Ver Versão Completa : Ranger. Dispositivo de segurança para problemas na refrigeração!!???
TylerNTL
18/06/2007, 11:58
Caros Colegas.
No sábado 16/06/07 rodei uns 30km para uma festa no interior. Ao chegar na portaria senti um cheiro de borracha queimada, que não relacionei a nenhum problema na minha viatura.
No caminho de volta, já próximo de casa, ao para num sinal senti o cheiro de borracha novamente, mas acreditei que fosse de outro carro que estava passando no momento.
Quando parei para deixar algumas pessoas que estavam comigo, uma delas comentou sobre o mesmo cheiro de borracha queimada. Desci do carro e procurei por alguma coisa raspando nos pneus, como todos os pneus estavam ok e até frios deixei para lá.
Quando saí desta casa acendeu a luz CHECK GAGE. Achei que fosse o combustível pois já estava pouco menos de 1/4 e eu estava em uma ladeira.
Rodei mais 200 metros e o motor parou...
Desliguei a chave. Ligue novamente para acender o painel e só aí verifiquei que a temperatura estava lá em cima...
Abri o capuz e ví que tinha vazado água sujando o forro...
Aí foi só rebocar para oficina e aguardar o orçamento...
Cabeçote, retífica do bloco, cilindros, etc, etc, etc???!!!???
Para minha feliz surpresa foi trocada uma mangueira próximo ao radiador e pronto. Aparantemente não ocorreram maiores danos ao motor.
O mecânico comentou que este motor teria um dispositivo de segurança que ao verificar que o motor estava sem água ele corta a injeção de diesel!!
Alguém confirma se o motor 2.5 da ranger tem mesmo este dispositivo?
Ou já teve experiência semelhante?
Walter L. L. Casitta
18/06/2007, 14:16
Para minha feliz surpresa foi trocada uma mangueira próximo ao radiador e pronto. Aparantemente não ocorreram maiores danos ao motor.
O mecânico comentou que este motor teria um dispositivo de segurança que ao verificar que o motor estava sem água ele corta a injeção de diesel!!
Negativo, você teve sorte dessa vez!
Interessante como não existe ainda, em 2007, proteção contra um problema de antes de 1900, que é um motor ficar sem água e sem óleo.
Deveriam vir com proteção contra isto, um sistema SIMPLES que desligasse o motor na ausência de água ou óleo.
Caros Colegas.
No sábado 16/06/07 rodei uns 30km para uma festa no interior. Ao chegar na portaria senti um cheiro de borracha queimada, que não relacionei a nenhum problema na minha viatura.
No caminho de volta, já próximo de casa, ao para num sinal senti o cheiro de borracha novamente, mas acreditei que fosse de outro carro que estava passando no momento.
Quando parei para deixar algumas pessoas que estavam comigo, uma delas comentou sobre o mesmo cheiro de borracha queimada. Desci do carro e procurei por alguma coisa raspando nos pneus, como todos os pneus estavam ok e até frios deixei para lá.
Quando saí desta casa acendeu a luz CHECK GAGE. Achei que fosse o combustível pois já estava pouco menos de 1/4 e eu estava em uma ladeira.
Rodei mais 200 metros e o motor parou...
Desliguei a chave. Ligue novamente para acender o painel e só aí verifiquei que a temperatura estava lá em cima...
Abri o capuz e ví que tinha vazado água sujando o forro...
Aí foi só rebocar para oficina e aguardar o orçamento...
Cabeçote, retífica do bloco, cilindros, etc, etc, etc???!!!???
Interessante como não existe ainda, em 2007, proteção contra um problema de antes de 1900, que é um motor ficar sem água e sem óleo.
Só pra constar:
Lá pelos idos de 2002, à pedidos, montei um alarme de temperatura, ajustável pelo próprio usuário, pra ser utilizado em conjunto a QUALQUER termômetro elétrico. Vendi uns dez (50 mangos cada) e como coisa do tipo faz falta no carro ofereci pra dúzia ou dúzia e meia de oficinas que trabalham com pick-up ou Off Road.
Sabe qual foi o interesse? Zero!
Em 2004, também à pedidos, desenvolvi um alarme de nível de arrefecimento pra Land Rover, que por causa do posicionamento do sensor de temperatura pode não acusar motor fervendo com o vazamento do líquido de arrefecimento. O alarme não fazia uso de eletrodos, não requeria a troca da tampa do reservatório de expansão ou qualquer outra alteração que modificasse a originalidade do sistema.
Muita tecnologia em eletrônica pra custar algo em torno de 150 mangos, mostrei pra quem pediu o protótipo funcional e... baubau, ficou de dar resposta que não veio até hoje.
Com a falta de interesse de quem pediu, mandei email pra lista de Land no Yahoo (texto abaixo).
Sabe qual foi a resposta? Nenhuma!
Aqui no Brasil é assim mesmo, todo mundo quer muita coisa, mas quando a coisa existe todo mundo some, ficando a impressão de que o bom mesmo, pra muita gente, é ser masoquista.
Sds,
Sukys
----------------------------------------------------------------
Email enviado em 6/08/2006
Recentemente tomei conhecimento da existência do site www.clubelandrover.com.br e por saber que alguns modelos desta marca requerem um controle mais efetivo sobre o nível do liquido de arrefecimento, informo que possuo solução para este tipo de problema.
Trata-se de um circuito totalmente eletrônico que monitora o nível do liquido de arrefecimento no vaso de expansão, disparando um alarme luminoso e/ou sonoro quando o nível baixar de um ponto pré-estabelecido (determinado pelo posicionamento do sensor) que por não ser invasivo (fixado na parte EXTERNA do vaso de expansão) não requer furos, adaptações, troca da tampa, ou qualquer outro artifício que altere as características originais do sistema, bastando tão somente fixar, por meio de adesivo, o circuito junto ao vaso.
Todo o circuito (sensor + eletrônica) é contido em caixa plástica de pequenas dimensões (65mmX35mmX29mm) devidamente protegido contra água, contando inclusive com ajuste de sensibilidade, de fácil atuação.
A única ressalva de utilização tem a ver com o tipo de vaso de expansão, que deve ser obrigatoriamente do modelo incolor ou leitoso, não podendo ser utilizado junto ao reservatório de cor preta. Convém frisar que tal fato é motivado pelas características do material e não propriamente pela cor.
Há quase dois anos faço uso deste tipo de circuito em meu carro, período mais do que o suficiente para avaliar a viabilidade - e confiabilidade - do sistema, e caso haja interesse estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,
----------------------------------------------------------------
EM TEMPO: ainda devo ter uns dois ou três alarmes de temperatura pra algum eventual interessado, mas depois disso tudo não tenho a menor intenção de fabricar mais, o mesmo acontecendo com o sensor de nível pra Land Rover, que por sinal joguei no lixo o protótipo, projeto e qualquer outra coisa me me trouxe-se a lembrança.
Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 01:49
Pois é Sukys,
Criar e construir pode parecer difícil e até impossível pra maioria da pessoas, mas eu garanto que conseguir vender e mais difícil ainda...
murilloaquino
19/06/2007, 08:46
Isso sempre se dá pelo receio da população com tudo q é novo e diferente do mercado...
:/
ramonpoa
19/06/2007, 11:21
O colega teve muita sorte, como dito acima.
Tive um acidente no Atacama com a Ranger CD 2.5 e afetei o radiador.
Fiz umas gambiarras, no que deu (conserto com durepox...)
Mas era "pisar" forte e o tempero subia....
Vim assim do Atacama até a província de Entre Rios (Saladas, é uma cidade, não um grupo de leguminosas) quando ferveu a água e esgaçou a gambiarra....
Fui rodando e parando (esperando esfriar) até chegar em um posto e achar alguém para outra gambiarra (o que você queria, feriado, interior da argentina)....
Consegui vir até POA, mas apesar da luz de check gage acender, ela não desliga nada, se não cuidar, ferve mesmo....
edubelem
19/06/2007, 11:49
Um sensor deste é arriscado, pois por um mau funcionamento, vc poderá ficar no meio da estrada, o segredo mesmo é ficar de olho no painel e não se esquecer que:
Vermelho, problema grave, pare imediatamente e amarelo, advertência, pare assim que possível, infelizmente a Ford teve a infeliz idéia de conjugar pressão de óleo, temperatura e nível de combustível em uma só lâmpada, duas luzes que deveriam ser vermelha conjugada com uma amarela, felizmente ela já retificou isso.
[]'s
Por falta de agua, não sei se tem, mas no troller e acho que na ranger com motores 3.0 se a temperatura passar de 90 graus, a centralina entra em modo de segurança, oque limita o giro e potência do carro, mantendo apenas o motor ligado.
Vi isto em um troller 2006 que estava na troller de BH, com problemas na bomba de agua, sempre que passava de 90 graus, o motor entrava na lenta, acho que como medidad de proteção.
murilloaquino
19/06/2007, 12:37
A maioria dos motores eletronicos tem sistemas q evitam o superaquecimento, reduzindo a potencia...
Na ranger tambem te esse dispositivo.So não sei qual é a temp...
Eu, que trabalho com aeronáutica, sei como sensores podem ser uma grande dor de cabeça. Sensores de líquidos geralmente são um grande problema. Sensores de pressão e temperatura são razoavelmente confiáveis e podem ser utilizados. A Ranger tem os dois sensores no painel, se a pressão de óleo baixar a luz CHECK GAGE acende. Falta uma luz para alertar a temperatura do motor.
Eu não gosto da idéia de cortar o motor se a temperatura aumentar, pois isso pode ser perigoso - pois o sistema de corte pode dar funcionar indevidamente e te deixar com as calças na mão.
Eu acho que caminhões, por exemplo, deveriam ter um aviso de temperatura dos freios da carreta. Mas é uma insanidade bolar um sistema tabajara pra desligar os freios só porque eles estão quentes... sistemas que gerenciam tarefas importantes precisam ser muito robustos e confiáveis, e obviamente não são coisa de fazer em fundo de quintal.
Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 15:25
Os motores eletrônicos não cortam se a temperatura subir, mas você desligar ele só vai ligar novamente depois que esfriar.
Eu acho que existe um norma do CONTRAN que proíbe o corte do motor até por rastreadores...
Pessoal,
Antes de mais nada, só fiz o "pra constar" como resposta ao comentário do Dsamaz, ilustrando que solução existe, mas no geral, o interesse por coisa do tipo só acontece com aqueles que já levaram ferro após danos ao motor, caso contrário o interesse passa rápido.
Oficina mecânica é caso à parte, e já postei neste fórum o comentário que ouvi de uma delas sobre o uso de alarme de temperatura.
No mais, cada um sabe onde aperta o sapato, e não sou dono de Land ou de Mit pra me preocupar com erro de projeto de fabricante. :-)
Murillo,
Receio pelo que é novo não tem nada a ver, mesmo porque alarmes de tipo já existem há um tempão, principalmente em caminhões, e não por acaso e sim por garantia de patrimônio.
Na verdade todo mundo quer o que é novo, e de preferência antes do vizinho :-) tanto isso é verdade que vez por outra aparece por aqui usuário de Gasmax, ou de pílula retificadora de motor, ou de óleo que lubrifica até com areia, ou de qualquer outra coisa onde o marketing faz a pessoa viajar na ilusão.
Acho que vou abrir uma franquia das facas Guinzu... :-)
Wagner,
A maioria dos "motores eletrônicos" possui rotina de anomalia, onde a funcionalidade do motor fica comprometida mas garante a "volta pra casa". O problema é que, dependendo do tipo de anomalia (temperatura, por exemplo) a funcionalidade fica prejudicada mas o motor continua funcionando, e nesta situação o típico é afundar o pé no acelerador "pra saber o que está acontecendo", e isso só coloca mais lenha na fogueira. A reação mais comum de tudo quanto é motorista frente a um motor com alteração de funcionamento começa exatamente brigando com acelerador, pode observar.
Quando o motor não apresenta sintomas acontece exatamente o que foi relatado pelo Thelmo. Comigo mesmo já aconteceu, só que com "cheiro de metal quente". Olhei para um lado, olhei para o outro, procurei por incêndio, disco voador pegando fogo :-) e só quando dei de cara com o termômetro, quase que por acaso, é que descobri que o estrago estava se formando debaixo do capô, com um radiador estourado por causa do terminal do "cebolão" solto.
Salvo alguns poucos que fazem check control de painel a todo instante, que por sinal é o ideal, a imensa maioria só checa velocímetro e marcador de combustível, e olhe lá. Não tem graça ficar olhando pra ponteiro que normalmente não sai do lugar. :-)
Leo,
Conheço alguma coisa de aviônica, tanto que para o alarme da Land busquei inspiração em sensores de nível de uso aeronáutico, não invasivos, e assim como na aviação, no automobilismo também é regra de projeto que as situações de anomalia gerem o minimo de interferência no funcionamento, jamais a interrupção pura e simples, mas de resto, no automobilismo o que conta é a economia, e de preferência com olhos nos ganhos em reposição.
Dê uma passada nos tópicos sobre Mitsubishi e conte o número de relatos sobre problemas de aquecimento. Vinte linhas de programa de ECU, meio metro de fio + buzzer pra chamar a atenção sobre temperatura não vão causar impacto no preço de carro que custa mais de 70.000 reais, mas a ausência de coisa do tipo pode representar um giro significativo em peças de reposição.
E quem pensa que defeitos recorrentes diminuem as vendas está muito enganado, já que o marketing se encarrega de manter o sonho de consumo.
Carro é isso, o resto é detalhe, e como já desencanei da idéia de alarme, bola pra frente que atrás vem gente. :-)
Sds,
Sukys
Os motores eletrônicos não cortam se a temperatura subir, mas você desligar ele só vai ligar novamente depois que esfriar.
Eu acho que existe um norma do CONTRAN que proíbe o corte do motor até por rastreadores...
Contran eu não sabia, mas existem toneladas de normas internacionais da SAE para essas coisas... imagina só você ficar sem freio na serra porque o motor apagou quando o sensor de temperatura ficou doido heheheeh
Walter,
Se existe norma do CONTRAN eu desconheço, mas se existir coloca na berlinda 99,9% dos imobilizadores contra roubo, pelo menos em volume de vendas.
Particularmente acho uma temeridade o corte de motor, puro e sêco, Não pelo ladrão, que quero mais é que exploda, mas pelo risco de quem está por perto e até pelo patrimônio.
Hoje em dia é bico desenvolver anti-furto com corte progressivo mas, pra que o trabalho sem o interesse de consumo? Se o carro for destruído o seguro paga, e se algum estranho que estiver por perto se machucar... oras, quem mandou estar por perto?
Infelizmente é assim que a coisa funciona por aqui, onde normas são vistas como mera formalidade à ser ignorada e onde o bom senso de muitos termina ao cruzar o portão da garagem, e como num mundo consumista quem manda é o consumidor, "bilzines is bilzines". :-)
Sds,
Sukys
Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 17:25
Walter,
Se existe norma do CONTRAN eu desconheço, mas se existir coloca na berlinda 99,9% dos imobilizadores contra roubo, pelo menos em volume de vendas.
Particularmente acho uma temeridade o corte de motor, puro e sêco, Não pelo ladrão, que quero mais é que exploda, mas pelo risco de quem está por perto e até pelo patrimônio.
Hoje em dia é bico desenvolver anti-furto com corte progressivo mas, pra que o trabalho sem o interesse de consumo? Se o carro for destruído o seguro paga, e se algum estranho que estiver por perto se machucar... oras, quem mandou estar por perto?
Infelizmente é assim que a coisa funciona por aqui, onde normas são vistas como mera formalidade à ser ignorada e onde o bom senso de muitos termina ao cruzar o portão da garagem, e como num mundo consumista quem manda é o consumidor, "bilzines is bilzines". :-)
Instalei um alarme Positron no Uno da minha irmã que tinha isso escrito como alerta, mas mesmo assim eu instalei já que ele vem com a função de desligamento progressivo. Na minha Ranger idem...
Walter,
Sds,
Sukys
Interessante. Eu desconheço as normas, mas um imobilizador "não faz parte da operação do motor/veículo". O objetivo dele é justamente deixar que o cara se espatife na primeira esquina. Imagino que das duas uma: ou a chance dele cortar a ignição inadvertidamente é extremamente remota ou as autoridades não se preocupam muito com isso.
Ah: e, também, se o cara esquecer de desligar o dispositivo ele se ferrou. Por isso eu prefiro a trava carneiro, que o carro nem liga...
A norma do contran é clara, o bloqueio só pode ocorrer com o veículo parado para evitar acidentes. Todos os bloqueadores tem que ser homologados respeitando esta restrição.
Allan Nielsen
20/06/2007, 11:29
Instalei um alarme Positron no Uno da minha irmã que tinha isso escrito como alerta, mas mesmo assim eu instalei já que ele vem com a função de desligamento progressivo. Na minha Ranger idem...
Walter, onde atua o desligamento progressivo do alarme Positron na Ranger?
abs
A norma do contran é clara, o bloqueio só pode ocorrer com o veículo parado para evitar acidentes.
Se a norma é essa, levando ao pé da letra este texto, 100% estão fora.
Salvo algum sistema que monitore a velocidade através de sensor, interrupção gradativa é feita com base de tempo, não leva em conta a velocidade, daí o motor pode estar completamente inoperante e o veículo ainda em deslocamento. Exemplo, o gatuno está a 150, motor começa falhar, velocidade cai, joga banguela e continua no embalo, e com freio "pesado" por falta de vácuo.
Acidente pode ocorrer com o motor ainda em fase de corte. Exemplo, o gatuno está a 50, começa ultrapassagem, acelera, motor começa a falhar, veículo não responde e não existe tempo de reação ou rota de fuga.
Não estou criticando os alarmes, só estou criticando o texto acima, porque se for este mesmo, pra todo alarme ficar na lei haveria a necessidade de ter mensagem de audio, bem no estilo SAC, com o seguinte teor:" senhor gatuno, bom dia, esta é uma mensagem gravada pelos alarmes tic tac, e sua presença é muito importante pra nós, pois sem o senhor e seus amigos a tic tac não existiria, por gentileza, desacelere o veículo lentamente, ligue a seta pra direita, e estacione com a máxima segurança, após isso puxe o freio de mão, desligue o motor, guarde as chaves no porta-luvas, saia do veículo e trave a porta, e se quiser fazer uma avaliação sobre os alarmes tic tac basta ligar para zero oitocentos oitocentos oitocentos, a mensagem é gratuita, e não é necessário se identificar, um bom dia, tic tac agradece."
:-)
Sds,
Sukys
Walter L. L. Casitta
20/06/2007, 14:34
Walter, onde atua o desligamento progressivo do alarme Positron na Ranger?
Eu liguei direto naquela válvula solenoide do estrangulador da bomba injetora.
Não estou criticando os alarmes, só estou criticando o texto acima, porque se for este mesmo, pra todo alarme ficar na lei haveria a necessidade de ter mensagem de audio, bem no estilo SAC
Sukys,
Por favor leia o que está na resolução 37/98 do Contran:
"RESOLUÇÃO Nº 37,DE 21 DE MAIO DE 1998
Fixa normas de utilização de alarmes sonoros e outros acessórios de segurança contra furto ou roubo para os veículos automotores, na forma do art. 229 do Código de Trânsito Brasileiro.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:
Art. 1º Reconhecer como “acessórios” os sistemas de segurança para veículos automotores, pelo uso de bloqueio elétrico ou mecânico, ou através de dispositivo sonoro, que visem dificultar o seu roubo ou furto.
Parágrafo único. O sistema de segurança, não poderá comprometer, no todo ou em parte, o desempenho operacional e a segurança do veículo."
Ou seja, nenhum bloqueio poderá comprometer a segurança do veículo, e para que isto ocorra deveria-se bloquear 100% o veículo somente com ele parado.
A norma não cita nada relativo a uma mensagem audivel ou qqr outra coisa...
abs
Antes de mais nada, Ric, meu comentário foi sobre o texto POSTADO, deixei claro que o comentário era sobre este texto e até fiz brincadeira, com a PIADA sobre mensagem audível.
Agora, se o texto da lei é esse, danou-se o uso de imobilizador.
"Parágrafo único. O sistema de segurança, não poderá comprometer, no todo ou em parte, o desempenho operacional e a segurança do veículo."
Oras, se não pode comprometer o DESEMPENHO nem a SEGURANÇA, mesmo que EM PARTE, não poderá haver NENHUMA TENTATIVA de bloqueio com o veículo em MOVIMENTO, ou seja, é um texto bonito pra dizer: se estiver em movimento continua assim, azar seu que deixou roubar.
Mais uma vez, não tenho absolutamente nada contra fabricantes ou contra o uso de imobilizadores, alarmes, pitbull, cerca eletrificada, o escambau.
É mais do que óbvio que imobilizadores tem seu valor, é mais do que óbvio que tal produto, por envolver segurança veicular, tenha lá sua norma de funcionamento, mas como também é óbvio que os imobilizadores são utilizados para bloqueio, gradativo ou não, qualquer dono - e fabricante - pode se ver envolvido nesta exdrúxula situação:
O gatuno vai de mão leve no carro e se manda, e lá pelas tantas o imobilizador entra em ação. Por causa disso, ou mesmo que não seja, o cabloco se envolve em acidente e se arrebenta todo.
Vai pro hospital, depois detido, responde processo e vai preso, quando então aproveita o tempo de férias pra mandar pau em processo contra o dono do carro, pedindo indenização por danos físicos, e dependendo da cara de pau, até por danos morais.
O gatuno é pego pelo Código Penal, e o dono do carro pelo Código de Trânsito.
Tudo bem, o carro parou numa boa. Só que está pra nascer bandido que se preocupe em estacionar o carro, e o mais provável é que o carro fique largado na rua. Daí vem dirigindo um manguaceiro e se arrebenda na traseira do carro imobilizado.
Carro largado na rua compromente a SEGURANÇA veicular, e como a situação foi provocada pelo uso de dispositivo fora da lei, lá vai o manguaceiro arrumar dinheiro pra nova bebedeira às custas do dono do carro roubado.
Situações difíceis de ocorrer, é claro, pois demanda perícia, advogado, conhecimento de leis e blablablá, mas que não são impossíveis, e tudo por causa de legisladores que vivem num mundo irreal, onde não existe insegurança, roubo de carro, assalto à mão armada, e onde todo mundo ganha os tubos fazendo muito pouco, alguns redigindo leis, muitas vezes estapafúrdias e a grande maioria com margem de interpretação, o que no meu intender só tem utilidade pra bandido versado em leis.
Canetaço proibindo é fácil, quero ver é dar canetada em bandido, e é nisso que dá eleger corrupto de carteirinha ou analfabeto funcional... só que toda moeda tem duas faces, e quem é que elege essa gente?
Sds,
Sukys
TylerNTL
23/06/2007, 17:31
Voltando ao meu esquente...
Como comentei anteriormente na segunda feira a viatura voltou a funcionar normalmente. Na terça quando ela começou o dia com um barulho levemente diferente. Ao meio dia a barulheira parecia um motor de 01 cilindro de bote de pesca.
Oficina novamente:
Capa de uma válvula de exaustão quebrada, após a substituição ela voltou ao funcionamento normal. E fiquei mais tranquilo porque foi aberta a parte superior do motor e o esquente REALMENTE não teve maiores conseqüências.
Mas ficou a dúvida:
1- Se ela não tem o tal dispositivo de segurança por temperatura ou falta d´água por quê o motor parou?
Além disso, depois que ela parou eu ainda tentei dar duas partidas e o arranque não tinha força para girar o motor. Porque ela parou(?) mesmo sem danos no motor, se aqui mesmo já li casos de motores que derretem cilindros, blocos, etc.
TylerNTL
23/06/2007, 18:07
Na sexta como brinde pela consideração da minha caminhonete não me cobrar um prejuízo maior, mesmo com toda a minha negligência, fui fazer uma limpeza no fluido do radiador...
Lebro que da última vez que fiz foi num posto (o aditivo Ipiranga estava num preço bom).
-Simplesmente tiramos o papo de fogo e soltamos um mangote do radiador (pelo que me lembro do lado do motorista DIREITA).
-Ficamos colocando balde após balde no reservatório de expansão. A água saía do radiador aquecida(circulava pelo motor) e enferrujada.
-Uns 50 baldes depois a água estava bem melhor, mas longe de ficar cristalina, fechamos o mangote a completamos com aditivo.
-Dessa vez procurei o mangote, mas na direita só encontrei um do radiador de ar da turbina! O da esquerda era ligado direto no reservatório de expansão não iria circular pelo motor! E não havia nenhum outro na parte de baixo!!
-Depois de muita meditação conectei uma mangueira na parte superior esquerda do radiador. A água circulava pelo motor/radiador e transbordava no reservatório de expansão.
-Deixei o motor funcionando por +-1 hora em alguns momentos desligava a mangueira para o motor ir para a temperatura normal (li em algum lugar que como o motor ia funcionar frio para a água circular por todo o sistema era necessário retirar a válvula termostática. Como não estava disposto a procurar a tal da válvula preferi esquentar um pouco o motor algumas vezes)
-Depois desta hora a água estava cristalina. Retirei o mangote na parte inferior esquerda. Coloquei um aditivo de radiador STP para motores a diesel no dispositivo de expansão e completei a água com uma mangueira na parte de cima esqueda do radiador... fique esperando a água aparecer no reservatório de expansão para desligar a mangueira... O engraçado é que quando ela apareceu vei junto uma gelatina verde! Estou achando que a droga do aditivo devia estar armazenado a muito tempo e mesmo com prazo de validade indeterminado ele não estava ok.
-Fiz alguma coisa errada na minha limpeza do fluido?
-Onde foi parar o mangote que o cara do posto abriu da outra vez???!!!
-Alguém conhece este Aditivo para Radiador - Motores Diesel da STP? Ele tem uma consitência leitosa? ou o meu estava vencido?
Agora, se o texto da lei é esse, danou-se o uso de imobilizador.
Cara o Pior é que eu só copiei e colei o texto da resolução.....
Quem assina a mesma é o Senador Pecuarista Renan Calheiros....
rogeriomasih
25/06/2007, 19:47
DÚVIDA DE LEIGO PARA EVITAR O AQUECIMENTO:
como faço para saber se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Walter L. L. Casitta
25/06/2007, 19:54
DÚVIDA DE LEIGO PARA EVITAR O AQUECIMENTO:
como faço para saber se a válvula termostática está funcionando corretamente?
Troca a cada 100.000Km e esquece...
joão k. chikui
25/06/2007, 20:27
Voltando ao meu esquente...
Como comentei anteriormente na segunda feira a viatura voltou a funcionar normalmente. Na terça quando ela começou o dia com um barulho levemente diferente. Ao meio dia a barulheira parecia um motor de 01 cilindro de bote de pesca.
Oficina novamente:
Capa de uma válvula de exaustão quebrada, após a substituição ela voltou ao funcionamento normal. E fiquei mais tranquilo porque foi aberta a parte superior do motor e o esquente REALMENTE não teve maiores conseqüências.
Mas ficou a dúvida:
1- Se ela não tem o tal dispositivo de segurança por temperatura ou falta d´água por quê o motor parou?
Além disso, depois que ela parou eu ainda tentei dar duas partidas e o arranque não tinha força para girar o motor. Porque ela parou(?) mesmo sem danos no motor, se aqui mesmo já li casos de motores que derretem cilindros, blocos, etc.
Thelmo, provavelmente teu motor esteve na iminência de um travamento por dilatação dos pistões. Vc parou no limite, aliás pouco além do limite.
Veja se depois disto teu motor não começa a baixar óleoou água.
sagatiba
11/01/2013, 16:39
SUKYS,
Sou seu fã, belo argumento e parabéns pelo conhecimento