PDA

Ver Versão Completa : AP e embreagem - adaptação



DeXteR
15/06/2007, 20:27
Olá Camaradas!

Estou com o russinho na oficina pra colocar um AP 1.8 e surgiu uma dúvida do meca: precisa fazer alguma adaptação na embreagem do Niva sendo q o motor AP q eu vou usar é de um apollo 91? segundo ele, a embreagem do apollo tem o sistema de acoplamento invertido, igual ao do golf... é q eu ainda nao recebi, mas sera q no kit de adaptação do AP já vem alguma peça pra resolver esse problema? ou vou precisar colocar trocar o sistema de embreagem?

valeu mais uma vez pessoal

Marcio Rossetto
17/06/2007, 15:50
Quando adaptei o meu , eu mesmo , tive que fazer o seguinte :

O disco de embreagem tem que ser o original do Niva ou do tempra , mas me lembro que se voce usar o platô Sacs ( não me lembro se é assim que se escreve ) serve o disco do tempra . Agora se o Platô for luck não serve .

Resumindo : voce usa o Platô de embreagem Volks ( melhor do santana 2000 ) e o disco do Niva .

Opção 2 :Plato Sacs e disco do tempra .

Agora tem o seguinte , O platô original do Niva , tem um apoio no chapeu chinês para girar o rolamento de encosto .

Como no platô Volks não tem , tem que se fazer um ajuste no parafuso de apoio do garfo ( parafuso que fica dentro da caixa seca e apoia o garfo da embreagem )


Resumindo : voce tem que tirar o parafuso original e trocar por um mais longo ( aproximadamente o dobro de comprimento )

Corta a ponta do parafuso original e solda em um mais longo .

Nos Kits novos do Bacelar parece que ja vem outro garfo ou um parafuso de apoio novo .

Se não fizer isso , não ira permitir regulagem da embreagem .

Nivoide
18/06/2007, 09:53
No meu tenho probelmas sérios com regulagens, o que sempre depois que jateio com água forte dentro da caixa seca melhora...ou seja o problema de aterramento novamente. Percebo que o cilindro empurra uns 30~40 mm a haste da embreagem mas ela só pega lá embaixo...outra coisa: noto que qdo ela ësquenta"piora significativamente o desacoplamento....o que poderia ser?

Mauricio Rossetto
14/07/2007, 11:03
Camaradas, revendo as mensagens aqui no forum com as adaptações de cada um, resolvi optar pelo motor AP2000. O custo benefício a médio prazo (só ando com o Niva) será melhor com o AP.
Então se alguém souber de um motor AP2000 para vender ou fazer rolo (tenho um motor 1.6 de Niva com 80 mil rodados, com 0,7mm de cabeçote rebaixado e polia regulável SOBE)
Tinha um camarada aqui no forum com um KIT de adaptação do AP pro Niva, alguém sabe se já fez negócio?