessoas com problemas no cambio e na parte de suspensão dianteira ou alguma coisa a ver com a direção.
na f-250 algumas pessoas tiveram problemas com o motor quanto a aquecimento.
mas todos problemas foram resolvidos pelas montadoras na garantia.

pelo oq lí na net, as revisoes da ram fica tudo acima de mil reais, chegando 2500. e o consumo fica entre 5 e 8km/l. já a f250 faz entre 7 e 10km/l.

se vc não se importa mt com os preços da revisão e vai ficar com o carro apenas o tempo da garantia, vai de ram.
agora se vai ficar mais tempo com o carro, vai de f-250.

cRiPpLe_rOoStEr
30/06/2009, 03:46
antes da ram passar a vir com o motor 6.7, usava o 5.9 que tem as peças internas parecidas com as do 3.9 da f250, aí até facilitava bastante a reposição de peças, ainda mais por ser bastante parecido com os usados em caminhões ford cargo e microônibus agrale... não tem maiores preocupações quanto ao motor, já o câmbio se torna um pouco mais complicado por não ter similares no mercado nacional... a ram tem a vantagem de ser mais resistente, dimensionada para trabalho pesado, e a diferença de preços não é tão desfavorável devido a benefícios fiscais por ser importada do méxico...

TarsoDL
10/07/2009, 15:25
Hoje esteve aqui na firma uma f250, me apavorei da capacidade de carga desta pkp. foto abaixo. reparem tambem que os pneus MUDTerrain da BFG nem bochecha fizeram. a bomba deve pesar quase 1300kg.

cRiPpLe_rOoStEr
10/07/2009, 22:10
Hoje esteve aqui na firma uma f250, me apavorei da capacidade de carga desta pkp. foto abaixo. reparem tambem que os pneus MUDTerrain da BFG nem bochecha fizeram. a bomba deve pesar quase 1300kg.

naquela plaqueta de identificação diz que a capacidade de carga é de 1150kg, cerca de 2500 libras...

murilloaquino
11/07/2009, 17:07
Saiu a super dutty com uma susp traseira mais reforçada e motor cummins de 4 cilindros mecanico com capacidade de carga de 1500 kg...

cRiPpLe_rOoStEr
11/07/2009, 21:22
Saiu a super dutty com uma susp traseira mais reforçada e motor cummins de 4 cilindros mecanico com capacidade de carga de 1500 kg...

não tenho certeza, mas acho que logo que lançaram a f250 todas as diesel eram com esse motor, que na época equipava o cargo 814, não só a super duty...

TarsoDL
12/07/2009, 19:39
não tenho certeza, mas acho que logo que lançaram a f250 todas as diesel eram com esse motor, que na época equipava o cargo 814, não só a super duty...

a primeira leva de f250 com motor 6 cilindros era MWM, não sei as 4 cilindros.....

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 19:49
a primeira leva de f250 com motor 6 cilindros era MWM, não sei as 4 cilindros.....

as 4 cilindros eram cummins... mesmo motor do carguinho... mas como o perfil da f250 é mais "cueca de seda" como definiu outro membro do forum, não lembro agora se foi o tio eddie ou o dieselboy, prevaleceu o 6 canecos... a propósito: um irmão do meu padrinho está com uma f250 99 com 4 cilindros...

TarsoDL
12/07/2009, 20:00
as 4 cilindros eram cummins... mesmo motor do carguinho... mas como o perfil da f250 é mais "cueca de seda" como definiu outro membro do forum, não lembro agora se foi o tio eddie ou o dieselboy, prevaleceu o 6 canecos... a propósito: um irmão do meu padrinho está com uma f250 99 com 4 cilindros...


não sei se seria bem a expressao "cueca de seda"a mais adequada para f250, acho que seria "dinheiro a dar com pau". vai ser cara assim la longe...

Sérgio Ricardo Jacobsen
12/07/2009, 20:42
não sei se seria bem a expressao "cueca de seda"a mais adequada para f250, acho que seria "dinheiro a dar com pau". vai ser cara assim la longe...
Ta loko Tarso?
Eu tenho uma 250 XLT 4x4 2008, paguei por ela zero km R$ 94.500,00. Ela foi direto pra fazenda, da onde sai muito pouco, ótima de trabalho e péssima para cidade grande, maioria das garagens em Poa não entrava, "era muito alta", mas na época estava procurando outra para mim utilizar no trabalho e dia a dia, sou agronomo, olha estes preços,RAM R$ 139.000,00, ranger xlt 4x4 R$ 93.500,00, Nissan SEL R$ 117.000,00, toyota srv R$ 127.000,00, MIT outdoor R$ 89.000,00, S10 ,esqueci a versão, R$ 84.000,00, Actyon Sports R$ 110.000,00, comprei mais inicialmente pelo negocio, receberam meus dois carros ( strada, Ka) no total me saiu por +/- R$90.000,00. ou seja, a 250 é +/- mesmo preço da maioria, ta na média, e muito mais pkp no trabalho pesado.
Abraço.

Pequeno jr
13/07/2009, 00:04
Aqui pelo Goias, MT, MS e outros estados falam assim:

- Para trabalho F-250.
- Para curtição Dodge Ram.

custo x benefício da F-250 é bemmm interessante.

TarsoDL
13/07/2009, 08:19
Ta loko Tarso?
Eu tenho uma 250 XLT 4x4 2008, paguei por ela zero km R$ 94.500,00. Ela foi direto pra fazenda, da onde sai muito pouco, ótima de trabalho e péssima para cidade grande, maioria das garagens em Poa não entrava, "era muito alta", mas na época estava procurando outra para mim utilizar no trabalho e dia a dia, sou agronomo, olha estes preços,RAM R$ 139.000,00, ranger xlt 4x4 R$ 93.500,00, Nissan SEL R$ 117.000,00, toyota srv R$ 127.000,00, MIT outdoor R$ 89.000,00, S10 ,esqueci a versão, R$ 84.000,00, Actyon Sports R$ 110.000,00, comprei mais inicialmente pelo negocio, receberam meus dois carros ( strada, Ka) no total me saiu por +/- R$90.000,00. ou seja, a 250 é +/- mesmo preço da maioria, ta na média, e muito mais pkp no trabalho pesado.
Abraço.

Sérgio, este preço é da cabine dupla??

meu avo tem uma f250 e tem o mesmo problema que tu em relação a garagens e estacionamentos.

meu tio que mora no MS tem uma tambem que usa para o trabalho, e me disse que nao houve ainda melhor camionete pra ele..

Aqui em Itaqui tinha um arrozeiro que teve por uns 3 meses uma RAM, mas não sei porque abandou e hoje ta de strada.hehehe

detalhe que pra mim, pelado uma barbaridade,:parede:qualquer camionete acima de R$ 40.000 ja é uma montanha de dinheiro.:shock:

Abraço a todos...:concordo:

Sérgio Ricardo Jacobsen
13/07/2009, 08:27
Sérgio, este preço é da cabine dupla??

meu avo tem uma f250 e tem o mesmo problema que tu em relação a garagens e estacionamentos.

meu tio que mora no MS tem uma tambem que usa para o trabalho, e me disse que nao houve ainda melhor camionete pra ele..

Aqui em Itaqui tinha um arrozeiro que teve por uns 3 meses uma RAM, mas não sei porque abandou e hoje ta de strada.hehehe

detalhe que pra mim, pelado uma barbaridade,:parede:qualquer camionete acima de R$ 40.000 ja é uma montanha de dinheiro.:shock:

Abraço a todos...:concordo:
Cabine simples Tarso!
A cabine simples já é um caminhão, a cabine dupla passa para onibus, hehehe, brincadeira.
Tche, é o seguinte, brincadeiras a parte, a 4x4 é bem maior que a antiga F 250, o caso da RAM deve ser porque o cara se enganou completamente, o custo de manutenção é muiiiiito alto, bem diferente da 250, que sempre paguei de 10, 20, 30.000km de R$400,00 a R$500,00, e fiquei até com ciunes dela no caso de IPVA, paguei R$ 880,00 com multa inclusa e sem desconto de bom motorista, na minha AS, paguei 2.100 sem multa e com desconto, afff, nem gosto de lembrar, hehehe.
Abraço.

evandroff
23/07/2009, 20:13
aos proprietarios de dodge ram:

ha recall nas ram, nao sei bem ao certo qual peca eh porem é ligado a barras de direcao.

Se informem,

abracos,
Evandro Falavinha

Beinotti
10/03/2011, 12:49
Olá pessoal, tenho algumas dúvidas com relação a estas camionetes, principalmente quanto à manutenção das mesmas... tenho lido tudo o q encontro sobre elas, inclusive aqui no fórum existem vários tópicos, mas infelizmente tem pouca informação sobre o q eu realmente gostaria de saber: qual das duas é mais resistente e dá menos defeitos? Lendo os tópicos já existentes vi q varios participantes utilizam uma ou outra picape, mas o pessoal quase não postou nada quanto aos defeitos q foram aparecendo com tempo...
Na dodge muita gente reclama de problemas no câmbio e da tremedeira "death wooble"... mas a maioria q reclama desses problemas usa ou usou algum chip para aumentar a potência/torque do motor e/ou usa pneus 35 ou 37 polegadas... será q esses problemas tbm aparecem frequentemente nas camionetes deixadas originais?
Quanto a 250 achei muito pouca informação, e até agora nada q pudesse manchar a reputação da picape, mas pelo menos aqui no MS tem muito mais Ram rodando do q 250 4x4. Tem tanta Ram q fica ate difícil achar alguem q tenha a 250 4x4 pra passar as reais impressões da camionete.
Por fim, sei q praticamente todos os motores diesel common rail têm tido algum tipo de problema com o diesel nacional, seja entupimento de filtros ou problemas nos bicos e na bomba de alta pressão... alguém saberia responder com qual quilometragem os cummins têm reclamado, ou até mesmo se eles têm apresentado menos problemas q as outras marcas?
Agredeço antecipadamente a todos q puderem postar qualquer informação sobre as duas camionetes e antes q eu me esqueça, gostaria de parabenizar todos os integrantes do fórum, realmente tem bastante informação por aqui, uma verdadeira fonte de pesquisa pra quem gosta de 4x4. Vlw!

Olha Viking, na verdade tem mais RAM em Campo Grande, mas rodando na cidade mesmo, pq para a "lida", vc só vai encontrar F250 4x4. Gosto mto da RAM, mas não sei se ela aguenta o tranco :pensativo:. Agora, carro é gosto e as duas são máquinas de presença.
Abr.