PDA

Ver Versão Completa : Onde a 4x4 vai que a 4x2 não vai.....(exceto trilhas off-road)

ramonpoa
15/06/2007, 11:36
Minha Opinião:
Nos últimos anos sempre tenho tido carros 4x4 (ranger, tracker, agora uma hilux... além de uma defender e vitara que uso para trilhas)...

Muitas discussões se fez acerca de 4x2 ou 4x4, Lógico que prefiro um 4x4 (e os compro assim).

Contudo, nos últimos anos, tenho feito várias experiências em andar 'somente no 4x2 enquanto todo mundo ao meu lado está no 4x4....

Atoleiros leves, estradas com lama, areia, etc....

Conclusão: exceto nas situações off-road mesmo (trilhas e não estradas) a 4x2 se saiu bem na maioria das situações....

Retornei agora, dia 10 de junho, de uma viagem com a Hilux pela Carretera Austral (sul do chile), Ruta 40 - Patagônia e Ushuaia.....

Fiz toda a carretera Austral e Ruta 40 (muitos trechos com neve, chuva e etc....) no 4x2.... patinou muitas vezes, notadamente em curvas em cutuvelo em subidas... mas foi.... (isso com pneus 80/20), mais de asfalto.

Na Terra do Fogo, indo para Ushuaia, é que andei com os 4x4, mesmo em asfalto, porque era dezenas de acidentes por causa do gelo na pista. Mas mesmo lá.... acho que o 4x2 ia.... (tanto que vi cross fox andando por lá).

Assim, apesar de ter uma 4x4 e achar o caminho em termos de pickups.... uma 4x2, escorregando aqui e ali, viaja a América Latina inteira sem problemas....

Ademais, atoleiro brabo, taca uma corrente na traseira, que passa onde uma tracionada também vai penas....

Portanto, confrades que tem 4x2, podem se aventurar, em minha opinião, sem medo, pois exceto as tilhas off-road.. no resto elas se viram bem ...

themoteo
15/06/2007, 11:52
Ramonpoa,

acredito que um 4x2(não necessariamente um 4x4 andando em 4x2) pode ir em todo lugar que o 4x4 vai... já ví corsa, gol e celta andando em dunas em jericoacoara que só acreditei porque ví...
Mas aí vem o problema da segurança...comovocê mesmo falou, derrapou algumas vezes, e uma dessas vezes poderia ter sido a última:(...

Você pode tentar e até conseguir escalar uma montanha só de bermuda e chinelo...

No meu caso, sempre possui carro 4x2(logus, Vectra, e etc) e depois que conheci o que é andar num 4x4(meu primeiro foi uma Tracker 2001 TD) acredito que não volto pra 4x2 nunca mais, e atualmente nem volto mesmo porque a Prado não tem a opção de 4x2.
Mas concordo com você que, com cuidado e de preferência em grupo, dá pra passear bastante pelo litoral(que é o que curto mais) ou outras trilhas com um carro 4x2 ou em 4x2.

Valeu

abreu
15/06/2007, 12:51
Eu gostava mto de andar 4x2 na Ranger... Só passava a 4x4 quando era realmente necessário...
Assim, beirinha de praia, estrada de terra, laminha mto leve, de 4x2 ainda vai...
Mas qualquer coisinha mais pesada, ela começa a destracionar e tem que usar a 4x4...

Um fato interessantíssimo é que certa vez, na praia de Malembá eu não consegui passar na 4x2 onde um Palio 1.0 passou... E tentei várias vezes, todas sem sucesso! Tenho até um video desse feito! Por ter a trazeira mto leve, a pick-up em 4x2 é ruim pra caramba em areia mto fofa.
O Paliozinho passou na boa!

Tenho até uns videos de um Palio 1.0 subindo uma duna relativamente grande!
Hehehe, mto massa, o bixinho a uns 120Km/h fazendo a subida da duna (Tem que ter embalo neh!)

Abraços.

Gouveia
15/06/2007, 13:49
Tenho uma 4x2 e me aventuro em algumas estradas ruins.. mas o problema da picape 4x2 é que a traseira é muito leve, se vc está num terreno acidentado em que a traseira está sem muito contato com o chão, vc vai ficar... não tem como sair, no mínimo tem que pedir pra uns amigos subirem na caçamba...

O ideal é a 4x4, mas pra muitas expedições e passeios, uma 4x2 dá conta. principalmente se tiver uma 4x4 junto pra tirar do sufoco.. hehe

murilloaquino
15/06/2007, 14:01
As 4x2 tambem servem quando estão embaladas.Agora, em locais ond não se pode embalar, atoleros profundos e outros, é muuito dificil sair com uma 4x2.
tive uma frontier assim, e o sufoco q agente passa, não compensa messsmo

Robram
15/06/2007, 14:40
Um caso simples, em que uma 4X2 teria problemas:
Imagine uma rampa em declive acentuado, onde vc nao consegui-se fazer a volta, e tivesse de dar re.
Isso ja aconteceu comigo inumeras vezes, na terra, em hoteis, e por ai vai...
So saiu com a traçao.

MARCELO VITARA SUBMARINO
15/06/2007, 15:33
Tive um s10 4x2, Deus me livre...... Se "mijasse na roda ela atolava". Não compensa comprar pickup 4x2, a não ser que fique com ela somente no asfalto ou estradinha de sítio, mesmo assim se tiver um aclive e chuveu, fudeu.

Abs

offroad
15/06/2007, 17:17
Acho q 90% vc resolve no braco e/ou motor, basicamente 4x4 faz diferenca em trilhas com erosao e lama. Lugares escorregadios, claro q com 4x4 eh + facil, mas a 4x2 tb vai. Depende seu uso, a 4x2 eh muito + viavel. + barata, - pecas p/ quebrar e vc pode conseguir um curso fantastico na suspensao. Claro q tudo isso eh uma combinacao de $$$. Mas com certeza vc pode ter muita diversao com uma 4x2 q nao teria em um 4x4.:concordo:

http://www.youtube.com/watch?v=SZLj3GPwP3s

ateh criancas se divertem em 4x2..rs
http://www.youtube.com/watch?v=VFnf17cp3Eg

Walter L. L. Casitta
15/06/2007, 17:50
Aqui em BH tem um monte de ruas que um uno sobe e uma picape 4x2 só sobe com peso na caçamba. Se estiver chovendo, só 4x4 sobe... Estou falando de ruas pavimentadas...

abreu
15/06/2007, 18:25
Um caso simples, em que uma 4X2 teria problemas:
Imagine uma rampa em declive acentuado, onde vc nao consegui-se fazer a volta, e tivesse de dar re.
Isso ja aconteceu comigo inumeras vezes, na terra, em hoteis, e por ai vai...
So saiu com a traçao.
Aconteceu exatamente isso com meu tio na nossa casa de praia...
O estacionamento é inclinado e de paralelepipedo, estava molhado, a S10 não conseguia dar ré, nem sair para frente pois tinha a parede.
Tive que arrasta-la com o Troller.

Abraços.

srgrande
15/06/2007, 19:31
'Nao uso a 5ª marcha de meu carro, fui em todos os lugares em que os outros estavam em 5ª mas usei so ate a 4ª marcha... P que 5 marchas?"
Absurdo.
Nem vou comentar este topico, passo!

Lucas Nassif
15/06/2007, 19:47
Aqui em BH tem um monte de ruas que um uno sobe e uma picape 4x2 só sobe com peso na caçamba. Se estiver chovendo, só 4x4 sobe... Estou falando de ruas pavimentadas...

Grande Walter, pelo seu comentário eu me lembrei de uma coisa que aconteceu comigo e meu pai a pouco tempo.
Estávamos no Shopping Del Rey, com a hilux AT. Sabe aquela saída do estacionamento coberto, naquela descida onde até tem um ponto de táxi?? Saindo dela, e virando a primeira esquerda, tem uma subidinha de asfalto, aparentemente fácil. Acontece que nesse dia estava chovendo. O transito estava engarrafado (BH é foda:mrgreen:). Aí na hora de encarar o morrinho, eu vi que o carro da frente estava beeeem devagar. Achei que o carro tinha morrido ou coisa parecida. Aí o cara encostou e vi que tinha mais uns 5 praticamente PARADOS, patinando!!!! Olhei para aquilo e nao acreditava no que via!:putz: Aí eu acelerei normal para sair (até ai estava parado, esperando os carrinhos pequenos encostarem). Poisé, quando acelerei, ela foi normal, mas no topo do morro ela começou jogar traseira e patinar...lembro que chegou a ficar paradinha e as rodas patinando. Aí meu amigo, foi so puxar a alavanca de tração e partir pro abraço! Só sei que se ela não fosse 4x2 eu tinha me fudido naquele dia, já que se patinasse, tinha que voltar, e atras de mim tinha mais uns 3 ou 4 carros, tudo engarrafado, e todos patinando!!

Abraçoss :concordo:

rogeriomasih
15/06/2007, 20:14
Os vídeos estão no youtube? tem como disponibilizar?

Eu gostava mto de andar 4x2 na Ranger... Só passava a 4x4 quando era realmente necessário...
Assim, beirinha de praia, estrada de terra, laminha mto leve, de 4x2 ainda vai...
Mas qualquer coisinha mais pesada, ela começa a destracionar e tem que usar a 4x4...

Um fato interessantíssimo é que certa vez, na praia de Malembá eu não consegui passar na 4x2 onde um Palio 1.0 passou... E tentei várias vezes, todas sem sucesso! Tenho até um video desse feito! Por ter a trazeira mto leve, a pick-up em 4x2 é ruim pra caramba em areia mto fofa.
O Paliozinho passou na boa!

Hehehe, mto massa, o bixinho a uns 120Km/h fazendo a subida da duna (Tem que ter embalo neh!)

Abraços.

rogeriomasih
15/06/2007, 20:20
Acho que a maior diferença não está nem no PASSA x NÃO PASSA, mas sim na questão de que se FICAR, a 4x4 SAI e a 4x2 vai dar MUITO mais trabalho para sair.

Engels Kbça
15/06/2007, 20:58
Quando era "zequinha" do meu pai, ele tinha picape Band 1970, e costumava tirar o cardan dianteiro(não tinha RL) para andar melhor no asfalto. Mas quando entrava em estradas ruins o velho não corria pra colocar o cardan, e a Band ia bem no 4x2, mas quando atolava, aí o "Zequinha" aqui tinha que entrar embaixo da Band, na lama pra colocar o bendido cardan e eu tinha apenas 14 anos. :idea::idea:Hoje adoro as "Rodas Livres".
Também tive uma F 100, motor 4 cilindros,OHC.Com essa picape fazia semanalmente uma viagem de 130 km de ida ,pro sitio, onde 50 eram de terra e quando chovia....patinava muito, mas não atolava. Na volta carregado passava bem nos atoleiros, mas tem que ter braço.

Abração

Edintruder
16/06/2007, 10:30
Ontem eu tava indopro serviço pela praia e como o mar está de ressaca (revolto e maré alta) quando eu cruzei para pegar o asfalto junto aos molhes da barra do cassino (entrada da lagoa dos patos) eu me meti num bolo fofo. A dianteira agarrou direto, que eu vinha em 4x4hi e nem a primeia marcha teve força para continuar. REduzi rápido e engatei a ré assim que a luz 4x4Low acendeu, foi aminha sorte sair, senão ia passar a manhã inteira atrás de um trator para me tirar dali.
Se fosse 4x2 nem sonhando eu ia pela praia num dia assim!!!
Na volta eu até parei para filmar o local onde eu me enterrei e quando meti o pé enterrei o 44 até canela...

Edintruder
17/06/2007, 20:57
Em anexo está o vídeo do tal "bolo fofo" que tinha na praia aonde eu passei indo para o serviço. Na volta parei perto e fiz esse vídeo. Não reparem o som, o problema é que estava entrando a tal tempestade no litoral e o vento estava passando de 60 km/h com rajadas de 84km/h. Isso é Praia do Cassino no inverno!
Se eu tivesse de 4x2 tinha me lascado bonito!

FlavioLouveira
18/06/2007, 10:43
Em anexo está o vídeo do tal "bolo fofo" que tinha na praia aonde eu passei indo para o serviço. Na volta parei perto e fiz esse vídeo. Não reparem o som, o problema é que estava entrando a tal tempestade no litoral e o vento estava passando de 60 km/h com rajadas de 84km/h. Isso é Praia do Cassino no inverno!
Se eu tivesse de 4x2 tinha me lascado bonito!

nao sei se vai fazer sentido a muitos aqui, mas tem aquela frase.....
^
``Quando tudo vai bem, tudo vai bem``.....

ou seja, quando a coisa aperta, que o 4x4 realmente faz a diferença...

themoteo
18/06/2007, 11:05
nao sei se vai fazer sentido a muitos aqui, mas tem aquela frase.....
^
``Quando tudo vai bem, tudo vai bem``.....

ou seja, quando a coisa aperta, que o 4x4 realmente faz a diferença...

Claro que faz sentido...
Tração nas quatro rodas não é um ítem apenas de esportividade, um diferencial que faz com que seu carro chegue onde alguns outros não chegam. Uso o 4x4 como um ítem de segurança, como o cinto, o air-bag e por aí vai...

freitasjr
18/06/2007, 11:48

Abreu, bota esse vídeo lá no youtube e passa o link aqui p/ gente Ok.:concordo:

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Vinicius4x4
18/06/2007, 13:41
em 4X2, da para atolar em grama molhada ......hehehe

e como já foi dito, o veículo 4x2 pode até ir onde um 4x4 vai, mas se o com tração nas 2 rodas atolar....... ja viu :parede::parede::parede:
enquanto um 4x4 vai e na maioria dos casos tendo o motorista alguma habilidade, sai sozinho de qualquer lugar:dance::dance::dance:
se não existisse tanta diferença, os carrinhos como cross fox e afins, dariam pau em jipes, trollers, l200, toyotas ....

na minha humilde opinião, carro 4x2 deve ser usado na cidade e em estradas de chão.....em bom estado de tráfego

qualquer local onde tenha subidas, lama, areiões, rios e etc.ou seja, qualquer lugar um pouco mais "pesado"...... deve ser 4x4.

abraços a todos

Gouveia
18/06/2007, 19:49
em 4X2, da para atolar em grama molhada ......hehehe

na minha humilde opinião, carro 4x2 deve ser usado na cidade e em estradas de chão.....em bom estado de tráfego

qualquer local onde tenha subidas, lama, areiões, rios e etc.ou seja, qualquer lugar um pouco mais "pesado"...... deve ser 4x4.

abraços a todos

Concordo... off road é 4x4 não dá pra negar... mas passar de 4x2 com pneus MUD por lugar onde 4x4 com pneus ST nao passou é igual dar pau em opala 6cil com um opala 4cil, hehe

quanto mais difícil, melhor a recompensa...

Mas é lógico que ninguém escolhe 4x2 pra andar no barro por opção ou por falta dela (como o diesel x gasolina) e sim por necessidade... Eu mesmo que gosto tanto de gasolina, já me perguntei várias vezes se vale a pena adaptar o 4x4 na minha ou comprar uma diesel nova.. (só quero nova, quero ser o primeiro a peidar no banco - que elegância! huahauhaau)

ariel kleinubing
19/06/2007, 10:01
Fizemos uma trilha até o Salto do Yucumã, neste final de semana, 350 km. Fomos em uma ranger (eu), uma bandeirantes 95, uma hylux, uma f75, uma pajero, dois jipes e oito rurais. Todos veículos 4x4, exceto minha ranger que é 4x4, mas não consegui arrumar o módulo da tração, ou seja, não conseguia engatar,fiz tudo em 4x2, Uso pneus 33, mud. Tenho jeep e não tenho dúvidas que o melhor é 4x4. O caminho era basicamente estradas interioranas, com trechos bastante embarrados, subidas ingremes e com pedras soltas, bem como um trecho de trilha leve/média, com um rio e logo após uma subida com pedras escorregadias e ingreme. O que chamou a atenção foi o seguinte: em diversos locais a Ranger em 4x2 passava mais facil que outros veículos. Por exemplo, no rio que passamos, com barro na entrada e com correnteza forte, a ranger passou com certa dificuldade, mas ainda mais fácil que outros 4x4, mais baixos e com pneus não agressivos. Neste rio a agua cobriu o capo. Na subida logo após, a bandeirantes teve que tentar duas ou tres vezes para subir, a ranger subiu na primeira, logicamente que mais exigida que os outros. Conclusão: 1) pneus fazem uma enorme diferença, 2) altura é um diferencial, 3) perícia é fundamental e 4) em 4x2 o veículo é muito mais exigido para passar, logicamente.

themoteo
19/06/2007, 17:28
Fizemos uma trilha até o Salto do Yucumã, neste final de semana, 350 km. Fomos em uma ranger (eu), uma bandeirantes 95, uma hylux, uma f75, uma pajero, dois jipes e oito rurais. Todos veículos 4x4, exceto minha ranger que é 4x4, mas não consegui arrumar o módulo da tração, ou seja, não conseguia engatar,fiz tudo em 4x2, Uso pneus 33, mud. Tenho jeep e não tenho dúvidas que o melhor é 4x4. O caminho era basicamente estradas interioranas, com trechos bastante embarrados, subidas ingremes e com pedras soltas, bem como um trecho de trilha leve/média, com um rio e logo após uma subida com pedras escorregadias e ingreme. O que chamou a atenção foi o seguinte: em diversos locais a Ranger em 4x2 passava mais facil que outros veículos. Por exemplo, no rio que passamos, com barro na entrada e com correnteza forte, a ranger passou com certa dificuldade, mas ainda mais fácil que outros 4x4, mais baixos e com pneus não agressivos. Neste rio a agua cobriu o capo. Na subida logo após, a bandeirantes teve que tentar duas ou tres vezes para subir, a ranger subiu na primeira, logicamente que mais exigida que os outros. Conclusão: 1) pneus fazem uma enorme diferença, 2) altura é um diferencial, 3) perícia é fundamental e 4) em 4x2 o veículo é muito mais exigido para passar, logicamente.

Concordo com tudo que você falou...e só complemento em relação à segurança, não apenas nas trilhas, mas em qualquer lugar.

SÉRGIO HOLANDA
19/06/2007, 17:53
Caros amigos do Fórum 4X4,

o fórum é 4X4, então porque pensar em 4X2...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

se for pra andar em 4X2 e em algum terreno ruim, certamente vou de CrossFox, porque terei 10X menos problemas do que ir com uma Pickup 4X2, e apenas terei uns arranhões e amassados por baixo, mas garanto que chego aonde a Pickup 4X2 não chega...e amigos, falo isso por experiência propria...não tô falando por falar...Já rodei 440.000km em uma Saveiro AP1.6 e paralelamente andava em uma D20, que rodei 300.000km (ambas perdi em assalto) e muitas vezes não conseguia passar de D20 e quando ia de Saveiro (com pneus off road e as vezes correntes), passava, principalmente em subidas de terras e barreiras e quando chovia, putz, nem se fala...

Grande abraço,

Walter L. L. Casitta
19/06/2007, 17:56

se for pra andar em 4X2 e em algum terreno ruim, certamente vou de CrossFox, porque terei 10X menos problemas do que ir com uma Pickup 4X2, e apenas terei uns arranhões e amassados por baixo, mas garanto que chego aonde a Pickup 4X2 não chega...

X2!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

murilloaquino
19/06/2007, 18:07
OS carros com tração dianteira e motor dianteiro, andam melhor que pick-ups com tração traseira e motor dianteiro

joão k. chikui
19/06/2007, 19:25

se for pra andar em 4X2 e em algum terreno ruim, certamente vou de CrossFox, porque terei 10X menos problemas do que ir com uma Pickup 4X2, e apenas terei uns arranhões e amassados por baixo, mas garanto que chego aonde a Pickup 4X2 não chega...e amigos, falo isso por experiência propria...não tô falando por falar...Já rodei 440.000km em uma Saveiro AP1.6 e paralelamente andava em uma D20, que rodei 300.000km (ambas perdi em assalto) e muitas vezes não conseguia passar de D20 e quando ia de Saveiro (com pneus off road e as vezes correntes), passava, principalmente em subidas de terras e barreiras e quando chovia, putz, nem se fala...

Grande abraço,

Sergiolanda
Tb tive muito tempo D-20 Turbo, e apesar de ter LSd , para andar em terra/barro tinha que andar com 150 kg de areia na traseira. Uma vez na serra da Canastra, com chuva, tive inclusive que abrir a tampa traseira e colocar os sacos na tampa , de modos a transferir peso para o eixo motriz.
Como toda D-20 que conheci, jamais deu manutenção, mas o seguro teve que pagar o preju(roubo mão armada).

SÉRGIO HOLANDA
19/06/2007, 19:41
É verdade joão,

eita carrinho roubado:!::!::!:

no meu caso foi pior, pois fazia 1 semana que o seguro tinha acabado e eu estava indo leva-la no outro dia para trocar em uma F4000...prejuizo total...como nunca deixara de ter seguro e o carro estava guardado em casa não me preocupei, mas no caminho da loja já era...recebi uma proposta do delegado da roubo e furtos na época para pagar 30% do valor do carro e ele se comprometia em "achar" a D20...pois é perdi o carro, pois não faço conluio com bandido e o delegado foi preso 2 meses depois como integrante de uma grande quadrilha que roubava carros em PE e mandava pro Norte e dava golpes em seguradoras...

já a Saveirinho recebi o seguro e depois da D20 nuca mais fiquei 1 minuto sem ter o carro segurado...

abrs,

Sérgio Holanda
ps. a D20 foi o melhor carro fabricado pela GM até hoje...

Sergiolanda
Tb tive muito tempo D-20 Turbo, e apesar de ter LSd , para andar em terra/barro tinha que andar com 150 kg de areia na traseira. Uma vez na serra da Canastra, com chuva, tive inclusive que abrir a tampa traseira e colocar os sacos na tampa , de modos a transferir peso para o eixo motriz.
Como toda D-20 que conheci, jamais deu manutenção, mas o seguro teve que pagar o preju(roubo mão armada).

Bianor
19/06/2007, 19:58
Realmente é muito eficiente um carro com tração dianteira e motor dianteiro, do que uma pickup com tração traseira e motor dianteiro e geralmente um longo entre-eixos.
Uma coisa que faria diferença seria o Limited Slip Diferential, a discos de fricção DANA TRAC-LOK, infelizmante a GM calibra os dela com apenas 20% de bloqueio que poderia chegar aos 32%. O usuários ainda poem óleo 90 no diferencial para ferrar mais, aih já era.
Tambem já aparecem LSD para os motores AP quem sabe um Cros-FOX com LSD andaria bem.
Mas na areia não tem como não ser 4x4.
Sds

JORIS
19/06/2007, 20:16
Sinceramente não tem cabimento falar que o 4x2 vai bem em situações fora de estrada, você em determinadas situações pode até acompanhar um 4x4 em algumas trilhas leves (tem trilhas que fazemos que sempre quebra a tração de alguma viatura e nem por isso ela desiste da trilha), agora a que custo isso é possível, muitas vezes além da tração a viatura perde embreagem, força demais o cardão e diferencial traseiro, muitas vezes onde o 4x4 passa bem aliviado, pra ir de 4x2 tem de ir com motor cheio, já presenciei várias vezes veículos com a tração dianteira avariada que passou por situações de muito risco, saindo da trilha e caindo em barrancos ou na mata lateral, na minha opnião com um bom braço realmente o 4x2 faz muita coisa, porém há um grande risco de ter prejuízos.

Murillus
02/10/2007, 19:05
OS carros com tração dianteira e motor dianteiro, andam melhor que pick-ups com tração traseira e motor dianteiro

nem sempre... se estiverem vazios sim, mas se a pickup tiver com peso na trazeira ela vai rodar muito melhor que um carro de tração dianteira, mesmo 4x2...

Murillus
02/10/2007, 19:07
... na minha opnião com um bom braço realmente o 4x2 faz muita coisa, porém há um grande risco de ter prejuízos.

concordo...

JairoM
02/10/2007, 19:19
Na hora de vender, a 4x2 vai num lugar que a 4x4 nunca vai.....

Vai lá na parte debaixo da tabela.... baratinha - baratinha, quase sem comprador.....

É sempre assim: Gostei da pickup, mas se fosse uma 4x4....

Lucas Nassif
02/10/2007, 19:34
nem sempre... se estiverem vazios sim, mas se a pickup tiver com peso na trazeira ela vai rodar muito melhor que um carro de tração dianteira, mesmo 4x2...

Por isso que já vi muito picapeiro rodar com alguns sacos de areia na caçamba, pra ter estabilidade melhor (pular menos) e ter mais tração, principalmente ao subir algum 'barranco' de ré.

ABrss

shimomoto
02/10/2007, 19:35
Na hora de vender, a 4x2 vai num lugar que a 4x4 nunca vai.....

Vai lá na parte debaixo da tabela.... baratinha - baratinha, quase sem comprador.....

É sempre assim: Gostei da pickup, mas se fosse uma 4x4....

X2...concordo...Acho que nem tanto o preço...mas sim a dificuldade de vender...E vamos e venhamos, picape usada não é a coisa mais simples do mundo vender.

Abraços

Loyer
02/10/2007, 21:44
X2...concordo...Acho que nem tanto o preço...mas sim a dificuldade de vender...E vamos e venhamos, picape usada não é a coisa mais simples do mundo vender.

Abraços

X3!!!!!!!!

Loiro
03/10/2007, 15:16
X3!!!!!!!!

X4!!!!!!!!!
Absolutamente correto!
Abraço:concordo:

Murillus
07/10/2007, 15:41
X4!!!!!!!!!
Absolutamente correto!
Abraço:concordo:

X5 !!!!!!!!!!!!!

mas ... é mais por questao de segurança mesmo...

Ontem eu tava indopro serviço pela praia e como o mar está de ressaca (revolto e maré alta) quando eu cruzei para pegar o asfalto junto aos molhes da barra do cassino (entrada da lagoa dos patos) eu me meti num bolo fofo. A dianteira agarrou direto, que eu vinha em 4x4hi e nem a primeia marcha teve força para continuar. REduzi rápido e engatei a ré assim que a luz 4x4Low acendeu, foi aminha sorte sair, senão ia passar a manhã inteira atrás de um trator para me tirar dali.
Se fosse 4x2 nem sonhando eu ia pela praia num dia assim!!!
Na volta eu até parei para filmar o local onde eu me enterrei e quando meti o pé enterrei o 44 até canela...

já pensou se nao tiivesse uma reduzida...

Edintruder
07/10/2007, 16:12
X5 !!!!!!!!!!!!!

mas ... é mais por questao de segurança mesmo...

já pensou se nao tiivesse uma reduzida...

X6!

Pior ainda se fosse 4x2...

Murillus
09/10/2007, 14:54
X6!

Pior ainda se fosse 4x2...

Ontem eu ouvi falar que tem uma galera querendo fazer um rally 4x2 aqui no ceara... vai ser legal de ver a marmota... ja pensou estes caras andando na piçarra e rabeando nas curvas... vai ser show...

Edintruder
10/10/2007, 13:03
Já coloca uma placa na tua viatura: Desatolo por R$10,00!!! Mas acredito que essa trilha seja no centro da cidade, correto? Ahahaha!

ramonpoa
10/10/2007, 16:42
pois é... eu que comecei este tópico, e lá no início, esse camarada disse tudo...

Você pode tentar e até conseguir escalar uma montanha só de bermuda e chinelo...

acredito que um 4x2(não necessariamente um 4x4 andando em 4x2) pode ir em todo lugar que o 4x4 vai... já ví corsa, gol e celta andando em dunas em jericoacoara que só acreditei porque ví...

e não vai precisar desatolar não..... (e R$ 10,00 mangos tá barato demais..)

Murillus
10/10/2007, 18:11
... e R$ 10,00 mangos tá barato demais...

kkkkkk... desatolar com este preço camarada só se for com um jequinha...

themoteo
11/10/2007, 10:47
Ontem eu ouvi falar que tem uma galera querendo fazer um rally 4x2 aqui no ceara... vai ser legal de ver a marmota... ja pensou estes caras andando na piçarra e rabeando nas curvas... vai ser show...

Rally de 4x2 é tão antigo, ou até mais, que os de 4x4. E com certeza o fato de rabear e etc é que faz ficar mais emocionante. Como é uma competição, quanto mais complicado melhor e os carros são preparados para tal.

themoteo
11/10/2007, 10:50
pois é... eu que comecei este tópico, e lá no início, esse camarada disse tudo...

e não vai precisar desatolar não..... (e R$ 10,00 mangos tá barato demais..)

Ramon,
Eu estava pensando, como no tópico você colocou .(exceto trilhas off-road)

o que sobrou então?

Acho que quase todo mundo, inclusive eu, acabou postando levando em conta todo tipo de trilha, mas se não contar as trilhas off-road só sobra as on-road, mas aí todo carro vai:pensativo:

Edintruder
11/10/2007, 10:51
Mas claro que é clássico. Mas até imagino a cena, só vai dar Crossfox, Ecosport, Palio Adventure, Peugeot Escapade... Eu me metia em muito buraco de Monzão mesmo!

themoteo
11/10/2007, 10:57
Mas claro que é clássico. Mas até imagino a cena, só vai dar Crossfox, Ecosport, Palio Adventure, Peugeot Escapade... Eu me metia em muito buraco de Monzão mesmo!

Aí é que tá. Eu acho que não são carros comuns, e muito menos esses maquiados de off-road que participam. Acredito que sejam carros preparados especificamente para esse tipo de competição.

Murillus
11/10/2007, 15:01
Rally de 4x2 é tão antigo, ou até mais, que os de 4x4. E com certeza o fato de rabear e etc é que faz ficar mais emocionante. Como é uma competição, quanto mais complicado melhor e os carros são preparados para tal.

Sei disso... mas fiquei a imaginar a cena...
Se já é dificil correr com o 4x4h imagine so de 4x2...
Na europa, vi alguns campeonatos de enduro onde os caras eram muito loucos mas salvo engano a maioria tem tração trazeira ou fulltime...
No brasil carro pequeno, excetuando o fusca, todos tem tração dianteira...

themoteo
11/10/2007, 15:12
Na europa, vi alguns campeonatos de enduro onde os caras eram muito loucos mas salvo engano a maioria tem tração trazeira ou fulltime...

Volto a chamar a atenção. Esses carros não são carros comuns, do dia a dia. São carros preparados, modificados para competição.

SÉRGIO HOLANDA
11/10/2007, 15:14
:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Murillus,

acho que você quer dizer motor traseiro, pois tração tem os chevetes, marajó, os opalas (mesmo não sendo pequeno), Brasilias, e outros das antigas...

Gotaria de lembra que o campeonao mundial de Rally existe a categoria 4x2, e no própio Paris-Dakar, leia-se Lisboa-Dakar, a Ford corre de bugão, ou se ja 4x2... e o primeiro Touareg da VW no Rally era 4x2...

Sérjão

Murillus
11/10/2007, 17:58
... acho que você quer dizer motor traseiro ...

foi mal... isso mesmo...

FRanger
13/10/2007, 08:43
Tive uma Ranger 2.5 que não tinha o LSD no eixo traseiro. Em situaçãoes como grama molhada em aclive ela começava a patinar e era necessário ligar a tração.
As picapes ou utiltários com tração esclusivamente traseira e com motor na dianteira não tem lastro para tracionar realmente são piores que um Pálio 1.0 para passar em vários tipos de situação fora de estrada.
Abraços,
FRanger

Murillus
15/10/2007, 15:35
é por isso que faço como dizem por aqui

cada qual com seu cada qual...

Barbara Lima
07/09/2010, 23:31
Queridos amigos, sou apaixonada por carros porém só este ano, ao completar 18 anos vou ter a oportunidade de adquirir um carro! Estou pensando no Tucson, gosto muito de praia e viajo bastante o carro é 4x2 e gostaria de saber se posso ao menos percorrer com ele na beira mar (sem ser areia fofa) sem correr o risco de atolar, beijos :* obrigada!

Edintruder
08/09/2010, 11:42
O Tucson é um baita carrinho, porém por ser 4x2 ele não vai muito longe em trecos pesados. Em areia ele anda bem, porém se for muito fofa ou pesada ele ficará pelo caminho como qualquer outro veículo 4x2. Se conseguires pegar um 4x4 com certeza poderás andar até em dunas com ele.

duardobruno
08/09/2010, 11:57
Minha Opinião:

Conclusão: exceto nas situações off-road mesmo (trilhas e não estradas) a 4x2 se saiu bem na maioria das situações....

Velhinho!!! Experimenta subir uma rampinha de grama molhada numa 4x2 que vc vai querer o 4x4. Cara, minha pickup é uma ranger 2000 CD 4x4. Há tempos to querendo trocar de pickup, quero uma mais nova. Nas minhas condições "bolsíferas" , pra pegar uma nova, vou ter que partir pra gasolina 4x2. Vou sofrerrrr!!! Eu sei. Nem pego tanta lama, nem faço trilha, afinal, barro mesmo é só 1,8 km de estrada de chão da chácara. Mas bicho! Já passei vergonha uma vez com uma S10 4x2, em uma grama com orvalho e uma subidinha. Daí escutar um comentário: "PORRRRAA! UMA BICHONA DESTAS ATOLA AÍ!!" O pior é que o peão tem razão. Cara, 4x4 só faz falta na hora que vc precisa mesmo dele.

SÉRGIO HOLANDA
10/09/2010, 01:03
A 4x4 em areia fofa atola que é brincadeira... muito baixa e um pouco lerda, tem de andar pé embaixo... o ideal na 4x4 seria um lift e pneus mais altos.

O Tucson é um baita carrinho, porém por ser 4x2 ele não vai muito longe em trecos pesados. Em areia ele anda bem, porém se for muito fofa ou pesada ele ficará pelo caminho como qualquer outro veículo 4x2. Se conseguires pegar um 4x4 com certeza poderás andar até em dunas com ele.

ad.thomaz
10/09/2010, 12:12
Olha só, eu antes de ter a frontier da assinatura, tinha uma S10 Tornado 2.8 MWM 4X2, e o que posso dizer é seguinte a 4X2 faz sim você passar vergonha, quando falo em 4X2 leia-se motor dianteiro com tração traseira, mais isso porque, o eixo que traciona o carro no caso das pickups não tem peso nenhum sobre ele, e por isso tem uma facilidade muito grande pra "patinar", mas digo o seguinte na minha S10 eu tive que andar uma vez por uma estrada de areia fofa, e posso dizer o seguinte pra vocês o carro foi e bem, atolei 2 vezes em um trecho de 100 km de areia fofa, o que tinha que fazer com o carro era o seguinte, ir em velocidade alta até demais para a via, baixar a calibragem dos pneus, sair esterçando o volante de um lado pra outro (fazendo zig-zag, acho que a maioria aqui sabe do que eu to falando), e coloquei uns 200 kg na carroceiria do carro pra pesar sobre o eixo da tração. Depois fiz um trecho parecido na frontier, só que com o 4X4 ligado, e o que posso dizer eh que nem percebi quando acabou o asfalto e entrei na areia fofa.
Resumindo: com a 4X2 você vai ter muito trabalho, mas com muita habilidade, e pouco medo, some-se a isso a disposição pra desatolar o carro eventualmente, você consegue ir muito longe, só tenha tbm em seu carro duas ferramentas, uma "enxada" e uma pá. :dance:

Agora no caso de tucsons, e afins, são carros completamente diferentes e que são carros pra como a Barbara quer passear, só isso mesmo em beirada de praia, ninguem pense em meter esses carrinhos em trilhas gente, na minha opnião num tem como e o primeiro obstaculo eh logo a altura, mas com relação a tracionar melhor que as pickups 4X2 eles tracionam sim, muito melhor só pelo fato de terem peso sobre o eixo da tração, que no caso o motor fica bem em cima desse eixo. :concordo:

gui1806
16/02/2012, 22:20
Galera, sou leigo em caminhonetes e estou querendo comprar uma.
Tambem estou na duvida do 4x2 e 4x4.
Dificilmente irei pegar uma trilha pesada. Mais alfalto e trilhas leves como Pirenopolis e Chapada dos Veadeiros.
O LSD que ta vindo agora com a nova S10 vai melhorar no desempenho do 4x2 nas trilhas ou não vai fazer diferença?
Qual a diferença dele pra um controle de estabilidade?
Obrigado.

Paulista VM
16/02/2012, 22:31
Acho que tirando situações extremas o 4x2 chega onde a maioria dos 4x4 chega, ainda mais com LSD...
A questão eh COMO chega... No 4x4 vc num precisa chegar "patrolando" um obstáculo, o que garante maior durabilidade de muitos componentes da pkp.... Sem esquecer que o motorista também eh importante, mais ateh do que a tração.
Porém existem casos que soh 4x4, devido a baixa aderência, ou a impossibilidade de ganhar um embalo...
Vale também para situações com peso na carroceria (ou falta dele) e quando eh pra rebocar um veiculo atolado, dependendo da situação...

Carlos A. C. Azevedo
17/02/2012, 22:57
Galera, sou leigo em caminhonetes e estou querendo comprar uma.
Tambem estou na duvida do 4x2 e 4x4.
Dificilmente irei pegar uma trilha pesada. Mais alfalto e trilhas leves como Pirenopolis e Chapada dos Veadeiros.
O LSD que ta vindo agora com a nova S10 vai melhorar no desempenho do 4x2 nas trilhas ou não vai fazer diferença?
Qual a diferença dele pra um controle de estabilidade?
Obrigado.

Cara, LSD são discos dentro do diferencial pra transmitir a força de uma roda que tá patinando pra outra que tem contato.
O controle de estabilidade já é totalmente diferente, é quando a eletronica toma o controle da situação e corrige o posicionamento do carro depois de ler as informações que os sensores passaram..

Walter L. L. Casitta
17/02/2012, 23:15
Eu atravessei a reserva pela BR070 em Pirinópolis de Triton com muita chuva. Garanto que naquelas condições uma picape 4x2 não sobe lá.

luiz albano
17/02/2012, 23:26
Tive uma S10 2007 advanced 4x2 e passei vergonha numa pequena subida com grama e os pneus eram scorpius ATR,nunca mais.

Paulista VM
17/02/2012, 23:40
Kkkkk mas pneu da uma diferença danada... Ano novo fomos pra fazenda debaixo de uma chuva danada, a l200 com pneu liso ia soh jogando de lado, enquanto com os BF Mud era muito tranquilo, nem tração precisou ligar...

Mas eh por aí.. Depende da situação...
Com a carroceria vazia a Triton num subia na garagem do meu sogro de ré, soh traçando... E eh uma subidinha de meia-tigela, muito pouco inclinada, de grama... A hr que o pneu da frente encosta no meio fio, soh no 4x4, ou embalando duma vez... Aí o risco eh acerta o muro atras, que eh bem pertinho kkkkkk