Ver Versão Completa : Relação do diferencial
E ai galerinha massa do Jeep,
Pra variar um pouquinho, mais duvida...
Bom, seguinte, minha f-75 ta atualmente com motor de opala 6 boca, cambio 5 marchas da c-10 e pneu 33, só que a relação do diferencial ta muito curta (8/43 é dureza, a 40 por hora eu ja to em 4a, a 80 o cambio berra mais q mulher histerica no show do wando), entao eu arrumei uma relação 41/11 (3.73) da f1000.
Conversei com alguns mecanicos e um deles me disse q era longa demais, e que talvez eu nao consiga "encher" a quinta marcha e o carro fique fraco na longa. O que vcs acham?
So avisando que minha F é carro do dia a dia...com eventuais trilhas...claro
Valeu mesmo gente
Lucas Nassif
14/06/2007, 13:48
E ai galerinha massa do Jeep,
Pra variar um pouquinho, mais duvida...
Bom, seguinte, minha f-75 ta atualmente com motor de opala 6 boca, cambio 5 marchas da c-10 e pneu 33, só que a relação do diferencial ta muito curta (8/43 é dureza, a 40 por hora eu ja to em 4a, a 80 o cambio berra mais q mulher histerica no show do wando), entao eu arrumei uma relação 41/11 (3.73) da f1000.
Conversei com alguns mecanicos e um deles me disse q era longa demais, e que talvez eu nao consiga "encher" a quinta marcha e o carro fique fraco na longa. O que vcs acham?
So avisando que minha F é carro do dia a dia...com eventuais trilhas...claro
Valeu mesmo gente
Poe uma relação que chegue proxímo a das pick ups GM, que ficará melhor! IMHO essa 3.73 deve ficar longa mesmo!
[]'s
Pexe,
Precisa ver se o seu diferencial aceita relações de 3,73.
Hj seu carro está com 5,375. Sugiro baixar para uns 4,88. Acho que já vai dar um grande resultado.
Um abraço,
Lucas Nassif
14/06/2007, 14:38
Pexe,
Precisa ver se o seu diferencial aceita relações de 3,73.
Hj seu carro está com 5,375. Sugiro baixar para uns 4,88. Acho que já vai dar um grande resultado.
Um abraço,
4,88 é a 44/9...com ela, o motor vai gritar pouca coisa menos, mais ainda vai urrar bastante! O ideal era colocar uma relação +/- 4,09...vê com o Kim, o dono do Engesa branco. Ele tem o 6 bocão de opala tbm e recentemente substituiu a relação por uma mais longa! Diz ele que ficou bom!
:concordo:
Pexe,
Para fazer o cálculo correto, vc consegue me dizer qual a rotação do motor em última marcha e a 100 km/h? Se não der para saber a 100, me diga em qual velocidade que vc está medindo a rotação do motor. Tenho uma revista que tem uma tabela onde dá para saber qual seria a relação ideal para seu carro. Porém preciso destes valores para poder te falar.
Um abraço,
C 20 com cambio 5m usa 12/47, eu usária 11/47 ( alias uso ) 2400 rpm a 100 km/h com 35"
Lucas Nassif
14/06/2007, 15:36
Tenho uma revista que tem uma tabela onde dá para saber qual seria a relação ideal para seu carro. Porém preciso destes valores para poder te falar.
Um abraço,
Seria esses cálculos ou vc tem mais??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29414
Post #8
[]'sss
É, como eu temia acho que vai ficar longa demais mesmo...
Vou dar uma olhada com o Kim e saber qual ele colocou.
Pexe,
Para fazer o cálculo correto, vc consegue me dizer qual a rotação do motor em última marcha e a 100 km/h? Se não der para saber a 100, me diga em qual velocidade que vc está medindo a rotação do motor. Tenho uma revista que tem uma tabela onde dá para saber qual seria a relação ideal para seu carro. Porém preciso destes valores para poder te falar.
Um abraço,
Entao, 100 por hora eu nunca consegui dar...berra demais da conta. To com medo do cambio ir pro balaio, alem é dificil dizer a rotação tb pq eu to sem contagiros...ainda, mas em breve pretendo por.
Ninguem sabe se alguem colocou alguma proximo de 3,7?
Será que laguem se interessa numa troca por essa 11/41?
Valeu pelo toque
Kerosene
14/06/2007, 20:46
BOA NOITE PESSOAL....
PEXE, POSSO ESTAR MUITÍSSIMO ENGANADO MAS SE COM CLARK 5M E PNEUS 33 CÊ NUM DÁ 100KM/h TUA RELAÇÃO NUM É 8/43... TÁ MAIS PRA 9/53 CÊ ABRIU PRA VER ???
O CAMBIO É 5ª MARCHA GRANDE DAS C10/ENGESA? 240V ?
OU OVERDRIVE 2215 ?
TÁ REDUZIDO DEMAIS ESSE TREM ....
?!?!?!?
Que meigo....
... todo mundo discutindo a relação!!!!:shock::mrgreen:
Bem, minha configurção: 6cc 4.1S; Clarck 240V; 33".
Com a 9x44, a 100km/h tinha a nítida impressão que a qualquer momento sairia os pistões ou as bielas pelo bloco!
Então coloquei/está as 11x45, melhorou!!
Quando da colocação, achei uma 11x41 jogada na oficina e o chefe me deu (ui!).
Agora, vou esperar o recall da Macrotorque para trocar a C/P!
Tenho certeza que ficará econômico, pois conseguirei andar a 100Km/h, sem esgüelar o motor.
Abraços.
Kim.
ps.: Uso o jipe no meu dia a dia, então economia vai bem.
Lucas Nassif
14/06/2007, 22:32
é, também vou ter que achar uma 11X45 pro jeep aki....
[]'ss
Kerosene
14/06/2007, 22:48
De Vewz Enquando é Bom Dar Uma Para Pra Discutir Relações......!!!!!
Sei Que Na Minha Rural Motor Opala 4cc, Dif 8/43 Cambio Do Opala 5m E Pneu 235/15 Eu Ando A 100.
Claro Que Num é Uma Velocidade De Cruzeiro, Mas Numa Ultrapassagem Por Exemplo Dá Pra Chegar Até Uns 110 Sem Explodir.. Heheh !!!
Kerosene
14/06/2007, 22:50
Ah !!
Na Minha Pickup Quando Tava Com Motor 4cc Do Opala Tambem, E Relação 11/47 Só Usava Quarta Na Reta E O Bicho Num Enchia De Potencia.....
Qualquer Lombada Ele Calava.... E Era 3ª Rasgando....
Com 6cc Vai Ficar Filézão...
E Tem As Rural Mocha Com Relação Sobrando Por Aí...
Lucas Nassif
14/06/2007, 22:54
Quando o cascão tava com pneus originais e relação 4,88, eu cheguei a quase 100km/h (motor BF-161), mas também os pistões e bielas tavam quase saindo pela descarga!
Agora com pneus 31", e relação 5,38, está praticamente a mesma coisa...só nao passo de 80km/h com ele mais...
BOA NOITE PESSOAL....
PEXE, POSSO ESTAR MUITÍSSIMO ENGANADO MAS SE COM CLARK 5M E PNEUS 33 CÊ NUM DÁ 100KM/h TUA RELAÇÃO NUM É 8/43... TÁ MAIS PRA 9/53 CÊ ABRIU PRA VER ???
O CAMBIO É 5ª MARCHA GRANDE DAS C10/ENGESA? 240V ?
OU OVERDRIVE 2215 ?
TÁ REDUZIDO DEMAIS ESSE TREM ....
?!?!?!?
Então cara, nem abri, so confiei na plaqueitnha que ta no diferencial mesmo...mas que o bichao ta berrando demais ta viu.
Kim, valeu de novo pela força cara, agora eu vo forte no 11/41.
[]'s
Po, agora surgiu outra duvida (só pra varia um pouquinho) lendo o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17903 o calex disse que a relação da f1000 nao cabe no dana de jeep. Sera que cabe no dana de Rural e F?
O cara que me vendeu disse q no maximo eu teria q abrir os furos um pouco em algum torneiro. Alguem sabe algo sobre isso?
Kim, a pesar do seu ser engesão vc usou dequal carro?
Valeu
aí comprei o diferencial dianteiro desta com caixa de satélites e tudo
Entendeu????
O Calex comprou o dianteiro da F1000, que é completamente diferente, o ângulo de posicionamento do pinhão em relação a coroa e diferente, pois ele é projetado para ser dianteiro.
A linha Jeep (toda) que usa D44 na dianteira (pois tem D30 e D25), é a mesma bola trazeira, onde o conjunto de coroa e pinhão trabalham como se estivessem de ré, mais como o uso é pouco (em relação ao trazeiro) não há comprometimento das peças.
Penso eu, que é por esse motivo (funcionar em "ré") é que não se deve ultrapassar os 80Km/h quando em 4x4.
No Brancão-Lost, usei as 11x45 do troler, que é D44-3, e agora estou com as 11x41 da F1000 ou algo assim, onde uma achei em minha cidade e outra aqui no forum.
É o seguinte, D44 são todas iguais, com excessão da caixa satélite, que até pinhão 11 é uma, e do 12 em diante é outra caixa, devido ao tamanho da cabeça do pinhão.
O único caso nos anais
(1 narração ou história organizada ano por ano
2 registro da história de um povo, de uma instituição etc.
Ex.: os a. da Igreja
3 publicação regular ou periódico de caráter científico, literário ou artístico
Ex.: os a. de um congresso de cardiologia
4 registro de lembranças, de memórias, de fatos pessoaisDicionário Eletrônico Houaiss)
da mecânica de haver uma diferença de caixa satélite é o do Bianor (forum) onde descobriu-se que a GM solicitou um pedido diferente a Dana/Spicer, quer dizer, quem tem, só na GM (se ferrou!).
Do mais é tudo igual.
Abraços.
Kim.
Benzadeus Kim...ma que pancada...
Na verdade eu fiquei meio assustado de ter me fu@#&% grande e postei sem terminar de ler:mrgreen:
Po, mas valeu a(s) aula(s)...de diferencial e de aprender a ler o tópico ate o fim...:mrgreen:
Mas uma unica coisa...tem que mudar a furação da coroa??
Valeu memo véio
Pexe...
Sobre o tópico, postei lá, então já sabia o desfecho da história!
A coroa, a não ser a do Bianor, é prugui endi prei (p&p), é só colocar e ajustar, sem maiores segredos!!
Abraços.
Kim.
Firmeza total
Valeu mesmo Kim
[]'s
lairtosartor
17/06/2007, 18:54
Ola amigos ,saudações para não cometer o erro de ler e não ler corretamente o texto , li duas x o topico mas ainda não cheguei a uma conclusão ,vejam bem a minha f75 a mais de dois anos parada na garagem por falta de $$$$ pra terminar , mas ja ta nos finalmente , esta com relação dianteira e traseira 9x53 nos diferenciais , cambio de 3 marchas clark com tampa lateral e reduzida willis e o motorzinho de dentista é o 4.1 ga gm a alcool/GNV. o que vc s me dizem desta configuração , ah em tempo os pneus ainda são os 600x16 futuro 750x16.
grato pelos comentarios .
lairtosartor,
Cara, depende do uso que vc vai dar, se é so pra trilha vai ficar um monstro.
Quanto a velocidade final, pela minha experiencia que estou com cambio 5 marchas e com relação do diferencial um pouco mais longa, o seu vai chegar em 80km/h esguelando, com a quela sensação de que vai cuspir uma biela pelo carter.
Alem disso vai beber bastante...perto de 3 km/l talvez ate mais.
Espero que tenha ajudado.
[]'s
Grande lairtosartor!
Tudo bem?
E a F, tá quase?
Bem, o comentário do Pexe tá certo, 80 com as bielas saindo motor a fora!!!:shock:
Se quiser um carro econômico, coloca uma 11x45, será uma carro do média força (= F1000) e boa velocidade, sem contar que será um tanto econômico!
O que falta para conclusão, respondi via MP para o Pexe, colocarei aqui para todos lerem!
Transcrição da MP:
Grannnde Pexe, tudo bem?
Gostaria de saber qual seu motor de opala, 4 ou 6?
Se for o primeiro, ficará frouxo com a 11x41, agora se for o 6, ficará excelente, pode te certeza.
No engesa, coloquei a 11x47, ficou bom, após a colocação, consegui dois casais de 11x41 e, dentro em breve colocarei estas, que combinado com o clarck 5m e o 6cc, ficará bom na estrada e bom na trilha.
Só cuidado com as gracinhas, pois a t-case que aguentará o tranco...
Pode ir fundo que não se arrependerá, principalmente no consumo, que diminuirá drasticamente, isso em relação ao 6, que trabalhará na faixa de troque ideal.
Se puder ou tiver oportunidade, coloque um Macrotorque na trazeira, é muuuuiiiiittto bom mesmo.
Abraços.
Kim.
Abraços.
Kim.