PDA

Ver Versão Completa : Spoa

akio nishikawa
12/06/2007, 21:39
BOA NOITE!!! PROCUREI NOS FORUNS MAS INFELISMENTE NAO ENCONTREI, AI VAI MINHA DUVIDA:

Alguem tem fotos detalhadas de SPOA na F-75, dianteira e trazeira?quero tirar algumas duvidas.
Abraços!

Kako
13/06/2007, 06:27
akio,

O que exatamente vc precisa saber? derrepente, posso te ajudar.

Abraço!
Kako.

akio nishikawa
13/06/2007, 12:06
Boa tarde!

Preciso ver a posiçao daquele suporte soldado no diferencial, e do suporte inferior onde vao presos os grampos do feixe de mola e tb. se o cardan traz. e dianteiro tem que ser aumentados.

Se tiver fotos seriam de muita utilidade tb.
Abraço, Akio

Elmer_Jeep
13/06/2007, 15:17
Na montagem spOa não tem suporte onde vão presos os grampos pois estes encaixam diretamente no tubo (canelas)

O suporte que vai soldado no eixo é o mesmo original inferior, apenas é removido e soldado na parte superior (depois de posicionar o eixo e nivelar o alinhamento do pinhão)

Sobre os cardans terá que verificar depois que fizer a conversão pra spOa, tem gente q diz que não precisa, na minha opinião vai ser necessário aumentar sim.

Outro detalhe importante seria o High-Steer (montagem das barras acima dos feixes) pra que fiquem protegidas e o sistema de direção se mantenha mais eficiente.

No eixo dianteiro pode ser necessário corrigir o angulo de caster, porem isso acontece mais nas viaturas de entreeixos menor.

akio nishikawa
02/07/2007, 18:06
Spoei minha F, porem surgiu um probleminha inusitado:- O braço que sai da caixa de direçao e vai ate a parte inferior do munhao ficou curto, alguem sabe se existe um braço mais cumprido ou se existe alguma outra soluçao? As rodas so distercem pro lado direito e pro lado esquerdo param quando os pneus estao retos. Ao soltar o braço da caixa, ai entao o volante continua disterçando. OBS. minha caixa de direçao ainda eh a original, nao pretendo mudar por enquanto, ao menos que nao haja soluçao pra essa!
Obrigado!!

billj
02/07/2007, 18:30
As barras originais do Jeep já estão muito fora do horizontal mesmo com a suspensão original. Nunca vi alguém nem tentar em fazer SPOA em Jeep com a direção original, mas IMNSHO, vai ficar muito ruim isso.

Troque loo a caixa pro uma que vai na longarina e faça um high steer decente. Sua família agradece.........

Abraços,

Bill

athos_f
02/07/2007, 18:56
Fala Aí Akio ... Blz?

Eu Tbm Fiz Isso Na Minha F-75.. E Tive O Mesmo Problema .. Mas A Solução é Simples ,primeiro Vc Tira Os Dois Braços ,aquele Q Vai Preso No Munhão E O Q Vai Na Caixa .. Tire Aquele Mardíto Pino Esferico Q Tem Nos Dois ,compre Dois Terminais De Direção E Mande Fazer O Conico Nos Braços... O Da Caixa No Lado De Fora E No Do Munhão No Lado Contrário Do Q Vai O Rolamentinho Do Xime... Aí Vc Monta O Braço Do Munhão Em Cima Do Munhão (talvez Tenha Q Dar Uma Entortadinha Nele Pra Não Pegar A Porca Do Terminal No Eixo , Entortar Na Prenssa).. A Barrinha Tem Q Fazer Uma .. Vc Pode Comprar Uma Curta De Jeep Cortar E Soldar ... Lembre De Comp-rar Terminais De Rosca Esquerda E Direita ... Lembre Tbm De Tirar Os Prisioneiros Q Prende O Braço No Munhão De Baixo E Passar Pra Cima ..

A Barrinha Fica Praticamente Reta .. E A Direção Fica Bem Melhor ...

Talvez Tenha Q Alongar Um Pouco O Cardan Dianteiro .... O Trazeiro Meu Não Foi Necessário ...

Cuidado Pra Não Deixar O Pinhão Do Dif. Diant. Empinado , Pois Fica Ruim De Dirigir , O Traz. Pode Deixar Reto Com O Cardan..

Faloww

Elmer_Jeep
03/07/2007, 00:16
cuidado com esse negócio de "entortadinha" pois algumas peças podem sofrer microcissuras ao ser prensadas...

Já leram o tópico RESGATE DO MONSTER? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29708 pois é, vamos evitar fazer gambiarra nas viaturas. E atenção ao postar dicas de certas adaptações...

akio nishikawa
03/07/2007, 18:24
Valeu pelas dicas, ja consegui resolver o problema do braço da caixa de direçao: Substitui a original, que media aproximadamente 54cm pela do jeep que mede 68cm.Caiu como uma luva!
Mas assim que tiver umas latinhas a mais, com certeza vou substituir essa caixa antiga pela do gol, mais moderna, eficiente e macia.
Valeu mesmo!Abraços Akio

edwint
03/08/2007, 08:55
trilha sabado dia 4. vc esta firme???

akio nishikawa
03/08/2007, 11:07
Com certeza!!
Quer dizer.... se a patroa permitir!!!
Fui na molas 1200, depois te conto o que fazer pra melhorar as molas...

Amauri Marques Farias
07/08/2007, 11:27
quanto que saiu pra fazer esse seu spoa??

akio nishikawa
07/08/2007, 12:27
Boa tarde Amauri...
Fiz praticamente tudo aqui na minha loja e oficina mesmo..So comprei uns parafusos novos, pino de centro do feixe de molas, pois estavam gastos, eletrodos de solda e o resto foi reaproveitado.Gastei 40 reais pra adaptar a direçao original dela mesmo, isto eh, troquei a ponta da barra e ganhei os amortecedores. O amortecedor trazeiro eu reaproveitei, o dianteiro ainda nao coloquei, mas sao os da S-10.Preciso ainda trocar a caixa de direçao, colocar uma do gol, pra ficar justinha.No mais, ficou barato, pois foi tudo praticamente feito aqui na loja mesmo.
Um abraço e boa tarde!!Bom divertimento com o spoa!!

Amauri Marques Farias
07/08/2007, 12:48
poxa ai fico facil hehahehae

queria eu ter uma oficina hahehea
mas parabens
tira umas fotos ai , umas 4 uma de cada roda ai ..ainda nao vi nenhuma no site ainda mostrando direitinho...
fico bem mais alta?
abraços

akio nishikawa
07/08/2007, 13:07
Levantou uns 25 cm, mas deu diferença pra caramba!!Hoje eu msndei colocar uns reforços nas molas, pois estao um pouco cansadas...ha..esqueci de te falar que o cardan dianteiro tive que aumentar 12 cm!!Depois te mando as fotos.

akio nishikawa
08/08/2007, 22:44
poxa ai fico facil hehahehae

queria eu ter uma oficina hahehea
mas parabens
tira umas fotos ai , umas 4 uma de cada roda ai ..ainda nao vi nenhuma no site ainda mostrando direitinho...
fico bem mais alta?
abraços
Amauri, boa noite!!
Acabei de tirar as fotos, como voce pediu..ainda faltam alguns pequenos detalhes, como por exemplo:
Ajustar o carda da traçao dianteira, porque depois do ajuste de hoje, com as molas mais arqueadas, o carda ficou raspando...
Adaptar os amortecedores dianteiros...
Pintar as partes da suspensao...
E quando sobrar umas latinhas, trocar os pneus por maiores, estou usando 6.50 16 fate, na dianteira e 6.50 16 originais na traseira(da camionete!!)rs...
E finalmente trocar a caixa de direçao e pintar a marvada com outras cores..
P.S... estarei colocando as fotos na galeria, ok?procura o meu nome na galeria que vc. achara as fotos.
Qq. duvida, entre em contato comigo!!

Amauri Marques Farias
13/08/2007, 10:34
Opa era essas fotos mesmo que queria ver muito bom
parabens pelo brinquedo grande
agora tem que ter um estribo pra subir no estribo ehaehaheah
abraços

akio nishikawa
13/08/2007, 11:43
Eu amarro uma cordinha perto da porta e me guincho pra riba!!brincadeirinha... Coloquei o estribo mas ele nao pode ficar muito baixo senao perde o efeito do spoa, isto eh, o estribo agarra no chao...fazer o que ne!!Abraços!

edwint
16/08/2007, 10:20
Spoei minha F, porem surgiu um probleminha inusitado:- O braço que sai da caixa de direçao e vai ate a parte inferior do munhao ficou curto, alguem sabe se existe um braço mais cumprido ou se existe alguma outra soluçao? As rodas so distercem pro lado direito e pro lado esquerdo param quando os pneus estao retos. Ao soltar o braço da caixa, ai entao o volante continua disterçando. OBS. minha caixa de direçao ainda eh a original, nao pretendo mudar por enquanto, ao menos que nao haja soluçao pra essa!
Obrigado!!

probrema ja resolvido...:concordo: ak com ajuda do mano....::palmas: