Ver Versão Completa : Câmbio auto...impressões....
Páginas :
[
1]
2
3
4
5
6
7
8
Li vários tópicos mas nenhum que fale qual a real sensação de se andar em um carro(jeep) automático.
O carro fica mais lento?Ou seja,esse sistema faz o veículo ficar amarrado em relação ao câmbio manual?
Penso colocar um,mas não quero me arrepender depois..
Abs
Elmer_Jeep
17/06/2007, 13:32
boa, tenho dúvidas tb até porque recentemente comprei um CA e pretendo adaptar no meu CJ6.
Gostaria q a galera do RC colaborasse aqui.
[]'s
Eduardo Valaretto
17/06/2007, 17:30
Tudo bem, não é nenhum jeep e não será usada como tal, mas tenho uma camper automática que em breve será 4x4 (só falta tempo, já está com eixo dianteiro colocado mas ainda não adaptei a tc). Posso afirmar que o ponto negativo é o consumo, fora isso é só alegria. Como perguntou o colega no início do post, ela não é lenta, muito pelo contrário, é mais rápida que a manual, só que trabalha uma maior parte do tempo em rotações mais elevadas sacrificando o consumo. Quem acostuma com o AT não volta para o manual. Acho que somente em situações muito específicas o manual leva vantagem (por exemplo, com ele não é possível sair em segunda marcha).
No geral fica parecendo que o motor tem muito mais torque doque realmente tem, já que como a rotação mais elevada é uma constante a faixa de torque é melhor aproveitada.
O difícil é casar um cambio auto com o motor, o resto acho que não deve ser nenhum problemão não (tem também o maior comprimento, mais aí ou cabe ou não).
Eduardo.
Eduardo,
Legal o seu relato, mas acho que o pessoal (e eu também) estamos querendo algo mais específico para nosso uso, ou seja, trilhas.
Sabemos que no RC é só alegria, mas nas trilhas costumeiras que fazemos, como se comporta? Nos atoleirões, erosões com barro, pedra etc? RC é uma referência, mas na prática é uma realidade um pouco diferente da maioria dos mortais.
Faço coro com o pessoal, gostaria de relatos.
[s]
Os jipes de RC são muito mais versáteis do que vocês imaginam. É questão de opção mesmo que a gente evite andar na lama. Com estes carros, simplesmente não tem muita graça fazer trilha de barro, eles passam por tudo............
Mas especificamente falando de CA, vai sem medo, dá 10 a 0 em CM em todas as situações que possa imaginar. Inclusive nessa de arrancar em segunda, questão de saber como usar a alavança e os pedais..........
Abraços,
Bill
FABIO RODRIGUES
17/06/2007, 19:04
Desde quando eu comecei a fazer trilha, que ouco as pessoas falarem que CA para o off-road e a melhor coisa que tem.Tenho um troller E QUE MOTOR TORCUDO ELE TEM e sempre ate hj tenho uma certa dificuldade para deixar a 1* ou 2* reduzida fazerem seu servico na trilha. Naquelas subidas ou descidas super ingrimes e com muitas pedras e erosoes onde acionar embreagem e a ultima coisa a se fazer. Imagino que uma CA num motor como o mwm e outros TORCUDOS seja um casamento perfeito.hj fiz trilha acompanhado por dois "JEEPS WRANGLER" com CA. e a impressao que tive e que o CA na trilha vai muito melhor que um CM!
um abraco
opa!!!!!!!
Isso tá ficando bem bão.....
Descobri segundo relato de um colega que o auto de opala de 4ª marcha "overedrive"!?Sei que câmbios auto podem ter essa vantagem,mas procede essa informação?
Abs
Na 4x4 cia n 153 sai uma materia com um jeep cj-5 ano 1957equipado com motor opala 4cc, pneus 33 t-case willys e cambio ZF 4hp 44 de 4m, e segundo o proprietário o consumo é de 8km/l na estrada e seu desempenho e muito bom tanto na estrada como fora dela.
Bem, farei uma pergunta sobre automático!!!
Achei um TH180 (opala 3m), como fica?
Me comentaram que fica um "buraco" entre as marchas?
E o desempenho, como fica sendo 3M?
Abraços.
Kim.
Leo - Beethoven
18/06/2007, 12:42
Galera, eu sempre amaldiçoei os CA.....caí do cavalo bonito....
Tenho meu CJ a mais de 15 anos, sempre mecânico....morei um tempo nos EUA e por lá andava em uma XJ 93 que tinha câmbio mecânico......
Comprei aqui uma XJ 98 com câmbio automático AW4, e vou ser franco....dificilmente compro outro carro (entenda-se Jeep) que não tenha CA.....tô pensando aqora até em arrumar um CA pra adaptar no meu CJ....
Amarrado ? Ruim pra trilha ? Pode esquecerr....é muito melhor, mais durável e muito, mas muito mais confortável. O controle e as decisões em uma trilha ficam mais precisos também.....não corre o risco de vc reduzir e se "enrolar" com as marchas e ficar sem tração....claro, vc terá um período de adaptação primeiro.....mas depois, duvido que irá querer um manual novamente.....
Detalhe: Andei pesquisando alguns detalhes sobre a minha transmissão, e vi que o acionamento das marchas se dá por eletroválvulas, sabem o que dá pra fazer ? Uma acionamento sequêncial....dependendo dos comandos, dá pra fazer um pseudotip-tronic ou ainda até como se fosse um sequêncial de arrancada......
Abs.
Flavio Miranda
18/06/2007, 21:14
All,
Sempre vai existir gente que gosta de CA e CM.
Particularmente, depois que dirigi uns carros com CA, é a minha preferência.
Ainda não fiz trilhas com CA, mas já 'tentei' acompanhar um Wrangler Auto na Bocaina com o meu Sportage e não foi fácil não. Eu cambiava direto, ficava entre uma e outra marchas na reduzida e ele.... só no 4x4 HI !!!!!!!!
Mas vc tem que se acostumar com a dinamica do motor + cambio.
A bateria e os freios TEM DE ESTAR 100% !!!!! Isso porque vc não pode fazer o jipe 'pegar no tranco' e outra porque vc não 'reduz as marchas'.
Até dá prá provocar a redução, mas é outra técnica e o efeito é bem diferente.
No inicio, vc acha que o carro está lerdo...
Acontece que vc fica esperando o giro do motor subir como se fosse num CM 4 marchas. O CA não deixa isso acontecer, e por vezes, vc nem percebe a troca... Inclusive pelo silencio do motor.
Mas quando olha no velocimetro........!!!!!
Quanto ao conforto, é indiscutivel. Principalmente numa cidade grande com transito pesado.
Confiabilidade, desde que feita a troca de oleo adequado conforme o manual (ou até um pouco antes) e ficar atento aos vazamentos eventuais; dura tanto ou mais que o CM.
Outra vantagem... não vai ficar parado na trilha porque a embreagem COLOU !
O melhor dos mundos : motorzão + CA !
[ ] s
Como esse câmbio não é tão comum,como comprar com segurança?
Como saber se não vou pegar um câmbio bichado?
Pois uma revisão não deve sair barato...
Abs
Leo - Beethoven
19/06/2007, 08:32
A bateria e os freios TEM DE ESTAR 100% !!!!! Isso porque vc não pode fazer o jipe 'pegar no tranco' e outra porque vc não 'reduz as marchas'.
Confiabilidade, desde que feita a troca de oleo adequado conforme o manual (ou até um pouco antes) e ficar atento aos vazamentos eventuais; dura tanto ou mais que o CM.
Flávio, acho que vc comentou muito bem e só completaria o seu texto dizendo que mesmo que a pessoa não tenha a habilidade de fazer o CA reduzir, existe como limitar as mudanças na própria alavanca do CA, ou shifter como dizem os gringos.....assim vc pode forçar o CA a ficar sempre em 1 marcha, ou ainda somente entre 1 e 2....tornando tudo muito mais seguro e não há o risco de "escapar a marcha"......desde claro com o CA em ordem.
Quanto a manutenção, é fundamental que o fluído da transmissão seja trocado dentro do recomendado, lembrando que existe recomendação para uso normal e uso off-road que exige mais do CA, logo intervalos menores de troca. Outra coisa fundamental nos CA para uso no fora de estrada é a adoçao do radiador do fluído de transmissão, que normalmente é montado próximo ao radiador de água de arrefecimento do motor. Com isso, a temperatura da transmissão é mantida dentro de certo limites e a durabilidade do CA é aumentada de uma forma incrível.
Para se ter uma idéia, acompanho um fórum gringo, pois aliás a experiência desses caras com CA está décadas a nossa frente.....certa vez questionei sobre a durabilidade de um CA, li inúmeros posts dizendo que tinham CAs com mais de 150-200K MILHAS e continuava firme e forte até mesmo nas trilhas mais pesadas, sem patinar. Mas o que todos não abrem mão por lá é a troca do fluído como foi dito e cuidado para com vazamentos e com o radiador de calor.
Abs.
Como é que fica a questão do guincho mecânico + CA?
É possível? Como ficaria a questão de acionar e parar o guincho, que no caso é feito com o uso da embreagem?
Não sei se to falando besteira, mas me veio agora a dúvida.
[]'s
Elmer_Jeep
19/06/2007, 09:37
rolou um assunto parecido aqui
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18246&page=2
equipeminas4x4
19/06/2007, 11:01
Num to muito por dentro do guincho mecânico, mas ele é desacionado qd se pisa na embreagem, devido à não transmissão de rotação entre o motor e o câmbio/tcase. Teoricamente, se vc tem câmbio auto, qd coloca no neutro o câmbio não mais mandará rotação pra tcase/tomada de força, desacionando o guincho mecânico.
[]´s
Flavio Miranda
19/06/2007, 11:19
Léo,
Explicando melhor...
O que chamo de 'reduzir' é aquela mania besta que todos temos de acelar forte e para não brecar muito, utilizar a força do motor, engatando rapidamente uma marcha menor.
Com o tempo isso ferra a embreagem e o proprio cambio manual, etc.
No CA, como ele troca as marchas, vc não tem esse recurso.
Agora....... se vc está dizendo que da posição D (Drive) vc troca para 2 ou 1 e faz esta redução.....!!!!!!!!..... eu não teria coragem ......!!!
All,
O que já utilizei é o kick-down para reduzir uma marcha... e logo em seguida, frear.
Normalmente, o kick down funciona assim :
- voce vem dirigindo numa estrada a 80 km/h e tem que passar um caminhão
- mede a distancia e dá uma CUTUCADA no acelerador
- o CA identifica que vc precisa de mais força e REDUZ uma marcha, subindo o giro e gerando mais aceleraçao.
Mais tecnicamente :
“Kick-down”: no pedal do acelerador é dividido em dois estágios: o primeiro vai até a abertura total da borboleta de aceleração, enquanto que o segundo é um sobre-curso que aciona o “kick-down”.
Esta característica foi desenvolvida com o objetivo de informar o módulo de controle da transmissão que o usuário deseja potência, como, por exemplo, durante uma ultrapassagem, mesmo estando no modo econômico da transmissão (botão "S" desligado).
Com o Kick-Down acionado a transmissão realiza reduções mais acentuadas de marcha e faz trocas de marchas ascendentes em rotações mais elevadas.
Vejam este site para + informações sobre CA. Inclusive um 'roteiro' para compra de veiculo com CA.
http://www.brasilautomatico.com.br/materias.htm
[ ] s
equipeminas4x4
19/06/2007, 11:48
Não existe problema em fazer a redução do CA passando da posição D para 1 ou 2. Inclusive é uma dica de manual do proprietário em descidas íngremes utilizar essas posições para ter mais freio motor no veículo.
[]´s
Bem, o pessoALL estava questionando o uso do C.A. mai o guincho, então vamos em partes!
No câmbio manual, coloca em 1ª ou 2ª que seja, NEUTRA na t-case e engata a transmissão do guincho.
Qual seria a diferença do câmbio automático?]
NEHUMA!!!
No câmbio automático, coloca em 1, NEUTRA na t-case e engata a transmissão do guincho.
Talvez tenha que acelerar um pouco para que o conversor de torque entre em ação, mais a rotação do cabo será praticamente a mesma.
O que inporta é ter uma boa t-case, que possua neutra.
Abraços.
Kim.
No CA, como ele troca as marchas, vc não tem esse recurso.
Agora....... se vc está dizendo que da posição D (Drive) vc troca para 2 ou 1 e faz esta redução.....!!!!!!!!..... eu não teria coragem ......!!!
Não tem problema ALGUM em fazer isso, nenhum mesmo...............
Abraços,
Bill
Leo - Beethoven
19/06/2007, 15:56
Pô fiquei visitando clientes a tarde e nem pude acompanhar a coisa por aqui...tá bom esse papo....
Flávio, vc mandou bem no lance do Kick-down...é isso mesmo....mas o Marcel disse tudo, reduzir na posição D em trilhas, principalmente em declives é suícídio na certa....mas fazendo com o Marcel disse é uma moleza.....e muito mais seguro....
Alguém aí já passou aperto com CM em um descida e tinha que reduzir, mas como a embreagem tava meia boca e aí vc fica igual doido pra marcha entrar ? Eu já passei, várias vezes.....no CA isso não acontece......vc está em D e precisa reduzir, pode ir passando a alavanca pra 3...2...1...gradativamente e sem esforço nenhum....
O Kim madou super bem na questão do guincho mecánico. Ele é tocado pela T-Case e que pelo menos na linha Jeep muitos modelos como Wranglers e Cherokees sairam com CA e CM, mas a T-Case é a mesma. Já olhei isso na minha T-Case que é a NP242 e possui a tomada de força igual a do meu CJ....
Aliás, sabe que vcs já estão me dando umas idéias ???
Abs.
Bem, o pessoALL estava questionando o uso do C.A. mai o guincho, então vamos em partes!
No câmbio manual, coloca em 1ª ou 2ª que seja, NEUTRA na t-case e engata a transmissão do guincho.
Qual seria a diferença do câmbio automático?]
NEHUMA!!!
No câmbio automático, coloca em 1, NEUTRA na t-case e engata a transmissão do guincho.
Talvez tenha que acelerar um pouco para que o conversor de torque entre em ação, mais a rotação do cabo será praticamente a mesma.
O que inporta é ter uma boa t-case, que possua neutra.
Abraços.
Kim.
:shock::shock:
Uai, será que sou só eu que não coloco em neutro quando uso o guincho?
Eu só deixo no neutro quando estou puxando alguém, senão sempre fica ligada pra ter tração também.
Continuo na busca de um câmbio auto 4 marchas de opala pra colocar na minha Rural.
Mas as dúvidas estão sendo tiradas...
Estou até pensando em fazer um curso de transmissão automática hidráulica que vi aki em minha cidade...
Acredito que assim um dos grandes problemas se perde que é o preço da manutenção...
E já no modo de guiar o veículo se ganha em conforto vejo que é uma boa.
Só acho que teria que avaliar uma relação ideal pra andar na cidade....
Abs
Pô fiquei visitando clientes a tarde e nem pude acompanhar a coisa por aqui...tá bom esse papo....
....
O Kim madou super bem na questão do guincho mecánico....
Aliás, sabe que vcs já estão me dando umas idéias ???
Abs.
Olha olha, que já até abri um tópico nos Engesas...
Cada idéia viu!!!!
Parece tudo lôco:shock::mrgreen:
Abraços.
Kim.
ps.: Obrigado.
Pessoal,
Com o guincho mecênico é exatamente o que o Marcel falou, você coloca em neutra e ele deixa de enrolar o cabo, quer enrolar novamente coloca em 1, 2 etc. A diferença de um CA para um CM com guincho mecânico é que no CA você coloca em N para parar o guincho, no mecânico você pisa na embreagem.
Teoricamente acho o CA menos prático nessa situação.
[s]
Leo - Beethoven
19/06/2007, 19:58
Pessoal,
Com o guincho mecênico é exatamente o que o Marcel falou, você coloca em neutra e ele deixa de enrolar o cabo, quer enrolar novamente coloca em 1, 2 etc. A diferença de um CA para um CM com guincho mecânico é que no CA você coloca em N para parar o guincho, no mecânico você pisa na embreagem.
Teoricamente acho o CA menos prático nessa situação.
Não concordo. :concordo:CA Menos prático pra isso ? Como ? No CM vc precisa entrar no carro pra pisar na embreagem, certo ? Ou estar en dois pra facilitar a vida....no CA é só mudar a alavança de posição, certo ? E dá pra fazer até sem entrar dentro do carro....tudo bem que eu tive que acionar a embragem com amão mesmo em situações de necessidade...mas o esforço é maior....
Não é isso, ou eu tô comendo bola ?
Abs.
É, não adianta, até nisso o CA parece melhor.
[]'s
Leo - Beethoven
20/06/2007, 08:39
Olha olha, que já até abri um tópico nos Engesas...
Cada idéia viu!!!!
Parece tudo lôco:shock::mrgreen:
Vocês que começaram a me dar essas idéias....:idea: Aí eu lembrei que tenho uma sucata de guincho mecânico jogada em algum canto....Se eu achar vou começar a brincar com isso.....:smile:
É, não adianta, até nisso o CA parece melhor.
Sabe que depois dessa questão fui olhar melhor o manual do CA e T-case pra avaliar essa questão...:pensativo:....descobri ainda mais um detalhe....dá até pra fazer um controle remoto pro guincho mecânico.....pelo menos dos CAs com eletroválvulas.....nos carros com acelerador eletrônico, fica mais fácil ainda....mas até nos carburados dá pra bolar alguma coisa....
Já pensou, um guincho mecânico com controle remoto ? Ia ser bacana.....
Agora aguenta, ninguém mandou me dar corda.....:mrgreen:
Abs.
Marcos ET
20/06/2007, 11:33
Sempre vai existir gente que gosta de CA e CM.
Concordo, tem aqueles que nunca andaram com um CA e fala q nao gosta, e tem aqueles que já testaram e nao trocam por nada neste mundo......
Flavio, nao sei se é uma técnica apropriada, nem sei se danifica o conjunto... teoricamente nao vejo como poderia danificar.... mas vale aih a correção da galera que saca mais que eu de CA.... qdo vc falou que nao da pra reduzir as marchas... o pessoal falou em tirar do Drive e passar para 3, 2 ou 1... no meu caso, qdo tive que "despencar controladamente" de uma pirambeira (exageros à parte, era uma coisa meio inclinada mesmo.. rs), eu coloquei o cambio em "R" (isso mesmo, marcha-á-ré) e fui soltando o freio (carro indo para a frente).... o resultado fui muito bom.... melhor que usar uma 1ª reduzida.... o carro nao embalou, a velocidade ficou impecavelmente constante! as rodas nao escorregaram e, no final qdo eu tinha que diminuir um pouco mais a velocidade, era só dar um toque de leve no acelerador que o carro quase parava...
Fiz isso sem medo pois penso que indo de frente com a Ré engatada, o movimento dentro do cambio nao comprometeria as partes internas, somente haverá uma diferença maior de rotação entre as partes do conversor de torque....
Alguem aih dos "CA" pode me falar se isso é uma "técnica" viável? ou será que assim eu ferro o cambio?
Alow Leopoldo e CIA... rs
Outra coisa.. já havíamos falado sobre CA em CJs (nossa, quanta sigla: "CA", "CJ", "TC", "IPVA", "INSS"... puutz). No outro tópico a galera falava que nao cabia um CA num CJ normal por causa do tamanho (comprimento do cambio). Daih eu perguntei se nao cabia um CA do Vitara, que parecia bem curto.. só que o tópico "morreu" e eu nao sei da possibilidade... entao, se valer a idéia do cambio suzuki, é minha sugestao para montagem em CJs...
[]'s automáticos....
Leo - Beethoven
20/06/2007, 11:49
Marcos, definitivamente usar um CA em sentido contrário ao movimento do carro não é aconselhado. Como vc disse, o carro descia porém em R.....no CA existem od discos que em linhas gerais é como se fizessem o papel da embreagem....eles certamente não vão detonar de uma hora pra outra fazendo isso, mas vão se desgatar mais rápido....tanto que é recomendado que se pise no freio em um momento de espera em uma subida para poupar estes discos.....se não for uma subida muito ascentuada o veículo se mantem imóvel no local e não retorna por ex....
Mas é o seguinte, no desespero, não pensaria duas vezes em fazer isso, coisa que não dá pra imaginar fazer com o CM.
Abs.
Flavio Miranda
20/06/2007, 21:37
Péra, Péra, Péra... !!!!!!!!:stop::stop::stop:
Claro que na TRILHA eu usaria a 2 e principalmente a 1 para reduzir a velocidade e aumentar a tração.:)
Mas... o que me refiri foi, em uma estrada ou avenida, vc andando em 100 / 80 km/h em D, voce 'reduzir' para 2 ou 1 direto e rápido; como fazemos com um cambio mecanico reduzindo de 5a para 4a, 3a, 2a....:shock:
Ou seja, usar a 2 ou 1 no CA para 'frear' o jipe com o motor.:putz:
Essa de usar a R foi a mais assustadora !!!!!:parede::shock::pensativo::eek:
No mais, o tópico tá muito bom e a opinião, criticas sugestões dos Experts são muito bem vindas !!:concordo:
[ ] s
equipeminas4x4
20/06/2007, 22:20
Flávio,
Não existe problema algum em vc fazer isso.
[]´s
Joao Baeta
20/06/2007, 23:03
:arrow:Esse tópico tá ficando bom!!!!
Tem um tempo que estou querendo botar CA no Samurai... Marcel me disse que o cambio do Chevette daria.... O problema é bem raro achar um
CA do GM a venda... Pouco tempo... Eu via um Chevette auto apodrecendo... na rua de tras da casa... Ficou anos parado... E eu ficava olhando... E surge outra dúvida: CA do Corsa será que o mesmo do Chevette ou do Vectra?
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
equipeminas4x4
21/06/2007, 08:51
CA do chevete é igual ao do Vitara = TH180
[]´s
Elmer_Jeep
21/06/2007, 09:13
Joãozinho, o powertrain do corsa é transversal...
Joao Baeta
21/06/2007, 09:45
CA do chevete é igual ao do Vitara = TH180
[]´s
:arrow:Esse cambio só existe na linha Vitara.... Porem existe versão de 3M ou 4M.....
Qualquer um deles seria adaptável ao Samurai?????:pensativo:
Joao Baeta
21/06/2007, 09:46
:arrow: Não estou falando do novo Corsa e sim do antigo modelo!
Que um tempo atrás a GM ofereceu a versão auto.... Com motor 1.6 de 92 cv!
ramiro_eli
21/06/2007, 11:01
Serve sim!
O do corsa antigo é bão!
Postado originalmente por Elmer_Jeep
Faço minhas as palavras do nobre colega!!!
Leo - Beethoven
21/06/2007, 13:32
Será que o do Opala caberia no CJ-5 ? Ou a caixa é muito grande ? Aí fica a dúvida para adaptar a T-Case....
É só uma idéia por aqui....
Abs.
Joao Baeta
21/06/2007, 13:52
Serve sim!
O do corsa antigo é bão!
:arrow:Sei :discordo:
O do corsa deve ser mesmo sistema do antigo Vectra ou Omega nacional, acho eu!:pensativo:
O do Chevette deve ser pouco + antigo que daria no Samurai...:-|
E ví no Web Motors que tem 4 Corsas classic com CA...!
Ronaldo Andrade
21/06/2007, 14:05
Claro que na TRILHA eu usaria a 2 e principalmente a 1 para reduzir a velocidade e aumentar a tração.:)
Mas... o que me refiri foi, em uma estrada ou avenida, vc andando em 100 / 80 km/h em D, voce 'reduzir' para 2 ou 1 direto e rápido; como fazemos com um cambio mecanico reduzindo de 5a para 4a, 3a, 2a....:shock:
Ou seja, usar a 2 ou 1 no CA para 'frear' o jipe com o motor.:putz:
No mais, o tópico tá muito bom e a opinião, criticas sugestões dos Experts são muito bem vindas !!:concordo:
[ ] s
Flávio
Faço isto direto sem o menor problema.
Por exemplo, vou parar em um sinal, já reduzo de D para 2 no TJ e até mesmo para 1, para ajudar a parar. Claro que tem de estar em velocidade compatível, como no manual, para não dar um tranco. Apesar que se estiver acima do giro, não vai ser feita a redução mesmo mudando a posição da alavanca.
Só tenho carros automáticos e sempre poupo o freio, usando o torque do motor para parar ou reduzir a velocidade, seja reduzindo de D p/2 ou desligando o overdrive.
Em trilhas, é muito melhor e mais fácil que o CM. Temos muito mais controle.
E se o jeep estiver longo como o meu, deixo no 2 e uso a força do motor como freio.
Se vejo que vou pegar uma descida, já reduzo para 1.
No problem.
[s]
Leo - Beethoven
21/06/2007, 14:08
Flávio
Por exemplo, vou parar em um sinal, já reduzo de D para 2 no TJ e até mesmo para 1, para ajudar a parar. Claro que tem de estar em velocidade compatível, como no manual, para não dar um tranco. Apesar que se estiver acima do giro, não vai ser feita a redução mesmo mudando a posição da alavanca.
Só tenho carros automáticos e sempre poupo o freio, usando o torque do motor para parar ou reduzir a velocidade, seja reduzindo de D p/2 ou desligando o overdrive.
Eu também faço isso sempre....:concordo:.....
Galera, o câmbio do opala é o mesmo do vitara 3D, TH180C (3L30)
já alguns (se não me engano, todos) vitara 5D possui outro câmbio, com 4 marchas, acredito que seja o A43DE(toyota), esse sim possui o chamado "Overdrive".
Fazer essa redução de "D" para "2" é super segura, mas é claro que você tem de respeitar as velocidades, o que eu acho já não rola, é passar de "3" para "1" (em alta velocidade), o carro vai dar um tranco danado...
mas usar ele na trilha já é tranquilo, pois as velocidades são mais baixas então você pode ficar trocando entre as posições da alavanca sem problemas.... a única coisa no CA que eu achei estrano é que se você estiver descendo uma ladeira bem forte, somente com o 4x4 engatado, ele não segura o carro tão bem quanto se você estivesse com um CM e 4x4 e 1º engatada... Mas se você estiver com a 4x4 reduzida, já é outro esquema, o CA segura mesmo.
No mais, fazendo as trocas de ATF e filtro, CA é só alegria. :wink:
abs
ps, desculpe aí se eu falei bobagem ;)
Flávio
X2 !! tb uso direto esse recurso com a XJ . :concordo:
Só não coloquei no Engesa ainda pq o investimento não é pequeno (TCase Hilux + C4) e pra brincadeira ficar melhor trocaria o atual 4.1 carburado por um 4.1 injetado... não custa sonhar :cool:
Antes disso vou colocar grana num bloqueio selecionável :pensativo::pensativo:
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
21/06/2007, 15:41
Será que o do Opala caberia no CJ-5 ? Ou a caixa é muito grande ? Aí fica a dúvida para adaptar a T-Case....
Abs.
Leo,
na minha humilde opinião caberia sim, mesmo sendo o 4 velocidades (ZF4HP22) que é mais comprido do que o de 3 veloc.!
O Bill conseguiu enfiar no meu Samuca um Vortec 4.3 V6 + ZF4HP22 + flange + Tcase Hilux sem alterar o visual externo do Samuca!
As alavancas da Tcase ficaram bem a frente do freio de mão, ao lado do meu banco e a alavanca do CA foi fixada no local onde era a alavanca original (veja nas fotos)!
Eu nunca guiei um jipe com CA na trilha ou fora dela, mas depois que ví o Wangler com CA do Ronaldo A. no Camel, tive a certeza que fiz a escolha certa!
Assim que meu Samuca ficar pronto e eu testa-lo na trilha, volto aquí pra postar um breve relato!!!
Quem quiser ver mais fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20272
[]'s:concordo:
Marcos ET
21/06/2007, 16:11
...vc andando em 100 / 80 km/h em D, voce 'reduzir' para 2 ou 1 direto e rápido; como fazemos com um cambio mecanico reduzindo de 5a para 4a, 3a, 2a....:shock: Ou seja, usar a 2 ou 1 no CA para 'frear' o jipe com o motor.:putz:
Só que, até onde eu me lembro, qdo vc "enfia" uma 1ª no CA, ele nao reduz imediatamente... me parece que isso só acontece qdo o cambio "sente" que dá pra "meter" uma primeira... até lá, ele segura na marcha que tá..... nao eh?
...Apesar que se estiver acima do giro, não vai ser feita a redução mesmo mudando a posição da alavanca. Se vejo que vou pegar uma descida, já reduzo para 1. No problem.
[s]
Poizé... mais ou menos isso daih..... a diferença é que, se for pra "embicar" mesmo para o chao, daih... quem sabe?
Flavio, assustadora era a ribanceira.... mas o carro foi tranquilo, macio e sem alterações..... eu nao sei muito bem como funciona o conversor de torque, mas creio que ao engatar a marcha a ré, a parte do conversor que é acoplada do lado do cambio vai girar para um lado, e a parte acoplada à parte do motor gira para o outro... isso dá um efeito de diferencial de rotação entre os dois lados... que deve ser exatamente oq acontece quando o motor sobre de RPM....
Observe: se vc tá parado num semáforo, com o motor a 1.000 RPM, a vc tem uma parte a esta velocidade e a outra está parada (qdo vc tá no "D"rive), daih, qdo vc acelera, o diferencial de RPM (1000 de um lado e Zero do outro) aumenta, e o conversor começa a funcionar qdo esta diferença chega àquela em que o CA foi programado pra andar...... ok?
Entao, se vc tá parado neste mesmo semáforo, só que é uma ladeira.... vc engata a "R" com o carro parado da mesma forma.. entao vc ainda tem um lado do conversor a 1000RPM e o outro a zero... só que, qdo o carro começar a andar para frente, o lado que estava a zero vai começar a girar no sentido oposto ao lado que tá girando a 1.000RPM... ou seja, a diferença entre os dois aumenta.... até que esta diferença chegue àquela que está programada para o CA funcionar... ou seja, se era pra acionar a 1.500 RPM, mesmo que o motor continue a girar nos 1.000RPM, qdo a outra parte do conversor atingir 500RPM, ele nao permite que acelere mais... nem a pau....
Como as partes nao estao em contato físico (será mesmo? nunca vi nada disso desmontado, mas creio que a transmissao ocorra por ação do óleo entre as partes móveis), creio que o único problema seria o aquecimento do fluido durante esta operação... (claro que se ele ficar mto tempo quente, deve danificar outras coisas).
OW, ALGUEM AIH QUER POR FAVOR ME FALAR COMO O CAMBIO DO CORSA É PARECIDO COM O DO CHEVETTE?
Corsa é motor e cambio transversal com tração dianteira....
Chevette é motor e cambio longitudinal com tração traseira por eixo cardãn!!!!
COMO PODE? a única maneira de instalar um CA de Corsa, Vectra ou coisa parecida é usando uma relação 1:1 (ou parecida) no diferencial dele (que deve ter as planetárias soldadas), e ligando um semi-eixo (lado que sai para a roda esquerda do carro) à T-Case.... ou entao usar um semi-eixo para o diferencial dianteiro e outro para o traseiro.. SEM SOLDAR AS PLANETÁRIAS E SEM USAR A T-CASE. (o diferencial do Corsa seria como o diferencial central...)
Joao Baeta
21/06/2007, 17:20
Só que, até onde eu me lembro, qdo vc "enfia" uma 1ª no CA, ele nao reduz imediatamente... me parece que isso só acontece qdo o cambio "sente" que dá pra "meter" uma primeira... até lá, ele segura na marcha que tá..... nao eh?
Poizé... mais ou menos isso daih..... a diferença é que, se for pra "embicar" mesmo para o chao, daih... quem sabe?
Flavio, assustadora era a ribanceira.... mas o carro foi tranquilo, macio e sem alterações..... eu nao sei muito bem como funciona o conversor de torque, mas creio que ao engatar a marcha a ré, a parte do conversor que é acoplada do lado do cambio vai girar para um lado, e a parte acoplada à parte do motor gira para o outro... isso dá um efeito de diferencial de rotação entre os dois lados... que deve ser exatamente oq acontece quando o motor sobre de RPM....
Observe: se vc tá parado num semáforo, com o motor a 1.000 RPM, a vc tem uma parte a esta velocidade e a outra está parada (qdo vc tá no "D"rive), daih, qdo vc acelera, o diferencial de RPM (1000 de um lado e Zero do outro) aumenta, e o conversor começa a funcionar qdo esta diferença chega àquela em que o CA foi programado pra andar...... ok?
Entao, se vc tá parado neste mesmo semáforo, só que é uma ladeira.... vc engata a "R" com o carro parado da mesma forma.. entao vc ainda tem um lado do conversor a 1000RPM e o outro a zero... só que, qdo o carro começar a andar para frente, o lado que estava a zero vai começar a girar no sentido oposto ao lado que tá girando a 1.000RPM... ou seja, a diferença entre os dois aumenta.... até que esta diferença chegue àquela que está programada para o CA funcionar... ou seja, se era pra acionar a 1.500 RPM, mesmo que o motor continue a girar nos 1.000RPM, qdo a outra parte do conversor atingir 500RPM, ele nao permite que acelere mais... nem a pau....
Como as partes nao estao em contato físico (será mesmo? nunca vi nada disso desmontado, mas creio que a transmissao ocorra por ação do óleo entre as partes móveis), creio que o único problema seria o aquecimento do fluido durante esta operação... (claro que se ele ficar mto tempo quente, deve danificar outras coisas).
OW, ALGUEM AIH QUER POR FAVOR ME FALAR COMO O CAMBIO DO CORSA É PARECIDO COM O DO CHEVETTE?
Corsa é motor e cambio transversal com tração dianteira....
Chevette é motor e cambio longitudinal com tração traseira por eixo cardãn!!!!
COMO PODE? a única maneira de instalar um CA de Corsa, Vectra ou coisa parecida é usando uma relação 1:1 (ou parecida) no diferencial dele (que deve ter as planetárias soldadas), e ligando um semi-eixo (lado que sai para a roda esquerda do carro) à T-Case.... ou entao usar um semi-eixo para o diferencial dianteiro e outro para o traseiro.. SEM SOLDAR AS PLANETÁRIAS E SEM USAR A T-CASE. (o diferencial do Corsa seria como o diferencial central...)
:arrow:Marcos,
Não entendi a forma de adaptar o CA do Corsa sem usar o TCASE? Explique... Pelo jeito que vc disse tô pensando que é 4x4 permanete.
:pensativo:
Se colocar o CA do Chevette sairia + barato, não?
:pensativo:
equipeminas4x4
21/06/2007, 17:42
Abs.
Leo,
Não existe dúvida pra adaptar o câmbio auto Opala 4m ZFHP22 na tcase Willys. A Mkrawler já fabrica esse kit.
[]´s
Leo - Beethoven
21/06/2007, 17:47
Leo,
na minha humilde opinião caberia sim, mesmo sendo o 4 velocidades (ZF4HP22) que é mais comprido do que o de 3 veloc.!
O Bill conseguiu enfiar no meu Samuca um Vortec 4.3 V6 + ZF4HP22 + flange + Tcase Hilux sem alterar o visual externo do Samuca!
As alavancas da Tcase ficaram bem a frente do freio de mão, ao lado do meu banco e a alavanca do CA foi fixada no local onde era a alavanca original (veja nas fotos)!
Eu nunca guiei um jipe com CA na trilha ou fora dela, mas depois que ví o Wangler com CA do Ronaldo A. no Camel, tive a certeza que fiz a escolha certa!
Assim que meu Samuca ficar pronto e eu testa-lo na trilha, volto aquí pra postar um breve relato!!!
Quem quiser ver mais fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20272
Cara, acho que o seu Samuca vai ficar bom mesmo. Um carro leve, com um motor desses e CA....tenho até medo do que eu faria....:twisted:
Vou ficar ligado no seu post quando ficar pronto com certeza.
Valeu e Abs.
equipeminas4x4
21/06/2007, 17:54
Aliás a flange deste Ramiro ingrato, tb é MKrawler. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Leo - Beethoven
21/06/2007, 17:58
Leo,
Não existe dúvida pra adaptar o câmbio auto Opala 4m ZFHP22 na tcase Willys. A Mkrawler já fabrica esse kit.
Óia só.....que boa dica....:concordo:
Vou ficar de olho nos desmanches....se eu achar um desses pode apostar, já era....o Beethovem vai ganhar um CA com certeza.
Abs.
Flavio Miranda
21/06/2007, 21:00
Coisa linda hein povo !!!!!!:-D
Doideira mesmo esse negocio de usar a 2 e 1 para 'frear' o carro e SEM estragar o CA !!! :eek:Gostei disso ...:twisted:
O papo de usar a R para brecar na piramba...:shock: sabe lá né..:pensativo:. vai que um dia precisa e aí.....:) fica a dica !8)
Aproveitando o embalo dos fãns de CA, como é mesmo aquele trambique de sair em 2a ?!?!:rolleyes::pensativo:
[ ] s fluidos...
Ramiro - Bin Lôco
22/06/2007, 09:37
Oi Marcel, meu amigão!!!
Desculpe a minha falha...:oops: eu citei a flange mas esqueci de dizer que ela é uma MKrawler!!!
Pois é Leo, o "casamento" do CA do Opala com a Tcase da Hilux só foi possível porque comprei do Marcel essa flange, que por sinal, é muito bem feita!:palmas: - segue foto da flange ao lado da Tcase já com as alavancas -
Marcel, logo logo terei que adquirir de voce também o Kit de redução pra minha Tcase, já que a relação original dos eixos Troller é longa e vou preferir reduzir na Tcase!!!:concordo:
[]'s
Leo - Beethoven
22/06/2007, 11:09
Tudo bem que foto é foto....mas realmente, parace ser uma bela flange....muito bem reforçada...e dá pra ver a sede do rolamento ao fundo, do jeito que deve ser.
Digam uma coisa, e o CA com a T-case da Blazer 4x4 ? Rola no CJ ? Esse powertrain é comprido pacas pro CJ, isso eu já medi....
Já vi caras fazendo as mais absurdas porcarias pra adaptar esse PT, tipo cortar a carcaça e soldar flange BP (boca de porco) pra encurtar o sistema....mas será que rola de fazer isso bem feito sem alongar o Chassi e tornar a brincadeira ainda mais complicada ?
Tem também o CA e a TC dá Ranger 4x4 que é comprido também.....
Menciono essas configurações, pq primeiro o acionamento da T-case desses é eletrico e fica show no painel do CJ, sem ter que adaptar nada no assoalho.....e segundo pq vou mais adiante....acho que um V6 de um desses carros também cai super bem no CJ.....
Abs.
equipeminas4x4
22/06/2007, 11:35
Não troco a tcase da Hilux por nenhuma dessas.
[]´s
Leo - Beethoven
22/06/2007, 12:56
Não troco a tcase da Hilux por nenhuma dessas.
Isso eu sei....mas sabe como é....vc tem que pensar na disponibilizade do mercado.....ou seja, o que vc acha nos desmanches para tornar uma adaptação dessas viável....
Se sair de casa caçando um T-case de Hillux, talvés não encontre e se achar vai sair $$$....de repente acho dos outros que eu falei....sacou ?
A da Hillux com certeza é melhor, mas as outras tbém não são de jogar jogar fora...certo ?
Abs
Se tiver corrente dentro, é para jogar fora sim.............
Abraços,
Bill
Dennis Figueiredo
22/06/2007, 16:53
eu tenho uma tcase de hilux pra vender.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29473
Se tiver corrente dentro, é para jogar fora sim.............
Abraços,
Bill
O Bill é o cara mais direto nas respotas, não tem meio termo :palmas:,
Por isto que já esta nos planos mandar meu CJ um dia para fazer up grades la na spider.
Abçs
Marcel, mais fácil do que perguntar o que voce faz para jeep é perguntar o que voce não faz, ou não representa uma marca que faça.:-D
Mas diz aí, tem site da sua caixa de pandora ou fica fazendo mala preta, revelando só assim no susto mesmo, ou voce vai produzindo de acordo com os pedidos inusitados que surgem?
Abçs (descomissionados, mas interessados)
Osmir
Leo - Beethoven
24/06/2007, 18:45
Era o que eu ia perguntar ao Marcel tbém....
Abs.
equipeminas4x4
24/06/2007, 20:13
vamos produzindo conf. consulta, pois são produtos muito especificos. Claro que algumas coisinhas, já faço pensando em futuros interessados. Não tenho site por enquanto, mas quem sabe um dia a MKrawler não se transforma numaadvance adapters brasileira.
Consultas via MP ou pelo mail.
[]´s
Leo - Beethoven
25/06/2007, 08:16
Valeu Marcel.
Não sei se pode parecer maluquice pra vc, mas nos dá uma idéia do que vc tem feito.....tipo assim: Flange para adaptar CA "x" em T-case "y".....sei que vc deve ter opções para CM também, mas desse jeito não fugiria o tèma do tópico.....
O seu trabalho realmente parace ser muito bom e acho que mereceria uma divilgação (pense nisso)....Acho que quantos por aqui não devem ter boas idéias, mas as vezes ficam na mão por não ter boas fontes para concluir as idéias, ou quando conseguem alguém disposto, acaba saindo uma gambiarra muito mal feita....
Eu já passei por isso várias vezes.......
Abs.
equipeminas4x4
25/06/2007, 10:22
Leo,
Tendo qualquer câmbio em mãos, faço a montagem tanto da tcase Willys, qto da tcase Hilux.
[]´s
Flavio Miranda
25/06/2007, 10:37
Leo,
Tendo qualquer câmbio em mãos, faço a montagem tanto da tcase Willys, qto da tcase Hilux.
[]´s
TRUCO LADRÃO !!!!!!!!!!!:twisted::palmas::mrgreen:
Leo - Beethoven
25/06/2007, 12:21
Meio Pau !!!
Brincadeiras a parte.....
Deixa comigo, vamos nos falando....
Abs.
equipeminas4x4
25/06/2007, 13:10
TRUCO LADRÃO !!!!!!!!!!!:twisted::palmas::mrgreen:
Paga pra ver. :concordo::concordo::concordo::mrgreen:
[]´s
Flavio Miranda
25/06/2007, 15:19
Marcel,
Eu hein...:discordo: já corri faz tempo.....!! :roll: Deixa que eu pego a cerveja.......:mrgreen:
O Léo que tá com o casal maior ....:twisted: e doido prá ver o Zap voador...:putz:
[ ] s de olho no 'jogo' !:shock:
equipeminas4x4
25/06/2007, 15:42
O Leo adora sair com o casal preto. :mrgreen::mrgreen:
Leo - Beethoven
25/06/2007, 16:30
Ptz, os caras vão me matar por postar piada aqui....mas não adianta, essa eu não ia perder....
O cara não coseguia dizer mais nada além de "truco".....a mulher e os filhos perguntavam o que ele tinha e ele só dizia "truco"....podia tudo estar bom ou ruim e o cara dizia: "truco"..."truco".....
Decidiram levar o cara no psiquiatra.....chegando lá o cara foi logo trucando o médico....o Dr. pediu pra todos deixarem a sala para examinar o cara....passada quase uma hora, o médico chama a família com cara de preocupação.....
...A mulher pergunta logo: "Dr. o que o meu marido tem ????"
...e médico diz, minha Sra., eu não faço idéia do que seja, mas no mínimo esse maldito deve estar com o zap"....
Abs.
PS: Não xinguem muito.....
Alexandre Zocrato
25/06/2007, 16:39
O Leo adora sair com o casal preto. :mrgreen::mrgreen:
Entrei no tópico para ver câmbio automático mas caí no moderados...
[]'s
Leo - Beethoven
25/06/2007, 17:04
Entrei no tópico para ver câmbio automático mas caí no moderados...
Zocrato, nem vem compadre....:stop:Moderados nem tá na minha lista....trava o meu micro na hora, que além d'eu também é espada (single blade)....:concordo:
Flavio Miranda
25/06/2007, 21:21
Zocrato,
Com 4, 5, 6... nem senta prá jogar....:stop::discordo:
[ ] s reunindo a "junta médica" para uma parcerada...:twisted::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen:
Podemos voltar ao assunto ?
obrigado !
[]s
Flavio Miranda
25/06/2007, 21:42
SIM SENHOR !!!!!!!!:shock:
Zocrato,
Aproveita e dá sua contribuição com suas impressões e/ou dúvidas, já que o tópico deu uma 'parada'.:concordo:
[ ] s
Joao Baeta
25/06/2007, 22:01
:arrow:Se colocar TH180 no Samurai... Ele vai ficae bem lento e sem "folego" p/ trilhas....Afinal é de 3 marchas...
Então única solução é trocar o motor + forte....
Absssssssssssssss
Alexandre Zocrato
25/06/2007, 22:08
Eu estava aqui pensando se é possível colocar câmbio automático na defender... Será que o das discoverys não serviria?
Será que fica bom? Ou fica uma b%st@?
Alexandre Souto
25/06/2007, 22:45
Ola todos....
Minha impressao com o cambio auto, em especial da SUZUKI....
On road: Facilidade, conforto, agilidade. Com um tempo de pé no AUTO, vc vai se acostumando a levar o carro numa boa.... no comeco eh muita troca de marcha atoa e tals mas vai se acostumando e escolando o PÉ... Hj jah faço trocar de marcha, reducao, mantenho marcha, isto eh, ultilizo de todos os artificios que o AUTO proporciona, e tem ki usar tudo!!!!
OffROAD: o pouco que fiz em estradas e lugares por aqui por perto de BH, percebo que realmente se tem muito mais controle e seguranca com o AUTO em terra, rocha, lama, minerio solto e outros, o controle eh imprecionante, eh dificil deslizar como carro mec., o controle eh total!!!
Como acompanho o Campeonato da UNROC, vejo isso de perto em carros supermegapreparados.... e a diferenca eh gritante!!!!
No meu projeto sera uma C4 (AUTO de 4 marchas) em um 4.2 de 215CV..... menor desgaste de componentes, menor tranco no conjunto que vai ser muito forte e muito reduzido, e sempre com o maior controle, seguranca e atencao ao dirigir.... heheheheeeee que nao podem faltar!!!!!
[]'s e espero nao ter falado muita mi&rd@....
Leo - Beethoven
26/06/2007, 08:24
:arrow:Se colocar TH180 no Samurai... Ele vai ficae bem lento e sem "folego" p/ trilhas....Afinal é de 3 marchas...
Absssssssssssssss
Eu particularmente não creio...mas tudo depende do uso do veículo que deve ser considerado....em um 3 marchas, normalmente a 1 é mais curta, a segunda mais longa e 3a. é 1:1.....e não existe Over Drive (OD).....nas trilhas, dificilmente vai usar 3a. mesmo......para uso na cidade não vai usar OD mesmo.....só vai fazer falta mesmo é na estrada....isso sim faz falta....
Abs.
joseacacios
26/06/2007, 08:58
Tenho uma Montero Diesel 2.8 aspirada 98 hp com CM 4x4 e uma Isuzu Rodeo 3.2 V6 215 hp com CA 4x2. A Montero faz 10 km/l com diesel e a Rodeo 10 km/l com gasolina. Quando estou disposto a relaxar, saio com a Rodeo e quando quero fazer "ginastiquinha", saio com a Montero. Deu prá entender a diferença ? Um abraço a todos. Acácio.
equipeminas4x4
26/06/2007, 10:03
Absssssssssssssss
Essa é uma das maiores besteiras q já ouvi sobre câmbio automático.:parede::parede::parede::putz::putz::pu tz:
Alexandre Souto
26/06/2007, 10:28
eh BEATA... vc realmente nao foi feliz nesta....
O motor nao ficara fraco, de nenhuma maneira, inclusive em "L"
(primeira marcha) 4X4 H ,por exemplo, sinto que o meu SIDEKICK fica mais forte que o meu antigo VITARA mec., e bem mais na mao tb.....
Sao impressoes.....
[]'s e bom dia!!!
Joao Baeta
26/06/2007, 10:40
Essa é uma das maiores besteiras q já ouvi sobre câmbio automático.:parede::parede::parede::putz::putz::pu tz:
:arrow:Por falar nisso...
Me explique com detalhadamente
:concordo:
equipeminas4x4
26/06/2007, 10:49
Eu uso o TH180 no Kalango com pneus 39.5" e motor AP 1.8. Vc acha q o motor é suficientemente forte pra empurar esses 39.5????????????????????
FABIO RODRIGUES
26/06/2007, 11:31
PESSOAL,
preciso da opniao de vcs na seguinte questao:estou preparando uma f-75 para trilhas. ela esta com motor Gm4.1/s e cmb clark 4m e t-case original. hoje esbarrei num motor 302v8(landau) + cambio auto(c4)?.Por curiosidade perguntei o valor do cambio e o cara me disse que por R$1.500.00 eu levo o cmb.Achei meio salgado mais.... estou a pensar....Agora me respondao, sera que e complicado esse cmb auto(c4) para adaptar no motor Gm + t-case Willys? Sera que existe algum "kit" pronto para essa adaptacao? Ou seria melhor dar uma garimpada por um cmb th-180? o que vcs acham?
GRATO A TODOS
equipeminas4x4
26/06/2007, 11:37
Fabio,
Esse câmbio C4 é da linha Ford, não vai ser fácil montar no motor GM. A flange pra montar a tcase Willys no câmbio C4 eu faço. O ideal é diminuir o eixo de saída do câmbio C4 pois ele é muito comprido. Se vc pretende colocar o câmbio auto, vai de ZFHP22 que é o câmbio auto 4m do Opala. Em teoria monta sem adaptação no seu motor.
Eu to procurando um câmbio desse para um amigo para fazer exatamente isso.
[]´s
FABIO RODRIGUES
26/06/2007, 12:04
Fabio,
Esse câmbio C4 é da linha Ford, não vai ser fácil montar no motor GM. A flange pra montar a tcase Willys no câmbio C4 eu faço. O ideal é diminuir o eixo de saída do câmbio C4 pois ele é muito comprido. Se vc pretende colocar o câmbio auto, vai de ZFHP22 que é o câmbio auto 4m do Opala. Em teoria monta sem adaptação no seu motor.
Eu to procurando um câmbio desse para um amigo para fazer exatamente isso.
[]´s
OK MARCEL,
Ja imaginava por isso.E o th180? vc nao acha uma boa? e mais facil de encontra-lo!ne! inclusive o leo tinha um de vitara para vender! seria o mesmo do opala?
obrigado
Joao Baeta
26/06/2007, 12:42
:arrow:Por falar nisso:
Esse cambio ZFHP22 de Opala de 4M.....
Deve ser melhor do que o TH 180.....
Daria no /samurai facil como o de 3M?
Abss
equipeminas4x4
26/06/2007, 13:14
OK MARCEL,
Ja imaginava por isso.E o th180? vc nao acha uma boa? e mais facil de encontra-lo!ne! inclusive o leo tinha um de vitara para vender! seria o mesmo do opala?
obrigado
O câmbio do Vitara é o mesmo do Opala 3m e Chevete, porém não sei te dizer se o encaixe no motor é o mesmo, eu penso que não. Qd falamos do mesmo câmbio estamos falando da parte interna. A saída e acoplamento com o motor podem ser diferentes. Esse câmbio do chevete 3m precisa ter o eixo de saída cortado pra diminuir o conjunto. To fazendo um kit aqui desse câmbio para montagem da tcase Hilux.
[]´s
Galera,
Tava sapeando este tópico e o achei muito interessante........:concordo:
Voltando um pouco, e comentando a respeito da tar ''Ré"" pra segurar a viatura........esse é um procedimento MUITO arriscado, primeiro pq a rotação interna do cambio estara invertida e vai desgastar pa carai os discos....:putz:...segundo, não sei os demais CAs, mas o da XJ, qdo chegar a um certo giro/velocidade o motor vai APAGAR, ela tem um sistema de segurança (num sei como é) pra preservar o cambio desligando o motor....:shock::shock::shock:.
Só fui descobrir isso qdo o meu CUnhado, acostumadissimo com CA, meteu uma ''Ré" a uns 40Km, deu um tranco e o motor apagou, ainda bem q não foi com a minha..........sinão o cabra tava morto......
equipeminas4x4
26/06/2007, 13:23
:arrow:Por falar nisso:
Esse cambio ZFHP22 de Opala de 4M.....
Deve ser melhor do que o TH 180.....
Daria no /samurai facil como o de 3M?
Abss
Fala com o André ae do RJ q colocou esse câmbio no samuca dele.
[]´s
Joao Baeta
26/06/2007, 13:53
Fala com o André ae do RJ q colocou esse câmbio no samuca dele.
[]´s
:arrow:Ok... falarei com ele!
AE !!!
Umas fotinhas do CA de opala no CJ seriam de grande ajuda...
[]'s
Leo - Beethoven
26/06/2007, 18:40
AE !!!
Umas fotinhas do CA de opala no CJ seriam de grande ajuda...
X2....se fosse uma vista por baixo, tipo com o CJ no elevador....seria "O Canal"....
Abs.
Caros amigos!
Tenho umas fotos...
...Eduardo Merege, sei que não pedi sua autorização, mais é para um bem comum, então postarei duas fotos.
Abraços.
Kim.
Caros amigos!!!
Bem, é o seguinte!!!!:pensativo:
Peguei o TH-180!!!:shock:
Hoje retirou o motor com o câmbio do carro, agora vou destrinchar o bichão!!!
Talvez até o final do ano esteja de AT.
Falta decidir sobre a t-case agora.
:arrow:Willys;
:arrow:Toy. Band. ou
:arrow:Hilux.
Me ajudem nessa nova empreitada.
Abraços.
Kim.
Eduardo Merege
26/06/2007, 21:55
Opa Kim, pode usar a vontade as fotos
alias somente a primeira é minha, a com o TH180 na caçamba, a outra é do jipe do ADI
Vou escrever um breve relato sobre o auto e ja posto aqui
adianto que ficou 1000
[]'s
Eduardo Merege
26/06/2007, 22:53
Amigos,
Terminei a instalaçao do meu ZF4HP22 nesta sexta passada, e ja no domingo fiz um pequeno passeio para Atibaia (Pedra Grande) http://www.eportateis.com.br/tacio/agenda/pedra_grande/pedragrande2_2.jpg de +/- 280km
ah, vamos ao que interessa :grin::
A VTR é outra, o modo de dirigir, o desempenho, etc
No geral o jipe ficou mais "manso" e muito mais forte ao mesmo tempo,o controle é total.
Na sibida até a pedra grande o trem ja mostrou a que veio, subiu facil facil controlando as trocas/reduçoes no acelerador.
Uma coisa que instalei e achei bastante util foi um marcador para temperatura do oleo do CA, é bom para acompanhar e administrar em casos de trilha ou esforço extremo.
em estrada a minha nao passou de 70graus e na subida da pedra , andando bem devagar mesmo chegou a 120 +/-, e ja vou instalar uma ventuinha de moto.
acho que é isso :pensativo:
Vou ver se testo o CA de verdade em SN, se tudo der certo até la, em agosto TD :dance::twisted:
[]'s satisfeitos pra caral&@
[quote=Eduardo Merege;417770]Amigos,
Terminei a instalaçao do meu ZF4HP22 nesta sexta passada, e ja no domingo fiz um pequeno passeio para Atibaia (Pedra Grande) http://www.eportateis.com.br/tacio/agenda/pedra_grande/pedragrande2_2.jpg de +/- 280km
ah, vamos ao que interessa :grin::
A VTR é outra, o modo de dirigir, o desempenho, etc
No geral o jipe ficou mais "manso" e muito mais forte ao mesmo tempo,o controle é total.
Na sibida até a pedra grande o trem ja mostrou a que veio, subiu facil facil controlando as trocas/reduçoes no acelerador.
Uma coisa que instalei e achei bastante util foi um marcador para temperatura do oleo do CA, é bom para acompanhar e administrar em casos de trilha ou esforço extremo.
em estrada a minha nao passou de 70graus e na subida da pedra , andando bem devagar mesmo chegou a 120 +/-, e ja vou instalar uma ventuinha de moto.
acho que é isso :pensativo:
Vou ver se testo o CA de verdade em SN, se tudo der certo até la, em agosto TD :dance::twisted:
[]'s satisfeitos pra
Alexandre Zocrato
26/06/2007, 23:35
Caros amigos!!!
Abraços.
Kim.
Eu não entendo nada, mas todo mundo com quem converso diz que a da Hilux é a melhor...
Não sei porque cargas d'água a minha mensagem não saiu... aparecendo apenas as fotos !!!!
:putz::putz: tentando postar a mensagem pela terceira vez:
Eduardo,
Tb estive na Pedra Grande neste último domingo. Estive no Jeepipoca na sábado e acabei dormingo em Piracaia, e no domingo fui direto para a Pedra Grande.
Por um acaso vc estava com um comboio de jipes? Passei por um comboio que estava no início do percurso de terra (depois de alguns Haras que tem por lá) ... passei de faróis acesos e businando, logo em seguida passou pelo comboio um Troller prata que é do meu cunhado. Se não me engano o jipe da ponta do comboio era um CJ5 vermelho.
Vc está com a CA ZF4HP22 e TCase de Hilux? estou querendo partir para esta configuração assim que tiver di$$$$ponibilidade.
PS: as fotos postadas anteriormente são da Pedra Grande no domingo
[]'s
Eduardo Merege
26/06/2007, 23:46
Caraca Gnecchi, era eu sim, lembro perfeitamente, intao era vc no FIII que vi, hahaha que legal,na hora que vi um engesa de encontro ja comecei a piscar farois e buzinar, isso msm, atras estava um troller
vc tava de chapeu ou foi impressao? hahaha
abraçao
Eduardo Merege
26/06/2007, 23:49
Estou som ZF e tcase willys, por enquanto
colocarei uma de hilux ano que vem.
[]'s
vc tava de chapeu ou foi impressao? hahaha
abraçao
Não tava de chapéu não :lol::lol::lol::lol: meu cabelo que tá parecendo o do BOZO mesmo !!! :lol::lol: estou de blusa laranja numa das fotos
Mais um pouco nos encontraríamos lá na pedra... que pena que não nos trombamos na Pedra..... iria aproveitar pra ver a adaptação da sua CA.
Vc ganhou na loteria.. achar essa CA por 350 latas e ainda por cima em ordem :palmas::palmas:
[]'s
equipeminas4x4
27/06/2007, 10:30
Caros amigos!!!
Abraços.
Kim.
HILUX
[]´s
Dennis Figueiredo
27/06/2007, 11:28
eu to vendendo uma
Alexandre Souto
27/06/2007, 11:31
Com kit para dupla reducao!!!!
hehehehhee
[]'s
Joao Baeta
27/06/2007, 11:35
:arrow:Eduardo Merege,
O botão de "sport" e "ice" realmente funcionam ou só enfeite?
:mrgreen:
FABIO RODRIGUES
27/06/2007, 12:17
EDUARDO,
vc vai instalar um radiador para o oleo do cambio + ventoinha certo? vai instalar um de moto?sabe qual o modelo? e vc teve que alterar a posicao da tcase com relacao ao que estava com o cambio manual?
um abraco
eu to vendendo uma
Tem preço ou linck?
Abraços.
Kim.
equipeminas4x4
27/06/2007, 13:02
Olha as fotos da tcase original Hilux e da modificada utilizando o kit de alavanca dupla 1503MK.
[]´s
Dennis Figueiredo
27/06/2007, 13:23
Tem preço ou linck?
Abraços.
Kim.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29473
Valeu!
Te mandei uma MP!
Abraços.
Kim.
EDUARDO,
vc vai instalar um radiador para o oleo do cambio + ventoinha certo? vai instalar um de moto?sabe qual o modelo? e vc teve que alterar a posicao da tcase com relacao ao que estava com o cambio manual?
um abraco
Opa alguem tem fotos desta adaptacao ...
[]´s automaticos
Eduardo Merege
27/06/2007, 21:11
:arrow:Eduardo Merege,
O botão de "sport" e "ice" realmente funcionam ou só enfeite?
Fala John,
Sao so enfeite, a alavanca é do Astra,
Mas vou ligar uma buzina no Sport e alguma outra firula na snow :mrgreen:
[]'s montando a penteadera de put@
Eduardo Merege
27/06/2007, 21:15
EDUARDO,
um abraco
Fábio, o radiador ja esta instalado,
quanto à ventoinha, estive dando uma caroçada na XT600 de um colega de faculdade e vi que vai caber certinho:concordo:, mas ainda vou em uma loja pra ver outros modelos:smile:
A tcase teve de ser um pouco rotacionada para nao pegar no chassis do Engesa( distancia entre longarinas menor que outros jipes) em outros mdelos acho que não será necessario:pensativo:
[]'s
Fábio André Lermen
27/06/2007, 21:24
É o seguinte... estou terminando de montar um V6 F250 no meu CJ3 com caixa C10 de 3 marchas e tração Willys. A idéia era de no futuro instalar o câmbio(mecânico) e a tração da S10, mas acompanhando este tópico fiquei bem interessado em colocar um câmbio auto... só que não sei que modelo seria compatível com o motor utilizado e o tamanho do jeep, se alguém tiver alguma idéia me avise....
Eduardo Chaves
27/06/2007, 21:41
... Esse câmbio do chevete 3m precisa ter o eixo de saída cortado pra diminuir o conjunto. To fazendo um kit aqui desse câmbio para montagem da tcase Hilux.
[]´s
Hummm....
De quem será esse câmbio hein.... uhahsihasiuasua
A propósito.... é de opala esse trem aí....
equipeminas4x4
28/06/2007, 08:00
Hummm....
De quem será esse câmbio hein.... uhahsihasiuasua
A propósito.... é de opala esse trem aí....
Opala 3m = Chevas = Vitara = TH180
equipeminas4x4
28/06/2007, 08:01
É o seguinte... estou terminando de montar um V6 F250 no meu CJ3 com caixa C10 de 3 marchas e tração Willys. A idéia era de no futuro instalar o câmbio(mecânico) e a tração da S10, mas acompanhando este tópico fiquei bem interessado em colocar um câmbio auto... só que não sei que modelo seria compatível com o motor utilizado e o tamanho do jeep, se alguém tiver alguma idéia me avise....
O câmbio C4 monta neste motor sem necessitar adaptações. É o câmbio auto da linha Ford, facilmente encontrado no mercado.
[]´s
Alexandre Souto
28/06/2007, 08:56
Fábio André Lermen,:concordo::concordo::concordo:
C4 nele... Depois posta ai como foi pra ligar o motor, alguma dificuldade?
[]'s
Pessoal, vocês que entendem mais de CA, alguem sabe me informar se o cabo do Kick Down do TH180, é o mesmo no Vitara e no Opala (se é que existe isso no Opala)?
O meu quebrou, parece que ressecou uma pontinha que é de plástico....não consigo reduzir no pé mais... :(
se alguem souber me da um toque, pq o do Vitara, na Suzucar tá R$100 e pouco....
equipeminas4x4
28/06/2007, 10:46
cento e pouco num tá caro.
[]´s
Sério?
puts, achei meio muito para um cabinho de aço...
abs
cento e pouco num tá caro.
[]´s
Alexandre Souto
28/06/2007, 11:40
Sério?
puts, achei meio muito para um cabinho de aço...
abs
Camarada, sugiro vc dar uma pesquisada na lista de adaptacoes de pecas pra vitara aki no forum.....
[]'s
Fábio André Lermen
28/06/2007, 13:05
O câmbio C4 monta neste motor sem necessitar adaptações. É o câmbio auto da linha Ford, facilmente encontrado no mercado.
[]´s
E aí Marcel,
Valeu pela dica, já estou ficando mais interessado!!!! Mas tenho algumas dúvidas:
Este câmbio saiu em que carro?
Para acoplar a tração Willys preciso de uma flange? Onde consigo e o preço?
Vai caber no Cj3?
Att,
Fábio
Fábio André Lermen
28/06/2007, 13:16
Fábio André Lermen,:concordo::concordo::concordo:
C4 nele... Depois posta ai como foi pra ligar o motor, alguma dificuldade?
[]'s
E aí Alexandre,
Vamos com calma... ainda nem andei com o conjunto que está sendo instalado, mas que dá vontade de parar a adaptação e trocar o câmbio já, isso dá!
Vou ficar usando o jeep com câmbio C10 por enquanto e já vou procurar algum C4 para uma futura troca... quem sabe até o fim do ano estou de CJ3 automático!!!Hehehe
Quanto a adaptação do motor... está sendo fácil pq o mecânico já tem experiência com o V6 da F250, inclusive a picape dele roda com um desses a mais de 6 anos... e olha que o cara é doido! Aqui na região tem uns 10 jeeps com este motor...... em geral com câmbio e tração da S10 (acionamento elétrico).
Pois é, tinha dado uma olhada lá já, mas não vi nada sobre o assunto...
vou perguntar algo por lá.
Obrigado pela dica.
abs
Camarada, sugiro vc dar uma pesquisada na lista de adaptacoes de pecas pra vitara aki no forum.....
[]'s
equipeminas4x4
28/06/2007, 14:28
E aí Marcel,
Valeu pela dica, já estou ficando mais interessado!!!! Mas tenho algumas dúvidas:
Este câmbio saiu em que carro?
Para acoplar a tração Willys preciso de uma flange? Onde consigo e o preço?
Vai caber no Cj3?
Att,
Fábio
Esse câmbio saiu nos carros Ford automáticos, se não me engano no Maverick. O Beto Lacerda sabe estes detalhes.
Pra montar a tcase Willys neste câmbio vc precisa de 1 flange, que por acaso a MKrawler fabrica. :mrgreen::mrgreen::mrgreen: O comprimento da face de apoio no motor até a face tras. da tcase Willys, ali onde tem aquela tampa, é de 747mm. É só vc medir no seu carro pra ver como fica. Essa medida já considera a redução do eixo de saída do câmbio em quase 200mm, pois ele é muito longo.
1517MK - Flange adaptação câmbio auto C4 com tcase Willys - composto de flange em alumínio, eixo estriado, retentores, travas, rolamento, tampa c/ 3º apoio do eixo, parafusos, modificação do eixo de saída do câmbio.
Preço = R$1350,00
Pagamento 4X
[]´s
MKrawler Design
Leo - Beethoven
28/06/2007, 16:34
1517MK - Flange adaptação câmbio auto C4 com tcase Willys - composto de flange em alumínio, eixo estriado, retentores, travas, rolamento, tampa c/ 3º apoio do eixo, parafusos, modificação do eixo de saída do câmbio.
Preço = R$1350,00
Pagamento 4X
Com o Cãmbio junto ??? :mrgreen:
Tô se sacanagem....hehehe....
Se o serviço for de prima como me pareceu a foto que postou da flange da T-case da Hilux, eu acho que tá bom....pelo que vc diz, me parece até meio que plug 'n play....se for assim mesmo....seriamente vou atrás de um CA pra comprar....
Muito boa idéia desse tópico.
Abs.
equipeminas4x4
28/06/2007, 16:38
Leo,
Até vc consegue montar de tão simples.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Leo - Beethoven
28/06/2007, 16:44
Leo,
Até vc consegue montar de tão simples.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Caraca Marcel, muito legal esse esquema, realmente não é tão complica montar, o desenho mostra bem como fica.
Me diz uma coisa, acredito que a flange seja em alumínio, qual liga vc usa ? E no eixo ?
Não tô querendo roubar o seu projeto só avaliando mesmo.
No caso da modificação do eixo do câmbio, teria que enviá-lo pra vc, certo ?
Abs.
equipeminas4x4
28/06/2007, 16:44
Repare no ponto de apoio com rolamento acrescentado atrás da tcase. Essa não vai quebrar nunca mais.
[]´s
equipeminas4x4
28/06/2007, 16:50
Exatamente, pra modificar o eixo, vc precisa desmontá-lo pra me enviar. Dessa forma vc faz uma revisão forçada no câmbio, pra nunca mais ter que abrir ele novamente.
Só alumínio. Eixo SAE8620.
O projeto tá ae pra todo mundo ver, não tem segredo, é o esquema de montagem que vai junto com todos os kit´s que a MKrawler fabrica. Não tem gambiarra, todos os kit´s são projetados antes da fabricação, não é necessário usinar nada, modificar nada e nem comprar 1 parafuso. O kit vai completo e pronto pra ser montado.
[]´s
FABIO RODRIGUES
28/06/2007, 17:15
Marcel,
o flange, ele e fundido ou usinado?E para linha gm th.... e zf....? qual o vlr pra venda?
um abraco
Leo - Beethoven
28/06/2007, 17:20
Repare no ponto de apoio com rolamento acrescentado atrás da tcase. Essa não vai quebrar nunca mais.
Pois é, já estourei uma T-Case bem nesse ponto....ôh fundido maldito dessa caixa.....pelo que eu vi pelo desenho, a flange vai criar um reforço na hora que travar o sistema, certo ? Se for isso, acho que deve ficar mais resistente que o original....
Exatamente, pra modificar o eixo, vc precisa desmontá-lo pra me enviar. Dessa forma vc faz uma revisão forçada no câmbio, pra nunca mais ter que abrir ele novamente.
Só alumínio. Eixo SAE8620.
10 isso, do jeito que tem que ser.
Abs
equipeminas4x4
28/06/2007, 17:28
Marcel,
o flange, ele e fundido ou usinado?E para linha gm th.... e zf....? qual o vlr pra venda?
um abraco
Fábio,
A flange é usinada e soldada. Não temos volume de venda pra fazer fundido. Quem sabe 1 dia. Eu uso a parte de trás do câmbio, que vai aparafusada, pra reduzir custo de material/usinagem.
O valor pro TH eu já postei acima e o ZF é o mesmo preço. A vantagem é que não precisa desmontar o eixo pra modificar. em compensação o conj. fica mais longo com 830mm da face e apoio no motor até a face tras. da tcase Willys, ali onde tem aquela tampa.
1514MK - Flange adaptação câmbio ZFHP22 com tcase Willys - composto de flange em alumínio, eixo estriado, retentores, travas, rolamento, tampa c/ 3º apoio do eixo, parafusos.
Preço = R$1350,00
Pagamento 4X
[]´s
equipeminas4x4
28/06/2007, 17:34
Pois é, já estourei uma T-Case bem nesse ponto....ôh fundido maldito dessa caixa.....pelo que eu vi pelo desenho, a flange vai criar um reforço na hora que travar o sistema, certo ? Se for isso, acho que deve ficar mais resistente que o original....
10 isso, do jeito que tem que ser.
Abs
A vantegem do ponto de apoio, é que o torque do câmbio, aumentado pela redução da tcase, gera um esforço de flexão sobre o eixo. Este ponto de apoio reduz o efeito desta flexão, reduzindo desgaste sobre a carcaça e aumentando a durabilidade da tcase.
[]´s
equipeminas4x4
28/06/2007, 17:40
Marcel,
um abraco
Fábio,
completando a informação, caso haja dúvidas sobre a resistência da flange, utilizam kit´s MKrawler, Kalango, Palitão, Raptor, Xmobile, entre outros. Se uma flange dessa suporta as condições de uso/redução de um carro de RockCrawling, eu garanto que não vai quebrar em uso normal de trilhas.
[]´s
Leo - Beethoven
28/06/2007, 17:40
A vantegem do ponto de apoio, é que o torque do câmbio, aumentado pela redução da tcase, gera um esforço de flexão sobre o eixo. Este ponto de apoio reduz o efeito desta flexão, reduzindo desgaste sobre a carcaça e aumentando a durabilidade da tcase.
Pois é, nem me fale....descobri isso na prática....além da maldita carcaça que quebrou, a engrenagem "baguelou" toda, pq que deslocou todo o conjunto....
Preju bom esse....
Abs.
Grande Marcel,
Com essa flange na t-case Willys é possível utilizar o guincho mecânico Ekron/Ensimec?
[s]
Walnei Boteon
28/06/2007, 19:32
KCT, esse tópico não sai da página inicial e fica assanhando minhas lumbrigas :putz:...
Não entendo muito de CA e nem tenho muito conhecimento das reações do carro que o utiliza.
Para entender um pouco como funciona, pergunto para os colegas mais entendidos:
Se eu for testar um CA 4 marchas num opala que está rodando, quais os procedimentos básicos ou rotinas que devo adotar para ver se o câmbio está com o funcionamento normal? Por exemplo: verificar a troca de marchas pra cima, pra baixo, se estão todas "engatando", verificar o recurso de reduzir pelo acelerador (acho que é "quick down"), reduzir pela alavanca, etc...
[]'s lumbriguentos :-D ...
Leo - Beethoven
28/06/2007, 19:41
Tava pensando....:pensativo::pensativo:...qaunto será que vale um CA4 do Opala em bom estado, com o shifter e tudo mais ? :pensativo:
Seria legal ter um parâmetro pra pesquisar por aí....
Como tem um boacado de gente por aqui atrás de CM 4 marchas pro Willys, de repente a coisa fica melhor do que eu pensava....
Abs.
Flavio Miranda
28/06/2007, 20:26
Walnei,
Derruba o CJ do cavalete e larga de inventar !!!:x
Amigo, dá uma lida neste link : :wink:http://www.brasilautomatico.com.br/comprarcarro.htm e no resto do site todo.
Tem muita info de CA ...!!!:concordo:
Marcel,
Gostei da versão em 'italiano'....:mrgreen:
[ ] s
Leo - Beethoven
29/06/2007, 07:26
Esse link que o Flávio postou tem boas dicas....mas existe um teste mais agressivo pra avaliar o desgaste dos discos internos....
Com o veículo ligado, com o freio de mão acionado e pisando o pedal do freio com o pé esquerdo, vc coloca na posição D e acelera gradativamente. O giro do motor deverá subir até um certe limite (normalmente entre 2000/2400 rpm.....se passar disso é por que os discos estão desgastados. Principalmente os de 1a. marcha, que são os que mais sofrem....
Repita o mesmo procedimento para o R (Ré).
OBSERVAÇÂO IMPORTANTE !!!
Faça este teste somente em locais livres e sem trânsito de pessoas para evitar acidentes. O freio do carro deve estar em boas condições para a realização do teste.
Outro detalhe é que este teste deve ser feito com o motor e a transmissão previamente aquecidos e não frios e a estapa de aceleração não deve durar mais do que 15 segundos para não sobreaquecer a transmissão. Após o teste da posição "D", aguarde um 2 minutos com o motor ligado antes de testar a posição "R", afim de permitir a refrigeração da transmissão.
Durante o processo, nenhum ruído ou solavanco poderão ser notados.
Abs.
Fábio,
completando a informação, caso haja dúvidas sobre a resistência da flange, utilizam kit´s MKrawler, Kalango, Palitão, Raptor, Xmobile, entre outros. Se uma flange dessa suporta as condições de uso/redução de um carro de RockCrawling, eu garanto que não vai quebrar em uso normal de trilhas.
[]´s
Onde eu compro este Kit MKrawler...
Ja estou com o cambio no chao...
[]´s reduzidos
equipeminas4x4
29/06/2007, 10:17
Grande Marcel,
Com essa flange na t-case Willys é possível utilizar o guincho mecânico Ekron/Ensimec?
[s]
Não tenho a PTO em mão pra verificar isso pra vc, aliás nunca vi uma montada num jipe. Se tiver umas fotos ae pr ame mandar eu tento verificar.
[]´s
equipeminas4x4
29/06/2007, 10:22
Onde eu compro este Kit MKrawler...
Ja estou com o cambio no chao...
[]´s reduzidos
Pagani,
Vc deve estar se referindo ao kit de redução, certo??? Esse infelizmente, ainda não está pronto.
[]´s
equipeminas4x4
29/06/2007, 10:24
Esse link que o Flávio postou tem boas dicas....mas existe um teste mais agressivo pra avaliar o desgaste dos discos internos....
Com o veículo ligado, com o freio de mão acionado e pisando o pedal do freio com o pé esquerdo, vc coloca na posição D e acelera gradativamente. O giro do motor deverá subir até um certe limite (normalmente entre 2000/2400 rpm.....se passar disso é por que os discos estão desgastados. Principalmente os de 1a. marcha, que são os que mais sofrem....
Repita o mesmo procedimento para o R (Ré).
OBSERVAÇÂO IMPORTANTE !!!
Faça este teste somente em locais livres e sem trânsito de pessoas para evitar acidentes. O freio do carro deve estar em boas condições para a realização do teste.
Outro detalhe é que este teste deve ser feito com o motor e a transmissão previamente aquecidos e não frios e a estapa de aceleração não deve durar mais do que 15 segundos para não sobreaquecer a transmissão. Após o teste da posição "D", aguarde um 2 minutos com o motor ligado antes de testar a posição "R", afim de permitir a refrigeração da transmissão.
Durante o processo, nenhum ruído ou solavanco poderão ser notados.
Abs.
Leo,
Nã acelera gradativamente não, xuxa o pé no acelerador até o fundo e o giro deve ficar na casa de 2200, nada muito abaixo, nem muito acima. Outra coisa é verificar a existência de partículas de metal na vareta de óleo. Se tiver limalhas, vai precisar de revisão.
[]´s
equipeminas4x4
29/06/2007, 10:26
Leo,
Nã acelera gradativamente não, xuxa o pé no acelerador até o fundo e o giro deve ficar na casa de 2200, nada muito abaixo, nem muito acima. Outra coisa é verificar a existência de partículas de metal na vareta de óleo. Se tiver limalhas, vai precisar de revisão.
[]´s
O Seba escreveu uma matéria sobre câmbio auto na revista PLaneta Off-Road, imperdível, inclusive com as dicas pra verificar o estado do câmbio.
[]´s
Walnei Boteon
29/06/2007, 10:47
Flavio, Leo e marcel,
Valeu pelas dicas :concordo: ... vão ser muito importantes pra mim e vou aplicá-las amanhã mesmo :dance:.
Flavio,
Acho que o Porcão ainda vai ficar mais um pouco no cavalete :putz:.
Conhece o Jáque ?????? :mrgreen:
[]'s
Leo - Beethoven
29/06/2007, 11:16
Pois é, eu faço assim também, mando logo bala. Mas o problema é dizer isso aqui e o cara for meio cabeça-de-bagre, sacou ? Pra fazer burrada é um-dois.....tenho cuidado as vezes ao escrever as coisas por aqui, pq vc nunca sabe quem vai ler....se é consciente ou nó-cego....daí já viu......
Essa é a droga da virtualidade.
Se conhece mais sobre um CA examinando o óleo do que se imagina. Além de partículas, ainda tem a coloração, que tem que ser vermelha e translúcida sempre !! Como o óleo novo.....se tiver descolorido ou com cheiro de óleo queimado, pode esquecer....
Outra coisa, o óleo é tudo na conservação de um CA. Use o fluído adequado e de boas marcas. Quando fui trocar o fluído da XJ paguei R$18.00/litro do óleo correto....mas tinha "óleos de transmissão automática" por R$3,00/litro.....fala sério....:stop::discordo:
Abs.
FABIO RODRIGUES
29/06/2007, 14:04
Fábio,
[]´s
....Grande marcel,
Vindo ai de Minas, num precisa referencia nao. Que eu sei que offroad ai e coisa seria!!! Era mesmo pra saber da sua flexibilidade para talvez produzir um outro "kit para outra t-case":pensativo::pensativo::pensativo:!! E que eu estou com um conjunto bem legal montado na viatura que e': 4.1/s +clark 4m +tcasewillys! entao para mim o ideal e procurar um cmb ca linha gm!!! So que o ca zf que achei, por enquanto.Me sai quase o mesmo que um 302v8 + c4, que o sujeito vai descer pra mim do landau ,que esta rodando com ele .Entao estou a confabular
equipeminas4x4
29/06/2007, 14:15
só não esquece q deve ser feito sso por usn 3 segundos, se não vai fritar o câmbio.
[]´s
equipeminas4x4
29/06/2007, 14:15
Fábio,
Fazemos qualquer kit pra qualquer tcase/câmbio, basta tê-los em mãos.
[]´s
Pessoal da Equipeminas4x4!
Respondi a MP.
Só que cheiguei as 18:30 em casa, estava em uma reunião de prefeitura, a amanhã estarei indo a Umuarama, fazer uma prova de tiro para porte.
Abraços.
Kim.
Walnei Boteon
30/06/2007, 19:59
Valeu pelas dicas :concordo: ... vão ser muito importantes pra mim e vou aplicá-las amanhã mesmo :dance:.
Pessoal,
Teste feito no CA 4 do opalão '89. Tudo funcionando direitinho. Troca de marchas suave, sempre por volta dos 2000 RPM. No quick down, redução de marcha, giro mais alto e mais torque nas rodas. No teste agressivo: freio mão puxado, pé esquerdo no freio, alavanca no "D" e xuxada no acelerador, giro em ~ 2000RPM. Alavanca no "R": idem. Óleo sem limalhas e sem cheiro de queimado...
Gostei bastante :palmas: . Fiquei imaginando o Porcão com aquele CA :pensativo: :pensativo: ...
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
... e não resistí: comprei a bagaça :dance::dance::D :D ...
Essa semana O CA sai do "doador" e logo será implantado no "receptor"...
Quando tiver pronto, posto minhas impressões :mrgreen:...
Mais uma vez, obrigado pelas dicas :concordo: ...
[]'s automáticos
:shock:Caraca mais um jipão com C.A.!!:shock:
Que doidera do pessoal!
Flavio Miranda
01/07/2007, 00:59
É Walnei... vc é um caso perdido mesmo....:roll::parede::putz:
Mas certamente vc vai gostar muito do resultado.:concordo::mrgreen:
Grande abraço.
Alexandre Souto
01/07/2007, 01:56
:shock:Caraca mais um jipão com C.A.!!:shock:
Que doidera do pessoal!
como assim??? doidera????
vc nao usaria???:parede::pensativo:
[]'s
Alexandre Souto
01/07/2007, 02:02
Mas especificamente falando de CA, vai sem medo, dá 10 a 0 em CM em todas as situações que possa imaginar. Inclusive nessa de arrancar em segunda, questão de saber como usar a alavança e os pedais..........
Abraços,
Bill
BILL
Voltando a minha primeira pag._____
com faz pra arrancar de segunda, explica pra gente????:pensativo:
[]'s
como assim??? doidera????
vc nao usaria???:parede::pensativo:
[]'s
Caro Alexandre!
Participo a algum tempo do Forum, sempre olhando e, muitas vezes pitecando.
Esse ano, não deixei de observar que foram vários jipes que passaram de C.M. para C.A., inclusive eu!!!!
Comprei um TH-180C e, estou negociando uma t-case com o pessoal da equipiminas4x4.
Quando me referi a doidera, é que no Brasil, não temos a cultura do C.A. não é verdade?
Quando falo a meus amigos que colocarei um desses, dizem que sou louco, que comi M&... quente e saí na chuva fria (subiu tudo para a cabeça).
Então é isso, é com relação a quanti de pessoas colocando C.A., só aqui no Forum eu sou o 3º proprietário de Engesa a começar a labuta.
Abraços.
Kim.
O comprimento da face de apoio no motor até a face tras. da tcase Willys, ali onde tem aquela tampa, é de 747mm. É só vc medir no seu carro pra ver como fica. Essa medida já considera a redução do eixo de saída do câmbio em quase 200mm, pois ele é muito longo.
:shock:
Só isso lá do começo da capa seca até o fim da t-case?
Carai, acho que vou fazer umas medidas em casa e incluir isso na reforma, jaque em ação.
Grande Marcel,
[s]
Marcel, essa pergunta dele intriga, mas acredito que não mude em nada a questão do guincho, não é? A flange e o câmbio não vão inviabilizar o caminho do cardã do guincho pelo que vi ou vai?
[]'s
Grande abraço.
É Flavio o cara nao tem remedio mesmo tenho que me afastar destas influencias negativas...:evil:
[]´selecionando os amigos:mrgreen:
Ramiro - Bin Lôco
01/07/2007, 17:09
É Pagani, olha nossas conversas no Paca surtindo efeito!!!
Que eu lembro recentemente além de mim, o Beto Lacerda (se é que se pode contar com ele), o Flávio Tigre (PPN), o Giuseppe, voce e agora o Walnei... todo mundo querendo dar um descanso pro pé esquerdo!:dance:
A reação está sendo AUTOMÁTICA!!!:mrgreen:
BILL
Voltando a minha primeira pag._____
com faz pra arrancar de segunda, explica pra gente????:pensativo:
[]'s
Bota a alavanca e "2" e vambora..........:concordo::mrgreen:
Com o 4L60-E (GM) e o A44DE (Grand Vitara) é isso mesmo, com a alavanca em ""2", o câmbio fica nesta posição. Com câmbios sem controle eletrônico, se pode modificá-los com um corpo de válvulas manual....
Abraços,
Bill
Marcel,
Vou te dever as fotos. Procurei nos sites dos fabricantes e também não encontrei nada específico da tomada de força.
Jeison,
O problema da flange com o guincho mecânico não é a visibilidade do cardan que sai da tomada de força para o guincho, e sim o acoplamento da tomada de força na t-case Willys.
[s]
AE !!
Aproveitando, vou colocar minha msg no lugar certo..
Alguem sabe como fabricar ou quem fabrica este alongador para as alavancas da CT do CJ, pois com CA 3m q estou colocando as alavancas da CT ficam coladas ao banco do passageiro...
Leo - Beethoven
02/07/2007, 09:34
Ah, mas se eu me deparar com uma moleza dessas igual ao Walnei, já era....Beethoven com CA na certa.....derrubo o CM num dia e CA no outro....
....serei mais um caso perdido então....:mrgreen: :concordo:
Abs
Ramiro - Bin Lôco
02/07/2007, 09:46
É Pagani, olha nossas conversas no Paca surtindo efeito!!!
Que eu lembro recentemente além de mim, o Beto Lacerda (se é que se pode contar com ele), o Flávio Tigre (PPN), o Giuseppe, voce e agora o Walnei... todo mundo querendo dar um descanso pro pé esquerdo!:dance:
A reação está sendo AUTOMÁTICA!!!:mrgreen:
Ainda esqueci do "capo di capo" Ramiro Eli e seu Devassomog turbinado e automático!!!:shock::mrgreen:
equipeminas4x4
02/07/2007, 10:34
Jeisonk
Como disse, nunca vi um PTO montada na tcase Willys pra responder essa pergunta. Então é melhor eu não chutar.
[]´s
equipeminas4x4
02/07/2007, 10:49
Seguinte,
Fiz a flange do CA ZFHP22 (4m do Opala) pra tcase Willys, para o Giusepe. Ele porém resolveu que vai montar a tcase Hilux, portanto se tiver alguém interessado na flange é só me falar que ela tá pronta.
1514-MK Flange em alumínio para montagem cambio auto ZF4h22 ou ZF4HP22 na tcase Willys flange, eixo, luva, 2 retentores, rolamento, parafusos = R$ 1,350.00
[]´s
Marcel,
Vou te dever as fotos. Procurei nos sites dos fabricantes e também não encontrei nada específico da tomada de força.
Jeison,
O problema da flange com o guincho mecânico não é a visibilidade do cardan que sai da tomada de força para o guincho, e sim o acoplamento da tomada de força na t-case Willys.
[s]
Não entendi Marcelo, o fato de se colocar flange ou o tipo de câmbio não muda em nada o acoplamento da tomada de força na t-case, ela fica após a tc.
Vai anexo uma foto.
Marcel, te perguntei na msg anterior, a distância é aquela mesmo? Lá do começo da capa seca até o fim da t-case 75cm? Se for isso só aumentaria em 8cm o conjunto que tenho hoje, se bem que o cardã já tá pequeno, mas tudo hoje ocupa +/- 67cm, pra resolver só 8cm fica bem mais fácil e dá pra colocar o bendito C4.
[]'s
equipeminas4x4
02/07/2007, 16:34
Jeisonk
Vendo a foto, te falo que esse kit não aceita a instalação da PTO, pois nesta parte de trás, vai uma tampa com apoio pra rolamento.
O comprimento é este mesmo.
[]´s
Jeisonk
Vendo a foto, te falo que esse kit não aceita a instalação da PTO, pois nesta parte de trás, vai uma tampa com apoio pra rolamento.
E quanto aquele kit de redução MKrawler? Tem algum problema ou é com relação a esse mesmo que tu tá se referido?
Ou não dá pra nenhum dos dois, nem o kit pro C4 nem o kit redução?
Caraca, que m&rd@ isso, alguma coisa vai ter que cair fora do upgrade. :mrgreen:
[]'s
equipeminas4x4
02/07/2007, 18:04
O kit de redução do Willys, não interfere nada. To falando é do kit pro C4 mesmo.
[]´s... concordando q tem q arrancar esse guincho fora e colocar um WARN.
O kit de redução do Willys, não interfere nada. To falando é do kit pro C4 mesmo.
[]´s... concordando q tem q arrancar esse guincho fora e colocar um WARN.
:discordo::discordo::discordo::mrgreen:
Rapaz, esse guincho aí já me tirou de tanta enrascada, o trem é bão mesmo.
Tem o lado bom, não vou gastar agora com o câmbio nem com os sapatos maiores que eles possibilitam.
Vou é ficar sem o C4 e sem o Warn, que por acaso tem uns mineiros aí que vendem pela Winchtech .:mrgreen:
[]'s agora resolvido os problemas
equipeminas4x4
02/07/2007, 18:24
Jeison
Realmente o guincho mecânico é bom, mas eu não troco o meu WARN 9.5XP por um desse, nem se me pagar. Claro que existem guinchos e guinchos né??
[]´s
Na verdade Marcel, a conta pra se fazer algo que realmente presta nesse sentido vai ficando grande, por isso acho que vou encostar isso agora.
Se somar C4 + Kit e suas consequências, como no caso do guincho, vai inviabilizando e como ainda não consegui fazer minha maquininha de produzir cédulas funcionar, o trem tem que ser meio gradual mesmo.
Mas é o caso de ir planejando, comprando e colocando debaixo da cama pro próximo up.
[]'s
:discordo::discordo::discordo::mrgreen:
Rapaz, esse guincho aí já me tirou de tanta enrascada, o trem é bão mesmo.
Tem o lado bom, não vou gastar agora com o câmbio nem com os sapatos maiores que eles possibilitam.
Vou é ficar sem o C4 e sem o Warn, que por acaso tem uns mineiros aí que vendem pela Winchtech .:mrgreen:
[]'s agora resolvido os problemas
Pode colocar o C.A. com a T-case do Willys e manter o guncho mecânico, que inclusive, segundo discussão aqui do Forum, funcionará de uma formas mais tranqüila.
Abraços.
Kim.
Pode colocar o C.A. com a T-case do Willys e manter o guncho mecânico, que inclusive, segundo discussão aqui do Forum, funcionará de uma formas mais tranqüila.
Sim Kim, funciona teoricamente, mas na prática, segundo o Marcel, o kit de instalação (flange) não possibilita a instalação da tomada de força, como pode ver na página anterior.
Ou tem alguma outra solução pra isso?
[]'s
equipeminas4x4
02/07/2007, 19:03
Jeison,
Solução a MKrawler só não tem pra morte. Se me enviar a PTO eu dou jeito de fazer isso montar.:concordo::concordo::concordo::concordo:
[]´s
Walnei Boteon
03/07/2007, 00:06
Marcel,
Tenho um projeto de instalar 2 guinchos mecânicos utilizando uma PTO Spicer na tcase Willys, conforme foto anexa.
Agora, com a instalação do CA (4 marchas do opala), gostaria de manter a tcase Willys, para continuar com a PTO instalada e usar os guinchos mecânicos.
A flange Mkrawler (1514-MK) para tcase Willys, permite a utilização dessa PTO ?????
[]'s
equipeminas4x4
03/07/2007, 09:55
Walnei,
A 1514MK não permite isso, pois usa uma tampa ali na parte de trás, servindo como mancal para rolamento. Seu caso é similar ao Jeisonk. Teria que desenvolver outra flange para atender o caso de vcs 2. Para isso, preciso de 1 PTO dessas em mãos pra fazer o projeto.
[]´s
Walnei Boteon
03/07/2007, 11:51
Putz...
Vou ter que analisar bem essa situação: se mantenho a tcase willys, de projeto antigo, para usar a PTO, ou se parto pra tcase hilux, mais moderna, só que aí tenho que abandonar o meu projeto do guincho mecânico...
Aceito sugestões...
[]'s duvidosos.
Sim Kim, funciona teoricamente, mas na prática, segundo o Marcel, o kit de instalação (flange) não possibilita a instalação da tomada de força, como pode ver na página anterior.
Ou tem alguma outra solução pra isso?
[]'s
Desculpa, me faltou informação!:putz::oops:
Beto Lacerda
03/07/2007, 12:26
abandona o projeto de guiincho mecanico e incia um de hidraulico
tcase Hilux mto melhor
[]'s
equipeminas4x4
03/07/2007, 12:31
Putz...
Vou ter que analisar bem essa situação: se mantenho a tcase willys, de projeto antigo, para usar a PTO, ou se parto pra tcase hilux, mais moderna, só que aí tenho que abandonar o meu projeto do guincho mecânico...
Aceito sugestões...
[]'s duvidosos.
WARN.............. e seja feliz.
Ramiro - Bin Lôco
03/07/2007, 18:56
abandona o projeto de guiincho mecanico e incia um de hidraulico
tcase Hilux mto melhor
[]'s
Walnei, abandona tudo e compra um kart!:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Jeisonk
[]´s
Jeison,
Já tinha me adiantado na pergunta porque algumas flanges para adaptar o Clarkette na t-case Willys acontecem o mesmo problema.
[s]
Bom... acho que vai começar uma discussão sobre guinchos... :roll::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Brincadeiras à parte cada um tem sua preferência. Eu tenho um guincho mecânico e não troco por elétrico, hidráulico, nuclear etc... mas isso é questão de gosto e emprego da viatura.
Se o Marcel disse que com uma PTO na mão ele consegue avaliar e desenvolver o kit, jóia, problema resolvido. :dance:
Um tempo atrás eu perguntei pro ADI se era possível fazer esse casamento utilizando a flange que ele usa no X-Viper, ele disse que era provável. Agora já não sei.
[s]
equipeminas4x4
04/07/2007, 09:53
Marcelo,
Eu garanto que com a PTO em mãos eu faço o kit pra montar a tcase Willys em qualquer CA, mantendo o guincho mecânico.
[]´s
AE !!
Voltando ao CA, alguem tem fotos da adaptacao do radiador de oleo para o cambio, e sugestoes de qual radiador usar...
Achei um na Crestana, mas o preço achei meio salgadao 650,00 pilas..
Mandem um help ai pois ja estou com tudo no chao...
[]´s automaticos
Marcelo,
Eu garanto que com a PTO em mãos eu faço o kit pra montar a tcase Willys em qualquer CA, mantendo o guincho mecânico.
[]´s
:palmas:
Isso é o que precisamos, gente que resolve a parada.
[]'s
equipeminas4x4
04/07/2007, 10:32
Pagani,
Tá caro mesmo. Compra qualquer radiador de óleo num ferro velho e coloca ele na frente ou atrás do radiador de água, não tem erro. Só fica de olho se a temperatura da água num vai subir muito, se isso tiver acontecendo, o radiador de óleo tá atrapalhando a refrigeração do motor. Reposiciona ele e vai na tentativa e erro. Não tem segredo.
Geralmente nos willys a hélice puxa o ar frio de fora do carro. Se vc coloca atrá do radiador de água, o ar que vai pro radiador de óleo já estará quente, pode ser que não refrigere o suficiente. Eu colocaria na frente, se tiver espaço.
Outra opção, se vc colocou calços na carroceria, o centro da hélice deve estar mais baixo q o centro do radiador, coloca o radiador de óleo em baixo do de água, que ele vai pegar um ventinho da hélice.
Coloca umas fotos ae do seu motor e radiador, pra gente ver a melhor posição.
[]´s
OPA !!
Vou tirar umas fotos e ja posto...
Essa eh uma boa dica, eu estou usando a ventoinha entre o radiador e a grade, a heloce mecanica foi embora...
Vou tirar umas fotos e posto aqui...
[]´s ventilados8-)
Ramiro - Bin Lôco
04/07/2007, 13:53
Pagani,
Para o PV o Bill pegou um radiador de água que ele tinha (acho que era do antigo motor da Silverado) e mandou numa oficina de radiadores que transformou ele num radiador conjugado (água/ATF) gastei na oficina R$ 380,00 + R$ 200,00 pela colmeia.
De repente voce pode transformar o seu radiador num conjugado também!!!
[]'s
equipeminas4x4
04/07/2007, 13:58
Essa é outra opção, mas só usaria por falta de espaço. se tem espaço pra colocar radiador separado, fica mais barato.
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
04/07/2007, 14:03
Essa é outra opção, mas só usaria por falta de espaço. se tem espaço pra colocar radiador separado, fica mais barato.
[]´s
Voce tem razão Marcel!!!:concordo:
Eu fui "obrigado" a fazer isso por pura falta de espaço!!!:putz:
[]'s
equipeminas4x4
04/07/2007, 14:11
Falta de espaço????? Magina !!!! Aquele motor entrou tão folgado no samuca. :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
04/07/2007, 14:35
Por outro lado, 2 radiadores "colados" um no outro pra quem gosta de trilhas enlameadas corre o risco de empastelar entre eles e babau refrigeração!!!
[]'s
equipeminas4x4
04/07/2007, 14:46
O radiador de óleo é muito pequeno, não existe esse perigo. A possibilidade de untupir de barro é a mesma de entupir o radiador todo.
[]´s
Beto Lacerda
04/07/2007, 14:46
ambos tem vantagens e desvantagens
agua do radiador fica a uns 98º e consequentemente o oleo do cambio idem
porem o cambio se bem refrigerado trabalha a uns 70º numa boa
e qto mais frio mais duram fluido e discos
[]s
Elmer_Jeep
04/07/2007, 15:24
ok, então desde que haja ventilação suficiente é possível fixar o radiador do CA longe do radiador de agua ?
[]'s catando as dicas.
equipeminas4x4
04/07/2007, 15:31
Elmer,
O radiador de óleo do CA do Kalango foi colocado na parte de trás com uma ventoinha só pra ele. Só precisa ter cuidado, pois a bomba de óleo destes câmbios não são tão fortes assim. Pode acontecer da bomba não conseguir fazer o óleo girar no circuito.
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
04/07/2007, 15:42
ok, então desde que haja ventilação suficiente é possível fixar o radiador do CA longe do radiador de agua ?
[]'s catando as dicas.
Com uma ventuinha acoplada nele, pode-se instalar o radiador do CA em qualquer lugar no jipe.
A Spider instalou o radiador do CA do Devasso na parte de trás no jeep embaixo da carroceria entre as duas longarinas do chassi na posição horizontal.
Só não pode ficar muito longe do câmbio pelos motivos que o Marcel citou.
[]'s
Elmer_Jeep
04/07/2007, 16:04
blz Marcel.
o meu CA (que postei as fotos na seção RC) tá pra chegar, apenas esperando uma brecha na fronteira... heheh.
Eduardo Merege
04/07/2007, 18:21
No titanic instalei o radiador do lado do de água,
Ainda não instalei a ventuinha, (irei pegar uma amanha) mas na estrada a tem nao passa dos 70 graus e 80 na cidade. Em trilha isso deve subir um pouco , mas a ventuinha vai dar uma boa gelada:concordo:
Segue umas fotos do radiador e do marcador de temp para o oleo do CA , e uma tabelinha de temperatura e durabilidade:-D
[]'s
Eduardo,
Será que cabe uma ventuinha só para o radiador de óleo aí na frentre?
[]'s
Beto Lacerda
04/07/2007, 22:10
Bacana a instalação Eduardo :palmas:
onde fica o sensor de temperatura do cambio ?
[]'s
A lama não vai comprometer a ventoinha e fechar o radiador ?
Eduardo Merege
04/07/2007, 23:07
Marcão, primeiramente obrigado pelo recado:concordo::D
Bom, cabe sim, uma de moto cabe certinho:wink:
Amanha devo arrematar uma e ja posto aqui o modelo certinho:concordo:
A ventuinha vai ficar por dentro do cofre em cima da caixa de direção, puxando o ar:smile:
[]'s
Eduardo Merege
04/07/2007, 23:11
Beto,
Ia colocar o cebolão na tubulação, mas... achei (por achismo mesmo :lol::pensativo:) melhor colocar no carter do CA, na parte da frente apontando para o motor, tem um lugar meio escondidinho ali perto da entrada da tubulação, alem de que tambem vai ficar protegido pelo peito de aço:concordo:
Amanha tiro fotos e posto aqui:smile:
[]'s
Eduardo Merege
04/07/2007, 23:17
Pagani,
Até acho que isso pode acontecer, ja que o radiador do CA esta, de certa forma, sujeito aos mesmos problemas ou imprevistos que podem ocorrer com o de água.
Por isso quis colocar os marcadores de temperatura, se o radiador do CA entupir a temperatura sobe e é acusada pelo marcador, Ai fica facil de previnir uma fritada do CA por desatençao com barro ou outra coisa no CA/Tubulação.
[]'s
AE !!
Alguem tem informações de quem fabricou ou algumas medidas da peca q alongou o conjunto de alavancas da TC?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=86105&d=1182899365
AE !!
Alguem tem informações de quem fabricou ou algumas medidas da peca q alongou o conjunto de alavancas da TC?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=86105&d=1182899365
depois de ver essa foto me deu uma coçeira aqui... :pensativo:
[]´s imaginando uma CA no jeep com uma reforma que nunca acaba
Cê precisa ver as outras que recebi do Eduardo...
...precisei levar o teclado para retirar a bába que escorreu...
Abraços.
Kim.
equipeminas4x4
09/07/2007, 21:40
As que o Eduardo te mandou, são da flange do Beto Lacerda by MKrawler.
[]´s
Tirando a baba, manda as fotos pra mim !!!
So está faltando este detalhe pra subir o CA e botar a tranca pra rodar...
[]'s
equipeminas4x4
09/07/2007, 22:38
Pagani,
Amanhã posto umas fotinhas interessantes aqui.
[]´s
Eduardo Merege
09/07/2007, 23:43
Marcel,
Acho que o Kim estava falando das minhas fotos:concordo:
A MKrawler é a do outro Eduardo, Eduardo Chaves, vulgo Coxinha heheheheh:lol:.
Alias, só construi a minha porque gosto de um pouco(leia-se muito:parede:) de dor de cabeça as vezes, e também uma ou outra (aqui lê-se milhares:roll:) noite sem dormir.
Hoje, concerteza pegaria uma MKrawler tbm, qualidade e preço JUSTO :palmas:
[]'s
equipeminas4x4
10/07/2007, 10:20
Grande Eduardo, tem tantos aqui q de vez em qd me perco... hehehehe
Mas pq não mandar umas fotinhas?????????? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s
MArcel
Vc tem idéia com comprimendo desse conjunto da foto?
[]´s
equipeminas4x4
10/07/2007, 13:45
Idéia não, tenho o comprimento exato.
ZF4HP22 + tcase Hilux = 1065mm
C4 + tcase Hilux = 982.5mm
dist. da face de apoio no motor até a face de montagem do cardan traseiro.
[]´s
Idéia não, tenho o comprimento exato.
[]´s
Marcel
Obrigado pela informações. :concordo:
Mas com 1065mm de comprimento + 4.1 só se o CJ5 fosse um CJ6 :(
[]´s
Marcel
[]´s
Aguarde até segunda-feira que vem por umas fotos interessantes de exatamente isso de que está falando. Visiualize um CJ5 cortado literalmente no meio, chassis é carroceria.........:mrgreen:
Abraços já providenciando monte de disco de corte para a lixadeira,
Bill
equipeminas4x4
10/07/2007, 16:37
Marcel
[]´s
Ramiro Bin Loco colocou esse conj. no samurai dele, só que era motor V6.
vende esse motor e coloca um V6.
[]´s
Leo - Beethoven
10/07/2007, 16:50
Aguarde até segunda-feira que vem por umas fotos interessantes de exatamente isso de que está falando. Visiualize um CJ5 cortado literalmente no meio, chassis é carroceria.........:mrgreen:
Abraços já providenciando monte de disco de corte para a lixadeira,
Bill
Eu já vi essa idéia a uns anos atrás....mas quem fez pisou muito na bola no serviço, mas sem citar nomes, é uma velho "conhecido" em que todos aqui já malharam de monte....
A idéia em si era muito boa, cortar e alongar o chassis e a carroceria em uns 400mm....o problema é que quem fez isso, achou que era uma mera questão de funilaria....dá pra imaginar o resultado da mer...@....
Mas não tenho dúvida de que bem executado, deve ficar muito 10.
Abs.
Pagani,
Amanhã posto umas fotinhas interessantes aqui.
[]´s
Vamos lá !!!! :concordo:
Estou pensando em partir para um CA, mas acho que so rachando o jipe mesmo!
Tenho um 4.1MPFI, se colocar CA (4m opala)+ Tcase (hilux) o conjunto vai ficar aproximadamente 1,91m de comprimento!!!
Marcel, por acaso vc sabe a medida do conjunto TH180 + Tcase (hilux)?
equipeminas4x4
10/07/2007, 18:44
Kinho,
Só falta o corno do Eduardo me passar a medida do câmbio. Medida da flange e da tcase eu já tenho aqui.
[]´s
equipeminas4x4
10/07/2007, 19:20
O corno mandou a medida. Completando a tabela temos:
TH180 Opala + Tcase Hilux = 971mm
[]´s
equipeminas4x4
10/07/2007, 19:29
Vamos lá !!!! :concordo:
Algumas fotos das flanges.
[]´s
Alexandre Souto
10/07/2007, 19:42
:mrgreen::concordo::concordo::concordo:
Ai ai.... (suspiro)
Só aguardando meu CA!!!!
Aí eu mando para fazer uma igualzinho das fotos...
Lindas fotos !!!
Mss como eu estou modesto preciso de fotinhas do CA com CT Dana 18, coisa antiga....:oops:
[]'s do museu
Eduardo Merege
11/07/2007, 01:49
Pagani,
tenho algumas fotos roubadas do ADI:mrgreen:
e se nao me engano o Ojeda tambem usava essa dupla, th-180 + dana 18 ;-)
equipeminas4x4
11/07/2007, 10:21
Pagani,
Mandei o kit para o Giuseppe na correria e não tive tempo de fazer fotos. Como ele desistiu de montar a tcase willys e vai montar a de Hilux, acho que não teremos fotos do conj. ZF4HP22+dana 18 montados, por enquanto, mas vou pedir pra ele postar fotos da flange, OK??
[]´s
Sem problemas....
Eu ja tinha pego as fotos do ADI, eu comprei o conjunto do Marquinhos, então ja está pronta... com flange...
So gostaria de ver ele na viatura pra ter masi seguranca em relação ao posicionamento do conjunto ou algum reforco na travessa, estes detalhes...
Em relação a TC d Hilux se eu nao tivesse comprado este conjunto pode apostar que a segunda também viria pra Sao Bernardo...
T+
equipeminas4x4
11/07/2007, 12:08
Pagani,
Não precisa ser nada exagerado no suporte da tcase, só tem q segurar o torque dela, pra não deixar o conjunto ficar girando. Eu pessoalmente gostou muito sa solução q fiz no Kalango copiadas dos americanos, a mesma que o Bill fez no carro do Ramiro Bin Loco. Procura no tópico dele q vc acha, ou manda mp pra ele. Solução simples, barata e mais que eficiente.
[]´s
Giuseppe
11/07/2007, 22:39
Fala Marcel,
Seguem umas fotos da flange ZF4HP22+dana 18.
Blz
[]´s
Pagani,
Mandei o kit para o Giuseppe na correria e não tive tempo de fazer fotos. Como ele desistiu de montar a tcase willys e vai montar a de Hilux, acho que não teremos fotos do conj. ZF4HP22+dana 18 montados, por enquanto, mas vou pedir pra ele postar fotos da flange, OK??
[]´s
Não precisa ser nada exagerado no suporte da tcase, só tem q segurar o torque dela, pra não deixar o conjunto ficar girando.
Marcel desenha por favor pq t/õ boiando pra gente :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
:concordo:
[]
equipeminas4x4
12/07/2007, 09:03
procura no tópico do Bin Loco.
[]´s
equipeminas4x4
12/07/2007, 09:06
Obrigado Giuseppe.
Lembrando que as fotos não mostram rolamento, retentores, tampa traseira, eixo estriado, etc.
[]´s
equipeminas4x4
12/07/2007, 10:36
Porva,
Se não cosneguir enteder agora, pede pra morrer.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69766&d=1167598919
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69749&d=1167596930
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69748&d=1167596827
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69747&d=1167596638
[]´s
perguntinha basica to com o cambio da blazer v-6 jogado aq na oficina,auto,tem como encaixar ele na t-case willis,aparentemente ele encaixa perfeitamente no 6 bocas.tem algo de problematico alem do fato do carter ficar quase que inteirinho na frente do carda dianteiro:putz:
equipeminas4x4
12/07/2007, 11:20
Nessa vida só não tem solução pra morte. To fazendo 1 kit pra montar a tcase Hilux nesse câmbio.
[]´s
Porva,
Se não cosneguir enteder agora, pede pra morrer.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69766&d=1167598919
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69749&d=1167596930
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69748&d=1167596827
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=69747&d=1167596638
[]´s
Putz :parede: tava viajando...Não sei porque achei que tava fazendo a função da travessa do câmbio :putz:
Certo saquei o lance, o meu suporte tá na flange, mas acho que vou ter que optar por essa solução também.
valeu
[]s