Ver Versão Completa : Qual a bateria para Bandeirante?
Ney _Niterói
14/06/2007, 18:20
Prezados Toyoteiros,
Fiz uma pesquisa sobre as principais baterias do mercado:
Marca Modelo (AH) CCA(-18º) HCA(25º) Dimensoes (mm)
HELIAR RT-100-LE 100 AH 750 A 330X170X240
HELIAR RT-150-TD 150 AH 950 A 510X210X235
MOURA MI-100-HE 100 AH 970 A 330X170X240
MOURA MI-150-BD 150 AH 1600 A 510X210X235
MAXLIFE 30BRT 145 AH 450 A 420X180X280
CRAL CS-150-D 150 AH 650 A 1100 A 510X210X235
Estou usando a MAXLIFE; qdo faz frio (perto de 0º C) ela fica fraca. Creio que seja pela baixa corrente (450 A).
Gostaria de saber quais os modelo das baterias dos companheiros, e opinião sobre a performance no frio.
Abraço
joão k. chikui
14/06/2007, 19:09
Nei
Se o CCA dessa que vc usa realmente é 450 A, é fraca.
Uso uma de 135 Ah e 900 de CCA, mesmo nestes dias que fez frio moderado (6 a 7°C) , pega na primeira meia volta.
Além da bateria boa , o Arranque tem que estar revisado, pois, ao motor ,interessa mais 1 volta bem rápida ,do que 10 voltas devagar quase parando, pois nesta segunda hipótese,não será gerado calor suficiente na cabeça do pistão.
André-4WD
15/06/2007, 00:05
Ney:
Uso uma bateria marca diabo mas ta funcionando bem. No inicio dos meus problemas de patida achei que poderia ser ela e fui ver preços de baterias, mas a dificuldade que tive foi encontrar uma bateria com 130, 140 ou 150 A que coubesse no compartimento.
Essa moura tem 51cm, mas o espaço no compartimento tem 42-43cm, se recordo bem.. entao qq bateria melhor (maior A ou CCA) necessitaria mexer no tal compartimento.
saudações,
andre
Ney _Niterói
15/06/2007, 08:27
João e André,
Na proxima troca, penso em optar por uma MOURA ou HELIAR de 100 AH. Pelas informações de catálogo, são mais potentes que as 145 AH MAXLIFE e 150 AH da CRAL.
Os preços são: HELIAR/Moura: +/- R$ 400,00
MAXLIFE: R$500,00
André, qual a marca da sua bateria?
Abraços
Ney
André-4WD
15/06/2007, 08:44
João e André,
André, qual a marca da sua bateria?
Ney:
A bateria que está instalada na band é a seguinte:
Marca: LIGHT
Capacidade: 110 A
Número de placas: 90
Dimensões: 380mm (C) X 175mm (L) X 210mm (A)
*Ela não traz informações sobre o CCA.
** E também não traz informações do fabricante, absolutamente nada, nem a cidade que foi produzida.
Abraços
andre
guilhermeabreu
16/06/2007, 15:08
TIVE BAND COM MOTOR OM314
Tb tinha problema com partida por causa da bateria .
A bateria não importa muito se é de 90 A 100 A 130 A ou 150 A para a partida .
Uma bateria de 90 A/h de 900 A de partida , ficará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 A/h e 900 A de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 A/h ficará mais tempo virando o motor , caso o motor não pegue na primeira . Exemplificando : a de 90A/h com 900 A de partida daria 20 partidas rápidas e depois viraria lenta , a de 150 A/h com 900 a de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento , entenderam ?
O que mais importa em uma bateria para este motor , É A CORRENTE DE PARTIDA , que deve ser no MÍNIMO DE 900 A .
Ex: Em tempo frio : uma BAND com motor OM 314 ou OM 364 tem uma partida melhor com uma bateria de 90 A com corrente de partida de 900 A , doque com uma bateria de 150 A e corrente de partida de 450 A .
SOLUCIONEI O MEU PROBLEMA COM UMA BATERIA DE TOY BAND DE 150 A E CORRENTE DE PARTIDA DE 900 A , Mas esta bateria é muito cara e difícil de achar .
Outra solução muito boa e mais barata é a BATERIA DO TRATOR MASSEY-FERGUSSON DE MESMA CAPACIDADE , ÍSTO É , DE 150 A E CORRENTE DE PARTIDA DE 900 A , só que ela é maior , aí teria que modificar a caixa da mesma e/ou mudar de lugar , mas teria resolvido a partir daí para sempre o problema da bateria , qdo espirasse a vida útil dela que é em torno de 18 meses , seria só comprar outra por quase a metade do preço da bateria original da TOY.
estyvybeykr
16/06/2007, 19:13
Caro Ney, Vejo que ainda não solucionou seu problema com a partida de sua Bande quando o tempo esfria. De qualquer maneira vou lhe passar novamente o endereço da casa de bateria onde troco as minhas: Rua Dr. Leal nº222 esquina com rua Daniel Carneiro no Engenho de Dentro, vindo pela Linha Amarela sair na ultima agulha antes do pedagio.
A bateria é da marca MAX com 145A e 900 não sei o que de partida, porem se vc ainda não revisou seu motor de arranque é aconselhavel faze-lo, ou se sua vtr. não possuir um cabo negativo direto da bateria para o motor de arranque, ainda da tempo de instalar e tirar duvidas ok. Outra bobagem que nunca nos lembramos, são os terminais dos cabos que são fixados aos bornes da bateria(o tal zinabre) o eletricista vai direto.
É claro que existem outros pontos a verificar, como bicos, bomba,e bla bla, e mais blablablaaa porem verifique primeiro o que lhe descrevi e tenho certeza que surtirá o efeito desejado. Abraço.
André-4WD
17/06/2007, 22:10
Ney:
Eu estava com problema de partida e como foi reforçado por alguns colegas, não era a bateria a causa e sim o motor de arranque. Troquei escovas, carvão e buchas e melhorou. Depois de dois dias o bendiz começou a arranhar, troquei pelo original bosch e agora é só alegria. Virar e pegar... e isso que anda fazendo um friozinho por aqui.
PAra testar a bateria, use um multimetro e veja qual é a voltagem que ela marca. A minha estava em 12,3V.
saudações
andre
Vinicius_4x4
17/06/2007, 22:24
Para saber se o problema é motor de arranque ou bateria, basta ver se a velocidade do arranque (giro) vai diminuindo - daí é problema na bateria, pois ela vai ficando mais fraca. Se ele já começa a girar "pesado" de início provavelmente é problema do arranque .. escovas e consequentemente o pessoal já troca as buchas também.
Quanto a bateria .. é isso que a galera falou mesmo. Para a band .. sem muitos apetrechos elétricos instalados dá para ter uma bateria nem tão forte, porém com CCA (ou corrente de partida) alto. O problema é que nem todos informam este valor, se não tiver não compra .. hauhauauhua
Outra coisa que reparei .. o cabo que liga a bateria ao arranque é bem grosso .. devido à distância (que isto gera uma ddp, principalmente na hora do arranque .. alta corrente). Dá uma olhada nisto também.
E aí André .. já colocou a band na lista de viaturas é!! Show meu .. vamos ter que dar uma brincada com ela daqui uns dias hein!!
[]´s
Vinicius_4x4
17/06/2007, 22:28
Quanto a marca .. o meu irmão tem a da marca Bosch .. 145 A/h e 900 A de CCA se não me engamo. A minha já é uma outra marca fabricada aqui em Novo Hamburgo mesmo .. mas tah muito boa e é um pouquinho mais "reforçada" que a bosch .. e saiu mais barato também .. 170 A/h e 900 A de CCA, mas eu nem preciso disto na verdade, mal tenho um som no carro e os faróis e detalhes originais.
joão k. chikui
17/06/2007, 22:30
Ney:
Eu estava com problema de partida e como foi reforçado por alguns colegas, não era a bateria a causa e sim o motor de arranque. Troquei escovas, carvão e buchas e melhorou. Depois de dois dias o bendiz começou a arranhar, troquei pelo original bosch e agora é só alegria. Virar e pegar... e isso que anda fazendo um friozinho por aqui.
PAra testar a bateria, use um multimetro e veja qual é a voltagem que ela marca. A minha estava em 12,3V.
saudações
andre
André
Meu eletricista sempre diz," quando reviso , troco o Bendix, pois talvez não esteja patinando pq está fraco, quando ficar forte , pode patinar"
Com seu relato, começo a achar que ele tem razão.
Vinicius_4x4
17/06/2007, 22:31
Bah .. as informações vão vindo aos poucos .. fim de semana sequelado é fogo .. huahuahuahua
Tem também a diferença do CCA à quente e o CCA à frio. O importante mesmo é o à frio .. porque o problema se dá mesmo no inverno. Aquele velho esquema da parafina do diesel né!!
Grande abraço .. se lembrar de mais coisa eu aviso!!
Ney _Niterói
18/06/2007, 14:49
Estyvybeykr,
Estou com tudo revisado, e aqui em Niterói a Band pega muito bem!!! Minha bateria é igual a sua: MAXLIFE; 145 AH. Só que no frio não pega!!!
Entrei no site do fabricante e ele indica como CCA apenas 450 A. Liguei para lá e o técnico disse que este valor de corrente é para 25º e está de acordo com a norma SAE.
A bateria foi testada e está porreta! Mas quando esfria ela fica MUITO FRACA.
Não vou trocar de bateria por enquanto. Vou comprar uma menor (60 ou 70 AH) e liga-la em paralelo através de cabo e conector tipo "SPEC" (engate rápido). Quando viajar, levo a bateria já pronta para "chupeta" de manhã.
Dando certo, faço um "case" de madeira, e a bateria vira mais um acessório para chupeta rápida da Band.
Abraços
Ney
André-4WD
19/06/2007, 11:31
André
Meu eletricista sempre diz," quando reviso , troco o Bendix, pois talvez não esteja patinando pq está fraco, quando ficar forte , pode patinar"
Com seu relato, começo a achar que ele tem razão.
João:
Teu eletricista é ELETRICISTA mesmo.. esse que levei a band, embora recomendado, é um eletrexispa.. Se ele tivesse feito o serviço bem feito da primeira vez, ele nao teria ter que desmontar duas vezes a admissão para retirar o motor de arranque.. me fazendo "perder" duas manhãs com a função do arranque e ele trabalhando em dobro, podendo atender bem um outro cliente.
abraços
andre
Duas baterias em paralelo podem causar algum problema na parte elétrica do carro?
joão k. chikui
19/06/2007, 14:31
Antônio
Problema algum, a não ser o espaço. Inclusive gosto desta configuração, pois em caso de quebra de barra de direção, chassi ,em locais muito distante, com 2 baterias e tendo alguma prática , vc pode soldar a peça com 24 V CC , utilizando as duas baterias em série. E fica bom!
Ney _Niterói
20/06/2007, 08:39
João,
para ligar 2 baterias em paralelo, precisam ser iguais e da mesma idade? precisa de algum tipo de isolador? e o alternador? aguenta carregar 2 baterias?
Abraço
Ney
gbalero_URU
20/06/2007, 09:13
Hola amigos, hasta donde se, si es conveniente que ambas sean iguales y con la misma edad, sino la mas chica y o la mas nueva se deteriora antes.
En lonque refiere al alternador no hay problema
Un saludo
Gerardo band longa papa-leguas
Antônio
Problema algum, a não ser o espaço. Inclusive gosto desta configuração, pois em caso de quebra de barra de direção, chassi ,em locais muito distante, com 2 baterias e tendo alguma prática , vc pode soldar a peça com 24 V CC , utilizando as duas baterias em série. E fica bom!
Taí mais uma utilidade que eu desconhecia.
Mas o difícil mesmo é arrumar lugar para a instalação da segunda...
[]'s. Antonio.
joão k. chikui
20/06/2007, 10:07
Antônio
Tenho pelo menos 3 ou 4 DVd de trilha onde mostra este recurso sendo usado,por sorte, nenhuma vez em viatura minha ,mas, sempre levo eletrodos , mascara , terminal de bateria extra. Apesar de ser em viaturas de colegas, para mim a trilha só é considerada concluida quando todos estão de volta ao seu lar.
Se quiser cópia de algum , te dou quando vc passar em Cotia.
Abraços.
João, parabéns,
vocé é um jipeiro nota 10. Não basta se preocupar somente consigo, é necessário se preocupar com os colegas também.
Quanto aos DVDs eu agradeço, mas não há necessidade de cópia não. Obrigado.
[]'s. Antonio.
Junior Toyota
21/06/2007, 11:55
Pessoal,Boa tarde
Na minha band tinha duas baterias uma de 55A e outa de 65A e a partida nunca falhou mesmo em dias muito frios como em Monte Verde em Julho e as baterias ficaram no carro por 03 anos.Uso motor OM364.Agora retirei o suporte e voltei a usar uma unica bateria CRAL 140A embaixo do banco mas até agora não falhou mas ainda não testei com muito frio.
É isso...
Abraço a todos
Junior
cesarzubek
02/07/2007, 16:29
Alguém do Fórum já teve experiência com a bateria da marca Cral modelo CP140 RE de 140 ah? Estou precisando trocar a minha e essa é umas das únicas que cabem no suporte. Quem já teve alguma experiência boa ou má favor falar para os amigos do fórum.
Abraços,
Cesar
Caro Ney, Vejo que ainda não solucionou seu problema com a partida de sua Bande quando o tempo esfria. De qualquer maneira vou lhe passar novamente o endereço da casa de bateria onde troco as minhas: Rua Dr. Leal nº222 esquina com rua Daniel Carneiro no Engenho de Dentro, vindo pela Linha Amarela sair na ultima agulha antes do pedagio.
A bateria é da marca MAX com 145A e 900 não sei o que de partida, porem se vc ainda não revisou seu motor de arranque é aconselhavel faze-lo, ou se sua vtr. não possuir um cabo negativo direto da bateria para o motor de arranque, ainda da tempo de instalar e tirar duvidas ok. Outra bobagem que nunca nos lembramos, são os terminais dos cabos que são fixados aos bornes da bateria(o tal zinabre) o eletricista vai direto.
É claro que existem outros pontos a verificar, como bicos, bomba,e bla bla, e mais blablablaaa porem verifique primeiro o que lhe descrevi e tenho certeza que surtirá o efeito desejado. Abraço.
Boa tarde.
Sou novo por aqui tenho uma bandeirante 1979 e gostaria de saber onde compro das peças de reposição do motor de partida
Sergio c
10/05/2018, 17:30
Pelo ML dá p comprar de tudo, mas tem que ver se as peças são exatamente iguais. Se sua band tem o motor de partida que vinha nos caminhões MB, com o dito "motor de partida grande", também da par ir em um eletrecista que conserte o dos caminhões MB, já que as peças são as mesmas. No meu MP faço isso.
Boa tarde.
Sou novo por aqui tenho uma bandeirante 1979 e gostaria de saber onde compro das peças de reposição do motor de partida
AlmirMelo
20/05/2018, 00:50
558514
. 558515
Pode ser difícil achar uma bateria com mais de 90 Ah e perfil baixo que encaixe exatamente no suporte original. Encontrei essa Heliar de 95Ah 800 CCA, perfil baixo porém maior que o suporte em comprimento. Sobrou uns 4 cm. Mas ficou bem firme depois de apertados os parafusos de sustentação. Seguem as referências para quem quiser, na foto.
Também coloquei esses polos de encaixe rápido que comprei pela OLX, pois preciso contantemente desconectá-los, pra deixsr a Band parada por varios dias.
ALVARO ANGELO
24/05/2018, 13:20
558514
. 558515
Pode ser difícil achar uma bateria com mais de 90 Ah e perfil baixo que encaixe exatamente no suporte original. Encontrei essa Heliar de 95Ah 800 CCA, perfil baixo porém maior que o suporte em comprimento. Sobrou uns 4 cm. Mas ficou bem firme depois de apertados os parafusos de sustentação. Seguem as referências para quem quiser, na foto.
Também coloquei esses polos de encaixe rápido que comprei pela OLX, pois preciso contantemente desconectá-los, pra deixsr a Band parada por varios dias.
Como também tenho o problema da vtr ficar parada muitos dias, optei por um alternador de 120 ampéres e usar uma bateria de 180, diminuindo o tamanho do suporte da bateria para caber no cofre.
Alvaro Angelo
mauricioacruz
12/11/2018, 16:25
AlmirMelo, boa tarde!
esse procedimento que faz para desconectar a band por ficar parada, de quantos dias vocÊ está falando? Comprei uma band recentemente e só ligarei ela de final de semana. Acha que também devo fazer esse procedimento?
Desde já agradeço!
LucasFerraz
23/02/2020, 13:42
Faz o teste com a Bosch 145
Sérgio Bambirra
24/02/2020, 14:36
AlmirMelo, boa tarde!
esse procedimento que faz para desconectar a band por ficar parada, de quantos dias vocÊ está falando? Comprei uma band recentemente e só ligarei ela de final de semana. Acha que também devo fazer esse procedimento?
Desde já agradeço!
Meu pitaco: considere instalar uma chave geral se quiser facilitar sua vida de conectar e desconectar a bateria...
Sds.
Grand Vinicius
27/02/2020, 12:33
Depende. Se você tiver muitos "eletrônicos" instalados na viatura. Eu mesmo deixei a minha um mês parada(férias), e quando voltei um amigo comentou: "-Eita! Vai ter que dar uma carga na bateria..."
Mas foi só tocar no botão e ela pegou de primeira, sem nem um sinal de sova. Não tenho nada eletrônico instalado. Ainda.