Conectar

Ver Versão Completa : Cálculando Peso x Potência



Milton Quindim
13/06/2007, 17:20
Bom galera eh o seguinte...eu jah li e reliu e acabei naum chegando a conclusão nenhuma sobre isso.
Estou tentando calcular aquele número mágico da potencia real do meu Quindim...se o motor eh um Bf161 original, e o kgfm era tal a tantas rpm e o torque maximo eh tal a 2600 rpm de uma viatura reecém saida da loja lah pelos anos 70...hoje 37 anos mais tarde depois de encher o coitado de peso com pneus 7.50x16 firestone frontiera estepe igual, rodas de ferro mangels estribos 2,5 " gaiola parcial com Santantônio towbar e tals...minha pergunta eh a seguinte:

Milton Quindim
13/06/2007, 17:24
Se o peso aumentou e a potência eh a mesma o tal kgfm em 2600 rpm diminuiu?
Entaum eh uma furada levar em conta aquele número do manual...quero saber a fórmula para calcular hoje aproximado ou real este número...faz uma cara que esqueci das fórmulas de física e se alguem tiver ai por favor explique ou me doe...hehehe..valeu

Sergio Rocha
13/06/2007, 18:42
Se o peso aumentou e a potência eh a mesma o tal kgfm em 2600 rpm diminuiu?



Não mudou.O torque do motor não tem nada a ver com o peso do veículo.

[]'

Lucas Nassif
13/06/2007, 19:20
To sem o manual aqui agora, mas o peso do JEEP original é algo em torno de 1300 a 1400 kg. Dividindo 1400kg/90cv = 15,5 kg/cv!

Como vc adicionou outras coisas, o peso aumentou consideravelmente. Vai no chutômetro, vê qto o jeep tem a mais de peso, de acordo com as adaptações, e repita a operação que vc verá que a relação peso/potencia aumentou (ÓBVIO), e o jeep ficou mais lerdão tbm (ÓBVIO DE NOVO).

Agora,

o torque NÃO MUDA! O que acontece, é o seguinte:

O jeep ta com a relação de diferencial X. Se vc colocou pneus maiores, a relação alongou. Então vc deve estar 'implicado' com o torque, pq deve estar sentindo que ele está mais xoxo nas arrancadas, certo? O que acontece é a relação que foi alongada quando vc trocou o pneu! Vc tem que usar uma formula (estou sem o caderno aki agora :parede: :parede: :parede: :parede:) e achar a relação nova do diferencial. No meu caso, antes era 5,38, agora com os 750R16 passou para aproximadamente 4,8!

Quando se altera/adicona peças no jeep, principalmente pneus, praticamente tudo muda: relação do dif, velocidade do vel. nao é a mesma mais, e por aí vai.........tenho as formulas para calcular tudo, mas agora estou no trampo, e se vc quiser elas, só pedir que te passo! É bom quebrar a cabeça um bucado heheheh

Qualquer coisa tamo ae!

ABsssssssssssssssss :concordo:

Milton Quindim
13/06/2007, 19:35
To sem o manual aqui agora, mas o peso do JEEP original é algo em torno de 1300 a 1400 kg. Dividindo 1400kg/90cv = 15,5 kg/cv!

Como vc adicionou outras coisas, o peso aumentou consideravelmente. Vai no chutômetro, vê qto o jeep tem a mais de peso, de acordo com as adaptações, e repita a operação que vc verá que a relação peso/potencia aumentou (ÓBVIO), e o jeep ficou mais lerdão tbm (ÓBVIO DE NOVO).

Agora,

o torque NÃO MUDA! O que acontece, é o seguinte:

O jeep ta com a relação de diferencial X. Se vc colocou pneus maiores, a relação alongou. Então vc deve estar 'implicado' com o torque, pq deve estar sentindo que ele está mais xoxo nas arrancadas, certo? O que acontece é a relação que foi alongada quando vc trocou o pneu! Vc tem que usar uma formula (estou sem o caderno aki agora :parede: :parede: :parede: :parede:) e achar a relação nova do diferencial. No meu caso, antes era 5,38, agora com os 750R16 passou para aproximadamente 4,8!

Quando se altera/adicona peças no jeep, principalmente pneus, praticamente tudo muda: relação do dif, velocidade do vel. nao é a mesma mais, e por aí vai.........tenho as formulas para calcular tudo, mas agora estou no trampo, e se vc quiser elas, só pedir que te passo! É bom quebrar a cabeça um bucado heheheh

Qualquer coisa tamo ae!

ABsssssssssssssssss :concordo:

Valeu...a relação do diferencial jah foi alterada para 9-44...se eh isso q vc quis dizer.

Lucas Nassif
13/06/2007, 19:40
Valeu...a relação do diferencial jah foi alterada para 9-44...se eh isso q vc quis dizer.

Como assim foi alterada? Vc que trocou ou mudou 'automaticamente' ao substituir os pneus? Quando que a relação foi alterada?

[]'ss

Tia Mi
13/06/2007, 22:31
To sem o manual aqui agora, mas o peso do JEEP original é algo em torno de 1300 a 1400 kg. Dividindo 1400kg/90cv = 15,5 kg/cv!

Como vc adicionou outras coisas, o peso aumentou consideravelmente. Vai no chutômetro, vê qto o jeep tem a mais de peso, de acordo com as adaptações, e repita a operação que vc verá que a relação peso/potencia aumentou (ÓBVIO), e o jeep ficou mais lerdão tbm (ÓBVIO DE NOVO).

Agora,

o torque NÃO MUDA! O que acontece, é o seguinte:

O jeep ta com a relação de diferencial X. Se vc colocou pneus maiores, a relação alongou. Então vc deve estar 'implicado' com o torque, pq deve estar sentindo que ele está mais xoxo nas arrancadas, certo? O que acontece é a relação que foi alongada quando vc trocou o pneu! Vc tem que usar uma formula (estou sem o caderno aki agora :parede: :parede: :parede: :parede:) e achar a relação nova do diferencial. No meu caso, antes era 5,38, agora com os 750R16 passou para aproximadamente 4,8!

Quando se altera/adicona peças no jeep, principalmente pneus, praticamente tudo muda: relação do dif, velocidade do vel. nao é a mesma mais, e por aí vai.........tenho as formulas para calcular tudo, mas agora estou no trampo, e se vc quiser elas, só pedir que te passo! É bom quebrar a cabeça um bucado heheheh

Qualquer coisa tamo ae!

ABsssssssssssssssss :concordo:

Hahahaha!! Passa tudo aí Lucas... aumentar a 'biblioteca' sempre é bom!!! :wink:

Lucas Nassif
13/06/2007, 22:42
Hahahaha!! Passa tudo aí Lucas... aumentar a 'biblioteca' sempre é bom!!! :wink:

Tá na mão!!

:arrow: RPM

RPM = (km/h X rel. trasmissão X rel. da Cx de transferência X rel. do diferencial X 336) / diâmetro do pneu


:arrow: KM/H

Km/h = (RPM X diam. pneu) / rel. transmissão X rel. cx transferência X rel. diferencial X 336


:arrow: Diametro do pneu

Diâmetro do Pneu = (km/h X rel. transmissão X rel. cx trasferência X rel. diferencial X 336) / RPM


:arrow: Para achar nova relação de diferencial, ao trocar o pneu:

> Pneu original ( y )
> Pneu maior ( x )
> Rel. diferencial original (R1)
> Rel. diferencial nova (R2)

Fórmula: (y/x) X R1 = R2
(X e Y em polegadas)

Relação para aumentar o torque: (x/y) X R1 = rel. ideal de torque.


Velocidade real com pneus maiores:

(x/y) X km/h do velocimetro = velocidade REAL

Fazendo o inverso:

(y/x) X km/h REAL = velocidade no velocímetro!

__________________________________________________ ___

Por enquanto é isso...devo ter mais aqui, mas tenho que procurar. Qualquer coisa eu ponho aqui!

Abrassss

Tia Mi
13/06/2007, 22:55
Tá na mão!!


Por enquanto é isso...devo ter mais aqui, mas tenho que procurar. Qualquer coisa eu ponho aqui!

Abrassss

Thanks! Já tá tudo impresso para juntar com o resto das minhas coisas!

Valeu!

Lucas Nassif
14/06/2007, 13:22
Thanks! Já tá tudo impresso para juntar com o resto das minhas coisas!

Valeu!

Se você tiver mais alguma que eu não tenha colocado, ponha aqui, pra juntar tudo! :mrgreen:

:concordo:

Tia Mi
15/06/2007, 17:45
Se você tiver mais alguma que eu não tenha colocado, ponha aqui, pra juntar tudo! :mrgreen:

:concordo:

Puxa Lucas. Eu tenho todos os manuais e especificações do Willys, mas pelo jeito tem tudo aqui no site né?

Lucas Nassif
15/06/2007, 18:13
Puxa Lucas. Eu tenho todos os manuais e especificações do Willys, mas pelo jeito tem tudo aqui no site né?

:lol:...

Tbm tenho os manuais willys e mais uns outros aqui...dá pra divertir um bucado com eles! :palmas: :dance: :D :mrgreen:

[]'ss