Conectar

Ver Versão Completa : Valorizando a SW4 3.0 TD anos 97/98/99 ... (motor 1KZT)

Vanley
16/06/2007, 21:09
Pessoal,

Como muitos já sabem, alguns anos atrás foi aberto um tópico, no qual alguns proprietários de SW4 3.0 TD anos 97/98/99 relataram problemas no cabeçote de suas respectivas viaturas. Foi uma surpresa e inicialmente comentou-se em erro de fabricação da Toyota. Depois de muitos relatos, muito se falou que pouca manutenção, associada ao uso no limite da viatura não combinam. Talvez uma consequência negativa da fama de inquebrável da Toyota.

Eu, quando estava resolvendo comprar uma SW4, me preocupei ao ler os relatos. Fazendo muita consulta entre proprietários e mecânicos, conclui que o número daqueles que nunca tiveram problemas é MUITO maior do que aqueles que relataram problemas. Comprei uma SW4 3.0 TD 97, estou cuidando como um carro que não é inquebrável e estou muito satisfeito.

O propósito deste tópico é coletar comentários de proprietários destes carros maravilhosos que não tiveram problema desta natureza com seus carros para que possamos reestabelecer a boa fama deste motor Toyota 3.0 turbo diesel (motor 1KZT) das SW4 97 em diante.

Um abraço a todos.

Vanley

Serengetiman
17/06/2007, 01:16
Bem Vanley, eu sou mais um feliz proprietário de uma SW4 97 que nunca apresentou o menor problema graças a Deus. Comprei a viatura em 2003 com apenas 7500 kms rodados, incrível mesmo e só acreditei quando vi com meus próprios olhos. Hoje ela está com 37000kms ainda como zero km. Já viajei bastante com ela, na verdade uso essa toyota apenas para viajar. Não consigo imaginar outro veiculo nessa categoria que una as qualidades de valentia, conforto e confiabilidade, itens essenciais numa viajem de longa distância por regiões remotas e pouco habitadas. Gosto muito do veiculo e ele na verdade superou em muito as minhas espectativas, tanto é que pretendo ficar com ele ainda por pelo menos uns dez anos. Quem experimenta uma SW4 logo se apaixona e eu não a troco por nenhum outro 4x4. Um abraço

Aurélio
17/06/2007, 11:41
(...)Não consigo imaginar outro veiculo nessa categoria que una as qualidades de valentia, conforto e confiabilidade, itens essenciais numa viajem de longa distância por regiões remotas e pouco habitadas.
Concordo em gênero, número e grau :concordo:

(...) pretendo ficar com ele ainda por pelo menos uns dez anos. Quem experimenta uma SW4 logo se apaixona e eu não a troco por nenhum outro 4x4
Idem, idem, idem :grin:

Mas...

Um amigo adquiriu uma 2000 ou 2001, motor 1KZTE e, dois meses depois, começou a vazar água pelo cabeçote e, consequentemente, aquecer.
Por sorte, comprou numa concessionária e, para resumir a ópera, trocaram o cabeçote e tropicalizaram a SW4.
Segundo esse amigo, o responsável técnico lhe disse que o problema dessas SW4 é que nem todas foram tropicalizadas quando vieram para o Brasil e que "só abrindo" :shock: para saber.
Talvez, eu disse, talvez, aí esteja a explicação para o fato de umas apresentarem problemas, outras não.

Abraços,

Aurélio

BLANCO
17/06/2007, 13:53
Bom dia a todos , Vanley novamente parabens pela maquina , apoio em todos os graus e generos e titulos sobre esta maravilhosa maquina .

SÉRGIO HOLANDA
17/06/2007, 18:00
http://i168.photobucket.com/albums/u174/SERGIOHOLANDA/Off-Road/natal3.jpg:palmas::palmas::palmas:

Grande Vanley,

Parabéns pelo tópico...

em relação as SW4...eu tive uma 98 verde e digo depois de ter rodado mais de 200.000km com ela...é um carrão...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...mas eu não sou parâmetro para esse tópico, pois amo toyotas :dance::dance::dance:

Abraços,

Sérgio Holanda
PS. vai foto da verdinha...

http://i168.photobucket.com/albums/u174/SERGIOHOLANDA/Off-Road/natalduna2.jpg

Pessoal,

Como muitos já sabem, alguns anos atrás foi aberto um tópico, no qual alguns proprietários de SW4 3.0 TD anos 97/98/99 relataram problemas no cabeçote de suas respectivas viaturas. Foi uma surpresa e inicialmente comentou-se em erro de fabricação da Toyota. Depois de muitos relatos, muito se falou que pouca manutenção, associada ao uso no limite da viatura não combinam. Talvez uma consequência negativa da fama de inquebrável da Toyota.

Eu, quando estava resolvendo comprar uma SW4, me preocupei ao ler os relatos. Fazendo muita consulta entre proprietários e mecânicos, conclui que o número daqueles que nunca tiveram problemas é MUITO maior do que aqueles que relataram problemas. Comprei uma SW4 3.0 TD 97, estou cuidando como um carro que não é inquebrável e estou muito satisfeito.

O propósito deste tópico é coletar comentários de proprietários destes carros maravilhosos que não tiveram problema desta natureza com seus carros para que possamos reestabelecer a boa fama deste motor Toyota 3.0 turbo diesel (motor 1KZT) das SW4 97 em diante.

Um abraço a todos.

Vanley

Onezimo Ribeiro
18/06/2007, 19:21
Pessoal,

Um abraço a todos.

Vanley
»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»» »»»»»»»»»»»»

Caro amigos, achei muito oportuno o post do Vanley.
Minha Sw4 ano 97 equipada com o motor 1kz-t já rodou 20.000 km em minhas mãos, e portanto, é mais uma que daquelas que NÃO AQUECEU o motor e não vai aquecer jamais em minhas mãos.
Faço manutenção prevista com o meu mecânico de confiança e nada mais.
Portanto, vamos parar de nos preocupar com os problemas de superaquecimento relatados neste fórum e valorizar mais.
É claro, que continua sendo muito importante os relatos de problema aqui colocados neste forum. Mas nem por isso, devemos nos entristecer com os ocorridos e achar que é o fim da linha, e que a tecnologia toyota, já não é a mesma, que não é verdade.
Vamos deixar os problemas de superaquecimento, para equeles que infelizmente adquiriram ou irão adquerir, veículos com falta de manutenção adequada e foram/são pegas de surpresa que fazem parte apenas de uma pequena estatística no universo das SW4 rodando no Brasil.
Gostaria que todos sentissem como eu: vaidoso, tranqüilo e orgulhoso ao me acomodar no assento da bichinha e... zoar, viajar, viajar e relaxar. Chegou o momento de valorizar nossas beldades, é o que elas merecem, não é mesmo?.
Abraços

Vanley
17/07/2007, 17:58
Pessoal,
Mais uma viagem sem problemas de aquecimento. Agora foram 2000 km sob sol forte, carro muito pesado e mantendo 120 kmh.
Espero mais relatos positivos. Na verdade, ja esqueci dessa fama injusta!!!

SÉRGIO HOLANDA
17/07/2007, 19:56
Grande Aurelio,

além da 98, que rodei 200.000km, já que o tópico não falava das 2000/2001/2002 - em 2001 vendi a minha 98 e em setembro comprei a modelo 2001EFI e rodei com essa uns 300.000km e sem o menor problema, e digo que essa Hilux rodou muito, em lama, muita areia e muita duna...fiz o Parque do Taim e a Estrada do Inferno, além de Jeri-Parnaíba ida e volta atravessando rios, dunas, mangue e falesias...mas o pior foram as dunas pesadas e nem ai ela esquentou...

agora, que tropicalização é essa que voc6e falou??? fiquei curioso :pensativo::pensativo::pensativo:

grande abraço,

Sérgio Holanda

Mas...

Um amigo adquiriu uma 2000 ou 2001, motor 1KZTE e, dois meses depois, começou a vazar água pelo cabeçote e, consequentemente, aquecer.
Por sorte, comprou numa concessionária e, para resumir a ópera, trocaram o cabeçote e tropicalizaram a SW4.
Segundo esse amigo, o responsável técnico lhe disse que o problema dessas SW4 é que nem todas foram tropicalizadas quando vieram para o Brasil e que "só abrindo" :shock: para saber.
Talvez, eu disse, talvez, aí esteja a explicação para o fato de umas apresentarem problemas, outras não.

Abraços,

Aurélio

mak (SP/ZN)
18/07/2007, 18:58

Mas...

Abraços,

Aurélio

sabem o que é feito no motor nessa "tropicalização" dele??? Tenho um Powertrain completo vindo do japão sem isso e queria instalar sem ter dor de cabeça futura! valeus!

Luciano Almeida Silva
26/07/2007, 20:55
Pessoal

Acabei de comprar uma SW4 3.0 97/98, rodei 1000 KM com o veiculo e gostei muito, estou muito satisfeito e recomendo o veículo.

Antes de comprar um veículo é necessário pesquisar bastante e comparar com outros veículo do mesmo modelo que estejam venda.

Eu olhei uma SW4 98 com 116.000 KM que estava com a aparência pior que a minha SW4 95.

Então é necessário procurar bastante e saber a procedência do veículo, e desconfiar de preços abaixo da tabela.

Tinha uma 2.8 D que tambem é um excelente veículo.

Aurélio
26/07/2007, 22:10
sabem o que é feito no motor nessa "tropicalização" dele??? (...)

(...)agora, que tropicalização é essa que voc6e falou??? fiquei curioso

Caros Mak e Sérgio.

Não conheço detalhes dessa tropicalização.
Vou assuntar com meu amigo e depois informo vocês, ok?!

Abraços,

Aurélio

SÉRGIO HOLANDA
26/07/2007, 22:31
:concordo::concordo::concordo:

Grande Aurélio,

estamos no aguardo, pois teno um amigo que até o inicio desse ano era engenheiro mecânico da Toyota, foi pra Honda agora, e falando com ele me disse que nunca tinha escutado falar disso...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Caros Mak e Sérgio.

Abraços,

Aurélio

ALEXANDRE FREIRE
27/07/2007, 08:27
Procurei o forum para pesquisar e mesmo com a estória do aquecimento, optei por comprar uma SW4 97 há 2 meses, ela já tinha 160 mil rodados, já rodei + 8 mil e estou muito satisfeito com meu primeiro 4x4. Apesar de não fazer trilha, pratico voo livre e costumo subir pras rampas com ela, vou carregado com cerca de 800 kilos (a galera + os parapentes) em caminhos bem ingrimes, sem utilizar a reduzida, o motor não usa mais do que 2.000 giros pra subir com o ar ligado, fora esse uso, viajo muito e chego a rodar 800 km em um dia. Pro meu uso, o carro é perfeito, não trocaria por nenhum outro.
Tem muito exagero na questão do aquecimento, afinal estamos falando de um carro com 10 anos de uso porque só agora ele iria aquecer? Erro de projeto? Se assim fosse, ele deveria aquecer desde 98. É no mínimo estranho.

Renatopami
04/08/2007, 00:23
Lá vai minha opinião:dance:
Tenho uma cabine dupla srv 3.0 tb 4x4,comprei-a com 10.000 km e hj ela está com 75.000 km e nunca esquentou nadinha,troco o óleo do motor rigorosamente de 5 em 5 mil km junto com o filtro(só original):concordo:
Mas tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer:pensativo:
Dentro do capô do meu carro diz que o liquido do radiador é para ser trocado com 160.000 km:rolleyes:,mas vou troca-lo aos 1000.000 por precaução.
minha dúvida é a seguinte:o liquido do meu radiador é vermelho(acho que é orgânico),então eu gostaria de ultilizar o mesmo,da mesma marca e especificação que é de fábrica,e está no meu carro hj.Na autorizada toyota(SGA),me mostraram um que eles usam mas que não é igual ao que está no meu carro....onde eu acho o mesmo(original)toyota?Será que é o mesmo que se usa nas novas hilux?:?::?::?:

E voltando ao assunto do superaquecimento do 1ktz,podemos trocar informação da capacidade de nossos radiadores,só a nivel de comparação...O meu carro é 2004/2004(dez),e meu radiador tem capacidade para 10 litros.Meu mecânico sempre falou que tinha uns com capacidades menores e menos aletas....
Fazia tempo que não postava nada aqui:dance:Acho que escrevi d+:concordo:
ABRAÇOS!!!

SÉRGIO HOLANDA
05/08/2007, 13:28

Grande Renato,

a capacidade de todas é de 10L...

em relação ao fluído, pode utilizar tranquilo o da Visconde, é o mlehor do mercado, você deve usar 40% de fluído e 60% de água destilada da visconde...pode usar sem se preocupar...

Sérgio Holanda

Lá vai minha opinião:dance:
Tenho uma cabine dupla srv 3.0 tb 4x4,comprei-a com 10.000 km e hj ela está com 75.000 km e nunca esquentou nadinha,troco o óleo do motor rigorosamente de 5 em 5 mil km junto com o filtro(só original):concordo:
Mas tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer:pensativo:
Dentro do capô do meu carro diz que o liquido do radiador é para ser trocado com 160.000 km:rolleyes:,mas vou troca-lo aos 1000.000 por precaução.
minha dúvida é a seguinte:o liquido do meu radiador é vermelho(acho que é orgânico),então eu gostaria de ultilizar o mesmo,da mesma marca e especificação que é de fábrica,e está no meu carro hj.Na autorizada toyota(SGA),me mostraram um que eles usam mas que não é igual ao que está no meu carro....onde eu acho o mesmo(original)toyota?Será que é o mesmo que se usa nas novas hilux?:?::?::?:

E voltando ao assunto do superaquecimento do 1ktz,podemos trocar informação da capacidade de nossos radiadores,só a nivel de comparação...O meu carro é 2004/2004(dez),e meu radiador tem capacidade para 10 litros.Meu mecânico sempre falou que tinha uns com capacidades menores e menos aletas....
Fazia tempo que não postava nada aqui:dance:Acho que escrevi d+:concordo:
ABRAÇOS!!!

cantodopirão
05/08/2007, 15:14
Pessoal

Acabei de comprar uma SW4 3.0 97/98, rodei 1000 KM com o veiculo e gostei muito, estou muito satisfeito e recomendo o veículo.

Antes de comprar um veículo é necessário pesquisar bastante e comparar com outros veículo do mesmo modelo que estejam venda.

Eu olhei uma SW4 98 com 116.000 KM que estava com a aparência pior que a minha SW4 95.

Então é necessário procurar bastante e saber a procedência do veículo, e desconfiar de preços abaixo da tabela.

Tinha uma 2.8 D que tambem é um excelente veículo.

Caros colegas, há 3 meses passei pela dúvida Hilux 3.0 ou Ranger!
Optei pela Ranger 2002 por medo dos problemas, mas........
Confesso aqui que estou "meio arrependido":putz: e penso (ainda não estou decidido!) em "garimpar" uma dessas aqui em Fortaleza!:pensativo:
Forte abraço!!!

SÉRGIO HOLANDA
05/08/2007, 20:58

Grande cantodopirão,

certamente ficará feliz com uma SW4, mas um conselho que dou é de que se não conhece a procedência da SW4 ai em fortaleza é melhor vir comprar na Paraíba, em Pernambuco, Sampa...uma vez que o pessoal de fortaleza e natal da muito pau nesses carros nas dunas...

grande abraço,

Sérgio Holanda

Caros colegas, há 3 meses passei pela dúvida Hilux 3.0 ou Ranger!
Optei pela Ranger 2002 por medo dos problemas, mas........
Confesso aqui que estou "meio arrependido":putz: e penso (ainda não estou decidido!) em "garimpar" uma dessas aqui em Fortaleza!:pensativo:
Forte abraço!!!

Luciano Almeida Silva
06/08/2007, 17:55
Amigo Cantodopirão,

Eu estou muito satisfeito com minha SW4, pretendo troca-la somente daque uns 05 anos para comprar uma SW4 2002.

O veículo é excelente.

Pesquese bastante antes de comprar, procure saber a procedência e histórico de manutenções do antigo dono, se for possível vá até a oficina onde foram veitas as revisões.

Aurélio
06/08/2007, 20:45
Caros Mak e Sérgio.

Amigos,

Demorou, mas chegou.
Transcrevo abaixo a mensagem que recebi do Marcos sobre o caso.

"(...) Quanto à tropicalização: Após algumas conversas com os chefes das oficinas da Green e InterJapan fiquei sabendo que algumas SW4 apresentaram esse problema de perda de líquido de refrigeração do radiador. No meu carro foi substituído o radiador por um maior e trocado a capa dos mancais do eixo comando de válvulas (deixaram as capas velhas dentro do carro). Além, obviamente da junta. Não pude saber mais pois eles, apesar de realizar o serviço gratuitamente, não prestaram maiores informações e a gente não fica com nenhum documento na mão sobre o que foi feito. Isso demonstrou que realmente a Toyota "deu mole" (Este serviço, se for pago, fica em torno dos R$ 8.000,00).
Interessante que quando fui apanhar o carro havia outra SW4 realizando o mesmo serviço.

E segue o depoimento.

Apesar disso sigo gostando do carro e acreditando na marca. Veja só: fiz um recall dos pivôs inferiores da balança sugerido pela Toyota pois, segundo ela, poderia apresentar ruptura em alguns carros (e olha que o meu carro é 2001; ganhei pivôs novos após 6 anos de uso do carro. Não é bacana?

É isso.

Abraços,

Aurélio

Renatopami
06/08/2007, 22:38

Grande Renato,

a capacidade de todas é de 10L...

em relação ao fluído, pode utilizar tranquilo o da Visconde, é o mlehor do mercado, você deve usar 40% de fluído e 60% de água destilada da visconde...pode usar sem se preocupar...

Sérgio Holanda
Olá Sergio:concordo:,tudo beleza?
Sempre leio teus tópicos,e admiro muito sua paixão pelas toyotas:wink:
Estou na minha segunda toyota e chega a dar dó dos mecânicos,eles vão morrer de fome:dance:
Mas então,eu queria colocar o mesmo liquido do radiador que está no meu carro,vc sabe se é o mesmo da nova hilux?A cor é igual,mas o que eles tem na conssecionária é verde então eu fico na maior dúvida:pensativo:
Eu nunca participei muito ativamente deste forum,porque sempre o que eu posto aparece dias após eu ter editado a mensagem,aí desanima,né:parede:
Desde já agradeço a atenção,Grande ABRAÇO:concordo::concordo::concordo:

SÉRGIO HOLANDA
06/08/2007, 23:18

Grande Renato, tudo ok e contigo?

eles não tem o mesmo porque o que vem nelas é de fabrica e aqui eles usam de outros fornecedores, apenas colocam a marca toyota...como te disse tem os da visconde que são tão bons quanto os da toyota...na autorizada de recife eles usam o da visconde...que é azul...

Grande abraço...

Olá Sergio:concordo:,tudo beleza?
Sempre leio teus tópicos,e admiro muito sua paixão pelas toyotas:wink:
Estou na minha segunda toyota e chega a dar dó dos mecânicos,eles vão morrer de fome:dance:
Mas então,eu queria colocar o mesmo liquido do radiador que está no meu carro,vc sabe se é o mesmo da nova hilux?A cor é igual,mas o que eles tem na conssecionária é verde então eu fico na maior dúvida:pensativo:
Eu nunca participei muito ativamente deste forum,porque sempre o que eu posto aparece dias após eu ter editado a mensagem,aí desanima,né:parede:
Desde já agradeço a atenção,Grande ABRAÇO:concordo::concordo::concordo:

Renatopami
07/08/2007, 22:09

Grande Renato, tudo ok e contigo?

eles não tem o mesmo porque o que vem nelas é de fabrica e aqui eles usam de outros fornecedores, apenas colocam a marca toyota...como te disse tem os da visconde que são tão bons quanto os da toyota...na autorizada de recife eles usam o da visconde...que é azul...

Grande abraço...

Valeu Sergio:concordo:e mais uma vez obrigado pela atenção:concordo:
Não sei porquê minhas mensagens não aparecem no tópico,tive que entrar no meu perfil(minhas mensagens editadas)para visualizar sua resposta:pensativo:
Algum administrador poderia me dizer se é assim mesmo....E desculpa Sergio pela demora em te responder,é por causa deste problema,OK

GRANDE ABRAÇO!!!

Pitão
07/08/2007, 22:51
Vanley,

muito oportuno este tópico. Eu tenho uma SW4 97 comprada com 100.000 Km. Já rodei 70.000 Km em dois anos e meio só com manutenções normais decorrentes do uso.

Eu só tenho uma reclamação: Desde que eu comprei a SW minha mulher se apoderou dela e eu fico só chupando o dedo...:sad:

Aliás, na minha garagem só estacionam japoneses... Um Suzuki, um Honda e a Tayota (da minha esposa :parede:). :palmas:

[ ]s

SÉRGIO HOLANDA
08/08/2007, 21:19
Grande Aurelio,

trocaram o do teu carro após algum problema ou apenas trocaram???

falei com meu amigo que foi da Toyota e ele me informou que alguns modelos, quando apresentavam problemas eram trocados os radiadores por maiores, mas se restringiu as primeiras Hilux 3.0TD...

Sérgio Holanda

Amigos,

Demorou, mas chegou.

E segue o depoimento.

É isso.

Abraços,

Aurélio

Aurélio
09/08/2007, 19:11
trocaram o do teu carro após algum problema ou apenas trocaram???

Sérgio,

A situação aconteceu com um amigo e não comigo e, ao que consta, a troca foi feita após problemas apresentados.

Abraços

Aurélio

SÉRGIO HOLANDA
09/08/2007, 21:53
Grande Renato,

pois é o fórum de um tempo pra cá anda meio prblemático...vai saber quando vão ajeitar...

Valeu Sergio:concordo:e mais uma vez obrigado pela atenção:concordo:
Não sei porquê minhas mensagens não aparecem no tópico,tive que entrar no meu perfil(minhas mensagens editadas)para visualizar sua resposta:pensativo:
Algum administrador poderia me dizer se é assim mesmo....E desculpa Sergio pela demora em te responder,é por causa deste problema,OK

GRANDE ABRAÇO!!!

Engels Kbça
09/08/2007, 22:53

Mas...

Abraços,

Aurélio

Então as 2000 e 2001 ainda tem esse problema :?: Ou o motivo é outro:?::?:

SÉRGIO HOLANDA
11/08/2007, 21:51

Engels,

carro bem cuidado num tem esse problema...

Então as 2000 e 2001 ainda tem esse problema :?: Ou o motivo é outro:?::?:

demil
13/08/2007, 20:09
Oi pessoal, não poderia deixar de relatar tbém, depois de pesquisar neste fórum por 1 ano (desde maio de 2005) em jul/2006 comprei uma 97, e como todos q nunca tiveram uma toyota fiquei muito apreensivo antes de comprar. Mas com informações colhidas aqui e muita paciência na procura aqui no paraná e sta catarina comprei esta 97 c/ 206 mil/km q hje já está com 235mil. Como os demais nao tive nenhum problema. Só sigo a regra de oleo, filtro de oleo e filtro de ar a cada 5mil e liquido do radiador qdo troca de cor, pois uso o paraflu e a cada +-20mil ele tem q ser trocado e me avisa disso mudando de cor. Eu acho uma boa dar uma renovada na agua entre 15 e 20mil pois assim eliminamos tbem os sedimentos.
O q posso dizer é q aguenta um ferro danado, já cheguei a viajar varias vezes com pé no fundo (140 a 160) por um trajeto de 87km da minha cidade até a cidade pólo da minha regiao onde tenho negócios sem falar em viajens mais longas e nunca o ponteiro passou do meio.

Abraç a tdos

GustavoRisso
14/08/2007, 19:40
Srs.
Alguém saberia me informar se em alguma SW4 com motor 3.0 saiu a caixa de transferência com engrenagens e câmbio auto?
[]s interessados no tópico....

SÉRGIO HOLANDA
14/08/2007, 19:55
Gustavo,

somente às gasolinas 4 Cilindros e V6...e as atuais Novas Hiluxs...A Diesel, oficialmente importadas, nenhuma...

Srs.
Alguém saberia me informar se em alguma SW4 com motor 3.0 saiu a caixa de transferência com engrenagens e câmbio auto?
[]s interessados no tópico....

GustavoRisso
15/08/2007, 18:14
Obrigado Sérgio! Já imaginava que era isto mesmo... Você sabe quais anos sairam estes modelos? E as peças são fáceis de encontrar?
[]s

SÉRGIO HOLANDA
15/08/2007, 19:07
Grande Gustavo,

tem Hilux SW4 AT V6 e 4C de 1994 (modelo antigo igual as 2.8, só que com teto solar e acabamentos e bancos mais luxuosos) até 2002...Aqui em Recife mesmo tem duas V6 AT, 1 1996 e 1 1997, sendo vendidas...

Grande abraço

Sérgio Holanda

Obrigado Sérgio! Já imaginava que era isto mesmo... Você sabe quais anos sairam estes modelos? E as peças são fáceis de encontrar?
[]s

mak (SP/ZN)
01/10/2007, 23:11
Amigos,

Demorou, mas chegou.

E segue o depoimento.

É isso.

Abraços,

Aurélio

agora ferrou-se... comprei uma SW4 94 2.4 á gasolina e devo colocar o motor 1kzte nela... vou tentar algum contato com autorizadas pra ver se consigo mais informações dessa tropicalização...
Alguem por acaso tem o manual de manutanção da linha diesel que saia esse motor? tbm estou a caça do esquema eletrico das SW4 com o 1KZTE...

mak (SP/ZN)
01/10/2007, 23:15
Gustavo,

somente às gasolinas 4 Cilindros e V6...e as atuais Novas Hiluxs...A Diesel, oficialmente importadas, nenhuma...

Sabe se é possivel colocar uma caixa de engrenagens no cambio da 3.0td? eu vou adaptar o 1kzte + cambio R151F numa gasolina 4 cilindros e queria mante-la... até porque nem precisaria mexer na saida dos cardãs... deixaria isso original...

SÉRGIO HOLANDA
02/10/2007, 09:54
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Mak, não vejo problemas, é só uma questão de adptação das peças, um bom profissional deixa isso perfeito, agora tem de ver a viabilidade final das relações...

Sérgio

Sabe se é possivel colocar uma caixa de engrenagens no cambio da 3.0td? eu vou adaptar o 1kzte + cambio R151F numa gasolina 4 cilindros e queria mante-la... até porque nem precisaria mexer na saida dos cardãs... deixaria isso original...

mak (SP/ZN)
02/10/2007, 10:07
as relações estão casadas... o diferencial dessa que comprei é o 4.10...

Ontem estive olhando os manuais do 22RE e do 1kzte e ACHO que nem vou precisar mexer no carter do motor nessa adaptação... tomara...

Quem quiser comprar o Motor á gasolina atual me dá um toque em PVT!

Oswaldo lopes
09/03/2008, 01:06
Sérgio Holanda
Estou fechando a minha Hilux sw4 TD 2001 e vc falando assim deste carro não me resta dúvidas para adquirir este carro.
É tudo isso mesmo?
Abraços
Oswaldo

SÉRGIO HOLANDA
09/03/2008, 19:52
Caro Oswaldo,

tendo cuidado na compra não vai se arrepender é um carrão valente, forte e confortavel, te leva ao redor do mundo...agora umas dicas de compra:

Itens para verificação na compra de uma Hilux SW4.

- Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e sempre usar juntas originais;

- Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.

- Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também.

ChekList para pós compra.

Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador ( colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, é rápido e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.

boa sorte e qualquer dúvida é só perguntar...

Sérjõa

Sérgio Holanda
Estou fechando a minha Hilux sw4 TD 2001 e vc falando assim deste carro não me resta dúvidas para adquirir este carro.
É tudo isso mesmo?
Abraços
Oswaldo

luizoliveira
26/04/2008, 12:08
Gostaria de saber qual o consumo das SW equipadas com motor 2.8 TD e aquelas equipadas com motor 1KZTE.
Grato

SÉRGIO HOLANDA
26/04/2008, 18:07
Luiz,

nunca tive uma SW4 2.8D, mas a de uma amigo fazia em média 10km/l, claro que depende do pé...a minha ex.3.0 fazia em média 8-9km/l (bomba aberta) e a minha ex. 3.0 EFI em torno de 11km/l

Sérgio Holanda

Gostaria de saber qual o consumo das SW equipadas com motor 2.8 TD e aquelas equipadas com motor 1KZTE.
Grato

marco ferrara
29/04/2008, 15:46
alguem tem uma ou teve e sabe me dizer se é um bom carro, eo motor ?

tenho uma em vista impecavel com 130.000 km mas não vejo muitas por

ai ! estou em duvida , mas o preço é bem inferior que a diesel +-

12.000,00 e para min que não rodo muito a gasolina ainda não pesa tanto .

SÉRGIO HOLANDA
29/04/2008, 15:51
Marco,

é um ótimo veículo, motor com +-140cv, redondo, silêncioso. Se estiver tudo ok no veículo vale cada centavo. Anda como uma 3.0TD, não tem o mesmo torque pro Off Road, mas é macio e rápido na estrada.

Sérgio Holanda

alguem tem uma ou teve e sabe me dizer se é um bom carro, eo motor ?

tenho uma em vista impecavel com 130.000 km mas não vejo muitas por

ai ! estou em duvida , mas o preço é bem inferior que a diesel +-

12.000,00 e para min que não rodo muito a gasolina ainda não pesa tanto .

Vanley
29/04/2008, 18:44
Prezado Sérgio Holanda,

Vc que me ajudou muito quando procurei informações sobre a SW4 3.0 e a todos os outros possuidores desta viatura, gostaria de dizer que continuo muito satisfeito.

Este tópico foi aberto em 2007 para juntar comentários positivos sobre a SW4 3.0, a fim de registrar que o carro, quando bem mantido, se comporta como um verdadeiro Toyota.

Ao longo dos comentários, concluiu-se que aquelas viaturas que trocaram os radiadores originais reduziram a probabilidade de ocorrência de trinca nos cabeçotes. Muitos tiveram esses radiadores trocados sem saber, quando faziam as manutenções nas concessionárias. Obviamente, quem comprou uma usada, cujos donos anteriores não faziam as manutenções, continuaram com os radiadores originais, menores, e alguns tiveram posteriormente problemas de aquecimento.

Um abraço a todos,

Vanley

BLANCO
29/04/2008, 21:04
Grande Vanley , como voçe relatou neste topico sobre radiadores gostaria de saber de quantas canaletas contitui um radiador de sw4 97 sem modificação e logicamente com modificação ou seja com troca do mesmo , no meu caso por coensidencia troquei a agua do radiador ontem a noite e notei que tem somente 2 canaletas ou seja 2 carreira de canaletas agora ficou minha duvida , abraços ><><><><>

SÉRGIO HOLANDA
29/04/2008, 23:23
Varley,

creio que o maior intuito de participar desse fórum é troca de conhecimentos.

Que bom que está satisfeito com a SW4...é um grande veículo.

Sérgio

Prezado Sérgio Holanda,

Vc que me ajudou muito quando procurei informações sobre a SW4 3.0 e a todos os outros possuidores desta viatura, gostaria de dizer que continuo muito satisfeito.

Este tópico foi aberto em 2007 para juntar comentários positivos sobre a SW4 3.0, a fim de registrar que o carro, quando bem mantido, se comporta como um verdadeiro Toyota.

Ao longo dos comentários, concluiu-se que aquelas viaturas que trocaram os radiadores originais reduziram a probabilidade de ocorrência de trinca nos cabeçotes. Muitos tiveram esses radiadores trocados sem saber, quando faziam as manutenções nas concessionárias. Obviamente, quem comprou uma usada, cujos donos anteriores não faziam as manutenções, continuaram com os radiadores originais, menores, e alguns tiveram posteriormente problemas de aquecimento.

Um abraço a todos,

Vanley

p0dr0x
30/04/2008, 00:58
Oia, eu não entendo muito de Toyota, estou para comprar 1, meu pai já teve 1 SW4 diesel 93 ou 95 não lembro direito. Sobre essa tal de "Tropicalização" comentada no começo do tópico, eu lembro de uma conversa do tipo do meu pai com o mecânico, e que foi resolvido foi a retirada da valvula termostatica ou troca não sei.

Parecida com essa ou igual a essa.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=63595219_819.jpg&v=P

Mas não sei, posso estar falando merda, pois como disse não entendo de toyota pois sou do HondaClub e estou qrendo migrar pra Toyota com uma SW4 98. Mas me lembro dessa conversa sobre essa valvula. :pensativo:

SÉRGIO HOLANDA
30/04/2008, 17:40
A retirada da valvula termostática não impede o aquecimento...é apenas um paleativo para manter o motor em baixa temperatura na cidade, pois rodando em giro mais alto o motor vai estar aquecido.

Sérgio

Oia, eu não entendo muito de Toyota, estou para comprar 1, meu pai já teve 1 SW4 diesel 93 ou 95 não lembro direito. Sobre essa tal de "Tropicalização" comentada no começo do tópico, eu lembro de uma conversa do tipo do meu pai com o mecânico, e que foi resolvido foi a retirada da valvula termostatica ou troca não sei.

Parecida com essa ou igual a essa.
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=63595219_819.jpg&v=P

Mas não sei, posso estar falando merda, pois como disse não entendo de toyota pois sou do HondaClub e estou qrendo migrar pra Toyota com uma SW4 98. Mas me lembro dessa conversa sobre essa valvula. :pensativo:

Vanley
30/04/2008, 21:17
Prezado Blanco,

Quantas canaletas não sei dizer, mas a largura mede em torno de 6 cm, sem contar a parte plástica. Visto de frente, ele passa 4 cm do recipiente do óleo da direção(lado direito) e uns 8 a 9 cm do compressor do ar condicionado(lado esquerdo).

Espero ter ajudado.

Vanley

JEFFCATUNDA
01/05/2008, 01:28
Posso te afirmar que os radiadores originais que vieram nas viaturas 97/98 possuem UMA CANALETA LONGA.

Sei disso porque abri meu radiador por 3 vezes antes de aceitar que havia um problema nele mesmo não estando entupido.

Os originais de reposição, isso é, os que vc pode comprar hoje ou os que foram trocados sem a ciência dos proprietários para se evitar recall de viaturas não vendidas em concessionárias autorizadas... são de duas canaletas curtas, e aumentam a litragem em quase 2 litros pois possuem uma espessura maior como citou o outro colega...

O problema que persistiu foi o das CHALEIRAS DE PLÁSTICO, aquele local que pega a tampa e o fundo do radiador... diferentes das sw4 e sr5 anteriores que são de metal...

A dilatação deste material plastico ao longo de dez anos bem como aquecimentos podem tornar o acoplamento da TAMPA DO RADIADOR imperfeito, o que prejudica o funcionamento da dupla valvula que ela possui que libera e recebe de volta a agua do vaso de expansão fazendo com que ela trinque o cabeçote por sobreaquecimento posterior a perda de liquido para o vaso de expansão sem retorno para o radiador...isso é muito comum em percursos longos com rotações acima de 2000 giros.

O aumento da litragem do radiador evita, portanto, em parte este problema...mas a troca das canaletas por metálicas também ajuda e muito.

Grande Vanley , como voçe relatou neste topico sobre radiadores gostaria de saber de quantas canaletas contitui um radiador de sw4 97 sem modificação e logicamente com modificação ou seja com troca do mesmo , no meu caso por coensidencia troquei a agua do radiador ontem a noite e notei que tem somente 2 canaletas ou seja 2 carreira de canaletas agora ficou minha duvida , abraços ><><><><>

SÉRGIO HOLANDA
01/05/2008, 08:58
Grande Jeff,

Outra coisa que pode ser feita, sem a necessidade de trocar o radiador e caso ele esteja perfeito, é a troca da chaleira e da base por uma metálica, além de aumentar a largura do mesmo, com mais uma carreira de dutos, aumentando a capacidade. Basta arrumar um profissional bom.

grande abraço,

Sérjão

Posso te afirmar que os radiadores originais que vieram nas viaturas 97/98 possuem UMA CANALETA LONGA.

Sei disso porque abri meu radiador por 3 vezes antes de aceitar que havia um problema nele mesmo não estando entupido.

Os originais de reposição, isso é, os que vc pode comprar hoje ou os que foram trocados sem a ciência dos proprietários para se evitar recall de viaturas não vendidas em concessionárias autorizadas... são de duas canaletas curtas, e aumentam a litragem em quase 2 litros pois possuem uma espessura maior como citou o outro colega...

O problema que persistiu foi o das CHALEIRAS DE PLÁSTICO, aquele local que pega a tampa e o fundo do radiador... diferentes das sw4 e sr5 anteriores que são de metal...

A dilatação deste material plastico ao longo de dez anos bem como aquecimentos podem tornar o acoplamento da TAMPA DO RADIADOR imperfeito, o que prejudica o funcionamento da dupla valvula que ela possui que libera e recebe de volta a agua do vaso de expansão fazendo com que ela trinque o cabeçote por sobreaquecimento posterior a perda de liquido para o vaso de expansão sem retorno para o radiador...isso é muito comum em percursos longos com rotações acima de 2000 giros.

O aumento da litragem do radiador evita, portanto, em parte este problema...mas a troca das canaletas por metálicas também ajuda e muito.

Fernando César Ximenes
01/05/2008, 10:10
Pessoal,
Acabei de trocar o cabeçote da minha sw 2001. Fiz uma viagem recentemente à Fortaleza (1.800 km rodados +-, ida e volta) com ela, já com cabeçote novo, e o q constatei foi o seguinte: o fluido do radiador passa para o vaso de expansão uns dois dedos acima do nível máximo, quando com o motor quente e, depois, retorna para o radiador quando o motor esfria. É esse o procedimento normal? Quando da troca do cabeçote, substitui o líquido de arrefecimento. Pegou 10 litros do líquido original, considerando aí o radiador, mangueiras e bloco do motor. Seguindo as dicas do Jef e do Sérjão, estou inclinado a substituir as partes plásticas do radiador por outras metálicas. As partes metálicas q substituirão as plásticas são oriundas de outros radiadores? Qto. ao travamento da hélice de acoplamento viscoso, além do aumento de ruído, ela não ficaria desbalanceada?[]'s

SÉRGIO HOLANDA
01/05/2008, 10:36
Fernando,

se trocou o cabeçote, seja feliz, esses novos possuem fluxos mais otimzados para o resfriamento. As chaleiras são feitas sobre medida, não são de outros radiadores. E não precisa travar a ventoinha, não vai trazer nenhum beneficio, ao contrário, vai aumentar seu consumo, o barulho, trabalhar o motor mais pesado e se precisar fazer uma travessia de água podes quebrar as hélices, esqueça isso.:discordo::discordo::discordo:

grande abraço e seja feliz com seu novo cabeçote e não se preocupe mais, faça as revisões e utilize bem sua maquina.

Sérjão

Pessoal,
Acabei de trocar o cabeçote da minha sw 2001. Fiz uma viagem recentemente à Fortaleza (1.800 km rodados +-, ida e volta) com ela, já com cabeçote novo, e o q constatei foi o seguinte: o fluido do radiador passa para o vaso de expansão uns dois dedos acima do nível máximo, quando com o motor quente e, depois, retorna para o radiador quando o motor esfria. É esse o procedimento normal? Quando da troca do cabeçote, substitui o líquido de arrefecimento. Pegou 10 litros do líquido original, considerando aí o radiador, mangueiras e bloco do motor. Seguindo as dicas do Jef e do Sérjão, estou inclinado a substituir as partes plásticas do radiador por outras metálicas. As partes metálicas q substituirão as plásticas são oriundas de outros radiadores? Qto. ao travamento da hélice de acoplamento viscoso, além do aumento de ruído, ela não ficaria desbalanceada?[]'s

JEFFCATUNDA
04/05/2008, 21:03
Grande Sergio...

Seja Bem Vindo (de Retorno à Civilização).

Já Estava Sentindo Falta Do Meu Gurú!.

SÉRGIO HOLANDA
05/05/2008, 07:47
Valeu amigo!!!

e ai já viu as fotos com o Themoteo??? deu uma olhada nos vídeos???

Sérjão
Grande Sergio...

Seja Bem Vindo (de Retorno à Civilização).

Já Estava Sentindo Falta Do Meu Gurú!.

JAZIEL
05/05/2008, 19:34
Caros companheiros toyoteiros, tenho uma SW4 98 e tô pensando em trocar por uma mais nova, talvez 2000, esse modelo é intercooler? ou se tem alguma diferença com o motor da 98 ??
Grato

JAZIEL
05/05/2008, 20:08
Caros colegas toyoteiros, alguem sabe me informar qual a diferença entre os motores da SW4 98 e o motor da 2000 ????

JAZIEL
05/05/2008, 20:13
Alguém Sabe Informar Se Tem Alguma Diferença Entre Os Motores Da Sw4 98 E O Da 2000 ??

joão k. chikui
05/05/2008, 20:47
Jaziel, só mudou em 2001, mesmo assim , só a bomba que passou a ter gerenciamento eletrônico.
esse motor com Intercooler só nas Prado.

SÉRGIO HOLANDA
05/05/2008, 21:02
Jaziel,

como o amigo João falou só exitiu mudança a partir de 2001, algumas mudanças também no diferencial...o motor é EFI, com bomba eletrônica, ECU programavel para gerenciamento do motor e da turbina. O carro ficou mais fraco de saída, mas melhorou a final e o consumo. Mudança também no ar-condicionado, passou a ser eletrônico.

A 2000, utiliza rodas aro 16, já a 98 15...o motor você pode intercoolar sem problema, ao contrario, ganhará mais potência e melhor econômia.

Sérjão

Alguém Sabe Informar Se Tem Alguma Diferença Entre Os Motores Da Sw4 98 E O Da 2000 ??

JEFFCATUNDA
05/05/2008, 22:18
SERGIO.

É verdade que as eletronicas não ganahm potencia com o intercooler por conta do gerenciamento eletrõnico?

SÉRGIO HOLANDA
06/05/2008, 00:32
Grande Jeff,

quando eu comprei a minha EFI, na primeira viagem com o carro fiquei com aquele sentimento de que faltava força no motor, na minha primeira duna, foi pior, o carro morria se não pisasse, tava acostumado com minha SW4 98 com a bomba um pouco aberta. Entrei em contato com a Maxcooler e eles me mandaram esquecer, pois tinha o gerenciamento e não tinham como mexer...um amigo, dono da Recife Turbina, disse a mesma coisa...ai deixei pra lá...apenas utilizei um filtro de ar mais esportivo, importado da Europa e me acostumei com o motor...

Depois de ter trocado, fiquei sabendo que a Maxcooler estava intercoolando a EFI e refazendo o mapeamento, só não sei te dizer se era verdade, já que não foi informação da própria maxcooler e eu não procurei saber. Isso foi na época que comprei a Nova Hilux e chipei...eu sei que não se pode reprogramar a ECU da Hilux EFI e nem da Prado, mas pode colocar um Unichip, que vai trabalhar no lugar da original, bastando desconectar uma e conectar outra. Custo, na época, 2005, quando comprei a Nova Hilux era de R$ 4.500,00. Com uma grande vantagem de que era só tirar o sistema e o carro voltava ao original. Atualmente o pessoal reprograma a ECU dos veículos nacionais e os que usam o motor MWM, hoje Internacional, mas não sei se nos Toyotas é feito, acho que só com Unichip mesmo, pelo menos a Prado e a EFI só com Unichip, ai você pode intercoolar a EFI, pois com o sistema re-gerenciado tudo vai funcionar bem, e a Hilux vai ter mais saída e muita final, já que a relação do dif. é mais longa.

Sérjão

SERGIO.

É verdade que as eletronicas não ganahm potencia com o intercooler por conta do gerenciamento eletrõnico?

JEFFCATUNDA
06/05/2008, 12:18
Sergio, então vale a pena ou não o intercooler nelas no original?

marlucio neiva
06/05/2008, 13:30
Grande Jeff,

quando eu comprei a minha EFI, na primeira viagem com o carro fiquei com aquele sentimento de que faltava força no motor, na minha primeira duna, foi pior, o carro morria se não pisasse, tava acostumado com minha SW4 98 com a bomba um pouco aberta. Entrei em contato com a Maxcooler e eles me mandaram esquecer, pois tinha o gerenciamento e não tinham como mexer...um amigo, dono da Recife Turbina, disse a mesma coisa...ai deixei pra lá...apenas utilizei um filtro de ar mais esportivo, importado da Europa e me acostumei com o motor...

Depois de ter trocado, fiquei sabendo que a Maxcooler estava intercoolando a EFI e refazendo o mapeamento, só não sei te dizer se era verdade, já que não foi informação da própria maxcooler e eu não procurei saber. Isso foi na época que comprei a Nova Hilux e chipei...eu sei que não se pode reprogramar a ECU da Hilux EFI e nem da Prado, mas pode colocar um Unichip, que vai trabalhar no lugar da original, bastando desconectar uma e conectar outra. Custo, na época, 2005, quando comprei a Nova Hilux era de R$ 4.500,00. Com uma grande vantagem de que era só tirar o sistema e o carro voltava ao original. Atualmente o pessoal reprograma a ECU dos veículos nacionais e os que usam o motor MWM, hoje Internacional, mas não sei se nos Toyotas é feito, acho que só com Unichip mesmo, pelo menos a Prado e a EFI só com Unichip, ai você pode intercoolar a EFI, pois com o sistema re-gerenciado tudo vai funcionar bem, e a Hilux vai ter mais saída e muita final, já que a relação do dif. é mais longa.

Sérjão

Sérgio e Jeff,

Fui atrás desse assunto orientado pelo próprio Sérgio. Estou acompanhando o tema pois até agora não encontrei alguém que tenha feito na eletrônica, meu caso. A saída, até onde cheguei, é colocar o UNICHIP, mas o problema é a regulagem eletrônica do chip. Até onde fiquei sabendo a própria Maxcooler (e falei várias vezes com eles) não faz quando se trata das eletrônicas, apenas nas mecânicas. O Maurício Rasch, com quem também falei sobre o assunto, desconhece quem faça nas eletrônicas. Estou aqui acompanhando o assunto, pronto para ajudar no que puder, e também interessado, embora não tenha tendências pioneiras. Abraços a todos. Marlúcio.

SÉRGIO HOLANDA
06/05/2008, 13:32
Você pode intercoolar e aumentar a pressão da turbina, mas não terás muito combustivel para a nova configuração, a não ser com o Unichip. Mas digo que vale a pena, pois o motor trabalhará com o cabeçote mais frio, e com o aumento da pressão da turbina em um local a nivel do mar como Fortaleza você terá um razoavel "plus" de potência.

Sérjão

Sergio, então vale a pena ou não o intercooler nelas no original?

SÉRGIO HOLANDA
06/05/2008, 13:46
Marlucio,

você tentou entrar em contato com o pessoal da Unichip???

http://www.nascarchips.com.br/servicos_unichip.php

dá uma olhada no site acima e entra em contato com o pessoal...

Sérjão

Sérgio e Jeff,

Fui atrás desse assunto orientado pelo próprio Sérgio. Estou acompanhando o tema pois até agora não encontrei alguém que tenha feito na eletrônica, meu caso. A saída, até onde cheguei, é colocar o UNICHIP, mas o problema é a regulagem eletrônica do chip. Até onde fiquei sabendo a própria Maxcooler (e falei várias vezes com eles) não faz quando se trata das eletrônicas, apenas nas mecânicas. O Maurício Rasch, com quem também falei sobre o assunto, desconhece quem faça nas eletrônicas. Estou aqui acompanhando o assunto, pronto para ajudar no que puder, e também interessado, embora não tenha tendências pioneiras. Abraços a todos. Marlúcio.

dpab
06/05/2008, 17:07
Serjão, Jeff e demais experts,

Tõ com vontade de intercular a minha SW4 99 na semana que vem, no representante da MaxCooler aqui no Rio de Janeiro (Niterói).
Realmente vale a pena o investimento, sendo que a injeção da minha SW4 é mecânica?
Alguma recomendação? Simplesmente deixo instalarem e pronto?
Devem mexer na regulagem da bomba? O ganho de potência é sensível? E o alívio para o motor em relação à temperatura de trabalho? O intercooler aumenta a durabilidade do cabeçote? []s com dúvidas... Delfim.

SÉRGIO HOLANDA
06/05/2008, 17:32
Caro Delfim,

Vale sim o investimento...

Se o pessoal é representante deve ter capacidade técnica para realizar o serviço.

Vão aumentar a pressão do turbo e consequentemente abrir um pouco a bomba...essa regulagem vai muito do seu gosto de acelerar e deve ser feita com você ao lado. O ganho deve chegar na cas dos 15-20Cv, somente com a adição do intercooler e uma leve recalibração da turbina e bomba.

O motor irá trabalhar com o cabeçote mais frio sim. A durabilidade vai do seu pé, se andar muito tempo com pé fundo terá uma temperatura menor sim, mas também terás mais pressão no cabeçote. Porém em termos gerais aumenta a vida útil do motor sim.

Procure utilizar um filtro de ar esportivo, pois seu motor irá "precisar" de mais ar, ou troque o original com mais frequência. No mais é curtir um novo carro em termos de desempenho!

Sérjão

ps. qualquer dúvida é só perguntar...

Serjão, Jeff e demais experts,

Tõ com vontade de intercular a minha SW4 99 na semana que vem, no representante da MaxCooler aqui no Rio de Janeiro (Niterói).
Realmente vale a pena o investimento, sendo que a injeção da minha SW4 é mecânica?
Alguma recomendação? Simplesmente deixo instalarem e pronto?
Devem mexer na regulagem da bomba? O ganho de potência é sensível? E o alívio para o motor em relação à temperatura de trabalho? O intercooler aumenta a durabilidade do cabeçote? []s com dúvidas... Delfim.

JEFFCATUNDA
06/05/2008, 23:32
SERGIO.

Dê uma olhada neste tópico e nos dê uma ajuda por lá...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38511

SÉRGIO HOLANDA
07/05/2008, 08:09
e precisa amigo...cê já tá mestre em SW4...

Sérjão

SERGIO.

Dê uma olhada neste tópico e nos dê uma ajuda por lá...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38511

marlucio neiva
07/05/2008, 10:21
Obrigado Sérgio,

Vou conversar com o pessoal da Narcharchips.

dpab
07/05/2008, 10:47
Serjão,
Após ler seu post, tomei coragem e liguei para a maxcooler, em Goiânia, hoje.
Fui atendido pelo Fabinho, que foi muito atencioso e até me facilitou o pagamento.
Já comprei o Kit e deve chegar aqui no RJ até sábado. Vou agendar a instalação no representante para a semana que vem. Tomara que os caras façam um bom trabalho, pois eles me disseram que já instalaram muitos kits em L200, mas na SW4 ainda não. Contudo, me informaram que o kit traz as informações todas mastigadas, das alterações no turbo e na bomba, sem mistérios. Bem, os caras são revendedores cadastrados no site da maxcooler... ALEA JACTA EST !!!

JEFFCATUNDA
07/05/2008, 15:39
Há muito tempo penso em colocar o intercooler da MAXCOOLER, mas sempre acontecia algo e eu protelava o feito.....

Neste tempo, tive problemas com o cabeçote e necessitei troca-lo, como detalhadamente descrevi lá no tópico das SW4 e seus problemas com cabeçotes...

Como escrevi por lá, não adiantou trocar só o cabeçote, após colocar dois cabeçotes novos e abrir o ultimo por duas vezes,( sempre com teste de trinca negativo), aceitei a opinião do meu mecânico de que o problema NÃO ERA DO CABEÇOTE e sim do RADIADOR...

Não tinha como eu acreditar nele porque:

1) Levei a viatura para 3 outras oficinas, INCLUINDO A AUTORIZADA, todos condenaram o cabeçote.

2) Como condenar um radiador que eu mesmo havia observado que estava perfeito, após abrir o mesmo por 3 VEZES procurando defeitos?

Sem vazamentos, sem amassados e com uma colméia e chaleiras aparentemente perfeitas (aparentemente)...

3) Como condenar um radiador que fazia o seu serviço, isso é, que não deixa a viatura esquentar, pois ela NUNCA ESQUENTOU... como não tinha valvula termostática, ela ficava com temperatura em 1/4 do mostrador e, no máximo, ia para um pouco antes do meio... onde fica nos 82° graus normais de quando se anda com valvula termostática?...

O SILVIO da SB DIESEL, fincou o pé e disse que era o tal radiador original, que eles davam problema , que as autorizadas trocavam e nem diziam para os proprietários num recall às escondidas....

Como ia trocar mesmo o radiador posteriormente por um maior, aceitei a troca antecipada (antes de ir para o terceiro cabeçote)... isso há uns 3 ou 4 meses...

Posso dizer hoje, após este tempo e do uso em viagens e na arêia, que o problema está resolvido. Não tenho mais fuga de agua para o vaso de expansão e, quando vai...volta, funcionamdo perfeitamente.

No ultimo teste, neste domingo, levei um pau de um SPACEFOX por quase 100km de estrada...eu até pegava ela na final, ia aos 145 e encostava dando até para passar... mas nas retomadas era osso... Como a estrada estava muito boa, ele colado no chão a vazio era moleza...Eu com 6 + bagagens dentro da viautra via osso....

FOI SÓ CHEGAR A BURAQUEIRA E TUDO MUDOU:dance:

Consegui manter 110, 102 e adeus SPACEFOX...

Quanto ao vaso de expansão, quando cheguei em casa (sempre faço isso) observei que estava com líquido acima da marca máxima...fiquei preocupado MAS NÃO ABRI O RADIADOR PARA OLHAR O NIVEL DA AGUA, isso foi domingo, ONTEM ESTAVA MAIS BAIXO E HOJE ESTÁ NO MÊIO DAS MARCAS...NORMAL!

Vale lembrar duas coisas:

Se eu tivesse aberto o radiador teria prejudicado o retorno do liquido, já que perderia o vácuo que se forma no sistema.

Se eu estivesse ainda sem valvula termostática, este retorno também seria prejudicado porque ela tambem tem esta função de diminuir o fluxo de agua no radiador para favorecer as trocas entre os vasos.

hoje finalmente estou convencido de que ela ficou curada, vale então intercoolar:palmas::palmas::palmas:

MAS AS PREOCUPAÇÕES NÃO ACABAM!

1) Estou achando que as retomadas de velocidade estão muito lentas, antes eram melhores.

2) Ela está andando muito bem em baixissimas rotações ou em altas... é no meio, entre 1500 e 2000 RPM que eu não tenho potência.

O QUE SERÁ?

TURBINA?

Jeff.

Serjão,
Fui atendido pelo Fabinho, que foi muito atencioso e até me facilitou o pagamento.
Já comprei o Kit e deve chegar aqui no RJ até sábado. Vou agendar a instalação no representante para a semana que vem. Tomara que os caras façam um bom trabalho, pois eles me disseram que já instalaram muitos kits em L200, mas na SW4 ainda não. Contudo, me informaram que o kit traz as informações todas mastigadas, das alterações no turbo e na bomba, sem mistérios. Bem, os caras são revendedores cadastrados no site da maxcooler... ALEA JACTA EST !!!

dpab
07/05/2008, 16:10
Jeff,
Hoje, Conversando Com O Fabinho, Da Maxcooler, Em Goiânia, Me Foi Dito Pelo Mesmo Que O Ganho Com A Instalação Do Intercooler Será Mais Sensível Justamente Nas Retomadas, Ultrapassagens E Subidas, Quando O Motor Mostrará Mais Disposição, Mantendo O Giro E Ganhando Chão Mesmo Nas Subidas, Evitando As Freqüentes Reduções De Marchas.
Como Eu Viajo Rebocando Um Trailer De Camping De 1.090 Kg, Estou Confiante De Que O Intercooler Fará A Diferença, Evitando Que Eu Tenha Que Enfiar Mais O Pé Nas Descidas Para Ganhar Embalo Nas Subidas Extensas Das Estradas.
Agendei O Serviço Para A Próxima Segunda-feira, Na Revenda Mastercooler Aqui Do Estado Do Rio De Janeiro. Relatarei As Minhas Impressões Sobre As Diferenças Sentidas Assim Que Eu As Tenha. Um Abraço, Delfim.

SÉRGIO HOLANDA
07/05/2008, 17:32
Mete bronca e depois posta os resultados...faz um teste de dinamometro antes e depois...só pra ter mais uma linha de comparação e não somente o pé...

Sérjão

Serjão,

SÉRGIO HOLANDA
07/05/2008, 17:37
Jeff,

como já conversamos sobre isso acho que pode ser a regulagem da bomba...a turbina não dá pau desse jeito, se aparece problema é fácil de ver, aliás sentir, potência baixa, som diferente da aspiração, fumaceiro grande, ou seja, perceberia...agora, pode tamb;em estar com a turbina regulada em baixa , mexeram na regulagem...avalie sua bomba e verifique a pressão da turbina...manda abrir a bomba 1 volta e a turbina coloca um medidor...

Sérjão

Há muito tempo penso em colocar o intercooler da MAXCOOLER, mas sempre acontecia algo e eu protelava o feito.....

Neste tempo, tive problemas com o cabeçote e necessitei troca-lo, como detalhadamente descrevi lá no tópico das SW4 e seus problemas com cabeçotes...

Como escrevi por lá, não adiantou trocar só o cabeçote, após colocar dois cabeçotes novos e abrir o ultimo por duas vezes,( sempre com teste de trinca negativo), aceitei a opinião do meu mecânico de que o problema NÃO ERA DO CABEÇOTE e sim do RADIADOR...

Não tinha como eu acreditar nele porque:

1) Levei a viatura para 3 outras oficinas, INCLUINDO A AUTORIZADA, todos condenaram o cabeçote.

2) Como condenar um radiador que eu mesmo havia observado que estava perfeito, após abrir o mesmo por 3 VEZES procurando defeitos?

Sem vazamentos, sem amassados e com uma colméia e chaleiras aparentemente perfeitas (aparentemente)...

3) Como condenar um radiador que fazia o seu serviço, isso é, que não deixa a viatura esquentar, pois ela NUNCA ESQUENTOU... como não tinha valvula termostática, ela ficava com temperatura em 1/4 do mostrador e, no máximo, ia para um pouco antes do meio... onde fica nos 82° graus normais de quando se anda com valvula termostática?...

O SILVIO da SB DIESEL, fincou o pé e disse que era o tal radiador original, que eles davam problema , que as autorizadas trocavam e nem diziam para os proprietários num recall às escondidas....

Como ia trocar mesmo o radiador posteriormente por um maior, aceitei a troca antecipada (antes de ir para o terceiro cabeçote)... isso há uns 3 ou 4 meses...

Posso dizer hoje, após este tempo e do uso em viagens e na arêia, que o problema está resolvido. Não tenho mais fuga de agua para o vaso de expansão e, quando vai...volta, funcionamdo perfeitamente.

No ultimo teste, neste domingo, levei um pau de um SPACEFOX por quase 100km de estrada...eu até pegava ela na final, ia aos 145 e encostava dando até para passar... mas nas retomadas era osso... Como a estrada estava muito boa, ele colado no chão a vazio era moleza...Eu com 6 + bagagens dentro da viautra via osso....

FOI SÓ CHEGAR A BURAQUEIRA E TUDO MUDOU:dance:

Consegui manter 110, 102 e adeus SPACEFOX...

Quanto ao vaso de expansão, quando cheguei em casa (sempre faço isso) observei que estava com líquido acima da marca máxima...fiquei preocupado MAS NÃO ABRI O RADIADOR PARA OLHAR O NIVEL DA AGUA, isso foi domingo, ONTEM ESTAVA MAIS BAIXO E HOJE ESTÁ NO MÊIO DAS MARCAS...NORMAL!

Vale lembrar duas coisas:

Se eu tivesse aberto o radiador teria prejudicado o retorno do liquido, já que perderia o vácuo que se forma no sistema.

Se eu estivesse ainda sem valvula termostática, este retorno também seria prejudicado porque ela tambem tem esta função de diminuir o fluxo de agua no radiador para favorecer as trocas entre os vasos.

hoje finalmente estou convencido de que ela ficou curada, vale então intercoolar:palmas::palmas::palmas:

MAS AS PREOCUPAÇÕES NÃO ACABAM!

1) Estou achando que as retomadas de velocidade estão muito lentas, antes eram melhores.

2) Ela está andando muito bem em baixissimas rotações ou em altas... é no meio, entre 1500 e 2000 RPM que eu não tenho potência.

O QUE SERÁ?

TURBINA?

Jeff.

JEFFCATUNDA
08/05/2008, 00:18
Jeff,

...avalie sua bomba e verifique a pressão da turbina...manda abrir a bomba 1 volta e a turbina coloca um medidor...

Sérjão

Como vou intercoolar não quero mexer agora... isso é o que é feito quando se intercoola, não é?

Só que parece que se dá só um quarto de volta na bomba.

Mas ela tá assim mesmo; rápida na saida (até 1500)...morre no meio e melhora só depois de 2500 giros... ai vai até 150 km/h sem muito esforço com 3000-3200 giros...

Um colega falou que pode ter algum ponto da corrêia fora... ela foi tirada por umas 4 vezes nos processos do cabeçote...

Pode ter fundamento?

SÉRGIO HOLANDA
08/05/2008, 13:47
Seu motor está cascavilhando??? tipo batendo castanholas??? se sim pode ser o ponto, tanto na correia como na bomba...você pode verificar atmbém a mangueira do sistema de vácuo, ou a membrana da bomba equalizadora da bomba injetora...é raro, mas pode entupir ou gerar pequeno vazamento que prejudica a regulagem da bomba, chega ao ponto do carro ficar rateando para pegar de manhã e as vezes o motor não quer pegar, já vi neguinho quase desmontando o motor por causa disso e era somente uma mangueira emtupida, mas teve a sorte de quando eu cheguei perguntar se o cara tinha olhado essa bombinha...coisa de quem faz serviço em oficina que não entende do carro, pois tinha ido olhar o Palio da minha irmã, que estava fazendo um conserto na direção hidráuilica. Ou seja, a oficina é de direção de carro naciona e neguinho querendo consertar outro tipo de defeito e em carro totalmente fora da linha dele...

grande abraço,

Sérjão

Como vou intercoolar não quero mexer agora... isso é o que é feito quando se intercoola, não é?

Só que parece que se dá só um quarto de volta na bomba.

Mas ela tá assim mesmo; rápida na saida (até 1500)...morre no meio e melhora só depois de 2500 giros... ai vai até 150 km/h sem muito esforço com 3000-3200 giros...

Um colega falou que pode ter algum ponto da corrêia fora... ela foi tirada por umas 4 vezes nos processos do cabeçote...

Pode ter fundamento?

JEFFCATUNDA
08/05/2008, 22:40
Valeu Sergio.

Meu mecânico já havia visto estas mangueirinhas, estão boas... estou pensando em trocar a correia dentada.....ai tenho a desculpa de ver os pontos....ele acha que ela tá boa... eu é que to sentindo que ela tá mais fraca.

SÉRGIO HOLANDA
09/05/2008, 07:03
Como na SW4 a troca dura menos de 40 minutos, o preço da correia não é caro, use a original Toyota, se seu mecânico não tiver compre na autorizada...troque, não custa muito e é mais uma garantia...agora você vai perceber que a SW4 vai ficar mais rápida e melhorar a fnal, isso é normal quando se troca a correia dentada, já que estando mais justa trabalha o sistema melhor.

Sérjão

Valeu Sergio.

Meu mecânico já havia visto estas mangueirinhas, estão boas... estou pensando em trocar a correia dentada.....ai tenho a desculpa de ver os pontos....ele acha que ela tá boa... eu é que to sentindo que ela tá mais fraca.

JEFFCATUNDA
10/05/2008, 02:56
vou fazer isso quando chegar de viajem....lá pelo dia 23/05...

THIAGO SEABRA
20/11/2008, 01:07
Olá amigos,

Sou mais um feliz proprietário de uma SW4 97/98 e gostaria de saber se algum de vocês poderia me fornecer ou informar onde posso conseguir o manual do proprietário.

Desde já grato,

dpab
20/11/2008, 08:43
Thiago,
A minha SW4 é 98/99 e eu tenho o manual. Se vc não arranjar um original e quiser, posso mandar tirar fotocópias do meu manual para vc e te envio pelo sedex, desde que vc pague as despesas das cópias e dos correios, claro... hehehehehe. Um abraço, Delfim.

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 18:22
Pessoal...

isso é uma das coisas boas deste fórum...:palmas::palmas::palmas:

a prestabilidade dos que aqui frequentam...eu mesmo já tive esse problema do Thiago e um dos amigos aqui do fórum me mandaram uma cópia...então dpab, parabéns pela ajuda aos amigos foristas...:palmas::palmas::palmas:

Sérjão

Thiago,
A minha SW4 é 98/99 e eu tenho o manual. Se vc não arranjar um original e quiser, posso mandar tirar fotocópias do meu manual para vc e te envio pelo sedex, desde que vc pague as despesas das cópias e dos correios, claro... hehehehehe. Um abraço, Delfim.

dpab
22/11/2008, 19:32
Mestre Serjão,

Estamos aqui pra isso mesmo, colaborarmos uns com os outros.
A máxima que diz "A UNIÃO FAZ A FORÇA" é uma verdade que devemos prestigiar sempre aqui no fórum.
E o amigo, certamente, é um dos que mais contribui com todos nós, repassando o conhecimento adquirido ao longo dos anos e evitando que muitos de nós passemos por agruras desnecessárias...
Então, já sabe, precisando de algo aqui no Rio de janeiro, não hesite, será um prazer ajudar...
Um abraço, Delfim.

SÉRGIO HOLANDA
22/11/2008, 20:26
Delfim,

Beleza...:concordo::concordo::concordo:

Isso é o bom do fórum...eu já aprendi muito e cada dia que passa aprendo mais e mais...e tento passar as coisas que tenho algum conhecimento...é uma troca de conhecimentos fantástica.

Sérjão

Mestre Serjão,

A máxima que diz "A UNIÃO FAZ A FORÇA" é uma verdade que devemos prestigiar sempre aqui no fórum.
E o amigo, certamente, é um dos que mais contribui com todos nós, repassando o conhecimento adquirido ao longo dos anos e evitando que muitos de nós passemos por agruras desnecessárias...
Então, já sabe, precisando de algo aqui no Rio de janeiro, não hesite, será um prazer ajudar...
Um abraço, Delfim.

marlucio neiva
13/01/2009, 14:33
Delfim,

Como ficou seu carro depois de interculado ? Também interculei o meu na própria Maxcooler e é importante trocarmos impressões sobre desempenho deles, afinal também utilizo minha SRV arrastando reboque pesado. Abraço. Marlúcio.

Mestre Serjão,

Um abraço, Delfim.

yuridocampeche
15/09/2010, 18:34
Grande Sérgio, me fala mais desse esquema de usar o condensador do uno mille na sw4, a minha sw4 ano 2000 furou o condensador e pretendo trocar ... dá pra usar mesmo?? É do mesmo tamanho ? Os suportes batem? Tem que adaptar ??:pensativo:
Grande Sérgio me responde por favor.:)

Caro Oswaldo,

tendo cuidado na compra não vai se arrepender é um carrão valente, forte e confortavel, te leva ao redor do mundo...agora umas dicas de compra:

Itens para verificação na compra de uma Hilux SW4.

- Verificar a chaleira do radiador se for metálica é porque já rompeu e se faz necessário saber se o cabeçote já foi trocado ou pode estar trincado. Teste, pegar o carro ir para uma rodovia e colocar 150km/h, se estiver trincado vai jogar água pra fora. Custo médio da troca do cabeçote em oficina especializada R$ 5.000,00. Sempre que trocar o cabeçote trocar as sedes de válvulas e sempre usar juntas originais;

- Suspensão, ao andar no carro e sentir pulando muito ou muito duro é necessário trocar os amortecedores, custo médio R$ 280,00 por amortecedor mais R$ 150,00 pela MO. Se tiver barulhos verificar todas as buchas, se houver estalos buchas da barra estabilizadora e pancadas na suspensão dianteira pode ser algum dos pivôs. Custo médio de um pivô R$ 120,00.

- Transmissão, fazer o teste em um elevador para verificar se a 4x4 está acionando. Utilizar a redução por pelo menos 1km para verificar se existe estalos ao andar. Esticar até 3000rpm cada marcha para verificar se ela pula e fazer isso com 4x4 acionado, mas sem fazer curvas fechadas. Verificar se existe ronco no diferencial traseiro, custo médio dos rolamentos do dif. R$ 1500.00. Se verifica o ronco no elevador também.

ChekList para pós compra.

Trocar todos os fluídos, óleo do motor, fluído de freio (com mais de 100mil km), fluído do radiador ( colocar 40% de concentrado e 60% de água destilada, o melhor é o da Toyota, mas é caro, tem muitos bons na praça como o da Visconde); se o radiador tiver água normal e não aditivo é melhor mandar varetar; Trocar os óleos dos diferenciais dianteiro, traseiro, câmbio e Caixa de transferência. Filtros de combustível, Óleo e AR. Verificar se o ex-dono trocou a correia dentada, se não tiver como ter certeza manda trocar, é rápido e custa em média R$ 300,00. Trocar as demais correias; O sistema de ar-condicionado com mais de 6 anos, ou 200mil km, normalmente fura e é só trocar o condensador pelo do Uno Mile, fica igualzinho ao original.

boa sorte e qualquer dúvida é só perguntar...

Sérjõa

SÉRGIO HOLANDA
15/09/2010, 20:49
Yuri...

o condensador em questão é o núcleo - evaporador. Sim pode comprar, mas atualmente o que é compatível perfeitamente é do Palio , que igual ao de alguns Unos, mas certamente compre o do Palio que dá certinho, sem adaptações. Ele é apenas um pouquinho menor ai coloca um tufo de espuma na parte que falta... fica perfeito e gela tanto quanto o original... valor no mercado de um núcleo zero bala de Palio é entre R$ 350,00 e 450,00 depende da loja, já o da SW4 zerado custa uns R$ 2.000,00... pode colocar e seja feliz. Leva em uma especializada de ar, manda o cara tirar e vai em uma loja que vende radiadores e afins, pede o Palio e olha pra você ver como são iguais ai leva de volta pra loja de ar e manda o cara colocar, a sobra usa espuma e pronto, vai gelar...:dance::dance::dance::dance::dance:

Abrs,

Sérjão

Grande Sérgio, me fala mais desse esquema de usar o condensador do uno mille na sw4, a minha sw4 ano 2000 furou o condensador e pretendo trocar ... dá pra usar mesmo?? É do mesmo tamanho ? Os suportes batem? Tem que adaptar ??:pensativo:
Grande Sérgio me responde por favor.:)

yuridocampeche
16/09/2010, 12:28
O técnico disse que haveria a possibilidade de fazer uma solda na trinca do evaporador ... vale a pena?? valores: solda 70,00, mão de obra desmontagem/montagem 200,00.
Abraço Toyoteiro.

Yuri...

o condensador em questão é o núcleo - evaporador. Sim pode comprar, mas atualmente o que é compatível perfeitamente é do Palio , que igual ao de alguns Unos, mas certamente compre o do Palio que dá certinho, sem adaptações. Ele é apenas um pouquinho menor ai coloca um tufo de espuma na parte que falta... fica perfeito e gela tanto quanto o original... valor no mercado de um núcleo zero bala de Palio é entre R$ 350,00 e 450,00 depende da loja, já o da SW4 zerado custa uns R$ 2.000,00... pode colocar e seja feliz. Leva em uma especializada de ar, manda o cara tirar e vai em uma loja que vende radiadores e afins, pede o Palio e olha pra você ver como são iguais ai leva de volta pra loja de ar e manda o cara colocar, a sobra usa espuma e pronto, vai gelar...:dance::dance::dance::dance::dance:

Abrs,

Sérjão

SÉRGIO HOLANDA
16/09/2010, 15:46
Yuri, se ele trincou é porque está desgastado pelo tempo de uso, ou seja, você fazendo o serviço provavelmente vai furar em outro local ai terás o mesmo problema, eu trocaria no seu lugar.

Abrs,

Sérjão

O técnico disse que haveria a possibilidade de fazer uma solda na trinca do evaporador ... vale a pena?? valores: solda 70,00, mão de obra desmontagem/montagem 200,00.
Abraço Toyoteiro.

MarcoNunes
21/09/2010, 22:30
Vanley,
Comprei uma SW4-99, é um carro espetacular. Tô apaixonado neste carro, estou ajustando alguns detalhes como regulagem de valvulas, caixa de direção tinha uma pequena folga. Coloquei o joelho no chão pois comprei uma muito conservada.

ABS,

dpab
21/09/2010, 23:57
PARABÉNS MARCO !!!
Eu tenho uma SW4 1999 também, é um carro espetacular que só tem um defeito:
NUNCA MAIS VC TERÁ MOTIVOS PARA TROCAR DE CARRO !!!
Um abraço, Delfim.

SÉRGIO HOLANDA
22/09/2010, 00:32
Grande comentário...:concordo::concordo::concordo::concor do::concordo:

PARABÉNS MARCO !!!
Eu tenho uma SW4 1999 também, é um carro espetacular que só tem um defeito:
NUNCA MAIS VC TERÁ MOTIVOS PARA TROCAR DE CARRO !!!
Um abraço, Delfim.

Serengetiman
22/09/2010, 12:49
Eu comprei a minha 1998 em 2003 com apenas 7500kms, um achado de verdade, ela está agora com 53000kms, zerada mesmo, só troco óleo, filtros e coloco diesel, como bem colocou o dpab, "nunca mais vc terá motivos para trocar de carro", pensei exatamente nisso desde o dia que dirigi ela pela primeira vêz. Fico imaginando se deve ter coisa mais maravilhosa de dirigir do que uma SW dessas! Que carro fantástico!

SÉRGIO HOLANDA
22/09/2010, 14:53
Meu pai tem uma 2001, comprou zero, está com 290mil km e disse que não existe motivos para trocar de carro... Falou recentemente em comprar uma da Nova só pela questão do câmbio AT, pois disse que está 'velho' :lol::lol::lol::lol::lol:

Eu comprei a minha 1998 em 2003 com apenas 7500kms, um achado de verdade, ela está agora com 53000kms, zerada mesmo, só troco óleo, filtros e coloco diesel, como bem colocou o dpab, "nunca mais vc terá motivos para trocar de carro", pensei exatamente nisso desde o dia que dirigi ela pela primeira vêz. Fico imaginando se deve ter coisa mais maravilhosa de dirigir do que uma SW dessas! Que carro fantástico!

RICARDO SW4 RJ
24/09/2010, 22:22
Bem Vanley, eu sou mais um feliz proprietário de uma SW4 97 que nunca apresentou o menor problema graças a Deus. Comprei a viatura em 2003 com apenas 7500 kms rodados, incrível mesmo e só acreditei quando vi com meus próprios olhos. Hoje ela está com 37000kms ainda como zero km. Já viajei bastante com ela, na verdade uso essa toyota apenas para viajar. Não consigo imaginar outro veiculo nessa categoria que una as qualidades de valentia, conforto e confiabilidade, itens essenciais numa viajem de longa distância por regiões remotas e pouco habitadas. Gosto muito do veiculo e ele na verdade superou em muito as minhas espectativas, tanto é que pretendo ficar com ele ainda por pelo menos uns dez anos. Quem experimenta uma SW4 logo se apaixona e eu não a troco por nenhum outro 4x4. Um abraço

Concordo plenamente...é o melhor carro que ja guiei.....pretendo dar
ele pro meu filho qd ele fizer 18 anos..e ele so tem 2 anos...rs
abraço

J.L
27/09/2010, 23:17
Concordo plenamente...é o melhor carro que ja guiei.....pretendo dar
ele pro meu filho qd ele fizer 18 anos..e ele so tem 2 anos...rs
abraço

Assino embaixo: Realmente somente quem tem, pode saber. Quem vem de carros pequenos e a gasolina, percebe a diferença de comportamento dos motores diesel. Mas é só no primeiro dia. O ronco é música agora. A minha é 99 e está mais nova que muito carro zero. Fazer as manutenções preventivas e só felicidade e muita estrada daqui para frente...

Mamutijba
29/09/2010, 07:43
Comprei minha primeira sw4, o carro e muito bom, mas a mecânica pega, estou com ela a uns 5 mil km, e a viatura esta com uns 198000 mil e do nada bateu o motor, não e problema de aquecimento, falta de óleo ou mal uso, essa e minha 3 viatura com motor disel, tenho um perkins q20b com mais de 500 mil sem mexer, um mwm 229 com 600mil e nunca tive nenhum problema e não por me gavar um pouco de manutenção preventiva em mecânica disel e forma de usar em entendo, agora esse 1kzt me deixou triste, e um motor forte concordo, porem e ruim de media, estou fazendo de 8,5 a 9, acho pouco perto dos outro e agora essa batida. Hoje irei abrir o motor para ver o que e a batida, dependo o que for vocês podem ter certeza, teremos a primeira Toyota sw4, acho eu, com motor MWM ou vai um 229 ou um x10, pois uma coisa eu gostei ela e boa de espaço interno se compararmos com a categoria, e muito boa de andar e dirigir.
Quando ao motor irei abrir e digo a vocês o problema, quem quiser pode acompanhar http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80157
Um forte abraço a todos

Mamuti

rapidius
30/09/2010, 20:28
Olá pessoal

Também comprei uma SW4 97 6 meses atrás.

Estou bem satisfeito com o carro. Tenho usado somente em fins de semana e normalmente estrada, percursos entre 150 e 500 km, com alguma estrada de chão, normalmente subida de morro.

O carro tinha 220.000 km. Rodei 10 mil.

Meu maior medo era o de aquecimento subindo morro (voo de parapente), porém o marcador de temperatura nunca passa de 40%.

Estou muito satisfeito com o carro, está em muito bom estado de conservação. Troquei pneus (bf 31x 10.5), 4 amortecedores, buchas e bieletas dianteiras. O carro quando comprei pulava muito. Melhorou muito, porém ainda estranho quando passo por asfalto esburacado, o carro pula.

Em uma mensagem deste tópico vi uma recomendação sobre trocas de filtros.

Devo trocar o filtro de ar também a cada 5.000km?

Alguém poderia fazer um resuminho de o que trocar de quando em quando?

Tenho uma curiosidade.

Na estrada, o cambio (a alavanca) esquenta. Não a ponto de não poder encostar na alavanca, porém da pra sentir o calor até na perna. Isso é normal?

Estou também procurando o rack, pois veio sem. Tenho procurado em ferro velho e em lojas de usados, sempre perguntando se o lojista vende separado, mas sem sucesso.

Um tempo atrás vi um rack similar, vendido por alguém do RS, porém náo encontrei mais. Alguém tem alguma dica sobre este assunto? Se se pode comprar fora, se o da 4Runner é o mesmo.

Valeu pessoal pelas dicas do forum, são muito úteis.

Fabricio
Rio de Janeiro
SW4 97

righi
30/09/2010, 21:01
vou tentar te ajudar em duas coisas, varete o radiador e troque a válvula termostática, o sistema de arrefecimento deste carro é bem chatinho e causa muitos problemas. Qto ao rack, vai da marca long life, eles tem um específico pra sw4, acho que vai pagar uns 300 paus, os caras do sul são da casa das capotas, preço abusivo.

André Cajarana
01/10/2010, 10:17
Caro Mamuti
Qual ano da sua SW4?

Comprei minha primeira sw4, o carro e muito bom, mas a mecânica pega, estou com ela a uns 5 mil km, e a viatura esta com uns 198000 mil e do nada bateu o motor, não e problema de aquecimento, falta de óleo ou mal uso, essa e minha 3 viatura com motor disel, tenho um perkins q20b com mais de 500 mil sem mexer, um mwm 229 com 600mil e nunca tive nenhum problema e não por me gavar um pouco de manutenção preventiva em mecânica disel e forma de usar em entendo, agora esse 1kzt me deixou triste, e um motor forte concordo, porem e ruim de media, estou fazendo de 8,5 a 9, acho pouco perto dos outro e agora essa batida. Hoje irei abrir o motor para ver o que e a batida, dependo o que for vocês podem ter certeza, teremos a primeira Toyota sw4, acho eu, com motor MWM ou vai um 229 ou um x10, pois uma coisa eu gostei ela e boa de espaço interno se compararmos com a categoria, e muito boa de andar e dirigir.
Quando ao motor irei abrir e digo a vocês o problema, quem quiser pode acompanhar http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80157
Um forte abraço a todos

Mamuti

ale.sandro
01/10/2010, 20:00
Olá pessoal,

Depois de muito ler e aprender aqui no Fórum, acabei comprando uma Hilux Sw4 com o famoso motor 1KZ-TE, claro que no início eu fiquei bastante receoso com as histórias de aquecimento, hoje, depois de ter rodado praticamente 20.000 km em trilhas de areia, travessias de alagados, rodovias e estradas esburacados aqui na Rota das Emoções ( Jericoacoara/CE - Delta do Parnaíba/PI - Lençois Maranhenses/MA) transportando principalmente estrangeiros, acredito na boa marca da Toyota. Praticamente nada aconteceu com o carro, apenas 1 bieleta da suspensão dianteira quebrada. Agora, claro, ela recebe uma manutençao digna, troco regularmente o óleo, filtros e muito banho de água doce. Hoje adquiri os amortecedores traseiros diretamente na concessionária, a única coisa ruim é que vai demorar quase 10 dias para chegar, mas de história positiva, é só elogios para o carro que se mostra cada vez mais confiável.

Outro ponto positivo é a capacidade de atravessar obstáculos, donos de Willies, Band's. Jpx's etc... que me perdoem (inclusive já fui um de vocês) mas que onde a gente passa com conforto dentro de uma SW4, já ví muito carro de mecânica do século passado penar para atravessar. É necessário muita, mas muita adaptação para chegar no poder que temos com Suspensão indepentente e Eixos equipados com Limitador de Escorregamento etc...

Pontos negativos... a minha não têm um controle muito preciso do Ar-Condicionado ( acho que isso se resolve somente nas 2001 em diante) mesmo aqui no calorzão do Nordeste é comum eu ter de ficar desligando o ar para não congelar dentro do carro.

A luz gerada pelos faróis deixa a desejar, estou pesquisando as soluções sugeridas pelos colegas aqui no Fórum, mas acho que o negócio é colocar logo uns faróis auxiliares.

Abraços a Todos

Alessandro
:)Feliz da vida com sua SW4 99

eaimi
27/06/2011, 22:28
Esta é minha primeira postagem neste site. tenho uma 97 acho q a 4 anos. comprei com 120 mil km e ja esta com 280 mil e com toda potência. já fui com ela 2 x ao Chile e sou apaixonado pelas Hilux. Tive antes uma SR5 99 que peguei zero e rodei 400 mil kms, foram 4 travessias pelo Atacama e mais duas na patagonia indo a Pucon. O que deu com esta agora é a bomba da direção que começou a sumir o fluido e zoar. mas não aparecia fluido no chão. seria melhor isto pois o liquido estava indo pro carter a bomba que é acoplada no carter e pelo retentor estava passando fluido. então , se zoar a direção e o liquido sumir, confere a vareta pq ele pode estar no carter. recondicionei a bomba mas esta zoando denovo. o lance é por uma peça nova de preferência. Estou indo para os vulões em agosto e busco uma bomba. quem souber de algo... Sorte