Ver Versão Completa : Não pega no GNV
Apugliesi
13/06/2007, 07:43
Alguém poderia me ajudar a descobrir o problema que estou tento com o meu niva a gás, tento fazer a mudança da Gasolina para o Gás mas ele não está pegando nem ferrando com Gás, na gasolina pega normal. Fui no posto essa semana o o tanque de gás está cheio.
Sérgio Provisano
13/06/2007, 10:37
Alguém poderia me ajudar a descobrir o problema que estou tento com o meu niva a gás, tento fazer a mudança da Gasolina para o Gás mas ele não está pegando nem ferrando com Gás, na gasolina pega normal. Fui no posto essa semana o o tanque de gás está cheio.
Caro Apugliesi
Nenhum carro à gás, vira direto no gás, porque o sistema original do carro, só aceita virar com o combustível original, ou seja na adaptação para gás, aquele comando ao estar virado para a posição gás, vira antes na gasolina e depois de alguns instantes, você ouvirá um estalido que diz que o sistema está sendo alimentado por gnv. O correto é SEMPRE LIGAR NA GASOLINA e depois de aquecido o motor (em verdade, recomenda-se rodar pelo menos uns 4 a 5 kms no combustível original e só depois andar no gnv, que é para as mangueiras e o motor não sofrerem ressecamento de peças por só rodar no gnv) aí sim, virar para gnv. Há quem faça, como um amigo meu fez na Blazer dele, uma gambiarra, instalando um botão para só rodar em gnv, um bom eletricista é quem fez, assim ele rodou mais de um ano sem colocar uma gota de gasolina no carro. Resultado desta opção, TEVE QUE FAZER O MOTOR, ou seja, o barato saiu caro. O carro da minha mulher é um Astra à gás, mantenho sempre o tanque acima da metade e ela roda, como se fosse um mantra, religiosamente de 4 a 5 kms diariamente na gasolina e o resto do dia no gás. É só alegria e o motor está ali, preservadinho. Agora se o seu Niva não está aceitando a mudança Gasolina/GNV, o problema está na instalação do GNV, com certeza. Vá primeiro a um eletricista e mande ele verificar como está a bomba de gasolina (provavelmente ela está funcionando corretamente), se o funcionamento está normal, isolando-a do gnv, vá aonde você instalou o kit e mande revisar a parte elétrica do gás, a eletroválvula, a regulagem do ar e até mesmo as velas (que se não me engano, são diferentes das velas cmuns para gasolina), tudo isso influi mas, a correção não é nenhum bicho de sete cabeças, é basicamente realizada por um bom eletricista. Espero ter ajudado. Forte e abraço e boa sorte
Carlão Pinheiro
13/06/2007, 12:24
Alguém poderia me ajudar a descobrir o problema que estou tento com o meu niva a gás, tento fazer a mudança da Gasolina para o Gás mas ele não está pegando nem ferrando com Gás, na gasolina pega normal. Fui no posto essa semana o o tanque de gás está cheio.
No meu pra passar da gasolina para o gás tenho que colocar a chave no neutro e deixar esvaziar a cuba do carburador, senão fica engasgando.
Quanto a "Nenhum carro à gás, vira direto no gás ...", meu kit (Rodagás) tem um injetor de gás direto no carburador, vira e as vezes vira melhor do que na gasolina.
PS: Platinado ou Ignição Eletrônica ??? pra ajudar a galera nas repostas.
Apugliesi
13/06/2007, 14:27
No meu pra passar da gasolina para o gás tenho que colocar a chave no neutro e deixar esvaziar a cuba do carburador, senão fica engasgando.
Quanto a "Nenhum carro à gás, vira direto no gás ...", meu kit (Rodagás) tem um injetor de gás direto no carburador, vira e as vezes vira melhor do que na gasolina.
PS: Platinado ou Ignição Eletrônica ??? pra ajudar a galera nas repostas.
A eu esqueci de comentar que ele ficou um tempo sem rodar uns 3meses, ai tive que comprar uma bateria nova, na gasosa pegou normal mas a gás não pegou. Mas estou achando que deve ser alguma regulagem. E PLATINADO
Apugliesi
13/06/2007, 14:30
Esqueci de comentar que ele ficou parado uns 3meses e tive que comprar uma bateria nova, ai na gasolina pegou normal mas não pega no GNV. Mas estou achando que deve ser alguma regulagem.
Sérgio Provisano
13/06/2007, 22:45
No meu pra passar da gasolina para o gás tenho que colocar a chave no neutro e deixar esvaziar a cuba do carburador, senão fica engasgando.
Quanto a "Nenhum carro à gás, vira direto no gás ...", meu kit (Rodagás) tem um injetor de gás direto no carburador, vira e as vezes vira melhor do que na gasolina.
PS: Platinado ou Ignição Eletrônica ??? pra ajudar a galera nas repostas.
Para haver injeção direta no carburador e em carros com injeção eletrônica, alguma "gambiarra" é feita para o veículo "virar" no gnv, como aliás comentei a respeito da Blazer do meu amigo. O sistema de gás é feito para primeiro permitir a entrada de gasolina e depois o gnv, fora isso é adaptação. O que é que custa trabalhar primeiro na gasolina, uma vez que o carro foi projetado para esse combustível? Nada, é um procedimento recomendado pelas empresas instaladoras e, digo mais, àqueles que só querem rodar direto no gnv, correm sério risco (como o meu amigo da Blazer) de perder o motor por causa disso. Quando tive problema no Astra da minha mulher, foi basicamente nos chicotes, ou seja, na parte elétrica e especificamente na eletroválvula que provocava um funcionamento ruim do sistema. Volto a repetir ligação direta no gás, é desaconselhada, mas quem quiser é só pedir ao eletricista, se o seu kit não tiver esse recurso (como é o caso do Carlão), para instalar um botão específico para isso e arcar com as consequências futuras. No mais a economia gerada pelo uso de gnv é indiscutível. Boa noite a todos.
Gustavo Niva
13/06/2007, 23:23
Aplugesi,
não entendi direito:
1 - o niva não pega no GNV, ou seja, tu não consegue ligar o carro com a chave comutadora (GNV - "Neutro" - Gasolina) na posição GNV?
OU
2 - depois de o carro estar ligado na Gasolina tu não consegue mudar pra GNV que o carro desliga?
se for 1, pra mim tá com cara de ser ajuste de ponto do distribuidor, mas acho difícil isso mudar com o carro parado... sei lá heheheh... eu tentaria dar uma girada de leve na base pra ver se pega (OBS!!! Pesquise mais sobre isso se for fazer, quantos graus, sentido, etc... e tenha certeza que consegue desfazer o que fez!)
se for 2, pode ser que por ter ficado tanto tempo parado algo tenha travado no redutor de pressão ou alguma outra parte do sistema de GNV.
Tu ouve os "estalos" do GNV? (No meu eu ouço 2: um da válvula que fecha a gasolina e um que vem do redutor)
Ah... seja 1 ou 2, dá uma olhada nas velas, elas tem que estar bem limpas...
O CARRO NAO PEGA NO GÁS , OU PEGA E FICA EMBOLANDO AI SIM SERIA ELETROVALVULA ,PORQUE ESTA PEÇA É PARA CORTAR A GASOLINA E TRABALHAR NO GÁS, O REDUTOR É QUE CORTA O GÁS E NAO ELETROVALVULA , JA VIU SE ALGUEM NAO FECHOU A REGISTRO DO GAS NO REDUTOR OU LA NO CILINDRO DE GÁS ,PODE SER APENAS ISSO .o ESTRANHO QUE SE FOSSE VELA ELA LIGARIA E DARIA UMS PIPOCOS , PODE ESTAR REALMENTE FORA DO PONTO OU PODE SER PROBLEMAS NO MISTURADOR PODE ESTAR MAIS FECHADO ISSO TAMBEM NAO DEIXA O CARRO PEGAR .LEVA ONDE VCE INSTALOU O GÁS , AS VEZES ELES TROCAM PEÇAS QUE VCE PENSA QUE SAIU DA GARANTIA COM A ELETROVALVULA DO MEU ELES TROCARAM DEPOIS DE 1 ANO POIS O FABRICANTE DAVA 3 ANOS DE GARANYIA MAIS NINGUEM ME DISSE ISSO ,EHHEHE
ESPEO QUE CONSIGA RESOLVER.
Apugliesi
14/06/2007, 07:53
Gustavo, a questão 2 que vc apontou - depois de o carro estar ligado na Gasolina tu não consegue mudar pra GNV que o carro desliga?
Sim pego uma ladeira está na gasosa deixo no neutro e depois passo para o GNV, sim eu escuto uns estalos! - Vou dar umas olhada nas velas pode ser isso Tb. Valeu pelas dicas cara. ABS.
Apugliesi
14/06/2007, 07:59
Eu verifiquei lá no cilindro e abri todo ele e tb o rgistro do gas no redutor , quando passo para o GNV ele parece que vai pegar mas fica engasgando. Vou verificar as velas pode ser isso tb. Valeu pelas dicas.
friedmann
14/06/2007, 09:45
Apugliesi... isso tá com cara de diafragma do redutor de pressão travado...
como ficou 3 meses parado ele deve ter ressecado e travou numa posição, leva nos caras que mexem com GNV que dá certo..
Thiago Pinto
14/06/2007, 09:53
Alguém poderia me ajudar a descobrir o problema que estou tento com o meu niva a gás, tento fazer a mudança da Gasolina para o Gás mas ele não está pegando nem ferrando com Gás, na gasolina pega normal. Fui no posto essa semana o o tanque de gás está cheio.
Regulagem do GNV sem duvida.......se ele pega na gasolina e depois passa para o GNV....isso é um caso tipico de dedometro.......o camarada ve a a valvula q sai do redutor ou a q regula o ar e com o dedo vai lá e da uma giradinha nela.....
Carlão Pinheiro
14/06/2007, 16:02
...eletricista, se o seu kit não tiver esse recurso (como é o caso do Carlão), ...
Sérgio,
O meu não é gambiarra não. É q o kit Rodagás já vem com esse botão por causa do carbura, no seu caso não tem como pq tanto o Astra da sua esposa quanto a Blazer do seu amigo são INJEÇÃO ELETRÔNICA, por isso de pegar primeiro na gasolina.
Faço esse procedimento de andar + ou - 5 km na gasolina, mas quando o bicho não quer pegar uso este injetor de gás que ajuda pra caramba.
Sérgio Provisano
14/06/2007, 18:38
Sérgio,
O meu não é gambiarra não. É q o kit Rodagás já vem com esse botão por causa do carbura, no seu caso não tem como pq tanto o Astra da sua esposa quanto a Blazer do seu amigo são INJEÇÃO ELETRÔNICA, por isso de pegar primeiro na gasolina.
Faço esse procedimento de andar + ou - 5 km na gasolina, mas quando o bicho não quer pegar uso este injetor de gás que ajuda pra caramba.
É isso mesmo Carlão, andar uns 5 kms na gasosa é o recomendado, esqueci que os carros eram de injeção. Forte abraço.
Caro Apugliesi
O meu Niva pega perfeitamente no GNV, a não ser em dias muito frios, e não tem nenhuma gambiarra de eletricista instalado. O que o meca me ensinou, é que, por razões de durabilidade do carbura e do cabeçote, deve-se dar a partida na gasolina, rodar algum tempo, e aí sim passar para o gás (antes de passar para o gás, realmente precisa colocar no neutro para esgotar a gasolina que está no copinho do carbura). Nunca ouvi antes essa história que só pega na gasolina.
O que acontece é que, estando todo o sistema mal dimensionado, ou mal regulado, algum mal funcionamento vai acontecer. E se alguma peça estiver defeituosa, aí que fica ruim mesmo. Se o o seu Niva usa platinado, é mais um fator complicador em todo o sistema. Ele e tudo o mais precisa estar muito bem regulado.
Gostaria de dar algumas sugestões:
1. Troque velas, cabos de velas, rotor e platinado
Estas peças são essenciais ao bom desempenho do sistema de ignição. Se a tampa do distribuidor parecer avariada ou muito antiga, troque-a também. Há cabos de velas com condutores de maior condutibilidade e isolamento de silicone, evitando fuga de corrente.
Se possível, substitua o platinado pelo sistema de ignição eletrônica. Veja tópico específico sobre este assunto.
2. Troque a bobina convencional por uma bobina para injeção eletrônica
A bobina a óleo, convencional, não foi projetada para uso com GNV, e apresenta dois grandes inconvenientes: Ela não atende à demanda de uma centelha mais forte para queimar bem o GNV, e também estraga rapidamente. No meu niva, instalei uma bobina do santana de injeção monoponto. Dá uma senhora centelha, e não estragou com o uso do GNV (instalei há 11 meses atrás). Procure um bom eletricista para fazer estas adaptações.
3. Procure possíveis entradas de ar e elimine-as
Entradas de ar prejudicam o desempenho do motor, seja gasolina ou gás, principalmente na marcha lenta. Ruídos sibilantes agudos são possíveis indicações de entradas de ar. Verifique as juntas de seu carburador, aperte bem os bicos injetores de gás e os parafusos todos do carburador (incluindo os do pé). Cuidado para não expanar as roscas.
4. Vá a uma boa oficina especializada em GNV e faça uma revisão meticulosa em todo o seu kit.
Peça informações a motoristas de taxi que rodam com GNV. Geralmente, conhecem boas oficinas.
Se existir alguma peça funcionando mal, troque. Eu precisei trocar a eletroválvula e o redutor. A eletroválvula estava deixando passar gasolina, e o redutor estava avariado e não dava a devida passagem ao fluxo de gás.
Peça ao mecânico para fazer uma boa regulagem no platinado, no distribuidor e na injeção do gás. Não descuide do carburador, e faça também uma boa regulagem nele.
Creio que com estas providências, seu carro vai andar bem tanto com gás quanto com gasolina. O desempenho melhora um pouco, e também a economia. Faça o teste, e veja se também será capaz de pegar no gas também, extamente como o meu faz.
Abraço, companheiro.
Caro Apugliesi
O meu Niva pega perfeitamente no GNV, a não ser em dias muito frios, e não tem nenhuma gambiarra de eletricista instalado. O que o meca me ensinou, é que, por razões de durabilidade do carbura e do cabeçote, deve-se dar a partida na gasolina, rodar algum tempo, e aí sim passar para o gás (antes de passar para o gás, realmente precisa colocar no neutro para esgotar a gasolina que está no copinho do carbura). Nunca ouvi antes essa história que só pega na gasolina.
O que acontece é que, estando todo o sistema mal dimensionado, ou mal regulado, algum mal funcionamento vai acontecer. E se alguma peça estiver defeituosa, aí que fica ruim mesmo. Se o o seu Niva usa platinado, é mais um fator complicador em todo o sistema. Ele e tudo o mais precisa estar muito bem regulado.
Gostaria de dar algumas sugestões:
1. Troque velas, cabos de velas, rotor e platinado
Estas peças são essenciais ao bom desempenho do sistema de ignição. Se a tampa do distribuidor parecer avariada ou muito antiga, troque-a também. Há cabos de velas com condutores de maior condutibilidade e isolamento de silicone, evitando fuga de corrente.
Se possível, substitua o platinado pelo sistema de ignição eletrônica. Veja tópico específico sobre este assunto.
2. Troque a bobina convencional por uma bobina para injeção eletrônica
A bobina a óleo, convencional, não foi projetada para uso com GNV, e apresenta dois grandes inconvenientes: Ela não atende à demanda de uma centelha mais forte para queimar bem o GNV, e também estraga rapidamente. No meu niva, instalei uma bobina do santana de injeção monoponto. Dá uma senhora centelha, e não estragou com o uso do GNV (instalei há 11 meses atrás). Procure um bom eletricista para fazer estas adaptações.
3. Procure possíveis entradas de ar e elimine-as
Entradas de ar prejudicam o desempenho do motor, seja gasolina ou gás, principalmente na marcha lenta. Ruídos sibilantes agudos são possíveis indicações de entradas de ar. Verifique as juntas de seu carburador, aperte bem os bicos injetores de gás e os parafusos todos do carburador (incluindo os do pé). Cuidado para não expanar as roscas.
4. Vá a uma boa oficina especializada em GNV e faça uma revisão meticulosa em todo o seu kit.
Peça informações a motoristas de taxi que rodam com GNV. Geralmente, conhecem boas oficinas.
Se existir alguma peça funcionando mal, troque. Eu precisei trocar a eletroválvula e o redutor. A eletroválvula estava deixando passar gasolina, e o redutor estava avariado e não dava a devida passagem ao fluxo de gás.
Peça ao mecânico para fazer uma boa regulagem no platinado, no distribuidor e na injeção do gás. Não descuide do carburador, e faça também uma boa regulagem nele.
Creio que com estas providências, seu carro vai andar bem tanto com gás quanto com gasolina. O desempenho melhora um pouco, e também a economia. Faça o teste, e veja se também será capaz de pegar no gas também, extamente como o meu faz.
Abraço, companheiro.
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