Ver Versão Completa : Qual pneu gasta mais
Pergunta de iniciante, que nunca teve carro com tração traseira:
Qual pneu gasta mais? Os dianteiros ou traseiros? Qual seria a proporção de gasto entre dianteiro e traseiro?
Meu carro (recém comprado) é uma Nissan Xterra.
Allan Nielsen
18/06/2007, 01:49
Pergunta de iniciante, que nunca teve carro com tração traseira:
Qual pneu gasta mais? Os dianteiros ou traseiros? Qual seria a proporção de gasto entre dianteiro e traseiro?
Meu carro (recém comprado) é uma Nissan Xterra.
Em condições normais de uso, os pneus responsaveis pela tração do veiculo gastam mais.
Os veiculos com tração integral distribuida (50 x 50) os pneus dianteiros gastam mais pelo maior peso suportado no eixo dianteiro (normalmente motor dianteiro) e desgaste na frenagem (rodas dianteiras 70%). Há exceções como tração traseira e uso abusivo dos freios, gastando mais os pneus dianteiros.
sds
Muito obrigado Allan!
Carro de passeio normal, tração dianteira, acho que duram uns 25.000 km na dianteira e uns 100.000 km na traseira. Claro, depende bastante do carro e do pneu utilizado...
Em condições normais de uso, supondo que nunca será efetuado rodízio, numa Xterra, os pneus originais durariam em torno de 80000 km na dianteira e 60.000 km na traseira? Seria mais ou menos isso?
Aproveitando o tópico, meu irmão trocou os 4 pneus de sua L200, e durante a troca perguntou porque os pneus traseiros do lado direito estavam mais gastos que do lado esquerdo. A pessoa que estava trocando os pneus falou que isso é normal, que esse tipo de caminhonete gasta um pouco mais do lado direito.
Achei meio estranho...
JORGE DELMANTO
05/08/2007, 20:29
Tb Tenho Uma X Terra Q Esta Com 45 Ooo Km E Ja Tive De Trocar Os Pneus Da Frente...
Nao Sei Se Erro De Alinhamento Ou Problema Dos Pneus, Mas Eles Gastaram Muito Mais Q Os De Tras, Com A Mesma Calibragem - 28lbs -
Jeanilson
05/08/2007, 21:26
Em condições normais de uso, os pneus responsaveis pela tração do veiculo gastam mais.
...
Há exceções como tração traseira e uso abusivo dos freios, gastando mais os pneus dianteiros.
...
Allan,
Em condições normais de uso, nos veículos de tração traseira, esforço de mudar de direção que os pneus dianteiros fazem (além do freio e do peso do motor) não aumentaria bastante o desgaste, "compensando" a falta de tração?
É que já vi relatos de veículos leves de tração traseira que tiveram desgaste uniforme nos quatros pneus... :pensativo:
[]'s
Dieselboy
05/08/2007, 21:36
Na F-1000 (que obviamente possui tração traseira :mrgreen:) o desgaste mais acentuado ocorre nos pneus dianteiros :pensativo: porém não é nada preocupante ao ponto de causar diferenças discrepantes, além do mais o rodízio feito a cada 10.000 Km "dá" (uii) conta de parelhar este desgaste tão logo seja feito 8-)
_Jefferson_
10/08/2007, 11:13
Aproveitando o tópico, meu irmão trocou os 4 pneus de sua L200, e durante a troca perguntou porque os pneus traseiros do lado direito estavam mais gastos que do lado esquerdo. A pessoa que estava trocando os pneus falou que isso é normal, que esse tipo de caminhonete gasta um pouco mais do lado direito.
Achei meio estranho...
Também tinha uma ranger que desgastava mais o lado direito... Foi então que percebí que todas as rotatórias (trevos) viramos sempre para a esquerda, portanto é normal o desgaste do lado direito.
Soniclei
14/07/2017, 12:09
Aproveitando o tópico, meu irmão trocou os 4 pneus de sua L200, e durante a troca perguntou porque os pneus traseiros do lado direito estavam mais gastos que do lado esquerdo. A pessoa que estava trocando os pneus falou que isso é normal, que esse tipo de caminhonete gasta um pouco mais do lado direito.
Achei meio estranho...
Pois então, verificando hoje, notei que minha camionete Hilux gasta mais pneu traseiro do lado direito mesmo, coloquei iguais com a mesma calibragem e notei isso, agora o porque isso acontece não sei, não chega a ser um desgaste grande mas é perceptível.
Também tinha uma ranger que desgastava mais o lado direito... Foi então que percebí que todas as rotatórias (trevos) viramos sempre para a esquerda, portanto é normal o desgaste do lado direito.
Mas considerando que a maior parte do tempo andamos em linha reta, que a inclinação da pista 'cai' à direita (fazendo pensar que ali haverá menos pressão) e que sempre andamos com peso do lado esquerdo (o motorista), o desgaste maior não deveria ocorrer do lado esquerdo?
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.