PDA

Ver Versão Completa : Fadiga De Material



Mauricio Rossetto
13/06/2007, 16:45
Amigos, resolvi abrir esse tópco para alertar um problema que pode trazer muita dor de cabeça (se sobrar cabeça): Fadiga do material. Sabemos que nossos jipes já estão virando velhos guerreiros e temos que começar a nos preocupar além do que dá defeito (que não é pouco) começar a trocar itens de segurança mesmo que pareçam em bom estado. Vejam o que me aconteceu:
Fui do Rio pra São Paulo, numa média horária boa pro jipe tentando manter os 110Km/h e cheguei direto na empresa, trabalhei e a noite fui para o hotel. Antes de chegar ao hotel, resolvi parar no posto de gasolina a 100 metros do hotel para abastecer de GNV então entrei no posto e manobrando para encostar na bomba ouvi um estalo forte na frente do carro, encostei na bomba normalmente e sai do carro para ver o que poderia ser o estalo. Andei com o carro assim (vejam as fotos) até o hotel com o pneu arrastando na lataria e torcendo para a mola não pular pra fora, onde na manhã seguinte resolvi o problema com uma corda que me permitiu chegar a uma oficina próximo a empresa que trabalho, onde deixei o carro até conseguir novas peças. Liguei para A Sarancar que enviou o material por motoboy. Não preciso dizer que troquei os dois lados, pois se quebrou um lado o outro não ia faltar muito.
Mas quando agente "se dá por si", percebe que isso tinha tudo para quebrar com eu a 110 Km/h ou andando no transito, enfim, quebrou quando eu estava parado, manobrando! Não é muita sorte? Deus nos guarde....

Mauricio Rossetto
13/06/2007, 18:02
A peça que quebrou se chama: eixo da bandeja inferior, conforme o manual abaixo.

robertofs
13/06/2007, 18:03
Muito válido esse tópico.

Eu também tenho um relato. Um amigo meu estava andando tranquilamente com seu Niva, quando de repente só sentiu um tranco e a traseira do carro pulando, fazendo com que ele perdesse o controle e, por sorte, acabou batendo na guia do lado direito, o que fez o Niva tombar para a direita. Graças a Deus, ele não teve nada.

Bom, depois do susto, identificamos a causa. O tirando inferior esquerdo do diferencial quebrou na conexão dianteira, e ao bater no asfalto o mesmo foi calçado, fazendo com que o diferencial fosse girado para trás, quebrando outros tirantes, flange do diferencial, planetárias barra panhard.

Daí fomos ver o tirante e a conexão. Percebemos que o tirante é achatado nas extremidades, e através de um furo nesse achatamento é inserido a conexão, ou olhal como alguns dizem. Daí um fio de solda fecha a extremidade mais externa do tirante à conexão, mas no lado oposto, ou seja, mais interno, são feitos apenas dois pontos de solda. Como no lado mais interno não é fechado completamente, o que permite, inclusive, a entrada de água, o que pode ocasionar oxidação da peça em um ponto crítico.

Seguem algumas fotos.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
13/06/2007, 18:14
Roberto, um dos tirantes (externo - esquerdo) já me quebrou também logo após passar por um quebra molas, ouvi um ferro arrastando no chão e parei. Como estava bem devagar não aconteceu um acidente.

Girti
13/06/2007, 18:58
Como escreveu o Maurício, a maioria dos Nivas que "moram" no Brasil já tem mais de 16 anos de idade e de uso, muitas vezes intenso e próximo aos limites. Isto, obviamente, é um dos motivos destas quebras, embora não o único.
O ideal é que, de tempos em tempos, seja feito um check-up detalhado dos itens de segurança, tal como suspensão, freios, etc... É bom também que, ao dirigir, tenhamos sempre os nossos ouvidos atentos. Habituados que estamos a dirigir o carro, deveríamos perceber ruídos e comportamentos anormais. Recentemente, percebi que a direção de meu Niva parecia estranha. Prestando mais atenção, notei que a coluna de direção parecia ter uma folga excessiva, bem maior do que a folga normal. Levei o Niva ao Wilson, e ele imediatamente diagnosticou a quebra de um suporte da coluna de direção. Segundo ele, este problema ocorre com relativa freqüência, e foi de fácil solução, sendo necessário apenas retirar a coluna e mandar soldar o suporte. Ele também me disse que, embora a sensação ao dirigir o carro fosse desagradável, não havia perigo imediato, podendo o conserto ser feito com calma, de forma programada.

Voltando ao exame periódico do carro: muitas vezes, o Wilson, ao executar algum serviço em meu Niva, percebe algum problema iminente (coxim gasto ou trincado, alguma peça solta ou trincada, por ex.) e me avisa, perguntando se pode resolver o problema, trocando a peça ou consertando-a. Resumindo: façam com que seus mecânicos sejam seus aliados, peçam que, ao executarem serviços específicos em seus Nivas, eles procurem observar eventuais problemas futuros, para que estes possam ser resolvidos ANTES de ocorrer. Nem sempre estes problemas podem ser detectados com antecedência, surpresas poderão acontecer, mas cabe a nós tentar reduzir as possibilidades de estas surpresas ocorrerem.

[ ]s

GARCIA/SP
13/06/2007, 21:54
Como escreveu o Maurício, a maioria dos Nivas que "moram" no Brasil já tem mais de 16 anos de idade e de uso, muitas vezes intenso e próximo aos limites. Isto, obviamente, é um dos motivos destas quebras, embora não o único.
O ideal é que, de tempos em tempos, seja feito um check-up detalhado dos itens de segurança, tal como suspensão, freios, etc... É bom também que, ao dirigir, tenhamos sempre os nossos ouvidos atentos. Habituados que estamos a dirigir o carro, deveríamos perceber ruídos e comportamentos anormais. Recentemente, percebi que a direção de meu Niva parecia estranha. Prestando mais atenção, notei que a coluna de direção parecia ter uma folga excessiva, bem maior do que a folga normal. Levei o Niva ao Wilson, e ele imediatamente diagnosticou a quebra de um suporte da coluna de direção. Segundo ele, este problema ocorre com relativa freqüência, e foi de fácil solução, sendo necessário apenas retirar a coluna e mandar soldar o suporte. Ele também me disse que, embora a sensação ao dirigir o carro fosse desagradável, não havia perigo imediato, podendo o conserto ser feito com calma, de forma programada.

Voltando ao exame periódico do carro: muitas vezes, o Wilson, ao executar algum serviço em meu Niva, percebe algum problema iminente (coxim gasto ou trincado, alguma peça solta ou trincada, por ex.) e me avisa, perguntando se pode resolver o problema, trocando a peça ou consertando-a. Resumindo: façam com que seus mecânicos sejam seus aliados, peçam que, ao executarem serviços específicos em seus Nivas, eles procurem observar eventuais problemas futuros, para que estes possam ser resolvidos ANTES de ocorrer. Nem sempre estes problemas podem ser detectados com antecedência, surpresas poderão acontecer, mas cabe a nós tentar reduzir as possibilidades de estas surpresas ocorrerem.

[ ]s

Gil,

Excelente seu depoimento...conciso, consciente...perfeito! Quem, como nós, é proprietário de um veículo com características diferenciadas e ímpares, tem, como obrigação, tentar se antecipar aos problemas.
Como diz o velho chavão: " Prevenir é melhor - e mais barato -do que remediar".
Fazer do mecânico de confiança um aliado e parceiro parece ser condição fundamental para que a vida dos nossos russos seja prolongada.

Abs!
Renato

Girti
13/06/2007, 23:02
Obrigado, Renato!

Preciso explicar algo: nunca tive carro "0", todos os meus carros sempre foram usados e em pelo menos 3 casos, muuuuito usados: um Simca Chambord 65, comprado por meu pai em 66, depois passado para mim, que ficou comigo até 75 (9 anos), um Dodge Polara GLS 81, comprado em 83, que vendi, com dor no coração, em 95 (12 anos!) e meu Niva anterior, mod. 90/91, comprado em 97 com 40.000 Km, vendido em dezembro do ano passado com mais de 240.000 Km (200.000 Km e quase 10 anos comigo). Todos estes carros eram de uso normal, e viajaram muito comigo. Eu viajava (e ainda viajo)com freqüência para lugares distantes e, muitas vezes, isolados, e não podia me arriscar a ter problemas sérios com os carros nestes lugares. Portanto, me acostumei a ficar "esperto" com todo e qualquer ruído que pudesse indicar anormalidades. Também me preocupo sempre em fazer manutenções preventivas e revisões. O resultado disto é que pude fazer inesquecíveis viagens, sempre com uma relativa segurança quanto ao carro. É claro que já fiquei na mão, mas raramente este problemas comprometeram a viagem, quase sempre eram problemas pequenos, que puderam ser resolvidos no local.

Em resumo: quem tem carro velho, precisa ficar esperto, se não quiser voltar para casa em cima do caminhão plataforma.

[ ]s

shuther4x4
13/06/2007, 23:55
E lembrando que manutenção preventiva é muito importante, pois no simples desmontar de alguma peça pra lubrificar ou regular pegamos algo que só iria ser visto quando quebrasse. Esse desmontar eu costumo chamar de "quanto mais mexe mais fede", é mais ou menos assim: resolvi desmontar o cubo dianteiro para engraxar e os roletes do rolamento cairam todos........ não tinha nem mais vida útil. Na hora dá uma puta raiva, mas depois você fica ligado que é bem melhor assim do que parar no meio do trânsito, atrasado, com fome, suado, etc... E eu continuo mexendo..... e fedendo.
É claro que tem aquelas peças que uma inspeção visual já denunciam, mas os problemas são as outras!!!!!

Flugêncio
14/06/2007, 09:28
Acho que todos deveriam ao menos saber deitar em baixo de um carro, para saber o que tem lá. Mas a maioria se preocupa apenas com as aparências externas esquecendo das entranhas.
Com manutenção preventiva economizamos muito$ "Doril"

robertofs
14/06/2007, 09:39
Concordo plenamento com o que foi exposto sobre manutenção preventiva, porém, uma coisa é manutenção preventiva, e outra é uma peça qualidade ou engenharia duvidosa.

Se observarmos a parte da conexão do tirante que não se quebrou, fica evidente como o tirante é soldado à conexão. Se o tirante fosse sempre comprimido, creio que não haveria problemas, mas havendo tração os pontos de conexão entre o tirante e a conexão se tornam mais frágeis, pois a área de contato do tirante com a conexão é pequena, podendo ser ainda mais fragilizada pela probabilidade de haver oxidação dos pontos de contato pelo vão existente em função da ausência de um cordão de solda que fecharia o contato na parte mais interna, a exemplo da parte mais externa.

Posto isso, não confiamos mais nessa peça original.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Flugêncio
14/06/2007, 09:58
Roberto,
Por isso é que estamos sempre futricando para obtermos qualidade em nossas peças e serviços.e nessa peça se fizer solda pra reforçar perde a borracha.

robertofs
14/06/2007, 10:09
Roberto,
Por isso é que estamos sempre futricando para obtermos qualidade em nossas peças e serviços.e nessa peça se fizer solda pra reforçar perde a borracha.

Certamente, Cangaceiro Flugêncio!

É por isso que já estamos futricando outras peças.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Mauricio Rossetto
14/06/2007, 12:37
Roberto não está brincando em serviço, é isso aí!
Hoje minha mulher foi sair com o jipe e percebeu um barulho na roda dianteira esquerda e empurrando a roda com o pé percebeu que tinha uma folga além do normal. Usamos o jipe diariamente, e rodamos uma média de 2000 Km mensalmente com ele. Verificamos que os dois parafusos que seguram a balança superior estavam frouxos e quando tentei apertá-los descobri que estavam espanados! Mais uma! Como tenho um Niva desmontado no porão, achei dois para fusos iguais e troquei com porca e tudo. Minha gente, acho que esses parafusos que seguram as balanças (inferior e superior) devem ser trocados, já que trabalham em regime extremo há 15 anos. Já troquei os de baixo (um quebrou como viram) e agora estou trocando os de cima.

Peter
14/06/2007, 12:51
Muito válido esse tópico.


Bom, depois do susto, identificamos a causa. O tirando inferior esquerdo do diferencial quebrou na conexão dianteira, e ao bater no asfalto o mesmo foi calçado, fazendo com que o diferencial fosse girado para trás, quebrando outros tirantes, flange do diferencial, planetárias barra panhard.

Seguem algumas fotos.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Para evitar isto,sugiro colocar uma, cinta ou uma corrente como é usada no cardã dos caminhoes,que evita que o cardã araste no chão,no caso de uma quebra.

alexandre roveri
14/06/2007, 13:01
Concordo plenamento com o que foi exposto sobre manutenção preventiva, porém, uma coisa é manutenção preventiva, e outra é uma peça qualidade ou engenharia duvidosa.

Se observarmos a parte da conexão do tirante que não se quebrou, fica evidente como o tirante é soldado à conexão. Se o tirante fosse sempre comprimido, creio que não haveria problemas, mas havendo tração os pontos de conexão entre o tirante e a conexão se tornam mais frágeis, pois a área de contato do tirante com a conexão é pequena, podendo ser ainda mais fragilizada pela probabilidade de haver oxidação dos pontos de contato pelo vão existente em função da ausência de um cordão de solda que fecharia o contato na parte mais interna, a exemplo da parte mais externa.

Posto isso, não confiamos mais nessa peça original.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Verdade, num caso desse, qual a manutenção preventiva a ser realizada:?:
Cortar o tubo pra verificar o estado interno :?: Não né :wink: Mas tem uma coisa ai que agravou o problema :pensativo: A peça foi cromada né:?: E cromo artistico é realizado em banho de imersão em solução ácida, o ácido penetrou no tubo e enfraqueceu a peça de dentro para fora !
Uma coisa pra se pensar :concordo:

alexandre roveri
14/06/2007, 13:08
Certamente, Cangaceiro Flugêncio!

É por isso que já estamos futricando outras peças.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

:discordo:OPA:discordo: Fazer a peça sólida não vai resolver o problema, alias tá tudo errado !!!:stop:
Uma peças sólida só vai ter a mesma resistençia a flexão de um tubo se for feita em 8550 e tratado termicamente
Nem mesmo os caras da Pirate4x4 fazem tirantes sólidos !!!!

Acho que estão no caminho errado, e pra caramba:shock:, muito pesado :putz:

pera ai que eu vou procurar umamatéria sobre confecção de tirantes

maanunes
14/06/2007, 13:55
Galinaceo desprovido de visao

A muito que vinha pensando em mandar fazer uma peca dessa solida mas outras prioridades entraram... qual o problema ?

robertofs
14/06/2007, 14:05
Mas tem uma coisa ai que agravou o problema :pensativo: A peça foi cromada né:?: E cromo artistico é realizado em banho de imersão em solução ácida, o ácido penetrou no tubo e enfraqueceu a peça de dentro para fora !
Uma coisa pra se pensar :concordo:

A peça foi cromada sim, mas não apostaria minhas fichas nessa hipótese. Como falei, o tirante sendo submetido a tração apenas uma pequena área de contato entre o tubo do tirante e o olhal. Como há aquele pequeno vão entre as peças, fica evidente que houve oxidação. O banho químico dado a peça teria limpado aquela região, e ainda, possivelmente, ela estaria também cromada. No entanto, não está.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
14/06/2007, 14:41
A peça foi cromada sim, mas não apostaria minhas fichas nessa hipótese. Como falei, o tirante sendo submetido a tração apenas uma pequena área de contato entre o tubo do tirante e o olhal. Como há aquele pequeno vão entre as peças, fica evidente que houve oxidação. O banho químico dado a peça teria limpado aquela região, e ainda, possivelmente, ela estaria também cromada. No entanto, não está.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Tamo falando a mema coisa !!! Apenas acho que a cromagem pode ter acelerado o processo !
O problema mesmo é o furo na soldagem, bem coisa de siberiano bebado:parede:

alexandre roveri
14/06/2007, 15:56
Esse é o link da Pirate sobre tubagens e terminais:concordo:

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Links/

robertofs
14/06/2007, 15:57
:discordo:OPA:discordo: Fazer a peça sólida não vai resolver o problema, alias tá tudo errado !!!:stop:
Uma peças sólida só vai ter a mesma resistençia a flexão de um tubo se for feita em 8550 e tratado termicamente
Nem mesmo os caras da Pirate4x4 fazem tirantes sólidos !!!!

Acho que estão no caminho errado, e pra caramba:shock:, muito pesado :putz:

pera ai que eu vou procurar umamatéria sobre confecção de tirantes

Calma, galinAÇO! Não seja tão radical hehehe

O que acontece é que poderíamos fazer com tubos, certamente. Daí seria só confecionar os olhais pra usar alguma bucha, certo? O problema é que apesar de parecer mais simples, ficou mais caro.

Daí, apelamos para um aço quadrado 1045, que é caracterizado como baixo carbono, que possui baixa resistência e dureza e alta tenacidade e ductilidade. Mas essa chamada "baixa resistência" está na ordem dos 45 Kgf/mm², mas admite um alongamento de até 18%, ou seja, ou seja, boa elasticidade. O limite para deformação plástica é da ordem dos 25 Kgf/mm². O que estamos acreditando é que será mais resistente à ruptura, que foi o causou todo o estrago. Se por ventura ocorrer grande deformação plástica, menos mal que é um ruptura.

Embora as fotos indiquem ter ficado pesado, é só uma ilusão de ótica. O aço quadrado foi muito usinado, ficando com diâmetro ligeiramente menor que o tirante original, e o seu peso foi bem reduzido. As extremidades ainda serão acabadas para receber as buchas.

O único detalhe que creio merecer maior atenção é quanto a possível torção ao longo do comprimento do tirante quando a suspensão traseira for muito exigida. Nunca observei se o tirante original sofre deformação elástica nesse sentido, ou se apenas as buchas de borracha fazem a compensação.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
14/06/2007, 16:31
Eu ando meio sem tempo, então vou tentar ser suscinto ! Se não ficar claro nois continua discutindo !
Essa sua peça vai ser extremamente eficiente em compressão ( -> 0 <- ) e elongação ( <- 0 -> ) mas vai ser péssima em flexão ( C<- )

Os valores que vc se refencia são tambem válidos para o tubo pois são os do mesmo material é só igualar a área ( 25kgf/mm2, capiti:?:) ;-)
O que eu quero dizer é que a estrutura não aguenta ! Estrutura tubular é a mais rigida em construção mecanica, não existe comparação com o mesmo material sólido !
Quando vc flexiona um tubo no meio acontecem dois fenomenos , de um lado o tubo é comprimido, do outro ele e tracionado, de certa forma essas forças se anulam, num varão sólido isso não acontece !

Já que está feito experimenta, EU, faria um reforço : - Corta um retalho de chapa de 5/16 na forma de uma lamina e no comprimento do "tubo" e solda uma em cima e outra em baixo ( tipos assim -0- , só que a 90º ) isso vai te trazer um pouco de extrutura na sua peça ! Outra coisa não faça um cordão inteirriço, faça intercalado, solda 5cm deixa 5cm sem solda e intercala do outro lado
Já leu aquele link que mandei ????

dollis
14/06/2007, 17:34
esses tirantes tem um tipo de solda que é mesmo muito fragil, sendo sempre um ponto de cisão.

penso que para não usar um tubo sólido, o ideal é copiar o modelo de junção utilizado em laguns quadros de motocicletas:

o tubo do tirante teria de ser submetido a uma ferramenta de impacto que faria uma abertura da boca do tubo, no formato de um funil ovalado.
esta abertura formaria um encaixe com o olhal, aumentando a área de contato entres as partes e favorecendo a solda.

tenho umas peças dessas que ganhei em uma oficina de Brasilia, onde o sujeito constroi gaiolas.

se encontrar posto fotos aqui.
creio q o Roberto ja tenha visto ou até tenha com ele uma peças dessas (eu andei distribuindo algumas amostras).

robertofs
14/06/2007, 17:40
Eu ando meio sem tempo, então vou tentar ser suscinto ! Se não ficar claro nois continua discutindo !
Essa sua peça vai ser extremamente eficiente em compressão ( -> 0 <- ) e elongação ( <- 0 -> ) mas vai ser péssima em flexão ( C<- )

Os valores que vc se refencia são tambem válidos para o tubo pois são os do mesmo material é só igualar a área ( 25kgf/mm2, capiti:?:) ;-)
O que eu quero dizer é que a estrutura não aguenta ! Estrutura tubular é a mais rigida em construção mecanica, não existe comparação com o mesmo material sólido !
Quando vc flexiona um tubo no meio acontecem dois fenomenos , de um lado o tubo é comprimido, do outro ele e tracionado, de certa forma essas forças se anulam, num varão sólido isso não acontece !

Já que está feito experimenta, EU, faria um reforço : - Corta um retalho de chapa de 5/16 na forma de uma lamina e no comprimento do "tubo" e solda uma em cima e outra em baixo ( tipos assim -0- , só que a 90º ) isso vai te trazer um pouco de extrutura na sua peça ! Outra coisa não faça um cordão inteirriço, faça intercalado, solda 5cm deixa 5cm sem solda e intercala do outro lado
Já leu aquele link que mandei ????

Muito bem explicado, mas uma imagem vale mais que mil palavras heheheh

Então, melhor você me dizer, observando a figura em anexo, qual flexão você se refere, por favor, caro professorAÇO ;-)

1) A
2) B
3) A e B
4) N.D.A.

hehehehe

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
14/06/2007, 18:07
Desta vez eu concordo com o França . Ja faz muito tempo que estudei mecânica dos corpos rígidos , resmática mas me lembro de algummas coisas .

O tubo Vazado so leva vantagem num momento torsor , isso porque a distribuição de carga é nula no centro e máxima na borda , oque não justifica ter material no centro . Por isso que um eixo cardã é vazado.

Agora dizer que um tubo vazado é mais resistente doque um tubo sólido ?

Me lembro que num projeto de mecânica , chegávamos ao que chamamos de secção do eixo e não diâmetro .

fondevila
14/06/2007, 20:29
Sei que matei muita aula de resmat na faculdade mas acho que o tubo vazado tem maior resistencia a flexão e torção do que o sólido , e para compressão é o contrário.

No Bob essa barra também quebrou só que foi bem perto do meio, e vendo o pedaço que sobrou da pra perceber claramente que ela quebrou por flexão (alternativa A no esquema do Roberto), se fosse sólido quebraria mais fácil....

abs

alexandre roveri
14/06/2007, 22:04
Tem hora que faz uma falta danada uma caneta e um pedaço de papel higiênico !!!
Mas as figuras que o Robertovisky postou são identicas, só muda o sentido dos vetores

Vou tentar desenhar, pois na "grafia" sou péssimo e já fui repreendido :mrgreen::mrgreen:

alexandre roveri
14/06/2007, 22:10
Sei que matei muita aula de resmat na faculdade mas acho que o tubo vazado tem maior resistencia a flexão e torção do que o sólido , e para compressão é o contrário.

No Bob essa barra também quebrou só que foi bem perto do meio, e vendo o pedaço que sobrou da pra perceber claramente que ela quebrou por flexão (alternativa A no esquema do Roberto), se fosse sólido quebraria mais fácil....

abs

ISSO :concordo:! exatamente esse o principio :dance:

robertofs
14/06/2007, 23:38
Sei que matei muita aula de resmat na faculdade mas acho que o tubo vazado tem maior resistencia a flexão e torção do que o sólido , e para compressão é o contrário.

No Bob essa barra também quebrou só que foi bem perto do meio, e vendo o pedaço que sobrou da pra perceber claramente que ela quebrou por flexão (alternativa A no esquema do Roberto), se fosse sólido quebraria mais fácil....

abs

Então, torção eu até consigo imaginar, mas flexão... sei não. Há tirantes inferiores e superiores, certo? Numa arrancada podemos imaginar que haverá compressão nos tirantes inferiores e tração dos tirantes superiores, havendo o inverso quando acionado o freio. Agora, qual seria a razão desses tirantes terem que flexionar? Se uma das extremidas do tirante fosse conectada de forma a não permitir movimentação do tirante para cima ou para baixo, a outra extremidade só movimentaria se houvesse flexão do tirante, mas ambas as extremidades são conectadas de forma a permitir movimento para cima ou para baixo. Então, flexionar pra que?

Sobre torção, somente ocorreria se o deslocamento da suspensão causasse uma inclinação do diferencial maior que a capacidade de amortecimento das buchas.

Bom... continuo pensando... hehehe

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
15/06/2007, 06:29
Muito bem explicado, mas uma imagem vale mais que mil palavras heheheh

Então, melhor você me dizer, observando a figura em anexo, qual flexão você se refere, por favor, caro professorAÇO ;-)
's
Roberto França
Goiânia-GO.

Dispenso o sarcasmmo:twisted:
Em todo caso achei essa sua solução muito parecido com um outro tópico que acompanhei aqui no forum :twisted:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11161&highlight=suspen%E7%E3o
Vale a pena a leitura inteira das 6 primeiras paginas, lá está melhor explicado as caracteristicas estruturais de um tubo, só disconsidera as partes que o pessoal acaba com o outor da idéia :concordo:

Vc leu aquele link que eu postei da Pirate, onde ensina a confeccionar tirante de maneira correta :?:

Marcio Rossetto
15/06/2007, 08:24
Creio que quando se projeta algo , temos inúmeras forças atuando, mas levamos em conta o vetor força mais atuante e no caso desse tirante do Maurício que quebrou , estamos falando de momento de Flexão . Em dois sentidos: X e y ( em y é maior devido ao peso do carro ) .

Um tubo vazado, obviamente torce mais e flete mais doque um tubo rígido .


Porém, um tubo vazado e um tubo rígido numa máquina de ensaio de Flexão, qual o comportamento Força x deformação ?

Obviamente a variação na zona elástica do tubo vazado vai ser maior que a variação elática do tubo rígido.

Agora , quanto ao gradiente de força , ou seja, o valor pico de resistencia do tubo rígido no limite da flexão para a deformação ,vai ser bem superior ao do tubo vazado .

alexandre roveri
15/06/2007, 08:38
A questão não é, crer ou não crer !!!! :putz:

Alguem por acaso teve o trabalho de ler a matéria do link que eu passei ?:evil:

Ou vou ter que dar controlC control V em tudo ? :rolleyes:

Se não acreditão no que estou afirmando peçam uma consulta ao Leopoldo ou ao Bill

Flugêncio
15/06/2007, 09:51
Roverí,

Lí tudim, cada dia aprendendo mais e mais ( Futrica), tb acho que as peças do Roberto ficaram muito "brutas"

robertofs
15/06/2007, 11:09
Roverí,

Lí tudim, cada dia aprendendo mais e mais ( Futrica), tb acho que as peças do Roberto ficaram muito "brutas"

O único link que eu vi foi o do tópico "Traseira IRS Pneumática", onde a única coisa que valeu a pena, das 10 páginas que li, foram as opiniões do Leopoldo e do Theo Augusto, que ao meu ver, não entraram num consenso.

O Cangaceiro fala que as peças ficaram "brutas". Ora, não é esse o objetivo? Ficar mais resistente?

Porém, ainda não me responderam porque deveria haver flexão nos tirantes. Se deve haver flexão, concordo que um turbo poderia admitir mais flexão. Mas tem que ter flexão, se as peças sofrem basicamente tração e compressão?

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Peter
15/06/2007, 11:22
Para comentar algo que estava me incomodando nesta peças torneadas tive
que voltar mais de 40 anos no tempo.Mas sempre é bom relembrar o que a gente aprendeu.:concordo::concordo:

Um problema que eu vejo é na passagem da secção maior para a menor.Porque?:sad::sad:
Esta sendo cortado o fibramento do material laminado,ou seja introduzindo uma zona critica sujeita a ruptura .
Acho muito perigoso.:discordo::discordo::discordo:

Flugêncio
15/06/2007, 11:33
Roberto,

"Brutas", nesse caso quis dizer: forte, robusta, pesada etc. Longe de querer dizer que estão erradas, ainda mas porque estou na escolinha dos futricas.

robertofs
15/06/2007, 11:47
Para comentar algo que estava me incomodando nesta peças torneadas tive
que voltar mais de 40 anos no tempo.Mas sempre é bom relembrar o que a gente aprendeu.:concordo::concordo:

Um problema que eu vejo é na passagem da secção maior para a menor.Porque?:sad::sad:
Esta sendo cortado o fibramento do material laminado,ou seja introduzindo uma zona critica sujeita a ruptura .
Acho muito perigoso.:discordo::discordo::discordo:

É uma observação válida, sem dúvida!

Você acha que se o eixo do tirante fosse soldado ao olhal seria mais resistente à ruptura?

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
15/06/2007, 14:28
O único link que eu vi foi o do tópico "Traseira IRS Pneumática", onde a única coisa que valeu a pena, das 10 páginas que li, foram as opiniões do Leopoldo e do Theo Augusto, que ao meu ver, não entraram num consenso.

O Cangaceiro fala que as peças ficaram "brutas". Ora, não é esse o objetivo? Ficar mais resistente?

Porém, ainda não me responderam porque deveria haver flexão nos tirantes. Se deve haver flexão, concordo que um turbo poderia admitir mais flexão. Mas tem que ter flexão, se as peças sofrem basicamente tração e compressão?

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.


Tentas esse link aqui ;)
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Links/

robertofs
15/06/2007, 15:39
Tentas esse link aqui ;)
http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/Links/

É... pra americano é tudo fácil... mas pra nós, a coisa é diferente. Essas junções esféricas são caras pacas! Foi por isso que resolveu-se fazer da forma como está sendo feito os tirantes.

Acho que vou propor aos caras fazer um teste de flexão em prensa hidráulica, aplicando uma pressão X e depois aliviar pra ver se tudo volta como era antes, ou seja, se ocorre deformação elástica ou se só plástica.

Testar torção vai ver complicado, assim como um teste de tração pra medir a carga necessário pra ocorrer ruptura.

Não ter ferramentas adequadas é cruel :-(

Mas seguem mais fotos do tirante original que não se rompeu, que tirei hoje em modo macro. Recomendo a todos fazerem uma análise dos seus tirantes.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Flugêncio
15/06/2007, 15:52
Estas peças estavam no Nivopala?:pensativo:

robertofs
15/06/2007, 16:29
Estas peças estavam no Nivopala?:pensativo:

Não, mas o Bill, dono do Nivopala, já foi alertado, afinal, agora há mais torque na tração, e depois dessa, todo o cuidado é pouco.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Peter
05/07/2007, 13:22
Roberto

Desmontei toda a suspensão traseira(graças a voce?,no bom sentido)

Lixei,escovei e pintei todas as barras traseiras,e não tinha nenhum podre.Ainda bem!!!

So uma delas ao balançar tinha um ruido , de leve,de particulas.(ferrugem ??,não sei e nem vou cortar para ver).

Passei massa ant-ruido em todas elas,assim fecha aquelas frestas,evitando entrada de agua, e redução do barulho quando batem pedrinhas(sera?),e pintei.

Analizando esses braços ,não seria melhor fazer com um tubo achatando as pontas,furando estas e soldando uma bucha torneada para colocação das borrachas?
Eu tentaria fazer isto!!!!!

robertofs
05/07/2007, 15:42
Analizando esses braços ,não seria melhor fazer com um tubo achatando as pontas,furando estas e soldando uma bucha torneada para colocação das borrachas?
Eu tentaria fazer isto!!!!!


Ou seja, fazer como o original. Eu concordo. Só não conseguimos ainda determinar se da forma que foi feita será pior. Rolaram muitas opiniões, e todas foram válidas. O dono do carro foi alertado por mim sobre as opiniões de niveiros que conhecem mais de ferro (no bom sentido, claro) deram. Nossa preocupação agora é com ruptura, que foi o que aconteceu com o tirante original. Se acontecer torção, e nisso ocorrer deformação plástica, menos mal. Só esperamos é que não ocorra ruptura, porque outro susto desse nem pensar hehehe

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Peter
05/07/2007, 16:03
No meu mesmo estando os tirantes em ordem vou colocar uma cinta como nos cardãs dos caminhões ,alias tambem vou colocar no cardã .

robertofs
05/07/2007, 16:14
No meu mesmo estando os tirantes em ordem vou colocar uma cinta como nos cardãs dos caminhões ,alias tambem vou colocar no cardã .

Pior que o problema que meu amigo teve nem foi com o eixo cardan. Foi com o tirante mesmo, porque ele rompeu na parte da frente, e desceu! E aí a m***a foi feita :???:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
05/07/2007, 19:13
Camaradas,

uma vez eu dobrei um tirante desses por causa de uma pedra. Claro, precisei troca-lo e aproveitei a oportunidade para corta-lo no meio. o cano é muito fino... nao seria interessante colocar canos mais grossos??


abracos

Jossano

robertofs
06/07/2007, 09:43
Camaradas,

uma vez eu dobrei um tirante desses por causa de uma pedra. Claro, precisei troca-lo e aproveitei a oportunidade para corta-lo no meio. o cano é muito fino... nao seria interessante colocar canos mais grossos??


abracos

Jossano

Realmente não inspiram confiança. São tão finos quanto cano de guidão de bicicleta.

Se rígido não é viável pelas propriedades mecânicas, creio que fazê-los com canos de maior espessura seja o ideal.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Peter
06/07/2007, 10:05
Pior que o problema que meu amigo teve nem foi com o eixo cardan. Foi com o tirante mesmo, porque ele rompeu na parte da frente, e desceu! E aí a m***a foi feita :???:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Por isto sera colocada uma cinta na parte dianteira do tirante aproveitando os dois parafusos traseiros do mancal(que tem 4).

Assim se evita que ,se o tirante quebrar na dianteira, o mesmo caia no chão, e faça o estrago descrito por voce.

Jossano
06/07/2007, 10:42
Peter,

Sabe o que eu pensei. ... ao inves de uma cinta, nao seria legal fazer um cabo fino de aço en toda a estencao do tirante, preso com cintas plastica ou abracadeira.... claro que o cabo tem que ter folga.... mas no caso de uma ruptura , que necessariamente é no sentido de tracionamento (na compressao ele amassa) o tirante alem de nao deixar a suspenssao ir para tras nao vai deixa o cano cair

abracos

Jossano

Peter
06/07/2007, 10:59
Peter,

Sabe o que eu pensei. ... ao inves de uma cinta, nao seria legal fazer um cabo fino de aço en toda a estencao do tirante, preso com cintas plastica ou abracadeira.... claro que o cabo tem que ter folga.... mas no caso de uma ruptura , que necessariamente é no sentido de tracionamento (na compressao ele amassa) o tirante alem de nao deixar a suspenssao ir para tras nao vai deixa o cano cair

abracos

Jossano

Acho valido.Nada como ir a favor da segurança.

Mauricio Rossetto
28/09/2008, 12:32
Camaradas

mais um interessante caso de fadiga de material, e estamos falando de veículos de uso severo (no meu caso). Comentamos neste tópico a idéia de fazer a barra com eixo deslizante, para que a torção não seja sobre a barra, mais precisamente as borrachas que rapidamente são desgastadas. No meu caso, que tenho que fazer manobras que exigem torção de curso total da suspensão traseira para chegar em casa, mostra-se urgente uma solução. Abaixo fotos e o começo do projeto das barras que postarei logo que compre o material e comece a fazê-las.

Mauricio Rossetto
28/09/2008, 12:42
Mais fotos com a idéia da barra torcendo em seu eixo, e não sobre as buchas de borracha.

Obs: As modificações que tenho feito têm dado resultado: faz seis meses que o Niva não quebra, fazendo viagens todo final de semana praticamente, carregando em média 500 Kg de material. A casa que estamos construindo é de difícil acesso não chegando caminhão, então temos que levar o material. Estou abrindo um tópico para que os camaradas possam contar as proezas e exageros com seus jipes :twisted: hehehe

Quando lá estiver mais apresentável, quem sabe fazemos um churrasquinho que só se chega de jipe hehehehe - ou na inalguração do Boris IV que está no forno:concordo:

Gustavo Niva
28/09/2008, 20:19
Mauricio,
Já tentou reforçar as soldas dos tubos nos olhais? Não é tão bom quanto o que tu tá fazendo, mas talvez resolva o problema de quebras :)

[]s

shuther4x4
28/09/2008, 20:53
Mais fotos com a idéia da barra torcendo em seu eixo, e não sobre as buchas de borracha.

Obs: As modificações que tenho feito têm dado resultado: faz seis meses que o Niva não quebra, fazendo viagens todo final de semana praticamente, carregando em média 500 Kg de material. A casa que estamos construindo é de difícil acesso não chegando caminhão, então temos que levar o material. Estou abrindo um tópico para que os camaradas possam contar as proezas e exageros com seus jipes :twisted: hehehe

Quando lá estiver mais apresentável, quem sabe fazemos um churrasquinho que só se chega de jipe hehehehe - ou na inalguração do Boris IV que está no forno:concordo:

Mauricio, como ele é preso no sentido antero posterior? (pra não ficar indo pra frente e pra trás?) :pensativo:
Realmente sua idéia de deixar ele rotacionar sobre o eixo não vai danificar nem as buchas!!!! Parabéns.:palmas:
Sobre a última parte, não convida não senão eu vou..... e ainda vamos em caravana!!!:mrgreen: