Conectar

Ver Versão Completa : Gas natural, Prejudica o motor?

LskMaduc
13/06/2007, 10:53
OI galeira.
Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao e que com o tempo o motor vai começando a dar problemas.
por exemplo, pegar um motor 4.3 V6 e colocar gas, ele vai dar problema com facilidade?
Isso realmente é verdade, ou nao prejudica em nada?
Grande abraço!

gutoxj98
13/06/2007, 12:03
realmente o gaz é seco......tem que andar todo dia na gasolina um pouco, quando saio de casa rodo uns km na gasoza....e antes de chegar em casa tbem......para nao ressecar mangueiras, e todas as pecas da linha de combust.

Meu motor comecou a fazer barulho de tucho apos o GNV, nao sei se foi por causa dele.......uns falam que nao...uns falam que sim......tem gente que colocou e nao aconteceu nada......

valeu ?

Leo - Beethoven
13/06/2007, 13:02
Esse tópico vai dar briga...Tô até vendo......é melhor garantir a minha pipoca....:mrgreen:

A verdade é o GNV é um combustível seco e os motores não forão projetados para esse tipo de combústível, talvés o Tetra-fuel da Fiat já, mas não sei....

O ponto é, quem instala GNV no seu carro tem que ser consciente de certas questões, como o Guto colocou bem....o GNV requer mais cuidados com filtro, velas, cabos, etc....e também no modo de dirigir.....
...se vc tiver noção disso tudo e saber usar bem, terá boas vantagens e não correrá nenhum risco de desgaste prematuro.

Meu vizinho tem uma picape C-20 que roda pra cima e pra baixo com GNV, pois é empreiteiro. Ele me disse que o motor dele (igual ao do Opala 6 cil.) já deve ter mais de 200 mil Km só de GNV....e não sei não, mas acho que o cara não é muito desses cuidados que falamos aqui....

Abs.

Sukys
13/06/2007, 13:48
Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao

Motor ressecado é ótimo! :-)
O percurso por onde passa o gás (ou álcool ou gasolina) nem requer lubrificação, e o único local onde o combustível pode fazer estrago é nos cilindros, com a degradação da película de óleo lubrificante, só que esta película NÃO sofre degradação em contato com o gás, ao contrário do que acontece com gasolina. Isso é fácil de ser constatado pela análise do óleo, que em motores que utilizam GNV mantém sua qualidade por maior tempo de uso, consequentemente com maior probabilidade de ótima lubrificação.

Essa lenda do "combustível seco" surgiu como desculpa genérica para problemas em instalações mal feitas, sem uso de variador de ponto, utilização de ignição adequada, etc., ou então para justificar qualquer defeito mecânico cuja origem foi outra.

Sds,
Sukys

Sukys
13/06/2007, 14:03
realmente o gaz é seco......tem que andar todo dia na gasolina um pouco, quando saio de casa rodo uns km na gasoza....e antes de chegar em casa tbem......para nao ressecar mangueiras, e todas as pecas da linha de combust.

Guto,

De tempos em tempos tem mesmo que rodar na gasolina, mas você mesmo deu a reposta exata pra isso: evitar problemas com a GASOLINA, que se ficar sem uso por longo período pode se degradar e causar problemas na bomba, carburador (ou injetores) etc., e isso não tem nada a ver com o gás, cujo percurso é outro.

Em motores que trabalham exclusivamente com gás não existe este problema, pode checar isso com qualquer dono de empilhadeira ou gerador que faça uso de GNV ou até GLP.

Sds,
Sukys

laserman
13/06/2007, 19:53
Lá vem o velho papo do GNV seco !!

O GNV é um fluido assim como a gasolina, ambos podem assumir o estado líquido, gasoso e ainda sólido. Isto dependerá da temperatura e pressão !

Qd a gasolina é pulverizada pelos bicos, em que estado ela encontra-se ?

O motor necessita de lubrificação em suas partes móveis, quem encarrega-se desta lubrificação é o óleo lubrificante e não o combustível !!

Boa lama,

Arbass
13/06/2007, 20:33
Antes de ter um carro c/ GNV fiz uma pesquisa c/ taxistas, q são os q têm mais experiência c/ GNV. Só elogios. Ouvi vários relatos de motores c/ mais de 300.000 km s/ problemas.

Uma dúvida:
E a temperatura de combustão do GNV x Gasolina? Alguma influência?

Abs,

Alexandre Zocrato
13/06/2007, 22:46
Motor ressecado é ótimo! :-)
O percurso por onde passa o gás (ou álcool ou gasolina) nem requer lubrificação, e o único local onde o combustível pode fazer estrago é nos cilindros, com a degradação da película de óleo lubrificante, só que esta película NÃO sofre degradação em contato com o gás, ao contrário do que acontece com gasolina. Isso é fácil de ser constatado pela análise do óleo, que em motores que utilizam GNV mantém sua qualidade por maior tempo de uso, consequentemente com maior probabilidade de ótima lubrificação.

Essa lenda do "combustível seco" surgiu como desculpa genérica para problemas em instalações mal feitas, sem uso de variador de ponto, utilização de ignição adequada, etc., ou então para justificar qualquer defeito mecânico cuja origem foi outra.

Sds,
Sukys
:concordo::concordo::concordo:
Esse papo de que o gás prejudica o motor é coisa dos produtores de álcool, que, equivocadamente, acham que o gás os prejudica. O gás concorre com a gasolina, pois o álcool é sazonal.

Outra coisa que tem atrapalhado o GNV é a sua utilização por esse governo maluco nas termoelétricas, que são mais caras e poluidoras do que as hidroelétricas. Acho que é para ajudar a Bolívia e seu atual mandatário...

Isso, de qualquer forma, é opção política. Tecnicamente, o gnv é menos poluente e não prejudica em nada o motor.

[]'s

Arbass
14/06/2007, 10:00
O que é menos poluente e menos promotor do aquecimento global?

GNV ou álcool?

Leo - Beethoven
14/06/2007, 10:25
Não vou entrar nas questões políticas do GNV, pois não acho que seja a intenção do tópico, mas o GNV só não se torna o combustível do momento justamente por estas razões políticas.

Em motores que trabalham exclusivamente com gás não existe este problema, pode checar isso com qualquer dono de empilhadeira ou gerador que faça uso de GNV ou até GLP.

Havia me esuqecido desse detalhe mesmo. Tem uma empilhadeira aqui no trabalho Hyster da década de 60 com motor 6 cil BF-161, sim, igual ao do Jeep. Esse motor que era fabricado em Taubaté.....essa empilhadeira, sofre o dia inteiro, dia após dia....e só trabalha com GLP (Ultragás ainda).....estou aqui a 15 anos, e esse motor (que não é nenhum exemplo de projeto mecânico) nunca teve que ser retificado e o nível de ruído compatível com um motor em bom estado.....Todos ainda trocam o óleo a cada X km, verificam a água, filtros, cabos, etc....imaginem o cuidado que os caras que usam essa empilhadeira aqui tem....ZERO.....se muito trocam o óleo uma vez por ano e olhe lá.....

Abs.

samukanvas
14/06/2007, 10:45
Gostaria de saber qual a influência da temperatura de queima do gnv em um motor a gasolina. Sei que o gnv tem temperatura muito superior de queima que a gasolina (quase o dobro).

Digo isso porque os motores a álcool sempre foram conhecidos por serem mais "parrudos" que os a gasolina. Não digo isso pela taxa e sim pela resistência do conjunto a temperatura de trabalho.

Outra coisa: GNV não é GLP. São gases, assim como o bundano (gás proveniente do orifício anal), mas não são iguais.

J Pinho
14/06/2007, 11:18
OI galeira.
Ouvi dizer que o gas natural deixa o motor muito ressecado e sem lubrificaçao e que com o tempo o motor vai começando a dar problemas.
por exemplo, pegar um motor 4.3 V6 e colocar gas, ele vai dar problema com facilidade?
Grande abraço!

Caro Maduk e demais colegas

Tenho uma XJ 97 desde nova. apos um ano de compra, motivado por algo em torno de 1000 KM por semana entre João Pessoa e Natal ( na epoca so existiam dois postos sendo um na saida de JP e outro na saida de natal) algo em torno de 170 km entre um e outro), instalei GNV. Na epoca nao existia nemhuma sofisticação como avanço de ponto ou desligamento de bomba,
portanto usava gnv dirato, sem trocando para gas quando faltava gnv.
rodei por aproximadamente 150.000 KM com gas e agora as considerações.
O uso do gnv nunca trouxe problemas para o motor mecanicamente falando.
Depois de algums ajuste no diametro do misturador, passei de 35mm para 50 e isso me dava vel max de 160km, e consumo estrada 8KM/M3.
o cosumo cidade sempre foi alto (5 a 6)
os problemas que enfrentei nesses anos foram provocados pela aumento de temperatura de funcionamento do motor, que ao longo do tempo provocou problemas de superaquecimento, por desgaste de peças que normalmente nao apresentariam problemas.
Este aumento de temperatura) normalmente o carro andava a 110 graus), ressecou borracha, cabeamento dos bicos injetores, estrago na valvula de pressao do tanque pois no meu caso a bomba continuava ligada pois por segurança nas ultrapassagens eventualmente precisava passar pra gasolina (O que parecia que tava ligando um turbo)( muitas vezes meus caronas ficavam impressionados com o aumento de torque mesmo ja em alta, o que me fazia dar aquele rizinho intimo).
Entao, realmente e principalmente um motor deste porte, que não se pode compara com um motor 1.0 ou 2.0, que nao tem bloco e nivel de temperatura de funcionamento, vamos enfrentar ao longo do tempo problemas e muitas vezes mais graves pois se o meca nao souber imediatamente o que fazer, vai fazer m... que vai ter consequencias mais tarde ( por ex. na falta de encontrar a valvula de prssao, meu meca colocou uma valvula direto na tubulação e rele de desligamento da bomba. Porem com o funcionamento do motor no gnv, a pressao na flauta subio ao ponto de estoura os bicos injetores, pois [e gastando e apredendo(
Por isso hoje posso sugerir> se sua economia n]ao vai ser significante ao ponto de guardar dinheiro para o futuro, nao vale a ec onomia imediata, sem contar com a falta de espaço, pouca autonomia, perda de potencia etc.
Talves seja mais pratico a adaptaç]ao para alcool que inclusive gera mais potencia.
Abraços a todos

Enrique Javier Romay
14/06/2007, 11:21
Outra coisa: GNV não é GLP. São gases, assim como o bundano (gás proveniente do orifício anal), mas não são iguais.

Você esta certo, o GLP e muito parecido na composição aos gases que voce faz referencia, a compocição do GNV são gases mais leves (menor quantidade de carbonetos na composição) Meta , Etano, já os compostos do GLP são mais pesados, Propano, Butano.....

Sds.....

Leo - Beethoven
14/06/2007, 11:23
Uma dúvida:
E a temperatura de combustão do GNV x Gasolina? Alguma influência?

Claro que tem !!....por incrível que possa parecer o GNV tem um ponto de ignição maior que o da Gasolina e maior que o do GLP. Pra vc ter uma idéia, dependendo do ambiente (claro) vc não consegue inflamar o Gás Natural com uma chama do cigarro, ao contrário do GLP e da gasolina....por isso é uma gás muito seguro. Isso em linha gerais....por que se colocar essa teoria aqui o Samuka começa a brigar comigo....:mrgreen:

A questão é, o ponto de ignição de qualquer gás, depende muito da pressão....como o GNV é comprimido na câmara de combustão, a temperatura acaba tendo pouca influência, mas nos motores já previamente aquecidos o rendimento melhora, assim como na gasolina tbém, mas por uma acomodação das folgas do motor e lubrificação que são melhoradas reduzindo o atrito interno e por conseqüência o rendimento....

Existe uma curva Pressão/ponto de ignição dos gases que mostram que em taxas de compressão do motor ainda maiores (como nos motores 100% àlcool com taxas de 12 até 15:1) o rendimento é muito maior. Pela curva, o melhor rendimento do GNV se daria em compressões da ordem de 22:1, é mole....

Ou seja, que tem um motor a álcool ou com o cabeçote rebaixado, em tese se dará melhor com o GNV.

Abs.

nzardo
14/06/2007, 12:20
J Pinho....! ! ! ! !

Sem palavras.............gostei da sinceridade do depoimento.....

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palma s::palmas::palmas::palmas::palmas:

samukanvas
14/06/2007, 13:11
Claro que tem !!....por incrível que possa parecer o GNV tem um ponto de ignição maior que o da Gasolina e maior que o do GLP. Pra vc ter uma idéia, dependendo do ambiente (claro) vc não consegue inflamar o Gás Natural com uma chama do cigarro, ao contrário do GLP e da gasolina....por isso é uma gás muito seguro. Isso em linha gerais....por que se colocar essa teoria aqui o Samuka começa a brigar comigo....:mrgreen:

A questão é, o ponto de ignição de qualquer gás, depende muito da pressão....como o GNV é comprimido na câmara de combustão, a temperatura acaba tendo pouca influência, mas nos motores já previamente aquecidos o rendimento melhora, assim como na gasolina tbém, mas por uma acomodação das folgas do motor e lubrificação que são melhoradas reduzindo o atrito interno e por conseqüência o rendimento....

Existe uma curva Pressão/ponto de ignição dos gases que mostram que em taxas de compressão do motor ainda maiores (como nos motores 100% àlcool com taxas de 12 até 15:1) o rendimento é muito maior. Pela curva, o melhor rendimento do GNV se daria em compressões da ordem de 22:1, é mole....

Ou seja, que tem um motor a álcool ou com o cabeçote rebaixado, em tese se dará melhor com o GNV.

Abs.

Grande leo,

Explica aí vai.... :mrgreen: Eu prometo não falar nada. :mrgreen:

Sério... eu tenho certo preconceito quando o assunto é GNV. GLP eu já sou mais "educado" por causa das empilhadeiras aqui na empresa... usamos ultragas tb :concordo:.

Sobre a taxa em 22 pontos, eu concordo! E mais... nazoropa os modelos diesel usam GNV para apimentar os motores com acrescimos na casa dos 50-70%. Ou seja: Diesel + GNV = PUT A KEEP ARE YOU !!! :mrgreen:

Bom o depoimento do Pinho.... Tb achei bem sincero... é o que eu escuto falar tb. :palmas:

Abs

Sukys
14/06/2007, 13:24
...os problemas que enfrentei nesses anos foram provocados pela aumento de temperatura de funcionamento do motor...

Pinho,

Este tipo de problema é causado por ponto de ignição errado e/ou mistura pobre, e pode acontecer com o uso de qualquer tipo de combustível.

Uso de GNV requer ponto de ignição específico, e motores bi-combustíveis NECESSITAM de variador de ponto, caso contrário é eficiência de menos, consumo de mais, e problemas a médio ou longo prazo.

Sds,
Sukys

maanunes
14/06/2007, 14:02
E o fato de motores com GNV terem uma tendencia maior a aparecerem problemas nas valvulas, procede?

Sukys
14/06/2007, 14:21
... o GNV tem um ponto de ignição maior que o da Gasolina e maior que o do GLP.

Leo,

Sua explicação foi sobre temperatura de ignição, e pelo que entendi o Samukanvas perguntou sobre temperatura de queima, e estas duas coisas são distintas.

Temperatura de ignição:

Sob temperatura e pressão ambiente, a gasolina entra em ignição com temperatura acima de 200°, o álcool 300º e o GNV 600º (valores aproximados).
Dentro do motor, quem gera esta temperatura é a faísca de ignição, logo não é necessário dizer que para o GNV o sistema de ignição tem que ser 2 vezes mais "parrudo" que o necessário para o álcool, e 3 vezes mais que o necessário para a gasolina.
Como na imensa maioria dos casos o sistema de ignição mal dá pro gasto com o combustível original e como também na imensa maioria dos casos ninguém se preocupa em fazer qualquer alteração na ignição, o resultado é um festival de achismos e modismos pra tentar resolver o problema, onde via de regra mete-se a mão no ajuste de vazão de gás. Mistura pobre aumenta a temperatura da câmara e com temperatura mais elevada o gás se inflama mesmo com ignição raquítica.
Resultado: motor trabalhando em temperatura acima do ideal e com eficiência lá no chão.

Temperatura de queima:

GNV é formado por um composto de gases onde o principal é o metano, que responde por aproximandamente 80~90% da composição.
De acordo com a tabela do livro "Análise de Motores de Combustão Interna", o Qch (calor de combustão mais elevado) do metano é 23.861 Btu/lbm e o Qch da gasolina (sem álcool) 20.460 Btu/lbm, e essa diferença de 15% passa batido dentro de qualquer motor.
Apenas como curiosidade, o hidrogênio tem Qch de 61.045, e mesmo assim os motores que fazem uso de hidrogênio são de "prateleira", sem qualquer alteração no quesito "temperatura de câmara".

... o ponto de ignição de qualquer gás, depende muito da pressão....como o GNV é comprimido na câmara de combustão, a temperatura acaba tendo pouca influência...

A coisa não é tão simples assim. Depende da pressão, temperatura, relação ar/combustível, umidade, e gases queimados remanescentes do ciclo anterior.

Em tese, quanto maior a taxa de compressão maior a eficiência do motor, e isso vale pra QUALQUER combustível.
Na prática, o que limita a taxa é a pressão de auto-ignição do combustível, coisa que é identificada pelo índice de octanas que o combustível apresenta.
Nossa gasolina álcoolizada tem índice aproximado de 90 octanas e o GNV em torno de 130, logo não fica muito dificil imaginar que taxa de 22:1 - NA PRÁTICA - é um belo exagero, a não ser que se faça uso de injeção direta, mas aí é outra história.

Sds,
Sukys

Sukys
14/06/2007, 14:45
E o fato de motores com GNV terem uma tendencia maior a aparecerem problemas nas valvulas, procede?

Procede, mas é causado pela curva de ignição inapropriada.
GNV é mais "lerdo" pra queimar, por isso requer ponto de ignição avançado em relação à gasolina ou álcool, e se isso não for feito a mistura ainda pode estar em processo de queima no momento da abertura da válvula de escape, e com o tempo o excesso de calor danifica tanto a sede quanto a cabeça da válvula, coisa que pode também acontecer com álcool ou gasolina, é só manter o ponto atrasado em relação ao ideal.

"Mexânicos" fazem a mesma análise dizendo que isso acontece porque o GNV é seco, como se houvesse na terra algum combustível que entre em inflamação ainda no estado líquido... :-)

Em tempo, alguns motores são mais suceptíveis que outros por causa da diferença de enquadramento do comando, mas a origem do problema está no ponto de ignição e não no motor - ou combustível - propriamente dito.

Sds,
Sukys

Ricardo MMirim
14/06/2007, 16:57
Não vou entrar nas questões políticas do GNV, pois não acho que seja a intenção do tópico, mas o GNV só não se torna o combustível do momento justamente por estas razões políticas.

Havia me esuqecido desse detalhe mesmo. Tem uma empilhadeira aqui no trabalho Hyster da década de 60 com motor 6 cil BF-161, sim, igual ao do Jeep. Esse motor que era fabricado em Taubaté.....essa empilhadeira, sofre o dia inteiro, dia após dia....e só trabalha com GLP (Ultragás ainda).....estou aqui a 15 anos, e esse motor (que não é nenhum exemplo de projeto mecânico) nunca teve que ser retificado e o nível de ruído compatível com um motor em bom estado.....Todos ainda trocam o óleo a cada X km, verificam a água, filtros, cabos, etc....imaginem o cuidado que os caras que usam essa empilhadeira aqui tem....ZERO.....se muito trocam o óleo uma vez por ano e olhe lá.....

Abs.
Existe uma característica nos fluídos e a mistura ar+combustível é um fluído, que é a "lubricidade" e comparando gasolina, etanol e GNV, com certeza o GNV é o pior de todos.
Com esta característica todos os componentes do motor por onde passa o fluído (ar+combustível) devem ser apropriados por esta baixa lubricidade e sendo assim componentes do motor como guias de válvulas, sedes de válvulas e as válvulas os seus materiais devem ter elementos para garantir a sua lubricidade como o estanho, fosfato e cromo são exemplos de soluções utilizados.
Com isto os carros flex existentes hoje tem estes componentes principalmente modificados em relação aos somente movidos à gasolina para garantir ausência problemas futuros problemas como perda de compressão por fuga na vedação das válvulas devido a elevado desgaste principalmente nas sedes.
Assim sendo o GNV é prejudicial SIM em motores projetados à gasolina ao longo prazo.
Espero ter ajudado.

Sukys
14/06/2007, 18:50
Ricardo,

Qualquer fluído tem características lubrificantes, água inclusa, gasolina idem, álcool a mesma coisa, e cada qual com seus índices de diminuição de atrito.
Até aí, boa, só que no caso em questão temos que considerar o estado em que o combustível se encontra, a proporção, e a temperatura.
Seja álcool, gasolina ou gás, o dito entra no motor em estado GASOSO, miscigenado em ar e em proporção geralmente próxima à estequiométrica, caso contrário não existe chance de inflamação.
Oras, um combustível em suspensão, com uma relação de 9~12~16 partes por um, que permanece com suas propriedades por um período na casa do milisegundo, que chance tem de lubrificar alguma coisa?
E mesmo que tenha, o calor gerado no ciclo de explosão, onde boa parte deste calor permanesce no ciclo de exaustão, manda pro saco qualquer vestígio de capacidade lubrificante. Ou seja, mesmo que haja uma tremenda capacidade lubrificante, isso só vai acontecer em metade do ciclo completo do motor.

Mas vamos considerar que o combustível tenha lá sua capacidade lubrificante, só que o percurso que o combustível faz dentro do motor, do coletor de admissão ao coletor de escape, não existe nada que uma eventual característica lubrificante do combutível venha a ajudar, pelo simples fato de não existir NADA a ser lubrificado. Na verdade existe a lubrificação do cilindro, mas isso é função do óleo lubrificante, cujo controle é feito pelos anéis de segmento do pistão, e essa lubrificação é feita e refeita a todo instante, duas vezes a cada ciclo completo e não depende de eventual característica do combustível, pelo contrário, combustíveis à base de hidrocarbonetos, quando em excesso e dentro da câmara em estado LIQUIDO e não gasoso, dissolvem parte da película de óleo, comprometendo a longo prazo as partes envolvidas. Neste quesito, dez a zero pro GNV.

Quanto às válvulas, o atrito maior existe na haste, e a haste tem lubrificação própria, proporcionada pelo guia de válvula. Parte da haste entra em contato com a atmosfera "fresca" (válvula de admissão) e atmosfera "queimada" (válvula de escape) só que este trecho da haste também tem película lubrificante e não precisa de nenhuma ajuda à mais. Abriu fechou e lá vem outra película, novinha da silva.
Na sede e cabeça de válvula o atrito é muito pequeno, basta analisar o movimento reciprocicante proporcionado pelo came do comando de válvulas, onde tanto o momento da abertura quanto fechamento são efetuados de forma suave, na base do "abre lento, acelera, fecha lento". Na verdade o pouco de atrito que existe é mais por conta da necessidade de manter a válvula sempre em giro, coisa feita pelo balancim, cujo ponto de apoio é ligeiramente fora de centro em relação ao eixo da válvula, só que este movimento rotatório é prá lá de lento, e mal começou e a válvula já está separada da sede. Ou seja, atrito prá lá de pouco, e a eventual capacidade lubrificante do combustível só existiria para a válvula de admissão, justamente a que "sofre" menos.
Sede e cabeça de válvula, principalmente de escape, não sofrem tanto por atrito e sim por EROSÃO, e isso vem da temperatura dos gases de escape, onde não existe sequer vestígio de qualquer capacidade lubrificante do combustível.
Mais uma vez, tudo bem, combustível lubrifica, só que a queima de álcool e gasolina geram particulados e esses particulados podem até aumentar o atrito entre sede e cabeça de válvulas. Por um lado uma EVENTUAL lubrificação, por outro um CERTEIRO aumento no atrito. Oras, queima de GNV não gera particulados, e mais uma vez, dez a zero pro gás, que se não lubrifica também não gera atrito! :-)

No mais, carro flex tem um mooooonte de cuidados por causa da mistureba gasolina/álcool, e no final não funciona direito nem com um nem com outro, e se fosse bom o mundo já estaria usando. Vê se a GM, Ford ou VW arriscam em jogar coisa do tipo no mercado americano ou europeu. Papo de falta de álcool ou resistência de consumidor é conversa pra boi dormir. Isso só vai acontecer depois que o consumidor brasileiro fizer os testes, arcando com eventuais prejuízos, e mesmo assim só quando desenvolverem um sensor pra monitorar a mistura que está dentro do tanque. Até lá, funcionamento só na base do bom com um, bom com outro, ou então do jeito que está, na média e ruim com os dois.
Por que será que os fabricantes recomendam a troca de combustível sempre com o tanque na reserva?
Rotina adaptiva é a resposta, só que está pra nascer "nariz eletrônico" que reconheça o que tem dentro do tanque.

Dizem que só come salsicha quem nunca visitou uma fábrica de salsichas. Com flex é a mesma coisa. :-)

Sds,
Sukys

Ricardo Cubas
14/06/2007, 19:31
porra, q aula !!! valeu.

laserman
14/06/2007, 19:34
Aí ferrou,

Já estão confundindo motor 2 tempos com motor 4 tempos ! O´motor o qual é lubrificado pelo combustível é o 2 tempos, para isto adiciona-se o óleo 2 tempos !!!
E mais, um pouco de estequiometria :

combustão = CO2 + H2O

Espero não ter complicado mais,

Leo - Beethoven
14/06/2007, 19:41
Sukys, é isso mesmo !!! :concordo:
Daria até pra acrescentar muito mais teoria nessa coisa toda, mas no final daria no mesmo. Como outro amigo disse acima, tem mais política envolvida nessa coisa, que tecnologia.....É o Flex, o GNV e esse Bio Diesel....são poucos que entendem mesmo da situação como deve ser....e quem vende o peixe não vai esclarecer mesmo.

Dizem que só come salsicha quem nunca visitou uma fábrica de salsichas. Com flex é a mesma coisa. :-)

Parodeando a sua frase, eu conheci sim fábrica de salsicha (embutidos em geral) e é a coisa mais feia que existe......com o flex é a mesma coisa.....já estive na Magnetti Marelli e tem que ver o que os Italianos dizem desse sistema....nem preciso falar, vc já disse tudo.

Abs.

gutoxj98
14/06/2007, 19:44
Sukys....vc é o mestre do GNV......ve ai o que ta rolando com a minha cheroka....

Meu carro deve estar sem o Variador de Avanço ....... hoje que descobri, pois achava que tinha, bom logo apos colocar GNV da danada, tava tudo blz......começou a fazer barulho de tucho, .......SERÁ QUE A FALTA DA P. DO VARIADOR DE AVANÇO FOI A CAUSA ?????? SE INSTALAR VARIADOR O BARULHO PODE SUMIR ???????

Ja liguei para o instalador e o mesmo garantiu que tem........mas so tem duas caixinhas ...uma do simulador de sonda....e outra de similador de bicos.......A XJ do Mister Leo tem 3 caixas........

E ai sukys........eu sei que sem ouvir o barulho é dificil, mais arrisca ai !!!!

valeu

Leo - Beethoven
14/06/2007, 19:47
Aí ferrou,

Já estão confundindo motor 2 tempos com motor 4 tempos ! O´motor o qual é lubrificado pelo combustível é o 2 tempos, para isto adiciona-se o óleo 2 tempos !!!

Negativo. O motor 4 tempos precisa sim de lubrificação, o sistema só é diferente....como o Sulkys disse, no 4 tempos quem manda nessa lubrificação são os anéis....

laserman
14/06/2007, 20:02
Negativo. O motor 4 tempos precisa sim de lubrificação, o sistema só é diferente....como o Sulkys disse, no 4 tempos quem manda nessa lubrificação são os anéis....

Aneis de segmento têm como função manter a compressão dos cilindros e reter o óleo lubrificante para não adentrar nos pistões !!

Agora essa de que " anel de segmento é quem manda na lubrificação " para mim é novidade !
E novamente falando, como o outro amigo escreveu acima quem lubrifica as partes móveis do motor é o óleo, e não o combustível retido pelos anéis ! Leia mais atentamente !!

Sukys
14/06/2007, 20:16
E mais, um pouco de estequiometria :
combustão = CO2 + H2O
Espero não ter complicado mais,

E complicou... :-)

A história do combustível que lubrifica é referente aos motores 4T, mas já que tocou no assunto, em motores 2T quem lubrifica não é o combustível e sim o óleo lubrificante MISTURADO ao combustível, como você bem frisou.
2T funcionando apenas com combustível e em pouco tempo de uso o motor simplesmente trava por falta de película lubrificante entre cilindro e anéis.

Resultado de combustão com apenas CO2 +H2O?
Num motor não existe queima ideal e o nitrogênio presente no ar vai gerar um monte de NOx, mesmo tendo hidrogênio como combustível, que por sinal é o melhor de todos.

Sds,
Sukys

Sukys
14/06/2007, 20:26
Aneis de segmento têm como função manter a compressão dos cilindros e reter o óleo lubrificante para não adentrar nos pistões !!
Agora essa de que " anel de segmento é quem manda na lubrificação " para mim é novidade !

Existem dois tipos de anéis, os responsáveis em manter a compressão e o responsável em manter a lubrificação, conhecido pelo nome de "anel raspador", que é aquele fininho, em par, espaçado por mola.
Tem o nome de "raspador" justamente porque sua função é a criação e dosagem da película de óleo, que será utilizada para diminuir o atrito dos anéis de compressão.
Outra coisa que tem a ver com a criação desta película é o brunimento do cilindro.

Sds,
Sukys

Sukys
14/06/2007, 20:44
Sukys....vc é o mestre do GNV......ve ai o que ta rolando com a minha cheroka....

Meu carro deve estar sem o Variador de Avanço ....... hoje que descobri, pois achava que tinha, bom logo apos colocar GNV da danada, tava tudo blz......começou a fazer barulho de tucho, .....

Antes de mais nada, Guto, não sou mestre em GNV, nem em gasolina e muito menos em mecânica. O pouco que sei sobre isso vem da necessidade de conhecer um mínimo desses assuntos pra poder fazer minhas "caixinhas eletrônicas", pra uso automotivo, com a devida eficiência e funcionalidade.

Quanto ao barulho, se for tucho não tem nada a ver com a falta de variador, e muito menos com o uso de GNV, mas caso o barulho seja de detonação, aí sim é coisa que se resolve com variador de ignição.
Com o barulho dando o ar da graça, e desde que isso aconteça com o carro parado, basta colocar uma chave de fenda um tanto quanto longa com a ponta encostada no cabeçote e o cabo no ouvido, bem no estilo "estetoscópio", que mesmo quem não tem muita experiência com motores descobre fácil a origem do barulho, consequentemente a causa.

Sds,
Sukys

gutoxj98
14/06/2007, 21:11
Antes de mais nada, Guto, não sou mestre em GNV, nem em gasolina e muito menos em mecânica. O pouco que sei sobre isso vem da necessidade de conhecer um mínimo desses assuntos pra poder fazer minhas "caixinhas eletrônicas", pra uso automotivo, com a devida eficiência e funcionalidade.

Quanto ao barulho, se for tucho não tem nada a ver com a falta de variador, e muito menos com o uso de GNV, mas caso o barulho seja de detonação, aí sim é coisa que se resolve com variador de ignição.
Com o barulho dando o ar da graça, e desde que isso aconteça com o carro parado, basta colocar uma chave de fenda um tanto quanto longa com a ponta encostada no cabeçote e o cabo no ouvido, bem no estilo "estetoscópio", que mesmo quem não tem muita experiência com motores descobre fácil a origem do barulho, consequentemente a causa.

Sds,
Sukys

O leo-Beethovem ouviu o baruio, e disse que é tucho.....eu acho que é tucho.......mas o motor da minha Xj ta apenas com 70 mil..... agora esse lance de chave de fenda na zoreba ?? bom....amanha vou fazer isso, nao sei se vou conseguir saber de onde vem o barulho.......é muito dificil explicar o que vou ouvir se for tucho e o que vou ouvir se for detonacao !!!

valeu sukys

Rubem-7
14/06/2007, 22:03
O leo-Beethovem ouviu o baruio, e disse que é tucho.....eu acho que é tucho.......mas o motor da minha Xj ta apenas com 70 mil..... agora esse lance de chave de fenda na zoreba ?? bom....amanha vou fazer isso, nao sei se vou conseguir saber de onde vem o barulho.......é muito dificil explicar o que vou ouvir se for tucho e o que vou ouvir se for detonacao !!!

valeu sukys

Guto, já refletiste a hipotese ainda q possa lhe causar especie, mas talvez e só talvez, não seria o causo de levar em um...................mecânico bom de motor e injeção??????????????????

Abraço ao amigo e não leva a maus a ideia meio bizarra....hehehe

gutoxj98
14/06/2007, 22:24
Guto, já refletiste a hipotese ainda q possa lhe causar especie, mas talvez e só talvez, não seria o causo de levar em um...................mecânico bom de motor e injeção??????????????????

Abraço ao amigo e não leva a maus a ideia meio bizarra....hehehe

OOO RRRubem..isso o garotao aqui ja feisi.......ja levei em dois....eles olham, olham e dizem que é tucho, ou algum balancim solto ( que eu acho isso impossivel, improvavel..etc) quero muito abrir a tampa do motor e zoiar de vez....mas a junta do bixo custa 500,00 só a junta da tampa do motor.....e vc sabe que é so abrir que aparece mais coisa......entao to capitalizando e esperando meu primo ir pros estates...e trazer tuchos novos, juntas diversas, buchas, filtros e acessorios mais......enquanto isso vou pesquisando.

mas meu meca especializado em 4x4 e Gran...disse que posso ir andando assim mesmo ate o mes que vem.....quando meu primo volta....ok

pois a junta da tampa la custa umas 20 doletas

Rubem-7
14/06/2007, 22:39
OOO RRRubem..isso o garotao aqui ja feisi.......ja levei em dois....eles olham, olham e dizem que é tucho, ou algum balancim solto ( que eu acho isso impossivel, improvavel..etc) quero muito abrir a tampa do motor e zoiar de vez....mas a junta do bixo custa 500,00 só a junta da tampa do motor.....e vc sabe que é so abrir que aparece mais coisa......entao to capitalizando e esperando meu primo ir pros estates...e trazer tuchos novos, juntas diversas, buchas, filtros e acessorios mais......enquanto isso vou pesquisando.

mas meu meca especializado em 4x4 e Gran...disse que posso ir andando assim mesmo ate o mes que vem.....quando meu primo volta....ok

pois a junta da tampa la custa umas 20 doletas

De quinhentão pra vintinho, eu andava até numa roda só!!!!!!!

Claro q eu tava zoando um pouquinho né... abrir = varias garoupas $$$$$$

Urtimo carro ( se da pra chamar assim ) que abri motor foi um cliozinho renalt, e já foi quase 4 paus pra fazer bem feito, causa = mistura de oleos, sintetico + mineral= Choque, já tão bem comentado por aqui.

Abraço ao amigo insone.

Sukys
15/06/2007, 01:26
....é muito dificil explicar o que vou ouvir se for tucho e o que vou ouvir se for detonacao

Detonação geralmente ocorre com motor sob carga ou sob aceleração. Com motor "em vazio", carro parado, só existe detonação com ponto avançado lá na lua ou mistura mais pobre que dono de Gurgel. :-)
Som de detonação também se ouve no cabeçote só que de forma difusa, com quase a mesma intensidade em qualquer ponto, já na lateral do bloco é mais intenso que no cabeçote, e com bom ouvido é possível até identificar em qual cilindro isso acontece.

Tucho descarregado gera som intenso na proximidade do tucho e do balancim, daí a dificuldade em acertar na mosca se o problema realmente é de tucho ou de folga no balancim, geralmente folga axial, mola de posicionamento quebrada ou sem carga, coisa do tipo.
Tem tucho que descarrega depois de algum tempo de motor parado. Motor ligado, lá vem o som de música bate-estaca, pressão no circuito de lubrificação dá o ar da graça, tucho volta a carregar e a música acaba.
Tem tucho que descarrega na aceleração ou em alta rotação. Pode ser problema no proprio tucho mas também na viscosidade e/ou pressão do óleo. Motor com refresco em marcha lenta ou baixa rotação resolve a parada, pelo menos até a próxima.
Tem tucho que não mantém mais a carga de óleo mas também não descarrega por completo, daí a música geralmente é contínua, mas pode mudar de tom a medida que o tucho aumenta ou diminui de carga.
Antes de trocar os tuchos convém ter certeza de que realmente estão com problema, já que a origem do problema pode ter a ver com o tipo de óleo lubrificante utilizado, agora ou antes, e borra ou excesso de carbonização podem emperrar o funcionamento do tucho.

Análise de barulho é coisa complicada, numa dessas nem é problema de tucho.

Lá pelos tempos em que tinha uns vinte anos, tinha uns amigos que adoravam sacanear o carro dos outros (inclusive eu :-) )
Tudo coisinha básica, tipo batata na saída do cano de escape, morteiro "dos gordos" lá no fundão do mesmo cano, macaco no eixo mal levantando o pneu do chão, cabo de vela com ordem de ignição trocada, papel alumínio nos faróis, chumaço de estopa na boca do carburador, fita isolante nos contatos do platinado, lata de sardinha aberta presa nas molas do banco (catinga certa e garantida em apenas dois dias) e por aí vai... teve até cardã desligado.
Mas quem levou o troféu teve a idéia mais, digamos, original, colocar algumas bilhas de aço (de rolamento velho) dentro da calota de um fusca. Sem tirar a calota, que só vai acontecer quase que por mero acaso, não tem mecânico no mundo que acerte de cara, porque a impressão que se tem é que o barulho vem de fora do carro e não de dentro ou mesmo debaixo, e pra piorar, só com o carro em determinada velocidade.

Amigos sacanas também tem suas vantagens, pelo menos pra ficar esperto na análise de defeito. :-)

Sds,
Sukys

gutoxj98
15/06/2007, 01:34
Entao Sukys

1º vc nao dorme nao ???..hehehehehe

2º Coloquei o GNV.....bom ai coloquei oleo 20w/50 mineral......ai começou esse barulho de tucho......achei que oleo tava meio grosso..entendes ?...entao voltei e gastei mais uns $$ e coloquei o 15w40....mais fino.....mas mesmo assim ficou o barulho, diminuiu um pouco, mas continuou........ai troquei o oleo depois de uns 5 mil km......coloquei 5w30 pra ver se parava, e tbem com frio chegando coloquei este mais fino.........e o barulho ainda continua.......quando acelero nao faz....mas quando mantenho o giro em 2500 a 3000 faz um puta barulho dos inferno que é igual a tucho.....pode ser o variador ?...faz no GNV e na Gazoza !!!! meu meca diz que nao foi o oleo que fez isso !!!!!

ahh...antes de colocar o 5w30 fiz um flush ...mais tava tudo limpo...meu motor nao tem borra nenhuma........

qual seu diagnostico ????

Sukys
15/06/2007, 02:20
1º Vez por outra também durmo, geralmente de dia e quando dirijo, e só acordo pra ficar de ôlho no semáforo. :-)

2º Depois das duas da matina não faço diagnóstico de defeito à distância. Refaça a pergunta em horário comercial que aí eu respondo. :-)

Pô, meu, isso é hora pra pensar em barulho de tucho? :-)

Se o barulho é igual nos dois combustíveis, esquece variador de ponto, ou então de mecânico, que deixou o ponto sabe-se lá onde, mas não acho que o problema seja por aí, já que em aceleração você disse que não acontece.
50, 40, 30, você foi trocando por óleo com viscosidade cada vez menor, e tucho com problema de retenção não pára de pé com óleo fino, e qualquer mecânico formado em curso de marcenaria por correspondência sabe disso. :-)
O ideal é utilizar o óleo recomendado pelo fabricante do carro. Se mesmo assim bater pode ir pensando em pelo menos limpar os tuchos, mas vai que numas de usar óleo mais espesso - e dentro do requerido pelo motor, sem desconsiderar os 70.000 já rodados - resolve a parada...

Seu carro tem manômetro de pressão de óleo? Se sim ou se não, dê uma checada na pressão, já que pressão baixa também tem lá sua influência no funcionamento dos tuchos.

Sds,
Sukys

Leo - Beethoven
15/06/2007, 07:32
Existem dois tipos de anéis, os responsáveis em manter a compressão e o responsável em manter a lubrificação, conhecido pelo nome de "anel raspador", que é aquele fininho, em par, espaçado por mola.
Tem o nome de "raspador" justamente porque sua função é a criação e dosagem da película de óleo, que será utilizada para diminuir o atrito dos anéis de compressão.
Outra coisa que tem a ver com a criação desta película é o brunimento do cilindro.

Laserman, acho que o Sukys explicou muito bem essa questão....pra não deixar dúvida de vez. Além de proporcionar a devida compressão, os anéis (associados ao brunimento) são sim responsáveis por manter a lubrificação adequanda nos cilindros.

A questão é que no motor 4T como o próprio Sukys mencionou, a lubrificação (efetiva) se dá a cada dois ciclos e no 2T a cada ciclo.

Sukys, pode apostar é tucho mesmo....sugeri ao Guto, abrir a tampa de válvulas e checar os balancins e até reajustar a posição das varetas, etc....como são tuchos hidráulicos, o ajuste é jeitoso, porém pra quem sabe, acaba sendo mais simples que tuchos mecânicos que tem avaliar folga por folga com as lãminas.....
A sua sujestão em limpar os tuchos é até válida, o problema é que a construção desse L6-4.0L faz com que seje um bom sofrimento remover esses tuchos, pois não tem tampas laterais como no GM151 ou 250 do Opala....imagine só, ter todo esse trabalho e não der certo.....se ele tem como trazer as peças do EUA, no final a mâo de obra e dor de cabeça vai valer a pena o extra $$$ em peças.....

1º Vez por outra também durmo, geralmente de dia e quando dirijo, e só acordo pra ficar de ôlho no semáforo. :-)

2º Depois das duas da matina não faço diagnóstico de defeito à distância. Refaça a pergunta em horário comercial que aí eu respondo. :-)

Pô, meu, isso é hora pra pensar em barulho de tucho? :-)

Se o barulho é igual nos dois combustíveis, esquece variador de ponto, ou então de mecânico, que deixou o ponto sabe-se lá onde, mas não acho que o problema seja por aí, já que em aceleração você disse que não acontece.
50, 40, 30, você foi trocando por óleo com viscosidade cada vez menor, e tucho com problema de retenção não pára de pé com óleo fino, e qualquer mecânico formado em curso de marcenaria por correspondência sabe disso. :-)
O ideal é utilizar o óleo recomendado pelo fabricante do carro. Se mesmo assim bater pode ir pensando em pelo menos limpar os tuchos, mas vai que numas de usar óleo mais espesso - e dentro do requerido pelo motor, sem desconsiderar os 70.000 já rodados - resolve a parada...

Seu carro tem manômetro de pressão de óleo? Se sim ou se não, dê uma checada na pressão, já que pressão baixa também tem lá sua influência no funcionamento dos tuchos.

Falei pro cê Guto....:mrgreen: Até te passei o procedimento todo pra fazer em casa.....:mrgreen:

Sacanagem minha a parte, o Sukys tem uma paciência e primorosidade maior que a minha pra explicar as coisas e mais, colocar isso por escrito.....

Só um detalhe: o seu meca lhe disse que pode ir rodando com o carro, mas evite forçá-lo....e não rode assim por muito tempo. Pois o som que vc houve não é do tucho, mas do efeito que ele causa. O barulho, provavelmente ou é das varetas e/ou dos balancins onde vai aparecer a folga.....e folga = desgate.....e ela vai aumentar com o tempo, daí ao invés de trocar somente os tuchos, vc pode acabar tendo que trocar varetas e balancins também....sacou ?

Abs.

gutoxj98
15/06/2007, 07:40
Blz entao Leo, como disse na outra resp. meu primo ta indo pros estate e vai trazer juntas e filtros e algumas coisas a mais......ai abro a coisa e vejamos o seria esse baruio.......credito em vois missê !!!

Quando abrir o motor te chamo pra zoiá tbem ok ????

um abraço

Leo - Beethoven
15/06/2007, 07:55
Blz entao Leo, como disse na outra resp. meu primo ta indo pros estate e vai trazer juntas e filtros e algumas coisas a mais......ai abro a coisa e vejamos o seria esse baruio.......credito em vois missê !!!

Quando abrir o motor te chamo pra zoiá tbem ok ????

um abraço

Pô cara, cê não dorme não !! Só de olhar as horas dos posts de vc e do Sukys, parece que ficaram no boteco a madruga toda....hehehe

Guto, não tem como não resolver....com as peças certas na mão, já era.

A mala do seu primo é grande ? :mrgreen::pensativo:

Se cuida e Abs.

PS: Quarta tem Ibira !!!

gutoxj98
15/06/2007, 18:23
Pô cara, cê não dorme não !! Só de olhar as horas dos posts de vc e do Sukys, parece que ficaram no boteco a madruga toda....hehehe

Guto, não tem como não resolver....com as peças certas na mão, já era.

A mala do seu primo é grande ? :mrgreen::pensativo:

Se cuida e Abs.

PS: Quarta tem Ibira !!!

Leo, na verdade eu nao estava conseguindo dormir, pois nesta tarde perdi meu querido avô.....estao tava me distraindo mesmo.......nao dormi, minhas olheiras estao chegando na teta...

um abraço

Ah.....O MALA do meu primo é meio grande......manda um mail ai p mim....

Leo - Beethoven
15/06/2007, 18:34
Leo, na verdade eu nao estava conseguindo dormir, pois nesta tarde perdi meu querido avô.....estao tava me distraindo mesmo.......nao dormi, minhas olheiras estao chegando na teta...

um abraço

Ah.....O MALA do meu primo é meio grande......manda um mail ai p mim....

Pô Guto, que pena saber disso, sei como é a cituação. Se cuida aí amigo e qualquer coisa que precisar pra animar, dá um toque.

Abs.

Thiago Pereira
15/06/2007, 21:10
Depoimento

Comprei em 2004 uma S10 CS 4.3 V6 99/99 adaptada para GNV estava com 50.000 km e destes aproximadamente 10000 km com GNV.
Logo que comecei a rodar só tive criticas ao GNV, marcha lenta não existia (oscilava entre 500 e 1200 rpm), ao passar da gasolina para o GNV precisava de cuidado, pois o motor apagava se fosse para marcha lenta, a luz da injeção não apagava nunca e o consume era alto, cerca de 5 km/m³.
Rodei cerca de 15 dias nessa situação até localizar a convertedora do GNV e retornar lá para um "revisão".
Na convertedora foi recomendado revisar o regulador e trocar as mangueiras e efetuar uma regulagem. Fiz o serviço gastei aprox. R$300,00 e de nada adiantou apenas não morria mais após a troca de combustível.
A partir deste momento fui procurar outra convertedora e por indicação de um amigo encontrei uma competente, onde fui informado que meu carro não possuía variador de avanço, emulador de sonda lambda e emulador de bicos e estas eram as prováveis causas dos problemas.
Após a instalação destes itens já rodei 77000 km e nunca mais tive problemas, o consumo passou para cerca de 7km/m³ na cidade e 11 km/m³ na estrada, e a perda de potencia não é muito significativa.
Porem tomo alguns cuidados, sempre ligo o carro na gasolina e rodo neste combustível até ter indicação de temperatura, o tanque de gasolina está sempre cheio ou com pelo menos 50% de sua capacidade ocupada e utilizo sempre gasolina de qualidade e aditivada.
Cerca de uma vez por mês rodo o dia inteiro no gasolina ou então ando uns 100 km em estrada com este combustível.

Meu custo é de aproximadamente 0,0958 R$/Km apenas contabilizando o GNV e sobe para 0,1265 R$/Km qdo contabilizada a gasolina+GNV, portanto meu gasto atual é cerca de R$9.745,89.
Estimando alguns valores, caso tivesse rodado esses 77000 km apenas com gasolina e admitindo um consumo excelente para a S10 V6 de 7km/l e a gasolina a R$2,549 meu gasto seria de R$28.028,00.
Portanto minha economia foi de aprox. R$18.282,11 valor que dificilmente seria atingido pelo pior dos danos que o GNV poderia causar ao motor.

Abraços,

Leo - Beethoven
15/06/2007, 22:34
Belo depoimento Thiago, não só por que compartilho da opnião, mas pq foi muito bem relatado.

Abs.

gutoxj98
16/06/2007, 00:03
Na Xj eu tbem fiz essa conta antes de optar pelo GNV, e foi mais ou menos assim !!!

gasolina - R$ 2,49 = custo p/ KM 0,415..fazendo 6 na cidade

GNV - R$ 1,09 = custo p/ KM 0,169..fazendo 6,5 na cidade

Rodando 1200 km mes......uma media ai de 40 km dia......facil facil rodamos isso.... fora os passeios de final de semana ok !!

Gasolina Mes - R$ 498,00.........Gasto no Ano R$ 5.976,00

GNV mes - R$ 202,80.........Gasto no Ano R$ 2.433,60

Economia R$ 3.542,40

No 1º ano paga-se o kit gas
E com essa economia vc troca muitas peças de desgaste, ou acessórios.

Sou fã incondicional da XJ na Gazoza...........mas meu bolso nao é nao !!!!

valeu ?

RAR
16/06/2007, 19:32
Leo,
Posta aí como é sua tomada do GNV na entrada do tanque de combustível. Foi a convertedora quem fez ou foi você mesmo?
Sdçs,

Leo - Beethoven
18/06/2007, 09:45
Leo,
Posta aí como é sua tomada do GNV na entrada do tanque de combustível. Foi a convertedora quem fez ou foi você mesmo?
Sdçs,

Foi a própria convertedora que fez sim. Muitos aqui vão odiar a idéia, mas tem que fazer um pequeno furo...mas eu pedi que o furo ficasse na parte de cima na entrada do abastecimento, assim, se eu remover o sistema nem fica aparecendo.....como o tanque fica no porta mala mesmo, pra ficar 100%, a forração lateral (na lateral traseira do lado do abastecimento) precisa ser removida, é feito um furo aonde vc quer que ela fique, fixar a tomada e trazer a tubulação até o tanque....é bem simples fazer....mas a tomada na dianteira precisa permanecer (mesmo que vc não use mais), pois é exigência do INMETRO. Depois vou ver se consigo tirar umas fotos epostar aqui.

Abs.

RAR
19/06/2007, 15:33
Blz.! Fico no aguardo das suas fotos. Quer dizer então que teve que instalar um "T" na tubulação de carga do GNV e duplicar as válvulas e manômetro?
Sdçs,

Leo - Beethoven
19/06/2007, 16:07
Blz.! Fico no aguardo das suas fotos. Quer dizer então que teve que instalar um "T" na tubulação de carga do GNV e duplicar as válvulas e manômetro?
Sdçs,

Pô, tô devendo a foto mesmo...preciso comprar uma digital meia boca só pra essas coisas....de bate e pronto....nem meu celular tem....

Não precisa duplicar nada....da tubulação que sai do tanque para a o ponto de abastecimento na dianteira, é ali que é feito o "T".....o manômetro, válvula, etc...tudo fica o jeito que tá....é só um ponto extra de abstacemento em paralelo com o da dianteira....simples pra KCT....nennum segredo mesmo.

Abs.

Costa
23/06/2007, 17:18
Boa tarde pessoal.

Sobre instalar uma tomada extra de abastecimento, não acho interessante mais um furo na lataria, justo ao lado do bocal de abastecimento. Coloquei ao lado do suporte do engate, ficou bom, a turma do posto é que nunca sabe onde está. mando algumas fotos do conjunto

RAR
24/06/2007, 08:50
Costa,
Interessante a sua idéia, mas nesta posição não fica muito baixo pra quem se dispõe a fazer trilha?... Notei que a sua instalação tem motor de passo, ela é de 4ª. geração? Como está o consumo? Outra questão, você manteve o sistema de filtragem original, não contuma dar uns estouros de vez quando?
Sdçs,

Costa
26/06/2007, 12:45
RAR,

verdade sobre a posição da válvula para quem vai às trilhas, mas não tenho bem esse perfil de trilhas, ainda. Realmente o sistema é de 4 geração, o consumo em média na cidade está por 6,5 Km/metro cubico, marquei na estrada entre 7,5 e 8,5 ; ainda não marquei somente rodando com ar o tempo todo. Não tive a percepção dos estouros, dizem que é um bom barulho, não os escutei, mas relacionado ou não, já achei a tampa daquela caixa de ar em cima do TBI, com as bordas descoladas (notei um aumento do som da aspiração, fui confirmar e lá estava.). Colei com silicone, e vou ficar observando. Algo que acontece eventualmente na partida, à gasolina, com o sistema em automático para a passagem para o GNV, é a subida da rotação até os dois mil RPM, (tive que pedir para alterar a rotação para a mudança para o GNV, pois partia e passava direto para GNV.) e ainda não sei o motivo real, pois acontece aleatoriamente - já disseram que pode ser o acúmulo de GNV justamente na caixa. Já tou pensando em trocar tudo e colocar a montagem padrão com o tal filtro esportivo, para ver se muda o consumo. Preciso ver a questão da altura da traseira, pois já li que uns montam uma lamina a mais na mola traseira, preciso saber onde fazem aqui no RJ

gutoxj98
28/06/2007, 18:35
RAR,

verdade sobre a posição da válvula para quem vai às trilhas, mas não tenho bem esse perfil de trilhas, ainda. Realmente o sistema é de 4 geração, o consumo em média na cidade está por 6,5 Km/metro cubico, marquei na estrada entre 7,5 e 8,5 ; ainda não marquei somente rodando com ar o tempo todo. Não tive a percepção dos estouros, dizem que é um bom barulho, não os escutei, mas relacionado ou não, já achei a tampa daquela caixa de ar em cima do TBI, com as bordas descoladas (notei um aumento do som da aspiração, fui confirmar e lá estava.). Colei com silicone, e vou ficar observando. Algo que acontece eventualmente na partida, à gasolina, com o sistema em automático para a passagem para o GNV, é a subida da rotação até os dois mil RPM, (tive que pedir para alterar a rotação para a mudança para o GNV, pois partia e passava direto para GNV.) e ainda não sei o motivo real, pois acontece aleatoriamente - já disseram que pode ser o acúmulo de GNV justamente na caixa. Já tou pensando em trocar tudo e colocar a montagem padrão com o tal filtro esportivo, para ver se muda o consumo. Preciso ver a questão da altura da traseira, pois já li que uns montam uma lamina a mais na mola traseira, preciso saber onde fazem aqui no RJ

Realmente quando vc liga o carro e o sistema está no automatico, o RPM vai a 2000 mesmo, para quando passar para o GNV o carro nao venha a Morrer !!!! isso é normal.......se vc usar gasolina por algum tempo....e nao usar o GNV.....vai perceber que ela nao sobe os Rpm e liga normal.....

Verifica se seu Kit tem variador de Avanço, é um item bastante importante, alem de o carro ficar mais forte, o motor trabalha corretamente e o consumo melhora um pouco....a minha ta fazendo em Sp 7,35 km/m3 e na estrada faz uns 11 km/m3.

Se vc usar o Filtro acredito que melhore um pouco o consumo e tbem o desempenho ........ e ainda nao estraga a sua caixa original.....pq se vc deixar assim......a caixa vai detonar......ja vi varias caixas originais destruidas por causa do GNV........da uma olhada nas fotos do meu filtro...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29331&page=8

ok ??? valeu ???

te mais

Costa
28/06/2007, 23:57
já é a quarta tentativa de escrever um texto, teste, teste, etc......caiu todas as tres, vê se chega esta, pois cada texto foi diferente um do outro, vou fazer em um editor, vou deixar de ser besta

Costa
29/06/2007, 00:04
Guto, a rotação a 2000 rpm na partida é aleatória, na maioria das vezes acontece com 1400, só que agora tenho a mudança para o gnv acontecendo com 2000 rpm no painel, já que anteriormente acontecia com 1400, o que fazia com que a cada partida de 2000 passasse direto. Na segunda regulagem, o técnico achou uma diferença entre o valor de rpm lido no notebook e o lido no painel do carro, então naqueles momentos aleatórios é que acontece a passagem indevida.

Tem jeito de instalar uma caixa de ressonância gambiarra com um filtro esportivo, pois acho que faz zuada demais sem a caixa.

sds

Leo - Beethoven
29/06/2007, 07:50
Tem jeito de instalar uma caixa de ressonância gambiarra com um filtro esportivo, pois acho que faz zuada demais sem a caixa.

Pois é, essa caixa não é uma boa pro GNV que vira uma potencial bomba de encher de gas.....o meu chia mesmo com o filtro esportivo....mas sei que tem uns filtros que fazem menos ruído.....Mas lembre-se, reduzir o ruído significa abafá-lo....e no GNV, isso não é bom, pois é sinônimo de restrição...

Abs.

Zepi
15/07/2007, 20:53
Bom amigos,
Usei Gnv em minha Rural durante um ano..(agora parei para uma reforma)
Na minha rural com o motor original(Bf 184-3000),com ignição eletrônica e bobina MI(vw),carburador webber 446,válvula redutoira dupla,andava muito bem...claro que primeiro tem q se adptar a regulagem pois fica bom num ou outro,ou então "meia boca" nos dois...(ponto)
Achei alto o consumo dos colegas...meu velocímetro estava mercando menos em função de pneus maiores,e mesmo assim eu não fazia menos que 8km/m!

Na cidade ~8,5km/m3;
Na estrada ~12km/m3(já chegou a 13)

E isso que não tinha over drive...
Em cinco meses tirei o valor do kit!
Não percebia diferença de potencia,quando sentia trocava as velas e tudo se reestabelecia...
o bom é que nunca engasgava...pegava muito bem no frio aki do sul...hehehehe!!!
Só alegria!mas se não souber regular e temperatura pode subir mesmo...

Abs

Milton Quadros
21/07/2007, 23:34
Utilizo em uma Blazer 99 4x4 a cerca de um ano. O dono anterior colocou o kit marca LANDIRENZO em 2004. Sem problemas. Mesmo com o Vortec V6, pisando, ac ligado, o consumo é de 10km/m3.

O maior problema é a autonomia: cerca de 210 km, mesmo com um cilindro de 100 litros (aprox 22 m3 a 25ºC e 220 kg/cm2).
Além de uma pequena redução de potência o que noto é que o motor trabalha um pouco mais quente. Tanto que, ao comutar do GNV para gasolina, "andando" a 110-130 km/h, a descida do ponteiro de temperatura é bem visível.

O que notei é que "redutor", a principal peça do kit, está sem o aquecimento (mangueira que sai do reservatório de expansão, ou radiados, e passa pelo redutor). isto faz falta aqui na Bahia? A temperatura mais baixa aqui este ano foi de 19ºC.

Beto Lacerda
21/07/2007, 23:49
e misturador ??
que vc`s tem usado de misturador ??
po to com um que tem pifios 38mm de passagem
tem que existir um menos restritivo
qual medida de msiturador instalam na XJ ?

[]'s

Milton Quadros
22/07/2007, 08:22
Caro Beto,

há uma entrevista interessante em http://www.gasnet.com.br/novo_entrevistas.asp?cod=119.

O que pude depreender ao ler a entrevista é que quando há alguma especificidade no motor, ou uma baixa base instalada que não motiva os fabricantes, nosso caso, o método da “tentativa" é o usual.

Leo - Beethoven
22/07/2007, 17:16
O que notei é que "redutor", a principal peça do kit, está sem o aquecimento (mangueira que sai do reservatório de expansão, ou radiados, e passa pelo redutor). isto faz falta aqui na Bahia? A temperatura mais baixa aqui este ano foi de 19ºC.

Milton, o problema de não ter o redudor "aquecido" pela água do radiador não é só a questão da temperatura ambiente....o GNV que está comprimido no tanque, quando é liberado pelo redudir cai a uma temperatura muito baixa. Isso é característica de qualquer gás sob alta pressão....já vi redutores congelagem que nem pedra em dias em que a temperatura estava mais de 30°C.....ligando a mangueiras forçando ele aquecer pela temperatura da água no motor,vc aumentará um pouco também a refrigeração do próprio motor, vai ganhar um pouco mais de volume de água....
Eu intalaria o sistema em qualquer lugar do Brasil.

e misturador ??
que vc`s tem usado de misturador ??
po to com um que tem pifios 38mm de passagem
tem que existir um menos restritivo
qual medida de msiturador instalam na XJ ?

Semana passada trocando o filtro de ar, foi que notei este detalhe efetivamente....o meu tem esses simplórios 38mm.....já vi que é um componente tão simples, mas que terei que bolar um maior mesmo.....tem funcionado até que bem na XJ, mas se dá pra melhorar, pq não ?

Abs.

gutoxj98
22/07/2007, 19:50
Ai senhor Leo....qdo for arregassar essa bosta de estrangulador, me chama pelo amor de deus..........vamos passar uma groza nequela coisa !!!!! será que vira ??????.....

Leo - Beethoven
22/07/2007, 22:16
Guto, deixa acabar essa garantia.....as grosas já estão até na mão....hehehe.....Mas essa semana (de folga), vou pelo menos desmontar esse treco pra começar a bolar algo legal.....não tenho dúvidas de que dá pra melhorar....não pode ser....o venturi é muito pequeno e em 3000 rpm pra cxima chega a assoviar....dá raiva....
Isso vai mudar com certeza....
Fica frio que eu te aviso.

Abs.

Beto Lacerda
22/07/2007, 23:55
putz lendo a reportagem entendi que os mais restritivos priorizam torque em baixa
o negocio é tentar achar o menos restritivo possivel que ainda assim acione tal 3 estagio
segue uma foto de como fiz a admissão da Belina
dicas by Seba
material , 1 cotovelo da turbina do MB1113, abraçadeiras de inox , tubo de aço de 3" ,30 cm tubo de borracha de 3"que foi cortado em pedaços menores.
para o adaptador p/ o filtro de ar usei uma chapa de aço soldada em um tubo a 45 graus
acabou o problema de ar falso ocasionado na admissão original que estava toda detonada por back fire
agora ta sem back fire e respirando bem mais livre

[]'s

Leo - Beethoven
23/07/2007, 00:59
Beto, ficou muito bacana o seu sistema. Mas e o venturi, ainda com os 38 mm ?

Tava pensando em dobrar uns tubos de inox pra fazer o que vc fez....bem ao estilo K&N tupiniquim.

Abs

Beto Beto
17/03/2014, 08:21
Sim, há prejuizos , prinicipalmente no cabeçote e valvulas de escape. Tive 2 veiculos que estraguei com GNV, um Versailles 95 ( cabeçote empenou e também comecou a dar superaquecimento) e um GOl 2003 1.0 ( cabeçote trincou, danos de estouro do coletor de admissao) . Este aparente ressecamento das valvulas nunca foi ressecamento e sim superaquecimento. O cabeçote é feito para trabalhar ate 110 graus em media, expelindo o ar quente da combustão completa da Gasolina ou Alcool. Ocorre que a queima do GNV é muito lenta, por isso usam se variadores de avanco para adiantar o ponto em certa de 18 graus de modo que quando a valvula de escape se abre no começo do ciclo de exaustão o GNV ainda está queimando, e assim continua pelo cabeçote , superaquecendo tudo, cabeçote , valvulas e coletor de escape. Seria bom somente para veiculos originais de fabrica ( ex fiat tetrafuel) ou com cabeçote de ferro fundido( motor do Opala, C20, Chevette). Por este motivo nao coloco mais GNV nos meus veiculos. Obs O Versailles usei ate 160000 km coloquei com 60000 km, o Gol andei ate 200000 coloquei com 50000km, foram 10 anos levando veiculo em oficina todo mes, portanto é preciso desenvolvimento de cabecote , refrigeracao e valvulas.

Willian Del Piero Rocha
17/03/2014, 17:54
Eu não tenho o que reclamar ,acabei de vender um Voyage 1.8 94 e rodei mais de 120000km depois que instalei o GNV ,e nunca tive problema nenhum ,visitas a oficina somente para uma regulagem e isso nunca com menos de 1 ano. Hoje já não colocaria porque não rodo mais como rodava antes.

Jorgao
17/03/2014, 17:56
Sim, há prejuizos , prinicipalmente no cabeçote e valvulas de escape. Tive 2 veiculos que estraguei com GNV, um Versailles 95 ( cabeçote empenou e também comecou a dar superaquecimento) e um GOl 2003 1.0 ( cabeçote trincou, danos de estouro do coletor de admissao) . Este aparente ressecamento das valvulas nunca foi ressecamento e sim superaquecimento. O cabeçote é feito para trabalhar ate 110 graus em media, expelindo o ar quente da combustão completa da Gasolina ou Alcool. Ocorre que a queima do GNV é muito lenta, por isso usam se variadores de avanco para adiantar o ponto em certa de 18 graus de modo que quando a valvula de escape se abre no começo do ciclo de exaustão o GNV ainda está queimando, e assim continua pelo cabeçote , superaquecendo tudo, cabeçote , valvulas e coletor de escape. Seria bom somente para veiculos originais de fabrica ( ex fiat tetrafuel) ou com cabeçote de ferro fundido( motor do Opala, C20, Chevette). Por este motivo nao coloco mais GNV nos meus veiculos. Obs O Versailles usei ate 160000 km coloquei com 60000 km, o Gol andei ate 200000 coloquei com 50000km, foram 10 anos levando veiculo em oficina todo mes, portanto é preciso desenvolvimento de cabecote , refrigeracao e valvulas.

Mito.

O GNV não prejudica em nada o motor se o kit for bem projetado e bem instalado.

Tenho uma frota de 15 táxis. 13 com GNV. Renovo os veículos no máximo de 5 em 5 anos.
A durabilidade dos veículos com GNV costuma ser bem maior, além do menor custo com combustível. Desvantagem? Mais manutenção, ainda assim, o custo é infinitamente menor do que usar o veículo apenas com gasolina e/ou álcool.

Já cheguei rodar média de 600-800 km / dia, quase sem dormir. Eu fazia 300-400 km e gastava R$ 20 a R$ 30 de gás na época. Na gasolina seria o equivalente a um tanque, R$ 120,00. O custo do gás é ridículo. Não tem como não ter economia. De 10 táxis, 8 usam o GNV. Os que não usam são de ponto fechado, com corrida certa ou particulares de viagens e empresas terceirizadas.

joao acacio
17/03/2014, 19:39
OI galeira.
Grande abraço!
tenho um opala 4.1 seis cilindros ha mais de 10 anos, uso o gas diariamente, raramente uso gasolina e ate hoje não tive nenhum problema( lembre-se que o motor do opala 6 cilindros o cabeçote e de ferro fundido) não sei se estes MOTORZINHOS de hoje aguentam o tranco.

Múcio Luiz
17/03/2014, 19:45
tenho um opala 4.1 seis cilindros ha mais de 10 anos, uso o gas diariamente, raramente uso gasolina e ate hoje não tive nenhum problema( lembre-se que o motor do opala 6 cilindros o cabeçote e de ferro fundido) não sei se estes MOTORZINHOS de hoje aguentam o tranco.

Já vi algumas Rangers e Explorers com GNV. A minha pergunta é se o cabeçote do motor V6 4.0 também é de ferro fundido?

[]s!

Guima-MS
24/05/2015, 15:58
Pessoal , atualmente tenho uma dodge dakota 3.9L V6 1998 Cambio manual , com 160mkm , aos 15300 infelizmente tive que trocar o motor completo (teve GNV e kit flex no passado , ficou por volta de R$ 12.000,00 pra retificar , acabei comprando outro seminovo e ficou 10:euforico:) , mais estou achando o desempenho da minha um V6 um pouco fraco .
Apareceu uma Dakota 5.2 R\T 2001 , com 155mkm , Kit GNV:oops: , revisadinha (Modulo Novo , Cambio Revisado , Suspensao Dianteira Revisada , Alternador Novo , Bateria Nova , Cabos e velas novas , Revisao e limpeza TBI) , por um preço interessante , mais estou com o pe atras por causa do GNV .
Segundo o proprietario , ela baixa 0,5L a cada 4mkm , estou querendo saber o que teria de ser trocado para nao baixar mais oleo (Minha V6 nao baixa 1 Gota de oleo , e olha que coloco os 177cv para trabalhar no max algumas vezes ) , e tambem se e facil retirar esse kit GNV e deixar original .
Obrigado .

Milton Quadros
24/05/2015, 16:50
Pessoal , atualmente tenho uma dodge dakota 3.9L V6 1998 Cambio manual , com 160mkm , aos 15300 infelizmente tive que trocar o motor completo (teve GNV e kit flex no passado , ficou por volta de R$ 12.000,00 pra retificar , acabei comprando outro seminovo e ficou 10:euforico:) , mais estou achando o desempenho da minha um V6 um pouco fraco .
Apareceu uma Dakota 5.2 R\T 2001 , com 155mkm , Kit GNV:oops: , revisadinha (Modulo Novo , Cambio Revisado , Suspensao Dianteira Revisada , Alternador Novo , Bateria Nova , Cabos e velas novas , Revisao e limpeza TBI) , por um preço interessante , mais estou com o pe atras por causa do GNV .
Segundo o proprietario , ela baixa 0,5L a cada 4mkm , estou querendo saber o que teria de ser trocado para nao baixar mais oleo (Minha V6 nao baixa 1 Gota de oleo , e olha que coloco os 177cv para trabalhar no max algumas vezes ) , e tambem se e facil retirar esse kit GNV e deixar original .
Obrigado .

Aos 150 mil certamente os anéis raspadores já não fazem um bom trabalho e se for manter o GNV é interessante trocá-los ou no mínimo verificar a compressão nos cilindros. Mas 1 litro de óleo a cada 8000 km em um carro com motor v6 não me parece muito. A indicação da vareta chega abaixo do nível mínimo em 8000 km?

Guima-MS
24/05/2015, 18:19
Aos 150 mil certamente os anéis raspadores já não fazem um bom trabalho e se for manter o GNV é interessante trocá-los ou no mínimo verificar a compressão nos cilindros. Mas 1 litro de óleo a cada 8000 km em um carro com motor v6 não me parece muito. A indicação da vareta chega abaixo do nível mínimo em 8000 km?

Nao pretendo manter o GNV . Esse 1 litro e a cada 4000km , a picape vai por volta de 5,2l de oleo .
Se tiver que mexer em anel , dae ja complica , pois a M.O. fica mais cara e fica melhor trocar o kit ( pistao , anel , junta , bomba de oleo , corrente e esticador da corrente do comando , bomba d agua , alem de outras peças ) vejo motores desses nos USA (V8 318) Com 300 mil milhas , que nunca foram abertos (somente troca de bomba de agua , corrente e esticador da corrente de comando e alguma junta) , nao e possivel que façam somente 150mkm aqui no brasil .

Milton Quadros
24/05/2015, 18:58
Com esse consumo de óleo (1 litro para cada 4000 km), em minha percepção, já vale à pena verificar a compressão nos cilindros e comparar com os padrões do motor para essa quilometragem. Se dentro dos padrões para a quilometragem atual, fique tranquilo.

ALVARO ANGELO
26/05/2015, 17:02
OI galeira.

Grande abraço!

MInha experiência:

Tenho uma Veraneio ano 78 (gasolina).
Coloquei o GNV em 2007.
Se fosse hoje não colocaria pelos seguintes motivos:

1-Motor sempre mais quente no gás.
2-Peso extra de dois cilindros na traseira (gasto maior com pneus e amortecedores).
3-Menos velocidade de retomada nas viagens (ultrapassagens).
4-Manutenção constante.
5-Vistoria anual, que é sempre um aborrecimento e cara.
6-Mecânicos sem conhecimento técnico na área (método das tentativas)
7-Bom para quem anda muuiiito com a vtr

Alvaro Angelo

michel antoria
08/11/2015, 13:37
Boa tarde , alguém poderia me ajudar a tirar a algumas duvidas pelo que já ouvi fala o gás resseca as mangueiras do sistema de arrefecimento, e quando o veiculo e uma Kombi que não tem radiador e a refrigeração do motor e ar existe perigo de prejuízo ao motor ; E que já passei por uma kombi tanque de 25 metros k , será que vale apena colocar em uma ?

guga100
08/11/2015, 14:40
Boa tarde michel.
N faiz muito sentido ressecar a mangueira de arrefecimento,o gas n tem nenhuma ligação com a mangueira.
O que acontece, é que um motor com gnv tende a trabalhar um pouco mais quente. Então o que acontece é que se o sistema não estava 100%, este pouquinho a mais já acelera o desgaste. Porém é coisa que com gas ou sem gas já ia dar problema num futuro próximo.
Porque carro sem gas tbm estraga mangueira, tbm estraga amortecedor e etc. O único problema é que tem uma tendência de diminuir um pouco a vida útil dessas peças. Porém se tu fizer a manutenção certinho, n esperar quebrar o carro pra ir na oficina, tu n vai ficar na mão. Por experiência própria, tenho uma cherokee a 6 anos no gas e nunca tive problemas, porém eu faço a manutenção dela certinho.
Única merd do gnv que eu acho é aquela porcaria de vistoria anual, todo ano lá vai 200 dilmas por um pedacinho de papel :/.

No teu caso que é só ventilação forçada, o único cuidado que eu vejo, é tu cuidar nas trocas de óleo certinho, n deixar passar a km ou tempo. E deixa o gnv bem regulado, nada de deixar ele mais aberto para andar mais, isso acarreta em um maior aquecimento.
E uma dica: coloca bem na ponta do lápis os valores certinho pra instalar o gnv. Por exemplo: se fosse hj, eu n instalaria, só pelo fato que eu n ando tanto assim por mês (ando coisa de 2500 a 3000km mês). E iria tirar isso em muito tempo. Porem a minha já veio com gnv, então resolvi deixar.

marcilio lemos de araujo
09/11/2015, 20:20
Caro colega, o poder calorífico do gnv e um pouco menor que o da gasolina, desta feita é necessário uma qte maior de gás para o equivalente a gasolina, em sendo assim o consumo é um pouco maior, em contra partida o motor trabalha um pouco mais limpo, o ideal e quando da partida de manhã, ligar sempre na gasolina e depois passar para o gas, assim vç terá o motor extendido sua vida útil, não deixar de trocar o óleo nos intervalos corretos e não terá problemas, abs.

Anderson BH LOCAÇÃO
17/11/2015, 22:22
utilizei GNV na primeira geração +-2001, tiver Ômegas (2.0, 2.2 e 4.1) e Tempras (8V) a gás, sendo todos carros de serviço o que vendi com a menor quilimetragem foi um tempra com 387.000km, rodou aproximadamente 300.000km no GNV e nunca nem cabeçote foi retíficado, mas como já foi dito só dava primeira partida na gasolina e chegava em casa na gasolina.

Hoje tenho 2 Fluences 2.0, 1 Gran Siena 1.6 16V etorque e Linea 1.8 etorque todos com GNV, kit italiano de 5ª geração, onde toda partida já automática na gasolina....mas ainda tem uma perda de potência apesar de ser menor.

Hoje tem um filtro pra evitar que o óleo dos compressores de abastecimentos dos contaminem o sistema do carro e é gerenciado por uma central eletrônica e tudo isso reflete e menos manutenções que os kits antigos.

Uso profissionalmente, se fosse ruim refletiria negativamente no resultado financeiro e posso garantir que nessa crise o GNV tem ajudado e muito, mas existem pessoas que não adaptam a certas coisas como o GNV, câmbio automatizado, o que não quer dizer que não sejam eficientes ou operacionais.