Conectar

Ver Versão Completa : Não seja BURRO use o cinto

equipeminas4x4
17/06/2007, 20:47
Campanha pelo uso OGRIGATÓRIO do cinto de segurança nas trilhas.

Existem vários tópicos falando sore o assunto, alguns pecam por inexperiência, outros por excesso de confiança. Eu diria que os 2 podem ser chamados de BURROS. Qtos exemplos precisaremos para q todos acreditem??? Todos saem final de semana para se dvertir mas esquecem que podem NÃO VOLTAR. Foi o caso do nosso amigo Gilvan Costa, que faleceu hoje, por não usar o cinto de segurança. A gaiola ficou intacta, apenas suspensão foi danificada.

Proponho uma campanha pelo uso OBRIGATÓRO do cinto desegurança nas trilhas. Como faremos isso??? Simples, nós mesmos vamos obrigar aos nossos amigos jipeiros que usen o cinto. Se o sujeito insistir em não usar, este deve ser excuído da turma e passeios. Se cada um fizer sua parte, não precisaremos de outro exemplo como a tragédia ocorrida com nosso amigo gilvan.

E digo mais, já vi monte de jipe rodando sem a mínima condiçã ode segurança. Antes de pensar no para-choque bonitinho, no guincho, nos pneus de trlha, pensem na VIDA. JIPE é diversão, mas não é brinquedo.

NÃO SEJA BURRO, USE O CINTO.

[]´s

Sergio Rocha
17/06/2007, 20:51
Eu era BURRO e não usava cinto.Depois de me machucar passei a usar.

[]'

Morcego
17/06/2007, 21:28

Existem vários tópicos falando sore o assunto, alguns pecam por inexperiência, outros por excesso de confiança. Eu diria que os 2 podem ser chamados de BURROS. Qtos exemplos precisaremos para q todos acreditem??? Todos saem final de semana para se dvertir mas esquecem que podem NÃO VOLTAR. Foi o caso do nosso amigo Gilvan Costa, que faleceu hoje, por não usar o cinto de segurança. A gaiola ficou intacta, apenas suspensão foi danificada.

Proponho uma campanha pelo uso OBRIGATÓRO do cinto desegurança nas trilhas. Como faremos isso??? Simples, nós mesmos vamos obrigar aos nossos amigos jipeiros que usen o cinto. Se o sujeito insistir em não usar, este deve ser excuído da turma e passeios. Se cada um fizer sua parte, não precisaremos de outro exemplo como a tragédia ocorrida com nosso amigo gilvan.

E digo mais, já vi monte de jipe rodando sem a mínima condiçã ode segurança. Antes de pensar no para-choque bonitinho, no guincho, nos pneus de trlha, pensem na VIDA. JIPE é diversão, mas não é brinquedo.

[]´s

Marcel,

O primeiro contato mais proximo que eu tive com o Gilvan foi quando fizemos a Galopeira noturna com mais uns 30 jipes, lembro que no ponto de partida numa padaria em Sabará, ele fez um discurso antes da trilha e a maior preocupação dele foi com a segurança, ele pecava pelo excesso de zelo, pelos conselhos que dava com respeito a segurança do passeio a ponto de tornar-se um chato.
Não estava neste domingo fatidico com ele, embora ache que o seu alerta seja valido, o Gilvan pode ter descuidado de um item basico, mas sei que a grande preocupação dele com a segurança imperava sobre qualquer descuido.
Considero o incidente uma Fatalidade inesplicavel.

Lucas Nassif
17/06/2007, 22:06
Marcel, pode contar comigo nessa campanha!

Não posso mentir, mas eu também não usava cinto em curtos períodos. Passei a usar quando fui descer uma ladeira numa trilha no meu Jeep e eu estava sem cinto, pois era 'só descer a ladeira'. Acontece que nela tinha um buraco fundo, onde a roda dianteira esquerda caiu, e a traseira direita foi pro ar a mais de 1 metro de altura. Se eu tombasse, aconteceria o que aconteceu com o Gilvan. Só não fui naquele dia porque não era a minha vez.

Agora, hoje mesmo fui num lote ao lado de casa, um lote vago, que ninguém dá nada por ele. Estava de cinto, onde outra pessoa, nas mesmas condições, não usaria, ou achariam que era bobagem o uso do mesmo!!

É com uma triste história dessa que a gente ACORDA, e toma noção do PERIGO. Da BURRICE que cometemos e não ligamos. Enfim, com o fato acontecido com o Gilvan, fica a lição a todos!!!

Abraços

Jeanilson
17/06/2007, 22:08
:concordo:

Apoio completamente essa campanha!

Devo a minha vida ao cinto de segurança.

[]'s

Sidnei Diogo
17/06/2007, 22:16
Marcel: Já tivemos incidentes e acidentes por falta do uso do cinto (não tão graves como esse) e adotamos o "uso obrigatório do cinto" como técnica de condução, juntamente com o "fechar janelas ou vidros ao transpôr". Vc está coberto de razão e pode contar comigo para a campanha. Meu irmão costuma dizer que a grande maioria dos "destemidos que passam em qualquer lugar" só o fazem porque não possuem conhecimento suficiente do risco que estão correndo.

P.S.: Ô Fernando: Tenho certeza que o Marcel não quiz atribuir displicência ao Gilvan e sim, justamente por querer-lhe muito bem, evitar outras tragédias do tipo.

[ ]'s solidários

PIRATADOM
17/06/2007, 22:23

[]´s

Marcel veio em boa hora a sua observação "Usar o cinto em qquer situação" ,o Gilvan talvez em seu afã esqueceu de colocar o cinto e isso foi fatal para ele, devemos ter paciência e sabedoria nessa hora, pois isso pode nos prejudicar e muito , e lembrarmos como foi fatal para nosso amigo Gilvan e muitos outros .Parabens pela sua iniciativa Marcel.:palmas:

Henrique Josino
17/06/2007, 22:51
Foi aqui meu apoio total sobre essa iniciativa!!! sou um cara q nao ando de carro sem cinto! Ja vi muitos ferimentos por falta de uso dele! Mas como ah sempre o momento de decuido neh, fica meu arrependimento. E meu relato

Na trilha de Palmares do Sul q aconteceu no dia 26/05/07 fui de carona com um amigo no willys dele, no deslocamento para o almoço numa estradad e chão nosso jipe perdeu a roda dianteira esquerda ( quebrou os parafuso do munhao) e pedemos a roda dianteira, o nosso jipe capotou de frente a uns 60km/h, foi muito rapido! impossivel de ser contornado como todo o acidente! estavamos em 4 pessoa , sendo uma um criança de 5 anos, q estava atras segura, junto com o outro rapaz. O motorista (Meia) e eu q estavamos na frente sem cintos fomos arremessado pra fora do jipe na capotagem q nos causo diverso cortes e lesoes, em q o Meia pasou 15 dias internado no HPS com varias cirurgia no rosto pra contrução dos ossos quebrados no rosto e limpeza de um corte q levou mais de 70 pontos na kbça! E eu com cortes na kbça alguns pontos e um rompimento dos ligamentos no pe esquerdo! Voltei a caminhar nessa quita pessoal antes! Tudo por um falta de atençao! de um segundo!
Entao galera! USEM O CINTO DE SEGURANÇA SEMPRE!!!!

Do acontecido comigo graça a deus nao foi nda!! nda!! poderiamos ter perdido muitas vidas e uma diversão! To postando umas fotos pra vcs terem noção do acidente e que as imagem sirva de alerta para isso!

[]'s

Henrique Josino

Afonso Carlos
17/06/2007, 23:00
Galera e Marcel meu total apoio !

Ps: Não sei c alguem daqui do forum estava em Apiai (SP) este ano, mas um colega nosso de apenas 19 anos residente em Piraju (SP) veio a falecer devido a um acidente parecido com o do Gilvan, o Jeep caiu em um barranco de uns 11 metros e o motorista infelizmente estava sem cinto, foi jogado para fora e esmagado pelo Jeep, seu acompanhante, e dono do Jeep, estava com o cinto e nada sofreu.

Abraços tristes a todos.

Ronaldo B.
17/06/2007, 23:24
Infelizmente, só depois de ter sofrido um acidente a alguns anos atrás onde tive várias fraturas, sendo que algumas deixaram sequelas até hoje, é que aprendi a usar o cinto de segurança.

Hoje, uso sempre o cinto na cidade, na estrada e principalmente na trilha, mesmo em pequenos deslocamentos.

É isso aí Marcel, boa iniciativa.

[]´s

LeoGouveia
17/06/2007, 23:59
"Use sempre o cinto de segurança... E garanta sempre novas aventuras!"

"Jipe e jipeiro: unidos pelo cinto!"

Totalmente de acordo com a Campanha pelo Uso Obrigatório do Cinto de segurança nas trilhas!

Abraços a todos!

Alexandre Zocrato
18/06/2007, 00:24

[]´s
Apoiado:palmas:

equipeminas4x4
18/06/2007, 09:10
Como estamos vendo pelos relatos dos amigos, os acidentes não são raros. Por sorte a maioria não chega ao trágico desfecho q teve nosso amigo Gilvan. Uma fatalidade que pode ser evitada, se cada um fizer sua parte e ajudar o outro que estiver sem o cinto.

wagnerf
18/06/2007, 09:37

X2.... temos de lembrar que é um risco controlado, eu sempre uso cinto em carros e cobro que quem esteja comigo no carro use, agora vou cobrar dos amigos que estão em outros carros.

Ainda trite pelo Falecimento do Gilvan, tenho certeza que os jipeiros estão de luto.

wagnerf
18/06/2007, 09:48
Marcel até sugiro que façamos aqui, uma norma básica de segurança para trilhas, agrupada em um unico tópico, e depois num arquivo para que todos leiam e releiam sempre, colocando a esperiencia de cada um e porque daquela norma de segurança.

Logicamente começando pelo USO DO CINTO, SEMPRE QUE ESTIVER DENTRO DO CARRO, ATÉ PARA UMA SIMPLES MANOBRA, SEMPRE COM CINTO.

Cursino
18/06/2007, 09:58
Eu uso o cinto invariavelmente, seja no 4x2 ou no 4x4 (quando tinha) Na moto uso capacete HOMOLOGADO, sempre com a viseira fechada, jaqueta de couro e outros, mesmo no verão e num percurso de pouco mais de 5km. Muitos me chamam de exagerado e tal, mas em dezembro passado meu pai só não se feriu gravemente num acidente num cruzamento pois estava de cinto.
Em novembro passado, perdi um amigo na marginal tietê por falta de uso do mesmo. Minha mãe sofreu um acidente em 73 e se machucou bastante pois estava sem cinto no Karmann ghia do meu tio e voou pelo parabrisas.
Já ouvi diversas vezes " Aqui não precisa usar cinto, não tem fiscalização..." Eu sempre respondo: "eu uso porque é MINHA segurança"
[]'s devidamente amarrados.

Marcel, peço licença para usar também o "não seja BURRO, use o CINTO" em minha assinatura.

Grassmann
18/06/2007, 10:14
Marcel,

Infelizmente o ser humano acaba sendo confiante demais. Por ignorância dos perigos que nos esperam, muitas vezes, tomamos a decisão de sermos relapsos com nossa própria vida.

O cinto de segurança é só um dos itens que podem salvar nossa vida. Já capotei um carro sem o cinto de segurança, e sofri por meses as consequências. Hoje não fico sem ele. Eu uso cinto de segurança todos os dias, mesmo pra ir até a esquina buscar pão! E isso muito antes de seu uso em áreas urbanas tornar-se obrigatório.

Sou chato ao extremo de mandar sair do meu carro quem não quiser usar o cinto. Já comprei muitas brigas por isso, e já fui muito incompreendido.

Mas o uso contínuo do cinto já me salvou várias outras vezes.

Eu faço a minha parte, uso o cinto e educo quem eu posso para isso. Um exemplo são meus dois filhos, que entram no carro e não admitem que o carro saia sem estarem com o cinto. E ainda pegam no pé de quem não usa. (Um tem 3 e o outro 5 anos!)

Outras medidas que tomo, sempre pensando na minha segurança e de quem me acompanha:
- Sempre tenho os freios impecáveis (discos em bom estado, pastilhas e lonas novas, troco o fluído de freio uma vez a cada 2 anos, verifico vazamentos de fluído com frequência, servofreio sempre novo);
- Uso pneus em bom estado. Quando eles chegam perto de uns 3mm de sulco, troco! As carcaças inutilizo e encaminho para reciclagem. Nunca vendo ao borracheiro por uns trocos, esses pneus podem parar na mão de algum inconsequente que os use além dos limites. (Já pensou se esse inconsequente bate em alguém?) No caso de pneus off-road, sou mais crítico ainda. Quando chega em uns 5mm de sulco, jogo fora!
- Sistema de direção sempre revisado. Caixa, bomba, terminais, parafusos;
- Suspensão sempre em dia: Amortecedores em bom estado, buchas inteiras, braços e molas em bom estado. De tempos em tempos mando revisar toda a suspensão, em busca de pontos falhos;
- Só levo no meu carro a quantidade de pessoas equivalentes à quantidade de cintos de segurança (e de pessoas no documento do carro). Pode reclamar, pode ficar bravo. O carro é meu, e sou eu que serei multado caso um guarda me pare. Prefiro que fiquem bravos comigo do que conviver com peso na consciência de ter levado mais pessoas do que devia e alguma fatalidade aconteceu.
- Criança no carro? Banco de trás. Se for de colo, só levo com cadeirinha. Essa de levar no colo da mãe, no meu carro não!

Sei que gasto mais com a manutenção de meus carros. Sei que poderia utilizar pneus, amortecedores e afins por mais um tempo, mas prefiro pecar pelo excesso e tentar garantir minha segurança. Dinheiro a gente arranja, a vida é uma só!

Nos passeios que faço, sempre tento fazer com que os demais sejam responsáveis e usem seus equipamentos de segurança. Quem não usa, ou abusa da sorte, não sai mais comigo! Ou eu com ele! (E isso vale fora do off-road também...)

Fico triste pela morte do Gilvan. Não o conhecia, não acompanhava seus tópicos. Mas ainda assim fico triste. Pode ter sido fatalidade, ainda mais pelos relatos de que ele era tão ou mais "chato" que eu com o quesito segurança. Mas fatos como este nos deixam certos de que os equipamentos existem para serem usados, e não negligenciados. Não vamos deixar nossa diversão se tornar a tristeza de nossos familiares!

Temos que ter em mente que dirigimos máquinas. E essas máquinas são pesadas e tem muita força no motor. Muitas vezes dirigimos em locais inóspitos, com piso e condições de aderência desconhecidos, em velocidades que muitas vezes não garantem nossa segurança. Falhas de equipamento e do piloto podem ocorrer. E quando elas ocorrerem, os equipamentos de segurança são a única coisa que pode nos ajudar.

[]'s tristes.

Bruno Estruc
18/06/2007, 10:30
Estou com vcs nessa campanha!!! Tb não gosto que as pessoas andem pela trilha sem cinto.

Marcello Ladeira
18/06/2007, 10:34
Parabens pela iniciativa Marcel. Com certeza para todos que apreciam este tipo de aventura fatalidades como esta nos fazem pensar bastante.

Fica uma sugestão para que os moderadores aqui do forum reforcem esta campanha através de um baner ou mesmo atraves de uma mensagem abaixo do logotipo do site.

Este final de semana uma vovó capotou em TR4 zero no Motorsports de Brasilia. Ela e a neta nada tiveram. O uso do cinto é obrigatório no evento.

O barranco em que elas cairam era tão fundo que até mesmo o guincho teve dificuldade para localizar o local do acidente.

abracos,

Garra4x4
18/06/2007, 10:39
Podemos conversar com o SID ( adesivos ) pra fazer algum adesivo para essa finalidade.

Eu mesmo sempre uso o cinto, 4 pontos que apesar de ficar " preso " no banco, o que dificulta trocar marcha, acinar qq botão no painel , mas mesmo assim, mais vale fazer uma forcinha pra mexer no carro do que ficar todo quebrado pq o cinto 3 pontos não segurou.

Pode parecer bobagem, mas varias outras coisas machucam na trilha e ninguem liga.

Já vi cabo de aço do guincho arrebentar e quebrar vidro de jeep.
Já vi pessoas quebrar ou deslocar o braço por estar de Tenis na trilha
Já vi pessoas sem cinto ter a "sorte" de sair ileso de capotamento .
Já houve jeep descendo sem freio e passando em cima do piloto que estava fora do jeep
Guincho que esmaga mão no final do cabo ( recolhimento ) .

E diversas situações aonde houve descuido e falta de cuidado.

De nada adianta ter um jeep todo equipado e ser vitima dele.

Mas todo mundo acha que " não vai acontecer comigo " .

Vamos abrir os olhos !!!!!! a vida é uma só !!!!

Cotrim
18/06/2007, 10:40
Eu já fui zoado porque usava capacete quando estava de moto...

Eu já fui zoado porque uso cinto de segurança para ir até à padaria...

Eu já fui zoado porque uso cinto de segurança quando faço trilhas...

Idiotas os que me sacaneiam por isso...

[]'s tristes pela perda do amigo Gilvan

Eduardo Chaves
18/06/2007, 11:12

[]´s

X2........

Phantomc2003
18/06/2007, 11:37
Triste o ocorrido....
Cinto já faz parte de meu dia a dia, mesmo em trilhas não abro mão do uso...
Já saí de muito pepino ileso graças ao cinto, entro na campanha também...
Mas não podemos esquecer que a fatalidade ocorreu não só pela falta do cinto, o veículo estava sendo rebocado com uma corda?, veículo em reboque deve ser com cambão, veículo desligado?, nossas viaturas mais modernas possuem freio hidrovácuo e direção hidráulica, bem difícil de controlar sem o motor funcionando...
Detalhes que as vezes deixamos de lado...
Criar um manual de normas de segurança seria uma boa idéia...

É isso aí...

Leo - Beethoven
18/06/2007, 12:27
Marcel,

Parabéns pela iniciativa !!!
Podem me chamar de radical mas acho que clubes e associações deveriam aderir em massa é este apelo !!! Exigindo que participantes de trilhas, pesseios, etc.....tenham um mínimo de segurança em seus veículos e barrando os que estão fora dessas condições.

Sabe, acho que no início muitos ficarão bravinhos com estas medidas, principalmente os irregulares, ou osque não usam, mas será que é preciso um amigo pagar com a vida para que estes vejam o tamanho da responsabilidade em suas mãos ???

Realmente, não cheguei a conhecer o Gilvan, mas acredito que ele certemente apoiaria esta campanha, e até poderia sugerir que essa campanha fosse batizada com o nome do Gilvan, como homenagem e exemplo a todos.

Abs.

Sidnei Diogo
18/06/2007, 13:40
Parabens pela iniciativa Marcel. Com certeza para todos que apreciam este tipo de aventura fatalidades como esta nos fazem pensar bastante.

Fica uma sugestão para que os moderadores aqui do forum reforcem esta campanha através de um baner ou mesmo atraves de uma mensagem abaixo do logotipo do site.

Não sei da viabilidade, mas acho que os Moderadores e Administradores poderiam criar um fórum exclusivo para segurança e nós ajudaríamos em postar, divulgar, esclarecer e, sem querer ser presunçoso, ensinar aos outros a importância disso.

Abs, fazendo um "UP" na idéia do Marcel.

Sidnei Diogo
18/06/2007, 13:43
...Realmente, não cheguei a conhecer o Gilvan, mas acredito que ele certemente apoiaria esta campanha, e até poderia sugerir que essa campanha fosse batizada com o nome do Gilvan, como homenagem e exemplo a todos.

Abs.

Apóio totalmente a idéia.
Abs.

Alexandre Cruz
18/06/2007, 13:45
Opa...

Apoio 100% a campanha!!

[]'s

Lucas Nassif
18/06/2007, 14:01
Aconteceu com um amigo do meu pai, que estava chegando em casa, e a poucos metros da casa dele ele tirou o cinto. Na esquina da casa dele, veio um doido e bateu em seu veículo, destruindo totalmente. O doido não sofreu nada, mas o amigo do meu pai se feriu muito, e tem cicatriz disso até hoje!! Depoiis disso, tiro o cinto apenas quando estiver NA GARAGEM de casa!!

Abraços

Verdenson Peçanha
18/06/2007, 14:24
Por não usar o cinto também perdi em tio que mais parecia um irmão.
Um tio meu estava levando dois bezerros para pastar, uma curva na estrada o veiculo tombou, como ele estava sem cinto foi jogado fora do carro que passou por cima.
Era um trecho muito curto, eu ouvia dizer que não era necessário usar o cinto por que era perto e não tinha fiscalização.
Hoje só tiro o cinto dentro da garagem.

Esse link é de um jornal da região do ocorrido com meu tio.

http://www.tribunadointerior.com.br/index.php?pag=noticias&id_noticia=12608&conjunto=14832,12608&id_usuario=&noticias=

wagnerf
18/06/2007, 14:25
Graças a Deus, eu não tenho nem um acidente que possa relatar quando o cinto me salvou, mas tenho dois costumes.
Antes de ligar o carro coloco o cinto, e só tiro depois que imobilizo e desligo o mesmo, e isto é meio automático, então em trilhas aonde se para muito toda vez que desço do carro passo por este processo.

Abraços

Grassmann
18/06/2007, 14:29
Phantom,

Concordo com você no que diz respeito às preocupações que devemos ter ao pilotar um veículo.
Mas cuidado com as interpretações pessoais. O que foi dito até o momento foi que ele estava sendo rebocado por uma cinta de reboque (não corda). E em momento algum falou-se se o carro estava ligado ou desligado.
Independente disso, apoio a idéia de boicotarmos quem não tem equipamentos mínimos de segurança nas trilhas. :palmas:

[]'s

equipeminas4x4
18/06/2007, 15:05
Srs.

O caso do Gilvan foi uma fatalidade. A proposta da campanha alertar as pessoas dos perigos de uma trilha. Nossa diversão pode virar coisa séria em fração de segundo. Devemos orientar a todos, principalmente ao pessoal q tem jipes com capotas de lona, que a gaiola é instrumento indispensável para garantir sua segurança e de sua família. Se não me engano, o jipe clube bichos do mato aqui de BH, obrigou todos os seus integrantes à utilizar gaiolas nos jipes. Talvez este caminho deva ser seguido por todos os jipe clubes do brasil. Não é porque o cara faz apenas trilhas leves, que ele esteja livre de um imprevisto. Além disso o uso do cinto pode salvar a sua vida, como muitos relatos postados até agora, inclusive eu já fui salvo pelo cinto de segurança. A proposta é que cada um obrigue o amigo de trilha à utilizar o cinto, para que este esteja menos vulnerável às fatalidades.

[]´s

equipeminas4x4
18/06/2007, 15:08
Derepente vem um espertão me dizer que o cinto trava em inclinações na trilha, que ele não consegue prender o cinto. Simples, na trilha ande com um pregador para travar o cinto na posição de uso, vc não terá mais este problema.

[]´s

Loras
18/06/2007, 15:24
Meu irmão costuma dizer que a grande maioria dos "destemidos que passam em qualquer lugar" só o fazem porque não possuem conhecimento suficiente do risco que estão correndo.

Às vezes a ignorância é o melhor conhecimento...

A necessidade do cinto de segurança é conhecida há MUITO tempo.:shock:

Vale o MESMO para o consumo de bebidas alcoólicas durante as trilhas e passeios 4x4.

Agora, sinceramente, quantos Jipe Clubes e jipeiros REALMENTE se mobilizam contra isso?:?::evil:

Infelizmente é necessário notícias como essas, para que um pouco de consciência se manifeste.

Esse ano tivemos um acidente sério numa prova aqui do Roraima 4x4. Felizmente o colega teve um trauma torácico "apenas" moderado.

Motivo: tinha violado o cinto de segurança, para conseguir "prendê-lo" e continuar na competição. Na subida do king (era um arrancadão na lama) o acelerador travou, por causa da sujeira. O Jipe pulo e caiu de frente, com o parachoque no chão. O cinto desprendeu, e lá se foi o capacete contra o parabrisa e o tórax contra o volante de direção...

Espero realmente que o aprendizado, com o fato de nosso querido amigo, NÃO SEJA ESQUECIDO.:concordo:

Abraços seguros,

Luiz Claudio
18/06/2007, 15:26
Marcel,

Excelente campanha!!! :palmas::palmas::palmas:

Coloquei a frase "NÃO SEJA BURRO!!! USE SEMPRE CINTO DE SEGURANÇA!!!" na minha assinatura e ví que muitos aqui também já fizeram isso.

Vamos divulgar a idéia!!!

[]'s...

Leo - Beethoven
18/06/2007, 15:27
O caso do Gilvan foi uma fatalidade. A proposta da campanha alertar as pessoas dos perigos de uma trilha. Nossa diversão pode virar coisa séria em fração de segundo. Devemos orientar a todos, principalmente ao pessoal q tem jipes com capotas de lona, que a gaiola é instrumento indispensável para garantir sua segurança e de sua família. Se não me engano, o jipe clube bichos do mato aqui de BH, obrigou todos os seus integrantes à utilizar gaiolas nos jipes. Talvez este caminho deva ser seguido por todos os jipe clubes do brasil. Não é porque o cara faz apenas trilhas leves, que ele esteja livre de um imprevisto. Além disso o uso do cinto pode salvar a sua vida, como muitos relatos postados até agora, inclusive eu já fui salvo pelo cinto de segurança. A proposta é que cada um obrigue o amigo de trilha à utilizar o cinto, para que este esteja menos vulnerável às fatalidades.

Acho que é isso mesmo. Não adianta agora expecular em cima do caso do Gilvan que já passou.....acho que a sua idéia está focada no futuro, certo ?
Concordo com a sua idéia, temos que policiar (atormentar) os amigos com essas coisas, mas vc sabe que muitos só tomam uma posição na hora que dói de verdade, daí a minha sugestão....
Quantos aqui nunca fizeram uma trilha, ou passeio com caras que o Jeep não tem a menor condição de segurança ? Aí quando vc fala, vc é taxado de mané ou é zoado pelos demais (como o Escória mencionou no post dele).....o problema é que quando acontece alguma coisa com esses figuras, somos nós "os manés" que temos que acudi-los....daí a idéia de tornar isso compulsório. Investir em um santo antônio, ou gaiola, cintos de 3 pontos (no mínimo), bancos melhores e até as mesmas condições para o banco traseior, deveriam ser o primeiro investimento em um jipe e não o último por que não "aparece" quanto um jogo de pneus novos.....

Derepente vem um espertão me dizer que o cinto trava em inclinações na trilha, que ele não consegue prender o cinto. Simples, na trilha ande com um pregador para travar o cinto na posição de uso, vc não terá mais este problema.

E tem esses ainda.....

Abs.

MARCELO VITARA SUBMARINO
18/06/2007, 15:28
Eu apoio esta campanha e vou usar a frase na minha assinatura e pregado na traseira do Submarino. Hã pra não passar em branco vou contar uma experiencia tambem, que sirva de alerta. Certa vez um irmão de um conhecido meu parou o carro em uma BR para mijar, quando entrou no carro, arrancou e foi buscar o cinto para afivela-lo, nesta hora, ainda saindo do acostamento, vem um outro veiculo na contramão e bateu de frente no seu carro, levando sua vida na hora.

Abs tristes pela morte estupida do Gilvan.

Jeanilson
18/06/2007, 17:07
Só para reforçar a campanha, segue um vídeo que serve de exemplo do que a falta do cinto nas trilhas pode fazer (assistam até o final):

http://www.youtube.com/watch?v=shKq6Is2MYI

O cara teve muita sorte, mas com certeza aprendeu a lição.

[]'s de cinto sempre!

MarcosAguiar
18/06/2007, 17:21
Marcel...

Se temos que tirar uma lição do que aconteceu com nosso amigo Gilvan, você está 100% correto na sua colocação.

Parabéns!

marcobacalhau
18/06/2007, 17:56
Assunto recorrente....

Retirei da campanha do governo da Louisiana

http://www.familiabacalhau4x4.com.br//images/CINTOt.gif

Acho que não precisa falar mais nada.

Já coloquei no site dos Bacalhaus.

equipeminas4x4
18/06/2007, 18:04
Deveria estar escrito a frase desta célebre campanha.

não

Eraldo Cardoso Santana
18/06/2007, 18:10
PÔ Léo, devemos sempre usar o cinto, sem dúvida, mas devemos também ser fiéis aos nomes de nosso veículos...Conhece uma Libélula Psicótica??? Ande sempre nela com os cinto bem acondicionado...

marcobacalhau
18/06/2007, 18:24
Deveria estar escrito a frase desta célebre campanha.

não

Esta logo é de uma campanha do governo da Louisiana, só traduzi.

Achei simples e direto. (Além de não dar para escrever toda a frase).

Acho que todo mundo sabe da segurança que o cinto proporciona, só que fica dando um monte de desculpas:
- Incomoda...
- Aperta aqui e ali...
- Trava nos enroscos (é para isto mesmo)
- É só um pedacinho...
- Daqui a pouquinho eu coloco...
- e por ai vai...

O que vale mesmo e a campanha em si.
Se conseguirmos convencer a todos da NECESSIDADE de usar o cinto, tá valendo.

equipeminas4x4
18/06/2007, 18:32
coloca apenas.

Não seja BURRO. Use o cinto.

Esse cabe na logo, mas ae ia pedir pra vc acrescentar as orelhas tb... heheheh

[]´s

Alexandre Zocrato
18/06/2007, 18:43
Esta logo é de uma campanha do governo da Louisiana, só traduzi.

Achei simples e direto. (Além de não dar para escrever toda a frase).

Acho que todo mundo sabe da segurança que o cinto proporciona, só que fica dando um monte de desculpas:
- Incomoda...
- Aperta aqui e ali...
- Trava nos enroscos (é para isto mesmo)
- É só um pedacinho...
- Daqui a pouquinho eu coloco...
- e por ai vai...

O que vale mesmo e a campanha em si.
Se conseguirmos convencer a todos da NECESSIDADE de usar o cinto, tá valendo.

Corretíssimo. Sem desculpas.

tio
18/06/2007, 18:49
Pessoal , não conheci o Gilvan , mas tb fico triste com o ocorrido.
Òtima a campanha para que todos utilizem o cinto nas trilhas ou seja onde for , mas temos que prestar muita atenção tambem na qualidade e forma como esses cintos são colocados no Jipes.
Na maioria das vezes , em CJs pelo menos , é uma adaptação e , sinceramente , tem alguns que não seguram tranco nenhum.......já vi cinto parafusado com parafuso rosca soberba e amarrado com arame , só para não ser multado , alem de peças muito bem parafusadas , porem am lugares errados e produtos de baixíssima qualidade.

jeisonk
18/06/2007, 19:35
Já vou movimentar o nosso Jeep Clube aqui também em prol dessa campanha.

[]'s

romeu
18/06/2007, 19:39
Sou obrigado a confessar, que apesar de ser usuário assíduo do cinto de segurança em qualquer ocasião, mesmo em trilhas... tenho um grande problema com o mesmo em minha viatura...

Aliás, com o banco... tá tudo solto... Se capotar já era, era uma preocupação em arrumar já, mas agora virou obrigação. Tenho certeza que muitos se encontram em situação parecida, e devemos nos conscientizar. Estou providenciando novos bancos e cintos de 4 pontos.

Abrass

Sidnei Diogo
19/06/2007, 00:18
Aderindo à campanha!
Segue um vídeo!
85231

Tia Mi
19/06/2007, 00:58
Pois é galera... pelo jeito sou mais uma dos muitos que só estão aqui graças ao cinto de segurança!

No final de 1997 capotei meu pálio na estrada: girei três vezes, passei por cima do canteiro central e caí com o meu lado no asfalto. O carro ficou irreconhecível e comigo não aconteceu absolutamente NADA! Em 2000 um pneu traseiro estourando a 160Km/h por pouco também não me causa a mesma situação...

Também sou do tipo que não manobra o carro na garagem sem o cinto de segurança, mas quando ganhei cintos novos do meu Amor... PASMEM! Descobri que meu cinto antigo estava fixado de qualquer jeito em lugar errado, e que graças a Deus nunca aconteceu nada mais sério comigo na trilha. Fiquei p$&@ da vida comigo mesma: logo eu, tão cheia de 'futriques' com a manutenção do meu jeep! Nunca tinha reparado na fixação do cinto... impressionante como a gente pensa no carro e não na gente!

Abraços mais atentos e aderindo à campanha!

PS: em tempo: acho que concientizarmos as pessoas é muito melhor do que ter a 'obrigatoriedade', pois tudo que é obrigatório se torna desejo de ser transgredido...

pdavidbraga
19/06/2007, 01:34
Amigos Jipeiros,
Certo dia fui fazer trilha com amigos do Amazonas Jeep Clube e numa parte da trilha apelidada de chiqueirinho tinha um atoleiro q p ser vencido, tínhamos q passar em uma velocidade acima do normal. Como não mostrava perigo por ser plano, fui burro e não coloquei o cinto. Numa mudança de marcha quando me inclinei um pouco pra frente, a roda dianteira passou por cima de alguma coisa rígida sob a lama. Bati fortemente minha testa no para-brisa fazendo um grande corte acima do meu supercílio, outro no meu nariz sem contar com os hematomas q fiquei no meu olho direito.
Meus amigos abortaram a trilha p me socorrer e consegui acabar com a bricadeira de todos por causa da minha burrice.
Hoje o local é apelidado de CHIQUEIRINHO DO DAVID.
NÃO SOU BURRO, HOJE USO CINTO.
Um grande abraço a todos

Alexandre Zocrato
19/06/2007, 01:38
Pois é galera... pelo jeito sou mais uma dos muitos que só estão aqui graças ao cinto de segurança!

No final de 1997 capotei meu pálio na estrada: girei três vezes, passei por cima do canteiro central e caí com o meu lado no asfalto. O carro ficou irreconhecível e comigo não aconteceu absolutamente NADA! Em 2000 um pneu traseiro estourando a 160Km/h por pouco também não me causa a mesma situação...

Também sou do tipo que não manobra o carro na garagem sem o cinto de segurança, mas quando ganhei cintos novos do meu Amor... PASMEM! Descobri que meu cinto antigo estava fixado de qualquer jeito em lugar errado, e que graças a Deus nunca aconteceu nada mais sério comigo na trilha. Fiquei p$&@ da vida comigo mesma: logo eu, tão cheia de 'futriques' com a manutenção do meu jeep! Nunca tinha reparado na fixação do cinto... impressionante como a gente pensa no carro e não na gente!

Abraços mais atentos e aderindo à campanha!

PS: em tempo: acho que concientizarmos as pessoas é muito melhor do que ter a 'obrigatoriedade', pois tudo que é obrigatório se torna desejo de ser transgredido...

Tia Mi,
Eu também sempre tive o pé "um pouco pesado", contudo não é demais comentar que 160 km/h nas nossas estradas também é muito perigoso. E o pior: além de nos machucarmos, colocamos em vida também outras pessoas que estão passando e que estão em velocidades "mais responsáveis"...
Diminua o pé, pois gostaríamos de vê-la postando aqui ainda por muito tempo!
Abraços.
ps: já tive um acidente em que fiquei com a marca do cinto no tórax por um mês. Nem imagino o que teria acontecido se não o estivesse usando...

Pedro Freitas
19/06/2007, 08:17
Todos conhecemos o perigo, todos sabemos a utilidade do cinto.
só não vai usar quem é burro.

Não seja BURRO use o cinto

[]'s aderindo a campanha.

equipeminas4x4
19/06/2007, 08:25
Pessoal , não conheci o Gilvan , mas tb fico triste com o ocorrido.
Òtima a campanha para que todos utilizem o cinto nas trilhas ou seja onde for , mas temos que prestar muita atenção tambem na qualidade e forma como esses cintos são colocados no Jipes.
Na maioria das vezes , em CJs pelo menos , é uma adaptação e , sinceramente , tem alguns que não seguram tranco nenhum.......já vi cinto parafusado com parafuso rosca soberba e amarrado com arame , só para não ser multado , alem de peças muito bem parafusadas , porem am lugares errados e produtos de baixíssima qualidade.
Perfeito. Vamos nos preocupar com nossa segurança. Fixação dos cintos e bancos é importantíssimo.

[]´s

equipeminas4x4
19/06/2007, 08:27
Já vou movimentar o nosso Jeep Clube aqui também em prol dessa campanha.

[]'s
Parabéns Jeisonk.

Vamos movimentar todos os JC do Brasil.

[]´s

ariel kleinubing
19/06/2007, 10:58
Também passei por experiência trágica em virtude de falta de cinto: estavamos levantando uma triha, era antes do meio dia, estávamos numa descida ingreme, com uma curva acentuada e um precipício no lado direito. Tres jipes já tinham passado, o meu estava parado a uns 10 metros da curva, embarquei não coloquei o cinto, que é 4 pontas em banco concha e fui passar, quando quebrou o suporte da barra de direção (high steer acho) e percebendo a quebra, pois não vencia a curva, freiando, a roda virou pro lado do precipício e acabei descendo ele, capotando a primeira vez de frente e mais tres de lado, sendo que na última o jeep me jogou pra frente dele e depois passou em cima de mim, me esmagando. Resultado, bacia quebrada, diástase, costelas quebradas, um corte e 45 dias imobilizados e mais 45 de muleta. Resultado: nasci de novo e agora sempre uso cinto.

NÃO SEJA BURRO, USE O CINTO. CAMPANHA PELO USO OBRIGATÓRIO DO CINTO NA TRILHA.

Marcelo R. A. da Cunha
19/06/2007, 11:06
Marcel meu amigo,

:concordo:

[]'s

Marcelo

palito
19/06/2007, 11:11
Temos que começar a cobrar mais qualidade dos equipamentos que compramos, cintos e gaiolas de baixa qualidade são os produtos que mais se vê pelas trilhas.

Palitex

lucas.sanches
19/06/2007, 11:13
Não só se preocupar com o cinto , mas tambem em prender tudo que estiver dentro do jipe!Imagina numa capotagem uma caixa de ferramentas ou um macaco voando dentro do jipe e acertando uma cabeça?

Lucas

Dfpf
19/06/2007, 11:50
Acho importantíssimo a iniciativa de campanhas de conscientização desta natureza. Mas acho também que o tema da campanha deve ser mais amplo e tratar da segurança de uma forma geral, incluindo, obviamente, o uso do cinto. Infelizmente foi preciso a perda da vida de um jipeiro para que algumas pessoas se conscientizassem da necessidade do uso do cinto nas trilhas. Mesmo assim acredito ainda que alguns continuarão a ser BURROS e não mudarão a sua postura.

Agora, analisando os demais fatores de riscos nas trilhas, vejo que o excesso de álcool também tem sido demasiado em determinados casos. Quem nunca viu algum jipeiro embriagado nas trilhas? Qual a conseqüência disto? Será preciso mais alguma tragédia nas trilhas para a conscientização quanto ao excesso de álcool também?

equipeminas4x4
19/06/2007, 12:01
Dalton,

O tema central é o uso do cinto, mas não estamos nos limitando à isso. Já falamos de gaiolas, qualidade de instalação de bancos e cintos e o tema álcool sempre estará presente. Já tivemos q chamar atenção de amigos nosso aqui em BH, devido ao consumo exagerado de bebidas alcóolicas, sob punição de não ser mais bem vindo à turma da trilha.

[]´s

GustavoRisso
19/06/2007, 12:51
:concordo: :palmas:

Dfpf
19/06/2007, 13:54
Dalton,

O tema central é o uso do cinto, mas não estamos nos limitando à isso. Já falamos de gaiolas, qualidade de instalação de bancos e cintos e o tema álcool sempre estará presente. Já tivemos q chamar atenção de amigos nosso aqui em BH, devido ao consumo exagerado de bebidas alcóolicas, sob punição de não ser mais bem vindo à turma da trilha.

[]´s

Marcel

Concordo com vc. mas acho que se o lastimável fato ocorrido tivesse como causa, por exemplo, o excesso do consumo de alcool, estariamos neste momento discutindo a necessidade de redução deste consumo e não o uso do cinto de segurança.

Ressalto então que deveriamos aproveitar o momento de comoção e ampliar a campanha, buscando não só inibir a ocorrência de ferimentos e mortes pela falta de uso de cintos de segurança mas também previnir que outros fatores venham a ser causadores de acidentes com vítimas.

Deveria ser uma campmaha tipo "Sou Jipeiro Consciente" ou "Preservo a vida, principalmente a minha". Nesta campanha seriam determinados quais os principais mandamentos desse jipeiro, tipo: Uso sempre cinto de segurança, não consumo ou não excedo no alcool, veículo com manutenção preventiva, etc..

Não estou querendo gerar polemica, apenas expresso minha preocupação com o que vejo e ouço. Gostaria então que algum proveito fosse tirado da morte do jipeiro Gilvan, já que traze-lo de volta não é possível.

abs

Loras
19/06/2007, 14:50
Proposta:

Vamos fazer o manual de segurança OFF ROAD do 4x4 Brasil!!!:!:

Primeiro coletamos o material e TODAS as dicas válidas.

Depois fazemos um arquivo PDF batuta!!!:mrgreen:

Disponibilizamos na internet e cada um faz a sua cópia. Os Jipes Clubes que quiserem podem copiá-lo, acrescentando seu logo junto ao do fórum na capa.

Que acham?:?:

Posso ficar responsável por receber o material em PVT / MP.

Abs,

Marcelo R. A. da Cunha
19/06/2007, 14:52
Loras

Acho uma boa idéia.

[]'s

Marcelo

Loras
19/06/2007, 15:08
OK. Vamos começar a lista...:arrow:

- NÃO beba enquanto dirije

- USE o cinto de segurança

- luvas ao manusear o cabo de aço do guincho

- peso preso ao cabo

- evite cintas com gancho. Dê preferência para cintas com alças e manilhas.

- distância adequada durante o uso do guincho

- pontos de ancoragem seguros

- cintas de reboque sem rasgos ou remendos

- dedos para fora do volante

- cintos de segurança em dia, adequadamente fixados

- bancos sem danos estruturais

- gaiolas eficazes, principalmente para viaturas conversíveis e Defender

- óculos de proteção, se andar em viaturas conversíveis / vidro aberto

- mecânica 100% em dia

- tenha um kit de primeiros socorros

- faça curso de primeiros socorros

- deixe avisado o local onde acontecerá a trilha, bem como a previsão de retorno. Estipule um horário limite para acionamento de resgate, caso não faça contato.

Esqueci de muita coisa... vamos lá!!!

Contribuições!!!!:!:

Abs,

Abs,

Marcelo R. A. da Cunha
19/06/2007, 15:16
Loras essas também são boas;

Temos que começar a cobrar mais qualidade dos equipamentos que compramos, cintos e gaiolas de baixa qualidade são os produtos que mais se vê pelas trilhas.

Palitex

Não só se preocupar com o cinto , mas tambem em prender tudo que estiver dentro do jipe!Imagina numa capotagem uma caixa de ferramentas ou um macaco voando dentro do jipe e acertando uma cabeça?

Lucas

Amostardeiro
19/06/2007, 15:54
Pessoal

Eu vi duas situações que me provaram a necessidade do cinto de segurança, uma delas infelizmente por estar sem cinto foi fatal, mas em outra uma amiga capotou várias vezes com um Uno, que ficou completamente destruido sem que minha amiga sofresse ferimentos graves, certamente se não estivesse usando o cinto teria sido jogada para fora do carro com consequencias gravissímas, desde então uso o cinto em todas as situações.

Abraço + um para campanha

Leo - Beethoven
19/06/2007, 16:02
Proposta:

Vamos fazer o manual de segurança OFF ROAD do 4x4 Brasil!!!:!:

Primeiro coletamos o material e TODAS as dicas válidas.

Depois fazemos um arquivo PDF batuta!!!:mrgreen:

Disponibilizamos na internet e cada um faz a sua cópia. Os Jipes Clubes que quiserem podem copiá-lo, acrescentando seu logo junto ao do fórum na capa.

Que acham?:?:

Posso ficar responsável por receber o material em PVT / MP.

Abs,

Show de bola essa idéia !!!

Ovelha
19/06/2007, 16:04
Que noticia :sad:

Também não conheci o Gilvan pessoalmente, mas creio que por fazermos parte da mesma alegria que ele, 4x4, nós todos nos sentimos atingidos com o ocorrido.

Uso sempre, e ressalto, SEMPRE o cinto de segurança, procuro ser o mais prudente possivel em trilhas, mas ainda assim, essa noticia caiu como um balde de agua fria sobre mim.

Logo que vi a iniciativa dessa lista de "Bom Jipeiro" fiquei mais calmo de novo, e acho que essalista devia ser mais divulgada que lançamento de 4x4 por preço justo!

Tentei achar uma lista do nosso colega Vogetta, dono do Jpx Panzer, que era bem completa quanto ao quisito responsabilidade SOCIAL. um ponto que um VERDADEIRO JIPEIRO jamais deve esquecer, mas não consegui acha-la.

Assim que tivermos uma lista bem concisa e ao mesmo completa, proponho que a coloquemos não em um tópico, mas como uma página logo no comoeço de nosso fórum, para que todos lembrem-se de sempre dar uma relida nela para que essas idéias jamais sejam esquecidas.

Façamos isso não só pela memória de nosso colega Gilvan, como nem só por nós mesmos, façamos também pensando nos próximos.

4x4 é diversão, mas jipe não é brinquedo.

Cursino
19/06/2007, 16:11
Nesse manual poderia haver também um "check list" com os itens básicos a serem verificados na viatura e equipamentos necessários antes de entrar na trilha, ou melhor, antes de sair de casa.
Em eventos organizados, esse check list pode ser exigido junto com a ficha de inscrição do jipe.
Assim que tiver um tempinho, faço um modelo e vcs acxrescenta ou retiram alguns itens

Tia Mi
19/06/2007, 17:44
Tia Mi,
Eu também sempre tive o pé "um pouco pesado", contudo não é demais comentar que 160 km/h nas nossas estradas também é muito perigoso. E o pior: além de nos machucarmos, colocamos em vida também outras pessoas que estão passando e que estão em velocidades "mais responsáveis"...
Diminua o pé, pois gostaríamos de vê-la postando aqui ainda por muito tempo!
Abraços.
ps: já tive um acidente em que fiquei com a marca do cinto no tórax por um mês. Nem imagino o que teria acontecido se não o estivesse usando...

Isso são as m#$#das que a gente faz: sempre fui pé de chumbo mesmo, mas nesse dia tive uma reunião em SP e tinha que chegar a tempo para dar aula em Campinas, então soquei o pé! A estrada ajudava, pq era a Rod dos Bandeirantes, que está um tapete.

Mas hoje sou muito mais tranqüila para dirigir! A gente aprende né? :oops:

Tia Mi
19/06/2007, 17:46
Nesse manual poderia haver também um "check list" com os itens básicos a serem verificados na viatura e equipamentos necessários antes de entrar na trilha, ou melhor, antes de sair de casa.
Em eventos organizados, esse check list pode ser exigido junto com a ficha de inscrição do jipe.
Assim que tiver um tempinho, faço um modelo e vcs acxrescenta ou retiram alguns itens

O site do JC de Campinas tinha um checklist legal. Não sei se tem ainda, mas vale dar uma olhada...

Alguém citou primeiros socorros... aguardem e FIQUEM ATENTOS AO FÓRUM NOS PRÓXIMOS DIAS!

Beijinhos!

equipeminas4x4
20/06/2007, 08:29
Se conseguirmos q cada jipeiro do fórum, pegue no pé de cada amigo na trilha qd este estiver sem o cinto, já teremos um excelente começo. À partira daí as coisas serão facilitadas.

[]´s

Cursino
20/06/2007, 09:03
Se conseguirmos q cada jipeiro do fórum, pegue no pé de cada amigo na trilha qd este estiver sem o cinto, já teremos um excelente começo. À partira daí as coisas serão facilitadas.

[]´s

Marcel, o importante é isso mesmo. Mas além de pegar no pé dos amigos, temos de dar o exemplo.
Ontem mesmo peguei no pé da minha namorada, que por coincidencia é de minas (eita povinho teimoso) porque ela insiste em não usar o cinto na nossa cidade. Quando está em São paulo ela usa...Dá pra entender?
[]'s bem amarrados

Sidnei
20/06/2007, 09:15
Parabéns pela iniciativa.

Também sou adepto do uso do cinto de segurança sempre, não só em trilhas, mas em qualquer lugar, seja no carro de passeio ou no jeep, seja numa trilha ou simplesmente numa estrada de terra batida....
Sempre faço trilha com meu filho de 10 anos e ele é o primeiro a colocar o cinto, esteja ele no banco dianteiro ou traseiro.... E essa iniciativa deve começar cedo, com qualquer criança e principalmente com os marmanjos que sempre tem a desculpa de "cinto? pra que cinto, se vamos andar a 10km/h?"....

[ ]´s apertados pelo cinto....

Ovelha
20/06/2007, 09:16
1- NUNCA ENTRE NA TRILHA SOZINHO
Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jipe. A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jipe quebrar ouatolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco.

2- USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva, um simples buraco ou um toco no meio do caminho poderá causar um acidente grave.

3- ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTAR NA TRILHA
Por mais econômico que seu 4x4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis (como lamaçais e longos areões) ele pode até triplicar.

4- LEMBRE-SE SEMPRE DA PLANILHA
Se você vai percorrer uma trilha que desconhece, siga uma planilha ou alguém que saiba monta-la. Dessa forma, você saberá como voltar caso se perca ou não chegue a lugar algum.

5- NÃO SE ARRISQUE A TOA
As situações de perigo são tentadoras, mas podem ter consequencias fatais. Se você não tem experiência, procure um caminho alternativo em vez de tentar vencer obstáculos difíceis. Mesmo se você se julga experiÊnte, ultrapasse apenas depois que certifica-se que a manobra é segura.

6- NÃO ESQUEÇA OS MANTIMENTOS
As viagens for a de estrada são cheias de imprevistos. A estrada tranquila na ida pode se transformar num mar de lama na volta, com uma simples chuva. Por isso esteja sempre preparado para passar uma noite no mato, mantendo seu jipe abastecido com água, alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores.

7- FAÇA CURSOS
Mesmo quem já esta com o pé na lama há muito anos tem sempre o que aprender. Assim, fique de olho nos cursos que podem ajuda-lo na trilha. Há aulas de pilotagem, noções de mecânica e de primeiros socorros. Maiores informações no site do Jeep Clube Campinas.

8- TENHA BOM SENSO
Nunca aja por impulso ou para impressionar os colegas de trilha. Antes de tomar qualquer atitude, pense, repense, analise por todos os lados os riscos e as possibilidades. Pode demorar mais, mas garante a saúde fisíca e financeira no final da jornada.

9- MANTENHA DISTÂNCIA
Em um comboi fique o mais longe possível do carro da frente, sem perde-lo de vista. A distância pode evitar acidentes em casos de obstáculos repentinos. Também lhe dá espaço para pagar embalo em uma subida, por exemplo.

10- LEVE PEÇAS SOBRESSALENTES
Mesmo que você não tenha noções de mecÂnica, leve peças sobressalentes; sempre haverá alguém no grupo que sabe dar um jeitinho de fazer o jipe chegar ao final da trilha. Pergunte ao seu mecânico o que levar. Providencie também uma cinta ou cabos ou cordas grossas, caso seja necessário rebocar o jipe.

11- CUIDE DE QUEM VEM ATRÁS
Há regras para andar em comboio. Uma delas é ser reponsável pelo carro que vem atrás. Fique de olho no retrovisor, conferindo a cada minuto onde está o jipe de trás. Caso o perca de vista, pare e espere até ele aparecer. O jipe da frente vai agir da mesma forma com você, até que todos percebam o problema.

12- REVISE O JIPE NO FINAL
Se a trilha tiver muitos obstáculos, dê uma olhada geral no jipe antes de voltar ao asfalto. Veja se não existe alguma vaaria, vazamento ou mangueira solta. Já em casa, mande lavar o jipe o mais rápido possível, para impedir que o barro seque e fique fortemente grudado nos sistemas mecânicos. Vale a pena também alinhar e balancear as rodas.

13- ASSOCIE-SE A UM JIPE CLUBE
Mesmo que você não seja afeito a reuniões sociais, vale a pena frequentar um Jipe Clube. Assim, você terá companhia para os primeiros passeios e aprenderá com quem tem mais experiência.

Ovelha
20/06/2007, 09:20
Discordo de alguns pontos, mas:

Check list do Jipe

- Itens obrigatórios por lei (estepe, macaco, chave de roda, cinto segurança, parte elétrica, etc).

- Santo Antonio

- Pneus off road (Fate, Argentino, Frontiera, Militar Candango, etc)

- Tração e reduzida

- Bloqueio do diferencial central ( Land, Niva)

- Pontos de ancoragem

- Roda livre manual x automática

- Radio PX

- Ignição eletrônica x platinado

- Tomada de ar para carburador: snorkel ou interior da cabine

- Freio a disco x tambor

- Estribo (bate barranco)

- Tow bar

- Guincho

Check list do jipeiro

- Comida

- Água Potável

- Boné, chapéu, óculos de sol

- Kit primeiros socorros

Check List apetrechos

- Cinta (identifique a sua)(c/ gancho?)

- Manilha

- Patesca

- Enxadão

- Lanterna

- Ferramentas (alicate, chaves de fenda, chaves de boca/estrela)

- Colas e Adesivos (ex.: reparo radiador c/ Durepox, vedações diversas c/silicone)

- Arame

- Fio

- Água para o radiador

- Combustível de reserva (galão, mangueira)

- Macaco Hi-lift

- Presilhas plásticas (abraçadeiras Hellermann)

- Correia do alternador, platinado, condensador

Dicas de condução

Pressão dos pneus: normalmente usa-se menos pressão na trilha do que no asfalto para melhorar a aderência dos pneus

Posição das mãos no volante: proteja o polegar (risco de tranco na direção)

Travessia de águas:

- assegure-se que a profundidade é transponível

- deve-se apagar os farois auxiliares e principais antes de atravessar águas profundas com o jipe.

- entre devagar, e avance firme

- cuidado com hélice do radiador

- verifique o freio ao sair

Travessia de atoleiros

(antes de entrar):

- Procure avaliar a trajetória, antes de entrar

- Acione 4x4, reduzida (ou bloqueio diferenciais e reduzida)

(no meio):

- Fé em Deus e pé na tauba

Descidão Liso

- Desça em 4x4 e reduzida

- Assegure-se que o cambio não pula marcha. Se necessário peça ao navegador para travar a alavanca da reduzida com o pé

- Não pise no freio

- Se começar a escorregar ou atravessar, acelere e corrija a direção.

NÃO PISE NO FREIO

Subidão liso

- 4x4, reduzida, fé em Deus e pé na táuba

- Se empacar volte com a re engatada, no motor. Procure não frear, para evitar atravessar

Inicio de tombamento ao transpor um terreno com erosão (em baixa velocidade)

- Normalmente procura-se virar a direção para dentro do buraco!

- Peça aos companheiros para fazer contra-peso

Regra geral

- em dúvida: ACELERE

Leo - Beethoven
20/06/2007, 09:40
Hoje de manhã vi uma notícia que me chamou a atenção. O Vaticano lançou os 10 mandamentos do motorista, acreditem ou não, até o Papa está preocupado com isso....

Cursino
20/06/2007, 11:22
Essas regras do vaticano não são muito aplicáveis. São mais pro tipo "seja santo" do que "Seja defensivo, não agressivo"
aí vai o link:
http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/efe/2007/06/19/ult2834u120.jhtm

NeRo
20/06/2007, 11:29
Ele quer é que as pessoas não transem dentro do carro. :mrgreen:
Pelo menos não antes de casar. :pensativo:

Cursino
20/06/2007, 11:45
PUTZ!!! então eu vou pro inferno... mas vou feliz hehehe

Leo - Beethoven
20/06/2007, 12:11
Essas regras do vaticano não são muito aplicáveis. São mais pro tipo "seja santo" do que "Seja defensivo, não agressivo"
aí vai o link:
http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/efe/2007/06/19/ult2834u120.jhtm

Óbvio, nem acho que eles fariam de outra forma mesmo....só postei o fato para mostrar que até a igreja que dificilmente se envolve em questões fora da "religiosidade" está de certa forma se manisfestando sobre isso....concordemos com eles ou não....

Ele quer é que as pessoas não transem dentro do carro. :mrgreen:
Pelo menos não antes de casar. :pensativo:

Vc está certíssimo !!! Veja o Quinto Mandamento: "Que o automóvel não seja para ti expressão de poder e domínio e ocasião de pecado".

Como transar antes do casamento é pecado, vc estará comentendo dois pecados, um por transar e outro por ser dentro do carro....:mrgreen:

Abs.

Cursino
20/06/2007, 15:42
Óbvio, nem acho que eles fariam de outra forma mesmo....só postei o fato para mostrar que até a igreja que dificilmente se envolve em questões fora da "religiosidade" está de certa forma se manisfestando sobre isso....concordemos com eles ou não....

Vc está certíssimo !!! Veja o Quinto Mandamento: "Que o automóvel não seja para ti expressão de poder e domínio e ocasião de pecado".

Como transar antes do casamento é pecado, vc estará comentendo dois pecados, um por transar e outro por ser dentro do carro....:mrgreen:

Abs.
1- Sim, isso mostra a preocupação deles com o que mais mata jovens no mundo, mas, em minha humilde opinião eles deveriam ser mais específicos aos atos "de motorista" como não descuidar da manutenção, dirigir defensivamente, etc... e não apenas citar regras de boa convivencia no transito.
2- Novamente segundo minha "humirde" opinião, esse item deveria ser revisto...
[]'s

Leo - Beethoven
20/06/2007, 16:46
1- Sim, isso mostra a preocupação deles com o que mais mata jovens no mundo, mas, em minha humilde opinião eles deveriam ser mais específicos aos atos "de motorista" como não descuidar da manutenção, dirigir defensivamente, etc... e não apenas citar regras de boa convivencia no transito.
2- Novamente segundo minha "humirde" opinião, esse item deveria ser revisto...

Perfeito...:concordo:
Já que eles não fazem isso, acho que a idéia aqui é fazermos nós, certo ?

gnecchi
20/06/2007, 19:26
Já tive 04 acidentes sérios de carro onde sai ileso em função de estar utilizando o cinto de segurança. 03 destes acidentes foram copotagem do carro e 01 deles eu dormi na direção e bati no meio do poste a um quarteirão de casa..... desta vez eu cheguei a quebrar uma costela com o tranco do cinto de segurança !!! ou seja, não sei o que é entrar em um carro e não usar o cinto.

Acho excelente a idéia de formatarmos um Manual de Segurança que seja mais abrangente do que apenas a campanha pelo uso do cinto nas trilhas. :palmas::palmas: .....
Temos um grande número de pessoas aqui no fórum que estão constantemente praticando trilhas, passeios e expedições, portanto cabe a nós o dever de que essa campanha não seja apenas fogo de palha por causa do acidente fatal do Gilvan.......devemos "fazer acontecer" e termos o bom censo de chamar a atenção das pessoas que estão a nossa volta e que não estão atentas para a segurança no Off Road.

[]'s

Adriano Rocha
21/06/2007, 03:23
devemos "fazer acontecer" e termos o bom censo de chamar a atenção das pessoas que estão a nossa volta e que não estão atentas para a segurança no Off Road.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Conte com a Revista Planeta Off-Road para divulgar!

Já passou da hora de levar isso mais a sério...

Abraços,

Loras
21/06/2007, 05:18
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Conte com a Revista Planeta Off-Road para divulgar!

Já passou da hora de levar isso mais a sério...

Abraços,

Idéia batuta!!!

Podemos formatar o manual, e publicar a primeira reportagem coletiva do fórum 4x4 Brasil na revista!!!!:idea::shock:

Estou fazendo a compilação... como faço para lhe enviar Adriano?:?:

Tenho também um texto que orienta o praticante a pensar no seu kit de Primeiros Socorros. Se julgar interessante, podemos adaptá-lo ao off road.:concordo:

Abraço,

Cursino
21/06/2007, 09:06
Loras, o kit de primeiros socorros é muito interessante, porém, muita gente não tem noção nenhuma do que fazer com ele, e acaba fazendo b0st@ querendo ajudar, a exemplo da época em que este foi obrigatório em todos os carros(+/-1997), lembra?
Seria interessante se ter palestras sobre o assunto nos JC, sendo mininstradas por qq médico ou paramédico. Mais pra dizer o que NÃO se deve fazer.
Pelo menos aqui em SP, pode-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (mas por favor, não liguem no 193) que eles tem palestras periódicas e também tem várias pessoas capacitadas que poderiam dar uma palestra a custo zero.
Um exemplo é essa ONG, formada por conhecidos meus:
www.aphsamaritanos.org.br Tel: (11) 4796-2783 - Mogi das Cruzes - SP

Tia Mi
21/06/2007, 09:25
Loras, o kit de primeiros socorros é muito interessante, porém, muita gente não tem noção nenhuma do que fazer com ele, e acaba fazendo b0st@ querendo ajudar, a exemplo da época em que este foi obrigatório em todos os carros(+/-1997), lembra?
Seria interessante se ter palestras sobre o assunto nos JC, sendo mininstradas por qq médico ou paramédico. Mais pra dizer o que NÃO se deve fazer.
Pelo menos aqui em SP, pode-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (mas por favor, não liguem no 193) que eles tem palestras periódicas e também tem várias pessoas capacitadas que poderiam dar uma palestra a custo zero.

Oi Cursino. Muito bem observado!

Pensando nisso nós criamos um tópico permanente no Fórum... dá uma olhada lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29591

Periodicamente (a cada 20 dias +/-) colocarei novas informações que são muito importantes para nós.
Acho que podemos até pensar num dia para fazermos uma parte prática, mas aí acabaria sendo só para a galera de SP e arredores...

Abraços!

Marcelo R. A. da Cunha
21/06/2007, 11:16
Vcs estão TODOS de parabens!!!!!

[]'s

Marcelo

Cursino
21/06/2007, 11:39
Tia Mi, te enviei um arquivo em seu e-mail pessoal que pode ser interessante ao tópico de Primeiros Socorros.
[]'s

Adriano Rocha
21/06/2007, 11:54
Idéia batuta!!!

Podemos formatar o manual, e publicar a primeira reportagem coletiva do fórum 4x4 Brasil na revista!!!!:idea::shock:

Estou fazendo a compilação... como faço para lhe enviar Adriano?:?:

Tenho também um texto que orienta o praticante a pensar no seu kit de Primeiros Socorros. Se julgar interessante, podemos adaptá-lo ao off road.:concordo:

Abraço,

Ótimo! :concordo: Pode mandar para adriano@planetaoffroad.com

Abraços,

Loras
21/06/2007, 15:05
Ótimo! :concordo: Pode mandar para adriano@planetaoffroad.com

Abraços,

Adriano,

Acabei de lhe enviar email!!!

Valeu!!!

Abs,

Loras
21/06/2007, 15:17
Oi Cursino. Muito bem observado!

Pensando nisso nós criamos um tópico permanente no Fórum... dá uma olhada lá
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29591

Periodicamente (a cada 20 dias +/-) colocarei novas informações que são muito importantes para nós.
Acho que podemos até pensar num dia para fazermos uma parte prática, mas aí acabaria sendo só para a galera de SP e arredores...

Abraços!

Excelente iniciativa!!!!:palmas:

Conte comigo para o que precisar.

Dois tópicos que sugiro "unificar" no fixo::arrow:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12241

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18292

Uma dica:

Lista sobre Emergências Médicas, Resgate, Primeiros Socorros, Gerenciamento de Risco, etc.

:arrow:Yahoogrupos - SOS Brasil

Tentei sem sucesso migrar para um fórum como o nosso. Mas meus conhecimentos informáticos e tempo são limitados, por isso acabei não concretizando a mudança. No Yahoo continuamos ativos!!!:concordo:

Abraço seguro,

Loras
21/06/2007, 16:51

Pois é... concordo contigo.

Mas pessoalmente, vejo que o treinamento mínimo (para alguém ser considerado habilitado em Primeiros Socorros que é diferente de suporte básico de vida apenas) requer uma carga horária de 40 horas.

Palestras sem dúvida têm utilidade. Mas o aproveitamento da "mão na massa" é infinitamente superior!!!:!:

Não consegui abrir o link. Se puder verificar!!!:concordo:

Para quem quer saber mais sobre o tema::arrow:

Corpo de Bombeiros RJ - http://www.cbmerj.rj.gov.br/
GSE CBMERJ - http://www.gse.rj.gov.br/
SAMU 192 - http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=456
Defesa Civil - http://www.defesacivil.gov.br/index.asp

A Cruz Vermelha também tem treinamentos interessantes!!!:!:

Abraços,

Loras
24/06/2007, 20:04
Assim como foi criado um tópico fixo sobre Primeiros Socorros, poderia ser criado outro com o tema::idea:

SEGURANÇA OFF ROAD

Nesse aqui tem mais dicas::arrow:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2178

Abs,

Loiro
24/06/2007, 21:09
Pode contar comigo tambem pois o cinto ja salvou vida de familiares e amigos.
Abraço

AKPG
25/06/2007, 06:52
Mais um exemplo do porquê devemos usar equipamentos de proteção:

http://www.jeepclubeitajai.com.br/fotos_det2.php?cod_evento=70&inicio=0

Leo - Beethoven
25/06/2007, 09:06
Eu vi essa do JC de Itajaí logo cedo por aqui....uns amigos já me chamando a atenção para este link.....supreendente o estado final (o que sobrou) do Jeep...

equipeminas4x4
25/06/2007, 10:39
Mais um exemplo do porquê devemos usar equipamentos de proteção:

http://www.jeepclubeitajai.com.br/fotos_det2.php?cod_evento=70&inicio=0
Gaiola, cintos 4 pontos e bancos muito bem presos ao jeep diga-se de passagem. Se tivesse preso de qualquer jeito os 2 não estariam aí pra contar o história.

[]´s

Cursino
25/06/2007, 10:50
A pancada realmente deve ter sido miuto forte, para soltar a carroceria do chassis. Acho que alem da gaiola e cintos teve uma mãozinha divina neste caso

Marcio 4x4
09/07/2007, 19:08
Apoio total a esta campanha

Alexandre Souto
10/07/2007, 16:51
100% apoiada a campanha!!!

Achu ki este topico devia ter destaque no site e no forum!!!! se ja é desculpe....:concordo:

[]'s!!!

Evandro Toyoteiro
10/08/2007, 14:28
100% apoiada a campanha!!!

Achu ki este topico devia ter destaque no site e no forum!!!! se ja é desculpe....:concordo:

[]'s!!!

X2 :concordo:

Zepi
10/08/2007, 15:12
Amigos não li todo o tópico,e desculpe abrir um parênteses,mas presenciei o desfecho do acidente de uma amiga andando com um carro popular na cidade a baixa velocidade,o qual atingiu um poste logo depos de fazer uma conversão...

Carro ficou destruído..6 mil reais o concerto...atingiu até o comando de válvulas por ficar ligado fora de sincronismo ou sem correia...

E adivinhem ela ficou uma semana com dores nas costas e no pescoço mas estava viva!

A moça estava usando cinto!Imaginem se não estivesse?O que iria amortecer a inércia do corpo dela?
...os melhores candidatos são o parabrisa,e outros objetos periféricos e logo depois o poste de concreto que chegou a quebrar uns pedaços....
Depois disso me nunca ando nem 100 metros sem cinto!!!

Muito boa essa camanha!

Abraços

Milton Quindim
30/08/2007, 14:56
Vamos manter o tópico sempre postando aqui...eu sou completamente a favor do uso do cinto desde que eu comecei a dirigir sempre usei e nas trilhas eu uso inclusive capacvete...podem me chamar de ridiculo mas jah vi uns amigos que ficaram desacordados por baterem a cabeça na gaiola mesmo com cinto de segurança...imaginem se naum o tivesse usando?

Não seja burro...use sempre o cinto de segurança...e nas trilhas também o capacete.

Loiro
30/08/2007, 17:49
Vamos manter o tópico sempre postando aqui...eu sou completamente a favor do uso do cinto desde que eu comecei a dirigir sempre usei e nas trilhas eu uso inclusive capacvete...podem me chamar de ridiculo mas jah vi uns amigos que ficaram desacordados por baterem a cabeça na gaiola mesmo com cinto de segurança...imaginem se naum o tivesse usando?

Não seja burro...use sempre o cinto de segurança...e nas trilhas também o capacete.

Apoiado!!!!!!