PDA

Ver Versão Completa : SPOA ou Braço Articulado

gogbq
13/06/2007, 20:53
Pessoal,

Estou trocando a suspensão da minha rural SPOA e gostaria de tirar algumas dúvidas.

Na Frente, estou trocando o feixe de mola pela suspensão do JPX, mas na traseira o mecânico indicou para manter a suspensão de feixe, pois não fica bom a supensão do JPX na traseira pelo jeep ser longo. Realmente faz diferença ?

FernandoRisso
14/06/2007, 09:17
Mude de mecânico, ele não sabe o q fala.

[]'s

FABIO RODRIGUES
14/06/2007, 15:23
sem esquecer que a pick-up jpx tb e longa pacas, acho ate que mais que a rural, e tb usa helicoidais na traseira.eu mesmo to cocando pra arrumar um chassi de jota pra montar uma rural!!!

um abraco

gogbq
14/06/2007, 16:10
Fabio,

O que ele alegou é que a pick-up da Troller vem com feixe justamente pq não fica bom. Me informou que quando o chassi torce a suspensão não agüenta a torção.

Acredito que é muito mais difícil ajustar a suspensão dianteira do que a traseira.

Estou adaptando no meu próprio chassi. Vcs conhecem alguém que tenha feito esse tipo de adaptação? Para que eu possa pegar algumas orientações?

Estou começando a achar interessante a opção do Fernando, trocar o mecânico. rs.

Bobby Pai
14/06/2007, 17:39
Pessoal,

Estou trocando a suspensão da minha rural SPOA e gostaria de tirar algumas dúvidas.

Na Frente, estou trocando o feixe de mola pela suspensão do JPX, mas na traseira o mecânico indicou para manter a suspensão de feixe, pois não fica bom a supensão do JPX na traseira pelo jeep ser longo. Realmente faz diferença ?

Prezado amigo,
desculpe-me pela ignorância, mas o que siginifica SPOA?

Grato.

gogbq
14/06/2007, 20:48
Prezado amigo,

Grato.

Bobby,

Não sei o significado da palavra. Mas o funcional é passar o feixe de mola para cima do diferencial traseiro.

abç

FABIO RODRIGUES
14/06/2007, 21:01
Pessoal,

cara, tive pensando e percebi que as blazers e as xterra tb tem esta configuracao mais ou menos parecidas com molas helicoidais ou balancas na frente e feixes atras!! acho que tem muitas chances sim de ficar bom!!!

um abraco

FernandoRisso
15/06/2007, 08:34
4 link na traseira e use os feixes de molas cortados (1/4 elipse). Veja o tópico do BoB na minha assinatura.

[]'s com mais de 1 metro de torção !!!

gogbq
16/06/2007, 19:25
Vou manter mesmo os braços na frente e feixe atrás. Por via das dúvidas.

Acabei comprando os feixes de mola da ranger 2006 para colocar na R-85, o melhor é que do mesmo tamanho das originas, só que agora mais macio. hehehe.

Dúvida, qual a melhor suspensão, JPX ou Engesa ??

FernandoRisso
19/06/2007, 08:07
JPX que é muito similar a da Land, pelo menos a traseira é.

2 braços inferiores paralelos e um braço triangular superior, que mantém o eixo no lugar lateralmente sem o uso de uma panhard.

[]'s

equipeminas4x4
19/06/2007, 10:09
Mude de mecânico, ele não sabe o q fala.

[]'s
X10000

[]´s

otavio_gomes
27/06/2007, 10:40
A suspensão do JPX é a melhor de todas. É incomparável dentro do universo de suspensões de jipes não computadorizadas.

Um abraço,

Otávio

folgado
27/06/2007, 11:03
Prezado amigo,

Grato.

Bobby Pai,

SPOA significa: SPring Over Axle, ou seja: molas sobre o eixo.
Originalmente, o jipe é SPUA: SPring Under Axle, ou seja: molas sob o eixo.

Em outras palavras: Quando o feixe de molas está por baixo do eixo = SPUA. Quando o feixe de molas está por cima do eixo = SPOA.

Utilize a pesquisa que você vai encontrar vários tópicos sobre o assunto.
Dê uma olhada neste:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3006&highlight=SPOA (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3006&highlight=SPOA)

Outra coisa, dê uma olhada nos jipes do Frota4x4, que você vai encontrar fotos de jipes com SPOA pra ver a diferença.

Eu quando ingressei também fiz essa pergunta (quase todos fazem)...
Um abraço.
Antonio.

Loiro
27/06/2007, 19:45
Tem dois chassis com suspençao de pickup JPX para vender no forum:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28890
Abraço

gogbq
29/06/2007, 03:20
Pessoal,

A suspenão do Engesa perde muito para o do JPX ? O meu mecânico propôs colocar a suspensão do Engesa com molas da Silverado a Gasolina. Qual a melhor mola ? Essa suspensão irá abrir mais do que a de feixes ?

athos_f
29/06/2007, 19:11
Vixxxx... Mola Da Silverado ? Carcule ...vai Ficá Um Pau De Dura ...weeeloco , Da Silverado ,por Ser Bandeja ,a Mola é Mais Reforçada ,pois A Bandeja Faz Uma Alavanca Na Mola ...

A Minha F-75 Fiz O Spoa Com As Molas Originais , Apenas Tirei Os Contra-feixes Da Trazeira... E Agora Na Frente To Querendo Pôr Feixe De Toyota...

Ahh .. Molas Helicoidais Vc Pode Mandar Fazer No Tamanho Q Vc Quiser é Só Encontrar Onde ...já Ví Um Rapaz Aqui Na Minha Cidade Q Colocou Molas De Pampa Dianteira Mas Parece Q Ficou Jmeio Mole... Falowww

GustavoRisso
29/06/2007, 20:01
....suspensões de jipes não computadorizadas.

Será que eu perdi algo no meio do caminho....
Otávio, por favor explica melhor o que você quis dizer com isto....
[]s

gogbq
01/07/2007, 09:38
Vixxxx... Mola Da Silverado ? Carcule ...vai Ficá Um Pau De Dura ...weeeloco , Da Silverado ,por Ser Bandeja ,a Mola é Mais Reforçada ,pois A Bandeja Faz Uma Alavanca Na Mola ...

A Minha F-75 Fiz O Spoa Com As Molas Originais , Apenas Tirei Os Contra-feixes Da Trazeira... E Agora Na Frente To Querendo Pôr Feixe De Toyota...

Ahh .. Molas Helicoidais Vc Pode Mandar Fazer No Tamanho Q Vc Quiser é Só Encontrar Onde ...já Ví Um Rapaz Aqui Na Minha Cidade Q Colocou Molas De Pampa Dianteira Mas Parece Q Ficou Jmeio Mole... Falowww

Athos, ele também sugeriu a mola da F-75 ou a do opala, mas como achei que por ser molas velhas poderiam estar "cansadas". Pedi algo mais novo. Mas onde posso mandar fazer as molas ? Não sabia que tinha pessoas que faziam.

athos_f
02/07/2007, 18:33
Athos, ele também sugeriu a mola da F-75 ou a do opala, mas como achei que por ser molas velhas poderiam estar "cansadas". Pedi algo mais novo. Mas onde posso mandar fazer as molas ? Não sabia que tinha pessoas que faziam.

EXISTE SIM AMIGO ... AQUI NA MINHA CIDADE TEM UM CARA Q FABRICA A MOLA NA MEDIDA Q VC QUISER.. INCLUSIVE PRECISAMOS FAZER UMA DO CABEÇOTE DE UMA SILVERADO E O RAPAIZ FEZ ...MAS ACHO Q O MELHOR CUSTO/BENEFÍCIO SÃO AS MOLAS DE TOYOTA ...

FALOWW