PDA

Ver Versão Completa : CJ3A com BF161 "Help!!!"



EDuarte
26/04/2004, 09:22
Ola a todos.

Venho ate voces novamente porque estou com um problema que acredito ser serio.
Meu jeep é um CJ3A com motor BF161, que é muito pesado, o antigo dono colocou esse motor e não mexeu na suspenção dianteira, em consequencia disso a ponta do feixe de molas que fica o jumelo esta raspando no chassi que ja trincou por isso.

Se não me engano na suspenção trseira são 10 feixes de mola e na dianteira são 12, estou pensando em tirar um feixe da traseira e coloca-lo na dianteira.

Isso daria certo???
Alguem saberia me dizer qual feixe seria o ideal para transferir???
Alguma outra sugestão???

Ps.: O que eu gostaria de fazer é colocar o motor do opala 4CC, mas acredito que ninguem se interessaria pelo BF161, e acredito tambem que a adaptação seria muito cara e complicada levando em consideração o fato da falta de $$$ e não saber como fazer a adaptação.

Agradeço a todos

Marcos ET
26/04/2004, 12:00
EDuarte, blz?

CARA, tow aki pensando como foi que um BF 161 coube dentro do cofre do CJ3A... onde foi parar o radiador? hehe

Quer trocar o motor?? coloca um OHC... já q vc nao tem Lata$$ pra uma adaptação, o OHC é barato e Plug n'Play... e fica mto bom (ótimo pra falar a verdade) no CJ3A...

Como opinião é sempre particular e "se fosse bom, agente vendia", aih vai uma: tira este motor daih, acho que o chassis do jeep (sem falar nos eixos BEMM mais finos que nos CJ5) nao tem capacidade de aguentar um chumbo destes no jeep (aguentar aguenta, mas no limite) um peso deste detona chassis, eixo dianteiro, freios, conjunto de direção... todos estes mecanismos sao menores que nos CJ5, até a caixa de direção do 51' é pequenina perto da usada no CJ5.... vc já viu a diferença das "panelas" de freio do CJ3A e do CJ5? e por aih vai.... acho que manter um motorzão deste lá dentro vai dar um prejú proC tanto quanto ou mais caro que trocar o motor... anuncia o BF nos classificados do fórum, mas revistas e veja um OHC pra vc...

eu tenho um CJ3A com motor de Opala, troquei este ano (usava o Continental), já gastei um pouco (!!!) além da conta só com adaptações de cambio, cardãns e etc... e nao ficou 100%....

Se tivesse $$, eu colocaria um AP, se tivesse um pouco de $$, colocaria um GM151, se fosse pra gastar menos ainda... aih colocaria um OHC, eu coloquei um GM por ser um motor "menos antigo" que o OHC, mas já descobri que tá complicado de achar peças até pra ele....

MAS como disse, são apelas conselhos... e opiniões pessoais.... veja suas necessidades e se o motor vale a pena.

AH! pessoaLL, qual a relação de diferencial MAIS LONGA que existe para o Jeep???

grande []!

EDuarte
26/04/2004, 14:31
E ai Marcos, blz?

Cara, o radiador era um fininho que nem sei de que carro era. mas tava alguns milimetros do motor.

Quanto aesse motor OHC (me desculpe a ignorancia), que motor vem a ser esse?
Eu não teria dificuldades de encontrar peças coso seja necessario??
Vc sabe se ele é muito beberrão??
Me perdoe a quantidade de perguntas, é que sou meio leigo no assunto!!!

Eu pretendo fazer trilhas leves com ele, apenas brincadeiras, vc acha que eu teria muitos problemas em deixar esse motor por enquanto???

Ps.: Aproveitando o embalo, o q significa esse simbolo [] ?????????
um forte abraço

Santoro
26/04/2004, 14:56
bom , motor ohc (espero n estar falando merda hehehe ) e o motor do maverick , 4cc , o []´s significa abraços hehehe

Vinicius Cruz
26/04/2004, 15:34
o motor OHC é original dos willys a partir de 76 se nao me engano, mas tb é meio colmplicdo achar pecas... vai de AP logo.. fica um show no cj3.

andretomasi
26/04/2004, 15:49
Fala pessoal,

Concordo com o Vinicius, bota um AP logo, acha fácil por aí, é fácil de mexer, e a manutenção é das mais baratas.. um 1.8 não sei opinar a respeito, mas um 2.0 ficava show de bola, e você acha por aí facilmente e a preços bem atrativos :wink:

[ ]´s

Thiago Rodeghel
26/04/2004, 16:59
E ai Marcos, blz?

Cara, o radiador era um fininho que nem sei de que carro era. mas tava alguns milimetros do motor.
Quanto aesse motor OHC (me desculpe a ignorancia), que motor vem a ser esse?
Eu pretendo fazer trilhas leves com ele, apenas brincadeiras, vc acha que eu teria muitos problemas em deixar esse motor por enquanto???


Fala EDuarte :D
Mais um de SBC, Beleza :D
Vende o seu BF161 e coloca AP logo :D , já q vc vai fazer umas trilhas leves, mas mesmo se quizer fazer algo mais forte... Vc tem vantagem de seu CJ3 ser mais leve q um CJ5 :wink: O GM tbm é um ótimo motor, só q uma concepção beem mais antiga :roll: , não q isso não seja bom, mas se vc encontrar um motor desses pra vender, ele no mínimo já rodou muuuito mesmo :shock: já o AP vc encontra uns beem mais novos e de baixa km :wink:

E vc costuma frequentar o Poli nas terças???

[s]

EDuarte
26/04/2004, 17:49
Pessoal, eu bem que gostaria de colocar um AP, mas pelo que me informaram a adaptaçaõ sairia muito cara e não teria um bom rendimento devido ao cambio ser o original de tres marchas.
E como o meu problema (não so meu mas de muitos jipeiro) são as latinha$$, fica dificil.
Alias, como eu vejo o modelo do cambio??? Tem alguma identificação???

Thiagão, desconheço esse POLI.

[]'s desanimados

Santoro
26/04/2004, 17:58
alem do q o ap so tem força em a ltas rotaçoes .

Marcos ET
26/04/2004, 18:06
Pessoal, eu bem que gostaria de colocar um AP, mas pelo que me informaram a adaptaçaõ sairia muito cara e não teria um bom rendimento devido ao cambio ser o original de tres marchas.
E como o meu problema (não so meu mas de muitos jipeiro) são as latinha$$, fica dificil.

[]'s desanimados

EDuarte, nao desanima nao, pra colocar o AP é relativamente fácil, só tem que conhecer um bom torneiro mecânido pra soldar a ponta do eixo piloto do AP no cambio do Jeep e comprar uma flange que custa R$ 110,00 (c vc interessar eu posto o endereço eletronico da loja) pra juntar a capa seca do AP no câmbio do Jeep... o resto e soldar suporte do motor e ligar os fios.... (ah tem o escapamento e bla bla bla.... rsrsrs)

Claro que nao vai ficar uma brastemp com o cambio 3m do jeep, mas já vai parecer "as portas do céu"... motorzinho estalando de novo, leve leve... acaba sendo economico!

o motor OHC foi usado nos Maverik, pick-up Ford F.100 e terminou seus dias nos Jeeps até 1982... por isso mesmo é "original" do jeep, e tem (EU ACHO) a mesma potencia do BF (só o torque que é um pouco menor)...

Vinicius Cruz
26/04/2004, 18:14
Pra um cj3 sem muita tralha ebarcada um AP 2000 da conta com muita sobra...
e o custo de instalacao é relativamente baixo.. consulte a deep-tec que eles fabricam a flange que vc ira precisar.. faca uma cotacao e veja se é vantagem pra vc...

abracos.

Thiago Rodeghel
26/04/2004, 20:21
Pessoal, eu bem que gostaria de colocar um AP, mas pelo que me informaram a adaptaçaõ sairia muito cara e não teria um bom rendimento devido ao cambio ser o original de tres marchas.
E como o meu problema (não so meu mas de muitos jipeiro) são as latinha$$, fica dificil.
Alias, como eu vejo o modelo do cambio??? Tem alguma identificação???
Thiagão, desconheço esse POLI.


Fala EDuarte :D

O Ginásio Poliesportivo, vc não conhece,aquele q fica na Av.Kennedy(UEMURA) :shock: ... Tem encontros de Jeeps todas as terças :wink: começa as 19:00hs. Amanhã, grds possibilidades de eu estar lá :)
Ah ia me esquecendo, fica no estacionamento atrás do Poli!!! só dar a volta nele vc vai ver a galera :D
Aparece por lá amanhã :) , sempre tem mais gente do Fórum por lá 8)

Se eu for com a viatura, procure por um CJ5 cinza metálico, com o adesivo Jeep Clube de Ribeirão Pires, ou então se o Eduardo Velo for com seu Engesa, é um Azul com capota de fibra preta, parece um micro ônibus, hehehe Fase III tbm :wink: Brincadeira Edu!!! 8)

[s]

Mauro Darezzo
26/04/2004, 21:01
Só que tome cuidado para não comprar motor da empresa "roubauto". Tenha certeza da procedência do motor, ele pode ter custado a vida de alguém.

Mauro

EDuarte
27/04/2004, 09:20
Valeu pelas dicas gente, vou fazer uma cotação e ver quanto eu vou gastar pra colocar um AP.
Pelo que pude perceber, todos são a favor de um motor AP, meu irmão que é radicalmente contra um motor desses, segundo ele é fraco e vou sempre estar em altas rotações, mas pelo visto, na opinião de vcs (mais esperientes) não é bem isso.

Marcos, passa pra mim o endereço eletronico da loja por favor.

Thiagão, ja sei qual vc ta falando, vou ver c da pra eu passar lá.

Por quanto vcs acham que eu conseguiria vender o BF??? Será que alguem se interessaria??? Se souberem de alguem que esta querendo o BF ou que esteja vendendo um AP ou ainda trocar, me avisem por favor.

Mais uma vez agradeço as forças.

[]'s um pouco mais animados.

Santoro
27/04/2004, 09:49
eduarte , seu irmao esta certo , vc so vai andar em alta rotação , n q dizer q seja um mal motor , mas pra vc passar obstaculos por exemplo , vai ter q estar sempre com os rpm la encima , com o motor gritando .

andretomasi
27/04/2004, 11:11
eduarte , seu irmao esta certo , vc so vai andar em alta rotação , n q dizer q seja um mal motor , mas pra vc passar obstaculos por exemplo , vai ter q estar sempre com os rpm la encima , com o motor gritando .

Mas não esquece que isso não é um problema, e sim uma característica do motor! Ele foi feito pra isso.. aqui em casa, temos uma Parati com AP, já passou dos 180.000 km rodados e o único problema que deu foi um radiador furado..

[ ]´s

EDuarte
27/04/2004, 11:52
eduarte , seu irmao esta certo , vc so vai andar em alta rotação , n q dizer q seja um mal motor , mas pra vc passar obstaculos por exemplo , vai ter q estar sempre com os rpm la encima , com o motor gritando .

Mas não esquece que isso não é um problema, e sim uma característica do motor! Ele foi feito pra isso.. aqui em casa, temos uma Parati com AP, já passou dos 180.000 km rodados e o único problema que deu foi um radiador furado..

[ ]´s

Sendo assim o motor terá seu tempo de vida util beeeeem reduzido!!!! Estou certo?????? :(
E na trilha, seria satisfatorio??? "Sei que não é nenhum motorzão", mas será que conseguirei passar certos obstáculos tendo em vista que ele desenvolve 114CV a 5250 RPM??? :shock:

Não querendo levantar a lebre, apenas a titulo de curiozidade!!!
Li num topico aki do forum sobre legalização de motores, e disseram que era complicado, burocratico, etc... Acabei de conversar com meu despachante e ele me relatou que não existe legalização para motores, a não ser para conversão de diesel, GNV e alcool, mas apenas a substituição do motor basta a nota fiscal. :oops:

[]'s a todos

andretomasi
27/04/2004, 13:27
Fala Eduarte,

Trocar o motor não tem segredo, se for de boa procedência e tiver nota, é simples. É complicado se o motor for cabrito :?

Quanto à potência, o AP se equivale mais ou menos às características do BF 6 cilindros original que você tem aí.. a diferença maior é que o BF tem mais torque em baixa, o AP pede giro alto..

AP 2.0 --> 114 cv, 17,5 kgfm a 3000 rpm
BF 161 --> 90 cv, 18,6 kgfm a 2000 rpm

[ ]´s

EDuarte
27/04/2004, 16:01
E ai pessoal, blz

Tomei um belo susto, liguei na deep-tec pra sabero o preço das peças pra fazer a adaptação e me cobraram 480,00Latinhas.
O preço é esse mesmo? :(
O cara ainda me falou que o cambio não aguentaria muito tempo devido o motor ser muito forte, que eu tenho que colocar um cambio GM... ta certo isso :?: :?: :?: :(
O kit é esse mesmo da foto???
Preciso de tudo isso???

[]'s

Thiago Rodeghel
27/04/2004, 17:22
Fala Eduarte :D

Dá uma olhada nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=272 Foi muito debatido essa adaptação de AP no Cjs :wink: . Até mesmo declarações de quem usa com câmbio Willys :D . Acho q o cara da Deep Tec tava querendo vender tbm o Kit Flange pra câmbios Clark :shock: ... Não chega a ser tão forte quanto um GM4.1, esse sim quebra :shock:
Mas é esse kit mesmo, já comprei o meu faz um tempo e acho q paguei isso mesmo :roll: , sim é caro, só q parece original de fábrica 8) .

Bom esse é o Kit da Deep tec pra AP, eu comprei e recomendo :D , deve haver outros, desconheço :? infelizmente... Qualquer coisa se vc for hj lá no Poli, a gente conversa :D

[s]

Marcos ET
27/04/2004, 23:56
EDuarte e ALL, o kit da Deep Tec parece ser realmente muito bom, afinal de contas é uma peça projetada especificamente para o motor AP e Cambio Willys ou Clark nao é mesmo?

MAS... como já vi na net, no site: http://www.offroadacessorios.com.br/index.php?sid=5;3;2 esta loja vende uma flange que liga a 1/2 carcaça do cambio VW (Capa seca do AP) no cambio do jeep (AEHH EDuarte, esta é a peça q t falei ok?)

se nao abrir com o endereço que coloquei aih, é o seguinte:
www.offroadacessorios.com.br
depois:
"Peças e Acessórios"
depois:
"Peças"

Ok? é uma idéia, só estou ainda em dúvida quanto a lubrificação dos dois mancais q tem dentro da carcaça, mas como NINGUÉM teve problemas com isso...

[]'s alternativos ao kit "extorsivamente" caro da Deep Tec....

Marcos ET
28/04/2004, 00:04
Puutz, esqueci de postar a foto... aih vão elas, a primeira é da flange, a segunda (que já foi postada aki no fórum) é de como fica tudo montado.

[]'s GMzados, mas com vontade de trocar pelo AP... (alguém interessado??)

EDuarte
28/04/2004, 13:46
E ai pessoal, blzz?

Gente, ta dificil decidir; sei que não posso continuar com o BF161, tambem gosto de MOTOR :twisted: ; nada contra um motor :roll: .
Ja vi que pra colocar um motor AP é bem simples, tava dando uma lida no tópico que o Thiago passou e a disputa é bem assirrada, acho que a melhor coisa mesmo é andar em um e sentir o bicho na hora do vamu ve pra saber qual dessas seria a minha reação. :D :) :( :o :shock: :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink:

Me digam uma coisa; o motor OHC é muito ruim, digo, manutençao, peças, problematico esse tipo de coisa!?!?!?!?!?!?!?

Marcos ET
29/04/2004, 11:32
E ai pessoal, blzz?

Me digam uma coisa; o motor OHC é muito ruim, digo, manutençao, peças, problematico esse tipo de coisa!?!?!?!?!?!?!?

EDuarte, blz?

ow, o existem OHC com até 170CV :twisted: (mas duram pouco com toda esta prepraração). é um motor super robusto, resistente pakas... particularmente acho um ótimo motor para a geração dele, mas este é o problema... trata-se de um motor antigo, já muito rodado e em alguns casos é complicado encontrar peças... (aki onde moro é impossível encontrar peças pra ele - mas tbem é complicado até pros motores GM151...)

Com uma manutenção preventiva, sem abusar muuuuuuito do bixo, ele manda bem pakas!

grande []!

EDuarte
29/04/2004, 12:06
E ai pessoal, blzz?

Me digam uma coisa; o motor OHC é muito ruim, digo, manutençao, peças, problematico esse tipo de coisa!?!?!?!?!?!?!?

EDuarte, blz?

ow, o existem OHC com até 170CV :twisted: (mas duram pouco com toda esta prepraração). é um motor super robusto, resistente pakas... particularmente acho um ótimo motor para a geração dele, mas este é o problema... trata-se de um motor antigo, já muito rodado e em alguns casos é complicado encontrar peças... (aki onde moro é impossível encontrar peças pra ele - mas tbem é complicado até pros motores GM151...)

Com uma manutenção preventiva, sem abusar muuuuuuito do bixo, ele manda bem pakas!

grande []!

Blz, Marcos

Estava pensando em um OHC original, sem preparações, mesmo porque é um motor relativamente barato, bem mais barato que um AP e plug and play, não precisa adaptar nada.

Esperando ser FUZILADO, pergunto... :shock: O motor do KADETT tambem é OHC, não seria o mesmo principio do Ford OHC (força em baixas rotações)?
Não seria viavel uma adaptação?

Porfavor, me perdoem se estiver falando merda, só estou tentando aprender :!: :oops: :oops: :wink:


[]'s

Marcos ET
29/04/2004, 17:45
Esperando ser FUZILADO, pergunto... :shock: O motor do KADETT tambem é OHC, não seria o mesmo principio do Ford OHC (força em baixas rotações)?
Não seria viavel uma adaptação?

Porfavor, me perdoem se estiver falando merda, só estou tentando aprender :!: :oops: :oops: :wink:
[]'s

BLZ EDuarte? Em Jeep nada se perde, tudo se cria e, na maioria dos casos tbem se copia! serve até de fusca (olha o exagero!) só depende de criatividade.. mas o motor do Kadet já é beberrão pakas no carro, no jeep vai beber mais que si lá oq... (teoria, claro!), tenta colocar um motor mais econômico, pra poder ter autonomia na trilha (se é q isso existe!), aki no fórum tem um exemplo de motor OHC (que significa Comando de Válvulas no Bloco - AEH PESSOAL, È ISSO MESMO???) q é economico e anda bem... sei lá, colocar um mtr destes nao é má idéia...

mas isso tudo, é claro, é opinião pessoal... tem que ver o gosto de cada um...

EDuarte
30/04/2004, 09:33
BLZ EDuarte? Em Jeep nada se perde, tudo se cria e, na maioria dos casos tbem se copia! serve até de fusca (olha o exagero!) só depende de criatividade.. mas o motor do Kadet já é beberrão pakas no carro, no jeep vai beber mais que si lá oq... (teoria, claro!), tenta colocar um motor mais econômico, pra poder ter autonomia na trilha (se é q isso existe!), aki no fórum tem um exemplo de motor OHC (que significa Comando de Válvulas no Bloco - AEH PESSOAL, È ISSO MESMO???) q é economico e anda bem... sei lá, colocar um mtr destes nao é má idéia...

mas isso tudo, é claro, é opinião pessoal... tem que ver o gosto de cada um...

Ae, Marcos tudo trankilo?

Pelo visto so sobrou nos dois nesse topico!!!

Quanto ao consumo do Kadett, não acho q seja beberrão; tenho um 94 1.8 EFI e faz uma media de 8/8.5Km/l quando eu estou dirigindo e 9/9.5Km/l quando esta com a patroa.

Levando em concideração o motor do maverick 2.3 que tem 91CV a 5000RPM e 17KGM a 3000 RPM e o Kadett 1.8 tem 98CV a 5800RPM e 14,6 Kgf a 3600RPM, não acho uma diferença tão grande.

Agora; resta saber se seria viavel a adaptação e o motor teria uma boa resposta.

Vc sabe de alguem que fez essa adaptação???

[]'s

roger_caldas
30/04/2004, 10:28
Levando em concideração o motor do maverick 2.3 que tem 91CV a 5000RPM e 17KGM a 3000 RPM e o Kadett 1.8 tem 98CV a 5800RPM e 14,6 Kgf a 3600RPM, não acho uma diferença tão grande.

Saaaalve EDuarte! :D :D :D

Brodín, tome cuidado que apesar dos números parecerem próximos, esse motor do Kadett tem um torque de uns 15% a menos que o OHC.

Na trilha, faz diferença. Principalmente por que o torque do próprio OHC não é nada espetacular pra um off road... Qq baixa na cavalaria da criança é sentida...

Naturalmente, nada que uma rebaixadinha no cabeçote, umas usinadas nos canecos e uma turbininha não compensem, né mermo!? :twisted: :twisted: :twisted:

Mas aí já é um outro tópico.... :lol: :lol: :lol:

Abração,
Rogério

EDuarte
30/04/2004, 13:14
Brodín, tome cuidado que apesar dos números parecerem próximos, esse motor do Kadett tem um torque de uns 15% a menos que o OHC.

Na trilha, faz diferença. Principalmente por que o torque do próprio OHC não é nada espetacular pra um off road... Qq baixa na cavalaria da criança é sentida...

Rogério

E ai Rogério, blzzzz??

C tem toda razão, um ou dois cavalos acabam fazendo a diferença :cry:
Deixa eu proveita o papo; li um tópico aqui que falava do cambio do chevete porem muito vago, alguem tem mais alguma novidade a respeito???

[]'s

Marcos ET
30/04/2004, 17:30
Eduarte, realmente o mtr OHC nao tem nada de extraordinário se for comparar com os mais modernos... lá em Goiânia o pessoal tava colocando o motor Chevrolet 2.2 da Blazer com câmbio e tudo mais... e adaptava na t-case (caixa de transferência) da Willys... MAS acho que isso é exagero para um pequeno e leve CJ3A...

Já andou em um Jeep com motor AP? o 1.8 já toca muito bem o carro, e tem ainda o 2.0 que nem se fala! e para dificuldades extremas, nada que uma boa reduzida pra colocar o AP na faixa de giro "ideal" dele...

Eu coloquei em meu CJ3A um motor de Opala, tá atendendo muito bem as minhas necessidades, ainda mais com cabeçote rebaixado e um carburadorzão "fuçado", mas meu coração ainda bate mais forte por um motor AP 1.8 álcool... um dia eu coloco! rs

Tem um amigo meu que tbem tem um CJ3A que estava equipado com motor OHC, para isso ele teve que trocar a capa sêca antiga, que era para o motor continental. É no jeep dele que estamos adaptando o AP, aki em Palmas - TO nao existem jeeps com este motor, está complicado justamente porcausa disso, ninguém tem experiência, mas a facilidade (aparente) de instalação está nos animando...

Um aviso: Veja muito bem as escolhas que vai fzer, colocar um motor GM ou um OHC vai fazer seu jeep andar bem (bem melhor que original), mas vc vai estar usando motores velhos, cansados, e que usam peças que começam a ficar complicadas de achar por ai...

Quer colocar motor de Monza, Kadett, Gol, Tempra (até fiat entra na roda)... tudo isso entra no jeep... existem até mesmo os motores Diesel do Golf argentino... ou dos MB 608 (mais pesados que o BF161)... tudo isso entra lá debaixo do capô, mas se eu fosse vc, colocaria motores mais novos, de veículos ainda em produção... (como o AP...)

Quanto ao cambio do Chevette, o 4 marchas é bom, resistente e tudo mais, mas o 5marchas aki em Palmas é conhecido como "Mandioquinha" pois a fragilidade das engrenagens fazem elas parecerem feitas de mandioca.... esfarela por qqr coisa...

EDuarte
30/04/2004, 17:52
...

Cara... Valeu a aula, muito construtiva pode ter certeza. :D :D

Com certeza eu quero colocar um motor mais novo, mas meu problema são as $lts$, comprei o jeep faz apenas um mes e foi muito $$dificil$$ conseguir tirei dinheiro de onde não tinha pode acreditar, foi a realização de um sonho antigo, nunca me senti tão realizado quanto agora ( :roll: nem quando casei em janeiro :wink: ). Quando peguei o jeep, a primeira coisa que fiz foi desmonta-lo inteiro para a reforma/melhoria, agora tenho que ir devagar, e aprendendo aos poucos com pessoas como vc e outros professores aqui do forum.

[]'s realizados